You are on page 1of 24

A importncia da Contabilidade de Custos na Formao de Preos em uma micro-empresa de Uniformes Profissionais The importance of Cost Accounting in Price Formation

in a micro enterprise Professional Uniforms


Ulisses do Carmo Cunha
SENAI CETIQT

Jos Roberto F. Rodrigues


Professor do SENAI CETIQT

Resumo O presente trabalho tem como finalidade explicar a importncia que a Contabilidade de Custos exerce na formao do preo de venda, seja de um produto fabricado ou de um servio prestado. As empresas esto sempre sujeitas dinmica do ambiente competitivo em que esto inseridas. Levando- se em considerao a facilidade em obteno de informao, que proporciona aos clientes um forte referencial quanto aos preos de mercado praticados, tambm com que tenham uma facilidade em adquirir produtos similares, maior a preocupao das empresas, com seus custos para se tornarem mais competitivas e continuarem atuantes no mercado. O objetivo do estudo investigar como ocorre a estrutura de custos de uma empresa industrial, microempresa de uniformes profissionais, que atua sobre encomenda. Como tambm, se essa estrutura de custos utilizada como subsdio na formao do preo de venda, tornando-se, ento, uma vantagem competitiva ou uma estratgia. Palavras- chave: Contabilidade de Custos; Custeio; Rateio; Mercado; Formao de Preos. Abstract This paper aims to explain the importance of the Cost Accounting has on the sales price, is a manufactured product or a service. Companies are always subject to the dynamics of the competitive environment in which they operate. Taking into account the ease of obtaining information, which gives customers a much stronger reference to prevailing market prices, making it also has a facility to purchase similar products, is the biggest concern for companies, with their costs to become more competitive and continue working in the market. The aim of this study is to investigate how does the cost structure of an industrial enterprise, micro-enterprise professional uniforms, acting on orders. As well, if this cost structure is used as an aid in the formation of the selling price, becoming then a competitive advantage or strategy. Keywords: Cost Accounting, Costing, Apportionment; Market; Pricing.

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

INTRODUO Bernard et al. (2007) evidencia que com a abertura do mercado nacional para o exterior e a insero do Brasil no mercado global, associados aos avanos tecnolgicos e a proliferao de produtos, as empresas se veem num clima de concorrncia acirrada. Deste modo, so foradas a se aprimorarem e a desenvolverem um controle maior para poder alcanar os seus objetivos; e, indo mais alm, sobreviverem no mercado. A busca empenhar-se para obter competitividade, exigindo diversas aes de melhorias que iro contribuir para atingir as metas organizacionais. De acordo com Iudicbus et al. (2006) as empresas necessitam de informaes mais precisas para saberem da lucratividade e do retorno dos investimentos, uma vez que visam disponibiliz-las aos seus acionistas, investidores e usurios, ampliando assim o campo de atuao da gesto empresarial. A necessidade dos usurios pelas informaes gerenciais vai depender do interesse que tem pela situao da empresa, variando tambm o grau de profundidade, anlise e freqncia que precisam para a tomada de decises futuras. As tomadas de deciso na empresa devem ser bem avaliadas e embasadas na competitividade e na permanncia da mesma dentro do mercado. Conforme Dantas e Ferreira (2008, p.1):
As tomadas de decises fundamentam-se na avaliao dos aspectos quantitativos e qualitativos dos fatos ocorridos e ocorrendo, bem como em cenrios projetados, e os impactos que possam causar s pessoas naturais ou s organizaes no contexto scioeconmico. A utilizao sistemtica de determinadas aes ou decises, remete existncia de estratgias de formao de vantagens competitivas que sustentem a continuidade das pessoas e organizaes na qualidade de partcipes ativos dos mercados nos quais atuem, conforme seus objetivos formais e constitucionais.

1 CONTABILIDADE FINANCEIRA E CUSTOS INDUSTRIAIS A contabilidade financeira (ou geral) foi desenvolvida na era mercantilista, bem antes da Revoluo Industrial (sculo XVIII). De acordo Martins (2001), neste perodo, ela era estruturada para servir empresas comerciais. As empresas viviam do comrcio e no da fabricao. Essa era produzida em sua grande maioria por grupos ou pessoas sem a constituio de uma empresa (Pessoa jurdica). Tais grupos eram compostos em grande parte por artesos. Devido a isto, conforme explica Martins (2001), tornavase fcil o conhecimento e a verificao dos bens existentes, bastando uma simples consulta aos dados e documentos arquivados no momento de sua aquisio. De acordo com Marion (2007) a contabilidade financeira no usada somente para atender obrigaes ou exigncias do governo, e sim para fornecer o mximo de informaes s tomadas

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

de decises estratgicas, dentro e fora da empresa. Uma empresa sem boa Contabilidade como um barco, em alto-mar, sem bssola. Martins (2001) chama a ateno para o fato de que o mercado (comercial, industrial, ou de servio) seja cada vez mais competitivo. Nele, as empresas devem buscar, veementemente, minimizar seus custos para maximizar suas receitas e melhorar sua eficincia no campo financeiro. Sendo assim, os custos com a competitividade ganham um papel fundamental na apurao real do valor do produto. Eles podem ser usados tanto como forma de avaliao com relao lucratividade quanto como vantagem competitiva, e at mesmo de maneira estratgica. Conforme Bruni (2010) a figura 1.1 apresenta a interseo das duas contabilidades: financeira e gerencial, desdobrando-se na de custos. Deste modo, em um dado momento, preocupa-se em atender s normas e imposies legais da financeira e, em outro, atende-se demanda de informaes acerca do melhor processo de tomada de decises, caracterstica da contabilidade gerencial.

1.1 Viso da Contabilidade Gerencial Segundo Bruni (2010) a Contabilidade Gerencial possibilita a tomada de decises. Nela observa-se um enfoque especial que aborda vrias tcnicas e procedimentos contbeis com objetivos diferentes. Faz-se o maior detalhamento dos processos atravs de uma classificao diferenciada, auxiliando os gestores das instituies em suas deliberaes. No caso da contabilidade financeira existe a necessidade de distino entre custos e despesas. Para a gerencial existe a preocupao em separar gastos que sofrem os efeitos de uma deciso dos que no so provenientes destas aes.
Caracterstica Objetivo principal Separao dos Gastos Contabilidade Gerencial Auxiliar no Processo de Tomada de deciso Fixos versus Variveis

Financeira Custear estoques Custos versus Despesas

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Para melhor compreenso, Neves e Viceconti (2010) apresentam a posio de que a contabilidade gerencial preocupa-se com as informaes geradas internamente. Assim sendo, no necessrio levar em conta de forma rgida os princpios contbeis, pois as informaes podem ser fornecidas de maneira a atender a necessidade e o interesse dos administradores. 1.2 Formao de Preos Preo o que tem de mais importante, quando se avalia a permanncia de uma empresa no mercado. De acordo com Bruni (2010, p.241),
A formao de preos representa uma das mais importantes e nobres atividades empresariais. A definio equivocada do preo pode arruinar um negcio. Embora discusses e dvidas permaneam sobre o fato de ser arte ou cincia, existe a certeza de que, sob a ptica da empresa, o preo deve ser superior aos custos plenos incorridos, a incluindo os tributos. Da diferena entre os preos e os custos plenos e impostos nascem o conceito de lucro e a manuteno das atividades empresariais. Porm, sob o ponto de vista do consumidor, o preo praticado deve ser inferior ao valor percebido por quem compra o produto ou servio. A deciso de comprar baseia-se na obteno de benefcios extras diferena existente entre o valor percebido e o preo praticado.

Bruni e Fam (2008) trazem reflexo o fato de a formao de preos de vendas dos seus produtos tornarem-se um grande desafio por trs problemas: 1) o preo baseado nos custos; 2) ele relaciona-se com o mercado consumidor, visto que esse quem determina, naturalmente, o preo do produto; 3) faz-se por meio da anlise da concorrncia. Deve-se contabilizar o custo e analisar o preo de mercado, avaliando se a lucratividade a desejada ou no. Considera-se, alm disso, a demanda e os nveis de concorrncia. Para o empresrio, h uma srie de pontos que devem ser levados em conta, por exemplo, o preo pode conter a demanda se a empresa no tem uma capacidade produtiva grande, na viso de Bruni e Fam (2008, p.268).
(...) A formao de preos deve ser capaz de considerar a qualidade do produto em relao s necessidades do consumidor. A existncia de produtos substitutos a preos mais competitivos, a demanda esperada do produto, o mercado de atuao do produto, o controle de preos impostos, o controle de preos imposto pelo governo, os nveis de produo e vendas que se pretende ou podem ser operados e os custos e despesas de fabricar, administrar e comercializar o produto.

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

2 REFERENCIAL TERICO 2.1 Contabilidade de Custos Bruni (2008) define a Contabilidade de Custos como o processo ordenado onde so usados todos os princpios da contabilidade financeira para registrar os custos de operao de um negcio, coletando os dados financeiros e contbeis para se estabelecer os custos de produo. De acordo com Neves e Viceconti (2010) a Contabilidade de Custos, que tinha como funo inicial fornecer elementos para avaliar estoques e apurar resultados, passou a prestar tambm mais duas funes de grande importncia a contabilidade gerencial: a utilizao dos dados de custos para auxilio ao controle e para tomada de decises. Na funo administrativa de controle, a funo da contabilidade de custos fornecer informaes para o estabelecimento de padres, oramentos ou previses. Em seguida, deve-se acompanhar o que aconteceu com o planejado. J para a tomada de decises, existe a necessidade de fornecer informaes mais adequadas ao processo decisrio. Callado (2005) destaca que a utilidade da Contabilidade de Custos nas organizaes de pequeno porte no difere bastante em relao ao desempenhado nas grandes empresas, que tem como funes bsicas: a sistematizao e a anlise dos gastos, a classificao e a contabilizao dos custos e a gerao de relatrios e informaes sobre os custos de produo. Para Santos (2009), no sentido mais amplo, a Contabilidade de Custos tem por finalidade mostrar os caminhos a serem percorridos na prtica da gesto profissional de um negcio. A ausncia de informaes provenientes contabilidade de custos poder resultar no fracasso do empreendimento. Para a administrao da empresa necessrio munir-se de informaes de planejamento e controle de custos e lucros para enfrentar a concorrncia, j que a mesma fabrica e comercializa produtos semelhantes. Acrescendo, Martins (2001) esclarece que para desenvolvermos um sistema de custos faz-se necessrio conhecermos todo o processo pelo qual o produto passa, incluindo a separao dos custos diretos e indiretos de fabricao referentes aos processos e aos gastos (ou despesas) da empresa. Certamente, custo e preo andam juntos. Souza (2006) traz a percepo de que nas empresas por encomenda os custos so essenciais para a tomada de deciso sobre o preo a ser cobrado pelo produto. Apesar de no ser o nico fator a ser analisado, os custos so a principal referncia para a formao de preo. Logo, estimlos corretamente fundamental. Como o processo de estimar custos influencia diretamente a formao de preos, o custo estimado deve ficar o mais prximo do real. Errar os custos estimados gera a sub ou a superavaliao do produto. Nestes casos, as empresas perdem clientes ou por oferecerem um preo maior do que o dos concorrentes, ou por incorrerem em prejuzos ao longo

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

da produo, pois, uma vez fixado o preo em contrato, torna-se impossvel negoci-lo com o cliente. Callado (2005) ratifica que a ausncia da Contabilidade de Custos no apenas um problema contbil, e sim um problema administrativo, pois, sem este controle adequado, os resultados podem ser desastrosos, uma vez que polticas de preo ou avaliao de projetos, desprovidas de tais informaes, podem comprometer seu desempenho financeiro. 2.1.1 Classificao dos custos e das despesas Dependendo do interesse e da metodologia empregada, diferentes so as classificaes utilizadas na Contabilidade de Custos. Santos (2009) elucida que os custos se classificam de diversas formas para atender a contabilidade societria e fiscal na apurao de custos. Na produo esto inseridos custos compostos de matria-primas, da mo-de-obra direta e dos custos indiretos de produo. 2.1.1.1 Classificao dos Custos em relao ao produto Santos (2009) define que os custos de produo so compostos das matrias-primas, da mo-deobra direta e dos custos indiretos de produo. OS CUSTOS DIRETOS: so os que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque h uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricao. Apresentam a propriedade de serem mensurveis de maneira objetiva, na concepo de Bruni e Fam (2008); Para Santos (2009) os custos diretos so constitudos de materiais diretos (MD) e mo-de-obra direta (MOD) e so definidos a seguir: - Matria-Prima (MD) o material usado diretamente na produo de um produto final. - Mo-de-Obra Direta (MOD) Elemento utilizado para transformao dos materiais diretos em produto, isto , os profissionais ou colaboradores envolvidos diretamente na produo. - Material de Embalagem- (quando esse material for identificado diretamente a um nico produto); -Depreciao de Equipamento- (quando esta for empregada para produzir apenas um tipo de produto) -Energia eltrica das mquinas- (quando for possvel saber a quantidade consumida na fabricao de cada produto) OS CUSTOS INDIRETOS de Produo ou fabricao (CIF) so os outros custos da rea fabril que dependem de clculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos.
www.cetiqt.senai.br/redige 6

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Portanto, so custos apropriados indiretamente aos produtos. Exemplo: seguro, aluguel da fbrica, na viso de Bruni e Fam (2008). Para Neves e Viceconti (2010) so custos que complementam uma atividade e so incorridos de forma indireta ou geral, participando, de todos os bens ou servios produzidos ou servios prestados. 2.1.1.2 Classificao dos Custos em relao ao volume de atividades Santos (2005) conceitua que certos custos tendem a aumentar ou diminuir no total, em proporo aos volumes de produo ou faturamento de vendas. Existem outros custos que so necessrios para manter a estrutura operacional da empresa a fim de que a mesma produza, entregue e administre um produto. Esses so denominados custos fixos - ou custo estrutural fixo. Eles independem do volume de atividade dentro do limite da capacidade instalada. A. Custos fixos- so os custos que no variam, em certa capacidade instalada, em determinado perodo de tempo ou qualquer que seja o volume de atividade da empresa. Na viso de Bruni e Fam (2008), eles existem, independentemente, de a empresa produzir ou no. B. Custos variveis - o valor total do custo se altera diretamente em funo das atividades da empresa. A produo aumenta e os custos variveis aumentam proporcionalmente, segundo Bruni e Fam (2008). C. Fam (2008). D. Custos semivariveis - referem-se aos custos variveis que no acompanham linearmente a variao da produo, mas em escalas; mantem-se fixos dentro de certos limites, na tica de Bruni e Fam ( 2008). De acordo com Crepaldi (2006, p.25) as empresas precisam de Sistemas de Custeio para realizar trs funes principais: avaliar estoques e medir os custos dos bens vendidos para a gerao de relatrios financeiros; estimar as despesas operacionais, produtos, servios e clientes; e oferecer feedback econmico sobre a eficincia do processo a gerente e operadores. 2.2. Metodologia de Custeio por Absoro Dutra (2009) explica que o Custeio por Absoro tambm chamado de custeio pleno ou Integral, sendo o mtodo mais usado quando se trata de apurao de resultado. Ele consiste em associar Custos semifixos - referem-se aos custos que em determinado momento so fixos passando a variveis quando este momento se excede, na concepo de Bruni e

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

aos produtos e servios os custos que ocorrem na rea de elaborao, ou seja, os gastos referentes s atividades de execuo de bens e servios. Neves e Vicenconti (2010) ressaltam que Custeio por Absoro um processo de apurao de custos, com objetivo de rastrear todos os seus elementos (fixos e variveis) em cada fase da produo. Portanto, um custo absorvido quando atribudo a um produto ou unidade de produo. Sendo assim, cada produto ou unidade receber sua parcela no custo at que o valor aplicado seja totalmente absorvido pelo Custo dos Produtos Vendidos ou pelos estoques finais. Bruni (2010) destaca que este mtodo estabelece que todos os gastos produtivos, inclusive os indiretos, devem ser incorporados ao valor dos estoques. Segundo Santos (2009, p.71), Este mtodo consiste na apropriao de todos os custos de produo aos produtos elaborados de forma direta e indireta (rateios). Complementa Dutra (2009) que o objetivo da avaliao de inventrios, o custeio por absoro, considera todos os custos diretos e indiretos, sejam eles fixos ou variveis, como partes do produto - no atendendo s empresas na necessidade de oferecer informaes que auxiliem s tomadas de decises estratgicas. Neves e Viceconti (2010) e Crepaldi (2006) chamam ateno para a distino principal no Custeio por Absoro, que ocorre entre custos e despesas. muito importante a separao por que as despesas so contabilizadas imediatamente contra o resultado do perodo, enquanto somente os custos relativos aos produtos vendidos tero idntico tratamento. J os custos relativos aos produtos em elaborao e aos produtos acabados, que no tenham sido vendidos, estaro ativados nos estoques destes produtos. Crepaldi (2006) conceitua que o custeio um processo de trs passos: 1) preciso separar os custos de produto dos custos de perodo. 2) os custos diretos do produto so atribudos aos produtos especficos, enquanto os custos indiretos so atribudos a centros de custos. 3) os custos indiretos so distribudos do centro aos produtos de acordo com seu uso. A soma dos custos diretos e custos indiretos distribudos gera o custo do produto. Santos (2008) chama ateno para uma falha no mtodo de custeio por absoro, como instrumento de controle: a utilizao de rateios dos gastos fixos, pois seus critrios de rateio por mais objetivos que sejam possuem componentes arbitrrios. Tais rateios podem distorcer os resultados apurados por produto e dificultar decises gerenciais. Isto se d quando esses so alocados de maneira diferente, como no caso da determinao de preos de venda ou da descontinuao da fabricao de determinados produtos. Santos (2005) destaca que este sistema falho em muitas circunstncias, e, principalmente, como instrumento gerencial de tomada de deciso, porque tem como premissa bsica os rateios dos custos fixos, podendo levar a alocaes arbitrrias e at enganosas.
www.cetiqt.senai.br/redige 8

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

2.3 Metodologia de Custeio Varivel ou Direto De acordo com Crepaldi (2006) o Custeio Varivel um tipo de custeamento que consiste em considerar como custo de produo do perodo apenas os Custos Variveis incorridos. Os Custos Fixos, pelo fato de existirem mesmo que no haja produo, no so considerados como custo de produo e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do perodo. Portanto, o custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaborao e produtos acabados s contero custos variveis. De acordo com Santos (2005) pelo mtodo de custeio varivel os custos totais devem ser tratados em duas partes: a primeira, composta pelo custo varivel do produto, que s ocorre de forma varivel em funo do volume vendido, e a segunda, os custos necessrios para manter a estrutura instalada da empresa em condies de produzir e vender. Neves e Viceconti (2010) ressaltam que esta metodologia fere os principios contbeis da Realizao, Competncia e Confrontao, porque os custos fixos so reconhecidos como despesas mesmo que nem todos os produtos fabricados tenham sido vendidos. o mtodo de custeio indicado para tomada de decises. Santos (2005) evidencia que pelo mtodo de custo varivel, cada produto absorve somente os custos que incidem diretamente sobre si mesmo (custos variveis para produzir e vender). Mas a diferena entre o preo lquido de venda e o custo unitrio varivel, chamado de lucro marginal ou margem de contribuio, deve contribuir tanto para absorver os custos fixos como para obteno do lucro total da empresa. Santos (1995) para melhor compreenso apresenta a posio de que o Custeio Varivel aquele que oferece informaes teis e relevantes para a deciso de preo, principalmente por apresentar, de forma clara, a margem de contribuio que a empresa precisa ter para suportar determinado nvel de atividade de modo a absorver os seus custos fixos e gerar lucro. Santos (2005) destaca que se este mtodo de Custeio Varivel se conscientemente aplicado, pode constituir em um poderoso instrumento de deciso gerencial, desde que utilizado com coerncia para determinados ramos de atividade. No entanto, se ele for introduzido em empresa cujo ativo permanente seja elevado, como o caso, por exemplo, de empresas ferrovirias, aerovirias, hidrovirias, rodovirias, metrovirias e outras com tecnologia operacional avanada, poder no ser to til em termos de anlise se no houver preocupao com relao absoro dos custos fixos totais. Principalmente no que tange s depreciaes e amortizaes.

www.cetiqt.senai.br/redige

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

2.4 Comparao entre os mtodos de custeio por absoro e varivel


Primeira Ilustrao Sistema De Custeio

Admitimos que esses so os custos de determinado perodo de uma empresa fictcia, segundo Santos (2005) so os seguintes:
Matrias-primas consumidas Mo-de-obra produtiva Custos Indiretos de Produo (CIP): Fixos Marginais Total R$ 30,00 R$ 20,00 R$ 250,00 R$ 100,00 R$ 100,00

Informaes Adicionais: Produo do ms (em Unidades) : 10 un Vendas do Ms : 5 un Preo Unitrio de Venda : R$ 35,00/un Assim desdobrados: Fixos Marginais R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 30,00

a) Apurao do resultado pelo sistema de custeio por absoro Custo unitrio = R$ 250,00 = R$ 25,00/un 10 un.
DEMONSTRAO DO LUCRO (Custeamento por absoro) Vendas (5 un. a R$ 35,00 un.) ( - ) CPV (5 un. a R$ 25,00 un.) ( = ) Resultado Bruto ( - ) Despesas Operacionais ( = ) Lucro Operacional Estoque final do perodo (5 un. a R$ 25,00 un) CPV = Custos dos produtos vendidos un. = unidades ( Produto X R$ 175,00 (R$ 125,00) R$ 50,00 (R$ 30,00) R$ 20,00 R$ 125,00

www.cetiqt.senai.br/redige

10

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

b) Apurao do resultado pelo mtodo de custeio varivel de apropriao de custos : Custos Marginais Unitrios = R$ 120,00 = R$ 12,00 / un. 10 un.
DEMONSTRAO DO LUCRO (Custeamento por varivel) Vendas (5 un. a R$ 35,00 un.) ( - ) CPV (5 un. a R$ 25,00 un.) ( - ) Outros custos marginais ( = ) Lucro Marginal ( - ) CIP - Fixos do Perodo ( - ) Outros custos operacionais fixos ( - ) MOD - fixa ( = ) Lucro operacional Estoque final do perodo (5 un. a R$ 12,00 un.) R$ 30,00 R$ 20,00 R$ 100,00 (R$ 150,00) (R$ 45,00) R$ 60,00 (R$ 60,00) (R$ 10,00) (R$ 70,00) R$ 105,00

Produto X R$ 175,00

MOD = Mo de obra produtiva tratada como custo da estrutura fixa (CEF) e pertencente a capacidade instalada

2.4.1 Anlise dos Resultados Segundo Santos (2005) o resultado apresentado pelo mtodo de custeio varivel ou marginal aparenta ser, apesar de negativo, o mais realista, visto que se trata de custos estruturais fixos, incluindo a mo-de-obra produtiva (MOD) como pertence ao perodo (dia, ms, trimestre etc.), abrangendo, ao mesmo tempo, a capacidade instalada. importante lembrar que os custos fixos so gastos necessrios e incorridos pelas empresas para a manuteno de suas estruturas de processo em estado de prontido, com o intuito de operar o sistema de logstica e atender aos pedidos de vendas dos clientes.

www.cetiqt.senai.br/redige

11

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Segunda Ilustrao - Sistema De Custeio

Admitimos que os custos de determinado perodo de uma empresa fictcia, segundo Santos (2005) so os seguintes:
APURAO DO CUSTO DE PRODUO (Hiptese em que no havia estoques iniciais) Produtos A Contas Custos diretos Custos Indiretos Custos de Produo R$ 56,00 R$ 24,00 R$ 80,00 R$ 34,00 R$ 26,00 R$ 60,00 R$ 90,00 R$ 50,00 R$ 140,00 R$ 180,00 R$ 100,00 R$ 280,00 B C TOTAL

Os custos diretos esto direta e proporcionalmente relacionados ao volume e/ou valor das vendas
APURAO DOS CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS (CPV) Produtos A Contas Estoque Inicial Custos de Produo ( - ) Estoque final CPV B C TOTAL

R$ 80,00 (R$ 50,00) (R$ 30,00)

R$ 60,00 (R$ 10,00) (R$ 50,00)

R$ 140,00 (R$ 80,00) (R$ 60,00)

R$ 280,00 (R$ 140,00) (R$ 140,00)

DEMONSTRAO DO LUCRO Produtos A Contas Vendas ( - ) CPV ( - ) Custos administrativos ( - ) Custos de Vendas Custeamento por absoro Lucro Operacional B C TOTAL

R$ 80,00 R$ 30,00 R$ 10,00 R$ 20,00 (R$ 60,00) R$ 20,00

R$ 140,00 R$ 50,00 R$ 20,00 R$ 30,00 (R$100,00) R$ 40,00

R$ 180,00 R$ 60,00 R$ 40,00 R$ 40,00 (R$140,00) R$ 40,00

R$ 400,00 R$ 140,00 R$ 70,00 R$ 90,00 (R$300,00) R$ 100,00

O resultado lquido ser obtido aps a deduo do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa jurdica) e CSL(Contribuio Social sobre o Lucro Lquido).

www.cetiqt.senai.br/redige

12

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

a) Pelo mtodo de custeio varivel


APURAO DO CUSTO DE PRODUO (Hiptese em que no havia estoques iniciais) Produtos A Contas Custos marginais de produo Custos marginais de produo R$ 64,00 R$ 64,00 R$ 46,00 R$ 46,00 R$ 104,00 R$ 104,00 R$ 214,00 R$ 214,00 B C TOTAL

APURAO DOS CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS (CPV) Produtos A Contas Estoque Inicial ( + ) Custos marginais de Produo ( - ) Estoque final ( = ) CPV R$ 64,00 (R$ 40,00) R$ 24,00 R$ 46,00 (R$ 8,00) R$38,00 R$104,00 (R$ 50,00) R$ 54,00 R$214,00 (R$ 98,00) R$118,00 B C TOTAL

DEMONSTRAO DO LUCRO Produtos A Contas Vendas ( - ) CPV ( - ) Custos variveis de vendas Custeio marginal Lucro Marginal ( - ) CIP - fixos ( - ) Custos fixos de Vendas ( - ) Custos fixos administrativos Custos no absorvidos pelos produtos Lucro Operacional B C TOTAL

R$ 80,00 R$ 24,00 R$ 16,00 (R$ 40,00) R$ 40,00

R$ 140,00 R$ 38,00 R$ 28,00 (R$ 66,00) R$ 74,00

R$ 180,00 R$ 54,00 R$ 36,00 (R$ 90,00) R$ 90,00

R$ 400,00 R$ 116,00 R$ 80,00 (R$ 196,00) R$ 204,00 (R$ 66,00) (R$ 10,00) (R$ 70,00) (R$ 146,00) R$ 58,00

COMPARAO ENTRE OS DOIS MTODOS Contas Lucro operacional Estoques finais Por absoro R$ 100,00 R$ 140,00 Marginal R$ 58,00 R$ 98,00 Diferena R$ 42,00 R$ 42,00

www.cetiqt.senai.br/redige

13

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

A diferena entre dois mtodos de apropriao de custos est nos estoques finais. O resultado pelo mtodo varivel de apropriao menor em R$ 42,00 porque os custos fixos foram alocados como de perodo. 2.5 As estratgias de formao de preos nas empresas Conforme Santos (2008) o presente ambiente de negcios exige que as empresas sejam competitivas em relao qualidade do atendimento aos clientes e aos preos de seus produtos. Portanto, a deciso de preo de uma empresa deve estar integrada sua estratgia de negcios, frente ao seu meio ambiente. Souza (2006) ressalta que nas empresas de produo por encomenda, o processo ainda mais complexo, em razo da natureza especial de suas operaes. Estas empresas oferecem um produto bastante customizado, e as especificaes dos clientes orientam todo o seu processo produtivo. Usualmente, essas empresas concorrem pelos pedidos de fabricao. A primeira etapa para a formao de preo consiste na estimao de custos para a produo, que se estimados incorretamente levam a preos distorcidos. A maioria das empresas [de produo por ordem] calcula suas margens de lucro sobre cada servio por meio de um mark-up, ou seja, calcula um percentual sobre os custos incorridos para determinar seu preo, conforme Atkinson et al. (2000, p. 251 apud SOUZA, 2006). Santos (2008) define a formao de preo como o processo de apurao do custo econmico do produtor. O autor define custo econmico como sendo a soma de todos os insumos envolvidos no processo de produo de bens e servios, incluindo o custo oportunidade1 do capital investido. Faria (2008) informa que os custos definem o preo mnimo que a empresa pode cobrar pelo produto. Entretanto, o preo de venda no deve englobar somente os custos. Deve haver, todavia, nele um retorno razovel por seu esforo e risco. Santos (2008) esclarece ainda que os preos podem ser elaborados, visando diversos objetivos, tais como: penetrao no mercado, selecionar o mercado, pronta recuperao de caixa, promover linha de produtos, maximizar o lucro, e eliminar a concorrncia. Pereira (2000) destaca que a poltica de formao do preo de venda dos produtos um dos pontos-chaves da estratgia de marketing de toda e qualquer empresa que almeja o sucesso, ou, no mnimo, busque se manter viva no mercado em que atua. A escolha da poltica de preos e sua correta aplicao so resultantes de uma adequada e criteriosa avaliao sobre o mercado em que a empresa se encontra. Sabe-se que, s vezes, torna-se uma deciso crucial alta administrao
Custo de oportunidade o custo de algo em termos de uma oportunidade no exercida. Traduz o valor associado melhor alternativa no escolhida. Num processo produtivo, o custo de oportunidade de um fator correspondente ao melhor ganho que se poderia obter utilizando esse fator em vez de outra atividade que no a produo da firma (www.sucessonews.com.br) www.cetiqt.senai.br/redige 14
1

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

empresarial. A sobrevivncia a longo prazo de uma empresa ameaada pela prtica de preos errneos. Portanto, a escolha da poltica de preos e sua correta aplicao so extremamente importantes quando a empresa encontra-se em um mercado altamente competitivo e inflacionrio. Tal exerccio torna-se rotineiro e essencial para o sucesso da empresa mediante exigncias impostas pelo mercado no qual a mesma se insere. 2.5.1 Decisores de Preos

Santos (2005) destaca que a preocupao em formar preos est ligada aos custos, s condies de mercado, s caractersticas da concorrncia, ao nvel de atividade e remunerao do capital investido ou lucro. Bruni e Fam (2008) define trs processos ou mtodos genricos para a deciso ou formao de Preo. Eles so distintos e podem ser empregados, baseando-se nos custos, no consumidor ou na concorrncia: 1 - Custos As empresas definem seus preos baseados nos custos. Elas buscam, de alguma forma, adicionar algum valor aos custos; 2- Consumidores - As empresas empregam a percepo que os consumidores tm do valor do produto, e no os custos do vendedor. Os preos so definidos para se ajustarem aos valores percebidos; e 3 Concorrncia As empresas prestam pouca ateno a seus custos ou a sua demanda. Neste caso, a concorrncia que acaba determinando o preo praticado. Esse pode ser de oferta, quando as empresas cobram a mais ou a menos do que seus concorrentes, ou de proposta, quando elas determinam seu preo segundo o julgamento empirco acerca da fixao de preos das concorrentes. Na etapa de formao dos custos, podem existir alguns problemas, tais como:
Preo de venda abaixo do real, o que diminui os lucros da empresa, preo de venda acima do real, o que dificulta as vendas, fabricao de produtos que do pouco lucro em detrimento de outros mais rentveis, ocasionando m alocao de recursos, esforo de vendas no orientado para produtos mais lucrativos, dificuldades para identificar e fixar aes para reduo de custos e despesas mais altos do que deveria. (SANTOS, 2008, p.51).

O autor ressalta o fato de que muitas empresas no apuram seus custos e despesas de maneira precisa e os preos so obtidos empiricamente. Santos (2008). Resende et al.(2010) prope a metodologia para a formao do preo de venda baseada no custeio varivel, atribuindo preos aos produtos apenas pelos custos variveis. Assim aloca-se ao preo dos produtos somente os custos variveis referentes comercializao e distribuio dos mesmos, ficando os custos operacionais fixos contabilizados apenas como despesas ocorridas no

www.cetiqt.senai.br/redige

15

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

perodo, indo diretamente compor o resultado da empresa. Tudo isto ocorre principalmente em virtude das micros e pequenas empresas normalmente possurem pouca capacidade gerencial para administrar e processar sistemas mais complexos e detalhados em relao formao do preo de seus produtos. Santos (2008, p.52) destaca que a atividade de fixao de preo de venda deve levar em considerao diversos fatores internos e externos, destacando-se:
A demanda esperada do produto; a capacidade e disponibilidade financeira dos consumidores. A qualidade e tecnologia do produto ofertado em relao s necessidades do mercado comprador; a existncia e disponibilidade de produtos substitutos a preos competitivos. A legislao que regulamenta os aspectos jurdicos e ticos de determinao de preos . A estrutura de custos e despesas da empresa, o nvel de investimentos realizados., e os objetivos gerais e funcionais da organizao.

Pereira (2000) e Santos (2008) definem o conceito de mark-up como a soma do custo unitrio do produto a uma margem fixa para obter o preo de venda. Essa margem normalmente percentual. Ela busca cobrir todos os custos e despesas, propiciando um determinado nvel de lucro Em sua aplicabilidade, esse mtodo pode apresentar variaes, dependendo da base de custo escolhida. Essa pode incluir somente os custos de produo, ou os custos de produo mais as despesas de vendas, distribuio e administrao; ou somente os custos diretos, ou os custos diretos mais os indiretos. 3 METODOLOGIA A escolha da metodologia teve como objetivo descobrir e aprender como se pesquisa. Nada se faz sem o auxilio da investigao cientfica. Os processos e resultados so renovados como condies inerentes ao desenvolvimento, representando um caminho muito mais seguro e aperfeioado para comprovar ou no o objeto a ser pesquisado. Matias e Alexandre (2005) ressaltam que os resultados de uma pesquisa, retratados em relatrios especificamente elaborados, no devem ser lidos como ponto final a respeito do problema que lhes originou. Provavelmente tais resultados podem ser compreendidos como a resposta mais prxima, cientificamente, do esperado como soluo. Todavia, no significam a concluso de determinado tema estudado. Para a classificao da pesquisa, toma-se como base a taxonomia apresentada, qualificando em relao a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios. Escolhemos a pesquisa descritiva porque o estudo se limita anlise de caractersticas pertinentes a determinada amostra. Expondo estas caractersticas da empresa pesquisada, que servir como
www.cetiqt.senai.br/redige 16

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

base para explicar sua atuao no contexto que foi tomado como referncia tanto para a escolha do tema, quanto para a apresentao do problema da pesquisa. A pesquisa exploratria foi escolhida por ter o objetivo de aprofundar o conhecimento a respeito de determinado tema ou posicionar maior familiaridade com o problema levantado. Uma vez que no temos o conhecimento acumulado e sistematizado e a empresa estudada trata-se de uma microempresa, cabe, portanto, investigar o problema por meio de tal metodologia exploratria. Devido s caractersticas do objeto escolhido, selecionou-se o estudo de caso. Esse adotado para explicar os fenmenos ou problemas que apresentem caractersticas peculiares. Matias e Alexandre (2005) apontam que de acordo com as caractersticas observadas pelo pesquisador, o objeto do estudo merece ser desenvolvido de forma mais profunda e exaustiva. A coleta de dados constitui uma etapa de fundamental importncia na pesquisa de abordagem estritamente qualitativa. A mesma foi efetuada atravs de questionrio aberto, estruturado e caracterizado por uma srie de questes apresentadas por escrito ao respondente. As perguntas foram discursivas e aplicadas de forma presencial. Garantindo, assim, a qualidade nos dados coletados, j que tais dados levantados garantem extenso e profundidade na interpretao e na anlise dos resultados. Segundo sua relevncia no trabalho, os dados da pesquisa foram coletados, separados e analisados, contendo tpicos que esclarecem acerca de informaes contbeis, econmicas e financeiras. Os dados coletados sero apresentados de maneira estruturada para que a compreenso seja mais fcil. A princpio, o objetivo final e intermedirio ser alcanado com dados tratados de maneira no estatstica. A empresa Industrial em questo, adotada como estudo de caso, situa-se na cidade do Rio de Janeiro e tem como atividade a fabricao de uniformes profissionais. uma empresa familiar que busca o aprimoramento interno a fim de se desenvolver profissionalmente de modo slido e impactante. 4 ANLISE DOS RESULTADOS A anlise dos resultados est focada no objetivo geral do trabalho que apresentar um estudo de caso sobre a importncia da Contabilidade de Custos na formao de preos, tendo como referncia uma microempresa do setor txtil produtora de uniformes profissionais, no segmento de encomendas.

www.cetiqt.senai.br/redige

17

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

4.1 Empresa Industrial escolhida O setor da empresa estudada o txtil, atuando, especificamente, no ramo industrial de confeco. Esse compreende hoje, segundo fonte da ABIT (Associao Brasileira de Indstria Txtil e de Confeco), mais de 30 mil empresas, gerando 1,65 milhes de empregos em toda a sua extensa cadeia, que inclui fios, fibras, tecelagens e confeces. A concorrncia neste setor grande, com empresas de pequeno, mdio e grande porte e setor informal (costureiras que trabalham em casa). Deve-se salientar que os equipamentos das indstrias txteis so relativamente baratos. Tal fato gera maior diviso de mercado, aumentado, consequentemente, a concorrncia. O negcio referese a uma Indstria de confeco de uniformes profissionais instalada h 35 anos na Penha (Rio de Janeiro) com uma boa infra-estrutura. Conta com uma rea construda de 200 metros quadrados, em um terreno de 300 metros quadrados, com maquinrio moderno, estamparia, rea de produo e almoxarifado. Organograma da Empresa Estudada

DIREO GERAL

COMERCIAL

ADMINISTRATIVO

PRODUO

FINANCEIRO

VENDA S

PESSOAL

COSTURA

COMPRAS

ESTAMPARIA

CORTE

ACABAMENTO

4.2 Sujeitos da Pesquisa Como sujeitos da pesquisa, foram escolhidos os colaboradores (Diretor Geral, Gerente Comercial e Analista Financeiro) da Empresa Industrial e um prestador de servio (Contador). Eles ocupam cargos tanto de chefia quanto estratgicos em relao aos processos decisrios da empresa. Os sujeitos foram escolhidos, de acordo com os cargos ocupados, com o intuito de contriburem para anlise da pesquisa em curso.

www.cetiqt.senai.br/redige

18

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Setor DIREO GERAL

Empresa Industrial Cargo / Funo DIRETOR GERAL

Tempo de Empresa 35 ANOS

COMERCIAL

GERENTE COMERCIAL

15 ANOS

CONTABILIDADE

CONTADOR

8 ANOS

FINANCEIRO

ANLISTA FINANCEIRO

5 ANOS

4.3 Anlise das Respostas: Com relao a pergunta n1 (Como sua empresa apura os custos industriais dos produtos? o(s) respondente(s) disseram: Gerente comercial o custo do(s) material direto (s) considerado integralmente quanto ao custo da mo de obra direta, baseando-se nos valores pagos s costureiras, j que a produo efetuada por faces. Quanto aos custos indiretos, eles no so calculados no custo do produto. Contador para a apurao dos custos diretos considera-se as matrias primas utilizadas, quanto mo de obra direta no se faz nenhum apontamento, visto que opta-se por contratar costureiras atravs de uma empresa terceirizada (faco), no que se refere execuo do produto em questo. Para os casos de outros produtos sob encomenda, pode-se utilizar o valor das horas da mo de obra direta pagas s costureiras que pertencem ao quadro funcional das empresas. Com relao aos custos indiretos no so calculados. Portanto, no fazem parte do custo do produto e nem so considerados para elaborao. Com relao a pergunta n2 ( Como o clculo da elaborao do preo dos produtos pode impactar no negcio da empresa? ) o(s) respondente(s) disseram: Diretor geral a elaborao de um preo errado pode impactar na empresa de diversas formas: uma delas, se o preo no cobrir todos os custos, poder trazer prejuzo. Quando um preo bem elaborado, atravs do estudo da demanda, a capacidade de produo, juntamente com todos os custos diretos e indiretos, possibilita a diminuio de erro e a maximizao do lucro, gerando receita e trazendo retorno do investimento.

www.cetiqt.senai.br/redige

19

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Gerente comercial dependendo do mercado que a empresa atua o preo fator importante para conquistar outros mercados ou restringir o seu produto a determinado pblico. O preo de suma importncia para o sucesso nas vendas, mas buscando maximizar a receita com a reduo dos custos . Com relao a pergunta n 3 ( Como elaborado o preo do produto? Qual a base de clculo utilizada? ) o respondente disse : Gerente comercial o custo elaborado aps a soma das matrias-primas, aviamentos e acessrios, depois, acrescentamos a mo de obra que baseada no valor pago por produto empresa terceirizada. Somando os materiais diretos e a mo de obra, encontramos o custo varivel. A esse custo multiplicado um percentual (mark up) que abrange os impostos incidentes, a margem de lucro desejada, os custos indiretos e as despesas fixas, que representaram o preo de venda com objetivo de gerar lucro. Com relao a pergunta n4 (Como o mercado pode influenciar na determinao do preo dos produtos da sua empresa ?) o respondente disse: Gerente comercial todo mercado consumidor possui uma faixa de preo dentro de um limite aceitvel. Acima do preo percebido o cliente poder optar pela concorrncia. Se o produto no possui muito valor agregado, tem pouco diferencial e considerado uma commodities. Sendo assim, o consumidor tende a influenciar muito o preo, aumentando seu poder de barganha, pois a concorrncia tende a ser muito grande e nestes mercados o consumidor muito sensvel a oscilao dos preos. Com relao a pergunta n5 ( Levando em considerao o contexto competitivo, qual seria a importncia da formao de preo dos produtos na sua empresa?) o(s) respondente(s) disseram: Diretor geral o preo de suma importncia dentro de uma empresa, e ele pode ser usado de maneira estratgica para alavancar novos mercados, para segmentar e selecionar clientes. De maneira antitica ele pode ser usado at para a prtica de dumping2 ou preos predatrios3. Gerente comercial O preo fundamental pois representa a receita de venda da empresa. Para aumentar as vendas necessrio termos preos competitivos para satisfazer a necessidade dos clientes, visando a obteno de novos mercados. No caso do produto em questo, uniformes, existe uma forte concorrncia e produtos semelhantes. As diferenas existem basicamente nas cores, modelos, design, aviamentos e, s vezes, nos tecidos. Dessa forma, o preo passa a ser o primeiro parmetro de avaliao do produto pelo consumidor.
"dumping" pode se referir a qualquer tipo de preos predatrios. No entanto, a palavra agora geralmente utilizada apenas no contexto do comrcio internacional da lei. 3 preos predatrios a prtica de vender um produto ou servio a um preo muito baixo, com inteno de expulsar os concorrentes do mercado , ou criar barreiras entrada para potenciais novos concorrentes. www.cetiqt.senai.br/redige 20
2

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

CONCLUSO Os assuntos Contabilidade de Custos e elaborao de preos so complexos. Logo, no podem ser submetidos a um modelo fixo e idealizado para toda e qualquer organizao industrial. Neste caso, ao explicitar as minhas concluses, destaco que o estudo em tela no tem a pretenso de generalizar ou denegrir qualquer procedimento adotado pela empresa pesquisada, uma vez que meu objetivo foi verificar a importncia da Contabilidade de Custos na formao de preo de uma empresa. A contabilidade de Custos uma ferramenta importante para a gesto da empresa. Sobretudo, para as organizaes industriais. A contabilizao dos custos indiretos de fabricao um dos instrumentos gerenciais mais difceis para apurao em uma empresa industrial que possua dois ou mais produtos. Como os custos diretos so identificados e apropriados diretamente a cada produto, a questo como apropriar os custos indiretos de fabricao aos produtos. Por exemplo, como considerar no custo de um produto alguns custos indiretos fabris, tais como: aluguel, manuteno , energia, depreciao de equipamentos. Alguns tipos de empresas industriais na rea de confeces possuem particular problema com manuteno e revises de equipamentos que ocorrem em sua quase totalidade em apenas um ou dois meses do ano. Como considerar estes custos indiretos nos custos totais da empresa? Existe o sistema de ordem de produo que utilizado para custear os produtos sob encomenda. Mas como apropriar os custos indiretos de fabricao? A utilizao de critrios de rateio dos custos indiretos de fabricao pode provocar anlises distorcidas, diminuindo o grau de credibilidade sobre as informaes de custo e prejudicar o desempenho mercadolgico de uma empresa industrial. Com a pesquisa foi possvel realizar uma anlise mais criteriosa e detalhada, ficando evidente que a empresa objeto de estudo tem falta de controle na apurao dos custos industriais, principalmente sobre os custos indiretos de fabricao. Constatou-se, assim, uma dificuldade que enfrentada mais especificamente no caso da mo de obra direta, para o clculo do tempo que cada produto ocupa na indstria. Portanto, qualquer avano nesta rea assume grande importncia, diante da escassez de fundamentao cientfica e de sistemas de informao, nos quais os profissionais desta empresa industrial do ramo de confeces necessitam para tomar decises. A empresa pesquisada adota o critrio de apurar os custos diretos ou variveis para conhecer os custos de um produto. Porm, no incluiu o valor dos custos indiretos de fabricao. Alis, a questo como distribuir os custos indiretos de todo o processo fabril para todos os produtos produzidos. Os autores sugerem a distribuio por centros de custos, utilizando algum critrio de rateio, o que para a empresa com poucos produtos e de menor porte pode ser muito oneroso.
www.cetiqt.senai.br/redige 21

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Acreditamos que o fato da Empresa industrial trabalhar por encomenda e com ordem de produo, cada pedido acaba gerando custos (diretos e indiretos) diferentes. Deste modo, para a empresa controlar e produzir tais informaes muito oneroso, representando um problema gesto. Sem um controle adequado sobre os seus custos industriais, poder formar preos errados e comprometer suas finanas. O processo de formao de preo na empresa estudada mais complexo que nas demais, devido natureza de suas operaes, bem como o trabalho sob encomenda. A realizao de uma pesquisa sobre a gesto de custos indiretos de fabricao na elaborao de um mix de produo vem ao encontro da necessidade de tal empresa. Sendo recomendvel estudos complementares sobre o tema, direcionando todos os esforos para aprimorar a competitividade das organizaes industriais do setor de confeces e de planejamento de produo. A impreciso na estimativa dos custos de produo poder acarretar em um preo distorcido, uma vez que no abarca a totalidade dos custos de produo. Diante de toda a problemtica enfrentada pela Empresa industrial, na formao do preo de venda que crucial para sua sobrevivncia em um mercado muito competitivo, surge a necessidade do desenvolvimento de pesquisas complementares que tratem deste tema especfico. REFERNCIAS BERNARD, Ricardo R. S. et. al. A relevncia dos custos na formao do preo de venda: a percepo dos graduandos de cincias contbeis em um exerccio de simulao gerencial. In: CONGRESSO UFSC DE CONTROLADORIA E FINANAS, 1., 2007. Anais... Santa Catarina: UFSC, 2007. Disponvel em: <www.dvl.ccn.ufsc.br/congresso>. Acesso em: 02 abr. 2011. BRUNI, Adriano Leal. Administrao de Custos, preos e lucros. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2010. ______. ; FAM, Rubens. Gesto de custos e formao de preos: com aplicaes na calculadora HP 12C e Excel. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2008 CALLADO, Aldo L. Cunha et al. Gesto de custos em micros, pequenas e mdias empresas: um perfil dos artigos publicados no Congresso Brasileiro de Custos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS, 9., Florianpolis, 2005. Anais... Florianpolis, 2005. Disponvel em: <http://www.abcustos.org.br>. Acesso em: 05 jun. 2011. CREPALDI, Silvio A. Contabilidade Gerencial: teoria e prtica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2006. DANTAS, Ivan A; FERREIRA, Paulo Cezar S. A importncia da contabilidade de custos para o processo de tomada de deciso. 2008. Disponvel em: <www.administradores.com.br>. Acesso em: 27 mar. 2011. DUTRA, Gomes Ren. Custos uma abordagem prtica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2009. FARIA, Paulo. Estratgia de Preos. Rio de Janeiro: Cop editora, 2008.
www.cetiqt.senai.br/redige 22

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

IUDCIBUS, Srgio et al . Contabilidade Introdutria. 10 ed. So Paulo: Atlas, 2006. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Bsica. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2007 MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2001 MATIAS, Antnio Viana; ALEXANDRE, Sylvio. Monografia do projeto execuo. Rio de Janeiro: Rio, 2005. NEVES, Silvrio das; VICECONTI, Paulo V. E. Contabilidade de custos um enfoque direto e objetivo. 9. ed. So Paulo: Frase, 2010. PEREIRA, Fbio H. Metodologia de formao de preo de venda para micro e pequenas empresas. 2000. Disponvel em: <http://teses.eps.ufsc/defesa/pdf/6993.pdf>. Acesso em: 9 abr. 2011. RESENDE, Jos Flvio B. et al . Como elaborar o preo de venda. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2010 SANTOS, Joel J. Contabilidade e anlise de custos. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2009. SANTOS, Marcello Lopes. Processos de formao de preos. Curitiba: Iesde, 2008. SANTOS, Roberto V. Aplicao do Custo de Oportunidade s Decises de preo de Venda sob o Enfoque do Custeio Direto. In: Congresso Internacional de Custos, 4., So Paulo, 1995. Anais... So Paulo: UNICAMP, 1995. Disponvel em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br>. Acesso em: 01 jun. 2011. SANTOS, Joel J. Anlise de custos: remodelado com nfase para sistema de custeio marginal, relatrios e estudos de casos. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2005. SOUZA, Antnio A. et al. Anlise de sistemas de informaes utilizados como suporte para os processos de estimao de custos e formao de preos. ABCustos Associao Brasileira de Custos, v. 1, n. 1, set/dez 2006. Disponvel em: <http://www.abcustos.org.br>. Acesso em: 07 jun. 2011.

www.cetiqt.senai.br/redige

23

Ulisses do Carmo Cunha; Jos Roberto F. Rodrigues.

REDIGE v. 3, n. 03, dez. 2012

Currculo Resumido do(s) Autor(es) Ulisses Carmo Cunha Graduao em administrao de empresas pela faculdade SENAI/CETIQT (2011). atua na empresa Biura uniformes profissionais (1996 at hoje (2012)) trabalhando em diversos setores, como por exemplo; estamparia, produo e corte. Hoje atuando na area comercial. Jos Roberto Ferreira Rodrigues Possui graduao em Bacharelado em Administrao pela Faculdade Integradas Bennet (1979), graduao em Bacharelado Em Cincias Contbeis - Faculdades Moares Junior (1983), mestrado em Cincias Pedaggicas pelo Instituto Superior de Ensinos Pedaggicos (2004) e mestrado em Administrao pela Universidade Estcio de S (2008). Atualmente professor dos Cursos de Administrao e Cincias Contbeis da Universidade Estcio de S, professor do curso de Administrao do SENAI CETIQT e professor conferencista da Universidade Estcio de S. Currculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7441435096013184

www.cetiqt.senai.br/redige

24

You might also like