You are on page 1of 5

Nome: Geografia 2 ano Apoio didtico

N: Silvia

Turma: fev/09

ApoiodidticodeGeografia2ano 1Semestre I. FormaodaEconomiaMundo

1.Expliqueresumidamenteasideiasdosocialismo. 2.DiferencieossistemaspolticoeconmicosdoCapitalismoedoSocialismoquantoa: a)economia; b)propriedadedosmeiosdeproduo; c)partidospolticos. 3.Oquediferenciaafasecomercialdafaseindustrialnodesenvolvimentocapitalista? 4."(...)aguerrade19141918foi,deambososlados,umaguerraimperialista(isto,umaguerradeconquista,depilhagem,de pirataria),umaguerrapelapartilhadomundo,peladistribuioeredistribuiodascolnias,das'zonasdeinflunciadocapital financeiro'etc. (...) O capitalismo se transformou num sistema universal de opresso colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da populao do globo por um punhado de pases avanados. E a partilha deste 'saque' fazse entre duas ou trs aves de rapina, com importncia mundial, armadas at os dentes (Amrica, Inglaterra, Japo), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pelapartilhadeseusaque." (LENIN,VladimirI.Oimperialismo:fasesuperiordocapitalismo.SoPaulo:Global,1985.p.911.) a)Expliqueumadasprincipaiscaractersticasdafasemonopolistadocapitalismo. b)RelacionecapitalismomonopolistaPrimeiraGuerraMundial. 5. Desde meados do sculo XIX at o incio do sculo XX, as naes industrializadas europeias e os Estados Unidos da Amrica empreenderamumadisputaporterritriosnafrica,siaeAmricaLatina.Essadisputaficouconhecidacomoimperialismoou neocolonialismo. Compare o imperialismo do sculo XIX com a expanso mercantilista ocorrida nos sculos XV e XVI, quanto ao processo de colonizao. 6.Porquechamamosoimperialismo,nofinaldosculoXIX,deneocolonialismo? 7. Encontrandose o Estado em situao de poder calcular a eficincia (...) dos bens de capital a longo prazo e com base nos interesses gerais da comunidade, espero vlo assumir uma responsabilidade cada vez maior na organizao direta dos investimentos. (J.M.Keynes.ATeoriaGeraldoEmprego,doJuroedaMoeda.1936.) Oponto de vista de Keynes opese aumateoria econmicaquepredominounapoltica governamental dos Estados Unidosda Amricanosanosimediatamenteanteriorescrisede1929.Baseandosenessasinformaes,responda. a)AqueteoriaeconmicaKeynesseopunha? b) Exemplifique, com duas medidas implementadas pelo New Deal, o esforo do governo Roosevelt para superar os efeitos sociaisdacriseeconmicade1929. 8.Expliqueumfatorrelacionadocomaorigemdacrisede1929.

9. A clssica diviso internacional do trabalho pressupe que uma grande parte das trocas de produtos industrializados ocorra nos pases centrais, enquanto os pases perifricos teriam um papel de exportadores de matriasprimas e importadores de manufaturados. Nos anos 70, esse modelo j demonstrava sinais de modificao, pois, por meio de intensificao da interdependncia econmica mundial, j se constatava que inmeras empresas se transferiam dos pases centrais e se instalavam na frica, na sia e na Amrica Latina, produzindo para a exportao. Quais as razes da instalao de novas empresasprodutorasempasesafricanos,asiticoselatinoamericanos? 10. A ordem geopoltica mundial que prevaleceu de 1945 at 1991 foi bipolar, marcada pela oposio entre as duas superpotnciasepeladisputaentreocapitalismoeosocialismoreal.Janovaordemmundialdosanos1990einciodosculo XXIvistaporalgunscomomonopolareporoutroscomomultipolar. a)Definaoqueumaordemmundial. b)Expliquequaisseriamosargumentosutilizadospelosquedizemqueanovaordemmonopolarepelosqueafirmamqueela multipolar. 11.

O desenho esquemtico mostra alguns dos principais agentes do processo de globalizao, mas omite os trs mais poderosos.Identifiqueessesagentes. 12. "O mundo do psGuerra Fria um mundo de polaridades indefinidas, que obedece a duas lgicas: a globalizao e a fragmentao." (CADERNOSDOTERCEIROMUNDO,177). Exemplifique,comdoisfatosdomundoatual,acoexistnciadosprocessosdeglobalizaoefragmentao. 13. A nova ordem econmica mundial j no se caracteriza pela competio ideolgica entre capitalismo e socialismo. Qual , ento,suaprincipalcaracterstica?

II.

FormaodoTerritrioBrasileiro


1. Entre 1950 e 1980, houve no Brasil um crescimento muito grande do pessoal ocupado nos trs setores de atividades econmicas, considerados em conjunto. Houve tambm, entre esses setores, uma redistribuio percentual da populao ocupada:

a)Faaumadescriodatabelaanteriorindicandoasprincipaismudanasocorridasnoperodo. b)Qualaexplicaogeralquepodeserdadaparaessasmudanas? 2. O presidente da Bolvia, Evo Morales, acusou, no ms de maio de 2006, o Estado brasileiro de ter adquirido o Acre em troca de "um cavalo". A rea foi incorporada ao Brasil em 1903 com o Tratado de Petrpolis. Em que circunstncias se deu essa incorporaoequesignificadoeconmicotinhaaregionaquelemomento? 3.Observandoomapaaseguir,explique:

a)doisfatoresquecontriburamparaaconfiguraoterritorialalcanadapeloBrasilnosculoXVIII; b)oprincpioquenorteouoTratadodeMadrid. 4.Aquefatoressedeveaexpansodoterritriobrasileiroentre1500e1822?

Respostas I.

1. queassociedadesestodivididasemclassessociais; queasdiferenasentreelassedpelaexploraodeumaclassepelaoutra; quesofimdaexploraoporumfimdesigualdadesocial. 2.a)Capitalismoeconomiademercado Socialismoeconomiaplanificada b)Capitalismopropriedadeprivada Socialismopropriedadeestatal c)Capitalismopluripartidarismo Socialismopartidonico,semdemocracia 3. a) O predomnio do capitalismo financeiro, que a partir dos pases centrais passa a monopolizar o mercado de colniaseadeterminarsuaseconomias. b) As transformaes nas relaes de poder entre os pases europeus com o surgimento da Alemanha enquanto potncia; o nacionalismo existente entre vrias minorias nacionais que foram anexadas dentro de grandes monarquias europias,sendooimprioaustrohngaroocasomaisexemplar. 4. No sculo XIX, a ao imperialista demandava das necessidades das potncias industriais, como a obteno de matriasprimaseaexpansodemercadosedecapitaisexcedentes,sobretudoapsa2RevoluoIndustrial,sendoafricae asiaasreasmaisintensamenteexploradas.

5.Oneocolonialismofoiumcomplementodoimperialismo.Asgrandespotnciasdividiramentresiafricaeasiael buscavam no s matriasprimas e mercados, como exportavam capitais e populao excedente. Na Amrica Latina, impuseramumadependnciaeconmicaaosgrandescentros.

6. a) Keynes se opunha ao liberalismo econmico e estabeleceu as bases do que se definiria como o "Estado do Bem estarSocial"(WelfareState). b)Acriaoobraspblicasparaageraodeempregoerendaeacriaodosegurodesemprego. 7. a crise do capitalismo liberal, incapaz de absorver a superproduo industrial, por meio de seus mercados consumidores. a proliferao de aes e empresas, sem lastros econmicofinanceiros, provocando uma corrida desenfreada em buscadasalvaguardadeinvestimentosecapitaisenvolvidos. 8.Utilizaodematriaprimaemodeobralocaisabundantesebaratas,visandoreduodoscustosdeproduo. 9.a)Modocomopasesoublocosdepasesseorganizamemsuasrelaespolticoeconmicosociais b)Monopolarforteinflunciadamegapotncia,osEstadosUnidos. MultipolarBlocoseconmicosvariados,comoNAFTA,UnioEuropia,APECeMercosul. 10. Os Estados nacionais, as empresas transnacionais e as organizaes internacionais multilaterais (OMC, ONU, FMI, BancoMundialetc.) 11.Globalizao:formaodeblocoseconmicos Fragmentao:desmembramentodaExIugoslvia. 12.Disputaseconmicasentrepaseseblocoseconmicospormercadosconsumidores.

II.

1.a)Transfernciadepopulaodosetorprimrioparaossetoressecundrioetercirio. b)Aumentodenmerodeativos;urbanizaoeindustrializao.

2.AincorporaodoAcreaoBrasilcontextualizaseaochamadoCiclodaBorrachaocorridonoinciodosculoXX. Nos tratados de limites assinados entre Portugal e Espanha, durante o sculo XVIII, e pelo Tratado de Ayacucho de 1867, assinado pelos governos brasileiro e boliviano, o territrio do atual Estado do Acre pertencia Bolvia. O governo boliviano, porm, no promoveu opovoamentoda regio nemconcretizou sua instalao. Issopermitiu que a partirdo final do sculoXIX,graasaosurtodaborracha,brasileirosatradospelosseringaisaliexistentessefixassem noAcre,configurandoseo predomnio de populao brasileira em territrio boliviano. Quando o governo da Bolvia tentou implantar sua autoridade na regio, os brasileiros rebelaramse e enfrentaram o reduzido contingente militar boliviano para l enviado. O governo brasileiro mandoutropasdoExrcitoocupararegio. Sem condies de resistir, o governo boliviano foi obrigado a negociar, resultando da o Tratado de Petrpolis (1903), pelo qual oAcrefoiincorporadoaoBrasil,porumaindenizaodoismilhesdelibras,aentregadeumminsculoterritriobrasileiroedo compromissodogovernobrasileirodeconstruiraestradadeferroMadeiraMamor. A afirmao de que o Acre foi "trocado por um cavalo" uma referncia ao fato de que, numa atitude diplomtica, o entopresidentedaBolviateriasidopresenteadocomumcavaloderaapelasautoridadesbrasileiras. 3.a)Bandeirismo,atividademissionriaecriaodegadonosuldopas. b)"Utiposseditis",ouseja,tematerraquemdelaseapossou.

4. pecuria, que no Nordeste deslocouse para o serto, pois no podia ser praticada junto s reas aucareiras e no sul organizouse para atender as Minas Gerais; o bandeirismo em busca de nativos, para escravizlos, e de metais e pedras preciosas,almdaaodasmissesjesuticas.

G:\Editorao\Adm2009\Vered@\ApoiodidticoGeo2C.doc

You might also like