You are on page 1of 18

ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA

Um ensaio sobre inrcia social


Adalberto Cardoso

RESUMO

Apoiando-se em estudos historiogrficos que a partir dos anos 1980 empreenderam uma ampla reviso da histria social do trabalho no Brasil, o artigo apresenta algumas hipteses sociolgicas sobre a permanncia de traos estruturais do passado escravista no processo de construo da sociabilidade capitalista no pas. Esse legado compreenderia uma percepo rebaixada do trabalho manual, uma imagem depreciativa do negro e mesmo do elemento nacional como trabalhadores, uma indiferena das elites quanto s maiorias pobres e uma hierarquia social extremamente rgida. Segundo o autor, esse quadro de inrcia estrutural ditou os parmetros gerais da reproduo do trabalho livre nos primrdios da ordem capitalista no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Brasil; histria social do trabalho; escravido; trabalho livre; capitalismo.
SUMMARY

Based on historiographical studies that since 1980s have undertaken a broad review of the social history of labor in Brazil, the article presents some sociological hypotheses about the permanence of structural features of slavery past in the process of building of the capitalist sociality in the country. This legacy includes a depreciated perception of manual work, a derogatory image of black and even national people as workers, an indifference of the elites toward poor majorities, and an extremely rigid social hierarchy. According to the author, this framework of structural inertia provided the general parameters of free labors reproduction in the beginning of capitalist order in Brazil. KEYWORDS: Brazil;social history of labor;slavery;free labor;capitalism.

Nas duas ltimas dcadas a histria social do trabalho passou por profunda reviso no Brasil,resultado da rotinizao da investigao emprica rigorosa em grupos de pesquisa estveis em diversas instituies acadmicas,que levou descoberta de novas fontes, explorao inovadora de antigos documentos, proliferao de novas hipteses e ao surgimento de categorias explicativas renovadas. Este ensaio sobre a inrcia social brasileira se vale dessa nova historiografia para formular algumas hipteses sociolgicas sobre o padro de incorporao dos trabalhadores nos primrdios da ordem capitalista no Brasil.Sugiro aqui que a escravido deixou marcas muito profundas no imaginrio e nas prticas sociais posteriores, operando como uma espcie de lastro do qual as geraes sucessivas tiveram grande dificulNOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 71

dade de se livrar. Em torno dela construram-se uma tica do trabalho degradado, uma imagem depreciativa do povo ou do elemento nacional, uma indiferena moral das elites quanto s carncias da maioria e uma hierarquia social de grande rigidez,vazada por enormes desigualdades.Esse conjunto de heranas conformou o ambiente que acolheu o trabalho livre no final do sculo XIX e no incio do sculo XX,ditandolhe os parmetros mais gerais de reproduo. o carter multidimensional da herana escravista na sociabilidade capitalista que pretendo reconstituir aqui, como primeiro passo de um argumento mais geral sobre as condies de reproduo da desigualdade social no Brasil1.
A LENTA TRANSIO PARA O TRABALHO LIVRE

[1] Nesse sentido, o texto deve ser lido como uma introduo ao argumento geral, cujos desdobramentos sero dados a pblico oportunamente. Gostaria de registrar que as idias aqui apresentadas foram gestadas ao longo de dois cursos ministrados no Iuperj em 2006 e 2007, sobre transio para o trabalho livre e formao de classe no Brasil. Aos mestrandos e doutorandos que me honraram com sua dedicao e debates, meus sinceros agradecimentos. Eximo-os, obviamente, dos equvocos que porventura permaneceram. [2] Cf. Negro, Antonio Luigi e Gomes,Flavio.Alm de senzalas e fbricas: uma histria social do trabalho. Tempo Social, vol. 18, n 1, 2006, pp. 217-40. Para uma sntese abrangente dessa nova historiografia, ver Fragoso, Joo. O imprio escravista e a repblica dos plantadores. In: Linhares, Maria Y. (org.). Histria geral ed. Rio de Janeiro: Camdo Brasil. 9pus, 2000, pp. 144-87 (cujas teses centrais so radicalizadas em Idem e Florentino,Manolo. O arcasmo como projeto. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,2001). [3] Costa, Emilia V. da. Da senzala ed. So Paulo: Cincias Colnia. 2Humanas, 1982 [1966]; Da Monar quia Repblica: momentos decisivos.7ed. So Paulo: Ed. Unesp, 1999; Conrad, Robert. Children of Gods fire: a documentary history of Brazilian slavery. Pensilvnia: Pennsylvania State University Press, 1994; Eisenberg, Peter L. The sugar industry of Pernambuco: modernization without change, 1840-1919. Berkeley: University of California Press, 1974; Homens esquecidos: escravos e trabalhadores livres no Brasil.Campinas:Ed.Unicamp,1989; Klein,Herbert S.The trade in African slaves to Rio de Janeiro, 1795-1811. The Journal of African History, vol. 10, n 4, 1969, pp. 533-49; Russel-Wood, A. J. R. Autoridades ambivalentes: o Estado do Brasil e a contribuio africana para a boa ordem na Repblica. In: Silva, Maria Beatriz N. da (org.). Brasil: colonizao e escravido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, pp. 105-23; Escravos e libertos no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,2005;Schwartz,Stuart B. Slaves, peasants and rebels: reconsidering Brazilian slavery.Chicago:University of Illinois Press, 1992; Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial.So Paulo:Cia.das Letras,1995.

Aspecto saliente da reviso historiogrfica em curso o reconhecimento da escravido como momento da histria do trabalho no pas2. Por razes no inteiramente evidentes, mas que tero mais a ver com dinmicas disciplinares do que com a ordem do mundo, os estudos sobre escravido fazem parte da genealogia de um ramo da investigao social que se poderia denominar relaes raciais, enquanto a investigao sobre a constituio da sociedade do trabalho no pas encontrou seu momento inaugural na imigrao europia. No era para ser necessariamente assim,haja vista que um pensador eminente como Florestan Fernandes se interessou primeiramente pelo destino do ex-escravo,porque via em sua figura marginal (ou desajustada) a expresso das mazelas da construo da ordem social competitiva, ou de nossa revoluo burguesa.Fernando Henrique Cardoso e Octvio Ianni, seguidores do mestre, tambm se dedicaram ao tema na mesma chave.Na historiografia, bom lembrar o trabalho fundador de Emilia Viotti da Costa e os estudos de historiadores brasilianistas como A. J. R. Russell-Wood, Stuart Schwartz, Robert Conrad, Peter Eisenberg e Herbert Klein,para citar apenas alguns dos que se dedicaram ao destino social dos ex-escravos ainda na ordem escravista3. A razo para essa diviso disciplinar talvez resida em certo encadeamento de idias defendido a partir dos anos 1950,segundo o qual o capitalismo moderno brasileiro teria surgido em So Paulo, com o que seria suficiente buscar ali suas razes socioeconmicas. Isso mesmo depois de Celso Furtado ter demonstrado,nos mesmos anos 1950, que, se os capitais liberados pelo caf estavam na origem da acumulao industrial paulista (e brasileira, por extenso), o capitalismo no Brasil era desigual mas integrado,de modo que o destino do Nordeste ou da Amaznia no estava desconectado da dinmica paulista.Como resultado,a vasta literatura sobre a consolidao do capitalismo e do mercado de trabalho no Brasil teve um inegvel carter so-paulocntrico.
72 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[4] A reviso historiogrfica sobre a transio para o trabalho livre no se aplica apenas ao caso brasileiro. Ver por exemplo, para o caso argentino e para uma viso geral sobre as Amricas, respectivamente, Johnson, Lyman L.The competition of slave and free labor in artisanal production: Buenos Aires, 1770-1815. In: Brass, Tom e Linden,Marcel van der (orgs.). Free and unfree labour. Berna: Peter Lang,1997,pp.265-80;Turner,Mary (org.). From chattel slaves to wage slaves: the dynamics of labour bargaining in the Americas. Kingston: Ian Randle, 1995. De modo algo radical, Marcel van der Linden (Rumo a uma nova conceituao histrica da classe trabalhadora mundial. Histria [Unesp], vol. 24, n 2, 2005, pp.11-40) prope uma reviso da histria da classe trabalhadora mundial. [5] Essa questo, analisada no livro seminal de Celso Furtado, Formao econmica do Brasil (Rio de Janeiro: Fundo de Cultura,1959),era candente na percepo das elites cafeicultoras de So Paulo, como mostrou Warren Dean em Rio Claro: um sistema brasileiro de grande lavoura (Rio de Janeiro: Paz e Terra,1977).O tema foi retomado com grande propriedade por Clia M. M. Azevedo em Onda negra, medo branco: o negro no imaginrio das elites Brasil, sculo XIX (Rio de Janeiro:Paz e Terra,1987,esp.caps.II e III).Em relao ao Nordeste,ver Andrade,Manuel C. de. A terra e o homem do Nordeste. 4ed. So Paulo: Cincias Humanas, 1980 [1963],pp.88-93. [6] Palcios, Guillermo. Imaginrio social e formao do mercado de trabalho: o caso do Nordeste aucareiro do Brasil no sculo XX. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n 31, 1996 (pp.123-39),pp.127-28. [7] No Nordeste, a abolio ocorreu sem grandes reajustamentos e os ex-escravos foram incorporados s vrias fraes do campesinato nordestino. Seu destino foi, subseqentemente, condicionado pela imobilidade econmica e social da regio (Hasenbalg, Carlos. Discriminao e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005 [1979], p. 164). Esse mesmo autor chamou a ateno para a excepcionalidade paulista, extensiva ao modo de incorporao do negro no mercado de trabalho capitalista em expanso (cf.Idem. O negro na indstria:proletarizao

A concentrao das verbas de pesquisa naquele estado foi condio necessria desse desdobramento,mas no suficiente.To importante quanto esse fator foi a noo de modernidade que presidiu a elaborao dos programas de pesquisa econmica e social no apenas na USP, mas tambm no Iseb,na UFRJ e na FGV.Segundo essa noo,um pas em busca de um lugar na senda da modernidade deveria ser capitalista, industrial e urbano,demarcando sua posio no concerto das naes, ademais,a partir de uma posio autodeterminada,o que s seria possvel se conseguisse criar condies endgenas de desenvolvimento econmico.Residir a ao menos parte da explicao para o fato de que at muito recentemente a transio para o trabalho livre tenha sido interpretada na chave da imigrao estrangeira,estabelecendo-se uma ruptura cabal entre o passado escravista e o novo ambiente competitivo.Tudo se passou como se a ordem escravocrata tivesse sido enterrada com a Abolio,no transferindo ao momento posterior nada de sua dinmica (e inrcia) mais geral. Qualificando e tornando mais complexa essa interpretao,literatura mais recente permite a formulao de fortes hipteses que enfatizam, ao lado das evidentes rupturas, profundas continuidades do passado escravista no processo de construo da ordem capitalista no Brasil4. A primeira hiptese de que o modelo paulista de transio para o trabalho livre no foi de modo algum tpico ou representativo dos desdobramentos verificados no restante do pas. Em muitos sentidos,So Paulo foi exceo,j que apenas ali a imigrao se apresentou (e foi implementada) como a nica soluo possvel para aquilo que os contemporneos perceberam como o problema da mo-deobra5. Em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Cear ou Maranho as funes de produo (agrcola ou nas minas, nos pampas ou na cidade) foram sendo paulatinamente assumidas por ex-escravos ou seus descendentes,alm de brasileiros livres, os quais, antes vistos como agentes apenas intersticiais na ordem escravista, tiveram seu status social inteiramente revisto por novas pesquisas.Em Pernambuco,por exemplo,j no incio dos anos 1870, quando a imigrao ganhara as mentes da elite paulista, a maior parte do trabalho rural era realizada por homens livres que haviam sido expropriados de suas pequenas propriedades a partir de fins do sculo XVIII, como mostrou Palcios6. Segundo o autor, isso fez parecer aos analistas da transio para o trabalho livre que em Pernambuco o processo teria sido suave,indolor,quando na verdade a (violenta) expropriao do campesinato j ocorrera dcadas antes, liberando a mo-de-obra que a lavoura da cana demandaria a partir de 1850,poca em que se intensificou a perda de escravos para o caf paulista. Isso se passou em todo o Nordeste7, bem como em Minas Gerais e no Sul: quando teve incio a imigrao
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 73

estrangeira para So Paulo, o trabalho cativo representava apenas uma pequena minoria. Esses desdobramentos nos levam a considerar que no houve uma s transio para o trabalho livre (ou, como prefere Fragoso, no-escravo, j que nos sculos XVIII e XIX boa parte dos homens livres estava submetida a diversos tipos de trabalho forado8), mas vrias transies ocorridas em distintos momentos histricos nas diferentes regies do pas. As diferenas regionais quanto ao ritmo da transio so reflexo de outro aspecto relevante da ordem escravista: a existncia de diversos regimes de escravido.Sabe-se hoje com muito mais propriedade que eram diferentes os padres de sujeio dos cativos nos canaviais de Pernambuco ou da Bahia, nos pampas gachos, nas minas de ouro e diamantes das Gerais, nos cafezais do Vale do Paraba, em cidades pequenas do interior de So Paulo,numa cidade grande como o Rio de Janeiro ou no interior dos engenhos de acar.Neste ltimo caso,por exemplo, hierarquias ocupacionais distinguiam os escravos segundo a qualificao para o uso adequado do maquinrio, a capacidade de produo do acar com determinado padro de qualidade etc., gerando expectativas de ascenso social e de alforria que no existiam nos campos de cana ou de algodo9. No Nordeste, pequenos proprietrios de escravos tendiam a ter relao menos predatria com sua fora de trabalho, comprada a preos altos para os padres econmicos da maioria.Permitiam a constituio de famlias e no raro alforriavam cativos em seus testamentos. A baixa capitalizao de boa parte dos proprietrios nordestinos,ademais, fez que a escravido convivesse com o trabalho livre (ou noescravo) nos momentos de maior demanda por trabalho, como o da colheita da cana10.Roceiros mais ou menos independentes dos potentados locais eram acionados sazonalmente para o trabalho nas terras dos donos de escravos11. Isso foi menos freqente nas regies mais ricas ou nos grandes engenhos,capazes de adquirir a escravaria de que necessitavam para o trabalho. Na cidade do Rio de Janeiro,os escravos tinham muita liberdade de movimento,j que boa parte de seus senhores vivia justamente de seu trabalho como vendedores ambulantes, condutores de palanquins, carregadores de gua ou dejetos para as famlias e toda sorte de servio compatvel com sua condio de escravos de ganho ou de aluguel12, muitos dos quais conseguiram comprar sua alforria com o peclio acumulado13.Isso contrastava profundamente com o cativeiro do caf no Vale do Paraba, caracterizado por extensas jornadas e diminutas possibilidades de manumisso. Alm disso, a escravido do sculo XIX foi diversa, sobretudo de 1850 em diante, quando o preo do escravo sofreu acrscimos sucessivos e tornou irracional o uso predatrio que dele se fazia nos sculos anteriores.
74 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

tardia e desigual. In: Idem e Silva, Nelson do V. Relaes raciais no Brasil contemporneo. Rio de Janeiro: Rio Fundo,1992,pp.101-18).

[8] Fragoso, O imprio escravista e a repblica dos plantadores,op.cit.

[9] Cf. Eisenberg, The sugar industry of Pernambuco, op. cit., e Homens esquecidos,op.cit. [10] Cf.Andrade,op.cit.,pp.90-91. [11] Cf.Schwartz, Slaves, peasants and rebels,op.cit.,e Segredos internos,op.cit. [12] Cf. Karasch, Mary C. A vida dos escravos no Rio de Janeiro 18081850. So Paulo: Cia. das Letras, 2000 [1987]; Chalhoub, Sidney. Vises da liberdade: uma histria das ltimas dcadas da escravido na Corte. So Paulo: Cia. das Letras, 1990; Florentino, Manolo (org.). Trfico, cativeiro e liberdade: Rio de Janeiro, sculos XVIII-XIX.Rio de Janeiro:Civilizao Brasileira,2005.

[13] Estimativas de Debret para o Rio de Janeiro apontam que em quinze anos um escravo de ganho teria acumulado recursos suficientes para comprar sua liberdade (cf. Fragoso, O imprio escravista e a repblica dos plantadores,op.cit.;Karash,op. cit.).Sobre o caso dos escravos de aluguel na cidade de So Paulo, em muitos sentidos semelhante situao na Corte, ver Dias, Maria Odila L. da S. Quotidiano e poder em So Paulo no ed. So Paulo: Brasisculo XIX. 2liense,1995.

[14] O clssico Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre, foi escrito nessa perspectiva simplificadora da estrutura social da Colnia. Anlise sistemtica que influenciou geraes de pesquisadores foi Formao do Brasil contemporneo,de Caio Prado Jnior.

[15] Cf. Schwartz, Segredos internos, op.cit.,pp.357-59. [16] Cf. Luna, Francisco V. e Klein, Herbert S. The slave economy and society of So Paulo, 1750-1850. Stanford: Stanford University Press, 2003,p.122. [17] Cf., respectivamente, ibidem, p. 166; Eisenberg, The sugar industry of Pernambuco, op. cit.; Moura, Denise A. S. de. Saindo das sombras: homens livres no declnio do escravismo.Campinas:CMU,1998. [18] Cf. Machado, Cacilda. O patriarcalismo possvel. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, vol. 23, n 1, jan./jun., 2006, pp. 167-86 (o artigo retoma a contundente crtica do modelo freyriano de patriarcalismo formulada em Corra, Mariza. Repensando a famlia patriarcal brasileira. In: Arantes Neto, Antonio A. A. e outros. Colcha de retalhos: estudos sobre a famlia no Brasil.3a ed.Campinas: Ed. Unicamp, 1994). A autora revela que em So Jos dos Pinhais, estado do Paran, 58% dos donos de escravos possuam somente de um a quatro cativos. [19] Cf., por exemplo, Kowarick, Lucio. Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil.So Paulo:Brasiliense, 1987; Souza, Laura de M. e. Desclassificados do ouro: a pobreza mi ed. Rio de Janeira no sculo XVIII. 4neiro:Graal,2004 [1982].

A identificao de diferentes regimes de escravido mostrou que o Brasil-colnia no era um territrio dominado exclusivamente por plantations monocultoras,nem a sua estrutura social to simples como se sups at pelo menos incios dos anos 197014.Escravos e donos de terras eram sem dvida as classes centrais, mas havia uma infinidade de outros grupos tambm importantes para a sustentabilidade da ordem escravista, que incluam artesos e artfices nos ofcios urbanos, comerciantes, tropeiros, criadores de animais, pequenos produtores de vveres para o mercado interno, mercadores de escravos, financistas,milicianos,construtores,feitores,pequenos proprietrios rurais produzindo para si mesmos etc. Mais ainda, a grande extenso de terra ocupada por monocultura e empregando centenas de escravos foi exceo no perodo colonial e depois. De fato,censo realizado na Bahia em 1788 registrou nmero mdio de escravos por propriedade variando de quatro a 11,7 nas diversas regies do Recncavo Baiano.Em 1816-17,quando a populao escrava representava perto de 31% da populao brasileira,a mdia para todo o Recncavo era de 7,2 escravos por proprietrio. verdade que os 10% mais ricos detinham pelo menos metade da escravaria,mas ainda assim a mdia de escravos nessas grandes propriedades era de 34 pessoas15. Propores semelhantes foram encontradas nas herdades paulistas nas trs primeiras dcadas do sculo XIX:em 1804 apenas 1% das propriedades agrcolas tinha quarenta escravos ou mais,e ocupava 13% do total de escravos;em 1829 esses nmeros haviam crescido,mas ainda assim as grandes propriedades correspondiam a apenas 3% do total, ocupando 24% dos escravos16.A mdia geral no ultrapassava sete escravos por proprietrio.A situao no era muito distinta no mesmo perodo em algumas cidades de Minas Gerais,na Zona da Mata em Pernambuco ou no interior paulista17.Em certas regies do Paran a escravido j no era importante na segunda metade do sculo XVIII, e as propriedades voltadas para a produo de bens de subsistncia eram geridas por famlias que em nada se assemelhavam, por exemplo, s famlias patriarcais pernambucanas estudadas por Gilberto Freyre18. Uma importante conseqncia da identificao de diferentes regimes de escravido foi a constatao de que j a partir do sculo XVIII o trabalho escravo conviveu com diversos regimes de trabalho noescravistas. Isso quer dizer que a transio para o trabalho livre (ou no-escravo) foi muito lenta, tendo um marco apenas convencional em 1850,ano da proibio do trfico negreiro.Homens livres ou libertos se avolumaram ao longo dos sculos,obtendo meios de vida cujas formas perderam cada vez mais o cariz intersticial que lhes atribuiu a literatura at meados dos anos 198019. verdade que as taxas de mortalidade dos escravos no Brasil eram muito altas em comparao,por exemplo,com as dos Estados Unidos,
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 75

e nisso a historiografia recente corrobora a interpretao corrente20. Compilando dados de inmeras fontes, Schwartz mostrou que no Brasil do ltimo quarto do sculo XIX a expectativa de vida dos escravos ao nascer variava em torno de 19 anos21. O horror que essa cifra causa ao leitor contemporneo s no maior quando se sabe que a esperana de vida de um brasileiro no-escravo era de apenas 27 anos em 1879. Nos Estados Unidos, a expectativa de vida dos escravos era de 35,5 anos por volta de 1850, apenas 12% menor do que a da populao total e muito superior de um brasileiro mdio.As condies de vida na Colnia e at muito longe no sculo XIX eram ruins para todos e muito piores para os escravos. Isso levou Schwartz a concluir que o sistema no se sustentaria sem o trfico atlntico e a contnua reposio da escravaria,morta aos milhares a cada ano. Se isso verdade isto ,se o sistema escravista brasileiro foi altamente predatrio em relao fora de trabalho escrava ,tambm certo que a manumisso foi elemento constitutivo dos diversos regimes de escravido no pas.Nos engenhos de acar da Bahia ou de Pernambuco, nas minas de ouro das Gerais, nos campos de gado do Sul, na cidade do Rio de Janeiro, nos cafezais paulistas, nas plantaes de algodo do Nordeste,em toda parte se alforriavam mulheres empregadas nas casas-grandes, filhos ilegtimos dos brancos ou escravos velhos,doentes e incapazes para o trabalho.Muitos cativos,diligentes, compraram sua alforria com o fruto de seu trabalho escravos de ganho no Rio de Janeiro e em Minas Gerais so exemplos clssicos, mas no nicos22. Na cidade de Campinas, em 1829, 8,6% dos proprietrios de um a nove escravos eram negros ou pardos23,o que indica possibilidades reais no apenas de liberdade como tambm de ascenso social de ex-cativos e seus descendentes.Ademais,sabe-se que os escravos fugiam em grande nmero,o que gerou grande tenso social durante todo o sculo XIX. Portanto, a transio para o trabalho livre no Brasil no foi necessariamente uma transio para o trabalho capitalista ou assalariado24. Ao longo dos sculos,os cativos e/ou seus descendentes se libertaram da escravido e passaram a compor a populao no diretamente envolvida com a economia escravista, que com o tempo se avolumou em virtude da miscigenao. Em 1850, quando cessou o trfico negreiro,havia cerca de dois milhes de escravos numa populao estimada em oito milhes de almas25, das quais mais de 90% viviam no campo. A fora de trabalho j no era majoritariamente escrava. O censo demogrfico de 1872 contou perto de dez milhes de brasileiros,dos quais 1,5 milho de cativos.Como considerar intersticiais,ou sem lugar,os 75% de brasileiros que j no eram escravos em 185026? Esse grupo heterogneo, mestio, majoritariamente miservel, disperso pelo territrio nacional e afeito migrao constante em busca
76 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[20] Por exemplo, a que se encontra em Furtado,op.cit.,cap.21.

[21] Schwartz, Segredos internos, op. cit.,p.303.

[22] Sobre os escravos de ganho no Rio de Janeiro, ver Karash, op. cit.; Sampaio,Antnio Carlos J.A produo da liberdade: padres gerais das manumisses no Rio de Janeiro colonial 1650-1750. In: Florentino (org.), op. cit., pp. 287-329. Para o caso de Minas Gerais, ver RussellWood, Escravos e libertos no Brasil colonial,op.cit.,cap.7. [23] Cf. Fragoso, O imprio escravista e a repblica dos plantadores, op.cit.,p.155. [24] Os estudos mais importantes nessa direo, principalmente sobre o sculo XVIII, so de Russell-Wood (Escravos e libertos no Brasil colonial, op. cit.). Uma tima reviso da vasta bibliografia produzida at a dcada de 1980 encontra-se em: Schwartz. Slaves, peasants and rebels,op.cit. [25] Cf. Oliveira Vianna, Francisco J. Resumo histrico dos inquritos censitrios realizados no Brasil, 1920 (<www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censohistorico>, acessado em setembro de 2007). [26] A sociedade medieval europia produziu seus desclassificados, ou desadaptados, como aponta Georges Duby (Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Edies 70, 1987), mas como pequenas minorias,no como o destino mais provvel dos no-escravos. Ver tambm Castel, Robert. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio.Petrpolis:Vozes,1998,pp.119ss.

[27] A populao [brasileira] cresceu vertiginosamente ao longo dos sculos XVIII e XIX, as terras foram apropriadas pelo capital e a pauperizao crescente obrigou-a a contnuos deslocamentos (Moura, op. cit., p. 27). No mesmo perodo,o Brasil meridional, por exemplo, serviu de plo de atrao para vasta populao nobranca livre ou liberta vinda de outras regies, que se instalou nos campos para produzir bens de subsistncia longe da dinmica econmica mais geral da Colnia (cf. Lima, Carlos A. M. Sertanejos e pessoas republicanas: livres de cor em Castro e Guaratuba 1801-35. Estudos Afro-Asiticos, vol. 24, n 2, 2002, pp. 317-44). Maria Sylvia de Carvalho Franco (Homens livres na ordem escravocrata. So Paulo: tica, 1976) mostra como o nomadismo caracterizava as populaes pobres na ordem escravista, aspecto decisivo da frouxido de seus laos sociais. Ver tambm Huggins, Martha K. From slavery to vagrancy in Brazil. New Brunswick: Rutgers University Press,1985. [28] Ver Costa, Da Monarquia Repblica, op. cit., pp. 310-11; Fragoso, O imprio escravista e a repblica dos plantadores,op.cit. [29] Como ocorrera em Pernambuco no sculo XVIII, conforme mostrou Palcios,op.cit. [30] Na feliz expresso de Jos de Souza Martins (O cativeiro da terra.So Paulo: Cincias Humanas, 1979), a condio para o fim do cativeiro de seres humanos era tornar a terra cativa. [31] Como pretender que homens que plantavam o suficiente para sobreviver, que viviam ao deus-dar, se submetessem, em troca de parcos salrios, ao penoso trabalho exigido nas fazendas? Trabalhar como assalariados na grande lavoura significava, para eles, equiparar-se condio de escravos (Costa, Da Monarquia Repblica,op.cit.,p.311). [32] Cf., entre outros, Huggins, op. cit.; Holloway, Thomas H. Polcia no Rio de Janeiro: represso e resistncia numa cidade do sculo XIX. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1997; Vellasco, Ivan de A. As sedues da ordem: violncia, criminalidade e administrao da justia Minas Gerais, sculo 19. Bauru: Edusc, 2004; Russel-Wood, Autoridades ambivalentes,op.cit.

de meios de vida27 no participava diretamente do setor dinmico da economia (que ento se deslocava para as lavouras de caf de So Paulo), mas era parte da dinmica social mais geral. certo que os meios de sobrevivncia ao alcance desse grupo eram restritos e altamente precrios, muitas vezes gravitando em torno das grandes propriedades, de modo que poderiam ser considerados cativos de outros mecanismos de sujeio,como o colonato e a parceria,mas ainda assim seu status era inequvoco,mesmo que definido na negativa:era um grupo composto por no-escravos28.
CONSEQNCIAS DA LENTA TRANSIO

Esse processo de lenta construo de uma populao livre que, embora no diretamente envolvida no universo das relaes socioeconmicas definidoras da estrutura hegemnica da Colnia e do Imprio, no pode ser considerada intersticial ou suprflua foi decisivo para o que se seguiu ao final da escravido.Atenho-me a cinco desdobramentos relevantes para aquilo que me interessa aqui,isto ,a configurao social que deu sentido s relaes de classe tecidas nos incios da constituio da ordem social competitiva no Brasil. Em primeiro lugar, a opo paulista pela imigrao como soluo para o problema da mo-de-obra, em detrimento do elemento nacional, expresso patente da grande inrcia da estrutura social em crise.Os capitalistas de So Paulo chegaram a considerar acumulao primitiva29 como uma espcie de desdobramento da Lei de Terras de 1850,que vedou o acesso s terras devolutas aos que no as pudessem comprar, com isso impedindo ao ex-escravo e ao futuro imigrante acesso legal a uma gleba30. Contudo, a grande questo que movia os paulistas era se o elemento nacional era exproprivel.H muito ele vivia, em grande nmero,integrado sociedade escravista em condies de sobrevivncia precrias (mas estveis), no diretamente associadas produo mercantil31. Talvez fosse possvel obrigar os vadios a vender sua fora de trabalho por lei,sob pena de priso ou castigos fsicos. Mas quanto seria preciso estender a noo de vadiagem para abranger todos os que a lavoura de caf em expanso demandava,incluindo,por exemplo, os pequenos posseiros ou os proprietrios de terras ou animais espalhados pelo vasto territrio provincial? Essa alternativa requeria um efetivo policial ramificado no territrio, o que no existia32, ou ento milcias privadas de grande envergadura, impensveis num momento em que os capitais disponveis estavam todos comprometidos com a lavoura cafeeira. Mas a inrcia se manifestava em outra dimenso, mais profunda, porque fruto direto do impacto dos sculos de escravido no imaginrio da elite paulista.Os debates na Assemblia Legislativa da provncia
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 77

durante os anos 1870 e seguintes, confrontando posies imigrantistas e contrrias,revelam a forte resistncia de parte majoritria da elite governante a incorporar o elemento nacional lavoura de caf por meio da combinao de incentivos monetrios e represso vadiagem33. A resistncia combinava preconceito racial e desprezo pelo trabalhador livre nacional,visto como preguioso,inconfivel e privado de mentalidade moderna (burguesa,acumulativa),j que se satisfazia com muito pouco, de modo que no podia ser submetido ou disciplinado por incentivos pecunirios.Ademais,boa parte do elemento nacional tinha cor, e homem de cor, assim imaginava a elite paulista, s se submetia pela fora e pelo ltego.Parecia impensvel tentar sua adeso voluntria ao trabalho. Nesse aspecto, reveladora a carta do conselheiro Paula Souza transcrita por Florestan Fernandes em seu clssico sobre a integrao do negro na sociedade de classes34,na qual ele argumenta ao destinatrio que os negros libertos trabalhavam do mesmo modo como faziam quando escravos simplesmente porque precisam de viver e de alimentar-se,e,portanto,de trabalhar,coisa que eles compreendem em breve prazo [depois da libertao]. Pressuposta nessa argumentao est a concepo obviamente compartilhada pelo destinatrio de que a nica maneira de arrancar trabalho desse bruto era a fora,j que ele parecia geneticamente propenso preguia e vagabundagem. O Conselheiro, que aprendera rapidamente como funcionava o mercado de trabalho livre,sabia que a fome era o melhor corretivo para presumidas propenses atvicas preguia35. A percepo preconceituosa do destinatrio da missiva decorria do segundo desdobramento da inrcia da ordem anterior:a degradao do trabalho manual pela escravido36.Por muitos sculos,a justificativa racional,legal e teolgica para o cativeiro do negro africano foi sua indelvel impureza, seus costumes brbaros, pagos, portanto herticos, sua inferioridade, sua opaca e assustadora alteridade37. Nesse aspecto, e somente nele, o escravo no Novo Mundo tinha o mesmo estatuto do escravo grego ou romano na clebre formulao de Hegel:ele reconhecia seu senhor como tal em sua liberdade e individualidade (enquanto um ser-para-si),mas este no o reconhecia da mesma maneira;como o escravo fosse coisa,natureza,ser-em-si,portanto incapaz de liberdade (ou de conscincia de si), sua identidade (como alteridade) era inacessvel ao senhor. No mundo antigo, porm,a escravizao derivou de uma luta em que um dos oponentes (o vencedor) colocava sua liberdade acima de tudo,enquanto o outro (o perdedor) desejava sobretudo a vida, estando por isso disposto a abrir mo de sua prpria liberdade.Para Hegel,a sujeio do escravo, ainda que resultasse do desequilbrio de foras entre os oponentes, tinha um inegvel aspecto de consentimento, na medida em que o desejo do mais fraco pela vida (ou pela autopreservao) o levava
78 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[33] Cf. os debates transcritos em Azevedo, op. cit., esp. pp. 125ss. Ver tambm Dean,op.cit.,pp.95-124.

[34] Fernandes, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. 3a ed.So Paulo:tica,1978,pp.31-33.

[35] Nas palavras de um observador estrangeiro j em pleno sculo XX:O negro indolente; o trabalho lhe inspira um profundo horror; ele s se permitir ser levado a ele por fome ou sede (Denis, Pierre. Brazil. Londres, 1911,apud Andrews,George R.Black and white workers: So Paulo, Brazil, 1888-1928. The Hispanic American Historical Review, vol. 68, n 3, 1988 [pp.491-524],p.515). [36] [P]ara o branco, o trabalho, principalmente o trabalho manual, era visto como obrigao de negro,de escravo [...].A idia de trabalho trazia consigo uma sugesto de degradao (Costa, Da senzala Colnia, op. cit.,p.xi). [37] Sobre o processo de converso do outro opaco em aliengena monstruoso e por isso inacessvel em sua identidade, ver Kearney,Richard. Strangers, gods and monsters. Londres/Nova York: Routledge, 2003. Lilia M.Schwarcz (Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidados em So Paulo no final do sculo XIX. So Paulo: Cia. das Letras, 1987) articula engenhoso argumento sobre o processo de construo do negro brasileiro pela imprensa da segunda metade do sculo XIX como violento e degenerado e, depois, como estranho e estrangeiro.

[38] Cf.Hegel,G.W.F. Fenomenologia do esprito. Trad. Paulo Menezes. Vozes:Petrpolis,1992,pp.126-34.

submisso quele que desejava a liberdade, a qual podia assegurar por ser mais forte38. Na escravido moderna, a dialtica da dominao escravista no pode ser lida seno como metfora. claro que o escravo define seu senhor,no sentido de que este no seria livre sem a existncia daquele. Nem sua identidade de senhor seria apreensvel (no sentido de verdadeira) sem a posse do corpo do outro como capacidade de manipulao e transformao da natureza,da qual o senhor,por isso mesmo,se distancia,interpondo entre si e a coisa (natureza) o desejo subjugado do outro,coisificado por sua vez. claro tambm que por isso mesmo a liberdade do senhor se torna imediatamente subordinao coisidade do escravo,sem o qual seu acesso natureza (ou sua sobrevivncia material) no seria possvel. O senhor est condenado a ou escravo de seu escravo. Mas cessa aqui a imanncia do processo, pelo menos por trs motivos. Primeiro, porque no caso do Novo Mundo a guerra que ops os desejos dos dois agentes no os confrontou diretamente.O escravo foi capturado em terra longnqua por agente intermedirio com quem o futuro senhor se relacionava pela mediao do mercado.Para o escravo, o senhor um ente abstrato,que muda de rosto medida que fora ele deixa sua tribo, fora embarca num navio negreiro onde sua vida estar constantemente em risco, fora vendido numa praa pblica e encaminhado a seu proprietrio talvez final. Preferir a vida, nesse caso,materializa-se na constante confrontao do escravo com aquele que precisa afirmar sua superioridade fsica, seus recursos desiguais, seu desejo de sujeio do outro no para se apropriar dos frutos de sua manipulao da natureza,mas para se apropriar do escravo como mercadoria. O mercador de escravos no o senhor de Hegel seno num sentido muito metafrico,e a metfora,nesse caso,no ajuda em nada a compreenso da relao de sujeio. O mercador (ou seu preposto feitor) no outra coisa seno violncia crua,imediatamente desumanizadora de ambos,feitor e escravo. Em segundo lugar, a guerra de sujeio do escravo no se d de uma vez por todas, e o escravo no consente de uma vez por todas. A relao de subjugao deve ser reposta todo dia por todo novo senhor, especialmente pelo destinatrio final da mercadoria, que tem de lidar com a manuteno de coletividades inteiras de escravos. Aqui tambm a dialtica hegeliana da subordinao consentida no pode ser lida seno como metfora. O escravo moderno no escolhe a vida, j que a escravido simplesmente uma sentena de morte, ainda que cumprida num prazo mais longo do que aquelas que terminam no patbulo ou no cadafalso. Como demonstrou Schwartz, um escravo baiano que sobrevivesse dez anos numa fazenda com quarenta escravos veria todo o plantel ser renovado por morte, no raro
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 79

por suicdio39. O senhor precisava do escravo coletivo, mas prescindia da pessoa de cada escravo em particular. Aqui se revela o carter tirnico da dominao escravista no Novo Mundo e em especial no Brasil, onde a escravido foi particularmente cruenta e predatria: o senhor podia tomar qualquer deciso quanto vida de seu escravo, conforme seu arbtrio. Se considerasse que um escravo o ameaava, podia mandar cortar seus ps, ceg-lo, suplici-lo com chibatadas ou mat-lo.A relao senhor/escravo no era um pacto: o senhor no estava obrigado a preservar a vida de seu escravo individual;muito ao contrrio,sua liberdade de tirar a vida daquele que coisificara definia sua posio de senhor,tanto mais quanto o fluxo de escravos no mercado lhe permitia repor o plantel sem maiores restries. Entre ns,a escravido no foi apenas negao do escravo como pessoa (sua coisificao), mas sua negao como ser vivo. Est-se falando de sculos de horror ao longo dos quais a escravido,dilapidando os corpos negros dos cativos e corrompendo as mentes de seus senhores,precisava ser reposta dia aps dia e com violncia sempre renovada, destruindo constantemente um dos plos da dialtica hegeliana, que por isso precisava ser constantemente reposto. A escravido longeva acabou por abstrair o rosto do escravo, despersonalizando-o e coisificando-o de maneira reiterada e permanente. Ao final restava apenas a sua cor,definitivamente associada ao trabalho pesado e degradante. Por fim, a metfora hegeliana no leva em conta o fato de que a busca do negro africano como mo-de-obra escrava tinha sua desumanidade como pressuposto. Nesse sentido, o negro no foi coisificado pela escravido.Portugueses,espanhis,holandeses,ingleses ou franceses viam os africanos de antemo como seres brbaros, como escravos da necessidade, logo como coisa, opaca em sua individualidade. Da a transform-los em mercadoria era um passo menor, que to-somente os desterritorializava sem interferir em sua essncia de coisa mas que poderia salvar sua alma ao arranc-los do universo pago em que habitavam40. Desse modo, a degradao ex ante do negro africano deteriorou o trabalho que ele, como coisa, executava. A longevidade da escravido, que em seu aspecto predatrio despersonificou o cativo, proporcionou a construo da imagem do trabalho manual como algo indigno de outro que no o negro,o qual,ainda que atavicamente propenso ao no-trabalho por brbaro e de sangue viciado,podia ser dobrado pela fora41. A imagem do trabalho e do trabalhador consolidada ao longo da escravido fez-se portanto da sobreposio de hierarquias sociais de cor,de status social associado propriedade e de dominao material e simblica, numa mescla de sentidos que convergiram para a percepo do trabalho manual como algo degradado42.Dizendo-o de modo mais enftico,a tica do trabalho oriunda da escravido foi uma
80 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[39] Schwartz, Segredos internos , op. cit.

[40] Viso compartilhada pelo jurista inaciano Alonso de Sandoval, pelo padre Antnio Vieira, pelo humanista Maurcio de Nassau e por tantos outros no sculo XVII (cf. Alencastro, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formao do Brasil no Atlntico Sul. So Paulo: Cia. das Letras, 2000, esp. cap. 5). Mesmo abolicionistas radicais como Joaquim Nabuco (O abolicionismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, pp. 142-45) viam o africano como um ser de sangue viciado, uma ndoa pregada na face da nacionalidade pelos portugueses. [41] [A populao do interior brasileiro] foi por mais de trs sculos acostumada a considerar o trabalho do campo como prprio de escravos. Sada quase toda das senzalas, ela julga aumentar a distncia que a separa daqueles no fazendo livremente o que eles fazem forados (Nabuco,op.cit.,pp.164-65). [42] Sobre a viso do trabalhador nacional por proprietrios de terra de vrias regies como incapaz, preguioso,indolente,portanto inepto para o trabalho, ver Eisenberg. Homens esquecidos, op. cit.; The sugar industry of Pernambuco, op. cit., pp. 194-98. Sobre a percepo da elite paulista, ver Dean,op.cit.;Azevedo,op.cit.

[43] Algo semelhante ocorreu na Frana da primeira metade do sculo XIX, onde o trabalho industrial foi encarado, por exemplo, como corruptor das faculdades mentais, conforme se diz no Dictionnaire dconomie politique [1891-92] de Lon Say e Joseph Chailley, citado por Castel (op. cit., p. 288) em meio a outras apreciaes sobre o operariado (brbaros, vil multido...) que, segundo ele, teriam configurado um racismo antioperrio amplamente difundido [na] burguesia do sculo XIX. Em conseqncia, o movimento operrio afirmou, desde a sua origem,a dignidade do trabalho braal e sua preeminncia social enquanto verdadeiro criador das riquezas como aspectos decisivos da construo da identidade de classe (ibidem, p. 443; ver tambm Thompson, Edward P. A formao da classe operria inglesa, vol. 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987). Deu-se o mesmo no Brasil nos incios do sculo XX, como sugerem,entre outros,Evaristo de Moraes Filho (O problema do sindicato nico no Brasil. So Paulo: Alfamega, 1952), Everardo Dias (Histria das lutas sociais no Brasil. So Paulo: Edaglit, 1962), Boris Fausto (Trabalho urbano e conflito social. So Paulo: Difel, 1977), e Michael M. Hall e Paulo Srgio Pinheiro (Classe operria no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1981,vol.II). [44] Como bem demonstrou Franco, op.cit.

[45] Cf.,respectivamente,Eisenberg, The sugar industry of Pernambuco, op. cit.; Dean, op. cit., e Azevedo, op. cit.; Carvalho, Jos Murilo de. A construo da ordem: a elite poltica imperial. Braslia:Ed.UnB,1980.

[46] Cf.Costa,Ana Paula P.Estratgias sociais e construo da autoridade. Mneme (UFRN), vol. 7, n 18, out./nov.2005,pp.469-514.

tica de desvalorizao do trabalho,e seu resgate do ressaibo da impureza e da degradao levaria ainda muitas dcadas43. O terceiro desdobramento importante da lenta transio para o trabalho livre, estreitamente ligado aos anteriores, que o aparato de financiamento, reproduo, superviso e represso do trabalho escravo,altamente descentralizado e com frouxos controles por parte do Imprio portugus e depois brasileiro, consolidou um padro de violncia estatal e privada que sobreviveu ao fim da escravido,transferindo-se para diversas esferas da relao entre o Estado e o mundo do trabalho. Com efeito, o processo de consolidao das foras de represso e administrao da justia no Brasil Colnia e at muito longe no sculo XIX conferiu grande poder aos potentados locais na represso e no julgamento dos atos considerados desviantes.Oliveira Vianna e Gilberto Freyre chamaram a ateno para o problema. Na ordem patriarcal brasileira,o senhor de engenho ou grande proprietrio de terras tinha poder de vida e morte sobre sua famlia e seus escravos.A disperso das fazendas no vasto territrio nacional que dificultava a ao de possvel fora policial centralizada e sua relativa autonomia em termos de auto-sustento que reduzia as trocas econmicas entre elas e no estimulava a interdependncia dos agentes econmicos nem os tornava dependentes dos humores da poltica, o que os distanciava dos negcios do Estado teriam conduzido hipertrofia da vida privada,de modo que qualquer interferncia de foras policiais nas relaes senhor/escravo era vista como ingerncia indevida do poder pblico44. Parte dessa interpretao foi matizada por pesquisa historiogrfica mais rigorosa, que mostrou, por exemplo, que os senhores de engenho em Pernambuco eram tambm os deputados federais,governadores, prefeitos e altos gerentes da mquina estatal, inclusive policial; que os legisladores paulistas que decidiram pela imigrao estrangeira eram em boa parte senhores de terra; e que mesmo os bacharis gestores do Imprio no Rio de Janeiro provinham da elite agrria de suas provncias de origem45. Portanto, os negcios do Estado no eram indiferentes aos grandes proprietrios,mas o principal se mantm: a marca das relaes sociais at finais do sculo XIX (com heranas evidentes no sculo XX) foi a privatizao dos mecanismos de controle social, em meio qual o Estado funcionou como aliado subsidirio do proprietrio de escravos no disciplinamento de sua mercadoria. Isso decorreu em parte da tradio portuguesa de controle social, baseada em milcias civis mobilizveis a qualquer momento pelos homens de bem em nome da Coroa, maneira por esta encontrada de fazer-se presente em todo o territrio imperial,mas na forma de poder delegado, o que conferia grande autonomia e arbtrio aos poderosos locais46.
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 81

A renovao da organizao do controle social no sculo XIX manteve essas prerrogativas, como o demonstra, no mbito do Rio de Janeiro,a existncia do Calabouo,onde agentes penitencirios aplicavam chibatadas em escravos levados at ali expressamente para esse fim. At pelo menos os anos 1830 o proprietrio no precisava provar que seu cativo havia cometido um delito:simplesmente encaminhava o delinqente com a indicao de quantas chibatadas deveria levar (em geral duzentas),com isso eximindo a si e sua famlia do espetculo da tortura,que muitas vezes levava o condenado morte47. O Calabouo perdurou at a dcada de 1870, cumprindo essa mesma funo entre outras. Segundo Holloway, no Rio de Janeiro do incio do sculo XIX, a polcia funcionava como extenso, sancionada pelo Estado, do domnio da classe proprietria sobre as pessoas que lhe pertenciam.A polcia cresceu acostumada a tratar os escravos e as classes inferiores livres de maneira semelhante,e com a diminuio do nmero de escravos na populao aps meados do sculo as atitudes e prticas do sistema de represso foram aos poucos sendo transferidas para as classes inferiores no-escravas e perduraram48. No h razo para supor que o padro prevalecente na capital do Imprio no teria se reproduzido em outras paragens urbanas49, que dir rurais.Por outro lado e este aspecto decisivo ,a virtual inexistncia de conflitos externos que requeressem a profissionalizao de fora nacional voltada proteo de nossas fronteiras fez que o embrio de exrcito constitudo no sculo XIX e as milcias locais se dedicassem construo e represso de inimigos internos. Evidentemente, as classes laboriosas foram encaradas como classes perigosas em toda parte do mundo e em vrios momentos da histria ocidental50. O massacre de Peterloo, em Manchester, em 181951, a cruenta represso do operariado durante as jornadas revolucionrias de 1848 em Paris52 e o Domingo Sangrento em So Petersburgo, em 1905,so exemplos da exorbitncia das foras da ordem na represso a movimentos por vezes pacficos em suas intenes (como os de Peterloo e So Petersburgo),o que denota o imenso temor das classes dominantes diante das maiorias despossudas. No Brasil, a viso do escravo como potencial inimigo coletivo recrudesceu no imaginrio das elites em seguida revoluo haitiana de 1804, que libertou o pas do colonizador francs massacrando-o cruelmente.O medo de catastrfica rebelio escrava que pusesse fim civilizao de corte europeizante acentuou-se a partir de 1835 com a Revolta dos Mals na Bahia53, ponto culminante de uma srie de atritos e levantes que contriburam para criar no pas a idia da agressivi82 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[47] Cf. Holloway, op. cit.; Karasch, op.cit.

[48] Holloway,op.cit.,p.215. [49] Para o caso paulista, ver Fausto, Boris. A criminalidade em So Paulo, 1880-1924. So Paulo: Brasiliense, 1984. Ao citar a descrio por um delegado de poltica de uma jovem de 20 anos acusada de furto em 1892 Trata-se de uma preta, de estatura regular, cabelos encarapinhados, olhos grandes, bons dentes, lbios grossos , portanto com termos tpicos do mercado de escravos, o autor se pergunta: Simples vestgio de um velho hbito ainda existente nos anos imediatamente posteriores Abolio, em vias de desaparecer? Nada indica isso (p.54).Ver tambm Pinto, Maria Inez M. B. Cotidiano e sobrevivncia: a vida do trabalhador pobre na cidade de So Paulo 18901914. So Paulo:Edusp,1994.Sobre o caso baiano, ver Fraga Filho, Walter. Encruzilhadas da liberdade: estrias de escravos e libertos na Bahia 18701910.Campinas:Ed.Unicamp,2006. [50] Cf. Chevalier, Louis. Classes laboriouses et classes dangereuses Paris pendant la premire moiti du XIXme sicle. 2a ed. Paris: Hachette, 1984 [1958]. [51] Cf. Thompson, Edward P. A formao da classe operria inglesa, vol. III. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989, pp.256ss. [52] Cf. Tocqueville, Alexis de. Lembranas de 1848: as jornadas revolucionrias em Paris. So Paulo: Cia. das Letras,1991. [53] Cf. Reis, Joo Jos. Rebelio escrava no Brasil: a histria do Levante dos Mals em 1835. So Paulo: Cia. das Letras,2003.

[54] Nas Minas Gerais, no sculo XVIII,era comum que escravos empunhassem armas na defesa dos interesses da Coroa, como mostra Ana Paula Costa (Estratgias sociais e construo da autoridade, op. cit.) a exemplo desta passagem: Em 1719, temendo atos sediciosos por parte da populao negra da capitania, [o conde de Assumar] informava ao rei que se agravava o clima de tenso porque os negros tinham a seu favor a sua multido e a nscia confiana de seus senhores,que no s lhes fiavam todo gnero de armas,mas encobriam suas insolncias e delitos (pp. 49596). A idia da multido negra ameaadora sinnima da onda negra da segunda metade do sculo XIX,estudada por Azevedo (op.cit.). [55] Enquanto no sul dos Estados Unidos o nmero de chibatadas por malfeito no ultrapassava 25, no Brasil era comum supliciar os cativos com duzentos ou mais golpes, muitas vezes ministrados por outros escravos. [56] Exemplos podem ser encontrados em Dean, op. cit.; Azevedo, op. cit.; Schwartz, Segredos internos, op. cit.; Carvalho, Jos Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a repblica que no foi. So Paulo:Cia.das Letras, 1987; Machado, Maria Helena. O plano e o pnico: os movimentos sociais na dcada da Abolio. Rio de Janeiro/So Paulo:Ed.UFRJ/Edusp,1994. [57] Fernandes,op.cit.,pp.56-57. [58] Carvalho, Os bestializados, op. cit.,p.113. [59] Cf. ibidem, p. 115. Ver tambm Sevcenko, Nicolau. A Revolta da Vacina: mentes insanas em corpos rebeldes. So Paulo: Brasiliense, 1984; Pinheiro, Paulo Srgio. Estratgia da iluso: a revoluo mundial e o Brasil, 1922-35. So Paulo: Cia. das Letras, 1991; Bretas, Marcos Luiz. A guerra das ruas: povo e polcia na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997; Misse, Michel. Malandros, marginais e vagabundos: acumulao social da violncia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: tese de doutorado em sociologia,Iuperj,1999. [60] Apud Santos,Marco Antonio C. dos.Polcia e trabalhadores urbanos em So Paulo (1890-1920). Lcus (UFJF), vol. 11, ns 1/2, 2005 (pp. 3350),p.35.

dade dos escravos, que mantinha seus senhores em tenso permanente54.Parte da ferocidade dos castigos infligidos aos cativos por aqui ter decorrido desse medo superlativo55,com motivaes mais imaginrias do que reais. No caso de So Paulo, com o fim do trfico atlntico em 1850 e a importao de escravos de outras provncias brasileiras,em especial do Nordeste,a percepo do inimigo interno foi ainda mais decisiva para a construo do padro de represso aos negros revoltosos, combinando foras privadas e estatais em reaes de violncia extremada menor manifestao de resistncia escrava56. Como bem marcou Florestan Fernandes, prevaleceu [na sociedade escravocrata] a orientao de impedir todo florescimento da vida social organizada entre os escravos e os libertos,por causa do temor constante da rebelio negra. Como escrevia Perdigo Malheiros [em 1866],o escravo aparecia como um inimigo domstico e um inimigo pblico: o vulco que ameaa constantemente a sociedade, a mina pronta a fazer exploso menor centelha57. Durante a Revolta da Vacina,ocorrida no Rio de Janeiro em 1904,a represso estatal reproduziu em grande medida o padro dos automatismos exacerbados que o medo da rebelio dos cativos gerava nas camadas dominantes dcadas antes. Jos Murilo de Carvalho aponta que no Brasil de ento, em caso de revoltas populares,nunca havia processo contra o grosso dos presos. Processavam-se apenas os lderes, muitas vezes elementos da elite. Os restantes eram simplesmente colocados em navios e desterrados para algum ponto remoto. Nem mesmo passavam pela Casa de Deteno, onde teriam ficado registrados seus dados pessoais58. Est-se falando,no caso dessa revolta,de algumas centenas de pessoas degredadas sem julgamento ou formao de prova,enquanto aos outros milhares de revoltosos no se reconhecia participao voluntria na crise, preferindo-se trat-los como incautos manipulados por desordeiros e desclassificados perspectiva compartilhada por luminares como Rui Barbosa,Olavo Bilac e muitos outros59. No final do sculo XIX, o medo das hordas de desconhecidos ainda estava presente no imaginrio das elites paulistas. Em 1893, Siqueira Campos,secretrio de Justia de So Paulo,apontava ao presidente do Estado, Bernardino de Campos, que a possvel causa da sensao de insegurana experimentada pelos paulistanos era o aumento crescente da populao e principalmente [...] de uma populao flutuante, que no se pode conhecer e que se renova de momento a momento60. O medo, aqui como ento, era o medo do
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 83

desconhecido, daquilo que no podia ser controlado ou dominado porque no estava submetido aos mecanismos da dominao tradicional. Era o medo do outro opaco, annimo, que s podia ser contido pela represso brutal e indiferenciada61. Siqueira Campos afirmava ainda que esse sentimento de medo e insegurana destoava da fisionomia geral do nosso povo62,que seria pacfico. Esse ponto de vista anuncia a quarta conseqncia da lenta transio para o trabalho livre: no mbito das relaes sociais entre capitalistas e operrios, com o incio da industrializao, persiste a percepo do trabalhador brasileiro pelas elites econmicas como pacfico, ordeiro ou cordial, por oposio aos imigrantes, portadores de ideologias aliengenas como o anarquismo ou o comunismo. A noo do brasileiro pacfico freqenta o mesmo campo semntico da idia de que nossa escravido teria sido benigna (na clssica formulao de Gilberto Freyre em Casa-grande & senzala63). Ambas supem classes subalternas que conhecem seu lugar,o que por conseguinte legitima a represso e a violncia (privada e estatal) quando essas mesmas classes se rebelam ou afirmam sua autonomia. A idia da escravido benigna foi cultivada ainda no sculo XIX, e deveu muito lavra de viajantes como Auguste de Saint-Hilaire, Henry Koster e John Luccock,em cujos livros comum encontrar apreciaes favorveis sobre o tratamento dispensado aos escravos no pas64.Essas apreciaes influenciaram profundamente o trabalho de Gilberto Freyre,que por sua vez deixou sua marca em muito do que se escreveu sobre a escravido no Brasil nos anos 1940 e 50, sobretudo por investigadores norte-americanos interessados em nossa democracia racial65.Freyre atribuiu ao caritativo catolicismo portugus e influncia moura (ou rabe) no modo de organizao da famlia colonial a estrutural benevolncia do senhor de escravos no Brasil, em comparao aos escravocratas norte-americanos, por exemplo66. verdade que Freyre no desconsiderava aquilo que chamava de atitude sadista de certos senhores de engenho,fruto de um arranjo em que a violncia sempre estava no horizonte do controle e da submisso dos cativos. O sadismo do mando sustentaria a tradio conservadora no Brasil67,de modo que estaria no centro do equilbrio de nossa vida poltica,mas a crueldade contra os escravos seria exceo,no regra,e no teria vigncia na casa-grande (esse tipo ideal da ordem social brasileira,segundo o mesmo Freyre),sendo por vezes necessria no trato do cativo da lide da terra. Essa imagem foi contestada desde o bero por abolicionistas de vria estirpe como uma propaganda antiabolicionista do Imprio voltada a difundir um quadro rseo da situao dos escravos68 e com isso justificar o cativeiro. Ademais, a ideologia da benignidade teve de se haver com o temor de uma rebelio escrava nos moldes da ocor84 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[61] Nesse aspecto, note-se que, durante quase toda a Primeira Repblica, anarquistas, socialistas, grevistas, feministas, sindicalistas etc., quando presos, eram indistintamente fichados como contraventores, portanto, como inimigos da ordem pblica (cf. Fausto. A criminalidade em So Paulo,op.cit.,p.34). [62] Apud Santos,op.cit.,p.35.

[63] Freyre, Gilberto. Casa-grande & senzala. 29a ed. Rio de Janeiro: Record,1994 [1933].

[64] Ver Versiani, Flvio R. Os escravos que Saint-Hilaire viu. Histria Econmica & Histria de Empresas,vol. 3,n 1,2000,pp.7-42.

[65] Frank Tannenbaum,em seu clssico Slave and citizen (Boston: Beacon Press, 1946), foi decisivamente influenciado pelas formulaes de Freyre, vendo na miscigenao e na possibilidade de ascenso social do mulato (explicao freyriana para o sucesso de nossa democracia racial) uma possvel sada para o dilema racial norte-americano. [66] Sobre o estudo de Freyre, ver Arajo, Ricardo B. de. Guerra e paz: Casa-grande & senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro:Ed.34,2005. [67] Freyre,op.cit.,p.52.

[68] Versiani, op. cit., p. 7. O autor cita o texto de Conrad (op. cit.), que argumenta que a tese da benignidade teria se originado numa campanha publicitria do governo brasileiro.

[69] Cf. Azevedo, op. cit.; Moura, Clvis. Rebelies das senzalas. 3a ed. So Paulo:Cincias Humanas,1981.

[70] Cf.Holloway,op.cit. [71] Em 1831,aps debelar um motim de soldados republicanos, o Regente Feij afirmou que o brasileiro no foi feito para a desordem,que o seu natural [a] tranqilidade e que ele no aspira outra coisa alm da Constituio jurada, do gozo de seus direitos e de suas liberdades (apud Patto, Maria Helena S. Estado, cincia e poltica na Primeira Repblica: a desqualificao dos pobres. Estudos Avanados, vol. 13, n 35, 1999 [pp. 167-198],p.171).

rida no Haiti e com a crescente rebeldia dos escravos na segunda metade do sculo69. Ou seja, nem a escravido era benigna, nem os escravos eram pacficos ou submissos,mas na ideologia dominante a passividade era o qualificativo mais comum.Na verdade,a elite dominante do Imprio, sobretudo nas grandes cidades, via na violncia cotidiana um desvio de conduta por parte de indivduos degenerados, brbaros,perdidos para a civilizao70. O carter ordeiro da populao brasileira foi louvado em diversos momentos da nossa histria, remota ou recente71, e est na base do argumento,defendido por muitos pensadores da hora,segundo o qual a transio para o trabalho livre se deu de forma pouco traumtica, ao contrrio do que ocorreu nos Estados Unidos ou no Haiti, por exemplo.Nas primeiras dcadas do sculo XX,a nascente sociologia brasileira veria no carter pacfico do povo um elemento definidor da nacionalidade com razes profundas na ordem anterior, marcada pelo familismo, o individualismo e o patrimonialismo, isto , nossa herana ibrica,avessa a conflitos abertos e sobretudo ao coletiva. Essas idias esto igualmente presentes em Srgio Buarque de Holanda,Oliveira Vianna ou Gilberto Freyre,ainda que encadeadas de forma diversa em cada qual e tratadas com maior ou menor distanciamento crtico.Nessa concepo,a ao coletiva aparece como corrupo da ordem natural das coisas,marcada pela sujeio individual dos subalternos a um potentado local que seria o senhor do destino de todos. O elemento aliengena trazido ao pas pela imigrao europia estrangeiro mas branco, e por isso civilizado foi enquadrado na mesma ordem de percepes, aparecendo como portador de idias sem lugar na realidade social brasileira, porque gestadas em um ambiente conturbado e afeito luta de classes,oposto ao clima de concrdia pretensamente imperante no pas. O estrangeiro com idias socialistas ou anarquistas emergiu como um outro ainda mais perigoso do que o escravo,pois seria capaz de contaminar coraes e mentes com idias que desestabilizariam a estrutura de dominao tradicional. O escravo fora temido por sua diferena e sobretudo por sua opacidade, que suscitaram o temor de uma sublevao negra que pusesse fim civilizao. O temor em relao ao socialista ou anarquista europeu ia alm. Ele no queria o fim da civilizao, mas um arranjo civilizatrio que o inclusse de forma no-subordinada ou igualitria. Seu proselitismo poderia revelar ao brasileiro pacfico e ordeiro que sua posio na hierarquia social era injusta e que a ordem, portanto,era ilegtima.Poderia transformar o povo no inimigo interno que o escravo representara no iderio das elites. Opera-se ento a transposio do imaginrio sobre a escravido para a ordem capitalista:o povo s interessa na qualidade de conjunto de indivduos resignados sua posio na hierarquia de posies,que
NOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 85

recompensa cada qual desde que cada qual reconhea naquele que prov a recompensa algum com autoridade sobre si.O temor da ao coletiva do povo atiada pelo elemento aliengena o equivalente funcional do medo da rebelio escrava.A lenta modernizao da sociedade brasileira nos incios do sculo XX, que muito aos poucos corroeu as estruturas tradicionais de dominao, no diluiu esse medo, que foi adquirindo novas feies e novos contedos72,entre os quais o anticomunismo foi talvez o mais importante,como sugere Motta73. Merece breve meno aqui um ltimo desdobramento da longevidade da escravido, relativo s expectativas dos trabalhadores acerca de seu padro de vida.Antonio Candido foi o primeiro a chamar a ateno para a indiferenciao social nas comunidades caipiras paulistas nos incios do sculo XX,fruto de uma diviso social do trabalho incipiente e de uma escassez de recursos generalizada, de modo que os integrantes dessas comunidades se mantinham apenas com mnimos vitais74. Tal situao levaria Maria Sylvia de Carvalho Franco a construir argumento engenhoso para explicar o carter violento da sociabilidade dos homens livres na ordem escravocrata. Segundo ela, a necessidade de relaes de suplementao entre pessoas iguais na pobreza em localidades rurais com alta fluidez nmade, onde no se consolidavam antigas e inquebrantveis obrigaes recprocas75 nem se construam princpios de autoridade fundados na hierarquia de funes,conduzia simplificao dos mecanismos de ajustamento inter-humanos com base na valentia e na banalizao da violncia. Prossegue a autora,em longa mas crucial passagem: Sem vnculos,despojados,[os grupos caipiras] a nenhum lugar pertenceram e a toda parte se acomodaram. Foi tambm a mesma marginalizao que preservou simples o sistema social,ordenando funes bsicas para alm dos confins do grupo.Basta lembrar que o soldado,o padre,a autoridade pblica estiveram sempre referidos a instituies alheias ao mundo caipira.A espantosa pobreza da cultura provm da mesma fonte. suficiente indicar como a produo colonial favoreceu o enorme desperdcio de fora de trabalho, caracterstico desses grupos. Foi nesse contexto que nasceu o preguioso caipira,que esteve colocado na feliz contingncia de uma quase desnecessidade de trabalhar,com a organizao social e a cultura se moldando no sentido de garantir-lhe uma larga margem de lazer,mas que sofreu,simultaneamente, a miservel situao de poder produzir apenas o estritamente necessrio para garantir uma sobrevivncia pautada em mnimos vitais76. Interessam-me dois aspectos nesse argumento. Em primeiro lugar,a idia de que a sociabilidade na ordem escravista era espantosamente fluida, no sentido de que a populao rural livre era em grande medida desgarrada de laos locais de dominao e vivia constante86 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

[72] Cf., entre vrios outros, Fausto, Trabalho urbano e conflito social,op.cit.; Pinheiro, Estratgia da iluso, op. cit.; Negro,Antonio Luigi. Linhas de montagem. So Paulo:Boitempo,2004. [73] Motta, Rodrigo P. S. Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil 1917-64. So Paulo: Perspectiva,2002.

[74] Candido, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. Rio de Janeiro: Jos Olympio,1964.

[75] Franco,op.cit.,p.31.

[76] Ibidem,pp.32-33.

[77] Para o caso da regio de Campinas, ver Moura, Saindo das sombras, op. cit.; para o caso do Recncavo Baiano, ver Schwartz, Segredos internos,op.cit.;Fraga Filho,op.cit.

[78] Como mostrou Costa (Da senzala Colnia, op. cit.), bem antes de Franco.

[79] Para uma anlise densa da construo do gosto e das aspiraes dos trabalhadores, marcada pela proximidade com a necessidade, ver Bourdieu, Pierre. La distinction. Paris: Minuit,1979.

mente em busca de meios de vida precrios no vasto territrio nacional. Desse modo, a escravido produziu um paradoxo: a estrutura social era profundamente hierrquica e rgida nas posies superiores mas bastante malevel na base, onde a pobreza igualava todos77. Em segundo lugar, e mais importante, a sociedade escravista tornava o homem livre um pria em sentido amplo,incluindo nisso suas expectativas quanto ao padro de vida.O horizonte da vida de cada um era o horizonte da vida de todos,que por sua vez era delimitado pelo trabalho escravo. O homem livre (branco ou no) se distinguia do escravo apenas pelo fato de no ser propriedade de algum,sendo muito semelhante a ele em termos de alimentao, vestimenta, moradia, esperana de vida ao nascer etc.78.Nesse ambiente,as aspiraes eram delimitadas no horizonte dos mnimos vitais tal como estabelecido pelo padro de medida de todo o sistema:a explorao da fora de trabalho escrava. Isso explica em grande parte por que o trabalhador livre no podia ser facilmente exproprivel nem submetido s penas do trabalho extenuante, j que ele tinha alternativa submisso ao trabalho degradado pela escravido. Ainda que essa alternativa estivesse no nvel da subsistncia mais crua, era aceita como natural em face da pobreza geral da sociedade. No caso de So Paulo,essa situao foi ferida de morte com o incio da imigrao,quando a populao local se viu na constrangedora realidade de ser tratada como um contingente de cidados de segunda categoria em relao aos imigrantes italianos, que chegavam com regalias como o acesso a uma gleba de terra para cultivo prprio.Mas isso no ocorreu nas outras provncias do Imprio, cuja realidade manteve muito de seus traos mais marcantes por longo perodo, transferindo para as geraes seguintes os baixos patamares de aspiraes,confrontados a cada passo com a escassez e a pobreza,que restringiam sobremaneira os horizontes de possibilidade de todo o ordenamento social. Homens e mulheres j no eram escravos no sentido de no mais serem propriedade de outrem, mas continuavam a ser escravos da necessidade, o que tambm constitua o horizonte cultural no qual se forjavam as aspiraes e os projetos de vida79.O fim da escravido no mudou esse quadro: em meio generalizada pobreza no campo e inacessibilidade das posies superiores, interditadas pela rgida hierarquia social, as expectativas de melhoria de vida permaneceram achatadas por vrias dcadas,somente ampliando-se com a intensificao da industrializao na segunda metade do sculo XX. * * * Pode-se ento afirmar, guisa de concluso, que esse quadro de inrcia estrutural configurou o ambiente em que se teceu a sociabiliNOVOS ESTUDOS 80 MARO 2008 87

dade capitalista no pas.Isso significa que o carter revolucionrio do capitalismo teve de se haver com um ordenamento social bastante rgido em suas prticas e em seu imaginrio muito mais rgido do que a literatura tradicional sobre o tema estava disposta a reconhecer. Tal rigidez se evidenciou na desqualificao do negro e do elemento nacional como trabalhadores aptos lide capitalista;na percepo do prprio trabalho manual como atividade degradada,cabvel somente a seres degradados; no encastelamento da elite econmica em suas posies de poder, temerosa das maiorias despossudas (e desarmadas), vistas como inimigos potenciais e tratadas com violncia desmedida quando se afirmavam na cena pblica; na permanncia de uma estrutura de dominao que rebaixava a mnimos vitais as expectativas de recompensa dos mais pobres,num ambiente em que a pobreza generalizada era o parmetro de toda recompensa.A sociabilidade capitalista, em suma, teve de se haver com uma ordem profundamente antiliberal em suas prticas e vises de mundo80 e com uma tica da desvalorizao do trabalho que por longo tempo impediu o reconhecimento dos trabalhadores como sujeitos de direitos, isto ,como cidados81.
Adalberto Cardoso socilogo, professor e pesquisador do Iuperj e pesquisador associado do Cebrap.

[80] Como sugeriu Roberto Schwarz (Ao vencedor as batatas. 2a ed. So Paulo:Duas Cidades,1981,pp.16-18), o liberalismo era uma idia fora do lugar, j que o favor e a dependncia pessoal, e no o mercado, mediavam as relaes sociais. [81] Getlio Vargas construir o mito do pai dos pobres contra esse pano de fundo. Os propagandistas do Estado Novo atribuiro a Vargas (e ddiva dos direitos trabalhistas) o fim de fato da escravido, quarenta anos depois de sua abolio legal.Ver Gomes, ngela de C. e Mattos, Hebe M. Sobre apropriaes e circularidades:memria do cativeiro e poltica cultural na era Vargas, 2006 <www. historia.uff.br/labhoi/uploads/wp-content/uploads/2006/09/lab03.pdf >, acessado em novembro de 2007. Recebido para publicao em 13 de dezembro de 2007.
NOVOS ESTUDOS
CEBRAP

80,maro 2008 pp. 71-88

88 ESCRAVIDO E SOCIABILIDADE CAPITALISTA Adalberto Cardoso

You might also like