You are on page 1of 2

Atividade complementar

1) Construa, com o auxlio do programa Graph, os grficos das funes y = 2 x, y = 3x e y = 4x no mesmo plano cartesiano. Quais as propriedades comuns s trs funes? O que muda de uma para a outra? 2) Construa, com o auxlio do programa Graph, os grficos das funes y = 2 -x + 1, y = 3-x + 1 e y = 4-x + 1, no mesmo plano cartesiano. Quais as propriedades comuns s trs funes? O que muda de uma para a outra? 3) Construa, com o auxlio do programa Graph, os grficos das funes y = log 2x, y = log3x e y = log4x no mesmo plano cartesiano. Quais as propriedades comuns s trs funes? O que muda de uma para a outra? 4) Construa, com o auxlio do programa Graph, os grficos das funes y = log1/2 x, y = log1/3 x e y = log1/4 x no mesmo plano cartesiano. Quais as propriedades comuns s trs funes? O que muda de uma para a outra?

5) Construa, com o auxlio do programa Graph, os grficos das funes


y = log1/2 (x - 1), y = log1/3 (x 1) e y = log1/4 (x - 1), no mesmo plano cartesiano. Quais as propriedades comuns s trs funes? O que muda de uma para a outra?

Pequeno desafio
O efeito da ingesto de bebidas alcolicas sobre o comportamento humano depende da concentrao de lcool no sangue. Em geral, em pessoas comuns, o lcool comea por deprimir algumas funes do crebro. A regio do crtex perde o auto-controle, desorganiza o pensamento e o controle dos movimentos. O lcool ingerido por um indivduo sofre um processo de eliminao gradual atravs da urina, suor e respirao. A quantidade da droga (lcool, por exemplo) no corpo de um indivduo aumenta no momento em que ele a ingere e comea a diminuir a partir do instante em que ele deixa de ingeri-la. A concentrao C da droga, em g/L, pode ser descrita em funo do tempo t, medido em minutos, pela expresso C(t) = ae-kt, em que e = 2,71... um nmero irracional (nmero de Euler) e k uma constante positiva.

Objetivo: Aplicar a funo exponencial para um caso do cotidiano e interpretar o efeito dos parmetros a e k sobre a forma do grfico da concentrao C.

1) O que acontece se mantivermos a fixo e variarmos k? Experimente

vrias situaes. 2) O que acontece se mantivermos k fixo e variarmos a? Experimente vrias situaes. 3) Como os valores a e k podem ser interpretados na situao que foi modelada? 4) Suponha que, aps a ingesto de 10 copos de cerveja, um grupo de indivduos parou de beber e a concentrao de lcool no sangue foi medida, obtendo-se os valores mdios listados abaixo, considerando-se o peso mdio de cada participante.

tempo (minutos) 70 75 155

concentrao mdia de lcool (g/L) 0,95 0,76 0,46

Encontre a funo C(t) neste caso e esboce seu grfico. Pesquise os limites estabelecidos pela lei seca brasileira e determine quanto tempo o indivduo que ingeriu essa quantidade de lcool precisar esperar para dirigir seu veculo.

Sugesto: Utilize o programa Graph para fazer suas anlises. Para digitar nele a funo exponencial, escreva f(x) = exp(-kx), substituindo k pelo valor encontrado. _____________________________________________________________________

You might also like