You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO DIRETORIA DE CINCIAS EXATAS CURSO DE ENGENHARIA MECNICA PROJETO INTEGRADO IV 8 SEMESTRE Projeto: SERRA MECNICA

Professores responsveis: Prof. Dario Jos Alves Luiz Carlos Leonardo Arilton Coutinho Alexandra Alvim Arbex

Introduo A Revoluo Industrial no sculo XVIII marcou o incio de profundas mudanas e inovaes no mundo envolvendo a engenharia mecnica, quando nos referimos s mquinas, equipamentos e processos produtivos. As mquinas vapor, assim como os gigantes teares, revolucionaram o modo de produzir. Se por um lado a mquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preo de mercadorias e acelerou o ritmo de produo. A Mecanizao/Automao, especificamente das mquinas, tornou-se a partir da, a foramotriz na promoo de avanos na natureza do trabalho, tais como: Mecanizao da usinagem; Mecanizao da alimentao da mquina; Mecanizao da fixao e remoo das peas; Mecanizao da troca de ferramentas; Controle numrico; Suporte computacional; Robs, etc.

Mquinas: Existem varias definies para mquina. O dicionrio Houaiss apresenta dezoito definies entre as quais destacamos duas:

Universidade Nove de Julho


Projeto Integrado IV

1. engenho destinado a transformar uma forma de energia em outra e/ou utilizar essa transformao para produzir determinado efeito [Genericamente, classificam-se as mquinas em simples, as constitudas de uma s pea (so elas: a alavanca, a cunha, o eixo, o parafuso, o plano inclinado e a roda) e compostas, aquelas cuja operabilidade depende da ao combinada de duas ou mais partes (so elas: a vapor, de exploso, de combusto, pneumtica, eltrica, eletrnica, nuclear).] 2. qualquer equipamento que empregue fora mecnica, composto de peas interligadas, cada qual com uma funo especfica, e em que o trabalho humano substitudo pela ao do mecanismo Na primeira definio ...transformar uma energia em outra e/ou utilizar essa transformao para produzir determinado efeito..., considera que quase sempre existe uma transferncia de energia, por exemplo, de eltrica para mecnica. Na segunda definio o termo ...peas interligadas..., referem-se na maioria das vezes, a elementos de mquinas e sistemas de transmisso. Conceitos como fora e movimento tambm so cruciais ao nosso interesse, pois ao converter uma forma de energia em outra as mquinas executam movimentos resultando em foras. Assim, tarefa do engenheiro selecionar os materiais adequados, calcular as mudanas de energia, foras e movimentos, para que seja possvel dimensionar as peas afim de obter o desempenho esperado com o melhor custo.

Objetivo: Projetar e construir um sistema mecnico, aqui denominado Serra Mecnica, acompanhado de componentes eltricos que seja capaz de separar um material em sua seco circular de 2 ( 50 mm), em at 90 segundos considerando os aspectos ambientais, a integridade do operador e respeitando os requisitos para o desenvolvimento do projeto.

Requisitos do projeto: a) Desenvolvimento Terico contendo as informaes do projeto organizado de acordo com o Manual de Formatao de Trabalhos Acadmicos do Departamento de Cincias Exatas; b) Manual de segurana e operao do equipamento;

Universidade Nove de Julho


Projeto Integrado IV

c) A mecanizao do projeto deve conter obrigatoriamente, como ferramenta de corte, uma lmina de serra de corte de ao com dimenses comerciais de: 12 (300 mm) x 1/2 (13mm); d) Os nicos componentes que podem ser adquiridos acabados diretamente do mercado so: elementos de fixao, rolamentos, mancais, botoeiras, engrenagens, polias, correias, molas, correntes, cabos de ao e de cobre, lmpadas, componentes eltricos. e) O projeto deve atender no mnimo os seguintes itens da NR12: 12.24, 12.25, 12.47, 12.56, 12.116, 12.118 e 12.119; f) Cada grupo deve conter entre 6 e 10 participantes; g) Mnimo 3 velocidades de corte diferentes; h) Desligamento automtico no fim do corte; i) Adesivo do logotipo UNINOVE deve ser fixado em local visvel no equipamento; j) O professor orientador do projeto divulgar um cronograma de entregas parciais.

Desenvolvimento Terico: conveniente que no Desenvolvimento Terico do projeto seja apresentado: a) Desenhos diversos: detalhes, cortes, montagem, etc; b) Projeto de eixos e rvores; c) Critrio de seleo dos acoplamentos; d) Dimensionamento dos mancais de rolamento ou bucha; e) Critrios de seleo dos materiais empregados na construo; f) Os processos de fabricao utilizados; g) Partindo da escolha do material para a estrutura mecnica justificar quais suas principais caractersticas com relao ao projeto; h) Se for o caso, demonstrar a aplicao de ferramentas da qualidade: Ciclo PDCA; diagrama de Pareto, histograma, diagrama de causa e efeito, brainstorming, entre outras; i) Clculo do sistema de transmisso escolhido; j) Todos os clculos, tabelas, e critrios utilizados para seleo de componentes e materiais devem ser apresentados em memorial de clculo detalhado;

Universidade Nove de Julho


Projeto Integrado IV

Serra Mecnica: O processo de mecanizao do corte ocorre devido necessidade da produo seriada e de maiores esforos na execuo de algumas operaes de corte. Os componentes bsicos mais comuns utilizados na concepo de uma serra mecnica so:

Figura 02 Componentes Base

Universidade Nove de Julho


Projeto Integrado IV

Bibliografia bsica:
FRENCH, T. E.; VIERCK, C. J. Desenho tcnico e tecnologia grfica. 5 ed. So Paulo: Globo, 2005. LIMA, C.C.N.A. Estudo dirigido de Autocad 2011.So Paulo:rica,2010. MANF, G. Desenho tcnico mecnico. So Paulo: Hemus, 2004. SILVA, A. et al. Desenho tcnico moderno. Rio de Janeiro: LTC, 2006. DINIZ, A. E., MARCONDES, F. C., COPPINI, N. L., Tecnologia da usinagem dos materiais. 6 ed. So Paulo: Artliber, 2008. FERRARESI, D. Usinagem dos metais: fundamentos da usinagem dos metais. So Paulo: Edgard Blcher, 2003. WAINER, E.; BRANDI,S. D.; MELO, V. O. Soldagem - Processos e Metalurgia. So Paulo: Edgard Blcher, 1992. BEER, F. P.; JOHNSTON JR, E. R. Mecnica vetorial para engenheiros: esttica. 5 ed. So Paulo: Makron Books, 1991. HIBBELER, R. C. Esttica: Mecnica para Engenharia. 10 ed. So Paulo: Pearson, 2005. SCHMIDT, R. J.; BORESI, A. P. Esttica. So Paulo: Pioneira Thomson, 2003. KEELING, R. Gesto de Projetos uma abordagem global. So Paulo: Editora Saraiva, 2006 MELCONIAN, S. Elementos de mquinas. So Paulo: rica, 1998. NIEMANN, G. Elementos de mquinas. 5 ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1995. NORTON, R. L. Projeto de mquinas: uma abordagem integrada. So Paulo: Bookman, 2004. ALBUQUERQUE, O. R. Circuitos em corrente alternada. 8 ed. So Paulo: rica, 2005. CREDER, H. Instalaes Eltricas. 14 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. MARKUS, O. Circuitos eltricos. 3 ed. So Paulo: rica, 2003. BEER, F. P.; JOHNSTON JR., E. R. Resistncia dos materiais. 3 ed. So Paulo: Makron Books, 1995. GERE, J. M. Mecnica dos materiais. So Paulo: Pioneira Thomson, 2003. HIBBELLER, R. C. Resistncia dos materiais. 5 ed. So Paulo: Pearson Education, 2004. INMAN, D. J. Engineering vibration. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1996. SHIGLEY, J. E.; UIKER JUNIOR, J. J. Theory of machines and mechanisms. New York: McGraw-Hill, 1980. THOMSON, W. T. Teoria da vibrao com aplicaes. Rio de Janeiro: Intercincia, 1978. ASHBY, M. F. Engenharia de materiais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CALLISTER Jr., W. Cincia e engenharia de materiais: uma introduo. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. CALLISTER Jr., W. Fundamentos da cincia e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. PADILHA, A. F. Materiais de engenharia: microestrutura e propriedades. So Paulo: Hemus, 2007. SILVA, S. D. CNC programao de comandos numricos computadorizados: torneamento. 5 ed. So Paulo: rica, 2008. WITTE, H. Mquinas ferramenta elementos bsicos de mquinas e tcnicas de construo. So Paulo: Hemus, 1998.

You might also like