You are on page 1of 12

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO BSICA

SIMULADO/AVALIAO CICLO DE ALFABETIZAO 3 ANO

CADERNO ALUNO

ESCOLA:___________________________________________ NOME:______________________________________________

PROFESSORA: ______________________________________

Questo 1
PODE PEGAR NA MINHA MO MAIS NO QUEBRE MEU DEDINHO NO QUERO QUE NINGUM SAIBA DESSE NOSSO SEGREDINHO.
Ricardo Azevedo ,Papagaio come milho , periquito leva a fama So Paulo : Moderna ,2008

A) B) C) D) Questo 2

DEDINHO MO PODE SEGREDINHO

A) B)

1 2

C) D)

4 3

Questo 3 Observe a figura. Risque o quadrinho onde os nomes das duas figuras se diferenciam por apenas um som. A)

B)

C)

D)

Questo 4

A)

B)

C)

D)

Questo 5 Risque o quadrinho onde est escrito o nome da figura. A) C) ESTREBARIA ESTREITA B) D) ESTREIA ESTRELA

Questo 6 Leia o texto e responda pergunta.

VOC SABIA? Cada um de nossos ps tem 29 ossos, 19 msculos, 33 articulaes e 115 ligamentos. Todo esse conjunto entra em ao com uma incrvel preciso para que a gente possa dar um simples passinho.
Revista recreio, ano 6, numero 311, 23 de fevereiro 2006.p 19 ( fragmento)

Quantas articulaes cada um de nossos ps tem?

A)

19

B)

29

C)

33

D)

115

Questo 7 Bufunfa no mundo das cores Certa vez, apareceu uma misteriosa caixa na floresta. Bufunfa, o elefante, estava passeando quando tropeou na caixa colorida. _ O que ser? _ perguntou para si mesmo. Bufunfa levou a caixinha para casa e abriu para a me Ver. Que surpresa! Era uma caixa de lpis de cor!
Azulay, Daniel.Bufunfa no mundo das cores.Rio de Janeiro.Bloch 1983p 2-6

Quais so as personagens dessa histria? A) C) As cores Bufunfa e sua me B) D) Bufunfa e a floresta Os lpis

Questo 8 O MOSQUITO ESCREVE O Mosquito pernilongo trana as pernas, faz um M, depois, treme, treme, treme, faz um O bastante oblongo, faz um S. O mosquito sobe e desce. Com artes que ningum v, faz um Q, faz um U e faz um I. Esse mosquito esquisito cruza as patas, faz um T. E a, se arredonda e faz outro O, mais bonito.
MEIRELES, Ceclia. Obra Potica. Rio de Janeiro.CiaJos aguiar 1967(Adaptado)

Qual a funo das letras em destaque no poema? A) B) C) D) Avisar que o mosquito esquisito. Ensinar as letras do alfabeto. Formar a palavra MOSQUITO. Mostrar como o mosquito voa.

Questo 9 Leia o texto e responda a pergunta: Energia Use energia eltrica somente o necessrio. Apague a luz ao deixar um ambiente; desligue os aparelhos eletrnicos quando no estiverem em uso.
Revista Semeando Ano 3. P. 22 Belo Horizonte 2008

No texto, qual palavra d ideia de tempo? A) No B) C) Quando D)

Necessrio Uso

Questo 10 Leia o texto e responda a questo:

Quando o menino disse voc pode queblar esse galho pla mim, ele queria que a menina... A) B) C) D) empurrasse o balano para ele. quebrasse o galho da rvore. segurasse o balano para ele descer. sasse da frente para ele balanar.

Questo 11
Leia o texto e responda a pergunta: Qual o assunto principal desse texto? A) B) C) D) A comunicao e 1940. A criao do celular. O peso dos primeiros celulares. O uso do rdio de comunicao.

Questo 12 Leia o ttulo do texto e responda a questo . De acordo com o ttulo, o texto vai falar sobre:

A) B) C) D)

como ajudar a parar de soluar. como funciona o pulmo humano. o que causa o soluo nas pessoas. o significado da palavra HIC.
Revista Recreio p.409,08,10 de jan.2008p 27

Questo 13
Leia o texto e responda questo. A festa no cu O vento e as nuvens eram amiguinhos e estavam sempre brincando no cu que era a casa em que eles moram. De vez em quando , o vento gostava de sair e passear aqui em baixo na terra. Ficava no meio das rvores, soprando entre as flores e mesmo entre as roupas das pessoas.Muitas vezes , as nuvens achavam ruim com ele.
Disponivel em http://ww.contos.poesiasnom,br/afestanoceu.htm(fragmento)

No texto quem ficava no meio das arvores era A) B) C) D) a casa. a nuvem . o cu . o vento.

Questo 14

Esse texto engraado porque: A) B) C) D) a Mnica agiu como se fosse uma mula. a Mnica no se deixou ser hipnotizada. o Cebolinha acreditava que ia dar certo. o Cebolinha no conseguiu o que queria.

Questo 15 Leia o texto e responda a questo. COLUNA DO LEITOR leitor@gazetadopovo.com.br No vejo fundamento para que os mdicos tenham que bater o ponto para Registrar sua chegada e sada em suas unidades de trabalho ( Gazeta,9/10). O mdico no operrio. responsvel pela manuteno e, recuperao da Sade da populao e, acima de tudo preocupar-se em salvar vidas. Ele est de prontido 24 horas por dia para atender as chamadas de emergenciais, efetuando cirurgias sem previso de horrio para concluso, entre outras responsabilidades emergentes. O que precisa realmente contratar mais mdicos para as unidades de sade pblica e privada.
Jos Ademir do Vale Berthier Fortes

Jornal Gazeta do povo-10 de outubro de 2009. De acordo com o texto, no tem fundamento os mdicos terem de bater ponto porque eles:

A) B) C)

acham que a sade da populao est acima de tudo. acham que preciso contratar mais mdico. efetuam cirurgias e salvam vidas nas unidades de sade. chamadas

D) esto de prontido 24 horas por dia para atender as de emergncias. Questo 16 Leia o texto e responda a pergunta:

O leo Apaixonado
Um leo pediu a filha de um lenhador em casamento. O pai, contrariado, mas receoso, aproveitou a ocasio para livrar-se desse problema. Ele disse que consentia em t-lo como noivo de sua filha, mas, como uma condio: esse deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha temia a ambos. Contente, o leo concordou. Depois disso, ao repetir seu pedido, o lenhador que no mais o temia, pegou um cajado e enxotou-o da casa para de floresta. Para resolvermos um problema, devemos primeiro conhec-lo s depois enfrent-lo.
Disponvel em HTTP//wwwmetaforas.com. brinfantis/leo_ apaixonado.htm( adaptao)

O trecho que apresenta o que o lenhador falou : A) B) C) D) Contente, o leo concordou. Consentia em t-lo como noivo de sua filha. Pegou um cajado e enxotou-o da casa para a floresta. Um leo pediu a filha de um lenhador em casamento.

Questo 17 Leia o texto e responda questo. PIRATARIA AO ANTINATURAL Uso de ossos de tigre e de rinoceronte para a produo de remdio e cosmticos ameaa a natureza e espcies. O trfico de animais silvestre um problema grave. Sabia que cerca de 80 Na opinio comercializa animais silvestres: espcies deecologistas, bichos e quem plantas esto em risco de extino por causa da pirataria? Uma das faces do problema o uso de ossos para a produo de remdios. Pases como Japo e China desrespeitam a lei e so os maiores consumidores de produtos feitos de partes de tigres e rinocerontes, todos ilegais. Para os ecologistas, quem comercializa animais silvestres est cometendo um crime. Hoje, o trfico de animais a segunda maior causa de mortalidade de espcie, depois, apenas, da destruio do habitat.
O tempinho Belo Horizonte, sbado, 27 de setembro de 2008.p.16 Adaptado

Na opinio dos ecologistas quem comercializa animais silvestres A) ameaa a natureza. B) C) D) coloca as espcies em risco de extino. comete um crime. destri o habitat dos animais

Questo 18 A) D) B) C)

Questo 19 Leia o texto e responda a pergunta. Dilogo _ Carlinhos, meu netinho, ajude o seu av. Traga para mim: um lbum de retratos, que est em cima da eletrola, a binga para eu pitar; depois voc acende a lamparina para eu enxergar melhor. _ Mame, socorro! Eu no t sacando nada desse papo. O que o vov est dizendo? _ Meu filho, seu av est dizendo para voc buscar as fotos que esto em cima do som, o isqueiro e buscar o lampio. _Ah! Bom Agora eu saquei! Porque o Carlinhos no entende os pedidos do av? A) B) C) D) A me de Carlinhos no explica bem o que o av fala. Carlinhos pensa que o av est caduco por falar esquisito. Carlinhos tem preguia de atender aos pedidos do av. O av usa palavras de um outro tempo, que o neto no entende. LISTA DE PRESENA 3 ANO DATA DA AULA NOME DO ALUNO AMANDA FONSECA BRUNO MOREIRA CAROLINA VIANA -----------------------------EDUCARDO ROCHA

Questo 20

N 01 02 03 04 05

Seguindo a ordem alfabtica, qual nome completa a lista? A) B) C) D) Bianca Oliveira Daniela da Silva Milena Gonalves Renata da Costa

Questo 21 Risque o quadrinho que mostra um mapa: A) B) C) D)

Questo 22

Esse texto serve para: A) B) C) D) Convidar para uma festa. ensinar a fazer um desenho. informar onde fica uma escola. organizar uma lista de materiais

You might also like