You are on page 1of 3

A RELAO PROFESSOR ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Elisabeth Brasil de Brasil*

RESUMO
O presente artigo analisa a relao professor aluno no processo ensino-aprendizagem na dimenso abstratoconcreto, buscando fundamentalmente entender que ensinar uma vocao de amizade, amor, dedicao e acima de tudo, doao.

PALAVRAS-CHAVE: professor - aluno - ensino/aprendizagem - abstrato/concreto

*Sociloga, Mestre em Educao - UFRGRS, professora do Curso de Turismo ULBRA Torres.

Introduo
No processo ensino-aprendizagem alunos e professores deparam-se frente frente e ambos participam da mesma aventura que far dos primeiros homens espiritualmente adultos. O professor d a palavra ao aluno para que este pronuncie o essencial, resulta da que o principal no o ensino, mas a aprendizagem. acima de tudo, uma relao de ordem pessoal e humana, cujo sentido varia de acordo com a idade e a personalidade dos que nela esto envolvidos. O presente artigo analisa como o abstrato-concreto se d na relao professor-aluno, buscando fundamentalmente entender que ensinar uma vocao de amizade, amor, dedicao e acima de tudo, doao.

A Relao Professor-Aluno no Processo Ensino-Aprendizagem


Atualmente inmeros estudos tm focalizado aspectos relacionados com o comportamento do professor na formao do aluno, estabelecida atravs de uma ligao contnua, estreita e extensa em sala de aula, e que considera que a criana integral que vai para a escola e no uma parte de seu intelecto. Morrison e McIntyre (1997), ao analisarem a personalidade do professor em termos de abstrato-concreto, entendem o concreto como uma disposio para convices gerais e categricas para a autoridade e uma tendncia por ambientes de estrutura simples. Em sala de aula com tais caractersticas, inclina-se a impor objetivos, proporcionar meios minuciosos de alcan-los e a revelar menos tolerncia com os desvios de alunos quanto a objetivos e padres. O abstrato caracteriza-se por convices mais flexveis e sofisticadas e preferncia por ambientes de estrutura complexa, relaciona-se com atitude de maior cordialidade para com os alunos, tendo percepo de suas necessidades, flexibilidade quanto a tais necessidades, flexibilidade quanto a tais necessidades e interesses, relacionamento tranqilo na classe, envolvimento nas tarefas e capacidade de incentivar a participao das crianas. As diferenas enumeradas refletem-se nas reaes dos alunos. Quatro reas de competncias podem ser consideradas s caractersticas de um bom professor: 1. a capacidade de criar um clima psicolgico para aprendizagem; 2. aptido para identificar, planejar e avaliar oportunidades de aprendizagem adequada; 3. aptido e vontade de experimentar e descobrir abordagens mais convenientes para o ensino e a aprendizagem; 4. A capacidade de entender e empregar de forma construtiva o seu prprio comportamento. Maslow (1991) faz uma caracterizao bipolar do professor: - o professor como controlador, avaliador, encarregado de informar e conduzir seus alunos em direo a objetivos externos aquisio de conhecimentos; o que levaria os alunos a uma aprendizagem do tipo extrnseco, isto , voltada para objetivos externos de quem aprende, escolhidos pela escola ou pela sociedade em que vive e no pelo autor do processo. No outro extremo est: o professor interessado em conduzir o trabalho pedaggico, considerando as necessidades humanas

bsicas, respeitando o estmulo do educando, sendo de preferncia receptivo e compreensivo mais do que instrutivo e condicionador, facilitando a descoberta da identidade e da vocao antes de tudo. Assim, o interesse na auto-realizao do aluno d condies para uma aprendizagem do tipo intrnseco, isto , aquela que leva satisfao de objetivos do aprendiz, estimulando criatividade, imaginao, conscincia de si como ser existindo no mundo e capaz de transform-lo, capaz de realizar suas prprias escolhas e responsabilizarse por elas, tornando-se um bom escolhedor. O professor tem necessidades e objetivos pessoais representados pela sua histria pessoal, que por sua vez, influi sobre a sua escolha de objetivos para o aluno. Seu quadro de referncias representa padres derivados da educao pessoal e da experincia profissional com os quais ele avalia os seus atos e os atos dos alunos, bem como os traos relevantes do ambiente. Tais avaliaes levam escolha de novos atos. A realimentao constitui o trao essencial que permite ao professor auto-avaliar-se e avaliar os atos do aluno, existindo assim, uma interdependncia entre os atos do professor e do aluno. Na escola, o professor tem o poder de tomar decises e influenciar os alunos direta e indiretamente. Como indivduo ele o agente emissor da informao, organizador de atividades e realimentador por excelncia do sistema educacional. Como grupo, compe a massa crtica da sociedade, sendo capaz de indicar direes, propor mudanas e influir na tomada de decises, de modo a ser ele, teoricamente, o estrategista da prpria sociedade. Na realidade, verifica-se em algumas situaes que tanto a sociedade como o professor no tomaram conscincia, ainda, da funo da renovao ou transformao da educao e, conseqentemente, dos novos papis que devero ser assumidos pelos docentes. Limitam-se estes funo de conservao e reproduo e, como tal, abdicam do compromisso intelectual, moral e tico de pensar, agir e repensar a educao nas realidades em que atuam.

Referncias Bibliogrficas
FOSNOT, Catherine. Construtivismo. Teoria, Perspectivas e Prtica Pedaggica. Porto Alegre: Artmed, 1998. GADOTTI, Moacir. Comunicao Docente. So Paulo: Loyola, 1992. MASLOW, A. The Farter Reaches o Human Nature. New York: The Viking Press, 1991. MORRISON, A.; McINTYRE, O. Os professores e o ensino. Rio de Janeiro: Imago, 1997. McLAREN, Peter. A vida nas escolas. Porto Alegre: Artmed, 1997.

You might also like