You are on page 1of 25

CONSELHO MUNICIPAL

POSTURA DE TRNSITO
CAPTULO I

DISPOSIES GERAIS Artigo 1 mbito de aplicao


A presente postura regula o trnsito e o estacionamento de veculos de traco mecnica e animal, velocpedes, pees e animais no Municpio de Maputo, sem prejuzo do disposto no Cdigo da Estrada.

Artigo 2 Interrupo ou condicionamento de trnsito


1. Quando haja necessidade de realizao de obras, ou quando outras circunstncias especiais o justifiquem, o Presidente do Conselho Municipal poder ordenar a interrupo ou condicionar o trnsito nas vias pblicas da cidade, assinalando-as devidamente. 2. Qualquer entidade pode requerer, com uma antecedncia mnima de quinze dias, a interrupo ou o condicionamento do trnsito, devendo constar do pedido o local e o perodo de durao do evento. 3. A entidade que requerer a interrupo ou o condicionamento do trnsito, deve custear o anncio pblico do que vai ocorrer, o qual deve ser divulgado com a antecedncia mnima de 3 dias. 4. Salvo o disposto no captulo III, desta Postura, absolutamente proibido aos condutores de quaisquer veculos transitarem ou estacionarem nas vias onde haja interrupo do trnsito sob pena de coima. & nico. Sobre o requerimento, aludido no nmero 2, deste artigo, incide uma taxa de conformidade com a tabela I.

Artigo 3 Sinalizao rodoviria das vias pblicas


1. Compete Direco Municipal dos Transportes e Trnsito a sinalizao de todas as vias pblicas do Municpio. 2. A colocao dos sinais ser feita do lado esquerdo e de acordo com a legislao rodoviria em vigor.

3. Em todas as circunstncias em que as caractersticas da via e a intensidade do trnsito o exijam, a sinalizao do trnsito deve ser repetida do lado direito.

Artigo 4 Prioridade de passagem


1. Sem prejuzo do disposto no Cdigo da Estrada, so consideradas prioritrias as artrias constantes do anexo III, denominado Base de Dados das vias pblicas. 2. A prioridade das artrias ser devidamente sinalizada, escrevendo-se no pavimento da via no prioritria a palavra (STOP), em conformidade com o Regulamento do Cdigo da Estrada, precedida da placa de sinalizao vertical de STOP. 3. Nos cruzamentos ou entroncamentos onde se julgue necessrio sero colocados sinais luminosos reguladores de trnsito. 4. Sero ainda colocados os sinais de prioridade indicados no nmero 2, deste artigo, nos cruzamentos ou entroncamentos e onde se fizer sentir a sua necessidade. 5. obrigatria a paragem e a cedncia de passagem nos cruzamentos ou entroncamentos devidamente sinalizados e noutros determinados por lei, bem como antes das passadeiras de pees. 6. O corte de prioridade punido nos termos previstos no Cdigo da Estrada. CAPTULO II
TRNSITO DE VECULOS

Seco A Regras gerais Artigo 5 Proibio de Trnsito ou Estacionamento


1. proibido o trnsito ou o estacionamento de veculos de qualquer espcie e de cavaleiros nos passeios ou quaisquer outros locais da via pblica reservadas ao trnsito de pees. 2. Exceptuam-se do disposto no nmero anterior os veculos que o Cdigo da Estrada equipara a pees, assim como os que faam o ingresso nas propriedades ou que estejam em servio de carga e descarga, para obras em curso e transporte de mveis.

Artigo 6 Linhas de trnsito junto de sinais luminosos


1. Nos cruzamentos ou entroncamentos das artrias equipados com sinais luminosos reguladores de trnsito, sempre que o espao o permita, sero demarcadas no pavimento linhas de trnsito paralelas em cujas faixas obrigatria a circulao dos veculos, devendo observar-se: a) A faixa da esquerda destina-se circulao dos veculos que sigam em frente ou mudem de direco para a esquerda; b) A faixa da direita destina-se circulao dos veculos que sigam em frente ou mudem de direco para a direita. 2. Nos cruzamentos a que se refere o n. 1, deste artigo, so proibidas as inverses de marcha.

Artigo 7 2

Veculos em marcha
Os condutores de veculos que sigam em marcha lenta so obrigados a circular o mais encostado possvel esquerda, de modo a serem ultrapassados sem necessidade de advertncia por meio de sinais sonoros ou equivalentes.

Artigo 8 Entradas e sadas de passageiros


1. Os condutores de veculos devero receber ou largar passageiros, junto dos passeios ou locais devidamente sinalizados para o efeito, que fiquem esquerda no sentido do trnsito, salvo nos casos em que seja autorizado o estacionamento no meio das faixas de rodagem. 2. Nas praas ou ruas, onde o estacionamento for permitido, a entrada ou sada dos passageiros deve ser feita do lado direito das faixas de rodagem, com excepo dos passageiros que ocupem o banco da frente, nos automveis com o volante de direco direita. 3. proibido entrar ou sair dos veculos quando estejam em movimento bem como abrir as portas dos mesmos antes que estejam completamente parados. 4. Nos veculos pesados, usados para o transporte pblico de passageiros, a entrada feita pela porta da retaguarda e a sada pela da frente e, se a entrada e sada tiverem que ser feitas atravs da mesma porta, a entrada dos passageiros faz-se aps a sada dos que abandonam o veculo.

Artigo 9 Condutores e passageiros de motociclos ou velocpedes


1. obrigatrio o uso de capacetes de proteco para condutores e passageiros de motociclos ou velocpedes.

Seco B Poluio Artigo 10 Sinais sonoros 1. absolutamente proibido o uso de sinais sonoros:
a) b) c) d) noite, entre as 18 e as 6 horas; Defronte de hospitais, centros de sade, estabelecimentos de ensino, cemitrios e na Praa dos Heris, devidamente sinalizados; Quando os veculos estejam parados; Para chamar a ateno da autoridade que estiver a regular o trnsito.

2. Os sinais sonoros sero substitudos durante a noite por sinais luminosos feitos
intermitentemente com os faris, mas de modo a no provocarem encandeamento.

3. Os sinais sonoros s devero ser usados em caso de manifesta necessidade e unicamente

para alerta de pees que distraidamente transitem pelas faixas de rodagem e, podero

ser usados pelos condutores de outros veculos que pretendam ultrapassar, desde que estes no sigam encostados ao lado esquerdo da faixa de rodagem, em lombas ou em curvas de visibilidade reduzida.

4. tambm proibido, nos veculos com aparelhagens de alta potncia, o uso de msica
com volume superior a 55 dB.

5. Exceptuam-se das disposies dos nmeros 1, 2 e 3, os veculos do Servio Nacional


dos Bombeiros, ambulncias, e outros que transportem feridos ou doentes para prestao de socorros urgentes, os veculos em escolta (Presidente da Repblica, Presidente da Assembleia da Repblica e Primeiro Ministro) e os da policia e empresas privadas de segurana, nos casos especialmente regulados por lei.

Artigo 11 Rudos de motores


1. Os condutores de veculos com motor devem tomar todas as precaues para que os mesmos faam o menor rudo possvel, principalmente, quando passem por hospitais, centros de sade, estabelecimentos de ensino, cemitrios e na Praa dos Heris,. 2. Os motores dos veculos devem oferecer as necessrias garantias de segurana e solidez, de forma a no originarem perigo ou incmodo para as pessoas nem danos nos pavimentos, especialmente pela produo de fumos ou vapores e pelo derramamento ou perda de quaisquer substncias.

Seco C Velocidades Artigo 12 Limites de velocidades


Sem prejuzo de outros limites impostos por sinalizao regulamentar, o condutor deve cumprir o previsto no Cdigo da Estrada.

Seco D Prescries especiais Artigo 13 Trnsito em praas pblicas


1. Os veculos que circulam nas praas, tm prioridade sobre os que nelas entram. 2. O trnsito na Praa dos Trabalhadores far-se- pela faixa perifrica, sendo a faixa central destinada unicamente s viaturas que nela vo estacionar. 3. Na Praa da Independncia s devem utilizar a faixa central os veculos que nela entrarem pela faixa central da Av. Samora Machel.

Artigo 14 Cruzamento das Avenidas 25 de Setembro e Samora Machel


Das 7 s 21 horas, dos dias teis, fica proibido aos condutores de veculos de servio pblico, destinados a transportes colectivos de passageiros, mudarem de direco para a direita

Artigo 15 Trnsito na Avenida Samora Machel


1. Na Avenida Samora Machel a faixa central de rodagem reservada para circulao dos automveis ligeiros e motociclos. 2. As restantes espcies de veculos s podero circular pelas faixas de rodagem laterais desta artria. 3. Os veculos referidos no nmero anterior, ao entrarem na Praa da Independncia, faro o seu trajecto pela periferia. 4. Os veculos que, seguindo pela Av. Zedequias Manganhela e Ferno de Magalhes, pretendam entrar na Av. Samora Machel, so obrigados a mudar de direco para esquerda logo que entrem na primeira faixa de rodagem, sendo proibida a travessia total desta artria ou a mudana de direco para a direita. 5. Os veculos que sigam nas faixas laterais da Avenida Samora Machel no podem virar direita, nos cruzamentos com as Avenidas Zedequias Manganhela e Ferno de Magalhes.

Artigo 16 Trnsito na Avenida Eduardo Mondlane


1. O trnsito na faixa central da Avenida Eduardo Mondlane exclusivo para os veculos ligeiros, motociclos e velocpedes a motor. 2. Para os veculos automveis pesados e velocpedes, s permitido o trnsito pelas faixas laterais. 3. Sempre que a faixa de rodagem se encontre dividida por linhas contnuas pintadas no pavimento, no pode o condutor transp-las ou transitar sobre elas, mesmo para a realizao de qualquer manobra. 4. proibida a inverso do sentido de marcha em qualquer das faixas desta Avenida. 5. proibida qualquer paragem de marcha, excepto quando comandadas por sinal luminoso ou por agentes reguladores do trnsito, nos cruzamentos das faixas centrais desta Avenida.

Artigo 17 Trnsito na Estrada do Caracol


Na estrada do Caracol, e da Avenida Bernab Thaw at Rua da Gorongosa, s permitido o trnsito de pees, velocpedes, motociclos e automveis ligeiros.

Artigo 18 Trnsito de Tractores


Os tractores no podem transitar nas artrias da cidade sem autorizao especial prvia, concedida pelo Vereador de Transportes e Comunicaes, mediante pagamento de taxa, em conformidade com anexo I.

Artigo 19 Restries ao trnsito de veculos pesados


1. Na Travessa da Maxaquene no permitido o trnsito de veculos pesados. 2. Na Rua Consiglieri Pedroso, os veculos pesados de mercadorias apenas devero estacionar para proceder a carga ou descarga de mercadorias. 3. Para permitir a circulao livre de pees na faixa de rodagem bem como o seu uso para efeitos culturais e artsticos, a Rua de Bagamoyo s est aberta para o trnsito pedonal.

4. No permitida a entrada na cidade de veculos de mercadorias com ou sem carga, cujo peso bruto seja de: a) b) c) d) Veculos simples de 2 eixos com 16 000 Kg; Veculos simples de 3 eixos com 22 000 Kg; Veculos combinados de 4 eixos com 22 000 Kg; Veculos combinados de 5 eixos com 38 000 Kg;

5. A circulao de veculos de mercadoria com peso bruto superior a 8 000 kgs, durante o dia, entre as 6 e as 18 horas, no Municpio de Maputo, s ser permitida mediante o pagamento de uma taxa mensal em conformidade com o Anexo I. 6. Os veculos referidos no nmero 4 deste artigo s podero circular pelas Avenidas de Namaacha, de Moambique, da OUA, da ONU, 25 Setembro, Praa Robert Mugabe, Av.10 de Novembro, Avenida da Marginal, Av. Mrtires de Inhaminga, Praa dos Trabalhadores, Avenida Guerra Popular, Avenida Angola, do Trabalho, Ferno Magalhes, Avenida Acordos de Lusaka, Av. Foras Populares, prolongamento da Av. Julius Nyerere e Av. Maria de Lurdes Mutola e ainda pelas praas Robert Mugabe, quando devidamente autorizados pelo Conselho Municipal atravs da Direco respectiva, mediante o pagamento de uma coima mensal, em conformidade com o Anexo I. 7. Exceptuam-se do disposto no nmero anterior as viaturas que circulem de e para o Porto de Maputo, seguindo o trajecto delimitado pelas avenidas Mrtires de Inhaminga, Guerra Popular, 25 de Setembro, OUA, ONU e EN4.

Artigo 20 Artrias de circulao proibida


1. Na Rua da Gvea, na Travessa Antnio Furtado, na Travessa da Catembe, na Travessa da Boa Morte e na Travessa da Palmeira, fica proibida a circulao de todos os veculos, excepto os que transportem carga destinada aos moradores e estabelecimentos daquelas artrias e os motociclos simples quando realmente a vo estacionar. 2. Na Travessa do Banco de Moambique fica proibida a circulao de todos os veculos, excepto os do Banco de Moambique.

Artigo 21 Trnsito nas ruas de acesso ao Mercado Central


Nas ruas que do acesso ao Mercado Central, e naquela que circunda o mesmo, o trnsito de veculos ser feito conforme o indicado pelas placas de sinalizao.

Artigo 22 Artrias de sentido nico


Sem prejuzo do disposto no Cdigo da Estrada permitido o trnsito de veculos automveis nos sentidos indicados no anexo III, (Base de dados das vias pblicas).

CAPTULO III

VIATURAS DOS BOMBEIROS, DA POLCIA E AMBULNCIAS Artigo 23 Prerrogativas dos Bombeiros


1. As viaturas dos bombeiros que circulem nas vias pblicas, fazendo uso do sinal de alarme especial de que esto munidas, em situaes de prestao de socorro a calamidades pblicas, gozam das seguintes prerrogativas: a) Prioridade de passagem sobre todo o trnsito de veculos de qualquer natureza, pees e animas; b) No tm que obedecer a qualquer sinalizao especial indicativa de trnsito, quer seja ou no luminosa; c) Podem transitar em qualquer sentido, mesmo nas artrias consideradas de circulao proibida; d) No sero sujeitas aos limites de velocidades previstos no Cdigo de Estrada ou na presente Postura. 2. Todos os veculos que se encontrem nas vias pblicas pelas quais transitem viaturas dos bombeiros com alarme especial, indicativo de Socorro a prestar em calamidade pblica, so obrigados a parar encostados sua mo, logo que se oia o alarme, e sempre de modo a no impedir ou perturbar o trnsito destas viaturas, s podendo retomar a sua marcha depois de terem passado 3. expressamente proibido ultrapassar, intercalar ou seguir em frente dos veculos indicados neste artigo. 4. Os pees que se encontrem nas vias pblicas da cidade pelas quais transitem viaturas dos bombeiros com alarme especial indicativo de Socorro a prestarem em calamidade pblica, logo que oiam o alarme ou verifiquem a aproximao das referidas viaturas, devero deixar, imediatamente, de ocupar as faixas de rodagem, seguindo pelos passeios, ou pelas bermas.

Artigo 24 Locais com incndios


1. Junto aos locais onde se verifiquem incndios ou quaisquer outras calamidades pblicas proibido o trnsito e estacionamento de veculos bem como a presena do pblico, excepto o Corpo dos Bombeiros, Polcia, ambulncias, e viaturas de entidades do Governo, eventualmente envolvidas nas operaes de socorro.

2. A distncia a respeitar ser de pelo menos de 200 metros, podendo esta ser aumentada se
as circunstncias do momento o exigirem.

Artigo 25 Outros veculos prioritrios


O disposto no presente captulo, relativamente viaturas dos bombeiros, tambm extensivo s ambulncias, veculos da polcia e das Foras Armadas.

CAPTULO IV
TRANSPORTES COLECTIVOS

Artigo 26 Transporte Colectivo fora do Municpio


1. Os veculos destinados a transportes colectivos de passageiros ou mistos, exercendo a sua actividade fora da rea do Municpio de Maputo, ficam sujeitos s seguintes regras especiais de trnsito e estacionamento: a. Na entrada da cidade, o trnsito far-se- pelo seguinte trajecto: Avenida de Moambique, OUA, ONU, Avenida 24 de Julho, Avenida Eduardo Mondlane, Avenida Julius Nyerere, Maria de Lurdes Mutola e Joaquim Alberto Chissano; O trajecto de sada ser o seguinte: Av. 25 de Setembro, Av. Filipe Samuel Magaia, Av. 24 de Julho, Av. da Tanznia, Rua do Rio Tembe e Av. do Trabalho; A chegada e a partida far-se- nos locais fixados no respectivo alvar, devendo at ou desde o encontro com as vias indicadas nas alneas a) e d), as carreiras utilizarem o trajecto que for mais fcil e rpido. Os terminais das carreiras sero fixados em recintos privados ou em locais devidamente sinalizados.

b. c.

d.

2. Mantm-se em vigor, at ordem em contrrio, os terminais das carreiras actualmente autorizadas nas imediaes do Mercado de Xipamanine e nos locais fixados por meio de placa prpria. 3. As estaes de recolha e estacionamento de veculos de transportes colectivos de passageiros para fora de Maputo, devidamente autorizados pelo rgo municipal competente, serviro tambm para receber e deixar passageiros.

Artigo 27 Paragem dos autocarros


1. Na marcao de locais para paragens exclusivas e obrigatrias dos autocarros dos Transportes Pblicos do Maputo, dever seguir-se o disposto no Regulamento do Cdigo da Estrada. 2. Nos locais a que se refere o nmero anterior, alm da tabuleta indicativa da paragem, pode ser, por determinao do Conselho Municipal, colocada sinalizao indicativa de estacionamento proibido. 3. As placas sero remetidas em fundo vermelho e letras brancas. 4. As paragens situar-se-o sempre depois dos cruzamentos ou entroncamentos, e em caso algum estaro fixadas em frente, umas das outras, em vias simples. 5. Quando, nos cruzamentos ou entroncamentos das vias, existirem linhas divisrias de trnsito demarcadas no pavimento, sero as paragens dos autocarros marcadas fora dos limites dessas linhas. 6. Para os veculos de transporte colectivo de passageiros sero fixadas paragens prprias. 7. As placas indicativas de paragens para os veculos, a que se refere o nmero anterior, sero metlicas, com fundo amarelo e letras pretas, podendo junto delas ser colocada sinalizao de estacionamento proibido. 8. proibida a paragem de qualquer veculo de transporte, para efeito de largar ou receber passageiros, fora dos locais fixados, sob pena de Coima, em conformidade com o anexo II.

9. A permanncia dos autocarros nas paragens deve ser pelo tempo necessrio para
embarque e desembarque dos passageiros.

Artigo 28 Obrigaes dos passageiros


1. Nas paragens, os passageiros devem manter-se sobre os passeios at o autocarro ficar completamente imobilizado, sendo absolutamente proibido aos passageiros aproximarem-se deste, penetrando na via pblica, no momento em que se aproxima. 2. Na impossibilidade de embarque, os passageiros devem retornar ao passeio. 3. Os passageiros que descem do autocarro, devem permanecer no passeio at sada deste, s fazendo a travessia da via pblica depois de se certificarem que no correm perigo de acidente.

4. A infraco ao disposto neste artigo punida de conformidade com o estabelecido no


Cdigo da Estrada.

CAPTULO V
ESTACIONAMENTO DE VECULOS NA VIA PBLICA

Seco A Estacionamento e restries ao estacionamento Artigo 29 Estacionamento autorizado


1. permitido o estacionamento de veculos em todas as vias pblicas em que o trnsito seja livre, respeitando-se as excepes e regras estabelecidas no Cdigo da Estrada. 2. O Conselho Municipal poder instalar parqumetros ou outras formas de gesto de estacionamentos, ou autorizar a sua instalao e explorao por terceiros. 3. O Conselho Municipal poder autorizar a reserva de espao para estacionamento mediante o pagamento das respectivas despesas e de uma taxa anual, em conformidade com a nexo I 4. Esto isentos de pagamento: a) Os rgos e Instituies do Municpio; b) O Estado a nvel de Ministrio; c) As Foras Armadas; d) A Policia; e) Hospitais.

5. O Conselho Municipal definir o nmero mximo de lugares abrangidos pela iseno


previstas no n. 4 deste artigo.

Artigo 30 Estacionamento em linha oblqua


1. A arrumao de quaisquer veculos nos locais onde o estacionamento seja permitido, ser sempre feito longitudinalmente, excepto se nesses locais houver demarcao para o estacionamento oblquo, o qual dever ser feito dentro dos espaos para tal fim demarcados.

2. Quando, por motivo de festas ou quaisquer cerimnias, haja necessidade de reservar maior espao para estacionamento de veculos, poder a polcia de trnsito, ordenar o estacionamento em linha obliqua ou qualquer outro, cabendo mesma polcia orientar o estacionamento e os automobilistas aceitar, rigorosamente, as sua ordens.

Artigo 31 Restries ao estacionamento em linha oblqua


1. Em todos os locais de estacionamento demarcados em linhas oblquas, nas vias pblicas ou parques, fica proibido o estacionamento de veculos de carga superior a 2000 kg, excepto durante o tempo necessrio para carregar ou descarregar, o qual no poder exceder trinta minutos.

Artigo 32 Estacionamento de motociclos com carros laterais


Para efeitos de estacionamento, os motociclos com carros laterais so considerados como automveis ligeiros.

Artigo 33 Estacionamento proibido


1. proibido o estacionamento de veculos em lugares onde possam causar embaraos ao trnsito, designadamente: a) Sobre passeios, excepto quando devidamente sinalizados como parques de estacionamento, ou quando se trate de veculos carregando ou descarregando mveis e materiais destinados a obras em curso; b) Junto dos passeios, quando estes se situem a menos de 1,5 metros da orla do passeio e quando nesses locais houver obras em perodo de trabalho e estas se encontrarem devidamente protegidas; c) Em todos os locais assinalados com linha amarela, que sero indicativas de estacionamento proibido; d) Junto dos cruzamentos dentro das faixas divisrias do trnsito assinalado por linhas amarelas; e) At 20 m de distncia dos cruzamentos equipados com sinais luminosos reguladores de trnsito. Esta sinalizao ser assinalada com linhas amarelas; f) Das 18 s 6 horas do dia seguinte, em relao a frotas de determinada entidade, nas faixas de rodagem das artrias do Municpio consideradas na alnea anterior;

g) Em via ou corredor de circulao reservado ao transporte pblico; h) Em locais de paragem de veculos de transporte colectivo de passageiros; i) j) Em locais para travessia de pees devidamente assinaladas; Impedindo o acesso de veculos ou pees s propriedades;

k) Nos locais apenas destinados a cargas e descargas. 2. tambm proibido o estacionamento de veculos pesados de mercadorias, reboques e semi-reboques nas vias pblicas do Municpio, excepto durante as operaes de carga e descarga. 3. O Conselho Municipal poder autorizar o estacionamento de veculos de traco manual destinados a portadores de deficincia fsica em qualquer dos locais referidos na alnea d) desde que no prejudiquem o trnsito.

10

4. As infraces ao disposto nos nmeros deste artigo, podem determinar o bloqueio da viatura ou sua remoo para um parque do Municpio, onde fica sujeita a pagamento de uma taxa diria em conformidade com o anexo I, s podendo ser levantada mediante o pagamento de coima em conformidade com o anexo II, bem como das despesas de remoo. Na presena do infractor, para que o veiculo no seja removido, este deve pagar a respectiva coima. 5. No anexo I fixada a taxa devida pelo respectivo proprietrio, referente ao servio de remoo do veculo.

6. O Conselho Municipal no se responsabiliza pelos danos que o veculo bloqueado ou


removido vier a sofrer nos termos do n. 4 deste artigo.

Artigo 34 Estacionamento de fronte de estabelecimentos de ensino, de espectculos e de farmcias


1. Durante as horas destinadas ao ensino, proibido o estacionamento de veculos de qualquer espcie, defronte de escolas, estabelecimentos de ensino, sendo o espao a respeitar aquele que for delimitado pela sinalizao existente. 2. Durante as horas de funcionamento das casas de espectculos, proibido o estacionamento de veculos junto dos passeios fronteiros s portas de sada. 3. Nos espaos demarcados em frente das farmcias proibido o estacionamento, sempre que elas se encontrem de servio, sendo consentido nos mesmos, apenas paragens momentneas dos veculos das pessoas que tenham de utilizar as referidas farmcias. 4. Nas proximidades das casas e recintos onde se realizam espectculos e durante o seu funcionamento podero organizar-se parques eventuais de estacionamento regulados pela Polcia de Trnsito.

Artigo 35 Estacionamento nos locais de contentores de lixo


1. Nos locais destinados aos contentores de lixo, devidamente sinalizados, proibido o estacionamento de qualquer veculo.

Artigo 36 Reparao ou lavagem de veculos


1. proibida a reparao ou lavagem de qualquer veculo na via pblica, devendo os condutores, em caso de avaria, procederem devida sinalizao e retirar a viatura imediatamente pelos meios ao seu alcance para os locais onde no possa prejudicar o trnsito. 2. Exceptuam-se das disposies do nmero anterior, os veculos avariados por motivo de acidente e que necessitam de exame das autoridades.

Seco B Restries especiais de estacionamento Artigo 37 Estacionamento na Av. Eduardo Mondlane


1. O estacionamento de veculos na Av. Eduardo Mondlane s permitido nas faixas laterais. 2. As viaturas que sarem dos parques de estacionamento ou que entrarem nas faixas laterais, para mudarem de direco, servir-se-o delas na menor extenso possvel.

11

Artigo 38 Estacionamento e trnsito nas praias


1. Em toda a zona da praia permitido o estacionamento de viaturas ligeiras. 2. Aos veculos pesados de mercadorias com peso bruto superior a 8 toneladas apenas permitido estacionar para proceder a carga ou descarga de mercadorias. 3. O estacionamento de veculos pesados, no previsto no nmero anterior, carece de autorizao a ser emitida pelo Conselho Municipal mediante o pagamento de uma taxa diria de conformidade com o anexo I. 4. No permitido o estacionamento de veculos nas dunas localizadas nas zonas das praias. 5. Na zona da praia, no permitido o trnsito de automveis fora das vias pblicas.

Artigo 39 Artrias com restries de estacionamento


1. Salvo outros casos previstos na lei, nas faixas de rodagem da Estrada do Caracol, na Rua Bernab Thaw e na faixa central da Avenida Eduardo Mondlane, fica proibido o estacionamento de veculos. 2. Na Avenida Frederich Engels s permitido o estacionamento de veculos do lado nascente.

Artigo 40 Estaes de servio


Nos lugares da via pblica onde se encontrem instaladas bombas abastecedoras de combustvel, sob pena de pagamento de Coima, em conformidade com o anexo II, proibido o estacionamento de veculos por tempo superior ao necessrio para o abastecimento.

Artigo 41 Locais demarcados


1. Nos locais especialmente designados, e como tal demarcados, para automveis de aluguer proibido o estacionamento de quaisquer outros que no sejam aqueles.

Artigo 42 Veculos funerrios


proibido, sob pena de pagamento de Coima em conformidade com o anexo II, o estacionamento de veculos funerrios nas vias pblicas quando estejam em servio fnebre.

Artigo 43 Restrio ao estacionamento demorado


1. proibido, sob pena de Coima em conformidade com o anexo II, estacionar veculos de qualquer espcie nas vias pblicas, seja por que motivo for, por espao de tempo acima de uma semana. 2. Depois de autuado, o proprietrio do veculo ou seu procurador ser intimado a retir-lo no prazo de 24 horas. 3. Se, findo aquele prazo, o veculo no for retirado do local onde est estacionado, ser considerado abandonado e removido pelo Conselho Municipal para o seu depsito, onde poder ser reclamado durante um perodo de trs meses pelo seu proprietrio ou procurador, mediante o pagamento correspondente a despesas de remoo previstas no nmero 5 do artigo 33 e da Coima referida no nmero 1 deste artigo. No caso de a

12

remoo ser efectuada atravs de um contrato com outra entidade, as despesas de remoo sero em conformidade com a factura deste. 4. Durante o perodo da apreenso do veculo, fica o proprietrio sujeito ao pagamento de uma coima em conformidade com o previsto no nmero quatro do artigo 33 da presente postura. 5. Se, findo o prazo de noventa dias a contar da data de entrada do veculo no parque do Conselho Municipal e o mesmo no tiver sido reclamado, reverter a favor do Conselho Municipal, sendo posteriormente leiloado. 6. Os veculos encontrados abandonados, cujos proprietrios ou procuradores no tenham sido encontrados depois de feitas as diligncias legais, sero removidas para o Depsito do Conselho Municipal, onde ficaro sujeitas s disposies constantes dos nmeros 3, 4 e 5 deste artigo. 7. O Conselho Municipal de Maputo poder executar o previsto no n. 3 do presente artigo e no n. 4 do artigo 33, por contratao de entidades privadas ou estatais.

8. Aos danos resultantes da situao referida no n 6, deste artigo, aplica-se o disposto


no n 6 do artigo 33 da presente Postura.

Artigo 44 Estacionamento em algumas praas e avenidas


1. Na Praa da Independncia, fica proibido o estacionamento de veculos automveis junto faixa central e dentro das linhas brancas ali demarcadas. 2. Na Praa dos Trabalhadores o estacionamento ser feito em conformidade com as demarcaes nela efectuadas. 3. Na Praa dos Heris Moambicanos fica proibido o estacionamento de todos os veculos. 4. Na Rua Timor Leste, Avenida Rio Limpopo, troo compreendido entre as Avenidas Ahmed Sekou Tour e Eduardo Mondlane, na Rua Henrique Sousa, na praceta situada defronte do Jardim Tunduro permitido o estacionamento nos dois lados da faixa de rodagem, devendo todos os veculos ficar com a frente voltada no sentido do trnsito. 5. Na faixa de rodagem da Rua da S o trnsito far-se- obrigatoriamente pelas duas faixas no sentido normal do trnsito, sendo permitido o estacionamento nos dois lados das referidas faixas, e devendo todos os veculos ficar com a frente voltada no sentido do trnsito. 6. permitido o estacionamento de veculos no eixo da Avenida 25 de Setembro no troo compreendido entre a Rua Belmiro Obadias Muianga e a Avenida Guerra Popular, devendo tais locais estarem devidamente demarcados.

Artigo 45 Estacionamento de motociclos simples e de velocpedes


1. Na Rua Consiglieri Pedroso permitido o estacionamento de motociclos simples e velocpedes no lado direito do sentido em que feito o trnsito, devendo ficar estacionados com a frente voltada para o sentido do trnsito. 2. Na Travessa da Catembe, da Boa Morte, Travessa da Laranjeira, Travessa de Antnio Furtado, Travessa da Palmeira e na Rua da Gvea, onde a circulao de veculos proibida, fica permitido o estacionamento de motociclos simples, velocpedes e carrinhas de mo, desde que a sua largura no embarace o trnsito, devendo o estacionamento ser feito de modo a no prejudicar o acesso s entradas dos estabelecimentos.

3. Alm dos locais indicados, podero, os veculos de que se trata neste artigo, tambm,
estacionar nos espaos estabelecidos especialmente para esse fim.

13

Seco C Parques de estacionamento Artigo 46 Noo


1. So considerados parques de estacionamento as infra-estruturas providas das necessrias condies de segurana, pavimento devidamente demarcado para o estacionamento de viaturas e com os respectivos locais de entrada e sada. 2. Os parques so de trs tipos: a) Parque de estacionamento a longo prazo, quando no haja qualquer sinalizao limitando o tempo de estacionamento; b) Parque de tempo limitado, quando haja sinalizao limitando o tempo de estacionamento permitido;

c) Parque privado, o referido no artigo 48 da presente Postura. Artigo 47 Proibies nos parques
Sob pena de Coima em conformidade com o anexo II proibido nos parques de estacionamento: a) Deixar os veculos estacionados fora do respectivo alinhamento ou com rodados fora dos traos demarcados no pavimento; b) O trnsito e o estacionamento de motociclos simples, velocpedes e carroas de qualquer espcie, salvo quando haja espaos especialmente concebidos para o efeito; c) Circular com veculos sem ser para efeitos de estacionamento; d) O estacionamento de veculos em servio pblico, salvo se alugados; e) O estacionamento de veculos destinados venda;

f) O estacionamento de veculos para a venda de mercadoria neles transportada. Artigo 48 Parques privados
1. O estabelecimento de parques de estacionamento por particulares, carece de autorizao do Presidente do Conselho Municipal, sob proposta da instituio que vela pela rea e mediante pagamento de uma taxa, de conformidade com o anexo I. 2. O requerimento em que o mesmo for pedido ser acompanhado de uma planta indicativa da localizao do parque, seus limites e ligaes com a via pblica e deve indicar o nmero de distribuio, as normas de acesso e sada bem como a taxa que o proprietrio se prope cobrar pelo estacionamento. 3. O Conselho Municipal s poder autorizar o estabelecimento de parques nos locais com condies mnimas de segurana, e que no sejam susceptveis de causar embaraos ao trnsito nas vias pblicas. 4. O terreno dos parques dever oferecer condies razoveis ao trnsito de veculos e assegurar o escoamento das guas pluviais. 5. A ligao dos parques com as vias pblicas ser da conta dos respectivos proprietrios e, dever ser feita por forma a evitar que a entrada ou sada dos veculos cause embarao ao trnsito e que o escoamento das guas das valetas no seja prejudicado. 6. A mudana de actividade nos parques carece de autorizao do Conselho Municipal.

14

7. O estabelecimento no autorizado de parques de estacionamento privados punido


com coima de conformidade com o anexo II, por espao de estacionamento. CAPTULO VI
TRNSITO DE PEES

Artigo 49 Regras gerais


1. O trnsito de pees nos arruamentos da cidade com passeios j construdos, far-se- obrigatoriamente por eles e no pelas faixas de rodagem. 2. Nos arruamentos da cidade onde no houver passeios, ou onde os passeios no estejam construdos, o trnsito de pees far-se- pelo lado da faixa de rodagem e no sentido oposto ao dos veculos, devendo os mesmos seguir o mais possvel encostados berma. 3. Alm das regras estabelecidas no Cdigo da Estrada para o trnsito de pees, estes ficam ainda obrigados ao cumprimento do seguinte: a) Transitar pelas passadeiras assinaladas nos pavimentos, se as houver; b) Fora destes casos, fazer a travessia sem demora, seguindo sempre uma direco perpendicular ao eixo da via; c) Respeitar as limitaes dadas pelos sinais luminosos reguladores do trnsito, s fazendo a travessia com a luz verde no sentido da marcha, ou outra indicao especial; d) No dificultar de qualquer maneira a circulao de veculos, agarrar-se ou pendurar-se neles. 4. Nas passadeiras de pees, devidamente sinalizadas, o peo tem prioridade sobre os automveis, salvo nos locais onde o trnsito regulado por sinais luminosos.

5. Nos cruzamentos da Avenida 25 de Setembro com Avenidas Samora Machel e Karl Marx,
as passadeiras destinadas passagem dos pees sero demarcadas a uma distncia no inferior a 6 metros, medida do ponto onde comea a curva do lancil. CAPTULO VII
VECULOS DE INSTRUO

Artigo 50 Ensino de conduo


1. Das 7 s 18 horas dos dias teis, fica proibido o ensino de conduo de todos os veculos na zona delimitada pelas seguintes artrias: -Avenidas Mrtires de Inhaminga, Guerra Popular, Josina Machel, Rua da Rdio Moambique, Avenida Vladmir Lenine, 10 de Novembro e Rua da Imprensa. 2. Nas rampas de acesso aos Paos do Municpio, bem como nas avenidas 10 de Novembro, Rua Belmiro Obadias Muianga, desde o cruzamento desta com a Avenida 25 de Setembro at a Avenida 10 de Novembro, a Rua 1044 e a Avenida Julius Nyerere, desde a Praa do Destacamento Feminino at as ruas 1050 e a do Farol, fica proibido a qualquer hora, o ensino de conduo de veculos automveis. CAPTULO VIII

15

TRNSITO DE ANIMAIS

Artigo 51 Regras gerais


1. proibido o trnsito de animais agrupados, excepto aqueles que se destinam ao patrimnio Municipal, ficando no entanto o trnsito destes sujeito ao cumprimento das seguintes obrigaes: a) No fazer parte do agrupamento mais de vinte e quatro cabeas; b) Serem acompanhados de pelo menos trs condutores, seguindo um a frente, outro ao meio e o outro retaguarda do agrupamento; c) Ocuparem s a metade esquerda das vias pblicas por onde passarem; d) A fazerem os percursos para o matadouro entre as cinco e trinta e as seis e trinta horas, ou s catorze e dezasseis horas. CAPTULO IX
PENALIDADES

Artigo 52 Coimas
1. Na cobrana das coimas aplicadas nos termos desta Postura observar-se-o as regras estabelecidas pelo Cdigo da Estrada sobre essa matria. 2. O valor das coimas previstas no artigo 36 desta Postura, por no decorrer de infraces s regras de trnsito, constitui receita do Municpio.

3. O valor das coimas aplicadas nos termos desta Postura, ser acrescido em 10%. 4. O Agente autuante deve beneficiar de uma percentagem sobre o valor da coima cobrada, a
ser definida pelo Conselho Municipal.

5. Os casos de violao da presente Postura, que no estejam especificados, so punidas Artigo 53 Das receitas de Estacionamento e Reserva de espao As receitas provenientes do estacionamento e reserva de espao para estacionamento, so consignadas para manuteno e reabilitao da sinalizao rodoviria. Atrigo 54 Reclamaes e prazos

em conformidade com o estabelecido no anexo II, que faz parte integrante desta Postura.

O infractor que no concordar com a penalizao, poder apresentar a sua reclamao ao Presidente do Conselho Municipal dentro do prazo de sete dias teis, a contar da data da penalizao.

Artigo 55 Dvidas e casos omissos 16

Quaisquer dvidas sobre a execuo da presente postura e casos omissos devem ser resolvidos por despacho do Presidente do Conselho Municipal.

Paos do Municpio de Maputo, 16 de Setembro de 2005

17

ANEXO I Taxas previstas na Postura de Trnsito

Artig o
2/2

Descrio
Pedido de Interrupo do trnsito na via pblica (taxa diria): - Por motivo de obras - Por outros motivos Autorizao semestral de trnsito Licena mensal de trnsito diurno para camies de peso bruto superior a 8 000 kg Licena mensal de trnsito para camies de peso bruto entre: -16 000 a 22 000 kg -22 000 a 38 000 kg -38 000 a 48 000 kg - superior a 48 000 kg Reserva de espao para o estacionamento - dias teis das 7h00 s 18h00 - todos os dias Parqueamento de: - Ligeiros - Pesados - Reboques - Semi-reboques Remoo de veculos: - Ligeiros - Pesados - Reboques - Semi-reboques Autorizao de estacionamento de automveis pesados, na zona da praia Autorizao de estabelecimento de parque privado (por espao/ano)

Valor

500 000,00 5 000 000,00 1 000 000,00 1 000 000,00

18 19/5

19/6

1 2 3 4

000 000 000 000

000,00 000,00 000,00 000,00

29/3

9 000 000,00 18 000 000,00 500 1 000 750 1 000 1 2 1 2 200 000 750 500 000,00 000,00 000,00 000,00 000,00 000,00 000,00 000,00

33/4

33/5

38/3 48/1

5 000 000,00 500 000,00 18

Anexo II Coimas por infraco postura Artigo


2 2 3 5

Descrio
Violao da proibio de trnsito e estacionamento de veculos nas vias vedadas ao trnsito Interrupo ou condicionamento de trnsito no autorizado Prtica da sinalizao da via pblica no autorizada Violao da proibio estacionamento de veculos passadeiras de pees e nas reservadas ao trnsito de pees do nas vias

Valor

1 000 000,00 5 000 000,00 10 000 000,00

1 000 000,00 1 000 000,00 800 000,00

6 8 9

Desobedincia s linhas de trnsito junto dos sinais luminosos Inobservncia das regras de entrada e sada dos passageiros No uso de capacetes de proteco por condutores ou passageiros de motociclos ou velocpedes Violao das regras sobre o uso de sinais sonoros e poluio sonora Falta de segurana e solidez de motores, poluio sonora, derramamento ou perda de quaisquer substncias bem como produo de fumos Transgresso s regras de trnsito nas praas Violao da proibio de mudana de direco para a direita por veculos de transporte colectivo de passageiros Violao s regras de trnsito na Av. Samora Machel

500 000,00 1 000 000,00

10 11

1 000 000,00 1 000 000,00

13 14

1 000 000,00 1 000 000,00 19

15

16 18 19

Violao s regras de transito na Av. Eduardo Mondlane Circulao de tractores nas artrias da cidade, sem autorizao Violao s restries ao trnsito de veculos pesados de peso bruto entre: - 16 000 a 22 000 kg - 22 000 a 38 000 kg - superior a 38 000 kg Trnsito de proibidas automveis em vias

1 000 000,00 2 000 000,00

10 000 000,00 12 500 000,00 15 000 000,00 1 000 000,00

20 23

Embarao ou corte de prioridade a veculos de bombeiros em prestao de socorro a calamidades pblicas Violao das regras de trnsito especiais impostas aos autocarros Demora ou Paragem de autocarros fora dos locais fixados para tal Violao das regras dos passageiros para tomar ou largar os autocarros Violao das regras de estacionamento oblquo Violao das regras de estacionamento oblquo por automveis pesados Estacionamento de reboque e semireboques em vias pblicas Estacionamento de automveis em locais proibidos Violao das regras de estacionamento defronte de estabelecimentos de ensino, de espectculos e de farmcias Estacionamento de automveis nos locais de contentores de lixo Reparao ou lavagem de automveis

1 500 000,00 1 500 000,00 1 000 000,00 100 000,00 750 000,00 1 000 000,00 1 750 000,00 750 000,00

26 27 28 30 31 33 33 34

1 000 000,00 1 000 000,00

35 36

20

na via pblica 37 Violao s regras de circulao e estacionamento na Av. Eduardo Mondlane Estacionamento de veculos dunas localizadas nas praias: a) Ligeiros b) Pesados nas

1 000 000,00

750 000,00

38

1 000 000,00 1 500 000,00 1 000 000,00 1 000 000,00

39 40

Violao da restrio de estacionamento em algumas artrias Estacionamento demorado junto das bombas de abastecimento de combustvel Estacionamento em locais demarcadas para veculos de aluguer Estacionamento de veculos funerrios nas vias pblicas quando em servio fnebre Estacionamento por perodo superior a uma semana Violao s regras de estacionamento em algumas praas e avenidas Violao s regras sobre o uso de parques Estabelecimento, no autorizado, de parque de estacionamento privado (por cada espao) Ensino de conduo fora dos perodos e locais autorizados Violao s regras de trnsito de animais agrupados Violao da Postura cujas coimas no foram prevista

41 42

1 000 000,00

750 000,00 1 000 000,00 1 000 000,00 750 000,00

43 44 47 48

9 000 000,00 1 000 000,00 2 000 000,00 500 000,00 21

50 51 52

CONSELHO MUNICIPAL DE MAPUTO ANEXO III


BASE DE DADOS DAS VIAS PUBLICAS Artigo 4 De acordo com o exposto no artigo 4 da Postura de Trnsito do Municpio de Maputo, definemse as seguintes artrias como sendo Avenidas com prioridade de passagem: Avenida 10 de Novembro Avenida Guerra Popular Avenida 24 de Julho Avenida Joaquim Chissano Avenida 25 de Setembro Avenida Julius Nyerere Avenida Acordos de Lusaka Avenida Kenneth Kaunda Avenida Amilcar Cabral Avenida Lurdes Mutola Avenida Cardeal D. Alexandre dos Santos Avenida Mao Tse Tung (Rua 4755, Rua 4289) Avenida Marien Ngouabi Avenida da Marginal Avenida Mrtires de Inhaminga Avenida da OUA Avenida Sebastio M. Mabote (Rua 5751) Avenida das FPLM Avenida Patrice Lumumba Avenida de Angola Avenida Vladimir Lenine Avenida de Moambique Rua 4689 (D Alice) Avenida do Rio Tembe Rua Gago Coutinho Avenida do Trabalho Rua Irmos Roby Avenida Eduardo Mondlane Rua Marqus de Pombal Pargrafo 1 As Avenidas Emilia Dasse e Maguiguana so tambm consideradas prioritrias apenas nos cruzamentos com a Olof Palme, Rua da Resistncia, Avenida Romo Fernandes Farinha, Avenida Mahomed Siad Barre e Avenida Lucas Luali. Pargrafo 2 As Avenidas Filipe Samuel Magaia, Karl Marx e Albert Luthuli so tambm consideradas prioritrias excepto nos seus cruzamentos com as Avenidas 24 de Julho e Eduardo Mondlane. Pargrafo 3 A Avenida Salvador Allende e Amilcar Cabral so tambm consideradas prioritrias excepto nos cruzamentos com as Avenidas Eduardo Mondlane, 24 de Julho e Mao Tse Tung. Pargrafo 4 As Avenidas Agostino Neto e Paulo Samuel Kankhomba so tambm consideradas prioritrias apenas nos cruzamento com a Rua de Tchamba, General Pereira DEa, Cdte. Joo belo, Valentim Siti, Olof Palme, Rua da Resistncia, Rua de Anguane e Rua Godinho Mira. Pargrafo 5 As Avenidas Josina Machel e Ferno Magalhes so tambm consideradas prioritrias excepto nos cruzamentos com as Avenidas Karl Marx, Filipe Samuel Magaia, Guerra Popular e Albert Luthuli. Pargrafo 6 A Avenida Zedequias Manganhela tambm considerada prioritria excepto nos cruzamentos com as Avenidas Vladimir Lenine, Samora Machel, Karl Marx, Filipe Samuel Magaia, Guerra Popular e Albert Luthuli. 22

Pargrafo 7 A Avenida Toms Nduda tambm considerada prioritria excepto nos cruzamentos com as Avenidas 24 de Julho, Eduardo Mondlane e Mao Tse Tung. Pargrafo 8 A Avenida Kim Il Sung tambm considerada prioritria excepto nos cruzamentos com as Avenidas Mao Tse Tung e Keneth Kaunda. Pargrafo 9 A Rua da Beira tambm considerada prioritria excepto nos cruzamentos com a Avenida Julius Nyerere. Pargrafo 10 A Avenida Samora Machel tambm considerada prioritria excepto nos cruzamentos com a 25 de Setembro. Artigo 22 De acordo com o exposto no artigo 22 da Postura de Trnsito do Municpio de Maputo, definemse as seguintes artrias como sendo de sentido nico: Sentido Nascente Poente (Este Oeste) Rua do Timor Leste - zona A3 Travessa do Tenente Valadim - zona A3 Rua Henrique Tocha - zona B3 Rua Serpa Pinto - zona B3 Rua Heris de Quionga - zona B3 Rua do Rio Tembe - zona C5, D5 Avenida Ahmed Sekou Tour entre as Avenidas Juius Nyerere e Armando Tivane zona B1 Rua do Caracol zona C1 Rua da Gvea - zona A3 Rua do Bagamoyo - zona A3, A4 Rua Estcio Dias - zona B5 Rua dos Voluntrios - zona B4 Rua Xavier Botelho - zona B2 Rua Mtomoni (Rua 1104) - zona B1 Rua da Electricidade zona A3 Avenida Zedequias Manganhela entre a Avenida Samora Machel e Rua Paulino S. Gil Avenida Emilia Dasse entre as Avenidas Salvador Allende e Guerra Popular zona C3,B4,C2 Avenida Paulo Samuel Kankhomba entre as Avenidas Salvador Allende e Guerra Popular Avenida Ho Chi Min entre as Avenidas Karl Marx e Siad Barre Rua da Arglia - zona B1, B2 Rua 1042 Rua de Mukumbura zona C1, C2 Rua 1111 Sentido Poente Nascente (Oeste Este) Avenida Josina Machel entre as Avenidas Siad Barre e Karl Marx Avenida Maguiguana entre as Avenidas Guerra Popular e Salvador Allende zona B3,B4 Avenida Agostinho Neto entre as Avenidas Guerra Popular e Salvador Allende zona C3,C2

23

Avenida Mateus Sanso Mutemba Zona B1,B2 Rua Jos Mateus zona B1 Avenida Ferno de Magalhes entre a Rua Paulino S. Gil e Avenida Samora Machel Avenida Patrice Lumumba entre as Avenidas Vladimir Lenine e Toms Nduda zona B2 Rua Consiglieri Pedroso zona A3,A4 Rua Joaquim Lapa zona A3 Rua Carlos da Silva zona B5 Avenida do Trabalho entre a Avenida do Rio Tembe e Rua Joo Albasini Rua de Kongwa zona B2 Rua de Sidano zona B1 Rua de Nachingweia entre as Avenidas Mrtires de Mueda e Mrtires da Machava zona B1 Rua Nkunya Kilido zona C1 Rua 1044 Rua de Kassuende zona C1, B2 Sentido Norte Sul Rua Dr. Redondo entre as Avenidas Eduardo Mondlane e 24 de Julho zona B3 Rua Baptista de Carvalho zona A3 Rua Joaquim de Lemos - Zona B3 Rua do Dr. Almeida Ribeiro entre as Avenidas 24 de Julho e Patrice Lumumba zona B2 Rua Comandante Augusto Cardoso zona B2 Rua do Capito Henrique de Sousa - zona A3,B3 Rua Robti Carlos zona B3 Rua Simes Silva zona B3 Rua Correia Monteiro [R2255 Ernesto Paulo] zona B5 Av. do Limpopo zona C5 Rua D Leonor zona B4 Rua do Telgrafo zona B2 Avenida Mrtires da Machava entre a Rua do Kassuende e Eduardo Mondlane zona C2,B1 Avenida Armando Tivane entre a Rua do Kassuende e Eduardo Mondlane zona C1 Rua Rufino de Oliveira zona B3 Rua 1111 Sentido Sul Norte Rua das Flores zona B3 Avenida Romo Fernandes Farinha entre as Avenidas J. Machel e 24 de Julho Zona B4 Travessa da Maxaquene zona A3 Avenida Marginal superior Rua da Igreja zona B3 Rua Jos Sidumo entre as Avenidas Patrice Lumunba e 24 de Julho zona B2 Rua Francisco Matange zona B2 Avenida Mrtires da Machava entre a Rua de Nachingwea e Avenida Mateus Sanso Muthemba zona B1

24

Rua Carlos Albers zona B2 Rua Manuel Antnio de Sousa zona B4 Rua da Marconi zona B2 Rua das Mahotas zona B3 Rua Joo de Queiroz entre a Ahmed Sekhou Tour e Eduardo Mondlane (Rua 1095) zona B3 (56 no mapa) Avenida Francisco O. Magumbwe entre a Eduardo Mondlane e Rua do Kassuende.

25

You might also like