You are on page 1of 22

Cartografia fluminense no Brasil imperial

Fania Fridman
Universidade Federal do Rio de Janeiro

fania.fridman@gmail.com

RESUMO Busco apresentar neste trabalho indcios para uma histria do territrio fluminense com alguns resultados de uma pesquisa em andamento dedicada formao do Rio de Janeiro1 atravs do acompanhamento da gnese das unidades mais modestas at as vastas extenses que acabam por delimitar suas fronteiras. Dedico-me aos programas urbanos e anlise da natureza da interveno no perodo imperial no sentido de um processo contnuo de apoderamento territorial atravs de uma estratgia de domnio no limitada s caractersticas materiais. Observando que os objetivos daqueles projetos ultrapassavam o marco econmico assentado na produo agrcola, aponto para o papel preponderante desempenhado pelos povoados que se tornaram plos e ns na rede de comunicaes. Em outras palavras, detentores de funes especficas para a regulao e o controle sobre uma determinada regio e definidores da relao com o Estado. PALAVRAS CHAVE: Rio de Janeiro; formao territorial; identidade fluminense.

I - INTRODUO A escolha deste tema decorre da sugesto de Caio Prado Jnior de que para se entender a histria de uma regio ou de um pas tambm preciso acompanhar a gnese das unidades mais modestas at as vastas extenses que acabam por delimitar as fronteiras. Percebo a necessidade de estudos de modo a contar com um repertrio dos diversos projetos, agentes sociais e conflitos para sua definio. Se o espao produto das atividades dos homens que o habitam, cada uma d nascimento no a um, mas a uma famlia de espaos sucessivos, s vezes contemporneos e rivais (Revel, 1989, pg.25). Cabe uma advertncia: meu objetivo no o de procurar a identidade fluminense, mesmo que o territrio seja uma expresso privilegiada; mas o de entender a fundao intencional de um conjunto de localidades - inteno entendida como projeto para o futuro, ou seja, planejamento. H lacunas na historiografia 2 acerca da organizao e extino de aldeamentos, freguesias, vilas, cidades e da definio de fronteiras e polticas de controle, isto , os principais exemplos do fazer lugares.

Trata-se da pesquisa Espao e plano: captulos da urbanizao fluminense que realizo no mbito do Grupo de Estudos do Territrio e de Histria Urbana (Gesthu/Ippur/Ufrj) com apoio do Cnpq e da Faperj. Agradeo ao pesquisador e professor Valter Luiz de Macedo a elaborao dos mapas inditos e ao bolsista Thiago Coutinho Rodrigues o empenho no levantamento de dados.
2

Assinalo os trabalhos pioneiros de Reis (1964) e Martins (1974).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Este trabalho dedica-se aos programas urbanos e anlise da natureza da interveno no perodo imperial. Refiro-me a um processo contnuo de apoderamento territorial atravs de uma estratgia de domnio no limitada s caractersticas materiais, pois os projetos de construo do pas previam a definio de fronteiras, a manuteno da ordem, a gerncia do espao interno, a arrecadao tributria, a civilizao dos povos brbaros, a imposio de um credo e a unificao da ln gua. Observando que estes objetivos ultrapassavam o marco econmico assentado na produo agrcola, aponto para o papel preponderante desempenhado pelos povoados que se tornaram centros do exerccio daquelas atribuies e ns na rede de comunicaes. Em outras palavras, detentores de funes especficas para a regulao e o controle sobre uma determinada regio e definidores da relao com o Estado. Trato aqui de uma regio que englobava a capital imperial e reunia a maior parte da nobreza e do poder poltico e econmico. Um de meus objetivos esquadrinhar criticamente as vises consagradas quanto natureza dos modelos de interveno discutindo a noo, no descartada nos debates, da pouca importncia representada pelas povoaes nos primeiros sculos de colonizao impedindo o surgimento de uma rede urbana. Recorde-se que a gerao de cidades era para a metrpole um bom negcio do ponto de vista da arrecadao (Prado Junior, 1957). Ainda reconhecendo cidade como assentamento de populao, 3 preciso despojar o termo de seu sentido atual por consider-la fenmeno participante dos processos histricos que ocorrem na regio em que est situada. Assim, uma unidade que se transforma e assume funes diferentes conforme o tempo e o lugar (Machado, 1974). O processo de conquista remete discusso acerca da gnese das vilas e cidades brasileiras tratada pelos clssicos Srgio Buarque de Holanda,4 Gilberto Freyre, Caio Prado Junior, Pierre Deffontaines,5 Pierre Monbeig, Afonso Arinos de Melo Franco, Aroldo de Azevedo, Paulo Santos, Nestor Goulart Reis Filho e Richard Morse. O consenso entre os autores apresenta-se em torno da idia que no Brasil a maioria dos ncleos dependeu de atos da vontade dos poderosos. Esta temtica conduz reflexo das redes urbanas e das regies amparada nos gegrafos e nos historiadores, sobretudo aqueles afiliados Escola dos Annales propondo uma geo-histria, isto , a anlise das mudanas operadas pela ao dos grupos sociais no espao ao longo do tempo cuja periodizao criao de nossa mente (Braudel, 1992). Entre eles est Marc Bloch para quem as perguntas acerca da regio so essencialmente aquelas das ligaes internas e da coeso social. Cada historiador pode fazer sua regio (Bloch, 1999, pg. 242).

3 Lfbvre (1971, pg.4) afirma que a cidade desde os comeos da era agrria foi uma criao humana, obra por excelncia; seu p apel histrico ainda mal conhecido (...). 4 Acerca das regras de conceber e construir cidades, Srgio Buarque de Holanda (1987) imortalizou o termo desleixo, derivado da maneira portuguesa colonial de tratar a paisagem comparada espanhola com suas Leyes de las Indias. 5 afirmao de Deffontaines de que a vila no foi no Brasil colonial unidade de povoamento, papel desempenhado pelas grandes propriedades que consagraram a vitria dos engenhos e da disperso, pode-se retrucar com o projeto urbanstico portugus (Fridman, 2005).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

No sculo XIX os programas territoriais, definidos a partir da poltica oficial de povoamento vinculada a interesses particulares, tiveram profundas repercusses no aspecto e nas condies de vida de algumas das mais importantes reas do Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro. Exprimo, como suspeita, que seus enunciados delinearam ao longo do tempo cristalizaes que podem ter sido desmontadas no decorrer da segunda metade do sculo XIX quando da centralizao poltica, da privatizao do solo e das novas estratgias dos agentes. Com tal perspectiva, revisito as prticas espaciais e no os planos urbansticos.
6

O atual Estado do Rio de Janeiro foi formado a partir das capitanias de So Tom ou Paraba do Sul; de Cabo Frio e a de So Vicente com a Capitania Real do Rio de Janeiro encravada na sua delimitao. O regime das donatarias, ao utilizar recursos dos particulares para no prejudicar os programas das ndias, visava alcanar no apenas a sua ocupao, mas tambm a urbanizao como soluo mais eficaz de colonizao e domnio (Reis Filho, 1968, pg. 66). A conquista portuguesa foi se expandindo do litoral para o serto e se caracterizou como colonizao fora do territrio ou de enraizamento. Se no final do sculo XVI os terrenos adjacentes s embocaduras dos rios que desguam no fundo da baa de Guanabara j estavam tomados (Ferrez, 1970),9 nos sculos seguintes a apropriao do recncavo e do Serto dos ndios bravos se intensificou com a doao de sesmarias e a submisso dos nativos. A colonizao se estendeu da costa do litoral sul (atravs das vilas de Angra dos Reis e Paraty) em direo Cabo Frio e capitania de So Tom, e pelo serto. No obstante a plantao de cana e a produo de acar para exportao intermediada pela coroa ter sido uma bem sucedida parceria pblico-privada entre a monarquia e os senhores de terra e de escravos, o planejamento portugus em relao colnia brasileira nos dois primeiros sculos se baseou na criao de uma rede urbana com a definio dos papis que os assentamentos desempenhariam no sistema: em locais estratgicos das capitanias reais o rei fundava cidades que funcionavam como centros regionais, e os
8 7

Merecem ateno as influncias medievais, renascentistas, mediterrneas, barrocas e neoclssicas nas concepes de nossas vilas e cidades brilhantemente traduzidas por Milton Santos (1992) como a revanche das formas.
7

O termo da Capitania Real do Rio de Janeiro definia-se pela rea delimitada entre Cabo Frio e a vila de Santo Antnio de S; pelo litoral, de Cabo Frio a Angra dos Reis e, pelo interior, at o rio Paraba do Sul, perfazendo 23 lguas de norte a sul e 24 lguas de leste a oeste. Sua sede possua seis lguas de sudeste a noroeste e seis lguas de nordeste a sudoeste. A capitania de So Vicente ia da vila de So Vicente at a barra do rio Maca onde se limitava com a de So Tom. Esta se estendia at o rio Itapemirim, fronteira deslocada posteriormente para o rio Itabapoana. A capitania de Cabo Frio limitava-se ao norte com o rio Paraba do Sul e a sudoeste do cabo da Ponta Negra at o rio Itabapoana, marco divisrio transferido em 1731 para o campo de Santana de Maca.
8

Josu de Castro (1957) chamou de colonizao a ocupao produtiva de uma regio por grupos humanos vindos de outras terras e a caracterizou em trs tipos: de enraizamento, de enquadramento e de posio ou de ligao. Nas colnias de enraizamento ocorre destruio do elemento nativo, substitudo pelo colono que repovoa a localidade ou, como ocorreu na Amrica portuguesa e na Amrica Espanhola, h uma associao de nativos e colonos. Nas de enquadramento o colono torna-se funcionrio (como na frica Equatorial sob o poder da Frana, Inglaterra e Blgica) e nas colnias de posio falam mais alto os interesses estratgicos (como aconteceu nas ilhas do Pacfico).
9

Na chamada zona velha do acar, os engenhos e engenhocas estavam instalados prximos s bacias dos rios Meri ti, Sarapu, Iguau, Pilar, Saracuna, Inhomirim, Suru, Mag, Guapimirim, Macacu e Guaxindiba (Chrysostomo, 2006). At a segunda dcada do sculo XVII, as moendas se concentravam nos arredores cariocas ou nas reas produtoras de Inhama/Ilha do Governador e da Banda dAlm. Com os caminhos e a doao de terras, os engenhos se interiorizaram atingindo, a partir da dcada de 1640, Tapacur/Cacerebu. No entanto a grande regio de Iraj/Meriti permaneceu naquela centria como a maior zona aucareira da capitani a seguida de perto pela Banda dAlm (Abreu, 2006).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

donatrios organizavam vilas em suas capitanias. No final do sculo XVII funcionrios da metrpole passaram a atuar nas reas dos donatrios, iniciando uma poltica centralizadora para o controle da urbanizao, pois com todos os termos retalhados em sesmarias, as reas urbanas representavam poltica e socialmente a extenso do domnio do grande proprietrio rural (Costa, 1998, pg . 237). O cerceamento dos poderes poltico e econmico das Cmaras com a perda de sua ao executiva e fiscal, com a criao do cargo de juiz de fora e com a escolha dos vereadores pelo vice-rei, no impediu que no sculo XVIII estas centralizassem a gesto da rotina poltica e administrativa da regio (Gouva, 2008, pg. 69). Com a transmigrao da corte, as modificaes dos arranjos espaciais decorreram, sobretudo, da poltica oficial do povoamento. Foi quando a metrpole interiorizou -se facultada pelos caminhos e pela dificuldade de resistncia da populao indgena, e mesmo gerando despropores das reas administrativas (Souza, 1880), transformou este aglomerado heterogneo de populaes mal assimiladas entre si que ento constituam o pas, numa base segura para o trono portugus e para sede de uma monarquia europia (Prado Junior, op.cit., pg. 246). Ao poderio do Rio de Janeiro foram anexados o termo de Maca indo at o rio Furado (julho de 1813) e os municpios de Campos dos Goytacazes e So Joo da Barra, da antiga capitania Paraba do Sul, e Paraty (agosto de 1832).10 No caso fluminense ocorreu uma profunda alterao da paisagem a partir do dinamismo econmico e da expanso da fronteira agrcola que, atravs da incorporao de novas terras, demandou a abertura de veredas e a criao de lugares.

II - ALDEAMENTOS E FREGUESIAS Para esta colonizao nada pacfica, implantada dos sculos XVI e XVII, reiterada nos sculos seguintes e baseada na sujeio e/ou expulso dos nativos e dos colonos instalados nas terras a sujeitar, um agente fundamental foi a Igreja atravs de suas circunscries - os aldeamentos e as freguesias - primordiais acumulao e urbanizao primitivas das terras fluminenses.

Aldeamentos Tambm chamadas de aldeias de repartio, misses ou redues, estas entidades catlicas exerceram importante papel no proveito do territrio e como viveiro de mo de obra cativa que os missionrios alugavam para os moradores dos arredores ou para as obras pblicas. 11 Localizadas em pontos estratgicos para a defesa do mar, dos rios, do serto e onde, muitas vezes, edificavam-se
10

H controvrsias entre os estudiosos quanto data da compra pela Coroa da capitania de Paraba do Sul, se em 1747, 1752 ou agosto de 1753 (cf. Lamego, 1945). Provavelmente em junho de 1753 os termos de Campos dos Goytacazes e de So Joo da Barra foram anexados capitania de Esprito Santo.
11

J no sculo XVI foi declarada a guerra justa contra os nativos antropfagos, os aliados dos inimigos dos portugueses ou aq ueles que atacavam povoados e engenhos. Os ndios capturados formavam os aldeamentos ou eram escravizados pelos colonos.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

fortalezas, entre suas funes incluam-se a catequese e a educao pelo trabalho. Estes arraiais revelam a forte relao entre o Estado portugus e a Igreja em seu proje to civilizatrio. Desta maneira, face escolha das localidades e estruturao de tropas compostas pelos nativos, deve-se lembrar a recomendao de Petrone (1995) de compreend-las luz da dinmica da colonizao. Devido ao temor de ataques indgenas e do relevo, at o sculo XVIII somente a rea da baixada tinha sido dominada em quatro pontos diferentes: Cabo Frio, baa de Guanabara, a regio da Ilha Grande e as proximidades da foz do rio Paraba (Matos, 1949). Os religiosos deram origem a diversas redues no Rio indgena submetido (Ribeiro, 2009),12 das quais se tem conhecimento das seguintes: So Loureno (1568) e So Barnab (1584) localizadas na Banda dAlm no outro lado da baa; So Francisco Xavier (1615) e Nossa Senhora da Guia (1620) no litoral sul da capitania; So Pedro (1617), Nossa Senhora das Neves e Santa Rita (c. 1630) e Sagrada Famlia da Ipuca (c.1700) beira de uma lagoa e de rios na rea correspondente capitania de Cabo Frio; Santo Antnio de Guarulhos (1659), So Fidlis de Sigmaringa (1781) e So Jos de Leonissa da Aldeia da Pedra (1804) ficavam s margens do rio Paraba do Sul e, de seus afluentes, encontravam-se Santo Antnio de Pdua (c. 1727) e Santa Rita (c. 1786); e nas reas de cultura do caf, So Luiz Beltro (1788), Nossa Senhora da Glria (1789) e Santo Antnio do Rio Bonito (c. 1789).
Estes vilarejos possuam uma disposio semelhante das vilas com pelourinho, local de aoite e a presena de autoridades. No que tange propriedade da terra desses povoados rurais, vigorava uma relao de vassalagem entre os ndios e a Coroa intermediada por entidades jurdicas religiosas, possuidoras da produo, dos equipamentos e das residncias. Alm da fuga dos aldeados, ocorreram conflitos internos e extermnios atravs de doenas disseminadas propositalmente pelos brancos ou pela fora das armas. Em junho de 1755 uma lei permitiu aos nativos o comrcio e imps a instruo civil e, logo a seguir, um alvar aboliu o poder temporal dos missionrios criando o cargo de juiz ordinrio. Dois anos depois, o Diretrio dos ndios, um programa do ministro Pombal, redefiniu a poltica indigenista: ficou proibida a utilizao de suas lnguas, foram combatidos os costumes tribais e, alienando culturalmente os silvcolas ainda mais, tornou obrigatrio o ensino do portugus e o incentivo miscigenao ao permitir o contato com os colonos e o recebimento de salrios. Dos salrios os ndios receberiam apenas um tero e o diretor responsvel pela administrao dos aldeamentos, um funcionrio civil do Estado metropolitano,
12

A famlia tupi ou tupi-guarani tupinamb ou tamoio vivia na rea do rio Paraba do Sul at Angra dos Reis; os guaianases varavam de Angra dos Reis at o rio Canania; os temimins na Baa de Guanabara; os tupiniquins no litoral norte; os ararapes no vale do rio Paraba do Sul; os goitacs, na regio dos rios Preto, Pomba e Paraba e no vale do Mdio Paraba alm das plancies e restingas do norte fluminense; os puris (inclundo os coroados e os corops) nos vales do Itabapoana e Mdio Paraba e nas serras entre os rios Pomba e Muria; a famlia botocudo, nos vales do rio Itabapoana e na regio do rio Macacu e a maxacal na rea do rio Carangola (Bessa e Malheiros, 1997).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

arrecadaria os restantes dois teros. Finalmente, atravs da Proviso Real de 9 de novembro de 1759, a converso das aldeias missionrias com nmero suficiente de populao em freguesias. ficaram institucionalizadas a usurpao e/ou o aforamento das terras nas redues. Jos Bonifcio de Andrada e Silva, idelogo e homem forte da transio para o imprio independente, ao visar a modernizao props a mistura de raas como primeira condio e, para eliminar a heterogeneidade fsica e civil, defendeu a emancipao dos escravos e dos ndios com sua transformao em cidados. Com esta recomendao, aps a independncia a atuao dos governantes com relao aos nativos baseou-se no binmio catequizar e civilizar - catequizar era submeter o gentio ao cristianismo e civilizar era submet-los s leis e produo. E como atribuio do diretor-geral de ndios de cada provncia, nomeado pelo imperador, a de informar sobre a convenincia de conservao ou remoo das aldeias, demarcando (ou no) os patrimnios.14 Pode-se verificar que o movimento expansionista exigiu o apoderamento das terras dos aldeamentos tanto em reas de povoamento antigo como nas de expanso, alm da utilizao dos negros da terra nas tarefas produtivas e na segurana dos caminhos (Cunha, 1992). 15 Quando, pela lei 1114 de 1860, foi permitido o arrendamento ou a venda pelo Tesouro de terrenos de antigas misses, as aldeias j haviam sido invadidas por intrusos.
16 13

Desta forma

(ver mapa 1)

Freguesias Face relao simbitica entre o Estado portugus e a Igreja, os colonizadores foram favorecidos pela instalao de freguesias ou parquias. Contando com o mnimo de dez casas ou famlias, estas unidades, as menores da administrao pblica, eram reas submetidas jurisdio espiritual de um cura que tambm exercia o governo civil. Quando as dispersas comunidades se institucionalizavam pela elevao de suas capelas a parquias atravs de um alvar que determinava os seus limites, o governo comeava a exercer o padroado sobre elas e a sustent-las com parte das rendas provenientes dos dzimos da Ordem de Cristo ali arrecadado. Co mo afirma Bloch a parquia foi delimitada em boa hora por razes prticas: a existncia do dzimo obrigou o traado
13

A Carta de 26 de janeiro de 1765 continha instrues para a implantao de vilas nos aldeamentos e a libertao dos ndios.

14

Na Regncia, os nativos foram considerados indivduos brasileiros (mas no povos) submetidos tutela de juzes de paz e dos administradores das aldeias. O decreto 426 de 24 de julho de 1845 regulamentou a catequese, a demarcao das terras, a vacinao e o estabelecimento de oficinas.
15

O trabalho compulsrio dos nativos era pago em aguardente, quinquilharias ou varas de pano. Os indgenas, alm de diaristas nos engenhos de acar e nas fazendas de caf e de pecuria, transportavam produtos por via fluvial, derrubavam matas e extraam madeira (Gorender, 1992).
16

Pela norma de 1860, lotes com 31.250 braas quadradas seriam garantidos aos descendentes, determinao nunca respeitada. As Mensagens dos Presidentes da Provncia do Rio de Janeiro de 1835 a 1855, disponibilizadas pelo Center for Research Libraries no seu site www.crl.edu/ptbr/brazil/provincia/rio_de_janeiro, mostram a decadncia ou mesmo o desaparecimento das redues indgenas.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

das (suas) fronteiras (Bloch, op. cit., pg. 238). Lembre-se que a Mesa da Conscincia e Ordens17 era conselheira do monarca para questes relativas ao seu estabelecimento. A licena para as edificaes pias estava condicionada sua localizao - lugares decentes, em stio alto e livre de umidade. Parece evidente que a necessidade de ermidas onde os fiis pudessem satisfazer suas obrigaes religiosas foi aumentando medida que a populao crescia e por constiturem-se em locais de encontro onde ocorria uma boa parte da vida social, isto , representarem a concentricidade religiosa, jurdica e econmica. Como tais aglomeraes formavam um mercado local com suas atividades rurais e artesanais/manufatureiras, no seria exagerado supor que, acompanhando o ritmo da colonizao, concretizassem uma poltica urbanizadora expressando preceitos de base patrimonial e eclesistica.18 Neste sentido pelo estudo (...) das freguesias possvel situar os pontos de povoamento e conjecturalmente retraar os caminhos que os ligavam cidade (Lacombe, 1970, pg. 188). As primeiras freguesias fluminenses foram a de So Sebastio (1569), com rea coincidente ao termo carioca, e Nossa Senhora da Conceio da Ilha Grande em Angra dos Reis (1593). No sculo seguinte, surgiram mais 16 parquias, das quais quatro no interior da cidade do Rio de Janeiro e as demais na Banda dAlm, na barra dos rios desaguando no fundo da baa de Guanabara, em Cabo Frio, em Campos dos Goitacazes e em Paraty. No Certo ocupado por ndios brabos ou Grande Serto do Macacu ou Serto do Leste, habitat dos coroados e goitacazes e banhado pelos afluentes dos rios Macuco, Negro e Grande, o marco da ocupao por sesmarias e engenhos foi a freguesia de Santo Antnio de Casserebu institucionalizada em 1644. Lembre-se que a imposio da religio catlica foi favorecida pela ordem rgia relativa constituio de freguesias em terras indgenas onde se recolheram os vadios que perturbavam a quietude da capitania (Reis, 1964), e pela busca de metais preciosos alm da produo agrcola.
Quando a Capitania Real assumiu o papel de porto escoador do ouro das Minas e passou a servir como entreposto comercial, se fez necessria a ampliao de sua defesa para coibir o contrabando implicando na restaurao ou construo de novas fortalezas e na organizao do aparelhamento militar e de barreiras. Medida essencial vinculou-se aos pontos vivos de uma fronteira mvel situados nas terras

17

Criada em 1532, a Mesa da Conscincia e Ordens foi uma instituio da justia portuguesa voltada aos processos civis ou eclesisticos envolvendo religiosos e s arremataes e aes executrias das dvidas de ordens catlicas e militares. Tambm dava pareceres sobre assuntos relacionados a estabelecimentos de caridade, capelas, colgios, hospitais e recolhimentos.
18

Remeto a Murillo Marx (1989; 1991), estudioso que ao se deter nos patrimnios fund irios dos plos de cristianizao, acentua a importncia de parcelas de solo sob a posse religiosa para a gradativa expanso dos arraiais.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

cedidas aos santos protetores pelos moradores expressando assim uma forma patriarcal do domnio poltico, ou seja, uma mistura entre a coisa pblica e o negcio privado (Omegna, 1971).

No Certo dos ndios brabos e no Serto do Leste, a captura das terras foi acompanhada pela abertura de rotas para as Geraes que, atravs da economia de passagem - ranchos, roas, estalagens e casas de comrcio em terrenos ao longo das trilhas -, permitiu a conexo entre lugarejos. Tal economia e colonizao, que se orientavam pelos ditos caminhos, foram facultados pela dificuldade de resistncia dos gentios, recolhidos nas redues. Se na primeira metade do sculo XVIII tenha surgido apenas uma freguesia - So Tiago em 1743 em solo carioca -, durante a Era Pombal (1750-1777) na extenso atual do Estado do Rio, 29 parquias foram concebidas e mais 6 at o final da centria. Os arraiais nas carreiras para Minas, atrelados plantao e ao escoamento do caf,19 apresentaram o maior nmero de novas parquias. Com a mesma incidncia, freguesias foram criadas nos arredores e no interior da nova sede poltica do ViceReino, na Banda dAlm e na capitania de Paraba do Sul. Assim, a elevao de vilarejos a freguesias fez parte do projeto pombalino de intensificar a circulao, a expanso da produo e o assenhoramento territorial e poltico. E com a extino das capitanias, as redes de negcios articularam-se s polticas modernizadoras relativas diversificao agrcola e s reformas institucionais.
A onda colonizadora implantada pela metrpole sobreviveu ao sculo XIX, quando da inveno da nao brasileira e da definio de estratgias dos novos agentes que surgiram na cena econmica, poltica e espacial por conta do dinamismo da produo agrcola voltada para exportao e para o mercado interno. Com as tcnicas rudimentares utilizadas na produo cafeeira e a consequente necessidade de incorporao de novas terras, o Estado propiciou a abertura de caminhos e a criao de novas sedes, poltica joanina conhecida como virada modernizadora que permitiu a integrao do territrio (Lenharo, 1992). Entre 1801 e 1834 estabeleceram-se 16 parquias, das quais a maior parte em reas de produo e distribuio do ouro verde, incluindo tambm a cidade do Rio de Janeiro. De 1835 at meados do sculo surgiram mais 30 freguesias (sendo 23 localizadas nos povoados dos cafeeiros, trs no norte fluminense, duas na rea carioca, uma nos arredores da nova capital da provncia, Niteri, e outra no ncleo colonial de Petrpolis). Na segunda metade do sculo XIX mais 54, o mesmo nmero de freguesias criadas nos trs primeiros sculos. A metade destas aglomeraes fincaram-se no mdio Vale do rio Paraba, na regio serrana e no noroeste da provncia dedicadas rubicea; as demais situaram-se no norte fluminense voltado ao acar e pecuria, no urbanizado Rio de Janeiro e na baixada litornea. (ver mapas 2 e 3)
19

Alm da concesso de sesmarias, as reas centro-sul e do Mdio Paraba banhadas pelo rio Paraba do Sul e seus afluentes e conhecidas como Mar de Montanhas, tiveram sua conquista devida invaso de terras na Fazenda de Santa Cruz aps a expulso dos jesutas (F ridman, 2002).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

III - VILAS E CIDADES No decorrer do sculo XVI dentro dos limites da extenso fluminense atual foram fundadas a Vila da Rainha (1539 e extinta em 1548) e a cidade do Rio de Janeiro (1565). Na centria seguinte mais seis vilas Angra dos Reis (1608), Cabo Frio (1615), Paraty (1660), So Salvador dos Campos dos Goytacazes (1677), So Joo da Barra (1677), Santo Antnio de S (a primeira do recncavo da Guanabara em 1697) -, e, no setecentos, outras trs - So Jos dEl Rei (1772), Resende (1786, a primeira na Serra) e Mag (1789) totalizando, ao findar o setecentos, uma cidade e nove vilas.20 Recorrendo a Paul Singer (1977) que diz ser a constituio de ncleos urbanos uma inovao na tcnica de dominao e na disposio do trabalho, vejo a rede de centros funcionalmente articulados no sculo XIX como econmica e politicamente unificada. Este conjunto tornou-se o meio atravs do qual produo, circulao e consumo realizaram-se facilitados pelas estradas que ligaram distantes localidades integradas socialmente pelas oligarquias. , neste sentido, que o tema rede urbana e oligarquias rurais parece ser de extrema relevncia para se compreender a composio scio-espacial brasileira (Corra, 1988, pg. 114). Quando as pretritas relaes cidade-campo ampliaram-se com a transferncia de capital das casas comissrias e dos traficantes de escravos para o mundo agrrio - sobretudo partindo do Rio de Janeiro, mas no exclusivamente -, surgiram novos usos da terra e da mo de obra como novos bens e servios. O Estado elevando os povoados a municpios, concretizou, no sentido atribudo por Reis Filho (op.cit.), sua poltica urbanizadora atravs da rede, isto , influenciando ou controlando o processo de urbanizao. A conquista da terra fluminense no se limitava mais a algumas reas, cobria todo o territrio da provncia. E o que explicava essa irradiao to aguda e to imens a, era, portanto, o caf (Reis, 1985, pg. 348). Entendo estes lugares como elementos sustentadores da economia: locais comerciais de refino e de beneficiamento dos produtos alm da oferta de mo de obra. A dinmica espacial refletiu sistemas locais que, ao se desdobrarem sobre sua hinterlndia ou zona de influncia, criaram um mercado regional atravs da diviso de trabalho e das economias de escala. Este dinamismo foi no passado imperial elemento determinante para a re-inveno da base geogrfico-poltica do Rio de Janeiro incluindo as sedes municipais. Claro est que tal diviso espacial e tcnica decorreu de interesses dos agentes e da autonomia regional. Lembre-se que aps a independncia, esta provncia desempenhou o papel de organismo polticoadministrativo central ao articular a unificao do novo pas constitudo por quase 50% de escravos. Para Lamego (1950) o projeto territorial do Imprio seria uma continuao das propostas espaciais dos vice-reis, fundamentada no discurso da unidade nacional e cimentada pelo prestgio dos nobres senhores rurais unidos por interesses comuns e com profunda ascendncia sobre as populaes do interior. Estariam
20

Utilizo as datas da publicao dos cdigos legais de emancipao das localidades.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

nos latifndios agrcolas os focos do esprito e da vida brasileira. No entanto, outros pesquisadores vem uma ruptura. Segundo Costa (op.cit.), as capitais das provncias onde viviam os fazendeiros, tornaram-se importantes cabeas poltico-administrativas indicando, assim, que os assentos urbanos dependeriam das oligarquias rurais que controlavam a legislatura, a administrao e a justia. A nova elite constituda pelos cafeicultores eram, para Freyre (2003), aristocratas da cidade que face ao temor repblica e aos levantes de escravos - as foras da desagregao -, defendiam o progresso conservador cujo arranjo urbano e regional, at ento resultado de aparentes princpios liberais, assumiu a partir de 1840 um vis centralizador acompanhado por requisitos econmicos e de submisso. Devo assinalar o papel do Estado como gestor e interventor na afirmao do capitalismo quando mudanas definitivas ocorreram na relao terra-capital-trabalho. Esta transio reclamou o apoio de instituies administrativas e dos rgos de representao e manifestou a mudana dos sujeitos do ordenamento. Tal processo foi concomitante inveno do Brasil quando projetos polticos e ideologias procuraram criar um novo povo e uma nova sociedade para um novo espao. Este seria o imprio indivisvel cujas aes administrativas estariam vinculadas aos interesses dominantes a partir do centro, leiase cidade do Rio de Janeiro, plo do poder imperial que tomou o lugar da nao (Mattos, 1994).21 Seno vejamos: Aps a independncia, a Constituio Imperial de 1824 dividiu o Brasil em provncias administradas por um Presidente nomeado pelo Imperador, cuja rea corresponderia das antigas capitanias. Foi mantida a existncia de Cmaras em todos os municpios s quais competia o governo econmico e municipal. O coletivo de polticos que se afirmou no poder representando os interesses dos grandes proprietrios rurais, props diversas medidas entre as quais se destacam a lei de 1 de outubro de 1828, o Cdigo de Processo Criminal (1832) e o Ato Adicional (1834). Para o mbito deste texto, o mais importante a sublinhar da Lei de 1828 a subordinao das municipalidades aos Presidentes de Provncia e a extino de suas atribuies judicirias e policiais - esta ltima disposio perdurou at a Constituio republicana de 1891. Do Cdigo de Processo Criminal, saliento a proposta de redefinio da rea e do papel de cada circunscrio. possvel apreender este aspecto, de acordo com Fridman e Chrysostomo (2010), nos primeiros artigos que determinaram s Cmaras Municipais a delimitao das freguesias e do nmero de distritos (que deveriam conter, no mnimo, 75 casas),22 e aos Presidentes das Provncias a repartio dos termos e comarcas de acordo com a necessidade dos habitantes. Pode-se verificar ainda a influncia dos Projetos para o Brasil

A relao entre nascer e pertencer nao pressupunha um territrio. A este territrio denominava-se Imprio do Brasil. Essa a razo por que ao comentar a Constituio Poltica do Imprio do Brasil, Jos Antnio Pimenta Bueno (...), marques de So Vicente , diria ser o territrio a mais valiosa propriedade do Imprio (Mattos, 2007, pg.17).
21 22

Os distritos eram subdivises das freguesias e dos municpios sujeitas a senhores, prelados ou a magistrados (cf. Moraes, 1813). Assinale-se neste Ato a tentativa de harmonizao entre as divises civil, eclesistica e judicial.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

10

de Andrada e Silva que, ao considerar os lugarejos do serto espalhados, propunha que de trs em trs lguas se deixasse uma livre para o estabelecimento de vilas e demais circunscries de utilidade pblica. Do Ato Adicional ressalto a transformao dos Conselhos Gerais de Provncias em Assemblias Legislativas Provinciais23 que adquiriram competncia para tutelar as Cmaras Municipais e deliberar sobre a diviso civil, judiciria e eclesistica das provncias e a mudana de suas capitais para o lugar que mais convier.24 Por este Ato, que revelou a ampliao do poder regional e ainda tratou da regulao do levantamento estatstico, da catequese e civilizao dos indgenas e do estabelecimento de ncleos coloniais com imigrantes, a cidade do Rio de Janeiro foi separada da provncia tornando-se Municpio Neutro ou da Corte com administrao autnoma. O Cdigo de Processo Criminal e o Ato Adicional fizeram parte de um projeto vinculado organizao do territrio e distribuio de recursos e de poder no momento em que o eixo econmico do imprio deslocara-se para o sudeste. Tal rearranjo associado reduo das extenses e acessibilidade aos centros administrativos e judiciais foi implantado concomitante recuperao do controle da provncia do Rio de Janeiro sobre Campos dos Goytacazes, So Joo da Barra e Paraty efetivada em agosto de 1832. Durante o primeiro quartel e seguindo at 1831, Cabo Frio (1815) recebeu o ttulo de cidade e dez povoaes tornaram-se vilas - So Joo do Prncipe (1811), Maca (1813), Cantagalo (1814), Maric (1814), Itagua (1818), Vila Real da Praia Grande (1819), Nova Friburgo (1820), Paty do Alferes (1820), Valena (1823) e Mangaratiba (1831). Aps a promulgao do Cdigo do Processo Criminal e do Ato Adicional, o quadro urbano na provncia definiu-se pelas cidades do Rio de Janeiro, Cabo Frio, pela nova capital da provncia - Niteri (1835), Angra dos Reis (1835) e Campos dos Goytacazes (1835) e as vilas de Barra Mansa (1832), Itabora (1833), Paraba do Sul (1833), Iguassu (1833), Vassouras (1833) e Pira (1837) perfazendo o total de dezoito vilas uma vez que trs delas tornaram-se cidades e So Jos dEl Rei e Paty do Alferes haviam sido suprimidas naquele perodo.25 No incio da dcada de 1840 promulgaram-se importantes normas legais - a Lei de Interpretao do Ato Adicional, a reforma do Cdigo de Processo Criminal e o restabelecimento do Conselho de Estado. A primeira concretizou uma articulao de polticos saquaremas26 que, atravs de medidas centralizadoras,

23

Assim como as demais provncias, a do Rio de Janeiro at ento governada pelo Ministrio do Imprio, teve seu Presidente indicado pelo Imperador.
24

Esta legislao estendeu-se sobre a instruo pblica, a polcia e a economia municipais; a fixao das despesas e dos impostos municipais e provinciais; as obras pblicas; o oramento das Cmaras e da criao e supresso dos empregos municipais e provinciais. E dissolveu o Conselho de Estado. 25 As vilas de Maric e Iguassu desapareceram, respectivamente, em 1819 e 1835, mas recuperaram seu status poltico logo aps a edio do Cdigo do Processo Criminal.
26

Do grupo regressista-conservador, tomaram parte Bernardo Pereira de Vasconcellos, senador, Conselheiro de Estado e Ministro da Fazenda e da Justia, e Paulino Jos Soares de Souza, senador, Conselheiro de Estado, Ministro da Justia e dos Negcios Estrangeiros, Presidente e Vicepresidente da provncia do Rio de Janeiro. Para este coletivo, o sentido da centralizao consagrava-se na manuteno da unidade e da segurana do

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

11

colocaram em prtica seu programa de defesa da produo agrcola de exportao limitando os poderes das Assemblias Provinciais. A segunda medida deu origem Polcia do Imprio e submeteu os juzes de paz e promotores autoridade policial, retirando seu vnculo com as Cmaras Municipais no que tange s atribuies policiais, administrativas e judiciais. Se, conforme Bueno (1857), o direito pblico ou administrativo versa sobre as condies do bem estar comum, atendendo e protegendo especialmente o interesse coletivo, entendo a diviso do territrio a partir de ento como um caso de polcia com a anuncia do restabelecido Conselho de Estado, um rgo consultivo para os casos de interveno do poder Moderador no qual foram incorporados polticos, militares e funcionrios de confiana do imperador.27 Pode-se constatar que centralizao poltica e administrativa correspondeu uma unidade atravs da multiplicao de assentamentos citadinos, processo acompanhado por conflitos em diferentes escalas. 28 Como apontado nas pginas iniciais deste captulo, at o final do sculo XVIII a implantao de plos urbanos era encargo do Estado metropolitano atravs de seus funcionrios reais, ou dos capites donatrios e da Igreja. Durante o oitocentos surgiu outro agente aliado ao aparato de gesto: os cafeicultores e/ou os fazendeiros burocratas que, apoiados pela Igreja e prestigiados pelo Estado, constituram as vilas de comrcio com seus plos administrativos. Nesses casos o fazendeiro se torna povoador, isto , criador de povoamento ou ainda plantador de cidades e no mais a igreja que assume o patronato das fundaes urbanas (Deffontaines, 1944, pg. 302). At meados do sculo mais sete vilas foram reconhecidas - Capivari (1841), Saquarema (1841), Barra de So Joo (1846), Rio Bonito (1846), Estrela (1846), Rio Claro (1849) e So Fidelis (1850); Paraty (1844), Maca (1846), Resende (1848) e So Joo da Barra (1850), elevadas a cidades.29 A partir da segunda metade do sculo at a proclamao da repblica mais seis vilas foram criadas - Araruama (1859), Santa Maria Madalena (1861), Sapucaia (1874), Carmo (1881), Santo Antnio de Pdua (1882) e Itaperuna

imprio evitando o excesso de poder em algumas localidades, como Minas Gerais e So Paulo, onde veio a eclodir em 1842 o Movimento Liberal com a participao de proprietrios e religiosos.
27

No entanto, apesar de merecerem duras crticas, sobretudo de Tavares Bastos, passada uma dcada j no suscitavam maiores conflitos face aliana entre liberais e conservadores em torno da defesa da escravido (Gorender, 2000). Com importante carreira poltica no segundo reinado, em seu livro A Provncia, Tavares Bastos questionava a reforma do Cdigo do Processo Criminal e a Lei de Interpretao do Ato Adicional que teriam aniquilado o esprito pblico nas localidades e inviabilizado a distribuio de recursos para as provncias. Pregava, entre outras medidas, a abolio da escravatura, o pagamento de impostos territoriais e a reforma agrria para reduzir as superfcies incultas e permitir a oferta de terra barata ao imigrante e ao liberto.
28

Ao processo de centralizao poltica correspondeu a concentrao fundiria. Se em julho de 1822 as doaes foram suspensas mantendo-se, entretanto, o reconhecimento daquelas sem ttulo caso os posseiros pudessem comprovar o cultivo antigo, em torno de 1830 os grandes cafeicultores fluminenses resolveram estabelecer um ttulo legal incontestvel via medio judicial supervisionada. Tais medidas acabaram por marginalizar os sitiantes que se tornaram agregados das fazendas ou foram expulsos. Com a Lei de Terras, de setembro de 1850, o Estado firmou a aquisio de terras devolutas somente por compra, cujos recursos financiariam a vinda de imigrantes. No entanto, face presso dos donos das grandes plantaes, foram revalidadas as sesmarias e legitimadas as grandes posses institucionalizando a propriedade privada do cho. E o imposto territorial anual de 4$000 por lgua quadrada cultivada ou no, pleiteado durante a discusso da reforma do Cdigo do Processo Criminal e da Lei de Interpretao do Ato Adicional de 1840, no foi aceito.
29

Honrio Hermeto Carneiro Leo, um dos fundadores do partido Conservador e que assumiu cargos de presidente de provncias e de ministro alm de rico fazendeiro, sugeriu em 1855 a criao de uma nova provncia no Imprio com a rea de Campos dos Goitacazes, So Fidelis, So Joo da Barra e de Maca.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

12

(1885). Por outro lado, Mag (1857), Valena (1857), Cantagalo (1857), Petrpolis (1857), Barra Mansa (1857), Vassouras (1857), Sao Fidlis (1870), Paraba do Sul (1871) e Pira (1874) assumiram a condio de cidade. (ver mapas 4 e 5) O crescimento do nmero de tais localidades urbanas esteve vinculado organizao poltica, judiciria, fiscal e militar atrelada ao seu crescimento populacional, formao de uma rede e centralizao poltica. E com o esgotamento do regime sesmarial a partir da Lei 601 de 1850, a transio para outro regime jurdico de propriedade reclamou novos programas territoriais e modelos de colonizao. Um dos mais importantes foi a fundao de ncleos coloniais, cujo laboratrio foi o Rio de Janeiro. Antes de prosseguir, cabe uma nota: aspecto inseparvel do tema aqui tratado, as obras pblicas, sobretudo as veredas terrestres, as ferrovias e os canais fluviais, exigiriam um captulo parte face sua abrangncia. Vale a pena assinalar, mesmo que simplificadamente, que foram pleiteadas, edificadas ou conservadas pelos proprietrios fundirios. Lembre-se a lei de 29 de agosto de 1828 estabelecendo que os trabalhos para promover a navegao dos rios, a abertura de canais ou a construo de estradas terrestres ou ferrovirias, pontes e aquedutos poderiam ser executados por companhias ou indivduos nacionais ou estrangeiros30 acompanhados, a partir de 1835, pela Diretoria de Obras Pblicas. Os Relatrios do Ministrio do Imprio e do Presidente da Provncia do Rio de Janeiro apresentam vultosos recursos aplicados em melhoramentos na navegao de rios e lagoas e nas rotas que conectavam as localidades aos portos do recncavo da Guanabara, do norte e do sul da provncia; capital Niteri e ao Rio de Janeiro. 31 Se os investimentos em infra-estrutura valorizaram os terrenos em decorrncia da quebra das barreiras espao-temporais, favorecendo principalmente as cidades-ferrovirias e das bocas de serto, por outro lado arruinaram diversas povoaes fluminenses.

Vilas de imigrantes
Trazer mo de obra, branca, do exterior pode ser interpretado como parte do planejamento nacional em seus primrdios.32 O governo imperial vinculou a imigrao colonizao, sendo duas as experincias de constituio de vilas a partir de ncleos coloniais contando com estrangeiros - Nova Friburgo e Petrpolis (Fridman, 2001).

30

Para a provncia do Rio de Janeiro suas prioridades seriam definidas pelo Ministrio do Imprio; nas demais provncias caberiam aos presidentes do Conselho e nos municpios, da alada das Cmaras.
31

Em sntese, a provncia no era pensada longitudinalmente, ao longo do Paraba, mas transversalmente com fulcro na beira mar (Vasconcellos, 2000, pg.2).
32

No incio do sculo XIX o debate repousava em saber que tipo de imigrante era desejvel. Siqueira (2001) reportando-se s negociaes entre os representantes dos artistas e da coroa para a criao da Escola Real de Cincias, Artes e Ofcios no Rio de Janeiro, assinala um ofcio enviado em 1815 no qual foi dito que as artes liberais e de luxo deveriam dar lugar s necessrias economia interior do pas.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

13

Em torno de 1770 um bandeirante alcunhado de Mo de Luva penetrou nos Sertes do Leste, que atraram levas de faiscadores mineiros e aventureiros, e fundou um arraial. A regio do entorno foi ocupada a partir de uma diligncia empreendida em 1786 quando foram distribudas sesmarias a todos que possussem pelo menos 12 escravos e quisessem garimpar ou plantar. E tambm por um decreto promulgado em maio de 1818 autorizando o estabelecimento de uma colnia a ser dir igida por um fidalgo cavaleiro e coronel de milcias, comportando cem famlias agrcolas e um nmero suficiente de carpinteiros, marceneiros, pedreiros, moleiros, curtidores e teceles vindos da Suia atravs da Companhia de Emigrao.33 Pelo contrato seriam ressarcidas as despesas de viagem e oferecidos abrigos, lotes de terras, ferramentas, animais, sementes, cuidados mdicos e 160 ris dirios no primeiro ano e, nos seguintes, 80 ris. Inscreveram-se cinco mil colonos dos quais embarcaram dois mil. Para o ncleo foi adquirida a fazenda de Morro Queimado, composta por quatro sesmarias totalizando duas lguas de testada por trs de fundo, por um preo vinte vezes superior ao seu valor e da qual foi omitida a infertilidade. Edificaram-se cem casas provisrias, a casa da municipalidade, capela, casa do inspetor, depsitos de vveres e utenslios, moinhos, fornos, enfermaria e botica, registro na serra dos rgos, quartel de polcia, alm de pontes, ruas, valas e estradas. ndios aldeados em Valena derrubaram as matas e ajudaram nas obras. A primeira lgua foi dividida em 120 lotes, a metade da outra lgua destinou-se vila de Nova Friburgo, criada em 1820, com seus logradouros e casas provisrias interditados aos colonos e, na outra metade, foi constituda a fazenda de So Joo do Ribeiro que permaneceu sob o proveito da coroa. Cem famlias de colonos alemes, destinados inicialmente s colnias Franckenthal e Leopoldina na provncia do Esprito Santo, acabaram por se instalar ali, em 1824, trazidos pelo major George Scheffer. No entanto a colnia encontrava-se decadente e reduzida a 600 pessoas em 1830 quando ento foram autorizadas a aquisio das glebas e a obteno de crdito para o estabelecimento de comrcio e indstria em Nova Friburgo ou para seu deslocamento em direo s terras de cafeeiros, mais lucrativas. Quanto a Petrpolis, desde o sculo XVIII sesmarias j haviam sido distribudas na regio que fazia parte do caminho para as Minas. Em 1830 d. Pedro I adquiriu a fazenda do Padre Correa com a finalidade de erigir a sede do governo imperial no vero. Entretanto com a Abdicao tais planos foram adiados. Alguns anos depois, duas centenas de alemes aportaram no Rio de Janeiro e foram empregados pelo major engenheiro Julio Koeler nas obras de recuperao da Calada de Pedra - partindo do porto Estrela at alcanar o alto da Serra. Nesta mesma ocasio chegaram ao Brasil dois mil alemes contratados pela firma

33

Pertencente a um grupo de comerciantes e industriais, seu principal acionista, Jrme Brmond foi nomeado por d. Joo VI como cnsul de Portugal, Brasil e Algarves junto Confederao Sua.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

14

de Charles Franois Delrue e o major34 vislumbrou a criao de uma colnia nas terras da fazenda Crrego Seco, empreitada que contaria com o auxlio financeiro do Tesouro provincial. No documento autorizando o arrendamento, havia a clusula de edificao de um povoado com a construo de um palcio, igreja e da colnia. Os lotes foram divididos em quatro classes de acordo com a localizao relativamente ao Palcio: os de primeira classe constituam os terrenos prximos ao Pao;35 nos terrenos de segunda classe se estabeleceriam os negociantes e artesos; trabalhadores deveriam fazer uso daqueles de terceira classe e a rea da quarta classe, com parcelas de 20.000 braas quadradas, abrigaria os lavradores.36 Tal plano repete os moldes de uma cidade europia cujos integrantes iriam se afastando da Casa Real medida que diminussem suas posses, importncia e categoria social (Tapajs, 1992). O governo provincial construiu mais de quatrocentas casas, escolas primrias e de msica. Um dado interessante o aluguel de escravos da Fazenda de Santa Cruz para as obras do Palcio. Em 1846, quando a Imperial Colnia de Petrpolis foi elevada a freguesia, esta contava com 2.100 indivduos entre brasileiros, alemes, portugueses, franceses, ingleses, espanhis, dinamarqueses, holandeses, um suo e um italiano, entre os quais serralheiros, ferreiros, funileiros, marceneiros e demais ofcios que trabalhavam por conta prpria ou contratados por particulares. E existiam dois engenhos de serrar, uma fbrica de cerveja e a criao do bicho da seda. No Relatrio do Presidente da Provncia de 1851 (pg. 33) l-se que muito se tem feito em to poucos anos, se se atender a que a colnia de Petrpolis foi assentada em um lugar onde o aterro e os desmoronamentos ocupam tempo imenso e exigem despesas que no fim das obras no se podem apreciar devidamente. Constatando que ao permanecer agrcola a colnia no teria um futuro lisonjeiro, seria preciso promover o estabelecimento de fbricas e oficinas para que os colonos, e com especialidade as crianas, encontrem trabalho, e se habilitem para terem no futuro seguros meios de decente subsistncia (Relatrio do Presidente da Provncia do Rio de Janeiro de 1853, pg. 38). Com os problemas se avolumando, inclusive com o fechamento de uma fbrica de sapatos que empregava menores, alguns colonos comearam a montar carros de transporte para aluguel aps a abertura ao trnsito na estrada da serra da Estrela. Neste ano eclodiu uma revolta liderada pelo padre Teodoro Wiedmann que criticava a m administrao da colnia e os baixos salrios pagos aos imigrantes. Com o cerco a Petrpolis pela Guarda Nacional, efetuaram-se prises e o padre expulso do pas. Quatro anos depois a freguesia foi elevada cidade.

34

Holanda (1987b), atravs do caso das colnias ao sul do pas, mostra que a alocao de militares na chefia devia-se a razes de defesa das fronteiras contra agresses inimigas, prtica que se generalizou, justificando-se desta forma a nomeao de Koeler como diretor da colnia.
35

Das primeiras 44 escrituras de contrato de aforamento lavradas em 1 de junho de 1847 verificam-se as assinaturas de um marqus, quatro viscondes e trinta e nove bares.
36

Nos termos do documento de julho de 1843 estava prevista a cobrana de foros, tarefa pela qual o arrendatrio seria remunerado no valor equivalente a 10% da arrecadao.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

15

IV - CONSIDERAES FINAIS Esta incompleta memria espacial apresentou o povoamento institudo pelo imprio brasileiro na rea do atual Estado do Rio de Janeiro. A histria fluminense foi observada atravs do apoderamento da terra com a organizao e extino de um conjunto de lugares - aldeamentos, freguesias, vilas e cidades. Muralhas humanas, formadores de unidades, produtores de riqueza e centros de poder dependentes de atos de vontade dos poderosos, os ncleos urbanos subjugaram e delimitaram regies. No perodo colonial, com a inteno de catequizar os povos brbaros e de defender militarmente seus triunfos, a metrpole e a Igreja foram responsveis pela criao de arraiais. Na instalao das espacialidades crists e demais localidades, os dados revelam tambm a parceria com os donos de terras e de escravos, permitindo questionar a idia consagrada segundo a qual no havendo planos territoriais no projeto ultramarino portugus, a consequncia seria uma base urbana fraca. O programa de controle no Brasil do oitocentos tambm se apoiou na intencionalidade e na modelagem da ordem espacial com a inveno de novas sedes. Seus principais personagens, os funcionrios da interveno e os aristocratas plantadores de cidades, empreenderam um modelo de tutela no qual urbanizao e planejamento entendido como construo social de natureza pblica e, tecnicamente, captura de meios - estavam em ntima conexo com uma estratgia de guerra contra o serto e contra a desordem. Tendo ao fundo a imagem de que povoar governar, propus um retorno ao tema urbanizao, desta vez articulado ao projeto de colonizao. O lucrativo projeto contou com o apoio dos senhores de engenho e fazendeiros de caf, que alm de concentrarem a riqueza constituam uma importante fora de apoio ao Imprio cuja poltica regional e urbana coadunava-se com o processo de privatizao do solo e com as estratgias aliadas centralizao e ao desenvolvimento do capitalismo. Apresentei as mudanas no procedimento legal, administrativo e de governo da provncia refletindo as disputas entre as concepes liberais e conservadoras. A multiplicao de vilas e cidades no arranjo espacial fluminense acompanhou o trajeto da vigilncia como tambm foi resultado dos embates entre os agentes locais e regionais. No Rio de Janeiro, laboratrio das circunscries de imigrantes, tais assentos proibidos reafirmam o legado de seu carter seletivo. O domnio da hinterlndia superando a dicotomia entre as zonas rurais e urbanas e ocasionando a perda da aparente espontaneidade na produo de lugares, desconstri a idia de cidade como apndice do campo. A deciso sobre uma forma espacial, sempre vinculada apropriao, distribuio e canalizao de recursos da natureza e baseada em objetivos estratgico-militares, polticos e econmicos, esteve nas mos dos mandatrios que, alm de deliberarem sobre o presente de ento, imaginaram o futuro. E as localidades, como mercado e locus de gesto civil, governavam o campo. Com o planejamento dos bares,

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

16

ao trmino do sculo XIX, j haviam sido fundadas mais de uma centena de freguesias e 38 vilas e cidades, aqui caracterizadas como atores coletivos da conquista do territrio fluminense.

V - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Abreu, Antnio Izaas da Costa. Municpios e topnimos fluminenses. Niteri: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994. Abreu, Mauricio de Almeida. Um quebra-cabea (quase) resolvido: os engenhos da capitania do Rio de Janeiro sculos XVI e XVII. Scripta Nova 218 (32), ago. 2006. Disponvel em:< http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-21832.htm> acesso em: 3 mar 2010. Andrada e Silva, Jos Bonifcio de. Projetos para o Brasil. Dolhnikoff, Miriam (org.). So Paulo: Companhia das Letras; Publifolha, 2000 [1823/1825]. Bessa Freire, Jos Ribamar e Malheiros, Mrcia Fernanda. Aldeamentos Indgenas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Programa de Estudos dos Povos Indgenas/Uerj, 1997. Bloch, Marc. La terre et le paysan. Agriculture et vie rurale aux XVIIe et XVIIIe sicles. Paris: Armand Colin, 1999. Brasil. Lei de 29 de novembro 1832. Cdigo do Processo Criminal. Disponvel em: <http://www6.senado.gov.br/ legislacao/ListaPublicacoes.action?id=83043> acesso em: 25 fev. 2009. Brasil. Lei n. 16 de 12 de agosto de 1834. Ato Adicional . Disponvel em: <http://www6.senado.gov.br/

legislacao/ListaPublicacoes.action?id=64912> acesso em: 25 fev. 2009. Brasil. Lei n. 105 de 12 de maio de 1840. Lei de Interpretao do Ato Adicional . Disponvel em:

<http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=94111>acesso em: 25 fev. 2009. Braudel, Fernand. Histria e cincias sociais. A longa durao. In Escritos sobre a histria. So Paulo: Perspectiva, 1992 [1969] Bueno, Jos Antnio Pimenta. Direito pblico brazileiro e analyse da Constituio do Imprio. Rio de Janeiro: Typ. Imp. de J. Villeneuve e C., 1857. Castro, Josu de. Ensaios de geografia humana. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1957. Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus. Idias em ordenamento, cidades em formao: a produo da rede urbana na Provncia do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Ippur/Ufrj, 2006. Corra, Roberto Lobato. O estudo da rede urbana. Uma proposio metodolgica. Revista Brasileira de Geografia (2), abr-jun 1988. Costa, Emlia Viotti da. Da senzala colnia. 4 ed. So Paulo:Ed.Unesp, 1998. [1966] Cunha, Manuela Carneiro da. Histria dos ndios no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

17

Deffontaines, Pierre. Como se constituiu no Brasil a rede das cidades. Boletim Geogrfico (15), junho de 1944. Ferrez, Gilberto. Colonizao de Terespolis. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, 1970. Freyre, Gilberto. Sobrados e mucambos. 14 ed. So Paulo: Global Editora, 2003, [1936] Fridman, Fania. De ncleos coloniais a vilas e cidades: Nova Friburgo e Petrpolis. Anais do IX Encontro Nacional da Anpur. Rio de Janeiro: Anpur; Ippur, 2001. ---. Do cho religioso terra privada: o caso da Fazenda de Santa Cruz no Rio de Janeiro. Cadernos Ippur (1), jan-jul 2002. ---. Breve histria do debate sobre a cidade colonial brasileira. In Pinheiro e Gomes (orgs.). A cidade como histria. Os arquitetos e a historiografia da cidade e do urbanismo. Salvador: Ed.Ufba, 2005. Fridman, Fania e Chrysostomo, Maria Isabel de Jesus. Projetos territoriais para o imprio brasileiro. O caso da provncia fluminense. Revista Praia Vermelha (20), jan-jun. 2010. Gorender, Jacob. O escravismo colonial. So Paulo: Ed. tica, 1992. ---. Brasil em preto e branco. O passado escravista que no passou. So Paulo: Senac, 2000. Gouva, Maria de Ftima da Silva. O imprio das provncias: Rio de Janeiro, 1822-1889. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. Holanda, Sergio Buarque de. Razes do Brasil. 19 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1987. [1936]. ---. As colnias de parceria. In Holanda (org.) Histria geral da Civilizao Brasileira, 3 vol. 6 ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987. [1963] Lacombe, Amrico Jacobina. Ordens religiosas, irmandades e confrarias. RIHGB (288), jul-set 1970. Lamego Filho, Alberto Ribeiro. O homem e o brejo. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1945. ---. O homem e a serra. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1950. Lfbvre, Henri. La ville et lurbain. Espaces et Socits (2), mars 1971. Lenharo, Alcir. As tropas da moderao. 2ed. Rio de Janeiro: Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, 1992. [1979] Machado, Brasil Pinheiro. A problemtica da cidade colonial. Anais do VII Simpsio Nacional dos Professores

Universitrios de Histria. vol. I. So Paulo:Anpuh, 1974. Martins, Ismnia de Lima. Criao de freguesias, vilas e cidades na provncia do Rio de Janeiro (1800-1860). Anais do VII Simpsio Nacional dos Professores Universitrios de Histria. vol. I. So Paulo:Anpuh, 1974. Marx, Murillo. Nosso cho: do sagrado ao profano. So Paulo: Nobel; Edusp, 1989. ---. Cidade no Brasil. Terra de quem?. So Paulo: Nobel; Edusp, 1991.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

18

Matos, Odylon Nogueira. Evoluo das vias de comunicao no Estado do Rio de Janeiro. Boletim Paulista de Geografia (3), out. 1949. Mattos, Ilmar Rohloff de. O tempo Saquarema, a formao do Estado Imperial. Rio de Janeiro: Access Editora, 1994. Mattos, Selma R. de. Para formar os brasileiros. O compndio da histria do Brasil de Abreu e Lima e expanso para dentro do imprio do Brasil. Tese de doutorado em Histria. So Paulo: USP, 2007. Moraes Silva, A. Diccionario da lingua portugueza. Lisboa: Typ. Lacerdina, 1813. Disponvel em: <http://www.brasiliana.usp.br/dicionario/2/distrito> acesso em: 25 fev. 2009. Omegna, Nelson. A cidade colonial. 2 ed. Braslia: Ebrasa; Instituto Nacional do Livro, 1971, [1961] Petrone, Pasquale. Aldeamentos paulistas. So Paulo: Edusp, 1995. Prado Junior, Caio. Evoluo poltica do Brasil e outros estudos. 2 ed. So Paulo: Brasiliense, 1957. [1953] Reis, Arthur Cezar Ferreira. A Provncia do Rio de Janeiro e o municpio neutro. In Holanda (org.) Histria Geral da Civilizao Brasileira, 4 vol. 5 ed. So Paulo: Difel, 1985. [1964]. Reis Filho, Nestor Goulart. Evoluo urbana do Brasil. So Paulo: Pioneira; Edusp, 1968. Revel, Jacques. Lespace franais. Paris: ditions du Seuil, 1989. Ribeiro, Berta. O ndio na histria do Brasil. 12 ed. So Paulo: Global, 2009. [1983] Rio de Janeiro. Relatrio do Vice-Presidente da Provncia do Rio de Janeiro. Niteri: Typ. Universal de Laemmert, 1851. Disponvel em: <http//:brazil.crl.edu/bsd/bsd/U824/000035.html> acesso em: 27 jan. 2010. Rio de Janeiro. Relatrio do Vice-Presidente da Provncia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Empr.Typ. Dous de Dezembro de Paula Brito, 1853. Disponvel em: <http//:brazil.crl.edu/bsd/bsd/U828/000041.html> acesso em: 27 jan. 2010. Santos, Milton. A cidade e o urbano como espao-tempo. Anais do I Seminrio de Histria da Cidade e do Urbanismo. Salvador: Ufba; Anpur, 1992. Singer, Paul. Economia poltica da urbanizao. 4 ed. So Paulo: Brasiliense; Cebrap, 1977. [1973] Siqueira, Eduardo Cezar. A miragem constrangida: o Rio de Janeiro de Grandjean de Montigny. Relatrio de pesquisa. Rio de Janeiro:Ippur/Ufrj, 2001. Souza, Augusto Fausto. Estudo sobre a diviso territorial do Brasil. RIHGB (43), 1880. Tapajs, Vicente. No aniversrio de Petrpolis. RIHGB (374), jan-mar 1992. Tavares Bastos, Aureliano Candido de. A Provncia. Edio fac simile. Distrito Federal: ed. Senado Federal, 1997 [1870]. Vasconcellos, Francisco de. O amanhecer do sistema virio fluminense. Petrpolis: s.n., 2000. Disponvel em:

<www.ihp.org.br/ihp/site> acesso em: 27 jan 2010.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

19

Fontes primrias
Arquivo da Cria Metropolitana do Rio de Janeiro: Livro de Visitas Pastorais feitas pelo Monsenhor Jos de Souza Azevedo Pizarro e Arajo em 1794 - VR 1.

VI - MAPAS

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

20

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

21

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

22

You might also like