You are on page 1of 60

1

SUMRIO

1. INTRODUO ....................................................................... 4 2. META ..................................................................................... 7 3. CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO ........................... 10 4. MITOS SOBRE O EMPREENDEDORISMO ....................... 18 5. CARACTERSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR................................................................... 21 6. ATITUDE EMPREENDEDORA ............................................ 50 7. ENCERRAMENTO ............................................................... 53 8. GABARITO DAS ATIVIDADES ............................................ 55

1. INTRODUO
Bem-vindo ao EMPREENDEDORISMO! Como se tornar um empreendedor? Para responder a essa e outras questes leia este material at o fim e aprenda as principais caractersticas do comportamento de um empreendedor.

O SEBRAE-SP j est integrado s redes sociais da Internet. Estamos no Twitter, Facebook e Youtube. Se voc j faz parte ou quer iniciar sua participao nas redes, ter uma tima oportunidade!

Use os contatos obtidos nas redes sociais para melhorar o seu negcio. Siga-nos!

Atualmente as pessoas tm buscado cada vez mais autonomia profissional abrindo o seu prprio negcio. Mas ser que voc est preparado para isso? necessrio refletir, pois para manter um empreendimento aberto preciso mais que vontade: preciso ser um EMPREENDEDOR! Pensando nisso, foi elaborado para voc este material que tem como objetivo auxili-lo a desenvolver as prticas empreendedoras necessrias para o sucesso do seu negcio!

Voc ser convidado a refletir sobre as caractersticas do comportamento de um empreendedor e a se perguntar: Eu sou um empreendedor? Quais caractersticas que preciso desenvolver para ser um empreendedor de sucesso? Faa a leitura de todos os contedos e no final voc saber a resposta! Em cada contedo ser trabalhado um tema do Empreendedorismo e caractersticas do empreendedor. Fique atento e boa sorte! Aps estudar este material voc conhecer alguns empreendedores e, a partir dos casos apresentados, ajudar cada um deles a solucionar situaes-problemas. Depois de estudar o contedo e ler o case voc ser convidado a refletir sobre o conhecimento que adquiriu e ento comear a desenvolver o seu prprio PLANO DE AO! O seu plano de ao dever ser baseado na meta que voc deseja alcanar.

Voc deve estar se perguntando: Qual meta? O que uma meta? Fique ligado, pois essas perguntas sero respondidas a seguir!

2. META
Segundo o dicionrio Aurlio, meta um alvo, um fim que se deseja atingir, um objetivo. Assim, estabelecer uma meta significa definir algo que se quer conquistar (conforme o site http://pt.wikipedia.org). A meta deve ser desafiante e possuir significado pessoal. Isso quer dizer que o objeto de desejo a ser conquistado deve ser realmente importante para voc e, portanto, lev-lo a concentrar maiores esforos para atingir o resultado. Ao iniciar a leitura deste contedo voc tem uma misso: refletir sobre sua famlia, seu trabalho, suas horas de lazer... Aps refletir sobre sua vida e seu cotidiano, pense em seus sonhos e em sua viso de futuro como um empreendedor.

ATIVIDADE 1
Agora responda: Quais so as suas metas como empreendedor? Para voc entender melhor como elaborar a sua meta, veja uma estratgia muito simples que o ajudar a constru-la.

- A meta deve ser bem especificada, com clareza e conciso, pois isso nos permitir saber exatamente o que se deseja.

- A meta deve ser importante para quem a estabelece, ou seja, ter significado pessoal.

- A meta deve representar um desafio, ser provocante e estimular a superao de limites e, quando alcanada, gerar satisfao.

- necessria uma anlise prvia das possibilidades de concretizao para que a meta seja executvel, isto , vivel, possvel.

- Ao elaborar uma meta, necessrio analisar os recursos disponveis no momento e prever as necessidades futuras. Avaliar a capacidade de mobilizar os meios necessrios fundamental.

- A meta precisa ter um prazo definido para sua realizao, ou seja, ter um tempo final.

- A meta deve ser formulada numericamente para possibilitar a avaliao futura dos resultados. Deve ser observvel e mensurvel. Agora, reveja a sua meta inicial e avalie se ela se enquadra no que voc aprendeu sobre metas.

Depois de rever sua meta, repense com base no que voc acabou de aprender, ou seja, estabelea o seu objetivo conforme a estratgia: ESPERTO. Ao elaborar sua meta corretamente, voc poder desenvolver o seu planejamento de uma forma mais coerente com o seu objetivo e assim poder realiz-lo com mais eficincia.

3. CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
Voc acha que o Brasil um pas empreendedor?

10

O Brasil considerado um dos pases com maior atividade empreendedora! Fonte: PESQUISA MONITOR GEM GLOBAL ENTREPRENEURSHIP

Apesar das pesquisas apontarem o Brasil como um dos pases onde mais se busca estabelecer um negcio prprio, h muitos empreendedores que iniciam suas atividades sem analisar a oportunidade, sem planejar e sem definir os principais riscos. O Sebrae SP realiza, a cada dois anos, uma pesquisa por meio da qual analisa as taxas de mortalidade das empresas. Significado de Mortalidade das empresas: fechamento de empresas; encerramento de atividades de uma empresa; falncia. As pesquisas apontam que 27% das empresas fecham no 1 ano de atividade; 38% no 2 ano; 46% no 3 ano; 50% no 4 ano; e nada menos que 62% das empresas fecham antes de completar 5 anos. Taxa de Mortalidade de Empresas no Estado de So Paulo:

11

As causas de mortalidade relacionadas a trs fatores:

das

empresas

esto

Caractersticas empreendedoras insuficientes Falta de planejamento antes da abertura Deficincia da gesto do negcio aps a abertura (fluxo de caixa, custos) Fonte: SEBRAE. Disponvel em: <http://www.sebrae.com.br/>. Conhea agora a histria de Joana, proprietria de uma farmcia de manipulao.

12

Joana sempre desejou ter seu prprio negcio. Sem um planejamento prvio, uma boa capacitao empresarial em gesto e caractersticas empreendedoras desenvolvidas, Joana acabou tendo que fechar suas portas. O que Joana no sabia era que, para o sonho de sua farmcia de manipulao continuar vivo, era preciso planejar, possuir fluxo de caixa e fazer o controle de custos. A histria de Joana ilustra muito bem a pesquisa feita pelo Sebrae-SP sobre as trs principais causas da mortalidade das empresas: Comportamento Empreendedor: caractersticas empreendedoras insuficientes. Planejamento Prvio: falta de planejamento antes da abertura. Gesto Empresarial: deficincia da gesto do negcio aps a abertura (fluxo de caixa; custos).

13

ATIVIDADE 2
Joana no planejou e teve que fechar a sua loja. Agora, veja a seguir o case do Senhor Luiz.

O Senhor Luiz dono de uma loja de ternos na regio central de sua cidade. Suas vendas so muito boas, pois seu produto tem qualidade e timo preo e seus fornecedores sempre so pagos sem atraso, todo dia 5 de cada ms. No Dia dos Pais o Sr. Luiz fez uma grande promoo em sua loja e com isso vendeu muito, porm boa parte de suas vendas foram pagas com cheques pr-datados para o dia 10 do ms seguinte. Ele ficou muito preocupado, pois no teria dinheiro para pagar grande parte dos seus fornecedores no dia 5.

14

O que voc faria se isso acontecesse com voc? Pense na resposta que, em sua opinio, a correta. a) No vejo problema nenhum. So somente cinco dias de atraso e, como pago sempre em dia, acredito que os fornecedores aceitaro a demora no pagamento desta vez. b) Informo aos fornecedores o que aconteceu, explicando a falha ocorrida e negociando alguns dias a mais para o pagamento. Apesar de ser uma situao difcil, ser franco ajuda a ter uma boa credibilidade no mercado. Para que esta situao no acontea novamente essencial que o Sr. Luiz faa um planejamento prvio dos seus pagamentos, pois controlar os pagamentos e os recebimentos uma atitude necessria para uma boa gesto empresarial. O problema que ocorreu pode ser contornado, pois ter uma conversa franca e saber argumentar e negociar com o seu fornecedor muito importante para manter-se no mercado. Essa uma das caractersticas do comportamento empreendedor que o Sr. Luiz deve possuir. Deixar as coisas acontecerem, no se preocupando em manter um bom relacionamento com os seus fornecedores s ruim para uma pessoa: voc mesmo, e consequentemente, para o seu negcio.

15

Afinal, voc sabe o que um empreendedor?

O empreendedor algum que sofre influncias do meio em que vive e consegue transform-las em solues empreendedoras. Por isso se diz que o empreendedor um agente de mudana e que existem ambientes mais empreendedores que outros. Um dos maiores desafios para o empreendedor romper a barreira da zona de conforto.

16

Essa gaiola a zona de conforto que vai se instalando dia a dia a partir das nossas experincias e conhecimentos. Para ser um empreendedor, voc precisa sair dessa zona de conforto e se colocar em situaes de desafio, buscar oportunidades, assumir riscos, enfrentar o desconhecido e realizar mudanas.

ATIVIDADE 3
Agora que sabe o que um empreendedor, voc acredita que possvel aprender a empreender? Pense em qual das opes abaixo representa melhor a sua opinio. a) SIM b) NO

17

4. MITOS SOBRE O EMPREENDEDORISMO


Histrias de sucesso geralmente so envolvidas por um mito e com o empreendedor no diferente. As pessoas acreditam que para ser um empreendedor de sucesso preciso ter talento e estar sempre motivado pela incessante busca por dinheiro. Mas os empreendedores no nascem prontos e nem se tornam um a partir de um simples desejo, como na fbula Aladim. preciso muito mais que isso!

18

Conhea a histria de Simone, dona da Livraria Horizontes. Quando ela pensou em abrir seu negcio teve muito receio, pois achava que ser empreendedora era algo inato, ou seja, a pessoa nascia ou no com esse dom. Ao procurar ajuda para abrir a sua livraria, ela descobriu que isso era um mito, pois algumas pessoas at nascem com alguns aspectos potenciais do comportamento empreendedor, porm, empreendedorismo se faz na prtica, no uma habilidade que se tem ou no se tem, se faz acontecer. A boa notcia que ser empreendedor no um dom: um padro de comportamento que pode ser desenvolvido pelas pessoas no dia a dia de sua atividade. Empreendedores se fazem na prtica!

ATIVIDADE 4
Alm do mito de que as pessoas nascem empreendedoras, Simone tambm est rodeada por outros tantos. Para ajud-la, voc se tornar um caador de mitos! Analise as frases abaixo e identifique os 5 mitos existentes. a) Qualquer pessoa pode ter um negcio. b) Empreendedores correm riscos calculados. c) Empreendedores querem o espetculo s para si. d) Ser um Empreendedor independe da idade. e) Empreendedores mantm a sua rede de negcios.

19

f) Empreendedores so os seus prprios chefes e totalmente independentes. g) Empreendedores experimentam grande stress e pagam alto preo. h) Empreendedores so motivados pela busca constante de dinheiro. A seguir voc ver o que significa cada mito. Mitos sobre o Empreendedorismo Mito: Qualquer pessoa pode abrir um negcio. O grande desafio do empreendedor comear e manter o negcio. Sua sobrevivncia ao longo dos anos um esforo feito pelas pessoas empreendedoras. Mito: Empreendedores so jogadores. Os empreendedores no so jogadores inconsequentes, pois correm riscos calculados, ou seja, fazem planejamentos para prever os possveis perigos e minimiz-los. Mito: Empreendedores querem o mrito s para si. Isso no uma caracterstica somente de empreendedores. Este um atributo pessoal, portanto h pessoas em vrios setores que gostam de chamar a ateno para si. Mito: Empreendedores devem ser novos e com energia. No h idade para ser um empreendedor. Se voc tem as caractersticas de um ou possui a vontade de aprender a ser, a idade no importa.

20

Mito: Empreendedores so motivados pela busca constante de dinheiro. Os empreendedores sabem que o dinheiro uma forma de medir o desempenho. Pensando nisso, eles buscam a realizao de suas metas incentivando a eficincia dos seus colaboradores, obtendo assim o retorno em dinheiro como resultado. Mito: Empreendedores so seus prprios chefes e totalmente independentes. Os empreendedores sabem que necessria a ajuda de outras pessoas para desenvolverem suas atividades e alcanarem suas metas. Por isso, muito importante manter uma boa rede de contatos para o desenvolvimento do seu negcio. Mito: Empreendedores experimentam grande stress e pagam alto preo. Assumir riscos e tomar decises podem gerar stress no empreendedor, assim como em outras pessoas de vrias reas. Por isso, no um problema somente das pessoas empreendedoras.

5. CARACTERSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR


Fique atento! At aqui, foi discutido sobre o que o comportamento empreendedor. A partir de agora voc conhecer DEZ caractersticas que um empreendedor precisa possuir. neste momento que o seu desafio comea!

21

Lembre-se: ao final de cada contedo e aps a leitura do case voc ser convidado a refletir sobre o conhecimento que adquiriu e comear a desenvolver o seu PLANO DE AO! A primeira caracterstica do comportamento empreendedor o ESTABELECIMENTO DE METAS. Estabelecer metas significa definir claramente seus objetivos. necessrio que as metas e objetivos sejam desafiadores, possuam um significado pessoal e apresentem propsitos de curto e longo prazo.

22

A segunda caracterstica do comportamento empreendedor saber PLANEJAR E MONITORAR SISTEMATICAMENTE suas atividades.

preciso organizar e dividir as tarefas em aes determinadas e com prazos definidos, que podem ser curtos ou longos, avaliar os resultados obtidos e efetuar as mudanas necessrias. Fique sempre atento s suas atividades e ao seu planejamento, pois devem caminhar juntos! Conhea a histria de Isabel e saiba mais sobre ESTABELECIMENTO DE METAS e sobre PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMTICO.

23

Isabel dona do Instituto Bella, um salo de beleza localizado na avenida principal do seu bairro. Hoje ela trabalha como cabeleireira e maquiadora e conta com a ajuda de algumas profissionais para outros tipos de atendimento, como manicure, depilao e recepo. Mas nem sempre foi assim... Isabel teve a ideia de abrir um salo de beleza porque sempre gostou de maquiar suas amigas e ajud-las a arrumar os cabelos. Ela era aquele tipo de pessoa que todos comentavam que levava jeito para a coisa.

24

Com a vontade dentro de si e com o incentivo dos amigos, Isabel fez alguns cursos e comeou a atender suas clientes em um pequeno salo improvisado em um quarto da sua casa. Porm, o sonho de Isabel no parava por a. Ela queria abrir o seu salo de beleza em um lugar maior, onde pudesse atender s suas clientes com maior conforto e contratar ajudantes para ampliar o seu atendimento e tambm a sua clientela. Isabel ESTABELECEU A SUA META!

25

Sua meta a longo prazo era conseguir dinheiro para abrir o seu novo salo, mas para isso ela precisava atingir suas metas a curto prazo, como conseguir mais clientes para aumentar as suas economias. Depois de traar sua meta e planejar aes para alcanar seu objetivo, Isabel conseguiu realizar o seu sonho. Ela aprendeu que, para crescer, preciso planejar e monitorar sistematicamente suas atividades e manter sempre organizados os seus registros financeiros, para poder utiliz-los como base na tomada de decises e assim abrir o seu salo do jeito que sempre quis. Isabel fez promoes dos seus servios e divulgou-os nos bairros vizinhos. Juntamente com a sua clientela, cresceram os seus ganhos.

26

Depois de executar muitas aes voltadas para o alcance de sua meta, ela realizou o sonho de abrir o seu novo salo. Antes, porm, Isabel planejou tudo o que queria e precisava para o seu novo salo: o ponto comercial, as despesas com reforma e pintura, mveis e acessrios complementares que j possua e a contratao de profissionais para ajud-la. O seu prximo passo ser ampliar ainda mais o salo de beleza e abrir um centro de esttica.

ATIVIDADE 5
Agora a sua vez! Pare e pense: que passos Isabel ter que dar para abrir o seu centro de esttica? A partir das alternativas abaixo escolha a opo correta. a) Com a boa clientela que possui, ela poder contar com o dinheiro que tem em caixa para fazer um curso de esttica e comprar os materiais necessrios para atender suas clientes. b) Fazer um planejamento detalhado, identificando as necessidades do seu salo e definindo metas a curto e longo prazo; acompanhar a realizao das aes e analisar os registros financeiros antes de tomar as decises. c) Aps conseguir seu objetivo maior, ampliar o salo de beleza, basta analisar corretamente os registros financeiros para poder abrir o seu centro de esttica.

27

ATIVIDADE 6
Voc acabou de conhecer duas importantes caractersticas do comportamento empreendedor: Estabelecimento de Metas e Planejamento e Monitoramento Sistemtico. Agora, para elaborar o seu Plano de Ao, reflita se voc possui essas duas caractersticas. Pense no que voc pode fazer para desenvolv-las, caso no as tenha, ou aprimor-las, caso j existam em algum grau. Reflita tambm de que forma voc aplicaria o planejamento e o monitoramento sistemtico para alcanar a sua meta.

Como terceira empreendedor, INFORMAES.

caracterstica destacamos

do a

comportamento BUSCA DE

28

Essa caracterstica leva os empreendedores a estarem sempre em busca de informaes sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; a investigar novas maneiras de fabricar um produto ou prestar um servio; a consultar especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. Todo o tempo procuram conhecer melhor o mercado, saber mais sobre o seu negcio e tudo o que o influencia. Os empreendedores de sucesso tm coragem para enfrentar o desconhecido, agindo antes de serem obrigados pela situao. Isso demonstra que possuem viso de futuro. Sua capacidade de se antecipar aos fatos, TER INICIATIVA e CRIAR NOVAS OPORTUNIDADES de negcios a quarta caracterstica do comportamento empreendedor que o ajuda a detectar tendncias, desenvolver novos produtos e servios, propondo solues inovadoras. Conhea a seguir a histria de Camila e saiba mais sobre BUSCA DE INFORMAES, BUSCA DE OPORTUNIDADES e INICIATIVA.

29

Camila dona da loja de presentes Laos & Fitas, que oferece vrias opes de artigos para presentes, mas o seu forte so as bijuterias que ela mesma faz. Camila sempre BUSCA INFORMAO junto aos clientes, procurando conhecer suas necessidades e opinies, e coloca-se disposio para resolver qualquer problema caso o objeto apresente algum defeito, o que garante a fidelidade dos seus clientes. Conversando com clientes, amigos e observando os concorrentes, Camila percebeu que sua loja era a nica do bairro a no fazer promoes em datas comemorativas, como Dia das Mes, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal. Mas ela no queria apenas oferecer descontos nos preos, como o seus concorrentes... queria dar um presente especial aos clientes e tambm aumentar as suas vendas!

30

E foi a que Camila, como uma boa empreendedora, decidiu BUSCAR UMA NOVA OPORTUNIDADE. Pensando nisso, teve a INICIATIVA de realizar o sorteio de um kit com diversos itens da loja, em todas as datas comemorativas. O kit era sempre montado de forma a conter produtos apropriados a cada uma das datas referentes. Nos 30 dias que antecediam o evento, a cada compra feita, o cliente preenchia um cupom, que seria sorteado dois dias antes da data comemorativa.

Os clientes adoraram a ideia! E para Camila foi ainda melhor, pois alm de aumentar as vendas ampliou seu crdito com os fornecedores, por causa do maior volume de produtos adquiridos e, com isso, ela pde obter descontos e melhores prazos em seus pedidos.

31

Se voc tambm deseja identificar as principais caractersticas e necessidades dos seus clientes para lhes oferecer produtos e servios adequados, o SEBRAE-SP disponibiliza o curso Ganhe Mercado para voc conhecer e aprender as estratgias de conquista do mercado-alvo.

ATIVIDADE 7
A partir da anlise da histria de Camila, pense em qual a resposta correta para cada uma das situaes abaixo: 7.1 Como Camila clientes? buscou informaes com os

a) Camila conversa sempre com seus clientes para conhecer suas opinies e expectativas. b) Camila obtm informaes dos seus clientes quando eles reclamam de algo na loja. 7.2 Qual oportunidade ela identificou? a) Apesar das informaes recebidas pelos clientes, Camila no teve iniciativa. b) Camila verificou que ela a nica lojista que no faz promoes.

32

7.3 Que iniciativa ela teve? a) Camila analisou as informaes dos clientes e inovou na forma de cativ-los, sorteando o kit. b) Camila no viu nenhuma oportunidade. Ela fez a promoo, pois os outros lojistas tambm faziam. Ricardo cliente de Camila e sempre compra em sua loja os presentes para a famlia e amigos.

Na semana passada ele estava muito ocupado, trabalhando at tarde, e viu que no teria tempo de ir a Laos & Fitas para comprar o presente da sua irm. Ento Ricardo ligou para a loja e perguntou a Camila se ela poderia mandar entregar o presente em sua empresa.

33

7.4 Qual ter sido a resposta de Camila? Reflita qual destas alternativas resposta correta. a) Infelizmente, Ricardo, no tenho o servio de entrega aqui. Mas com certeza no faltaro oportunidades para voc vir em minha loja. Obrigada! b) Ricardo, ainda no tenho o servio de entrega em minha loja, mas com certeza vou pensar no assunto e ver se vivel esse novo servio. Quem sabe da prxima vez poderei lhe atender melhor? c) Claro que sim, Ricardo! No h problema algum. Como voc o meu primeiro cliente a receber o servio de entrega, eu mesma entregarei o seu produto. Voc me deu uma tima ideia!

ATIVIDADE 8
Voc acabou de conhecer duas importantes caractersticas do comportamento empreendedor: Busca de Informaes e Busca de Oportunidades e Iniciativa. Agora, para elaborar o seu Plano de Ao, reflita se voc possui essas duas caractersticas. Pense o que voc pode fazer para desenvolv-las, caso no as tenha, ou aprimor-las, caso j existam em algum grau. Reflita tambm de que forma voc aplicaria o planejamento e o monitoramento sistemtico para alcanar a sua meta.

34

Um bom empreendedor busca fazer sempre o melhor e exceder a satisfao do cliente, estabelecendo critrios e controles para consegui-lo; ou seja, ele tem como caracterstica a EXIGNCIA DE QUALIDADE E EFICINCIA. Por ser dedicado ao que faz, sempre acredita que pode melhorar para oferecer um bom produto ou um timo atendimento.

Outra caracterstica relevante que um empreendedor possui a PERSISTNCIA. Por ser determinado, ele enfrenta as dificuldades para alcanar o sucesso e elabora estratgias para solucionar os problemas. E mesmo quando suas aes no surtem o efeito esperado, ele no desiste! Sua persistncia o leva a encontrar diferentes alternativas para alcanar o seu objetivo.

35

Conhea a histria de Jlia e saiba mais sobre PERSISTNCIA e EXIGNCIA DE QUALIDADE E EFICINCIA. Jlia a proprietria da Bolos Delcia, uma loja com ambiente aconchegante onde, alm de se deliciar como os seus bolos e tortas, o cliente tambm conta com o servio de encomenda dos seus produtos. Seu diferencial est na exigncia de qualidade. Ela garante a entrega de produtos sempre frescos e leva muito a srio esse compromisso, conferindo pessoalmente as embalagens e colocando prazo de validade em seus produtos.

Certo dia, Jlia ficou sabendo que seria inaugurado um Buffet prximo sua loja. Entretanto, o que poderia ser um motivo de preocupao para outros, no foi para ela. Ao contrrio: Jlia logo pensou que uma parceria com o buffet seria um timo negcio para sua loja.

36

Apesar dos seus esforos para que o dono do buffet experimentasse os seus bolos, ele se negava, alegando estar satisfeito com seu fornecedor. Mas Jlia no desistiu, sua persistncia falou mais alto! Ela aproveitou o aniversrio de sua filha e contratou o espao do buffet para a festa, porm com a condio de que o bolo e as tortas fossem feitos por ela. Os convidados elogiaram os bolos e tortas para o dono do buffet, que tambm ficou encantado com a qualidade, a beleza e o sabor dos bolos de Jlia. E ela conquistou um timo cliente devido sua persistncia e eficincia. Jlia preza a qualidade de seus produtos e o bom atendimento a seus clientes, por isso sempre se preocupou em entregar suas tortas e bolos em perfeito estado, porm isso nem sempre acontecia, pois a embalagem utilizada no era muito firme.

37

Certo dia entrou na loja um vendedor de embalagens, querendo lhe vender o seu produto. Ela o examinou e viu que era resistente e que possua um sistema que no deixava o contedo se mexer; concluiu que isso facilitaria bastante o transporte e a certeza de que o produto chegaria intacto, trazendo como recompensa a satisfao dos seus clientes. Porm, a nova embalagem era um pouco mais cara do que a atual.

ATIVIDADE 9
Voc acha que Jlia deve comprar a embalagem? Pense qual seria a resposta mais adequada para esta situao. a) SIM a) NO

ATIVIDADE 10
Voc acabou de conhecer mais duas caractersticas do comportamento empreendedor: Persistncia e Exigncia de qualidade e eficincia.

38

Agora, para elaborar o seu Plano de Ao, reflita se voc possui essas duas caractersticas. Pense no que voc pode fazer para desenvolv-las, caso no as tenha, ou aprimor-las, caso j existam em algum grau. Reflita tambm de que forma voc aplicaria o planejamento e o monitoramento sistemtico para alcanar a sua meta. O empreendedor age para cumprir os objetivos estabelecidos e possui COMPROMETIMENTO pessoal e responsabilidade na realizao de suas tarefas. Ele desenvolve e mantm um bom relacionamento com clientes e fornecedores para o alcance dos seus objetivos. Ou seja, o empreendedor uma pessoa que cultiva uma boa REDE DE CONTATOS.

39

Dentro dessa rede de contatos, ele identifica e conquista as pessoas que podem ajud-lo, convencendo-as a apoiar sua viso e seus objetivos. Ele utiliza a PERSUASO para conseguir o que deseja. Conhea a histria de Beatriz e saiba mais sobre REDE DE CONTATOS e PERSUASO e COMPROMETIMENTO. Beatriz abriu sua loja, a Bia Modas, para vender as roupas que ela mesma fazia e tambm roupas de outras confeces.

Ela sempre costurou, mas o que mais gostava era de tricotar roupas de inverno.

40

Aps a abertura da loja, acabou comprando uma mquina de tric para facilitar o seu trabalho. Com isso, ela ganhou mais tempo para confeccionar modelos diferenciados e que poderiam ser usados at nas outras estaes. Um dia Beatriz estava conversando com Ftima, dona da loja de bijuterias ao lado, e ficou sabendo da feira que estava sendo organizada na cidade, da qual Ftima iria participar. Quis fazer sua inscrio, mas viu que o prazo j tinha encerrado. Foi a que ela teve uma ideia: foi loja de Ftima, falou-lhe de sua vontade de participar da feira para expor suas colees e props vizinha a diviso do estande que ela alugara.

41

Inicialmente, Ftima no gostou muito da ideia de dividir o estande, pois j tinha pensado na decorao do seu espao e na disposio de suas bijuterias. Mas Beatriz foi persuasiva: procurou convenc-la dizendo que essa soluo iria beneficiar as duas, pois elas dividiriam todas as despesas da feira e o produto de uma complementaria o da outra. Mostrou para Ftima que juntas elas poderiam fazer uma decorao mais sofisticada, em que as roupas dela seriam ornadas com as bijuterias que a amiga fabricava. Ftima acabou aceitando a proposta e juntas fizeram sucesso e venderam bastante! Beatriz conseguiu participar da feira por dois motivos: ela possui uma rede de contatos e persuasiva. Se no conversasse com a lojista ao lado, ou com outros comerciantes, ela nem iria saber da feira. No entanto, essa informao de nada adiantaria se ela no conseguisse convencer a amiga, ou seja, persuadi-la a fazer a parceria no estande.

ATIVIDADE 11
Veja agora um fato que aconteceu na loja de Beatriz que ilustra outra caracterstica do comportamento empreendedor: O COMPROMETIMENTO!

42

Miguel foi Bia Modas comprar um jeans, porm a cala que escolheu ficou com a barra muito comprida.

Beatriz sugeriu a ele que deixasse a cala na loja para que a barra fosse ajustada, sem nenhum custo adicional. Porm, quando Beatriz ligou para a costureira que fazia os ajustes, ficou sabendo que ela estava doente e no poderia trabalhar esta semana. O que voc acredita que Beatriz fez diante dessa situao? A partir do contedo estudado e relembrando os exemplos apresentados, reflita a alternativa que representa O COMPROMETIMENTO de Beatriz como empreendedora.

43

a) Beatriz estava muito ocupada com as encomendas para um cliente italiano e no teria tempo de fazer ela mesma o ajuste. Ento ligou para Miguel, explicou a situao e pediu desculpas, esclarecendo que isso no iria mais acontecer. b) Apesar de estar muito ocupada com os pedidos de um cliente italiano, isso no era razo para que ela deixasse de prestar o servio prometido. Como no conhecia outra costureira de confiana, ela mesma ajustou a barra da cala para seu cliente.

ATIVIDADE 12
Voc acabou de conhecer mais duas caractersticas do comportamento empreendedor: Comprometimento e Persuaso e rede de contatos. Agora, para elaborar o seu Plano de Ao, reflita se voc possui essas duas caractersticas. Pense o que voc pode fazer para desenvolv-las, caso no as tenha, ou aprimor-las, caso j existam em algum grau. Reflita tambm de que forma voc aplicaria o planejamento e o monitoramento sistemtico para alcanar a sua meta. O empreendedor uma pessoa que assume riscos! Porm, esses riscos so minimizados quando ele busca informaes, faz planejamentos e controla suas finanas antes de tomar as decises.

44

Dessa forma ele prev com mais segurana as suas necessidades, e isso se chama CORRER RISCOS CALCULADOS. Ao acreditar na sua capacidade de se desenvolver, realizar e alcanar seus objetivos, ele confia em sua capacidade de enfrentar dificuldades e vencer desafios, tornando-se uma pessoa INDEPENDENTE e AUTOCONFIANTE. Conhea a histria de Ramon e Amanda e saiba mais sobre CORRER RISCOS CALCULADOS, INDEPENDNCIA e AUTOCONFIANA. Este Ramon, marido de Amanda. Os dois abriram juntos a Lrio Floricultura.

45

Alm de ajudar a sua esposa a administrar o empreendimento, Ramon atende os clientes e faz entregas. Amanda ajuda seu marido no atendimento e tambm faz arranjos especiais para festas e presentes, o que aumenta ainda mais o faturamento da loja. Eles esto pensando em fazer uma reforma na floricultura para melhorar o atendimento, alm de investir em ferramentas e acessrios para inovar nos arranjos de Amanda e assim atender s necessidades dos clientes que gostam de novidades, alm de aumentar as vendas. Como no dispem da quantidade de dinheiro necessria para arcar com esses custos, eles analisaram a situao financeira da floricultura para avaliar a possibilidade de tomar um emprstimo bancrio, j que no sabiam se as novas vendas dariam o retorno necessrio para pagar o emprstimo. Amanda e Ramon ento planejaram tudo: calcularam quanto precisariam gastar na reforma e fizeram uma pesquisa com os clientes cadastrados sobre quais produtos eles gostariam de encontrar na floricultura. O casal de empreendedores demonstrou autoconfiana e independncia desde o incio, pois sabiam que ter um negcio prprio no era uma tarefa fcil.

46

Eles assumiram o desafio baseados em sua competncia e determinao e no planejamento detalhado que fizeram, ou seja, correram um risco calculado! Escolheram os produtos que venderiam na floricultura de acordo com a pesquisa e tomaram o emprstimo. As vendas foram um sucesso e eles conseguiram pag-lo, conforme previram.

ATIVIDADE 13
O Empreendedor deve ter como caractersticas de seu comportamento a INDEPENDNCIA e a AUTOCONFIANA para gerir o seu negcio. Pense na conduta necessria para correr os riscos calculados:

47

a) Avaliar todas as possibilidades: antes de agir, preciso pensar! O planejamento das aes gera confiana e minimiza os riscos.

b) Verificar a sua necessidade como Empreendedor e buscar atend-la, contornando os problemas depois. Quando se trata de riscos, difcil planejar.

ATIVIDADE 14
Voc acabou de conhecer duas caractersticas do comportamento empreendedor: Correr riscos calculados e Independncia e autoconfiana. Agora, para elaborar o seu Plano de Ao, reflita se voc possui essas duas caractersticas. Pense o que voc pode fazer para desenvolv-las, caso no as tenha, ou aprimorlas, caso j existam em algum grau.

48

Reflita tambm qual a importncia delas para que voc alcance as suas metas. Reveja abaixo todas as Caractersticas do Comportamento Empreendedor: - ESTABELECIMENTO DE METAS - PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMTICOS - BUSCA DE INFORMAES - BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA - PERSISTNCIA - EXIGNCIA DE QUALIDADE E EFICINCIA - COMPROMETIMENTO - PERSUASO E REDE DE CONTATOS - CORRER RISCOS CALCULADOS - INDEPENDNCIA E AUTOCONFIANA

49

ATIVIDADE 15
Plano de Ao Agora que voc j conheceu todas as caractersticas do comportamento empreendedor e refletiu se possui ou no essas caractersticas, a partir disso, pense como seria o seu plano de ao e veja a possibilidade de aplic-lo em seu negcio.

6. ATITUDE EMPREENDEDORA
Se voc j tem um empreendimento ou pretende abrir um, j parou para refletir se possui ou o quanto precisa desenvolver o comportamento empreendedor?

ATIVIDADE 16
Reflita sobre o seu dia a dia com base no nvel das suas atitudes diante das afirmativas a seguir. Ao final, conte o total em cada nvel para poder analisar quais destas caractersticas voc precisa melhorar ou aperfeioar. 16.1) Sou capaz de estabelecer metas de curto e longo prazo. a) Baixo b) Mdio c) Alto

50

16.2) Tenho iniciativa, identifico oportunidades e avalio sua viabilidade. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.3) Sempre avalio os resultados alcanados identificando possveis falhas e propondo melhorias. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.4 Planejo as atividades focando metas estabelecidas e sempre acompanho a realizao das etapas programadas. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.5) Estou consciente dos esforos necessrios para alcanar minhas metas, inclusive da sobrecarga de trabalho que este projeto pode gerar. a) Baixo b) Mdio c) Alto

51

16.6) Tenho coragem para assumir riscos, mas antes de assumi-los busco analisar todas as possibilidades e informaes. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.7) Gosto de adquirir novos conhecimentos. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.8) Compartilho minhas ideias e metas com amigos e familiares; sou capaz de influenciar pessoas e liderar equipes. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.9) Confio no meu potencial de concretizar minhas metas assim como superar derrotas e adversidades. a) Baixo b) Mdio c) Alto 16.10) Trabalho persistentemente at alcanar um objetivo. a) Baixo b) Mdio c) Alto

52

ATIVIDADE 17
Depois de analisar os seus resultados, pense em quais caractersticas do comportamento empreendedor voc precisa desenvolver (as baixas e mdias) e quais as aes que voc dever tomar para aperfeio-las (de nvel alto).

7. ENCERRAMENTO
Refletindo sobre as suas atitudes e aps elaborar o seu plano de ao com base no que foi estudado durante todo o curso, voc poder se perguntar: Afinal, sou ou no sou um empreendedor? No se esquea de que essa caracterstica pode ser desenvolvida atravs de estudos, mudanas de atitude e persistncia!

53

Ser um empreendedor requer dedicao; preciso gostar do que se faz e, principalmente, no ver o obstculo como uma adversidade e sim como uma oportunidade de crescimento. Pense sobre isso e continue trilhando o seu caminho para o sucesso! Voc est chegando ao final deste material que teve como objetivo ajud-lo a compreender quais so as caractersticas do comportamento empreendedor e a importncia delas para a manuteno e o crescimento do seu negcio em um mercado cada vez mais competitivo. D continuidade a seus estudos e faa disso uma meta para a sua vida! No se esquea de retirar o seu certificado e acessar os outros cursos que o Sebrae-SP preparou para empreendedores como voc! Voc que j est familiarizado com os produtos e servios do Sebrae-SP saiba que esse relacionamento pode ser permanente! Receba informaes e dicas bem objetivas para melhorar a sua empresa! Faa parte das redes sociais virtuais nas quais o Sebrae-SP participa. Assim, voc fica conectado a tudo o que existe de melhor para o seu negcio.

54

8. GABARITO DAS ATIVIDADES


ATIVIDADE 1: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 2: Se voc optou pela segunda opo (letra b), parabns! Tendo este COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR o Sr. Luiz consegue organizar os seus pagamentos e mantm um bom relacionamento com os seus fornecedores. Isso fundamental para manter o seu empreendimento funcionando com tranquilidade. No se esquea de fazer o PLANEJAMENTO PRVIO para que esta situao e outras tambm no aconteam mais. ATIVIDADE 3: Se marcou a primeira opo (letra a) voc acertou. Empreender no simplesmente um dom, um padro de comportamento que pode ser desenvolvido. Ento possvel, sim, aprender a empreender! ATIVIDADE 4: O mitos existentes so: a) Qualquer pessoa pode ter um negcio. c) Empreendedores querem o espetculo s para si. f) Empreendedores so os seus prprios chefes e so totalmente independentes. g) Empreendedores experimentam grande stress e pagam alto preo. h) Empreendedores so motivados pela busca constante de dinheiro.

55

ATIVIDADE 5: Se voc respondeu a segunda opo (letra b), parabns! Resposta correta. preciso organizar bem suas aes e planejar o caminho para chegar ao resultado final, estabelecendo prazos, controlando os resultados intermedirios, distribuindo tarefas, alm de monitorar sistematicamente o desenvolvimento das atividades. ATIVIDADE 6: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 7: As respostas corretas so: 7.1 Se voc marcou a primeira opo (letra a) a resposta est correta! Parabns! 7.2 Se voc marcou a segunda opo (letra B) a resposta est correta! Parabns! 7.3 Se voc marcou a primeira opo (letra a) a resposta est correta! Parabns! 7.4 Se voc marcou a terceira opo (letra c) a resposta est correta! Camila viu uma necessidade de seu cliente e percebeu que com aquela necessidade era possvel expandir ainda mais o seu negcio. Como uma grande empreendedora ela props uma soluo inovadora para atender o seu cliente criando mais um servio em sua loja. Com a sua ajuda Camila expandiu o seu negcio!

56

ATIVIDADE 8: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 9: Se voc marcou SIM (letra a), a resposta est correta! Apesar de a embalagem ser um pouco mais cara, no afetar tanto os gastos de Jlia, manter sempre a qualidade dos seus produtos o principal diferencial do seu negcio. Com certeza os clientes se sentiro mais satisfeitos em receber suas encomendas em perfeito estado e continuaro comprando e recomendando seus produtos. ATIVIDADE 10: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 11: Se voc marcou a segunda opo (letra b) parabns! Beatriz se comprometeu a completar a sua tarefa e assim manteve o seu cliente satisfeito. Esta uma atitude Empreendedora! ATIVIDADE 12: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade.

57

ATIVIDADE 13: Se voc marcou a primeira opo (letra a), muito bem! Os empreendedores pensam muito antes de agir, antecipam por meio da reflexo todas as consequncias de suas aes. Para correr riscos calculados preciso ter independncia e autoconfiana na sua capacidade de completar uma tarefa difcil e de enfrentar desafios. ATIVIDADE 14: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 15: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 16: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade. ATIVIDADE 17: A resposta para esta atividade est de acordo com a sua realidade.

58

2011 Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de So Paulo SEBRAE-SP Todos os direitos reservados A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n 9.610). Informaes e Contato Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de So Paulo SEBRAE-SP Unidade Desenvolvimento e Inovao Rua Vergueiro, 1117 Paraso CEP 01504-001 So Paulo SP Telefone 0800 570 0800 Internet www.sebraesp.com.br Conselho Deliberativo Presidente Alencar Burti (ACSP) ACSP Associao Comercial de So Paulo ANPEI Associao Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras Banco Nossa Caixa S.A. FAESP Federao da Agricultura do Estado de So Paulo FIESP Federao das Indstrias do Estado de So Paulo FECOMERCIO Federao do Comercio do Estado de So Paulo ParqTec Fundao Parque Alta Tecnologia de So Carlos

IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas Secretaria de Estado de Desenvolvimento SEBRAE Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SINDIBANCOS Sindicato dos Bancos do Estado de So Paulo CEF Superintendncia Estadual da Caixa Econmica Federal BB Superintendncia Estadual do Banco do Brasil Diretor Superintendente Bruno Caetano Diretoria de Administrao e Finanas Regina Maria Borges Bartolomei Diretoria Tcnica Ricardo Tortorella Coordenao de Contedo Claudia Aparecida Gonalves Brum Consultoria Especializada Adriani Koller Carvalho Evelin Cristina Astolpho Luiz Antonio Gentile Junior Vadson Bastos do Carmo Coordenao Pedaggica Rita Vucinic Teles Produo Tcnica webAula Produtos e Servios para Educao

59

60

You might also like