You are on page 1of 4

A TERRA NO ESPAO

Terra o 3 planeta mais prximo do sol,faz parte do Sistema Solar e localiza-se na galxia Via Lctea. Via Lctea galxia em forma de espiral,conhecida por este nome porque o seu centro apresenta uma densidade de estrelas to grande que parece formar um rasto leitoso no cu. Galxia agrupamento de estrelas,poeiras e gases. Sistema solar formado por uma estrela ( SOL ) e 8 planetas principais(MERCRIO,VNUS,TERRA, MARTE, JPITER ,SATURNO ,URANO E NEPTUNO ),muitos planetas secundrios(satlites naturais ou luas),planetas anes,asteroides,cometas,gases e poeiras.

Por ordem decrescente de grandeza ( do maior para o menor) UNIVERSO VIA LACTEA SISTEMA SOLAR SOL TERRA CONDIES/CARATERSTICAS NICAS DA TERRA QUE PERMITEM EXISTNCIA DE VIDA DISTNCIA AO SOL A Terra recebe o calor ao sol na medida certa para permitir a existncia de gua(os planetas mais prximos do sol so quentes demais e os mais afastados so frios demais) MASSA DO PLANETA a massa do planeta responsvel pela sua gravidade que atrai e retem a atmosfera que envolve o planeta GUA a existncia de gua em abundncia essencial para a sobrevivncia AR a atmosfera protege dos raios ultra violeta nocivos ( atravs da camada de ozono ) e regula a temperatura da terra ( atravs do esfeito de estufa ) ROCHAS E SOLO constitui um suporte para a fixao dos seres vivos BIODIVERSIDADE a existncia equilibrada de seres vivos na Terra contribui para manter as condies que garantem a renovao e sobrevivncia de novas espcies de organismos )

CINCIA , TECNOLOGIA , SOCIEDADE E AMBIENTE


CINCIA conhecimento obtido atravs do estudo ou prtica SCIENCIA = CONHECIMENTO A cincia produto da atividade humana porque resulta do trabalho de homens e mulheres que procuram explicaes para os fenmenos que estudam. Tecnologia a aplicao do conhecimento cientfico na construo de instrumentos que so postos ao servio da sociedade.( ex: na medicina , nas telecomunicaes , nos transportes ..) RELAO CINCIA/TECNOLOGIA Esto interligadas e influenciam-se uma outra.os conhecimentos cientficos fazem evoluir a tecnologia e vice-versa. Com os conhecimentos cientficos e as solues tecnolgicas concebidas a partir desses conhecimentos as atividades humanas evoluem ( a sociedade evolui)

VANTAGENS/ BENEFCIOS DESENVOLVIMENTO (EVOLUO ) DA SOCIEDADE as descobertas cientificas e tecnologicas podem torner a vida das pessoas mais confortvel e com menos sofrimento (medicina novos medicamentos e equipamento,industria automvel,industria energtica-no uso de energias no poluentes ,)

REAS MAIS APOIADAS PELA TECNOLOGIA : alimentao , vesturio , habitao , eletrodomsticos , transportes ,comunicaes ,sade ,educao , emprego , lazer A tecnologia usada na explorao espacial aplicada em muitos objetos de uso corrente

DESVANTAGENS /RISCOS
O USO DA CIENCIA EM TECNOLOGIAS PREJUDICIAIS AO AMBIENTE E SOCIEDADE ( ex: armas

qumicas,biolgicas e nucleares- que causam enorme destruio e extinguem animais,plantas e seres humanos ) DEGRADAO DO AMBIENTE (devido ao uso de combstiveis como o carvo,petrleo e gs naturalprovocam poluio do ar,solo e gua)

A cincia est em constante evoluo ( uma atividade dinmica) porque o conhecimento cientfico condicionado(limitado) aos limites da tecnologia da poca mas tambm pode ser limitado por fatores sociais,polticos e at religiosos.

ESTUDO DO UNIVERSO
Astronomia cincia que estuda os astros e o conhecimento do Universo Teoria Geocntrica modelo cosmolgico apresentado por ARISTTELES ,e defendido por PTOLOMEU. Neste modelo , a Terra ocupava uma posio fixa no centro do Universo e todos os astros (sol,lua,planetas e estrelas ) moviam-se sua volta em rbitas circulares concntricas. Esta teoria foi aceite durante sculos porque era de acordo com a viso religiosa e era a base da explicao do mundo natural ( a igrja concordava porque punha o homem no centro do universo) Teoria Heliocntrica modelo cosmolgico apresentado por COPRNICO e defendido por GALILEU. Neste modelo o sol est no centro do universo e todos os planetas giravam sua volta em rbitas circulares,ficando as estrelas para alm dos planetas. (galileu conseguiu provar est teoria com o telescpio (uso da tecnologia) mas no era aceite pela igreja (estava condicionado pelas crenas da igreja-sociedade)

Teoria Geocntrica

Teoria Heliocntrica

A evoluo do conhecimento da Terra e da sua localizao no universo mostra bem a capacidade de evoluo da cincia e da sua interligao tecnologia,mas tambm como pode estar limitada a fatores sociais , polticos e religiosos. ( a evoluo da teoria geocntrica para a heliocntrica e a suas limitaes religiosas)

EXPLORAAO DO UNIVERSO
A evoluo do conhecimento cientfico e a sua aplicao na construo de instrumentos tecnolgicos cada vez mais sofisticados permitiram ao homem explorar o Universo. O que permitiu o conhecimento do Universo? Telescpios, radiotelescpios ,satlites artificiais , foguetes , vaivns espaciais ,robots de explorao, estaes espaciais ,sondas . Satlite espacial instrumento colocado no espao que permite obter dados variados (fotografias , dados meteorolgicos , facilita a transmisso de dados para a comunicao os painis solares(asas) so usados nas nossas casas para captar a luz do sol e convert-la em energia) Sonda Espacial nave espacial no tripulada que pode aterrar nos corpos celestes e envia informaes detalhadas sobre esse corpo celeste e recolhe amostras. Telescpio instrumento que permite a observao dos astros a partir da Terra Telescpio Espacial telescpio colocado no espao para a observao dos astros Radiotelescpio instrumento que recebe e transmite ondas de rdio(parece uma antena parablica gigante). Fogueto veculo que permite o transporte de astronautas e equipamento para o espao,ao longo do lanamento muitos dos seus componentes so destrudos.No reutilizvel. Vavem Espacial permite o transporte de pessoas e equipamento para o espao,mas reutilizvel.

Estao Espacial laboratrios espaciais que orbitam no espao e permitem que os astronautas e cientistas fiquem l a viver por longos perodos de tempo enquanto trabalham .

Vaivm

Satlite

Fogueto

Estao Espacial

Telescpio Espacial

Robot Explorao

Sonda Espacial

Sonda Espacial

Telescpio

Rdio Telescpio

IMPLICAES(benefcios / vantagens e consequncias /riscos) Benefcios : Aquisio de conhecimentos acerca da Terra e do Universo Desenvolvimento nas telecomunicaes,nos sistemas de orientao(GPS) ,na deteo de recursos naturais ,nas previses meteorolgicas. Turismo espacial Consequncias / riscos: acidentes que podem causar mortes poluio espacial devido ao lixo espacial Lixo espacial restos de naves,foguetes ,sondas,satlites j desativados que continuam a flutuar no espao.( alm da poluio que provocam, tambm podem causar acidentes se colidirem com alguma nave espacial e provocar mortes ; ou podem causar avarias nos equipamentos que esto a uso)

You might also like