You are on page 1of 16

12/03/2014

ELETROESTIMULAO MUSCULAR (CORRENTES EXCITOMOTORAS)


CORRENTE RUSSA E CORRENTE AUSSIE
Prof Msc. Clvia Bandeira

INTRODUO
Tcnica de produzir contrao muscular por meio de estmulos eltricos. Tcnica utilizada a mais de 200 anos. Atualmente: desenvolvimento de equipamentos eletroestimuladores novos

12/03/2014

CLASSIFICAO E CARACTERSTICAS DAS FIBRAS MUSCULARES NOS M. ESQUELTICOS


Tipo de fibra Contrao lenta (Fibra I) Lenta Longo Muito alta Alta Primeiro Contrao rpida Resistente fadiga (Fibra IIA) Rpida Curto Alta Intermediria Intermediria Contrao rpida fatigvel (Fibra IIB) Rpida Curto Baixa Baixa ltima

Velocidade de contrao Contrao mantida Resistncia fadiga Frequncia de uso Ordem de recrutamento

Fibras tnicas (vermelhas; tipo I): resistncia (enrijecem) Fibras fsicas (brancas; tipo II): exploso (modelam)

12/03/2014

CONTRAO VOLUNTRIA

CONTRAO ES TI MULADA

As fibras recrutadas primeiro so as menores (tipo I). Conforme o incremento de fora, recrutam-se as maiores (IIA e IIB). Recrutamento dissincronizado (as fibras no so ativadas no mesmo perodo de tempo)

UMs mais prximas aos eletrodos sero mais rapidamente estimuladas, independente do dimetro.

Ativao sincronizada

12/03/2014

REPRESENTAO GRFICA DAS CORRENTES ELETROESTIMULANTES DURANTE TODO O TEMPO DE TRATAMENTO


RAMPA

TEMPO ON: LIGADO (passagem da corrente) TEMPO OFF: DESLIGADO (interrupo da passagem da corrente)

ELETRODOS UTILIZADOS
Tipos: Silicone-carbono e/ou Auto-adesivos;
Os eletrodos devem ter como meio de acoplamento o GEL hidrossolvel. Tambm devem ser bem fixados.

Os auto-adesivos precisam de hidrossolvel

no Gel

12/03/2014

IMPORTANTE
Associar uma contrao isomtrica (voluntria) junto estimulao, existe a possibilidade de promover um recrutamento ainda maior das fibras, proporcionando assim um maior fortalecimento; Alguns indivduos chegam a sentir dores aps as sesses, devido magnitude da contrao.

CONTRA-INDICAES
Sobre a regio torcica Marcapassos Sobre o seio carotdeo Pacientes hipotensos ou hipertensos Distrbios vasculares perifricos (ex.: trombose ou tromboflebite risco de embolia) Neoplasma ou infeces Tronco de mulheres grvidas

12/03/2014

REGRAS PARA UTILIZAO DA EE


1)

O tempo de subida; sustentao e descida; juntos representam o trabalho muscular (ou seja, o tempo em que o msculo est sendo submetido ao da corrente)

2) A pausa representa o tempo em que o equipamento ficar desligado (recuperao do msculo). Esse ciclo ocorrer vrias vezes durante o tempo de tratamento. 3) Para fazer uma sobrecarga grande em um msculo, realiza-se o trabalho maior do que a pausa.

ATENO
Caso haja:
Diminuio da vivacidade da contrao Diminuio do desenvolvimento da tenso Presena de tremor (fasciculao) Presena de dor, rigidez, fadiga

Deve-se interromper o tratamento e reavaliar os parmetros!!

12/03/2014

CORRENTE RUSSA

OBJETIVOS DO TRATAMENTO
Enrijecer e tonificar a musculatura Hipertrofiar musculatura Alm de elevar a fora muscular: 1.Combate a flacidez muscular; 2.Melhora o fluxo sanguneo.

12/03/2014

EFEITOS
Promove aumento da atividade celular; Promovem hipertrofia muscular: Nmero de miofibrilas, na quantidade de protena contrtil, principalmente na quantidade de mitocndrias; Apresentam maior efeito sobre as fibras do tipo II (rpidas), por estas fibras serem mais superficiais

TRATAMENTO
Para EE com corrente russa: 2 a 10Hz = Frequncias de aquecimento muscular; 30 a 40Hz = Estimulao de fibras tnicas 60 a 80Hz = Estimulao de fibras fsicas 100 a 150Hz= Potencializao muscular. OBS: O tratamento deve ser estabelecido individualmente, considerando idade do paciente, se o tratamento inicial ou est em continuidade.
AGNE, 2010

12/03/2014

TEMPO DE TRATAMENTO
Inicia-se com um total de 10 a 20 sesses; Geralmente feito duas ou trs vezes por semana; Durao de 10 a 20 minutos;

TEMPO DE TRATAMENTO
Subida = RISE Descida = DECAY Sustentao = ON TIME Descida = OFF TIME

Tempo de contrao de 6 a 30 segundos de durao, sendo: Rampa inicial da contrao ser de 2 segundos do tempo ajustado e a rampa de descida tambm de 2 segundos de durao. Isso possibilita um incio e trmino da contrao suave e extremamente tolervel pelo paciente.

12/03/2014

TEMPO DE TRATAMENTO
Contrao de 6 a 10 segundos- Relaxamento igual (Ex: para 8 segundos de contrao- 8 segundos para relaxamento) Contrao de 11 a 20 segundos- Relaxamento em dobro (Ex: para 15 segundos de contrao30 segundos de relaxamento) Contrao de 21 a 30 segundos- Relaxamento em triplo (Ex: para 25 segundos de contrao75 segundos de relaxamento).

10

12/03/2014

Para drenagem linftica

11

12/03/2014

TIPOS DE ESTIMULAO
MODO RECPROCO (R): atua alternando a sada de corrente entre os canais 1-2-3-4 com os canais 5-67-8, ou seja: ora os canais do primeiro grupo atuam, ora os canais do segundo grupo atuam. Neste modo possvel trabalhar msculos agonistas e antagonistas. Indicado para fortalecimento muscular. MODO SYNCHRO (S): todos os canais atuam simultaneamente, obedecendo aos tempos estabelecidos em On Time e Off time. Indicado para fortalecimento muscular.

MODO SEQUENCIAL: drenagem linftica.

Tempo ON-OFF iguais, utilizado pra

12

12/03/2014

CORRENTE AUSSIE

13

12/03/2014

INTRODUO
uma corrente eltrica teraputica alternada com freqncia na faixa de KHz com alguma semelhana em relao corrente Russa. A diferena est no valor da corrente de KHz utilizada bem como no formato de onda. Pode ser utilizada para tratamento da dor, mas na esttica utilizada para contrao muscular (fortalecimento)

BURST

14

12/03/2014

CARACTERSTICAS DA CORRENTE AUSSIE


Frequncia de 1KHz; pulso de 2ms (para o uso em esttica) Maior resistncia fadiga, se comparada com outras correntes, como a corrente russa. Densidade de corrente reduzida (menor risco de irritao cutnea)

TRATAMENTO
Selecionar: Pulso (T) de 2ms.

Frequncia acima de 50Hz = fortalecimento, potencializao muscular. Se houver produo de fadiga:


Freqncias de mais baixas (20-40Hz) devem ser utilizadas. Um menor torque ser produzido, porm obteremos um menor ndice de fadiga.

15

12/03/2014

REFERNCIAS
AGNE, J E. Eu sei eletroterapia. Santa Maria: Pallotti: 2010. BORGES, F. Dermato-funcional: modalidades teraputicas nas disfunes estticas So Paulo: Phorte, 2006. DAVINI R. Prtica baseada em evidncias: Por que utilizar a corrente australiana? IBRAMED.

16

You might also like