You are on page 1of 2

Prezados Condminos, Saudaes Todos receberam no incio deste ms (novembro/2013), JUNTO com o Boleto de Cobrana do Condomnio, um comunicado informando

acerca da reforma do telhado e, por consequncia, da respectiva TAXA EXTRAORDINRIA, que ser cobrada durante o perodo de 06 (seis) meses. Naquele comunicado foi informado, de modo bem claro, que o PROPRIETRIO DO IMVEL, o LOCADOR quem tem a OBRIGAO de pagar a citada TAXA EXTRA. Naquele comunicado, TAMBM foi informado, de modo bem claro, que a OBRIGAO de pagar a citada TAXA EXTRA NO do LOCATRIO (ou INQUILINO) NO independente de quantos anos a mesma Pessoa (Locatrio ou Inquilino) esteja alugando a mesma unidade (apartamento ou loja). Assim, naquele comunicado foi sugerido que, CASO o Locatrio (Inquilino) efetue o pagamento do boleto de condomnio integralmente, BASTA descontar do Proprietrio o valor referente taxa extra quando for efetuar o pagamento do Aluguel. Assim estaria tudo certo e acertado. Por conta deste comunicado (como j dito, que foi enviado JUNTO com o Boleto de Cobrana do Condomnio), uma Condmina veio questionar este comunicado, alegando que a orientao estava totalmente equivocada e que parssemos de fornecer tal informao. Segundo esta Condmina, a Obrigao de pagar a taxa extra de reforma do telhado DO LOCATRIO (Inquilino), pois, segundo ela entende, o Inquilino quem se beneficia da citada reforma e que ela (que administra alguns imveis, inclusive em nosso Condomnio) faria a cobrana da referida taxa dos Locatrios (Inquilinos). Em RESPOSTA, foi informado prezada Condmina que, apesar de discordar plenamente do entendimento dela, faramos uma reviso no TEXTO LEGAL VIGENTE e que, aps esta reviso, se realmente constar que houve um equvoco de nossa parte, FARAMOS um comunicado do nosso equvoco. MAS, que se NO estivssemos equivocados, TAMBM faramos uma explanao mais ampla e detalhada acerca deste assunto, fornecendo maiores detalhes, visando afastar qualquer mal entendido.

A Legislao vigente que regula a presente questo a LEI N. 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991, Lei esta que dispe sobre as locaes dos imveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. Esta Lei a, tambm conhecida, Lei do Inquilinato. Nesta lei, ESPECIFICAMENTE sobre o tema em questo (QUEM deve ser responsabilizado pelo pagamento da TAXA EXTRAORDINRIA da reforma do telhado), encontramos o ART. 22, onde temos (fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8245compilado.htm):
SEO IV - Dos deveres do Locador e do Locatrio

Art. 22. O LOCADOR obrigado a:


[...]

X - pagar as despesas extraordinrias de condomnio. Por despesas extraordinrias de condomnio se entendem aquelas que no se refiram aos gastos rotineiros de manuteno do edifcio, especialmente:
Pargrafo nico.

a) obras de reformas ou acrscimos que interessem estrutura integral do imvel; c) obras destinadas a repor as condies de habitabilidade do edifcio;

Portanto, desde a realizao da Assembleia que deliberou acerca da realizao desta reforma (do telhado), ficou bem claro, para todos que, a presente Taxa Extra pertinente citada obra (reforma do telhado). A Lei bem clara e, INCLUSIVE, cita exemplo em seu texto, que OBRIGAO DO LOCADOR (Proprietrio do Imvel) o pagamento de despesas extraordinrias de Condomnio [...] especialmente [...] obras de reformas que interessem ESTRUTURA INTEGRAL DO IMVEL, bem como de obras destinadas a repor as condies de habitabilidade do edifcio.

PORTANTO, vamos aos TEXTOS LEGAIS VIGENTES

Vimos na Assembleia que devido a diversas telhas furadas, a tantas outras telhas trincadas, aliado inadequada colocao das mesmas, resultaram em diversos pontos de vazamentos e infiltraes em diversas reas do nosso Edifcio no s dentro de alguns apartamentos, mas, tambm, nos corredores e, principalmente, NA ESTRUTURA DA CAIXA DGUA DO EDIFCIO.

Ficou demonstrado que estes vazamentos e infiltraes j comearam a COMPROMETER, tambm, a base de sustentao da Caixa dgua do nosso Edifcio (fotos apresentadas na Assembleia). Assim, bvio que, a referida reforma NO um gasto rotineiro de manuteno do edifcio. A referida reforma , mais do que qualquer outra coisa, uma REFORMA QUE INTERESSA ESTRUTURA INTEGRAL DO IMVEL (afinal, se no for feita, ser inevitvel, no mnimo, o comprometimento irreparvel da estrutura da prpria caixa dgua do prdio). Alm da Lei do Inquilinato, temos na LEI N 4.591, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1964 (fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4591compilado.htm), lei esta que dispe sobre o condomnio em edificaes e as incorporaes imobilirias, o 4 do Artigo 12, que TAMBM determina:
Artigo 12 4 As

VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda o prmio de seguro complementar contra fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imvel, salvo disposio

expressa em contrrio no contrato;

Neste trecho do VERBO LEGAL, consta expressamente que a obrigao de pagar impostos e taxas, e etc. DO LOCADOR (Proprietrio do Imvel). MAS, no final desta alnea consta que esta obrigao PODE SER MODIFICADA (ou seja, esta obrigao PODE SER DO LOCATRIO/Inquilino) SE, e somente SE, esta INVERSO DE OBRIGAO constar expressamente no contrato de locao. Agora, no que expressamente sobre a obrigao do pagamento da citada Taxa Extra em questo (reforma do telhado), A LEI NO D O DIREITO DE INVERSO DESTA OBRIGAO. Assim, mesmo que conste no Contrato de Locao esta INVERSO de obrigao, temos que trata-se de uma Clusula Abusiva, que desrespeita a legislao vigente. Caso isto esteja ocorrendo em algum contrato de locao, de maneira nenhuma iremos dizer o que (quem se sentir prejudicado) deve fazer ou deixar de fazer. Esta uma questo que, como dissemos, no de nossa competncia.

obras que interessarem estrutura integral da edificao ou conjunto de edificaes, ou ao servio comum,

sero feitas com o concurso pecunirio de todos os proprietrios ou titulares de direito aquisio de unidades, mediante oramento prvio aprovado em assembleia-geral,
podendo incumbir-se de sua execuo o sndico, ou outra pessoa, com aprovao da assembleia.

A prezada Condmina, ainda alegou que EU NO DEVO ME METER NOS CONTRATOS FIRMADOS ENTRE AS PARTES (Locador e Locatrio), pois se no contrato falar que esta obrigao do Locatrio (Inquilino), ento esta obrigao no seria mais do Locador (Proprietrio do imvel), mas passaria a ser do Locatrio (Inquilino), pois estaria no contrato. Em resposta foi informado que JAMAIS faramos um desfavor deste (de nos metermos em questes contratuais). ENTRETANTO, observamos que o VERBO LEGAL VIGENTE, NO PERMITE ESTA INVERSO DE OBRIGAO. Vamos entender o que vem a ser esta inverso de obrigao. Vejamos o inciso VIII deste mesmo artigo da Lei:
SEO IV Dos deveres do locador e do locatrio Art. 22. O locador obrigado a:

ENTRETANTO, sentimo-nos obrigados em fazer estes esclarecimentos para evitar qualquer mal entendido (presente ou futuro) principalmente que sejam evitadas aes de cobrana contra o nosso Condomnio, tendo por parte Requerente algum Locatrio (Inquilino) que se sinta prejudicado por ter sido cobrado de uma taxa que NO LEGALMENTE fundamentada.

Caso ainda haja alguma dvida, informamos que colocamo-nos disposio para tentar esclarecer tudo que for possvel e que esteja ao nosso alcance. Agradecemos a Respeitosa Ateno de Todos, Atenciosamente, Sndico do Condomnio do Edifcio Camar II

You might also like