You are on page 1of 2

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Catarinense - Campus Concrdia

Acadmico: Leonardo Luiz Gosenheimer Curso: Licenciatura em Fsica Disciplina: Pesquisa em Ensino de Cincias e Fsica Turma/Fase: FIS2013/3

O PAPEL DO CONSTRUTIVISMO NA PESQUISA EM ENSINO DE CINCIAS Resumo

O construtivismo foi certamente o movimento predominante na educao e na pesquisa em ensino de cincias nas ltimas dcadas. Impe a imagem de que o conhecimento construdo ativamente pelo aprendiz, e no apenas transmitido pelo professor. O desenvolvimento da linha epistemolgica no currculo de cincias dificilmente se realiza por completo sem a contribuio de autores identificados com posies construtivistas acerca do conhecimento. A proposio bsica do construtivismo na epistemologia que o conhecimento no provm diretamente dos objetos e nem tampouco de uma organizao inata do sujeito, mas se constitui progressivamente ao longo das interaes do sujeito-sujeito. Uma anlise da obra de Piaget nos permite aprofundar a discusso sobre o valor das teorias cientficas quando comparadas com as concepes espontneas. Isso porque distingue o valor epistemolgico e o valor psicolgico das teorias. Do ponto de vista epistemolgico, o conhecimento cientifico comparado com outras formas de conhecimento muito melhor, pela riqueza e possibilidade de transformao de seus modelos, por sua capacidade de se antecipar e produzir fatos novos ou pela necessidade lgica que impe s suas interferncias. J no ponto de vista psicolgico, o valor resulta de demandas do sujeito que no so apenas de ordem racial, mas tambm prtica, metafsica, afetiva, motivacional, etc. Pode-se dizer que no ponto de vista psicolgico, o conhecimento cientfico melhor para o empreendimento a que se presta, ou seja, permitir um enquadre racional da realidade.

Algumas abordagens construtivistas tm sido duramente criticadas por privilegiar o foco no indivduo. Isso implicaria supor que toda a construo deve ser realizada por pessoas singulares, sendo que cada uma delas requisitada a fazer o universo por elas mesmas. No interior do movimento construtivista competem vrias vises de aprendizagem decorrentes, entre outros, da psicologia ausubeliana, da psicologia gentica de Piaget, do scio-interacionismo vygotskiano e da psicologia cognitiva fundada na inteligncia artificial e no processamento de informao. Essas teorias compartilham a nfase na atividade do sujeito do conhecimento, a suposio de sua insero cultural e a importncia dos conhecimentos prvios na construo de novos significados. Um dos problemas que esses traos comuns so muito gerais e pouco esclarecedores das dificuldades e possibilidades do processo de aprendizagem escolar. A questo a saber como esses modelos mentais assim transformados em narrativas sero assimiladas pelos estudantes. preciso ter a devida ateno para que a importncia dessas narrativas na educao cientfica no constitua num mero retorno ao paradigma do ensino via transmisso e recepo de mensagens. O ponto fundamental desse paradigma consiste em afirmar que, em uma comunicao eficiente, a transmisso de significados ocorre sem qualquer modificao no contedo da mesma, ou seja, a crena de uma correspondncia entre ensino e aprendizagem de um bom ensino segue-se necessariamente uma aprendizagem suficiente. No campo complexo como a educao escolar imprescindvel valer-se de teorias, sem as quais nos perderamos num amontoado de dados sem significado, mas preciso sermos mais rigorosos com nossas teorias, ter conscincia de seus limites, de suas possibilidades e, sobretudo, de suas articulaes como outras teorias e resultados de pesquisas na rea. O construtivismo piagetiano, especialmente no que se refere aos estudos acerca dos mecanismos funcionais que regulam o processo de construo do conhecimento humano, pode oferecer grandes e importantes contribuies, sem prescindir de um dilogo incessante com outras abordagens e resultados de pesquisa na rea.

You might also like