You are on page 1of 2

ESCOLA ESTADUAL __________________________________________________________ PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMTICA.

7 ano SUPERVISOR (A) PEDAGGICO (A):______________________________________________ PROFESSOR (A): _______________________________________________________________ LIVRO: ____________________________________ AUTOR: ___________________________ 1 BIMESTRE TPICOS/TEMAS CBC: 01 Cjto. dos Nmeros Naturais 02 Cjto dos Nmeros Inteiros OBJETIVOS (Habilidades) Influencia histrica dos nmeros Inteiros. Ampliar o significado do conjunto dos nmeros naturais e construir o significado dos nmeros inteiros, ampliando o conceito de nmero pela incorporao dos nmeros negativos. Relacionar o conceito de nmeros inteiros com situaes cotidianas ou propriamente matemticas. Reconhecer nmeros opostos ou simtricos. Adicionar nmeros inteiros positivos e negativos. Constatar, por meio de clculos que as propriedades estruturais da adio validades em tambm so vlidas em . Apresentar a propriedade do elemento oposto. Ampliar os procedimentos de clculos para a adio de dois ou mais nmeros inteiros. Identificar a propriedade de nmeros opostos para o cancelamento de parcelas. Determinar a diferena entre dois nmeros inteiros quaisquer. Verificar que, em , para a subtrao vale apenas a propriedade do fechamento. Efetuar clculos envolvendo multiplicao de nmeros inteiros. Ampliar para o campo dos nmeros inteiros as propriedades estudadas no campo dos nmeros naturais. Verificar que as propriedades estudadas em para a multiplicao so vlidas, tambm no conjunto . Ampliar para o campo de nmeros inteiros a operao de diviso. MESES: FEVEREIRO A ABRIL Nmero de aulas previsto: 50 Aulas METODOLOGIA MALBA INSTRUMENTOS AVALIATIVOS Aulas expositivas seguidas de resolues de atividades propostas. TRABALHO Jogos e desafios matemticos. Valor: 05 pontos. Uso de materiais contextualizados (extratos Olimpada da Multiplicao e bancrios, etc.) para diviso: 03 pontos. demonstrar as operaes com os nmeros Inteiros. Pesquisas: A Histria dos AVALIAO MENSAL nmeros, histria dos Valor: 07 pontos. nmeros Inteiros. Data: 04/03/2014 Desenvolver olimpada da soma, subtrao, AVALIAO BIMESTRAL multiplicao e diviso para consolidar habilidades com as operaes em . Data: 30/04/2014 Valor: 10 Pontos Utilizar os resultados do PAAE para intervir pedagogicamente. *** Insero do Projeto Resoluo de simulados na Interdisciplinar da Escola web. (www.somatematica.com.br) Resoluo de atividades (RIVED).

Ronaldo Ferreira Professor e Analista Pedaggico SRE Patos de Minas Ronaldo.ferreira@educacao.mg.gov.br

Efetuar clculos envolvendo a diviso dos nmeros inteiros. Ampliar para o conjunto o significado da potenciao e suas propriedades. Identificar a raiz quadrada exata de um nmero inteiro positivo a como o nmero inteiro positivo b, de modo que b = a. Verificar que no possvel, em , determinar a raiz quadrada de um nmero inteiro negativo. Fazer clculos mentais e escritos para resolver problemas que envolvam essas operaes. Utilizao da calculadora para resolver problemas. Utilizando a reta numrica, comparar dois nmeros inteiros e expressar essa relao por meio do sinal >, < ou =.

ORIENTAES PARA UM BOM TRABALHO: Para uma aprendizagem satisfatria dos contedos contidos nesta unidade, fundamental revisar contedos j estudados no 6 ano do Ensino Fundamental. Alm disso, sempre bom lembrar que a matemtica se faz dia-a-dia, atravs de um estudo constante. Portanto, preciso que o aluno faa todos os exerccios durante as aulas e tambm em casa, pois durante a resoluo de exerccios que ele ir perceber se realmente aprendeu ou no determinado contedo.

Ronaldo Ferreira Professor e Analista Pedaggico SRE Patos de Minas Ronaldo.ferreira@educacao.mg.gov.br

You might also like