You are on page 1of 27

FATEC Pref.

Hirant Sanazar

Anderson Luiz Douglas Fernandes Fbio Moreira Vinicius Egerland

UML: Conceitos, Fundamentos e Principais Diagramas

Osasco 2013

FATEC Pref. Hirant Sanazar

Anderson Luiz Douglas Fernandes Fbio Moreira Vinicius Egerland

UML: Conceitos, Fundamentos e Principais Diagramas

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnlogo em Redes de Computadores, disciplina de Engenharia de Software, sob a orientao do Prof. Alexandre para obteno de nota parcial

Osasco 2013

Sumrio

1. 2. 3. 4. 5. 5.1 5.2 6. 7. 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 8.

Conceito de UML ..................................................................................... 3 Viso Geral .............................................................................................. 3 Breve Histria .......................................................................................... 5 Papel da UML no desenvolvimento de sistemas e no empreendimento.. 5 Arquitetura ............................................................................................... 6 Diagramas Estruturais ............................................................................. 6 Diagramas Comportamentais .................................................................. 7 Documentao ......................................................................................... 8 Modelos e Diagramas .............................................................................. 9 Diagrama de Classes............................................................................... 9 Diagrama de Componentes ................................................................... 13 Diagrama de Implantao ...................................................................... 14 Diagrama de Caso de Uso..................................................................... 16 Diagrama de Atividade........................................................................... 18 Diagrama de Sequncia ........................................................................ 23 Referncias Bibliogrficas ..................................................................... 26

1. Conceito de UML A UML Unified Modeling Language uma linguagem designada para especificar , visualizar, construir e documentar um sistema orientado a objetos. um diagrama criado antes do desenvolvimento do Sistema de forma que os desenvolvedores possam ter uma viso macro do desenvolvimento do sistema para poder cria-los de forma mais precisa e eficaz. Os principais objetivos da UML so: especificar o que est sendo feito, documentar todo o processo de desenvolvimento, estruturar para posterior visualizao e prover uma maior visualizao lgica de todo um sistema de informao. A modelagem de um sistema uma tarefa complexa. Idealmente, um sistema completo deveria ser descrito em um nico grfico sem ambiguidades e fcil de comunicar e entender. Entretanto, esta tarefa impossvel. Assim, um sistema normalmente descrito, e na UML tambm, atravs de vises, onde cada viso representa uma projeo da descrio completa de um sistema, apresentando detalhes e informaes pertinentes viso. A UML no uma notao de desenvolvimento, o que significa que ela no diz para voc o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela auxilia a visualizar seu desenho e a comunicao entre objetos. com o UML que se pode especificar todas as funcionalidades de um sistema e organizar tudo o que ser montado e desenvolvido no mesmo.

2. Viso Geral Sabe-se que o objetivo principal de um Software dar suporte aos usurios, sendo assim, para o Software alcanar o sucesso, ele dever atender as necessidades e expectativas de seus usurios e proprietrios. A arquitetura de um Software parecida com a planta de uma casa em um projeto de construo civil, pois ambas so estudadas e apresentadas a partir de diferentes pontos vista, ou seja, enquanto uma planta de uma casa trs informaes sob a viso da alvenaria, rede eltrica e hidrulica, a Arquitetura de Software representa os aspectos estticos e dinmicos do sistema. Em suma os objetivos da UML so: especificao, documentao, estruturao para sub-visualizao e maior visualizao lgica do desenvolvimento completo de um sistema de informao. A UML permite um amplo sistema de viso total do sistema e cada viso representa uma viso parcial do mesmo, ou seja, a situao problema pode ser dividida em 4 vises diferentes e a juno destas vises amplia a observao sobre o problema original. Este esquema tambm pode ser visualizado como

um cubo em cujo centro se encontra o problema, e a visualizao do problema por uma face representaria uma viso particular. As vises que podem ser abordadas em um diagrama UML so: Viso de Casos de Uso: Mostra a funcionalidade do sistema como percebida pelo os usurios. Esta viso em particular tenta especificar o problema de uma forma que o usurio possa compreender. Diagramas de Caso de Uso e de Sequncia geralmente usam esta metodologia de viso sobre um projeto. Viso Lgica: Mostra como a funcionalidade projetada ou construda dentro do sistema em termos de estrutura como classes, objetos e estados do sistemas. Diagramas de Classe e de estados utilizam esta metodologia. Viso de Componentes: Visa mostrar a organizao de componentes de um cdigo. Diagramas de componentes usam esta metodologia de viso. Viso de Processos: Esta viso mostra as aes e problemas diversos que podem ocorrer dentro de um sistema. Os diagramas de atividade utilizam esta viso do sistema Viso Fsica: Visa expressar o sistema sobre uma arquitetura fsica de computadores. O diagrama de distribuio utilizado por esta viso.

Em suma, a UML uma linguagem de modelagem que desenvolvida para expressar de uma maneira macro e detalhada todo um sistema de informao. sempre importante se atentar ao desenvolvimento de um diagrama UML j que a maioria dos problemas encontrados em sistemas orientados a objetos tem sua origem na construo do modelo, no desenho do sistema. Muitas vezes as empresas e profissionais no do muita nfase essa fase do projeto, e acabam cometendo diversos erros de anlise e modelagem que acabam sendo fatais para o projeto. Um bom desenvolvimento de um diagrama UML um bom comeo para o sucesso de um projeto de software. A UML um modo de padronizar as formas de modelagem. Atualmente se encontra na verso 2.2. Conforme a OMG, ela possui 14 tipos de diagramas, divididos em duas grandes categorias: Estruturais e Comportamentais. Sete tipos de diagramas representam informaes estruturais, e os outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma sub-categoria que representam diferentes aspectos de interao. Estes diagramas sero explicados de maneira mais detalhada ao decorrer deste documento.

3. Breve Histria UML comeou a ser definida a partir de uma tentativa de Jim Rumbaugh e Grady Booch de combinar dois mtodos populares de modelagem orientada a objeto em 1994: Booch e OMT (Object Modeling Language). Foi lanado, em outubro de 1995, o esboo da verso 0.8 do Unified Process - Processo Unificado (como era conhecido). Nesta mesma poca, Jacobson se associou Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o mtodo OOSE. Nasceu ento, em junho de 1996, a verso 0.9 da UML. UML foi adotada em 1997 pela OMG (Object Management Group). A UML ainda no um padro da indstria, mas esse objetivo est a tomar forma sob os auspcios do Object Management Group (OMG). O OMG pediu informao acerca de metodologias orientadas a objetos que pudessem criar uma linguagem rigorosa de modelagem de software. Muitos lderes da indstria responderam na esperana de ajudar a criar o padro.

4. Papel da UML no desenvolvimento de sistemas e no empreendimento Atualmente as organizaes podem fazer uso de um sistema de gesto visando um adequado controle de seus processos. Um sistema de gesto, principalmente se for baseado nas normas ISO 9001, pode auxiliar na implementao e na documentao dos procedimentos organizacionais, reduzindo tempo e otimizando recursos. A UML - Linguagem Unificada de Modelagem uma linguagem grfica para visualizao, especificao, construo e documentao de artefatos de sistemas complexos de software. Ela auxilia na gesto e na qualidade dos produtos de software que so desenvolvidos. Seguindo por esta linha de raciocnio, pode-se observar que o uso da UML em um projeto auxilia no s no sucesso do projeto, mas no sucesso dos processos internos que o sistema ir automatizar j que, a principal vantagem competitiva das organizaes do sculo XXI est sendo e ser cada vez mais a Qualidade da Gesto, qualidade esta que o UML prov a uma organizao. O conceito de excelncia em gesto simples e claro quando considerado com o devido aprofundamento. Ele resume um conjunto de princpios e valores que so incorporados e internalizados por uma organizao de qualquer nao, setor ou porte, que os pratica em seu dia-a-dia em todos os seus nveis de funcionamento e de atuao e com todos os seus pblicos interna e externamente.

Analisando este contexto e aplicando-se os conceitos de Modelo de Excelncia de Gesto da Fundao Nacional de Qualidade e a NBR ISO 9001:2000, juntamente com os conceitos de padronizao grficas da UML, pode-se alcanar uma ferramenta que eficaz na gesto empresarial, porm com um diferencial estratgico: como existem limites para a capacidade humana de compreender complexidades, com a ajuda de modelagem, delimitase o problema estudado, restringindo o foco a um nico aspecto por vez, auxiliando na aplicao do intelecto humano. Um modelo escolhido de maneira adequada permite a quem usa a modelagem trabalhar em nveis mais altos de abstrao.

5. Arquitetura Existe uma arquitetura em que os diagramas UML so desenvolvidos. Como j citado anteriormente, os diagramas so divididos em duas categorias: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais e que por sua vez so divididos em mais 14 sub categorias. Todas as categoriais tero uma explicao neste captulo, entretanto, alguns diagramas tero um captulo especfico para abordar suas definies e usos j que so diagramas mais frequentes e importantes para um sistema de software com modelagem baseada em UML.

5.1 Diagramas Estruturais Os diagramas estruturais so utilizados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estticos de um sistema. Eles so divididos em 6 tipos de Diagramas.

Fig 1 Estrutura de Diagramas UML

De Classe: Este diagrama fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e mtodos e os relacionamentos entre classes.

De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, praticamente um complemento dele. Fornece uma viso dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execuo do processo do software. De Componentes: Est associado linguagem de programao e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos. De implantao: Determina as necessidades de hardware e caractersticas fsicas do Sistema. De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compem. De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

Fig 2 Esquema da Estrutura de Diagramas Estruturais.

5.2

Diagramas Comportamentais

Os Diagramas comportamentais so aqueles onde o comportamento das classes so representados. Aqui a varivel tempo e estado aparecem ou seja aspectos dinmicos do sistema. Este tipo de diagramas tambm so divididos em dois sub tipos que so os Diagramas Comportamentais e os de Interao.

De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e anlise de Requisitos do Sistema. De Mquina de Estados: Procura acompanhar as mudanas sofridas por um objeto dentro de um processo. De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a concluso de uma atividade. Sub tipo de Interao: Divide-se em:

De Sequncia: Descreve a ordem temporal em que as mensagens so trocadas entre os objetos. Geral interao: Variao dos diagramas de atividades que fornece viso geral dentro do sistema ou processo do negcio. De comunicao: Associado ao diagrama de Seqncia, complementando-o e concentrando-se em como os objetos esto vinculados. De tempo: Descreve a mudana de estado ou condio de uma instncia de uma classe ou seu papel durante o tempo.

Fig 3 - Esquema da Estrutura de Diagramas Estruturais.

6. Documentao A especificao de UML composta por quatro documentos: infraestrutura de UML(OMG, 2006), superestrutura de UML (OMG, 2005c), Object Constraint Language (OCL) (OMG, 2005a) e Intercmbio de Diagramas (OMG, 2005b).

Infra-estrutura de UML: O conjunto de diagramas de UML constitui uma linguagem definida a partir de outra linguagem que define os elementos construtivos fundamentais. Esta linguagem que suporta a definio dos diagramas apresentada no documento infra-estrutura de UML. Superestrutura de UML: Documento que complementa o documento de infra-estrutura e que define os elementos da linguagem no nvel do usurio. Linguagem para Restries de Objetos (OCL): Documento que apresenta a linguagem usada para descrever expresses em modelos UML, com pr-condies, ps-condies e invariantes.

Intercmbio de diagramas de UML: Apresenta uma extenso do metamodelo voltado a informaes grficas. A extenso permite a gerao de uma descrio no estilo XMI orientada a aspectos grficos que, em conjunto com o XMI original permite produzir representaes portveis de especificaes UML.

7. Modelos e Diagramas A modelagem UML feita em linguagem especfica, diferente da linguagem de programao, sendo utilizada para noes de quebra para um desenvolvimento de software em etapas, incluindo a anlise do projeto. A UML usa uma notao especfica para sua modelagem, de forma que no se iguale a uma linguagem de programao, e se padronize as anlises. A linguagem de especificao UML costuma ser semiformal, misturando figuras, grficos, modelos, diagramas e textos, esperando-se dela um auxlio na compreenso de uma anlise. Esses elementos so misturados para fornecer a viso que se quer de algo, bem como sua disposio, comportamento e relao. Ora sero usados diagramas com tais elementos, ora usa-se descritivos e modelos lgicos e relacionais para melhor interpretao do sistema em questo e seu comportamento.

7.1 Diagrama de Classes

O primeiro diagrama de modelagem da orientao a objetos a ser considerado o de classes. Nele so consideradas todas as entidades de uma anlise, bem como seus relacionamentos, atributos e mtodos, tudo da forma mais explcita possvel. Para uma classe temos um bloco em trs linhas, onde na primeira est o nome da classe, na linha central esto seus atributos e na inferior os mtodos.

10

Fig 4 Esquema da representao de uma classe em diagrama.

Seus atributos so escritos na seguinte sintaxe: <visibilidade> / <nome> : <tipo> [<multiplicidade>] = <valor inicial> {<propriedade>} Sendo sua visibilidade descrita pelos caracteres: - para privado, + para pblico, # para protegido e ~ para pacote. / usado para indicar atributos derivados a partir de outra informao. Os mtodos so organizados na seguinte sintaxe: <visibilidade> <nome> (<lista de parmetros>) : <tipo de retorno> [<propriedade>] Para representar um mtodo ou classe abstrata, escreve-se em fonte itlico. Para os relacionamentos, usa-se uma seta unidimensional de associao simples, j para heranas usam setas cujo espao do tringulo dever estar vazio, e voltado para a superclasse.

11

Fig 5 Esquema da representao de um relacionamento.

Fig 6 Esquema da representao de uma herana.

Quanto agregao, dever existir uma linha com losango preenchido ao lado da classe agregada, e acima do outro extremo, um nmero evidenciando a quantidade dessa composio. Para associao binria existe uma linha sem setas.

12

Fig 7 Esquema da representao de uma agregao.

Se em uma associao existir um x no extremo contrrio ao da seta, significa que h uma navegao explcita. O que a UML prev como algo que no uma associao/relacionamento, apenas a possibilidade de alcanar a outra classe.

Fig 8 Esquema da representao de uma navegao explcita.

So previstos tambm a realizao e a dependncia em setas cujas linhas so tracejadas.

Fig 9 Esquema da representao de uma dependncia em diagrama.

13

Interfaces podem ser ligadas s classes, e representadas por crculos quando houver a capacidade de implementao e semicrculo quando invoca os mtodos declarados.

Fig 10 Esquema da representao de uma interface em diagrama.

possvel deixar acima dos nomes das classes o esteretipo, entre << e >>, podendo fazer alguma indicao.

7.2 Diagrama de Componentes Diagrama de componentes da UML ilustra como as classes devero se encontrar organizadas atravs da noo de componentes de trabalho. Por exemplo, pode-se explicitar, para cada componente, qual das classes que ele representa. utilizado para:

Modelar os dedos do cdigo fonte, do cdigo executvel do software. Destacar a funo de cada mdulo para facilitar a sua reutilizao. Auxiliar no processo de engenharia reversa, por meio da organizao dos mdulos do sistema e seus relacionamentos.

O diagrama de componentes um dos dois diagramas de UML voltados a modelar software baseado em componentes. Tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos. Este diagrama mostra os artefatos de que os componentes so feitos, como arquivos de cdigo fonte, bibliotecas de programao ou tabelas de bancos de dados. As interfaces que possibilitam as associaes entre os componentes

14

Fig 12 Esquema do diagrama de componentes exemplificando as classes de um sistema.

7.3 Diagrama de Implantao O Diagrama de Implantao uma apresentao grfica da viso esttica de funcionamento de um sistema. Um nico diagrama de implantao no deve capturar tudo sobre a viso de implantao do sistema. O diagrama de implantao representa a configurao e a arquitetura do sistema em que estaro ligados os respectivos componentes. Neste diagrama tambm podemos representar toda a estrutura de hardware e requisitos mnimos onde o sistema ser executado Caractersticas do Diagrama:

Pode representar a estrutura da plataforma em que ser utilizado; Pode representar bancos de dados, Componentes de Terceiros; Pode representar os servidores, a rede; Pode representar a configurao dos equipamentos;

Este diagrama no especfico do desenvolvedor, mas em uma equipe onde existe o responsvel pela implantao do sistema, este deve estar

15

preocupado com o hardware e a configurao em que o sistema dever ser executado e a compatibilidade entre os dois.

Fig 13 Esquema do diagrama de implantao.

Os Diagramas de Implantao tambm podem ser usados para especificar os mdulos do sistema que devero ser instalados no cliente.

Fig 14 Esquema do diagrama de implantao em relao aos mdulos que sero instalados.

16

7.4 Diagrama de Caso de Uso Antes mesmo de se explicar o que so Diagramas de Caso de Uso necessrio saber o que so Casos de Uso. Um caso de Uso tem vrias definies distintas, entre as principais citamos que Casos de Uso so meios para a especificao de usos necessrios de um sistema, normalmente usados para capturar os requisitos de um sistema, isto , o que um sistema suposto fazer. Outra definio diz que caso de Uso uma tcnica poderosa de modelagem de requisitos, ou seja, pode ser uma tcnica usada na captura de requisitos de software. Em suma, Casos de uso so tcnicas usadas para a captura de requisitos de um sistema, um item de configurao do sistema em relao a sua modelagem e descreve as diversas interaes entre o usurio e o sistema. Seguindo este conceito, pode-se ento descrever os Diagramas de Caso de Uso. Estes diagramas nada mais so do que representaes grficas de um Caso de Uso. Neste diagrama so unidos os requisitos do Sistema e a interao do usurio para com o mesmo, em outras palavras, ele descreve as principais funcionalidades do sistema e a interao dessas funcionalidades com os usurios do mesmo. Tambm importante citar que este diagrama no se aprofunda em detalhes tcnicos que dizem como o sistema ir fazer. Um Diagrama de Caso composto por 4 partes distintas:

Caso de Uso: Sequncia de eventos que acontecem quando um usurio interage com o sistema. Ator: Usurio do sistema, ou melhor, um tipo de usurio. Use Case: uma tarefa ou uma funcionalidade realizada pelo ator (usurio) Comunicao: o que liga um ator com um caso de uso.

Fig 15 Exemplo bsico de um Diagrama de Caso de Uso

17

No diagrama acima, so expressos 2 atores diferentes que podem interagir com o sistema; um cliente e um gerente. Cada ator realiza duas aes diferentes, no caso, o Cliente realiza as aes, Realizar Saque e Consultar Saldo enquanto o Gerente realiza as aes Abrir Conta e Vender Seguro. Uma outra funcionalidade destes Diagramas so os relacionamentos entre diversos casos de uso. Basicamente existem trs tipos de relacionamento: Include: Seria a relao de um caso de uso que para ter sua funcionalidade executada precisa chamar outro caso de uso. Isto quer dizer que ao executar o Caso de Uso A tambm se executa o Caso de Uso B.

Fig 16 Exemplo do Relacionamento Include.

Extends: O relacionamento Extend implica dizer que o Caso de Uso relacionado pode ou no ser executado juntamente com o caso principal. Esta relao indica que o comportamento do caso de uso estendido pode ser ou no inserida no caso de uso extensor.

Fig 17 - Exemplo do relacionamento Extends.

Relacionamento entre Atores: O relacionamento entre atores acontece quando um ator pode herdar os casos de uso de outro ator.

18

Fig 18 Exemplo de Relacionamento entre Atores

Um diagrama de casos de uso extremamente simples, til e eficaz para um projeto. Se o mesmo for bem detalhado e desenvolvido pode-se facilmente melhorar algumas reas de um projeto: Com o diagrama de Caso de Uso pode-se definir novos requisitos para o Projeto. Pode-se melhorar a comunicao para com o cliente. Gerar casos de teste na juno de todos os Casos de Uso

7.5 Diagrama de Atividade

um diagrama voltado para o comportamento do programa em tempo de execuo, seja uma definio em alto ou em baixo nvel, para algoritmos e mtodos. Um diagrama de atividade contm um fluxo de aes (retngulos com pontas arredondadas), que contm frases descrevendo literalmente a ao que dever tomar, exemplo: verificar saldo, calcular total, confirmar operao, etc.

Fig 19 Exemplo de um diagrama de atividade.

19

Fig 20 Exemplo de um fluxo de objeto.

Para a formao do cenrio, essas aes so postas em sequncia e retratadas no fluxo deste diagrama. Para essa representao usa-se o nodo inicial, o nodo final de atividade, final de fluxo, nodos conectores, de deciso, de fuso (da deciso), de unificao, tudo que pode ser colocado dentro de um nodo de atividade.

Fig 21 Exemplo de nodos de atividade.

20

Fig 22 Exemplo de nodos de atividade(2).

Fig 23 Exemplo de nodos de atividade(3)

Para a representao de outras atividades usa-se o nodo de objeto, que quando colocado em meio ao fluxo, representa um processo intercalado, e se colocado no comeo ou no final, entrada por parmetros ou sada por retorno, respectivamente.

21

Fig 24 Exemplo de nodos de objeto.

Fig 25 Exemplo de uso de nodos de atividade.

Partio de Atividade til para dizer por quem feito tal conjunto de atividades, embora o foco deste diagrama seja dizer como.

Fig 26 Exemplo de nodos de atividade.

22

possvel associar eventos a diagramas de atividades por smbolos especficos, de entrada (recebimento), sada (envio) e recebimento de evento temporalizado. Existem tambm nodos agrupadores para variados fins, como de atividade estruturada, regio interrompvel (transao), blocos ento e seno de condies, de lao, entre outros.

Fig 27 Exemplo de nodos agrupadores.

possvel representar tambm um nodo de exceo.

Fig 28 Exemplo de nodos de exceo.

Alguns programadores utilizam o diagrama de atividade para escrever mtodos na prpria linguagem que ser escrita aplicao no prprio nodo de ao, como se fossem bloco de cdigos.

23

Fig 29 Exemplo de nodos embutidos com blocos de cdigo.

7.6 Diagrama de Sequncia Apresenta a colaborao dinmica entre os vrios objetos de um sistema; Atravs deste diagrama possvel perceber a sequncia de mensagens enviadas entre os objetos; Mostra o que ocorre em pontos especficos da execuo do sistema. Apresenta as interaes entre atores e sistema. O diagrama de sequncia apresenta alguns conceitos:

Atores: So entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam servios. Objetos: Representam as instncias das classes representadas no processo. Gate: Indica um ponto em que a mensagem pode ser transmitida para dentro ou para fora. Fragmento: Fragmentos de interao como: Alt (Alternativa), Opt (Opcional), Break (Parar), Loop (Repetio) e outras. Linha de vida: As linhas de vida compem a dimenso vertical.

24

Exemplo de um Diagrama Sequncial

Fig 29 Exemplo de um diagrama de sequencia.

O diagrama de sequncia pode seguir alguns fluxos de execuo, sendo que um deles fluxo principal e os outros so fluxos secundrios para situaes distintas. Como no exemplo

Fluxo principal 1. O usurio solicita o saque do dinheiro; 2. O terminal pede que o carto seja inserido; 3. O usurio insere o carto; 4. O terminal l o carto, verifica que o carto vlido e solicita a senha; 5. O usurio digita a senha; 6. O terminal avalia a senha e constata a sua validade. O terminal solicita a digitao da quantia a ser sacada; 7. O usurio digita a quantia desejada; 8. O terminal verifica a disponibilidade de saldo, autoriza o saque, libera o valor solicitado e imprime o recibo de saque.

25

Fluxos alternativos Carto invlido 1. O usurio solicita o saque do dinheiro; 2. O terminal pede que o carto seja inserido; 3. O usurio insere o carto; 4. O terminal l o carto, determina que este invlido e retorna ao passo 2. Senha incorreta 1. O usurio solicita o saque do dinheiro; 2. O terminal pede que o carto seja inserido; 3. O usurio insere o carto; 4. O terminal l o carto, verifica que o carto vlido e solicita a senha; 5. O usurio digita a senha; 6. O terminal avalia a senha e verifica que ela no vlida. Solicita, ento, que o usurio digite a senha novamente. Aps a terceira tentativa, o sistema bloqueia o carto.

26

8. Referncias Bibliogrficas SILVA,Ricardo Pereira. UML2: Modelagem Orientada a Objetos. Florianpolis.Visual Books,2007.232p. DSC. Diagrama de Caso de Uso Disponvel em: <http://www.dsc.ufcg.edu.br/~sampaio/cursos/2007.1/Graduacao/SIII/Uml/diagramas/usecases/usecases.htm>. Data de acesso: 30/08/2013 RIBEIRO, Leandro.O que UML e Diagrama de Casos de Uso: Introduo Prtica UML. Disponvel em: < http://www.devmedia.com.br/o-que-e-uml-ediagramas-de-caso-de-uso-introducao-pratica-a-uml/23408>. Data de acesso: 30/08/2013. MARTINEZ, Marina.UML. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/engenharia-de-software/uml/>. Data de acesso: 01/09/2013. FONSECA, Gabriela. Os principais Diagramas UML: Resumo Rpido. Disponvel em: < http://www.profissionaisti.com.br/2011/07/os-principaisdiagramas-da-uml-resumo-rapido/> Data de acesso: 01/09/2013. MARCELO. Diagrama de Implantao: UML. Disponvel em: <http://techblog.desenvolvedores.net/2011/07/12/diagrama-de-implantacaouml/> Data de Acesso: 02/09/2013. QUEIROZ, Gilberto Ribeiro de. UML: Viso Geral. Disponvel em: <http://www.dpi.inpe.br/~gribeiro/apresentacoes/uml_2008_02_29.pdf> Data de acesso: 02/09/2013. SILVA, Elvio Gilberto. Analise Orientada Objeto: UML. Disponvel em: <http://www.fmr.edu.br/material/GSI/3_semestre/mod/UML_Aula_N_1.pdf> Data de acesso: 02/09/2013.

You might also like