You are on page 1of 20

SUMRIO

1 INTRODUO........................................................................4 2 AS PRINCIPAIS DESCOBERTAS DE NEWTON..................5 2.1 COMPOSIO DA LUZ.......................................................5 2.2 CLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL.............................5 2.3 MODELO CORPUSCULAR DA LUZ....................................6 2.4 RAIOS LUMINOSOS............................................................6 2.5 FORA E MOVIMENTO......................................................6 2.6 AS FOMOSAS 3 LEIS DE NEWTON...................................7 2.7 A HISTRIA DA MA........................................................8 3 LEIS BSICAS DO MOVIMENTO..........................................9 3.1 PRIMEIRA LEI: PRINCPIO DA INRCIA...........................9 3.2 SEGUNDA LEI: LEI FUNDAMENTAL DA DINMICA.......11 3.3 TERCEIRA LEI: PRINCPIO DA AO E REAO.........13 4 LEI DA GRAVITAO UNIVERSAL....................................14 4.1 HISTRIA...........................................................................14 4.2 FORMULAO DA LEI......................................................15 5 EXPLICAO DE NEWTON SOBRE AS MARS..............17 6 TEORIA DE NEWTON SOBRE A PENETRAO DE PROJTEIS.............................................................................18 7 CONCLUSO.......................................................................21 8 REFERNCIAS.....................................................................22

1. Introduo
Em 4 de Janeiro de 1643, na cidade de Londres nasceu Sir Issac Newton. Ele foi um Cientista, mais reconhecido como Fsico e Matemtico, embora tenha sido tambm astrnomo, alquimista, filsofo natural e Telogo. Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na histria da Cincia. Nesse trabalho sero abordadas suas principais descobertas, as leis bsicas do movimento, a lei da gravitao Universal, a explicao de Newton sobre as Mars e a teoria de Newton sobre a penetrao dos projeteis.

2 As Principais Descobertas de Issac Newton


Isaac Newton foi um dos cientistas mais importantes da histria. Dentre as suas teorias e descobertas, destacamos algumas:

2.1 Composio da Luz


Em 1.666 o ingls Isaac Newton descobre que a luz composta de vrias luzes diferentes, que so as cores. Ele faz um raio de sol passar por um prisma e observa que a luz, ao penetrar no vidro, branca, mas, quando sai do outro lado, divide-se em raios de vrias cores, como um arco-ris. Depois, colocando outro prisma na frente dos raios coloridos, v que eles voltam a formar um nico feixe branco e desenvolve o primeiro telescpio de reflexo.

2.2 Clculo Diferencial e Integral


Em 1.669 o fsico ingls Isaac Newton inventa o clculo diferencial e integral. Com ele, torna-se possvel calcular a rea ou o volume de qualquer figura geomtrica, no importa sua forma. At ento, para cada figura era preciso criar uma frmula diferente. Os clculos diferenciais e integrais, que Newton desenvolve ao mesmo tempo em que o alemo Wilheim Leibniz (1646-1716), revoluciona a matemtica. Para saber a rea de um crculo, utilizando a nova ferramenta, basta dividir esse crculo em quadrados iguais, bem pequenos. Em seguida, calcula-se a rea de um quadrado e multiplica-se pelo nmero total de quadrados. Com isso, acha-se a rea (ou o volume, se for o caso) de qualquer figura. Os quadrados tm de ser infinitamente pequenos para encher toda a borda do crculo, e o nmero de quadrados precisa ser infinito. Portanto, a rea total ser uma soma de infinitos termos, tipo de soma que os gregos j sabiam fazer havia mais de dois mil anos, neste ano cria a teoria gravitacional, Para transformar a relao de proporcionalidade em uma igualdade, introduziu uma constante de proporcionalidade, representada por G, chegando a: F = GmM / r

2.3 Modelo Corpuscular da luz


Em 1.672 o fsico ingls Isaac Newton apresentou uma teoria conhecida como modelo corpuscular da luz. Nesta teoria, a luz era considerada como um feixe de partculas emitidas por uma fonte de luz que atingia o olho estimulando a viso. Esta teoria conseguia explicar muito bem, alguns fenmenos de propagao da luz. Newton descobriu tambm que a luz poderia se dividir em muitas cores atravs de um prisma, fenmeno da disperso da luz, e usou esse conceito experimental para analisar a luz.

2.4 Raios luminosos


Em 1.678 o Holands Christian Huygens (1629-1695) defende a ideia de que a luz se propaga como onda. Mas no consegue demonstrar, na prtica, o que afirma. Abre-se, assim, uma polmica com Isaac Newton, que, tambm sem prova conclusiva, defende que os raios luminosos so feitos de partculas, ou tomos, de luz.

2.5 Fora e Movimento


Em 1.684 Isaac Newton props relaes entre fora e movimento, enunciadas como Axiomas ou Leis do movimento, que permanecem at hoje como sendo base da mecnica e biomecnica. A anlise dessas leis no homem torna possvel estudar seus aspectos antomo - funcionais, sob uma perspectiva mecnica. Por isso, essencial aos profissionais da sade que lidam com movimento humano saber identificar as leis do movimento no homem e suas implicaes, para melhor utiliz-las, terapeuticamente. Dessa forma, foi realizado o presente estudo bibliogrfico, onde se verificou a existncia de inmeras possibilidades de aplicaes das leis na biomecnica.

2.6 As Famosas 3 leis de Newton


As leis fundamentais de Newton continuam sendo um alicerce indispensvel em todos os ramos da cincia atual. A primeira diz que todo corpo sempre tende a ficar parado ou a manter a velocidade que j tem. A segunda define que, se a velocidade muda, porque h uma fora em ao. Essa fora igual massa do corpo multiplicada pela acelerao (que indica como a velocidade est crescendo ou decrescendo com o tempo). A terceira lei afirma que, se um corpo faz fora sobre outro, como numa coliso, ele tambm sofre uma fora igual primeira, em sentido contrrio. * A 1 lei de Newton evidencia-se quando uma pessoa transportada numa cadeira de rodas e esta subitamente parada. Se a pessoa no estiver presa ao equipamento, o corpo continua para frente at ser parado por outra fora. * A 2 lei de Newton exemplificada no movimento dos segmentos do corpo em resposta contrao muscular. * A 3 lei de Newton ocorre quando msculo flexiona osso, e este reage com fora igual e oposta, conforme afirma o princpio da ao-reao. Sendo assim, constatase que as leis de Newton, de fato, explicam todas caractersticas do movimento humano, pois afetam o estado de repouso ou deslocamento em que ele se encontra. Suas aplicaes clnicas so inmeras e diversificadas, e permeiam toda e qualquer situao de vida do homem. Ento, para se realizar a completa anlise do movimento humano no so suficientes apenas conhecimentos funcionais de princpios fisiolgicos. Os princpios fsicos correlacionados biomecnica precisam ser compreendidos tambm.

2.7 A Histria da Ma
Na poca em que se formou, uma epidemia de peste que assolava Londres, o que o fez retirar-se para a fazenda da me. Foi ali que fez sua observao mais famosa: viu uma ma cair de uma rvore. Esse fenmeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma fora puxando a fruta para a Terra e que essa mesma fora poderia tambm estar puxando a Lua, impedindo-a de escapar de sua rbita, espao a fora. S bem mais tarde, levando em conta os estudos de Galileu e Kepler, alm de suas prprias experincias e clculos, Newton formularia essa idia no seguinte princpio: A velocidade da queda proporcional fora da gravidade, e inversamente proporcional ao quadrado da distncia at o centro da Terra. Essa teria sido a primeira vez em que se cogitava que uma mesma lei fsica (a atrao dos corpos) pudesse se aplicar tanto a objetos terrestres quanto a corpos celestes. At ento, seguindo o raciocnio de Aristteles, achava-se que esses dois mundos Terra e Cu tivessem naturezas completamente diferentes, sendo cada um, regido por um conjunto especfico de leis.

3 Leis Bsicas do Movimento


3.1 Primeira Lei de Newton: Princpio da Inrcia
At o incio do sculo XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessrio que atuasse uma fora sobrara manter um corpo em movimento era necessrio que atuasse uma fora sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: Na ausncia de uma fora, um objeto continua a mover-se com movimento retilneo e com velocidade constante. Galileu Chamou de inrcia a tendncia que os corpos apresentam para resistirem mudana do movimento em que se encontram. Alguns anos mais tarde, Newton com base nas ideias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, tambm conhecida como lei da Inrcia.

Quando a resultante das foras que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecer em repouso ou em movimento retilneo uniforme.

Por algumas palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa est em repouso,
ter tendncia a continuar em repouso, at que alguma fora atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, ter tambm tendncia a continuar o seu movimento, at que uma fora atue sobre si. Quanto maior for a massa de um corpo, maior ser a sua tendncia para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos Inrcia. A expresso resultante das foras que atuam sobre um corpo for nula , para ns sinnimo de equilbrio.

Esse equilbrio pode manifestar-se de duas formas: Quando a fora que atua sobre o corpo nula (Fr=0) = A acelerao zero = equilbrio (pode ser esttico ou dinmico) O equilbrio esttico = Repouso (velocidade Zero) O equilbrio dinmico = Movimento Retilneo Uniforme (MRU) (velocidade constante diferente de zero)

O principio da inercia explica porque que as pessoas se ferem em acidentes automobilsticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca, devido

10

coliso, a tendncia das pessoas manterem-se em movimento. Da resulta que os corpos so projetados contra o para-brisa ou outras partes do carro.

O uso do cinto de segurana tenta minimizar este efeito, fixando as pessoas ao veiculo.

Este principio explica porque que somos projetados para tras, quando o automvel arranca.

11

3.2 Segunda lei de Newton: Lei Fundamental da Dinmica


A segunda lei de Newton, explica o que acontece ao corpo quando a resultante das foras diferente de zero. Imagine que empurrar uma caixa sobre uma superficie lisa (pode-se desprezar a influncia de atrito). Quando se exerce uma certa fora horizontal F, a caixa adquire uma acelereo a. Se aplicar uma fora 2 vezes superior, a acelerao da caixa tambm ser 2 vezes superior e assim por diante. Ou seja:

A acelerao de um corpo diretamente proporcional fora resultante que sobre ele atua.

Entretanto, a acelerao de um corpo tambm depende da sua massa. Imagine, como no exemplo anterior, que se aplica a mesma fora F a um corpo com massa 2 vezes maior. A acelerao produzida ser, ento, a/2. Se a massa triplicar, a mesma fora aplicada ir produzir uma acelerao a/3. E assim por diante. De acordo com esta obserevao. Conclui-se que:

A acelerao de um objeto inversamente proporcional sua massa.

A 2 segunda lei de Newton pode enunciar-se do seguinte modo: A fora resultante que atua um corpo diretamente proporcional acelerao que ele adquire

Isto significa que, se aplicarmos a um mesmo corpo foras cuja resultante seja cada vez maior, a acelerao que ele adquire tambm ser cada vez maior. Podemos tambm expressar esta lei, atravs da seguinte frmula:

FR = m x a

F = dp / dt

Em que FR significa Fora Resultante, m a massa do corpo e a sua acelerao.

Exemplo da Segunda Lei de Newton:

12

Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graas a ao de foras aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.

13

3.3 Terceira lei de Newton: Princpio da Ao e Reao


Quando um sistema interage com outro sistema, exercem sempre foras simultneas que tm:

A mesma linha de ao; A mesma intensidade; Sentidos opostos.

No entanto, estas foras esto aplicadas em corpos diferentes, nunca se anulam.

F12 = -F21
Sempre que se verifica uma interao, as foras atuam aos pares. As duas foras que interage constituindo um par, ao e reao. indiferente considerar qualquer delas como ao ou reao.

A terceira Lei de Newton pode enunciar do seguinte modo:


Se um corpo exerce uma fora sobre outro, esta reage e exerce sobre o primeiro uma fora de intensidade e direo iguais, mas sentido oposto

Exemplo da terceira Lei de Newton:


O peso (P = M x G) deste corpo a fora exercida pela Terra sobre ele. A reao a esta fora, a fora que o corpo exerce sobre a Terra, P = - P. A fora de reao, P, deve acelerar a Terra em direo ao corpo, assim como a fora de ao, P, acelera o corpo em direo Terra. Entretanto, como a Terra possui uma massa muito superior do corpo, a sua acelerao muito inferior do corpo.

14

4 Lei da Gravitao Universal


A gravitao universal uma fora fundamental de atrao que age entre todos os objetos por causa de suas massas, isto , a quantidade de matria de que so constitudos. A gravitao mantm o universo unido. Por exemplo, ela mantm juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas rbitas. A gravidade da Lua causa as mars ocenicas na terra. Por causa da gravitao, os objetos sobre a terra so atrados em seu sentido. A atrao fsica que um planeta exerce sobre os objetos prximos denominada fora da gravidade. A lei da gravitao universal foi formulada pelo fsico ingls Sir Isaac Newton em sua obra, Princpios Matemticos da Filosofia Natural, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitao universal e as Leis de Newton as trs leis dos corpos em movimento que assentaram como fundamento da mecnica clssica.

4.1 Historia
Ainda que os efeitos da gravidade sejam fceis de notar, a busca de uma explicao para a fora gravitacional tem embaraado o homem durante sculos. O filsofo grego Aristteles empreendeu uma das primeiras tentativas de explicar como e por que os objetos caem em direo Terra. Entre suas concluses, estava a ideia de que os objetos pesados caem mais rpido que os leves. Embora alguns tenham se oposto a essa concepo, ela foi comumente aceita at o fim do sculo XVII, quando as descobertas do cientista italiano Galileu Galilei ganharam aceitao. De acordo com Galileu, todos os objetos caam com a mesma acelerao, a menos que a resistncia do ar ou alguma outra fora os freasse. Os antigos astrnomos gregos estudaram os movimentos dos planetas e da Lua. Entretanto, o paradigma aceito hoje foi determinado por Isaac Newton, fsico e matemtico ingls, baseado em estudos e descobertas feitas pelos fsicos que at ento trilhavam o caminho da gravitao. Como Newton mesmo disse, ele chegou a suas concluses porque estava "apoiado em ombros de gigantes". No incio do sculo XVII, Newton baseou sua explicao em cuidadosas observaes dos movimentos planetrios, feitas

15

por Tycho Brahe e por Johannes Kepler. Newton estudou o mecanismo que fazia com que a Lua girasse em torno da Terra. Estudando os princpios elaborados por Galileu Galilei e por Johannes Kepler, conseguiu elaborar uma teoria que dizia que todos os corpos que possuam massa sofreriam atrao entre si. A partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de foras devem ser necessrias para manter os planetas em suas rbitas. Ele calculou como a fora deveria ser na superfcie da Terra. Essa fora provou ser a mesma que da massa sua acelerao. Diz uma lenda que, quando tinha 23 anos, Newton viu uma ma cair de uma rvore e compreendeu que a mesma fora que a fazia cair mantinha a Lua em sua rbita em torno da Terra.

4.2 Formulao da Lei da Gravitao Universal


A lei da gravitao universal diz que dois objetos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma fora que depende das massas desses objetos e da distncia que h entre eles. Dados dois corpos de massa e , a uma distncia r entre si, esses dois corpos

se atraem mutuamente com uma fora que proporcional massa de cada um deles e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que separa esses corpos. Matematicamente, essa lei pode ser escrita assim:

Onde:

F1 (F2) a fora, sentida pelo corpo 1 (2) devido ao corpo 2 (1), medida em newtons; constante gravitacional universal, que determina a intensidade da fora, m
1

e m2 so as massas dos corpos que se atraem entre si, medidas

em quilogramas; e r a distncia entre os dois corpos, medida em metros; o versor do vetor que liga o corpo 1 ao corpo 2.

16

A constante gravitacional universal foi medida anos mais tarde por Henry Cavendish. A descoberta da lei da gravitao universal se deu em 1685 como resultados de uma srie de estudos e trabalhos iniciados muito antes. Tomando como exemplo a massa de prton e um eltron, a fora da gravidade ser de 3,6 108 N (Newtons) ou 36 nN. O estabelecimento de uma lei de gravitao, que unifica todos os fenmenos terrestres e celestes de atrao entre os corpos, teve enorme importncia para a evoluo da cincia moderna.

17

5 Explicao de Newton sobre as Mars

Newton, aps chegar expresso da fora gravitacional,

, a usou para

realizar estudos e interpretar uma variedade de fenmenos que ocorrem na natureza como, por exemplo, as mars. Muitos dos fenmenos que ele estudou j eram conhecidos, s no havia uma explicao cientfica para eles. O sucesso que Newton obteve na explicao desses fenmenos constituiu um grande triunfo para a teoria da Gravitao Universal.

As Mars
A mar um dos fenmenos naturais mais conhecidos. Esse fenmeno ocorre em razo do movimento peridico de subida e descida do nvel da gua, produzindo dessa maneira as chamadas mars altas e mars baixas. Foi Isaac Newton que, a partir da expresso da fora gravitacional, deu a explicao para esse fenmeno natural. Segundo as explicaes do fsico e matemtico Newton, as mars so causadas pela atrao do Sol e da Lua sobre as guas do mar. As Foras que atuam sobre as mars ocorrem porque a Terra um corpo extenso e o campo gravitacional que produzido pelo Sol ou pela Lua no homogneo em todos os pontos, pois tem alguns pontos da Terra que esto mais prximos e outros mais distantes destes corpos celestes. Esses campos gravitacionais provocam aceleraes que atuam na superfcie terrestre com diferentes intensidades. Dessa forma, as massas de gua que esto mais prximas da Lua ou do Sol sofrem acelerao com intensidades maiores que as massas de gua que esto mais afastadas desses astros. essa diferena de pontos mais prximos e mais afastados do Sol e da Lua que do origem s mars.

18

6 Teoria de Newton Sobre a Penetrao de Projteis


O movimento de um projtil sob a ao da gravidade em duas dimenses pode ser considerado como resultante da composio (soma vetorial) de dois movimentos unidimensionais independentes: um movimento retilneo uniforme (MRU), ao longo da direo x, e um movimento retilneo uniformemente variado (MRUV), ao longo da direo y. O MRU a projeo do deslocamento do corpo no eixo horizontal, ou seja, o movimento da sombra do projtil se ele fosse iluminado de cima para baixo. O MRUV a projeo do deslocamento do corpo na direo vertical, ou seja, o movimento da sombra do projtil sobre o eixo y, se o projtil fosse iluminado da direita para a esquerda. A funo horria genricas do MRU ao longo da direo x : X = X 0 +V x .t (1)

Sendo x a posio do corpo no instante t, x0 a posio no instante inicial t0, Vx = v0x a velocidade mdia, v0 a velocidade no instante t0, e t o instante no qual se queira saber a posio do corpo. As funes horrias genricas do MRUV ao longo da direo y so:
y = yo + vot 1 ay t , Vy = Voy + ay t (2)

Trajetria de um projtil para x0 = yo = 0.

Sendo y a posio do corpo, y0 a posio no instante inicial t0, vy a velocidade mdia instantnea na direo y, v0y a velocidade inicial na direo y, no instante t0, e ay a acelerao mdia do movimento na direo y. O movimento na direo vertical est sujeito ao da acelerao da gravidade, sendo a = g , pois o eixo y orientado para cima e a acelerao do campo gravitacional (g) atua sempre para baixo.

19

O vetor velocidade inicial v0 composto por uma componente horizontal V 0x = V0 cos0 e uma componente vertical V 0x = V0 sen0 . As funes horrias para o movimento, equaes (1) e (2) podem ser reescritas como: = V0 . cos0 . T (3)

V x = V0 cos0. T (4) y = v 0 sen 0 t 1 g t (5) 2 Vy = V0 sen 0 g t (6)

Isolando a varivel t na equao (3) e substituindo na equao (5), se obtm uma equao paramtrica independente do tempo que descreve a trajetria do projtil, y = (tg 0) x - g . x (7) 2 . (v0 . cos0) Eliminando-se a varivel tempos nas equaes 1 e 2 obtm-se a equao da trajetoria parablica do projtil. Se o projtil for lanado horizontalmente partindo do ponto de coordenadas X0 = 0 e Y0 = H, como o esquema na figura 2,

Trajetria de um projtil lanado horizontalmente. A equao da parbola que descreve sua trajetria :

20

A partir dessa equao, pode-se demonstrar que, quando o projtil atinge a cota y= 0. seu alcance x= A dado por :

6.1 Mtodo de medida


Diversos mtodos ou tcnicas podem ser utilizados para determinar a posio de um projtil em movimento. Uma das diferenas entre estes mtodos a tcnica de deteco da posio, em cada instante de tempo. No mtodo em que se realiza um nico lanamento do projtil, a deteco da posio pode ser realizada por diferentes tcnicas: marcao por um faiscador, por um radar de ultrassom, por um feixe de luz estroboscpica com registro fotogrfico, etc. Em cada uma destas tcnicas, o registro de apenas um movimento, envolvendo apenas um lanamento do projtil. O mtodo usado neste experimento difere em relao ao anterior por ser necessria a realizao de vrios lanamentos para obter a trajetria do projtil. Os vrios lanamentos so realizados mantendo-se as condies iniciais de velocidade e inclinao. A trajetria obtida com a medio da posio em vrios pontos do movimento, sendo tambm medidos a velocidade e tempo de translado, conforme diagrama apresentado na Figura 3. Os parmetros em cada ponto so valores mdios obtidos de vrios lanamentos, e o erro experimental seu desvio padro. A trajetria deste movimento se encontra em uma faixa mais provvel e no em uma linha sem dimenso. Ao final da construo da trajetria, ponto a ponto, esta deve ser idntica quela obtida pelo mtodo de deteco para um nico lanamento.

Representao trajetria de um movimento bidimensional no plano xy.

21

7 CONCLUSO
Ao pesquisar sobre os temas relacionados e a vida de Issac Newton podemos voltar o tempo e tentarmos atravs dos experimentos e de suas teorias ter uma maior compreenso sobre suas descobertas, que fazem parte da historia da fsica. Existe uma diferena entre estudar a matria e de pesquisar sobre a matria, ao pesquisar sobre a matria temos a oportunidade de conhecer o inicio onde tudo comeou, os erros, os aprimoramentos, ate chegar ao resultado final de sua pesquisa e teoria.

22

8 REFERNCIAS

www.portalsaofrancisco.com.br

www.presenteparahomem.com.br

http://redeglobo.globo.com/globociencia

www.wikipedia.org

www.sofisica.com.br

You might also like