You are on page 1of 73

Noes bsicas de gravao de CDs e DVDs no Windows.

Embora o processo de gravao de CDs e DVDs possa parecer muito simples hoje em dia, a verdade que mesmo usurios experientes podem se confundir um pouco na hora de gravar tais mdias pticas, levando perda ou gravao incorreta de algumas delas. A gravao de CDs e DVDs envolve inmeros conceitos e termos especficos com os quais bom estar familiarizado, para saber exatamente onde estamos pisando. Pra comeo de histria, geralmente cada tipo de contedo a ser gravado demanda um sistema de arquivos especfico. Os sistemas de arquivos mais usados para CDs e DVDs so o ISO 9660, o UDF (Universal Disk Format), o Joliet e o Rock Ridge. 1. A especificao DVD Vdeo, por exemplo, usa um sistema de arquivos misto: UDF/ ISO. Alm disso, os arquivos de um DVD Vdeo obedecem a formatos e codificaes especficos: os arquivos de vdeo que contm o filme ou videoclipes utilizam o container .vob (de vdeo object, objeto de video) e so codificados com um codec do tipo MPEG 2. H outros arquivos adicionais como o .ifo (que traz informaes sobre como o aparelho de DVD deve exibir o contedo; se h menus para auxiliar a navegao e como eles devem ser utilizados; onde o fluxo de udio ou legendas est localizado; onde cada captulo comea e termina etc.) e o .bup (backup do .ifo), mas no .vob que est todo o contedo (vdeo, udio, legendas, imagens). Abaixo, um exemplo tpico dos arquivos de um DVD de vdeo que geralmente tem duas pastas: AUDIO_TS e VIDEO_TS, sendo que em geral apenas a ltima tem algum contedo e realmente necessria. Em marrom, temos os arquivos .bup; em azul, os arquivos .ifo; e em verde, os arquivos .vob:

Geralmente um filme dividido em 4 ou mais arquivos de cerca de 1GB (gigabyte) por questes de compatibilidade, pois por ser um sistema misto, o DVD vdeo deve ser compatvel tambm com o ISO 9660 que, sem o relaxamento das restries de tamanho, s suporta arquivos de at 4GB de tamanho. J o UDF suporta arquivos maiores do que 4 GB.

2. A especificao CD udio foi uma das primeiras que surgiram, sendo anterior especificao CD de dados, porm guardando vrias semelhanas em relao a um CD de dados, tanto assim que alguns programas o identificam como tal, conforme imagens abaixo. Entretanto, por ter sido criado depois, o formato CD de dados comporta mais detalhes tcnicos em sua implementao. Em um CD de udio, as trilhas de udio so representadas no Windows Explorer por atalhos com a extenso .CDA que no contm nenhum dado de udio; apenas informam onde cada trilha comea e termina. Os dados de udio so armazenados em trilhas, usando a codificao PCM (Pulse Code Modulation Modulao por cdigo de pulsos), sem compresso de dados, e com os seguintes parmetros: dois canais (estreo), resoluo de 44 KHz e bit rate (taxa de bits) de 1411 kbps. Ou seja, ao gravar seus MP3s, eles so descomprimidos e convertidos pelo programa de gravao de CDs, antes de serem gravados no CD. Os formatos de arquivos .wav e .aiff tambm so codificados em PCM. O layout tpico de um CD de udio composto de um lead in (cabealho inicial, dentro do qual est localizado o TOC Table of Contents -Tabela de Contedos), vrias trilhas de dados de udio e um lead out (cabealho final).

3. A especificao DVD/CD de dados pode utilizar diversos sistemas de arquivos e parmetros, devendo-se levar em conta que ao gravar arquivos maiores que 4 GB o sistema de arquivos a ser utilizado dever ser o UDF ou o UDF/ ISO com a restrio de tamanho relaxada. Pode-se utilizar o Joliet tambm, alm dos dois outros sistemas citados. O layout tpico de um CD/DVD de dados formado por um lead in, uma trilha de dados e um lead out. Caso o disco tenha sido gravado em vrias sesses, esse layout repetido tantas vezes quantas forem as sesses. A diferena que enquanto o disco no finalizado, os lead outs gravados so lead outs reduzidos. J quando o disco finalizado, o lead out completo. Um Cd de udio sempre e necessariamente finalizado. Um Cd de dados, quando finalizado, no admite mais a gravao de novos dados. Alguns parmetros relativos aos nomes dos arquivos gravados tambm devem ser ajustados para que no aconteam cagadas como, por exemplo, arquivos com o nome reduzido para 8 caracteres, tornando-os indecifrveis ou irreconhecveis pelo nome. Isso acontece porque h um parmetro para que os arquivos gravados sejam compatveis com o MS-DOS, que s suportava arquivos com at 8 caracteres no nome. Outro detalhe que deve ser levado em conta o sistema de arquivos Joliet. O Joliet uma extenso do padro ISO 9660, desenvolvido pela Microsoft. conveniente fazer algumas relaxaes no Joliet ao gravar uma mdia para que os nomes dos arquivos no sejam truncados. Por ser uma tecnologia da Microsoft, ele que tem a preferncia como sistema usado para a exibio dos nomes de arquivos no Windows Explorer. Dessa forma, arquivos com nomes muito grandes podem ter seus nomes encurtados ao se utilizar o Joliet em suas restries mais tpicas. Veja:

Ou:

Relaxando as restries do Joliet:

J o Rock Ridge tambm uma extenso do padro ISO 9660, mas desenvolvido para se adequar melhor ao sistema de nomes do ambiente Linux/Unix. Um dos programas que lida com o Rock ridge o K3B. Criando um DVD de dados com o Nero 7 Essentials: (aquela verso reduzida do Nero que geralmente vem de brinde quando voc compra um gravador de DVD). Escolhemos gravar um DVD de dados porque hoje em dia no compensa mais comprar CDs para armazenar dados (o preo de um DVD chega a ser mais barato que o de um CD em certos lugares e ocasies, alm do que hoje em dia quase todos os computadores vm com uma unidade de DVD que tambm l CD. E tem ainda a questo fundamental desta comparao: um DVD armazena uma quantidade bem maior de dados do que um CD. Um CD comum tem entre 700 e 800MB de espao para gravao enquanto um DVD comum cerca de 4,7 GB (na prtica, 4439 MB).

1) Abrimos o Nero StartSmart 7 Essentials, clicando no atalho do programa (ele pode estar em outro lugar no seu computador , como o desktop ou o menu iniciar). O StartSmart uma das interfaces disponveis do Nero (as outras so o NeroExpress e o Nero Burning Rom, disponvel apenas na verso paga).

2) Escolhemos Criar DVD de dados:

Um outro caminho seria usar o atalho do Nero Express:

A diferena que na interface do Nero Express ainda h mais uma janela onde preciso selecionar:

3) Clique em Add:

Na setinha do menu dropdown possvel navegar pelos drives e pastas do computador. Abra a pasta onde esto os arquivos (ele memoriza a ltima pasta aberta quando da gravao de um DVD):

Selecione os arquivos. Depois clique em Add:

E por fim em Close na janela que aparecer de volta.

4) Clique em Next:

5) Agora, defina alguns parmetros da gravao: Clicando na setinha marcada com o crculo, se abre a opo de definir a velocidade de gravao. Se o DVD for 8x, pode deixar marcado Maximum que a velocidade de gravao ser de 8x. Gravar em menos de 8x aumenta consideravelmente o tempo de gravao. Com 8x o tempo mdio de gravao

gira em torno de 8 minutos mais ou menos, dependendo da quantidade de dados a serem gravados. Em disc name, o ttulo do DVD ( o nome que aparecer no Windows Explorer, por exemplo). Em Verify..., o programa verifica se os dados foram gravados corretamente, comparando os dados gravados com os arquivos originais (isso aumenta em cerca de mais 5 ou 6 minutos a concluso da tarefa). Em Allow files..., o programa criar um disco multissesso, dando a oportunidade de gravarmos mais dados posteriormente em outra sesso de gravao (desde que o disco no esteja cheio, claro). Em Burn, dizemos ao programa para iniciar o processo de gravao.

Para gravar um DVD de dados no ImgBurn, o processo um pouco diferente. Mas por que usar outro programa? Apesar de vir na forma de bundleware (com outro programa intruso dentro do setup de instalao), o Imgburn um dos melhores programas para gravao de mdias pticas no ambiente Windows. E muitas vezes no temos o Nero instalado no computador que estamos utilizando no momento. Basta desmarcar a caixa de seleo e no autorizar o programa intruso durante a instalao. Para que o programa inicie na tela de opes de tarefas, pode ser preciso configur-lo para isso. V em Tools -> Settings:

Events -> On Startup -> EZ-Mode Picker:

Assim, toda vez que o programa for aberto, ele abrir nesta tela:

Devemos escolher a opo Write files/folders to disc para criar um DVD de dados:

Para habilitar o editor que nos permite arrastar e soltar os arquivos a serem gravados, devemos ir em Input ->Advanced (ou do contrrio, teremos que usar o editor bsico que no permite um controle visual to bom quanto o avanado): Estar habilitado ento o Disc Layout Editor:

esquerda, podemos navegar pelas pastas do computador e abrir aquelas onde esto os arquivos a serem gravados. Selecionamos o(s) arquivo(s) e o(s) arrastamos para a parte inferior do editor.

Clicando em Calcular o tamanho da imagem, podemos conferir se est tudo certo e a quantidade de dados que ser gravada:

Se o arquivo for maior que 4GB, ser preciso usar o sistema de arquivos UDF ou relaxar algumas restries do ISO, pois caso restries mais conservadoras estiverem memorizadas nas opes, poder aparecer uma mensagem de erro do tipo:

Devemos, ento, escolher o UDF e corrigir as opes em Options -> File System -> UDF:

Ou relaxar as restries em Advanced -> Restrictions -> ISO 9660 -> Allow... (Permitir arquivos excedendo o limite de tamanho):

isso! Um grande seno do ImgBurn a falta de suporte gravao em multissesso. Ou seja, gravamos alguns arquivos no DVD/CD e depois, num outro momento - ou num outro dia talvez -, gravamos mais alguns arquivos at encher o DVD/CD, isto , at no haver mais espao no disco para gravar mais arquivos. A gravao em multissesso especialmente til quando no temos muitas mdias pticas disposio e queremos (ou precisamos) ir gravando aos poucos o contedo at preencher todo o DVD/CD. No Nero, quando deixamos marcada a opo Allow files to be added later, estamos habilitando a multissesso e, dessa forma, poderemos utilizar o mesmo DVD/CD para gravar mais alguns arquivos em outra oportunidade (caso ainda haja espao suficiente no disco para gravar os arquivos que queremos). Outra bola fora do Imgburn no criar CDs de udio. Para isso, temos de usar o Nero ou outro programa. O prprio Windows Media Player capaz de criar CDs de udio. Vejamos: Antes de mais nada, abrimos o Windows Media Player:

Agora, para que as janelas do WMP do seu computador sejam parecidas com as deste tutorial, preciso que elas exibam o modo completo:

Depois, vamos em Gravar -> CD de udio:

Abrimos o Windows Explorer e arrastamos algumas msicas para a lista de gravao:

Clicamos em iniciar gravao:

O WMP pode ser usado tambm para copiar as msicas de um CD, transformando-as em mp3.

Muitas pessoas quando comeam a usar o Windows acham que basta copiar as msicas do CD selecionando-as no Windows Explorer e apertando Control+C e Control+V ou arrastando-as para uma pasta qualquer.

Mas ao copiar as msicas de um CD usando o Windows Explorer, so apenas criados atalhos para as msicas que esto no CD. Ou seja, se o Cd no estiver no drive, nada ser tocado. Veja que 44 bytes um tamanho muito pequeno para um arquivo de udio, sendo de fato apenas um atalho:

Veja que se voc abrir este arquivo com o bloco de notas ou o wordpad ou um editor hexadecimal, vai apenas aparecer meia dzia de caracteres e nenhum contedo de udio:

Para efetivamente copiar as msicas de um CD (processo que conhecido como ripar o mesmo termo ripar tambm usado para a cpia do contedo de um DVD de vdeo), preciso usar um programa especfico para isso como o WMP que oferece o bsico apenas, ou programas como o Nero e os famosos CDex e Exact Audio Copy (EAC). Usando o WMP para ripar um CD de udio: Por padro o WMP gera arquivos de udio no formato wma que no compatvel com todos os media players. Clique na setinha em Copiar do CD e mude para mp3:

Em taxa de bits, quanto maior, maior a qualidade. O padro 128kbps:

Ao inserir um CD original, pode ser que a seguinte janela aparea. Apenas marque as opes como na figura abaixo, para no ter dor de cabea depois caso voc resolva tocar as msicas em outro computador:

Se voc colocar um CD e j estiver na guia Copiar CD, ele comear automaticamente a extrair as msicas do CD:

D ok nesta janela chata:

Por padro, as msicas so copiadas para a pasta Minhas msicas, dentro de Meus documentos, veja:

Clicando em Alterar possvel mudar isso. Veja tambm que est marcada a opo Copiar do Cd quando inserido:

Usando um programa especializado para ripar CDs de udio: Se o Windows Media Player ripa CDs de udio, por que usar outro programa? Muito simples: o WMP no o melhor programa para este tipo de tarefa. H outros programas para Windows que so especializados neste tipo de trabalho. Podemos citar como exemplos os j bem conhecidos e carimbados CDex e EAC, alm do Free Audio Converter And CD Ripper, que assim como o CDex est disponvel no www.sourceforge.net. Tais programas especializados possuem uma caracterstica muito importante chamada seek jitter correction (correo do jitter de busca). O jitter uma variao indesejada no perodo real de um sinal peridico, em

relao um determinado clock ou sinal de tempo. O jitter causa atraso na entrega de pacotes sucessivos de dados. Em se tratando de CDs de udio, o jitter pode causar estalos ou cliques repetidos durante a reproduo de uma msica. preciso, entretanto, habilitar esta feature nas configuraes dos programas, veja. No CDex:

No Fre:ac:

Tanto o CDex quanto o Fre:ac so muito parecidos. Vejamos como instalar o CDex: Duplo clique no instalador:

Aceitar e prximo:

Reparem que ele instala um driver Aspi para uso prprio:

E tambm algumas bibliotecas .dlls do runtime (ambiente de execuo) do Visual C++ 2005:

Usar o CDex no tem a menor complicao. Basta inserir o Cd no drive e clicar no boto do menu lateral Extrair Trilha do Cd para arquivo de udio compactado:

Se voc preencher um e-mail qualquer, pode tentar recuperar o nome das msicas via internet:

Agora sim, com os nomes bonitinhos:

Por padro, as msicas so convertidas para mp3, com bitrate varivel. Basta definir o bitrate mnimo e o mximo:

Usando o Nero para criar um CD de udio:

Ou pela interface Nero Express:

- Add (adicionar):

Por padro, ele abre em meus documentos, mas voc pode navegar at a pasta onde esto as msicas e selecionar as que quiser gravar. Clique em Add depois de selecion-las:

Ele faz uma anlise:

Clique em Fechar:

Voc pode marcar tambm a caixa de seleo Normalize all audio files (nivelar o volume de todos os arquivos de udio). Isso muito til quando h msicas ou com volume muito alto ou muito baixo umas em relao s outras. Reparem que isso no funciona em 100% dos casos, mas na pior das hipteses ameniza um pouco a diferena de volume entre elas. Next (prximo):

Se quiser que verifique a gravao:

Clicando na setinha esquerda, possvel ajustar a velocidade de gravao (para CD de udio quanto mais lento, melhor 16x o recomendado; note que o 16x da gravao de um CD diferente do 16x da gravao de um DVD; o 16x da gravao de um DVD equivale a mais ou menos 16 MB/segundo e leva cerca de 4 minutos para se gravar um DVD nesta velocidade; o 16x da gravao de um CD equivale a uns 4 MB/s, se no me engano) e o mtodo de gravao (disk at once o disco de uma vez - o recomendado). Clique em Burn (gravar) depois que tudo estiver certo:

Para extrair as msicas do CD usando o Nero Essentials 7: Vamos em Criar CD de udio no StartSmart:

Clicamos na setinha lateral e selecionamos Copy audio cd tracks:

Ou abrimos o Nero Express:

Clicamos na setinha lateral e selecionamos a mesma opo :Copy audio cd tracks:

Vai perguntar se deseja tentar achar os nomes das msicas pesquisando na internet:

Pode ser que no consiga:

Clique em Cancel para ser mais rpido:

Por padro, as trilhas de udio so salvas na pasta Meus documentos e no formato Wave (udio sem compresso). possvel usar correo de jitter, mas caso a extrao demore demais, cancele e desmarque a correo de jitter. Se estiver satisfeito com as opes, clique em GO:

Para salvar as msicas num formato com compresso, pode ser interessante usar o mp4 disponvel (gera arquivos bem menores):

exibido o progresso da operao:

Gravando uma imagem de CD/DVD com o ImgBurn: Quando se fala em imagem de um CD/DVD, estamos nos referindo a uma cpia de todo o seu contedo geralmente dentro de um nico arquivo que pode ter as extenses: .iso, .img, .bin, .nrg, .uif, .daa etc. Existem tambm as imagens de HD, SSD (solid state drive), carto de memria, sistema operacional ou partio de disco. Alguns formatos de imagem podem conter tambm uma cpia da estrutura da mdia original onde estava o contedo. o caso de imagens de HD criadas com o programa DD do Linux e seus derivados, que criam imagens com a extenso .img. Tais imagens contm uma cpia do sistema de arquivos, que no Linux geralmente podem incluir parties formatadas em Ext2, Ext3, ReiserFS etc.

Quando falamos em cpia de todo o contedo, queremos dizer todo o contedo mesmo, inclusive aquele que no aparece no Windows Explorer ou em outros gerenciadores de arquivos comuns. isso mesmo! Quando voc coloca um CD/DVD de instalao do sistema operacional, o contedo do setor de boot no exibido. Entretanto, alguns gerenciadores como o Isobuster podem exibir este tipo de contedo. Veja que ele contm dois arquivos:

Que no so exibidos pelo Windows Explorer:

por isso que no adianta voc copiar os arquivos que esto no CD/DVD de instalao do sistema, usando o Windows Explorer, e grav-los depois num outro CD/DVD. O disco no conseguir dar boot no computador. necessrio criar uma imagem de todo o contedo do disco e grav-la depois. Quando copiamos um CD/DVD exatamente isso que acontece: o programa primeiro cria uma imagem de todo o contedo do CD/DVD no HD para s ento depois grav-lo. Isso acontece por alguns motivos muito simples: Primeiro: o contedo poderia ser copiado diretamente para a memria RAM do sistema - isso bastante arriscado porque a memria RAM voltil; uma vez que falte energia eltrica, seu contedo se perde totalmente. Segundo: a quantidade de memria geralmente insuficiente para se copiar um DVD inteiro; Terceiro: para se copiar diretamente um CD/DVD seriam necessrios dois drives de CD/DVD, processo que conhecido como gravao on-the-fly. arriscado devido ao perigo de buffer underrun (esvaziamento de buffer), que acontece quando os dados precisam ser gravados no CD/DVD e eles ainda no esto no cache (memria interna de transferncia do drive de CD/DVD). Uma certa quantidade de dados armazenada temporariamente no cache justamente para que estejam disponveis no momento da gravao, tendo em

vista que a velocidade de leitura dos dados pode no estar sendo suficiente para uma determinada velocidade de gravao do CD/DVD. por isso que se recomenda no fazer nada no computador enquanto um CD/DVD est sendo gravado. O ImgBurn lida muito bem com este tipo de situao, esperando que os dados estejam disponveis para continuar a gravao, caso os dados faltem no cache do gravador de CD/DVD. Eu mesmo j presenciei uma situao dessas. Outro motivo para se criar uma imagem de CD/DVD so os jogos que verificam a todo instante se tipo de mdia est dentro do drive. Caso contrrio eles no funcionam. Neste caso, basta ter um programa que instala um drive virtual de CD/DVD e abrir o arquivo de imagem com ele. O jogo pensar que h um CD/DVD de verdade carregado dentro do drive. Como exemplo deste tipo de programas podemos citar o WinCDEmu, o Daemon Tools, o Nero Image Drive, o PowerIso etc. Para montar uma imagem usando o WinCDEmu, clique com o boto direito na imagem, escolha a opo selecionar letra do drive e montar:

D ok:

Para gravar uma imagem no Imgburn, clique na opo abaixo:

Procure o arquivo:

Navegue pelas pastas at encontr-lo:

Selecione o arquivo descritor do contedo (se ele existir) e Abrir:

Write (gravar):

Aguarde at terminar a gravao:

Para gravar uma imagem no Nero:

Para criar uma imagem usando o Imgburn: Selecione criar arquivo de imagem a partir do disco:

Em Source possvel selecionar o drive de CD/DVD onde est a mdia a ser lida. Clicando na pasta ao lado do campo Destination possvel mudar a pasta onde a imagem ser criada. Clicando em Read a imagem ser criada.

Mudando a pasta, o nome do arquivo ou o tipo de imagem a ser criada:

Note que o Imgburn suporta a criao de 3 tipos de arquivos de imagem. Aps clicar em Salvar, volta-se janela anterior e s clicar em Read.

Para criar uma imagem usando o Nero StartSmart: Basta usar a opo copiar DVD, copiar e colar numa outra pasta a imagem temporria criada pelo Nero, no colocar o DVD no gravador e cancelar a cpia. Isso porque nas configuraes padro, o Nero apaga a imagem temporria depois que o DVD copiado. Clicamos primeiro em Copiar DVD:

Clique em Copy:

Se voc no mudou nada nas configuraes do programa, a imagem ser criada na pasta Meus documentos. Basta ir l quando o programa solicitar que um disco seja inserido no drive, copiar a imagem, col-la em alguma pasta e cancelar o processo de gravao.

Os diferentes drivers para acessar unidades de CDs/DVDs: Um driver nada mais do que um guia, um condutor que transporta a comunicao de um dispositivo ao sistema operacional e vice-versa. Trata-se de um programa que intermedeia a comunicao entre o sistema e o dispositivo (unidade de CD, HD, monitor, teclado, etc.). Em se tratando de mdias pticas (CDs/DVDs), temos basicamente os seguintes drivers no ambiente Windows: - O SPTI (SCSI Pass Through Interface) da Microsoft; driver nativo do Windows atualmente. - O Aspi (Advanced SCSI Programming Interface), que foi desenvolvido originalmente pela Adaptec para que o Windows 95/98 pudesse acessar diretamente dispositivos SCSI ou ATAPI e hoje serve como base para o desenvolvimento de inmeros drivers nele baseados. - O NeroAspi, implementao proprietria do ASPI, desenvolvida pela Ahead Nero. - O GearAspi, usado pelo Norton Ghost. - O SPTD (SCSI Pass Through Direct), que instalado junto com o emulador de CD/ Drive Virtual Daemon Tools ou com o programa Alcohol 120%. Desenvolvido pela Duplex Secure, no tem nada a ver com o driver nativo do Windows, apesar do nome parecido. - O Patin Couffin, que instalado junto com algumas verses do DVDFab, e com os produtos da VSO (Blindwrite, ConvertXtoDVD etc). - O Elby do CloneCD/ CloneDVD. Uma particularidade interessante do DVDFab e do CloneDVD que eles permitem que voc pause a leitura de um CD/DVD, quando ele est sendo ripado. Se no me falha a memria, algumas verses antigas do CloneDVD at solicitavam que voc limpasse o CD/DVD, com um pano que no solta plos, no meio do processo de ripagem, para tentar eliminar eventuais erros de leitura que estivessem ocorrendo.

Como criar um DVD de vdeo: Para gravarmos um DVD de vdeo, preciso primeiramente que os arquivos de vdeo estejam codificados em Mpeg 2, dentro de um container do tipo .VOB (video object). S depois que podemos gravar os arquivos de vdeo no DVD. H programas especficos que convertem os mais variados formatos de vdeo no formato compatvel com a especificao DVD Vdeo. verdade que aparelhos mais modernos de DVD so capazes de ler quase todos os sistemas de arquivos para DVDs e formatos de vdeo, incluindo: .mpeg, .mpeg2, .mp4, .divx, .mkv, .ogg etc. Entretanto, aparelhos mais antigos ou simples so capazes apenas de ler os arquivos de um DVD video padro. Da a necessidade de se criar um DVD que seja compatvel com todos os aparelhos, caso queiramos que o DVD produzido seja visto em qualquer aparelho. Um dos mais simples para se autorar um DVD o DVDFlick: Depois de baixar ele no www.sourceforge.net e instal-lo, abra-o. Em Add title, acrescentamos os arquivos de vdeo que queremos pr no DVD:

Selecionamos e clicamos em Abrir:

Pode ser que uma mensagem de erro aparea. Clique Ok.

Espere:

Em Edit title, podemos configurar alguns parmetros do nosso DVD:

A proporo da imagem (4:3 tela quadrada ou 16:9 - widescreen)

Criar um captulo para cada videoclip (bastante recomendado e til, pois quando voc apertar o boto prximo/seguinte do controle remoto, o vdeo seguinte ser tocado, facilitando pular de um videoclip para outro):

Aqui voc pode sobrepor uma msica ou som ao udio original do vdeo:

Aqui voc pode acrescentar legendas, se tiver:

Os formatos de legendas aceitos so estes:

Em Project Settings, possvel definir algumas opes do projeto:

possvel criar, alm dos tradicionais arquivos .vob, uma imagem .iso, pronta para ser gravada num DVD. Em Burn project to disc possvel gravar j de uma vez o projeto.

Nas opes gerais, possvel definir o tamanho final do DVD ou dos arquivos .vob gerados. Em Keep intermediate udio and vdeo files, sero mantidos os arquivos temporrios gerados: .mpa (audio mpeg 2)e .mpv (video mpeg 2). O campo Thread count automaticamente preenchido pelo programa (no no mude nada aqui). Em encoder priority recomendado deixar como est caso pretenda usar a mquina enquanto os vdeos so convertidos, j que o ganho de tempo na codificao no l to significativo.

H vrias opes de tamanho final para o projeto (a padro 4.3 GB, que corresponde a um DVD single layer, DVD simples encontrado facilmente no comrcio; possui uma nica camada de dados); DVD DL - DVD double layer

(DVD de dupla camada); CD ... e Custom (Personalizado). Em Custom podemos definir o tamanho exato, por exemplo para um DVD com apenas dois vdeos de 10 minutos, podemos definir 200 MB e assim por diante:

Em Vdeo, as opes do vdeo a ser gerado. Em target format, podemos escolher o sistema de codificao: Pal, NTSC ou Mixed (misto). Pode ser interessante escolher misto se o aparelho de DVD suportar tanto Pal quanto NTSC, pois nesta opo o programa manter o formato original do vdeo, o que resultar teoricamente em maior qualidade. Em target bitrate (taxa de bits), recomendado deixar auto fit (ajuste automtico).

Em Audio, pode-se deixar os valores como esto:

Em playback, como o disco ser tocado. Em After a title.. (depois que um clipe terminar de tocar), possvel escolher: play the next (tocar o prximo); play it again (tocar de novo); stop... (parar de tocar); return... (retornar ao menu). Em Loop... (voltar ao primeiro clipe quando terminar de tocar o ltimo), podemos deixar marcado como est. Always... habilita a primeira legenda disponvel (no idioma padro).

Em Menu Settings possvel escolher alguns modelos de menus:

Como criar um DVD de vdeo usando o Nero StartSmart: Para criar um DVD de vdeo com o Nero StartSmart, temos que clicar na setinha do menu Aplicativos e clicar em Nero Express:

Clicamos em Vdeo -> DVD vdeo:

Clicamos em Add:

Abrimos a pasta onde esto os arquivos .vob e clicamos em Add:

Clicamos em Close:

Next:

E Burn:

Para gravar arquivos num CD usando o Windows Explorer: O Windows Explorer capaz de gravar CDs no Windows XP e CDs e DVDs no Windows 7 e 8. Basta arrastar alguns arquivos para o drive de CD:

Aparecer a mensagem:

Seja rpido e clique nela. Clique depois em Gravar arquivos no CD:

Obs.: Quando arrastamos ou enviamos alguns arquivos para o drive de CD no Windows, so criadas cpias desses arquivos numa pasta temporria: C:\Documents and Settings\nome-do-usurio\Configuraes locais\Application Data\Microsoft\CD Burning. Caso a gravao falhe, bom ir at l e apagar os arquivos temporrios se no precisar mais deles, pois s serviro para ocupar espao l. De vez em quando bom olhar tambm se no h mais arquivos temporrios nesta pasta e apag-los, j que depois de gravado o CD, eles sero apenas lixo ocupando espao no HD naquela pasta temporria.

E como no poderia deixar de ser, a cereja do bolo tinha que ficar para o final. Veremos agora como copiar filmes de DVDs originais. Sim, aqueles que a gente encontra em lojas e locadoras, por exemplo. A maioria desses DVDs tem alguma proteo anti-cpia e para copi-los preciso usar um programa que quebre ou retire essa proteo, ao copiar tais DVDs. Um dos melhores e mais simples programas que existem para este tipo de tarefa o DVDFab, que alm de tudo ainda tem outras funes, como converter os vdeos de um DVD para os mais diversos formatos, compatveis com os mais diversos aparelhos e players (celulares, media players, aparelhos de DVD etc.). Ele tambm permite criar um novo DVD vdeo a partir de arquivos de vdeo ou a partir do DVD ripado/copiado. O DVDFab um shareware com tempo limite de uso para suas funes no-grtis, ou seja, depois de um tempo (30 dias, parece) ele desabilita algumas de suas funes (exceto a de ripar DVDs, se no me engano), te oferecendo a compra de uma licena para voltar a habilitar as funes pagas. Isso no chega a ser um problema. Se voc no quiser comprar uma licena basta desinstalar o programa (se quiser), resetar o DMA (pode ser que o DVDFab deixe a gravao de DVDs lenta ao ser desinstalado) e instalar uma nova verso do mesmo DVDFab assim que ela estiver disponvel para download no site do fabricante. Sim, novas verses do programa so lanadas com uma boa freqncia e geralmente num curto espao de tempo (dois/ trs meses mais ou menos). Basta usar desta artimanha e voc ter sempre o DVDFab sua disposio. Instalar o DVDFab no tem mistrio:

Se quiser mudar a pasta do Menu Iniciar onde os atalhos sero instalados:

Na primeira que abrimos o programa, ele acessa os servidores da empresa que o produziu para checar a licena do programa. Clique em Try:

Close:

Se no houver nenhum DVD ainda no drive, aparecer esta janela:

J com o DVD no drive, se voc clicar em Start, ele vai copiar o DVD para outro um DVD em branco. Repare que no campo Save to est selecionado o drive de DVD. Para ripar o filme para o HD, clique na pastinha e escolha onde o filme ser salvo:

Repare que possvel pausar o processo:

Se estiver copiando para um outro DVD, basta inseri-lo aps aparecer a mensagem:

Reparem que o DVDFab trabalha com vrios modos de cpia. No exemplo citado acima, usamos o Main Movie (filme principal). Nesse modo, o programa detecta automaticamente qual o ttulo principal. Entretanto, pode ser que isso no funcione muito bem para todos os DVDs que tivermos mo. Para realmente copiarmos um DVD inteiro, temos que escolher a opo Full Disc (o disco todo):

Assim, mais seguro de no termos surpresas no final:

Para encerrar o programa, clique no xizinho e depois em Exit program e Ok:

Agora, atente apenas ao fato de que ele acrescenta uma pasta Full Disc, Main Movie s pastas onde os arquivos so salvos:

isso. Obs.: Para resetar o DMA (Direct Memory Access recurso usado por HDs e drives pticos para acessar diretamente o contedo da memria sem que o dispositivo tenha que pedir permisso ao processador), basta usar um programa que tenha esta funo. Usando o ImgBurn:

Reinicie o computador.

You might also like