You are on page 1of 5

Sociedade Brasileira de Matemtica Mestrado Prossional em Matemtica em Rede Nacional

MA11  Nmeros e Funes Reais Unidade 1  Conjuntos Unidade 2  Conjuntos Roteiro de Estudos

Exerccios Recomendados
1.

Decida quais das armaes a seguir esto corretas. Justique suas respostas. (a) ; (b) ; (c) {} ; (d) {}.

2.

Demonstre as propriedades de distributividade: (a) a operao de unio em relao interseo; (b) a interseo em relao unio. Demonstre que A B = B A B A B = A. Dados A, B U , demonstre as relaes de De Morgan: (a) (A B )C = AC B C ; (b) (A B )C = AC B C . Considere P , Q e R condies, aplicveis aos elementos de um conjunto U ; e A, B e C os subconjuntos de U dos elementos que satisfazem P , Q e R, respectivamente. Expresse, em termos de implicaes entre P , Q e R, as seguintes relaes entre os conjuntos A, B e C . (a) A B C C ; (d) AC B C C ; (b) AC B C C ; (e) A B C C C . (c) AC B C C ;

3. 4.

5.

6.

Recorde que a denio da diferena entre conjuntos:


B \ A = {x ; x B e x / A}.

Mostre que a) B \ A = se, e somente se, B A; b) B \ A = B se, e somente se, A B = ; c) vale a igualdade B \ A = A \ B se, e somente se, A = B . d) Determine uma condio necessria e suciente para que se tenha
A \ (B \ C ) = (A \ B ) \ C.
7.

D exemplos de implicaes, envolvendo contedos do ensino mdio, que sejam: verdadeiras, com recproca verdadeira; verdadeiras, com recproca falsa; falsas, com recproca verdadeira; falsas, com recproca falsa. Escreva as implicaes lgicas que correspondem resoluo da equao x + x = 2. Verique quais so reversveis e explique o aparecimento de razes estranhas. Faa o mesmo com a equao x + 3 = x. Considere as seguintes (aparentes) equivalncias lgicas:
x=1 x2 2x + 1 = 0 x2 2 1 + 1 = 0 x2 1 = 0 x = 1

8.

9.

Concluso(?): x = 1 x = 1. Onde est o erro?


10.

Escreva as recprocas, contrapositivas e negaes matemticas das seguintes armaes: (a) Todos os gatos tm rabo; (b) Sempre que chove, eu saio de guarda-chuva ou co em casa; (c) Todas as bolas de ping pong so redondas e brancas; (d) Sempre que tera feira e o dia do ms um nmero primo, eu vou ao cinema; (e) Todas as camisas amarelas ou vermelhas tm manga comprida; (f) Todas as coisas quadradas ou redondas so amarelas e vermelhas.

Exerccios Suplementares
1.

Sejam A, B e C conjuntos. Determine uma condio necessria e suciente para que se tenha
A (B C ) = (A B ) C.

2.

Expresses tais como para todo e existe so chamadas de quanticadores e aparecem em sentenas dos tipos (sendo P (x) uma condio envolvendo a varivel x): (1) (2)
Para todo

x,

satisfeita a condio

Existe algum

que satisfaz a

P (x); condio P (x).

(a) Sendo A o conjunto de todos os objetos x (de um certo conjunto universo U ) que satisfazem a condio P (x), escreva as sentenas (1) e (2) acima, usando a linguagem de conjuntos. (b) Quais so as negaes de (1) e (2)? Escreva cada uma destas negaes usando conjuntos e compare com as sentenas obtidas em (a). (c) Para cada sentena abaixo, diga se ela verdadeira ou falsa e forme sua negao. i. ii. iii. iv. Existe um nmero real x tal que x2 = 1. Para todo nmero inteiro n, vale n2 > n. Para todo nmero real x, tem-se x > 1 ou x2 < 1. Para todo nmero real x existe um nmero natural n tal que n > x. v. Existe um nmero natural n tal que, para todo nmero real x, tem-se n > x.

3.

Considere os conjuntos abaixo:


F = conjunto de todos os lsofos; M = conjunto de todos os matemticos; C = conjunto de todos os cientistas; P = conjunto de todos os professores.

(a) Exprima cada uma das armativas abaixo usando a linguagem de conjuntos. i. ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. ix. x. Todos os matemticos so cientistas. Alguns matemticos so professores. Alguns cientistas so lsofos. Todos os lsofos so cientistas ou professores. Nem todo professor cientista. Alguns matemticos so lsofos; Nem todo lsofo cientista; Alguns lsofos so professores; Se um lsofo no matemtico, ele professor; Alguns lsofos so matemticos.

(b) Faa o mesmo com as armativas abaixo.

(c) Tomando as cinco primeiras armativas como hipteses, verique quais das armativas do segundo grupo so necessariamente verdadeiras.
4.

Considere um grupo de 4 cartes, que possuem uma letra escrita em um dos lados e um nmero do outro. Suponha que seja feita, sobre esses cartes, a seguinte armao: Todo carto com uma vogal de um lado tem um nmero mpar do outro. Quais do cartes abaixo voc precisaria virar para vericar se esse armativa verdadeira ou falsa?

A
5.

O artigo 34 da Constituio Brasileira de 1988 diz o seguinte:


A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: I. Manter a integridade nacional; II. Repelir invaso estrangeira ou de unidade da Federao em outra; III. (...)

(a) Suponhamos que o estado do Rio de Janeiro seja invadido por tropas do estado de So Paulo. O texto acima obriga a Unio a intervir no estado? Na sua opinio, qual era a inteno dos legisladores nesse caso? (b) Reescreva o texto do artigo 34 de modo a torn-lo mais preciso.
6.

O conjunto das partes P (A) de um conjunto A o conjunto formado por todos os subconjuntos do conjunto A. Prove o teorema de Cantor: Se A um conjunto, no existe uma funo f : A P (A) que seja sobrejetiva.
Sugesto:

Suponha que exista uma tal funo f e considere X = {x A; x / f (x)}.

You might also like