You are on page 1of 2

A Ergonomia

O que ergonomia? Ergonomia (do Grego: Ergon = trabalho + nomos = normas, regras, leis) o estudo da adaptao do trabalho s caractersticas dos indivduos, de modo a lhes proporcionar um mximo de conforto, segurana e bom desempenho de suas actividades no trabalho.

Distrbios Msculo-esquelticos Ocupacionais (DMO).

Preveno das doenas


Se o seu trabalho actual exige movimentos repetitivos e voc j percebe sinais de LER, talvez queira procurar ajuda mdica na empresa.

As causas para estas leses so o trabalho prolongado envolvendo movimentos repetitivos, movimentos forados e posturas incmodas.

As LER so leses dolorosas e frequentemente incapacitantes, que afectam principalmente os

As chances de recuperao sero muito maiores se a LER for tratada nos seus estgios iniciais.

O que estuda?
Estuda a compatibilidade entre os trabalhadores e o seu trabalho. "Trabalho" inclui o ambiente de trabalho, estaes de trabalho e as tarefas.

punhos, costas, pernas, ombros, pescoo, msculos e articulaes. Faa alguns exerccios para fortalecer especialmente os msculos que voc usa mais. Msculos mais fortes Condies ambientais adequadas so importantes para o completo bem-estar dos trabalhadores e a ajudaro a realizar as tarefas necessrias no trabalho.

As condies ergonmicas so inadequadas quando o "trabalho" incompatvel com o corpo dos trabalhadores e a sua capacidade de continuar a trabalhar. Estas condies podem causar desconforto, fadiga e, consequentemente, leses.

produtividade.

Outro passo para a preveno de LER o uso pelos trabalhadores de equipamentos apropriados.

As leses e doenas relacionadas com condies ergonmicas inadequadas podem ser prevenidas, fazendo com que o local e a organizao do trabalho se ajuste s necessidades fsicas e mentais de cada trabalhador individualmente Sem dvida, preciso esforo pessoal para combater a este tipo de doenas, mas visto que o nmero de Junto com o tratamento mdico, os sintomas da LER desaparecero. Poder at ficar curado.

As leses resultantes de condies ergonmicas inadequadas so conhecidas como: Leses por Esforo Repetitivo (LER), Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT); Leses por Movimentos Repetitivos (LMR);

Quais os sintomas?
Os principais sintomas so dores, cansao, fadiga muscular, sensao de peso, fadiga nos braos, ombros e pescoo. Podem durar dias, meses ou anos aps a exposio contnua ou frequente aos factores desencadeantes.

trabalhadores com esse tipo de doenas est a aumentar, os benefcios dessas mudanas e desse esforo compensar no futuro

Alguns exerccios que podero prevenir as doenas provocadas por esforos repetitivos

ERGONOMIA

Segurana e Ambiente

You might also like