You are on page 1of 10

CentroUniversitrioUNA

DIFUSOCOMREAOQUMICA: CEMENTAO

CREIDILANECRISTINAPIRES JLIACRISTINAVALENTEPEREIRA CARMENTETTICRUZSARAIVA MARIANAPESSOAROCHA MARIANEDECARVALHOSABARENSE TACIANEZANANDREIS

Disciplina:TransfernciadeMassa Professora:RaquelJanot

1
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

1.INTRODUO A transferncia de massa com reao qumica um fenmeno que ocorre quando duas fases que no esto em equilbrio entram em contato uma com a outra(SOUZA,1997). Umexemplo de processo dedifusocomreaoqumicaacementao,que um processo conhecido desde o imprio romano (CELESTINO, FELIPE E MACHADO, 2007). Tratase de um tratamento termoqumico que visa o endurecimento superficial de um material pela adio de outros elementos (carbonoe/ounitrognio)mantendooncleodctiletenaz(CHIAVERINI,1998). 2.ATRANSFERNCIADEMASSACOMREAOQUMICA O fenmeno de transferncia de massa com reao qumica podeserdividido, genericamente,nasseguintesetapas(SOUZA,1997):
I.

Difuso de um ou maisreagente doseio da fase 1 para a interface entre asfases

II. III. IV.

Difusodosreagentesatravsdainterfaceatafase2 Reaoqumicanasuperfciedafase2 Difuso dos produtos e dos reagentes remanescentesparaforadafase2 devidoaogradientegeradopelareao.

Figura1etapasdofenmenodetransfernciademassacomreaoqumica:reaocataltica(FOGLER,2009).

2
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

Essas etapas ocorrem simultaneamente ao longo do processo, sendoqueuma delas seramaislentae,portanto,serdefinidacomoaetapalimitante(SOUZA, 1997). 2.1AREAOQUMICA A reao qumica pode ser definida como homognea ou heterognea. Na reao homognea a reao qumica ocorreemtodos ospontos dasoluo, ou seja,em todo o meioonde ocorreotransportedeumadasespcies.Nestecaso a reao qumica expressa diretamente como um termo da equao de continuidade(TAGLIAFERRO,2008).

Figura2Equaesdacontinuidademssicaemolarparaumareaohomognea(TAGLIAFERRO,2008).

J em uma reao heterognea a reao qumica ocorre na superfcie de uma partcula e otermoreferentereaoqumicaserexpressocomoumacondio decontorno em vezdeserexpressocomoumtermodaequaodecontinuidade (TAGLIAFERRO,2008). Em suamaioria,ossistemasque combinam difusoereaoqumicaenvolvem processos de transferncia de massa e de calor combinados. Estes processos so descritos pelas leis de Fick e de Fourier, respectivamente. A modelagem deste processo exige um balano de massa e energia que considere todas as possibilidades de variaes, o que torna a soluo analtica difcil, mas a resoluopossvelpormeiodesoftwares(MELLO,2008).

3
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

2.1TRATAMENTOSTERMOQUMICOS Segundo SPIM (2005), os fatores que influenciam o controle dos processos termoqumicosso: I. Potencialdomeio(slido,lquidoougasoso),emqueapeaestimersa Fornecedordoelementoqumico(Carbono,NitrognioeBoro) II. Capacidade da pea em absorver este elemento qumico Isto est relacionadocomasolubilidadeeadifusodoelementoqumiconoao. O coeficiente de difuso de um elemento qumico na rede deum material pode sercalculadopelaequaoabaixo: D[cm/s] = D0[cm/s].exp Onde:
D=Coeficientededifuso[cm/s] Do=Constantecaractersticadosistemadedifuso[cm/s] Q=Energiadeativaoparadifuso[cal/mol] R=Constantedosgases=1,987cal/mol.K

Q[cal/mol] R[cal/mol.K].T [K]

3.CEMENTAO O processo de tratamento trmico conhecido como cementao um dos mais antigos da humanidade (KLUBER, 1990). O principal objetivodacementao aumentar a dureza e resistncia da superfcie dos materiais mantendo as caractersticas do seu interior. Tratase de um processo clssico de endurecimento superficial, isto , o enriquecimento superficial de carbono de certos aos, aquecidos convenientemente em contato com substncias carbonceas(SPIM,2005). O meio cementante utilizado na antiguidade era carvo vegetal puro que era acondicionado com as peas a serem cementadas em potes de argila. O conjunto eraaquecidoemum forno durantevrias horas obtendo uma pea com superfciemaisresistentequeaoriginal. Por muitos sculos o processo de cementao mantevese inalterado mas, a
4
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

partir do sculo XVII, comeouse a utilizar carvoobtidodaqueimadeossosde animais e de raspa de chifre como ativadores como o intuito de favorecer a geraodemonxidodecarbonoe nitrogniolivrenoprocesso(BAUMGARTEN, 2003). Aps a revoluo industrial, a cementao se tornou o principal tratamento trmico usado na produo de ferramentas, mquinas, equipamentos e componentes para diversas indstrias, como a automotiva e a militar (GADDY, 1998). O ao, em contato com a substncia capaz de fornecer carbono, precisa ser aquecido a uma temperatura em que a soluo de carbono no ferro seja fcil (SPIM, 2005). Para tal, a temperaturadeve ser superior da zonacrtica (900 a 950 C), onde o ferro se encontrar na forma alotrpica gama (Fe ). Em contrapartida, a profundidade de penetrao do carbono depende da temperatura e do tempo, sendo inicialmente bastante rpida e, medidaque acrescido mais soluto aosistema, opoderdepenetraodecresce.Usualmente, os processos de cementao elevam o teor superficial de carbono para uma faixaentre0,8%ou1,0%(MONTEIRO,2004). A figura 2 mostra este efeito para diferentes temperaturas de tratamento. Alm disso, possvel verificar que as temperaturas mais elevadas favorecem a penetraodecarbono.

Figura3Curvasmostrandoainflunciadotempoedatemperaturanapenetraosuperficialde

5
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

carbono(SPIM,2005).

H vrios tipos de cementao usados industrialmente, como por exemplo, a cementaoslida,alquidaeagasosa,conformerepresentadonafigura3.

Figura4Tiposdecementao(BAUMGARTEN,2003).

As reaes fundamentais da cementao, para dois dos agentes carbonetantes maisusuais,so: 2CO + 3F e F e3C + CO2 CH 4 + 3F e F e3C + 2H 2 Como se v, essasreaesso reversveis, sendoquecomeando com CO ou CH4, adicionase carbono superfcie. Comeando com CO2 ou H2,removese carbono da superfcie. Portanto, para garantir a adio constante de carbono, devese procurar remover CO2 ou H2 e produzir mais CO e CH4, do contrrio,a reaoreduzatsuaparadatotal. 3.1.CEMENTAOSLIDA Neste processo, as peas de ao so colocadas em caixas metlicas, geralmente deaoligaresistente ao calor, em presenadaschamadasmisturas carburizantes. As misturas mais usadas apresentam carvo de madeira,
6
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

aglomerado comcercade5%a20%de umasubstncia ativadora, por meio de um leo comum ou leo de linhaa em quantidades que variam de 5% a 10%. Tambm costumase introduzir cerca de 20% de coque, o qual aumenta a velocidade de transferncia do calor, facilitando a obteno de temperaturas maisuniformes(SPIM,2005). A cementao slida em aos consiste na difuso do carbono da superfciedo ao em direo ao ncleo. A reao de cementao ocorre entre a estrutura austentica (Fe )eo monxidodecarbono (CO)emfasegasosa.Omonxidode carbonoobtido dareaodooxignio(O2)comcarbonogranulado(Cg)oupela dissociaodocarbonatodeclcio(CaCO3)(FOREMAN,1991). Nesteprocessoaetapalimitanteadifuso.

Figura5Reaesnofornodecementao(FOREMAN,1991)

3.2.CEMENTAOGASOSA Neste processo, a substncia carboncea uma atmosfera gasosa. O mecanismo da cementao gasosa dado com a utilizao dos gases carburizantes, alm do monxido de carbono, derivados de hidrocarbonetos, como gs natural, propano, etano, metano, dentre outros. Por dissociao, a temperaturadecementaotransformasenamisturagasosa(SPIM,2005).

7
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

O monxido de carbono e os hidrocarbonetos decompemse quase que completamente, em carbono e hidrognio. Essa decomposio pode provocar depsito de carbono livre,econsequentemente,oaparecimentodepontosmoles na superfcie do ao. Por esta razo, procurase diluir os hidrocarbonetos em gases do tipo do hidrognio e nitrognio, que estabilizam o processo de carbonetao(SPIM,2005). 3.3.CEMENTAOLQUIDA realizadamantendooaoaumatemperaturaacimadacrtica,embanhodesal fundido, com a composio adequada para promover o enriquecimento superficialdecarbono(SPIM,2005). Geralmente so considerados dois tipos de banhos para cementao lquida, sendo um para camadas de pequena profundidade e outro para camadas de grande profundidade. H uma superposio de composiesdo banhoparaos dois tipos de camadas, conforme sepode verificar na figura 5,comatabela de composiesdebanhosdesalparacementaolquida.

Figura5Composiesdebanhosdesalparacementaolquida(CHIAVERINI,1998)

8
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

O mecanismo de cementao com os banhosdebaixatemperaturacomplexo, devido ao nmero de produtos finais e intermedirios que se formam, entre os quais, h os seguintes: Carbono, Carbonatos alcalinos (Na2CO ou K2CO3), Nitrognio,MonxidodeCarbono,CianamidaseCianato(SPIM,2005). Algumas das reaes da cementao lquida em banhos de baixa temperatura soasseguintes: 2NaCN Na2CN 2 + (C ) 2NaCN + O2 2NaNCO N aCN + CO2 NaNCO + CO Os banhos de alta temperatura (entre 900C e 955C) promovem camadas cementadas de maior profundidade (entre 0,5 e 3,0 mm). Operao em temperaturas acima de 950C e entre 980C e 1.035C resulta em rpida penetrao de carbono, porm a deteriorao do banho, assim como do equipamento,grandementeacelerada(SPIM,2005). Aprincipalreaonaoperaodosbanhosdealtatemperaturaaseguinte: Ba(CN )2 BaCN 2 + (C ) Dentre os tipos de cementaoconhecidos, a cementao lquida em banho de cianeto representa, sozinha, 65% dos processos de cementao utilizados industrialmente no mundo e 85% dos processosnoBrasil. Acementao lquida gera diversosproblemas ambientaiscomoformao deresduosslidos,grande emissodepoluentesetoxicidadedosefluentes(BAUMGARTEN,2003). 4.REFERNCIASBIBLIOGRFICAS BAUMGARTEN, Jlio Frederico.CementaoSlidaEmpregandoGranulado Elcologicamente Correto. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),Joinville,SC.2003.
9
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

CentroUniversitrioUNA

CELESTINO, Pedro A. Pinto FELIPE, Renata C. T. Santos MACHADO,Trcio Graciano. Anlise Comparativa entre o Tratamento Trmico (Tmpera) eo Tratamento Termoqumico (Cementao) Realizado em Ao 1040. Revista Holo,ano23,vol.3pgs.223232.

CHIAVERINI, V. Aos e ferros fundidos. 7 Edio. So Paulo. Associao BrasileiradeMetalurgiadeMateriais,1998.

FOGLER, H. Scott. Elementos de Engenharias das Reaes Qumicas. 4 edio.2009.

FOREMAN, R. W. Pack Carburazing. ASM Handboock Vol. 4 Heat Treating, 1991. GADDY, O. L.The ColorCaseHardening ofFirearmsPartI.TheDobleGun Journal,Volume7,n4,1998.

MELLO, Ricardo Almendros. Transferncia de Massa e Calor no Interior de Partculas Catalticas Porosas em Regime Permanente. XII Encontro Latino Americano de Iniciao Cientfica e VIII Encontro Latino Americano de PsGraduao.UniversidadedoValedoParaba,PB,2008.

MONTEIRO, Francisco M. Matos. Caracterizao do Processo de Cementao Realizada PelosProcessosde BaixaPressoedeAtmosfera Controlada.RelatriodeEstgio,FaculdadedeEngenhariadaUniversidadedo Porto.Portugal,2004.

SOUZA, Arlan Lucas. Transferncia de Massa com Reao Qumica em Processos de Borbulhamento. Universidade Estadual de Campinas, SP. 1997.

SPIM, Jaime Alvares. Tratamentos Trmicos e Termoqumicos. Laboratrio de Fundio. Centro de Tecnologia da Escola de Engenharia da Universidade FerderaldoRioGrandedoSul,RS,2005.

TAGLIAFERRO, Gernimo V. Apostila de Transferncia de Massa USP. UnivesidadedeSoPaulo(USP),Lorena,SP.2008.

10
BELOHORIZONTE DEZEMBRO/2013

You might also like