You are on page 1of 11

www.pedagogiaparaconcurseiros.

com

Seleo de questes sobre o tema Parmetros Curriculares Nacionais PCNs: como os conhecimentos foram cobrados por diversas organizadoras entre os anos de 2008 e 2013.

LISTA DE QUESTES 04: PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS

(CESPE - 2013 DEPEN) Acerca dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes:

1. Segundo concepo de avaliao presente nos PCNs, o controle do desempenho do aluno deve ser feito mediante notas ou conceitos atribudos com base em instrumentos de avaliao somativa. ( ) certo ( ) errado

2. A funo precpua dos PCNs fundamentar a elaborao ou a reviso curricular dos estados e municpios de modo articulado com as propostas e experincias locais e estimular a discusso pedaggica e a elaborao do projeto educativo nas escolas. ( ) certo ( ) errado

3. De acordo com a orientao proposta nos PCNs quanto ao papel do professor no processo de aprendizagem, a interveno do professor subordinase participao do aluno. ( ) certo ( ) errado

4. (FGV 2013 TJ/AM) Em relao aos Parmetros Curriculares Nacionais, as alternativas a seguir listam os objetivos para o ensino fundamental, exceo de um. Assinale-o.

(A) Compreender a cidadania como participao social e poltica, assim como o exerccio de direitos e deveres polticos, civis e sociais. (B) Posicionar-se de maneira crtica, responsvel e construtiva nas diferentes situaes sociais, utilizando o dilogo como forma de mediar conflitos e de tomar decises coletivas. (C) Recitar o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posio relativa, ler um texto com articulao e entoao razoavelmente corretas e apresentar uma velocidade de leitura de, no mnimo, 55 palavras por minuto. (D) Conhecer caractersticas fundamentais do Brasil nas dimenses sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noo de identidade nacional e o sentimento de pertinncia ao Pas. (E) Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimnio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminao baseada em diferenas culturais.

5. (CESPE - 2012 - TJ-RO) Considerando-se o que dispem os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre os temas transversais, correto afirmar que:

a) as questes a eles relativas devem ser trabalhadas implicitamente pelos campos de conhecimento, mobilizando-se reas ou componentes curriculares diferentes para respond- las. b) devem ser tratados igualmente por diferentes regies, estados, municpios e escolas, dada sua grande abrangncia. c) tm natureza distinta das reas convencionais e sua complexidade faz que nenhuma das reas, isoladamente, seja suficiente para abord-los. d) no demandam trabalho sistemtico e contnuo no decorrer de toda a escolaridade ou, ainda, no mesmo perodo letivo, dadas suas caractersticas. e) constituem novas reas, ainda que apaream transversalizados no currculo.

6. (CESPE - 2012 - TJ-RO) Acerca dos PCN, assinale a opo correta.

a) A abordagem de contedos preconizada pelos PCN apoia-se no binmio transmisso/incorporao, sendo a incorporao de contedos curriculares pelo aluno a finalidade essencial da educao escolar. b) Os critrios de avaliao, conforme orientam os PCN, no necessitam expressar todos os contedos que foram trabalhados no ciclo escolar, mas apenas os que so fundamentais para atestar a aquisio pelo aluno de capacidades que lhes permitam continuar aprendendo no ciclo seguinte. c) Os PCN, por sua dimenso nacional e de integrao, devem ser considerados princpios atemporais. d) A formulao dos PCN baseia-se em uma concepo de ensino e aprendizagem como processo que se desenvolve por etapas, nas quais o conhecimento, considerado permanente, esgotado. e) Por constiturem um referencial normativo, os PCN configuram uma proposta curricular homognea e impositiva, respeitada a competncia polticoexecutiva dos estados e muncipios.

7. (CONSULPLAN - 2012 TSE) O documento introdutrio dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) prope um desenvolvimento curricular em quatro nveis de concretizao. O primeiro nvel de concretizao do currculo corresponde aos prprios PCNs que se constituem em uma referncia nacional; o segundo diz respeito s propostas curriculares dos:

a) Estados; o terceiro refere-se s propostas curriculares dos Municpios e o quarto nvel o momento de realizao das programaes das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. b) Municpios e das instituies escolares; o terceiro refere- se s propostas curriculares implementadas nas salas de aula e o quarto nvel corresponde s atividades realizadas individualmente pelos alunos. c) Estados e Municpios; o terceiro refere-se ao momento de realizao das programaes das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula e o quarto nvel corresponde s atividades realizadas individualmente pelos alunos. d) Estados e Municpios; o terceiro refere-se s propostas curriculares de cada instituio escolar e o quarto nvel o momento de realizao das programaes das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula.

8. (CONSULPLAN - 2012 - TSE) A concepo de avaliao presente no documento dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) coaduna -se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contnua, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientaes contidas no documento quanto avaliao tm, portanto, nfase na

I. investigao contnua do professor sobre as aprendizagens. II. reflexo sobre a mediao pedaggica do professor. III. classificao e aprovao/reteno dos estudantes. IV. promoo da aprendizagem dos alunos.

Assinale a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

9. (CONSULPLAN - 2012 TSE) A incorporao, no currculo, de questes tais como tica, sade, meio ambiente, orientao sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997) deve ser realizada a partir de:

a) uma abordagem transversal que integre todas as temticas relacionadas. b) criao de disciplinas especficas para cada tpico especfico. c) desenvolvimento das disciplinas de Cincias, Histria e Geografia. d) criao de uma disciplina integradora que contemple cincia e cultura.

10. (FUNCAB - 2012 - MPE-RO) Sobre os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:

a) So elaborados pelo MEC e colocados disposio das escolas, visando melhoria da educao, em todo o pas. b) uma proposta governamental que impe um modelo curricular nico. c) Sugere a adequao do currculo escolar realidade educacional e peculiaridade da clientela que atende. d) Os temas transversais dos PCNs tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicao entre as disciplinas escolares. e) Uma de suas funes orientar e garantir a coerncia das polticas de melhoria da qualidade de ensino.

11. (FUNCAB - 2012 - MPE-RO) Os Parmetros Curriculares Nacionais, desenvolvidos para o Ensino Fundamental, destinam-se a todos os brasileiros e objetivam alcanar e fortalecer a formao da cidadania. A proposta para o trabalho com a TICA preconiza contedos que priorizam o convvio escolar. So eles:

a) respeito mtuo, justia, dilogo e solidariedade. b) justia, indiferena, igualdade, dilogo e intolerncia. c) dilogo, igualdade, amor ao prximo e regras sociais. d) solidariedade, individualismo, autonomia do sujeito e dilogo. e) respeitabilidade, amor ao prximo, justia coletiva e regras sociais.

12. (CESPE - 2011 - Correios) Os Parmetros Curriculares Nacionais estabelecem que a educao deve ser organizada em ciclos, ou seja, de forma seriada. ( ) certo ( ) errado

13. (CESGRANRIO - 2010 - Prefeitura de Salvador BA) Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), no tema transversal de tica, dizem que a autonomia pressupe uma relao com os outros. Dessa forma, no existe autonomia pura, como se fosse uma capacidade absoluta de um sujeito isolado.

Por isso, s possvel realizar autonomia como:

a) processo coletivo que implica relaes de poder no autoritrias, j que a dimenso tica da democracia consiste na afirmao daqueles valores que garantem a todos o direito a ter direitos.

b) processo de construo de valores e atitudes, numa dimenso essencialmente individual. c) controle externo na construo de valores e atitudes, propondo que o comportamento pessoal se articule com inmeros fatores sociais, seja na manuteno ou transformao desses valores. d) relaes construdas por mecanismo de um controle externo que articule os diversos fatores sociais, implicando a imposio de valores e ampliando a dimenso tica da democracia. e) dimenso tica que implica a imposio de valores, reafirmando o princpio democrtico da liberdade e possibilitando que as pessoas tenham

comportamentos adequados.

14. (FCC - 2010 - AL-SP) Com o estabelecimento, pelo governo federal, dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Estados e Municpios a) perderam, lamentavelmente, sua autonomia relativa para elaborar as propostas curriculares de suas respectivas redes. b) mantm suas prerrogativas na rea, podendo construir propostas curriculares tidas como mais adequadas a sua realidade. c) deixaram de se preocupar com o que ensinado aos alunos em suas redes de ensino, adotando, acriticamente, os PCNs. d) definiram que os PCNs constituem uma indevida intromisso no pacto federativo e vm, desde ento, combatendo juridicamente essa iniciativa. e) continuam discutindo ardorosamente a validade dos PCNs, imobilizando os professores, que no mais sabem o que devem ensinar.

15.

(CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Resende - RJ) Sobre os

Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), NO correto afirmar que:

a) Foram elaborados para fornecer uma orientao geral e coerente do currculo, em mbito nacional, visando a melhoria da qualidade de ensino.
7

b) Os PCNs oferecem orientaes pedaggicas e curriculares gerais, enquanto subsdios aos professores para refletirem e tomarem decises, em nvel local, sobre objetivos e contedos, formas metodolgicas de atuao docente. c) Os PCNs so um ponto de partida, para que se possa articular objetivos e contedos com a cultura da escola e das salas de aula, envolvendo tudo o que um documento geral no pode prever, tais como: diversidade regional, decises do professor, dinmica das interaes na sala , currculo oculto, entre outras. d) Adotam o tratamento transversal, restringindo-os a uma rea especfica. e) Os PCNs definem a organizao curricular, consideran do a especificidade das reas e disciplinas dentro de um todo integrado e a organizao da escolaridade por ciclos.

16. (CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Resende - RJ) Os temas transversais propostos pelos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), estabelecem a comunicao entre as disciplinas escolares, buscando maior integrao entre seus diferentes conhecimentos.

Sobre a proposta desses temas, analise:

I. Os temas transversais tomam a cidadania como eixo bsico, pois tratam de questes que permeiam os assuntos que, embora abordados pelos currculos convencionais, no chegam a ser diretamente trabalhados, tais como a violncia, a sade, o uso dos recursos naturais e os preconceitos. II. So os temas transversais definidos nos PCNs: tica, Sade, Meio Ambiente, Orientao Sexual e Pluralidade Cultural. III. Os temas transversais definidos nos PCNs so abrangentes, no podendo, portanto sofrer adaptaes conforme as peculiaridades da regio. IV. A perspectiva transversal indica a possibilidade de transformao da prtica pedaggica, ao propor um rompimento da atuao do professor isolado por rea.
8

Esto corretas apenas as afirmativas: a) I, II, IV b) I, III, IV c) II, III, IV d) II, IV e) III, IV

17. (NUCEPE - 2009 - SEDUC-PI) Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) explicitam orientaes no que concerne a avaliao escolar. De acordo com os PCN a avaliao compreendida, CORRETAMENTE, como elemento de, EXCETO:

a) orientao da interveno pedaggica para dinamizar o ensino; b) lassificao do educando, segundo seus avanos e dificuldades; c) integrao entre os processos de ensino e de aprendizagem; d) reflexo contnua sobre a prtica educativa do professor; e) orientao do educando, segundo seus avanos e dificuldades.

18. (CETRO - 2008 - SEE-SP) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, expostas no Parecer CNE/CEB n 4/98, constituem-se em princpios, fundamentos e procedimentos que devero nortear os currculos e os seus contedos mnimos, de modo a assegurar a formao bsica comum. Dentre eles, a) a adoo de uma viso terico-metodolgica nica, o que possibilita garantir a coerncia nas respostas s questes pedaggicas. b) a concepo de educao relacionada com a inveno da cultura, entendida esta como o territrio privilegiado dos significados.

c) o estabelecimento, com prioridade, dos princpios ticos e polticos, como norteadores das aes pedaggicas nas instituies escolares. d) a considerao, no processo educacional, da relao indissocivel entre linguagem e afetos, como o principal fundamento dos atos de ensinar e aprender. e) a priorizao do saber institudo em relao ao instituinte, como reconhecimento de que a modernidade arquitetou-se a partir de referncias e paradigmas seculares.

10

GABARITO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

E C E C C B D C A B A E A B D A B B

11

You might also like