You are on page 1of 47

AS PALAVRAS E SUAS CLASSES: NOMES

Programa Conhecendo nosso idioma

Curso

CETEB Centro de Ensino Tecnolgico de Braslia

Braslia-DF, 2011.

Apresentao
Uma das caractersticas do momento histrico vivido pela humanidade a rapidez com que a informao circula neste mundo globalizado. indiscutvel a importncia da Internet na disseminao da informao. Textos maravilhosos chegam-nos s mos quase que diariamente e, logo, queremos envi-los a nossos amigos, explor-los em sala de aula com nossos alunos, to ricos em contedo so. No entanto, uma segunda leitura j arrefece o nosso entusiasmo pois a maioria desses textos constitui um atentado Lngua Portuguesa. Seus autores, ou tradutores, demonstram total desconhecimento das normas bsicas da nossa lngua. Sabemos que o domnio da lngua materna, tanto oral quanto escrita, tornou-se uma habilidade das mais valorizadas no campo profissional, em qualquer rea de atuao. Executivos bem-sucedidos devem, obrigatoriamente, dominar o Portugus. E, como o imediatismo das comunicaes impede que se busque sempre um especialista para realizar as revises em nosso cotidiano, a soluo procurar rever e ampliar nosso conhecimento, mediante cursos que nos propiciem o acesso ao conhecimento dos aspectos lingusticos bsicos do Portugus, de forma agradvel, nos momentos disponveis do dia a dia, e no prazo que nos for conveniente. Nessa perspectiva, o CETEB, servindo-se da vasta experincia em Educao a Distncia, oferece o Programa Conhecendo nosso idioma, com cursos que possibilitam rever, ampliar e atualizar os conhecimentos lingusticos, favorecendo a habilidade de comunicao verbal. Objetivo do Curso Desenvolver habilidades e competncias de comunicao verbal, mediante a discusso e anlise de contedos lingusticos bsicos, em nvel semntico, fontico, morfolgico e sinttico. Estrutura do Curso O Programa compe-se de cinco cursos, assim constitudos: Curso 01 Conhecendo nosso idioma As palavras: significados e sons Curso 02 Conhecendo nosso idioma As palavras e suas classes: nomes Curso 03 Conhecendo nosso idioma As palavras e suas classes: verbo Curso 04 Conhecendo nosso idioma As palavras e suas funes Curso 05 Conhecendo nosso idioma As palavras e suas relaes Como estudar Lngua Portuguesa Voc dever ler atentamente os textos das unidades e realizar todos os exerccios propostos. Sempre que tiver dvida, no a guarde para si, tente tir-la com seus colegas ou com o orientador do seu curso. Para que voc possa enriquecer mais seu conhecimento da lngua, sugerimos que leia jornais, revistas, livros e participe de espetculos culturais. Certamente, aps o estudo e a realizao das atividades solicitadas, voc dominar o programa de Lngua Portuguesa.

DOCUMENTO DE PROPRIEDADE DO CETEB TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nos termos da legislao sobre direitos autorais, proibida a reproduo total ou parcial deste documento, por qualquer forma ou meio eletrnico ou mecnico, inclusive por processos xerogrficos de fotocpia e de gravao sem a permisso expressa e por escrito do CETEB.

Programa Conhecendo nosso idioma


Curso 02 As palavras e suas classes: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, advrbio, preposio, conjuno, interjeio Sabemos que a lngua o mais perfeito cdigo de comunicao que existe. Por ser um cdigo estruturado, utiliza-se de signos, cujo valor simblico permite a transmisso de mensagens entre os membros de uma mesma coletividade. Os signos lingusticos as palavras so constitudos de dois elementos: o significante (lado material fonemas e letras) e o significado (lado imaterial a ideia, o conceito). Para aperfeioar nossa habilidade de comunicao lingustica e conhecer melhor nosso idioma, necessrio no s entender o significado do signo lingustico, como tambm identificar suas classes, suas flexes e seu emprego adequado para atender s nossas necessidades de comunicao. Neste curso, vamos estudar as classes das palavras, abordando substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, advrbio, preposio, conjuno, interjeio e suas flexes (as transformaes exigidas pelo contexto frasal), no caso das palavras variveis. Entretanto o curso no se resringe a esses aspectos gramaticais. No decorrer do estudo, apresentaremos alguns textos para possibilitar-lhe ampliar as habilidades de leitura e de interpretao, bem como discutiremos aspectos de redao para auxili-lo a se expressar por meio da lngua escrita. Objetivo geral do Curso Desenvolver habilidades e competncias de comunicao lingustica, mediante o estudo das classes e flexes das palavras, da leitura e da produo de textos.

Sumrio
Curso 02
05 07 14 19 21 23 27 35 38 39 41 43 Unidade 1 Interpretao de texto: Dona Furquim Unidade 2 Substantivo Unidade 3 Adjetivo e artigo Unidade 4 Redao: Descrio de pessoas Unidade 5 Interpretao de texto: A volta Unidade 6 Numeral Unidade 7 Pronome Unidade 8 Advrbio Unidade 9 Preposio Unidade 10 Conjuno Unidade 11 Interjeio Unidade 12 Redao: Narrao

47

Referncia

Curso 02

Conhecendo nosso idioma Curso II

As palavras e suas classes: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, advrbio, preposio, conjuno, interjeio

UNIDADE 1 Interpretao de Texto: Dona Furquim


Objetivo: Interpretar textos. Leia, com ateno, o texto de Loureno Diafria e marque as palavras cujo significado lhe desconhecido. DONA FURQUIM No primeiro dia de aula eu sempre gosto de dar uma espiada de leve na sala dos professores para ver se h caras novas. De modo que fui l conferir. Vi que conhecia quase todos os professores que estavam na sala, papeando, mexendo em livros, assinando folhas de papel. A nica figurinha nova era a moa baixinha de salto alto. Ela estava tomando gua do filtro. Bebia aos goles. Devagarzinho, dando a impresso de que estava saboreando a gua. A gente aprende que gua no tem gosto, mas as pessoas vivem dizendo puxa, que gua gostosa! ou ento nossa! que gua horrvel! A baixinha era dona Furquim, a gente ficou sabendo disso logo depois. Dona Furquim tinha a placidez de quem saboreia gua. Essa foi a impresso que me deu. No fiquei olhando muito. O que me chamou mais a ateno foi o tamanho dela. Um minguinho de gente. Mas no fiquei encarando muito. Sa andando pelo corredor; ao primeiro companheiro que encontrei fui contando a novidade: professora nova, gente! Mais tarde, a turma de nossa classe ia ver que tamanho no documento. Dona Furquim entrou na classe e a turma estava na maior pndega. Ela subiu ao estrado com suas pernas finas. Foi quando alguns da scia at riram com mais gosto, mas eu j tinha passado um zper na boca e fiquei srio.

Dona Furquim tem um olhar... Quando ela joga o olhar sobre a classe, a algazarra sai pela janela. E devagarzinho, como um sopro de vento, o silncio senta-se nas carteiras. Foi assim que aconteceu no primeiro dia de aula. Dona Furquim permaneceu de p, como um vaso. Que a gente se lembrava, a maioria dos professores tinha sempre o mesmo estilo de comear a primeira aula do ano: sentava-se; fazia a chamada; depois mandava a gente tomar algumas notas. Dona Furquim furou a regra. Sorrindo, mas sem abrir muito o sorriso, falou: Fui avisada de que esta a classe mais animada da escola. Muito prazer. Ningum abriu o bico. Isso muito bom. Ns vamos nos dar muito bem. Glossrio pndega algazarra, baguna. estrado tablado um pouco acima do cho. scia grupo de pessoas de m fama, de m ndole, malfeitores. (No texto o narrador usa essa palavra muito forte e inadequada para seus colegas, porque quer acentuar que eram muito bagunceiros.) algazarra baguna, gritaria. placidez calma, tranquilidade. Se as palavras que voc assinalou no se encontram no glossrio, procure seu significado no dicionrio e, logo aps, faa os exerccios.

Curso 02

6
3. Como Dona Furquim bebia gua? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 4. Que impresso causou no menino o modo como Dona Furquim bebia gua? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 5. Por que o menino afirmou que, posteriormente, sua turma veria que tamanho no documento? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 6. Em que trecho do texto fica evidenciado o poder do olhar da professora? Transcreva-o. ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ V A s s i n a l e X n o s p a r n t e s e s d i a n t e d a s caractersticas de Dona Furquim. 1. ( ) alta 3. ( ) moa 5. ( ) baixinha 7. ( ) olhar tmido 9. ( ) pernas finas 2. ( ) gorda 4. ( ) velha 6. ( ) pernas grossas 8. ( ) olhar forte

Exerccios
I D o significado que tm no texto as palavras ou expresses: 1. dar uma espiada de leve ________________________________________ 2. papeando ________________________________________ 3. figurinha ________________________________________ 4. um minguinho de gente ________________________________________ 5. com mais gosto ________________________________________ 6. tinha passado um zper na boca ________________________________________ 7. furou a regra ________________________________________ II Complete as lacunas com um sinnimo das palavras entre parnteses. 1. De modo que fui l ____________________. (conferir) 2. Que gua __________________! (gostosa) 3. A maioria dos professores tinha sempre o mesmo _____________________.(estilo) 4. Fui avisada de que esta a classe mais _____________________da escola. (animada)

Chave de correo
I 1. dar uma olhada rpida; 2. batendo papo, conversando; 3. pessoa; 4. muito pequena, pequena como o dedo minguinho (dedo mnimo); 5. com mais vontade; 6. tinha fechado a boca, parado de rir; 7. mudou a regra, agiu de modo diferente. II 1. verificar; 2. saborosa; 3. modo (ou jeito); 4. agitada. III 1. ( B ); 2. ( C ); 3. ( A ); 4. ( E ); 5. ( D ). IV 1. O menino foi dar uma espiada na sala dos professores, porque queria ver se havia novos professores. 2. Dona Furquim era a pessoa desconhecida. 3. Dona Furquim bebia aos goles, devargarzinho, dando a impresso de que saboreava a gua. 4. O menino achou que Dona Furquim tinha a placidez de quem saboreia a gua. 5. Ele afirmou que a turma veria que tamanho no documento, porque a professora, apesar de ser baixa e aparentar fragilidade, conseguia controlar a turma com sua forma de se portar, com seu olhar. 6. Dona Furquim tem um olhar... Quando ela joga o olhar sobre a classe, a algazarra sai pela janela. E devagarzinho, como um sopro de vento, o silncio senta-se nas carteiras. V 1. ( ); 2. ( ); 3. ( x ); 4. ( ); 5. ( x ); 6. ( ); 7. ( ); 8. ( x ); 9. ( x ).

III Relacione as palavras aos seus antnimos, escrevendo nos parnteses a letra adequada. A. agitao B. ordem C. minoria D. nenhum E. concluir 1. ( ) algazarra 2. ( ) maioria 3. ( ) placidez 4. ( ) comear 5. ( ) todos IV Com base no texto, responda s questes. 1. Por que o menino foi dar uma espiada na sala dos professores? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ 2. Na sala dos professores, s havia uma pessoa desconhecida. Quem era? ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

Curso 02

UNIDADE 2 Substantivo
Objetivo: Identificar, classificar e flexionar os substantivos. Observe as palavras destacadas nas frases: No primeiro dia de aula eu sempre gosto de dar uma espiada de leve na sala dos professores para ver se h caras novas. Dona Furquim entrou na classe e a turma estava na maior pndega. Voc saberia dizer o que as palavras destacadas tm em comum? Repare que elas do nome s coisas ou aos seres em geral. Essas palavras se denominam substantivos. Ento, as palavras que do nome a todas as coisas ou a seres em geral so os substantivos. Existem vrios tipos de substantivo. Vamos estudar, agora, a sua classificao. Classificao 1. prprios ou comuns 2. concretos ou abstratos 3. primitivos ou derivados

Os substantivos abstratos, ao contrrio dos concretos, no tm vida prpria, existem somente quando manifestados por outros seres. So os que designam estados, sentimentos e aes, que no podem existir sem as pessoas que os sentem ou realizam. A tristeza, a alegria, o amor s existem, porque existem seres que os expressam. So, ento, substantivos abstratos os nomes que indicam: estados (vida, morte, placidez), aes (agradecimento, vingana, trabalho, estudo), qualidades (bondade, brandura, beleza, largura) ou sentimentos (alegria, tristeza). 3. Os substantivos primitivos so aqueles que no derivam (que no se formam) de nenhum outro e que, ao contrrio, do origem a outras palavras: dia, papel, mar. Os substantivos derivados so os que derivam de outra palavra: dia (dirio, diarista); papel (papelaria, papeleiro, papelada); mar (maresia, martimo). Observe que, para formar palavras derivadas, so acrescentados prefixos e/ou sufixos ao radical da palavra: des + leal prefixo radical em + papel + ar prefixo radical sufixo

Note que o radical o elemento comum a palavras da mesma famlia. Veja: pedr a pedr eiro papel papel eiro

4. simples ou compostos

5. coletivos

pedr inha papel ada radical radical

Vamos ver cada um deles. 1. Os substantivos prprios referem-se a um ser em particular: Furquim, Brasil, Amazonas. Os substantivos prprios, por darem nome a pessoas, naes, cidades, acidentes geogrficos, empresas etc., so escritos sempre com a letra inicial maiscula. Os substantivos comuns referem-se a seres da mesma espcie: dia, aula, sala, casas, professores, alunos, crianas. 2. Os substantivos concretos nomeiam os seres propriamente ditos, seres que tm existncia prpria, isto , que existem por si mesmos: dia, sala, caras, professores, fada, bruxa, chuva.

Assim, na famlia de pedra, pedreiro e pedrinha, existe um elemento comum pedr; e, na de papel, papeleiro e papelada, o elemento comum papel. Esse elemento denomina-se radical. 4. Os substantivos simples so formados por um s radical: dia, sala, aula. Os substantivos compostos so formados por mais de um radical: po-de-l, corre-corre, passatempo. Veja que seus elementos podem estar ou no ligados por hfen. Quando os compostos no so ligados por hfen, pode ocorrer a supresso ou o acrscimo de um elemento.

Curso 02

8 armada de navios de guerra arquiplago de ilhas arsenal de armas e munies assembleia de pessoas reunidas com um fim comum: parlamentares, operrios etc. atlas de mapas baixela de utenslios de mesa banca de examinadores bando de aves, de ciganos, de pessoas, de malfeitores batalho de soldados biblioteca de livros boiada de bois cacho de uvas, de bananas, de cabelos encaracolados cfila de camelos. Pejorativo: de bandidos, de ladres cmara de deputados, de senadores, de vereadores cancioneiro de canes, de poesias canzoada de ces caravana de viajantes, de peregrinos cardume de peixes chusma de pessoas ou coisas em geral: de criados, de tristezas, de livros cdigo de leis colmeia de abelhas conclave de cardeais reunidos para eleger o papa, de pessoas para tratar de um determinado assunto conselho de ministros, de professores constelao de estrelas cordoalha de cordas corja de vadios, de bandidos, de ladres dcada perodo de dez anos discoteca de discos elenco de artistas enxame de abelhas, de insetos

gua + ardente = aguardente (houve a queda de um a) banca + rota = bancarrota (houve o acrscimo de um r). 5. Os substantivos coletivos so substantivos comuns que nomeiam os conjuntos de seres ou de coisas da mesma espcie. Recorde a frase do texto: Foi quando alguns da scia at riram com mais gosto. Voc j sabe que scia significa grupo de malfeitores; , portanto, coletivo de malfeitores. Veja outros exemplos. O cardume fugiu da rede. Cardume coletivo de peixes. A caravana chega amanh. Caravana coletivo de viajantes. Essa colmeia j produziu muito mel. Colmeia coletivo de abelhas. Os coletivos podem ser especficos e no especficos. Os especficos indicam sempre a mesma espcie de seres: cardume sempre e somente coletivo de peixes; atlas sempre e somente coletivo de mapas. Os no especficos indicam mais de uma espcie de seres: junta pode ser coletivo de mdicos, de examinadores, de dois bois; manada pode ser coletivo de elefantes, de cavalos, de bfalos etc. E, ento, ao empreg-los, precisamos determinar a espcie a que estamos nos referindo: uma junta de mdicos; uma junta de bois. A exigncia da determinao da espcie desaparece quando o contexto no deixa dvidas quanto ao substantivo a que estamos nos referindo. Se estamos falando de um assunto mdico, por exemplo, podemos dizer: Estamos esperando o diagnstico da junta que assiste meu pai. Vejamos a relao de alguns coletivos; observe que muitos deles so especficos e outros no. acervo de bens materiais, de obras de arte lbum de fotografias, de selos, de figurinhas alcateia de lobos, de feras antologia, coletnea ou seleta de textos escolhidos

Curso 02

9 resma quinhentas folhas de papel rstia de alhos, de cebolas revoada de aves em voo: pardais, pombos etc. sculo perodo de cem anos O substantivo uma palavra varivel. Vejamos como isso acontece. Observe: menino (masculino) menino (singular) menina (feminino) meninos (plural)

enxoval de roupas e complementos esquadrilha de avies fauna de todos os animais de uma regio feixe de diversos elementos: lenha, varas, ramos flora de todas as plantas de uma regio fornada de pes, de tijolos etc. frota de navios, de carros, de nibus galeria de objetos de arte em geral: quadros, esttuas girndola de foguetes, de fogos de artifcio horda de invasores, de selvagens, de indisciplinados junta de dois bois, de mdicos, de examinadores jri de jurados legio de soldados, de anjos, de demnios lustro perodo de cinco anos leva de presos, de recrutas madeixa de cabelos malta de desordeiros, de bandidos, de vagabundos manada de bfalos, de elefantes, de bois, de cavalos matilha de ces de caa milnio perodo de mil anos mirade de grande quantidade de coisas: estrelas, insetos molho de coisas agrupadas: chaves, capim, cenouras multido de pessoas nuvem de insetos, de gafanhotos, de mosquitos penca de frutos pinacoteca de quadros pliade de poetas, de escritores, de jornalistas etc. quadrilha de ladres, de malfeitores ramalhete de flores rebanho de gado, de ovelhas, de cabras repertrio de peas teatrais ou musicais

menino menino menininho (grau normal) (aumentativo) (diminutivo) Como voc pode ver, os substantivos variam em gnero (masculino e feminino), nmero (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo). Vamos estudar, agora, cada uma dessas variaes. Gnero H substantivos que apresentam duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino (o menino/ a menina; o professor/ a professora; o leo/ a leoa). H outros que s existem no gnero masculino (o livro, o papel, o filtro) e outros, apenas, no feminino (a aula, a gua, a turma, a perna). Passemos, agora, ao estudo desses casos. Vejamos, inicialmente, os principais casos dos substantivos que fazem a distino entre masculino e feminino pela troca ou pelo acrscimo de elementos ao final da palavra. Os substantivos terminados em o fazem o feminino trocando o o por a: menino, menina. Os substantivos terminados em or fazem o feminino pelo acrscimo de a: criador , criadora; professor, professora. Os substantivos terminados em e trocam o e por a: monje, monja; infante, infanta; parente, parenta. Os substantivos terminados em o fazem o feminino por meio das formas oa, ona, : leo, leoa; patro, patroa; folio, foliona; solteiro, solteirona; irmo, irm; cristo, crist. Os substantivos terminados em s, l, z fazem o feminino pelo acrscimo de a: portugus, portuguesa; marechal, marechala; juiz, juza. Muitos femininos se formam com o acrscimo dos sufixos isa, esa, essa: poeta, poetisa; consul, consulesa; duque, duquesa; conde, condessa.

Curso 02

10 Nmero Voc j sabe que, quanto ao nmero, o substantivo pode ser singular ou plural: uma sala, duas salas; um menino, dois meninos. Vimos que, para passar para o plural esses substantivos, basta acrescentar um s ao final da palavra. Isso ocorre com os substantivos terminados em vogal aula, aulas. ditongo oral pai, pais; cu, cus. -n hfen, hifens; abdmen, abdmens (exceto cnon, que faz cnones). -,-e irm, irms; me, mes. Vamos ver, agora, como ficam no plural os substantivos que tm outras terminaes. R e Z Forma-se o plural pelo acrscimo de es ao singular: professor, professores; giz, gizes; zper, zperes; aprendiz, aprendizes. S Quando no so oxtonos, indica-se o plural pelo artigo o lpis, os lpis; o pires, os pires; o atlas, os atlas , assim como estes monosslabos: o cais, os cais, o cs, os cs. Os demais monosslabos e os oxtonos formam o plural pelo acrscimo de -es: o gs, os gases; o ms, os meses; a rs, as reses (monosslabos); o pas, os pases; o lils, os lilases; o anans, os ananases (oxtonos). L Se o l vier precedido de a, e, o, u (al, el, ol, ul), forma-se o plural trocando o l por is: papel, papis; horrvel, horrveis; farol, faris. Exceto mal, males; cnsul, cnsules. Se o l vier precedido de i, pode-se formar o plural de duas maneiras: os no oxtonos trocam o l por eis, os oxtonos trocam o l por s: fssil, fsseis; rptil, rpteis (no oxtonos); barril, barris; funil, funis; fuzil, fuzis (oxtonos). M Troca-se o m por ns: nuvem, nuvens; homem, homens.

Observe que muitos substantivos formam o feminino com terminaes muito variadas: perdigo, perdiz; czar, czarina; jogral, jogralesa; maestro, maestrina; maraj, marani; heri, herona; ru, r; frade, freira. H, ainda, substantivos que apresentam radicais diferentes para o masculino e o feminino: boi, vaca; pai, me; homem, mulher; zango, abelha; genro, nora; cavalheiro, dama; cavaleiro, amazona. Para designar o sexo de animais, como a ona, o jacar, o tigre, a borboleta, usam-se as palavras macho ou fmea: a ona macho, a ona fmea; o jacar macho, o jacar fmea (substantivos epicenos). A diferena de gnero de alguns substantivos que designam pessoas faz-se pelo artigo: o artista, a artista; o estudante, a estudante (substantivos comuns de dois gneros). Substantivos como criana, pessoa e criatura pertencem ao gnero feminino, porque podem ser acompanhados do artigo a (substantivos sobrecomuns). Para especificar, por exemplo, o sexo de uma criana, dizemos uma criana do sexo feminino. Observe o gnero destes substantivos e seus significados. o cabea (o chefe, o lder) a cabea (parte do corpo) o capital (o dinheiro, os bens) a capital (cidade principal) o cinza (a cor cinzenta) a cinza (resduo de combusto) o estepe (pneu sobressalente) a estepe (plancie de vegetao herbcea) o grama (unidade de peso) a grama (relva) o lente (professor) a lente (vidro de aumento) o moral (nimo) a moral (bons costumes, tica) o nascente (lado onde nasce o sol) a nascente (fonte) o rdio (aparelho receptor) a rdio (estao emissora)

Curso 02

11 1. Somente o ltimo elemento vai para o plural nos seguintes casos: quando as palavras se repetem ou so muito semelhantes: reco-reco, reco-recos; teco-teco, teco-tecos; pingue-pongue, pingue-pongues. quando o primeiro elemento representado por verbo ou palavras como vice, sempre, ave, alto etc., que no se flexionam: beijaflor, beija-flores; guarda-roupa, guarda-roupas; ave-maria, ave-marias; alto-falante, alto-falantes. nos compostos com as palavras gro e gr: gro-duque, gro-duques; gr-cruz, gr-cruzes. 2. Somente o primeiro elemento vai para o plural nos seguintes casos: quando o segundo elemento limita ou determina o sentido do primeiro: mangarosa, mangas-rosa; (manga cor-de-rosa); peixe-espada, peixes-espada (peixe com formato de espada). Obs.: A tendncia moderna a de pluralizar os dois elementos mangas-rosas, peixes-espadas. quando os elementos so ligados por palavras como de e sem: p de moleque, ps de moleque; mula sem cabea, mulas sem cabea. 3. Somente o artigo (o, a) se flexiona no plural nos seguintes casos: quando os dois elementos so palavras invariveis: o bota-fora, os bota-fora. quando um dos elementos j estiver no plural: o saca-rolhas, os saca-rolhas; a milfolhas, as mil-folhas. 4. Os dois elementos flexionam-se no plural nos seguintes casos: quando so formados de substantivo + substantivo: banho-maria, banhos-marias; salrio-famlia, salrios-famlias. quando so formados de substantivo + adjetivo: sangue-frio, sangues-frios; lugarcomum, lugares-comuns; guarda-noturno, guardas-noturnos. quando so formados de adjetivo + substantivo: boa-noite, boas-noites; gentilhomem, gentis-homens.

X Indica-se o plural pelo artigo: o trax, os trax; o ltex, os ltex. O Os substantivos terminados pelo ditongo nasal o formam o plural de trs maneiras: em es (ateno, atenes; cano, canes; opinio, opinies); em es (co, ces; alemo, alemes; capito, capites); em os (irmo, irmos; cristo, cristos; cidado, cidados). ZINHO e ZITO Para formar o plural de diminutivos terminados em zinho e zito, procede-se da seguinte maneira: 1. coloca-se a palavra primitiva no plural (co ces); 2. retira-se o s de plural da palavra primitiva (ces ce); 3. coloca-se o sufixo diminutivo acrescido de s (ce + zito + s). Ento: cozito, cezitos; balozinho, balezinhos; farolzinho, faroizinhos; papelzinho, papeizinhos. Certos substantivos, quando no plural, mudam o o fechado () para o aberto (): corpo, corpos; fogo, fogos; fosso, fossos; imposto, impostos; olho, olhos; osso, ossos; ovo, ovos; porto, portos; posto, postos; tijolo, tijolos. Ateno! importante destacar que h substantivos que s so empregados no plural. Veja os exemplos mais importantes: culos, psames, parabns, npcias, arredores, vveres, olheiras, afazeres. Existem outros substantivos que se usam habitualmente no singular: ferro, ouro, cobre, f, esperana, caridade. Quando aparecem no plural, tm, de regra, um sentido diferente: cobre (metal), cobres (dinheiro); fria (soma de ganhos obtidos em um dia, uma semana), frias (perodo destinado ao descanso). Vamos ver, agora, como se forma o plural dos substantivos compostos. Os compostos sem hfen formam o plural como se fossem substantivos simples: vaivm, vaivns; passatempo, passatempos; pontap, pontaps. Os compostos com hfen seguem as seguintes regras.

Curso 02

12 Precisamos estar atentos a algumas variaes de sentido de palavras que apresentam terminaes de aumentativo ou de diminutivo. Alguns substantivos apresentam outro significado: caldeiro, cordo, carto, porto, flautim, sacola, malote. H substantivos que possuem um sentido de desprezo ou troa (sentido pejorativo ou depreciativo). Livreco e poemeto significam, respectivamente, livro e poema de pouca qualidade. Outros exemplos: gentalha, gentinha, homenzinho. As formas diminutivas exprimem, frequentemente, afetividade: filhinho, avozinha, mezinha, Julinho. Em casa grande e casa pequena, estamos usando o processo analtico, que consiste em juntar ao substantivo um adjetivo que indique o aumento ou a diminuio. Existem, tambm, aumentativos e diminutivos formados por prefixao: maxissaia, minissaia, supermercado etc. Resolva os exerccios a seguir.

Grau

Como voc pode ver, o grau dos substantivos exprime a variao no tamanho dos seres. E pode ser aumentativo indica um aumento do tamanho normal do ser ou diminutivo indica uma diminuio do tamanho normal do ser. Tanto para o grau aumentativo quanto para o diminutivo, h dois processos de variao. Observe na ilustrao como usamos no grau aumentativo casa casaro ou casa grande e no diminutivo casinha ou casa pequena. Em casaro e casinha , estamos usando o processo sinttico, que consiste no acrscimo de uma terminao que indica aumento (ro) ou diminuio (inha). Veja as terminaes mais comuns. Aumentativo sinttico aa barcaa ao balao alha muralha o (alho, aro, zarro, arro, eiro) garrafo, vagalho, casaro arra bocarra zio copzio ona mulherona orra cabeorra ua dentua Diminutivo sinttico acho riacho ebre casebre ejo lugarejo eto, eta maleta ete filete ico burrico, namorico inho, inha, zinho, zinha livrinho, casinha, irmozinho, irmzinha isco chuvisco ito, ita cabrito oca sitioca ola rapazola

Exerccios
I Considerando a classificao dos substantivos, relacione as colunas, escrevendo nos parnteses a letra adequada. A. janela B. Roberto C. couve-flor D. tristeza E. cardume F. papeleiro 1. ( ) coletivo 2. ( ) comum, concreto, derivado, simples 3. ( ) comum, abstrato, derivado, simples 4. ( ) prprio 5. ( ) comum, concreto, primitivo, simples 6. ( ) comum, concreto, composto, primitivo

II Identifique os substantivos das seguintes frases e reescreva-os nos espaos indicados, observando sua classificao. Pendurei seu vestido no guarda-roupa. No gostei do elenco da pea. Joo no pode beber aguardente. Comprei uvas e um cacho de bananas-ma. Braslia a cidade mais moderna do Brasil.

Curso 02
1. prprios__________________________________ 2. comuns _________________________________ 3. simples __________________________________ 4. compostos _______________________________ 5. coletivos _________________________________ 3. jacar macho, jacar fmea epiceno sobrecomum

13
comum de dois gneros

III Forme substantivos abstratos, conforme o modelo. homem 1. menino 2. criana 3. mulher 4. prdio 5. animal pobre triste alegre livre alto gordo a pobreza do homem ____________________ ____________________ ____________________ ____________________ ____________________

VIII Preencha as lacunas com o plural das palavras destacadas. 1. O homem e a mulher chegaram em casa. ___________________e _________________ chegaram em casa. 2. O animal fugiu do zoolgico. _____________________fugiram do zoolgico. 3. O lpis est sem ponta. _________________esto sem ponta. 4. O farol est apagado. __________________esto apagados. 5. O rptil foi atingido pelo fuzil. ________________foram atingidos pelos ____________________. IX D o plural dos substantivos. 1. corao _____________________ 2. furaco _____________________ 3. po 4. orao 5. cristo _____________________ _____________________ _____________________

IV Forme palavras derivadas de: 1. jardim ___________________________________ 2. flor_ _____________________________________ 3. mar _____________________________________ 4. livro _____________________________________ 5. jornal ____________________________________

V Complete as lacunas com o coletivo das palavras entre parnteses. 1. O professor de Geografia solicitou aos alunos que trouxessem o _________________. (mapas) 2. Possui uma excelente _____________________ de autores brasileiros. (livros) 3. Sua fotografia no est nesse ______________. (retratos) 4. Foi ao porto ver a chegada da ______________ americana. (navios) 5. Hoje vai haver uma demonstrao da ________ da fumaa. (avies)

X Passe os substantivos compostos para o plural e justifique. 1. o guarda-noturno ________________________________________ ________________________________________ 2. o guarda-roupa ________________________________________ ________________________________________ 3. a abelha-mestra ________________________________________ ________________________________________ 4. o bota-fora ________________________________________ ________________________________________ 5. a erva-doce ________________________________________ ________________________________________ XI Complete os espaos com os elementos pedidos.

VI Reescreva as seguintes frases, substituindo os termos em destaque pelo seu feminino e fazendo as alteraes necessrias. 1. Prenderam o ladro que roubara as joias. _________________________________________ 2. Ele sempre foi o meu confessor preferido. _________________________________________ 3. Convidei o compadre para almoar conosco. _________________________________________ 4. Ele passou a ser considerado o heri da rua. _________________________________________

VII Considerando o gnero dos substantivos, marque X diante da classificao correta. 1. o dentista, a dentista epiceno sobrecomum epiceno sobrecomum comum de dois gneros

Aumentativo
sinttico ____________________ analtico ____________________

1. cachorro

2. a pessoa comum de dois gneros

sinttico ____________________ 2. boca analtico ____________________

Curso 02
sinttico ____________________ 3. muro analtico ____________________

14
X 1. os guardas-noturnos. Os dois elementos vo para o plural, porque o substantivo formado por substantivo e adjetivo. 2. os guarda-roupas. Somente o segundo elemento vai para o plural quando o primeiro elemento verbo. 3. as abelhas-mestras. Os dois elementos vo para o plural, porque os dois so substantivos. 4. os bota-fora. S o artigo vai para o plural, porque os dois elementos so invariveis. 5. as ervas-doces. Os dois elementos vo para o plural, porque a palavra formada por substantivo e adjetivo. XI Aumentativo 1. cachorro sinttico: cachorro; analtico: cachorro grande. 2. boca sinttico: bocarra; analtico: boca grande. 3. muro sinttico: muralha; analtico: muro grande. Diminutivo 4. burro sinttico: burrico, burrinho; analtico: burro pequeno. 5. chuva sinttico: chuvisco, chuvinha; analtico: chuva fraca 6. rio sinttico: riacho; analtico: rio pequeno. XII c. ( x )

Diminutivo

sinttico ____________________ 4. burro analtico ____________________ sinttico ____________________ 5. chuva analtico ____________________ sinttico ____________________ 6. rio analtico ____________________ XII Assinale X nos parnteses diante da alternativa correta. Em Joo arrumou um empreguinho numa fbrica, o termo em negrito significa a. ( b. ( c. ( d. ( ) ) ) ) diminuio. carinho. desprezo. zombaria.

UNIDADE 3 Adjetivo e artigo


Objetivo: Identificar e flexionar os adjetivos e os artigos.

Chave de correo
I 1. ( E ); 2. ( F ); 3. ( D ); 4. ( B ); 5. ( A ); 6. ( C ). II 1. prprios: Joo, Braslia, Brasil. 2. comuns: vestido, guarda-roupa, elenco, pea, aguardente, uvas, cacho, bananas-ma, cidade. 3. simples: vestido, elenco, pea, Joo, uvas, cacho, Braslia, cidade, Brasil. 4. compostos: guarda-roupa, aguardente, bananas-ma. 5. coletivos: elenco, cacho. III 1. a tristeza do menino; 2. a alegria da criana; 3. a liberdade da mulher; 4. a altura do prdio; 5. a gordura do animal. IV Nesta questo, apresentamos sugestes de resposta. Voc pode ter escolhido outros derivados. 1. jardineiro, jardinagem; 2. florista, floricultura, floral; 3. maresia, martimo; 4. livraria, livreiro, livresco; 5. jornalista, jornaleiro, jornalstico.

Leia as frases, observando as palavras destacadas: A nica figurinha nova era a moa baixinha... puxa, que gua gostosa! ou ento nossa! que gua horrvel! Observe que as palavras destacadas esto acompanhando e dando qualidades aos substantivos. Ento, as palavras que acompanham e do qualidades aos substantivos so os adjetivos. Veja. a nica
adjetivo

figurinha
substantivo

nova
adjetivo

V 1. atlas; 2. biblioteca; 3. lbum; 4. esquadra; 5. esquadrilha. VI 1. 2. 3. 4. Prenderam a ladra que roubara as joias. Ela sempre foi a minha confessora preferida. Convidei a comadre para almoar conosco. Ela passou a ser considerada a herona da rua. 2. sobrecomum;

a moa baixinha
substantivo adjetivo

gostosa substantivo adjetivo gua gua horrvel


adjetivo

VII 1. comum de dois gneros; 3. epiceno.

VIII 1. Os homens e as mulheres; 2. Os animais; 3. Os lpis; 4. Os faris; 5. Os rpteis/fuzis. IX 1. coraes; 2. furaces; 3. pes; 4. oraes; 5. cristos.

substantivo

Alm de dar qualidades aos substantivos, os adjetivos indicam, tambm, o estado, o modo de ser ou o aspecto dos seres.

Curso 02

15
estado

pessoa doente

Vamos ver, agora, a exemplo do que fizemos com o substantivo, as variaes do adjetivo. dia chuvoso
aspecto

homem honesto
modo de ser

Observe as frases citadas. o professor novo. a professora nova. o professor novo. So os professores novos. uma moa baixa. uma moa baixinha. Vemos, ento, que, assim como o substantivo, o adjetivo varia em gnero, nmero e grau. Passemos a estud-los. Gnero Pelo exemplo (professor novo/ professora nova), voc pode observar que o adjetivo concorda em gnero com o substantivo a que se refere. Temos, ento, os gneros masculino e feminino. Existem, tambm, os adjetivos que apresentam uma s forma para acompanhar substantivos masculinos e femininos: professor benevolente, professora benevolente ; professor ruim , professora ruim; professor simples, professora simples. Quanto aos adjetivos que tm uma forma para o masculino e outra para o feminino, eles seguem praticamente as mesmas regras dos substantivos. Os adjetivos compostos recebem a flexo feminina apenas no segundo elemento: sociedade lusobrasileira, festa cvico-religiosa, saia verdeescura. Nmero Observe: professor novo professores novos perna fina pernas finas classe animada classes animadas Como voc pode ver, os adjetivos acompanham sempre o nmero dos substantivos a que se referem: substantivo no plural, adjetivo tambm no plural. Aos adjetivos se aplicam as mesmas regras de plural dos substantivos. Para formar o plural dos adjetivos compostos, devemos observar os seguintes princpios. Os componentes sendo adjetivos, somente o ltimo flexiona-se no plural: comisses lusobrasileiras; acordos luso-franco-brasileiros;

H, tambm, os adjetivos ptrios, que se referem a continentes, pases, regies, cidades, exprimindo a nacionalidade ou a origem dos seres. Veja alguns deles. amazonense nascido no Amazonas acreano nascido no Acre brasileiro nascido no Brasil brasiliense nascido em Braslia carioca nascido na cidade do Rio de Janeiro cearense nascido no Estado do Cear fluminense nascido no Estado do Rio de Janeiro goiano nascido no Estado de Gois goianiense/goianense nascido em Goinia paulista nascido no Estado de So Paulo paulistano nascido na cidade de So Paulo porto-alegrense nascido na cidade de Porto Alegre sergipano nascido no Estado de Sergipe Agora observe: dia de chuva = dia chuvoso homem de coragem = homem corajoso fidelidade de co = fidelidade canina Veja que as expresses de chuva, de coragem e de co, que equivalem aos adjetivos chuvoso, corajoso e canino, modificam os substantivos dia, homem e fidelidade, dando-lhes um aspecto, uma qualidade. Essas expresses que tm valor de adjetivo so chamadas de locues adjetivas. Ento, o valor do adjetivo pode ser expresso por um adjetivo ou por uma locuo adjetiva. As locues adjetivas so, geralmente, formadas pelas palavras de, sem ou com mais um substantivo. Veja mais alguns exemplos.
uma atitude de pai. = uma atitude paternal. locuo adjetiva adjetivo um homem sem piedade. = um homem impiedoso. locuo adjetiva adjetivo Deu-lhe um abrao de irmo. = Deu-lhe um abrao fraternal. locuo adjetiva adjetivo Ele est sempre com fome. = Ele est sempre faminto. locuo adjetiva adjetivo

Curso 02

16 Veja, agora, as seguintes frases: Dona Furquim muito baixa. Dona Furquim baixssima. Nessas duas frases, o adjetivo baixa atribui uma qualidade em alto grau a Dona Furquim, sem nenhuma comparao com outro ser. Temos, ento, o grau superlativo absoluto. O adjetivo encontra-se, portanto, no grau superlativo absoluto quando atribui uma qualidade em alto grau a um ser. O grau superlativo absoluto pode ser analtico ou sinttico. Analtico: Dona Furquim muito (ou imensamente ou excessivamente) baixa. Sinttico: Dona Furquim baixssima. As terminaes mais comuns para a formao do superlativo absoluto sinttico so ssimo, bilssimo, cssimo, nssimo, anssimo. Veja os exemplos: belo belssimo frtil fertilssimo amvel amabilssimo capaz capacssimo comum comunssimo pago paganssimo bom bonssimo ou timo (O pai de Joo bonssimo. O resultado de sua corrida foi timo.) H, algumas formas especiais para o superlativo absoluto sinttico. fcil faclimo difcil dificlimo doce dulcssimo frio frigidssimo magro macrrimo pobre pauprrimo

vestidos marrom-escuros. Exceto: surdo-mudo, surdos-mudos; azul-marinho e azul-celeste so invariveis. Os componentes sendo elemento invarivel + adjetivo, somente o ltimo elemento se flexionar: meninos mal-educados; crianas recm-nascidas; esforos sobre-humanos. Os compostos de adjetivo + substantivo so invariveis: tapetes verde-esmeralda, bolsas amarelo-ouro, saias marrom-caf. Invariveis ficam, tambm, as locues adjetivas formadas de cor + de + substantivo: cabelos cor de palha, olhos da cor do mar, vestidos cor-de-rosa. Grau Observe: Dona Furquim to baixa quanto o menino. Dona Furquim muito baixa. Dona Furquim baixssima. Veja que o adjetivo baixa, flexionado em grau, exprime a intensidade da qualidade de Dona Furquim. Portanto, a flexo do adjetivo em grau expressa a intensidade da qualidade do ser. Os graus do adjetivo so dois: comparativo e superlativo. Observe as frases no grau comparativo. Dona Furquim to baixa quanto o menino. Dona Furquim mais baixa do que o menino. Dona Furquim menos baixa do que o menino. Vemos, ento, que o grau comparativo compara a qualidade entre dois (ou mais) seres, estabelecendo igualdade: Dona Furquim to baixa quanto o menino. No comparativo de igualdade, o segundo termo da comparao introduzido pelas palavras como, quanto ou quo. superioridade: Dona Furquim mais baixa (do) que o menino. inferioridade: Dona Furquim menos baixa (do) que o menino. Nos comparativos de superioridade e inferioridade, o segundo termo pode ser introduzido por que ou do que.

Alguns adjetivos apresentam o superlativo absoluto sinttico de forma irregular. bom timo mau pssimo grande mximo pequeno mnimo

H, ainda, com valor de superlativo, as formas diminutivas de adjetivos: moa baixinha menino bonitinho Observe a frase: Dona Furquim era a mais baixa das professoras.
um ser qualidade conjunto de seres

blusa amarelinha

Curso 02

17 com ele. Essas palavras variveis em gnero e nmero que se antepem aos substantivos a fim de determin-los so os artigos, que podem ser definidos e indefinidos, de acordo com a sua relao com o substantivo. Os artigos definidos o, a, os, as indicam o substantivo de maneira precisa (definida). Comprei o livro que voc me pediu. Observe como no estamos nos referindo a qualquer livro, mas, sim, a determinado livro, quele que voc me pediu. Os artigos indefinidos um, uma, uns, umas indicam o substantivo de uma maneira vaga, imprecisa. Comprei um livro. Aqui, no estamos determinando o livro, pode ser qualquer um. Leia as frases com ateno. de igualdade: to + adjetivo + como (ou quanto) As jogadoras cariocas venceram a partida. As cariocas venceram a partida. Vimos que o artigo antecede o substantivo. Por isso o artigo considerado uma marca do substantivo. Podemos, ento, transformar outras classes de palavras em substantivos, apenas colocando um artigo antes delas? claro que sim. Isso est provado no exemplo dado. Na primeira frase, a palavra cariocas um adjetivo, porque est caracterizando o substantivo jogadoras. Na segunda frase, a palavra cariocas no um adjetivo, ela no est modificando o substantivo e, sim, funcionando como o prprio substantivo, como mostra a presena do artigo as. Nesse caso, cariocas um adjetivo substantivado. Veja outro exemplo. O menino magrinho chegou. adjetivo O magrinho chegou. adjetivo substantivado Resolva os exerccios.

Nessa frase, vemos que a qualidade (baixa) do ser (Dona Furquim) intensificada em relao a um conjunto de seres (as professoras). Temos, ento, o superlativo relativo, que pode ser de superioridade: o (a) mais + adjetivo + de O menino era o mais esperto da turma.
um ser qualidade conjunto de seres

de inferioridade: o (a) menos + adjetivo + de O menino era o menos esperto da turma.


um ser qualidade conjunto de seres

Podemos fazer o seguinte esquema dos graus do adjetivo.

Comparativo

de superioridade: mais + adjetivo + (do) que de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que sinttico: adjetivo + ssimo (a) analtico: muito + adjetivo de superioridade: o (a) mais + adjetivo de inferioridade: o (a) menos + adjetivo

absoluto Superlativo relativo

Leia as frases, observando as palavras destacadas: A nica figurinha nova era a moa baixinha de salto alto. Sorrindo, mas sem abrir muito o sorriso, falou... ...mas eu j tinha passado um zper na boca... ...mas as pessoas vivem dizendo... Voc deve ter notado que as palavras destacadas acompanham o substantivo e variam de acordo

Curso 02

18
4. Esta regio a mais alta de todas. ______________________________ 5. Minha roupa menos cara do que a sua. ______________________________

Exerccios
I Escreva nos crculos a letra correspondente classe das palavras em destaque. A. substantivo B. adjetivo C. artigo A professora nova baixinha. II Forme locues adjetivas, como no modelo. Livro desencapado = livro sem capa 1. amor maternal ____________________________ 2. abrao fraterno____________________________ 3. atitude paternal_ ___________________________ 4. brinquedo infantil__________________________ 5. fidelidade canina_ __________________________

VII Complete o esquema que resume o grau do adjetivo, dando um exemplo para cada caso. Use o adjetivo belo e forme frases. GRAU DO ADJETIVO 2. SUPERLATIVO relativo de igualdade_ _____________________ de inferioridade___________________ absoluto sinttico________________ analtico_ _______________ de superioridade_________ de inferioridade_ _________

1. COMPARATIVO de superioridade_ _________________

III D o adjetivo ptrio correspondente a: 1. Gois____________________________________ 2. Goinia_ __________________________________ 3. Sergipe_ __________________________________ 4. Cear____________________________________ 5. Amazonas_ _______________________________

VIII Destaque e classifique em definido ou indefinido os artigos nas frases a seguir. 1. Um homem apareceu aqui, querendo comprar a casa.__________________________________ 2. Os meus amigos procuram uma casa para comprar.__________________________________

IV Passe as frases para o feminino e para o plural. 1. O professor novo chins. _________________________________________ _________________________________________ 2. O brasileiro pobre lutador. _________________________________________ _________________________________________ 3. O menino parisiense est triste. _________________________________________ _________________________________________

Chave de correo
I A C professora nova baixinha. A B B

II 1. de me; 2. de irmo; 3. de pai; 4. de criana; 5. de co. III 1. goiano; 2. goianense/goianiense; 3. sergipano; 4. cearense; 5. amazonense. IV 1. 2. 3. V VI 1. 2. 3. 4. 5. 1. 2. 3. 4. 5. A professora nova chinesa. Os professores novos so chineses. A brasileira pobre lutadora. Os brasileiros pobres so lutadores. A menina parisiense est triste. Os meninos parisienses esto tristes. casacos marrom-escuros; acordos poltico-econmicos; saias amarelo-ouro; pastas azul-celeste; mulheres surdas-mudas. grau comparativo de superioridade grau superlativo absoluto sinttico grau superlativo absoluto analtico grau superlativo relativo de superioridade grau comparativo de inferioridade

V D o plural dos adjetivo compostos: 1. casaco marrom-escuro _________________________________________ 2. acordo poltico-econmico _________________________________________ 3. saia amarelo-ouro _________________________________________ 4. pasta azul-celeste _____________________________________ 5. mulher surda-muda _________________________________________ VI D o grau em que se encontram os adjetivos das frases a seguir. 1. Minha irm mais magra do que a sua. ______________________________ 2. Seu pai bonssimo. ______________________________ 3. O menino muito estudioso. ______________________________

VII Ao conferir seu esquema, observe as palavras destacadas. GRAU DO ADJETIVO de igualdade Sou to belo quanto voc. 1. COMPARATIVO de superioridade Sou mais belo (do) que voc. de inferioridade Sou menos belo (do) que voc.

Curso 02
absoluto 2. SUPERLATIVO relativo de inferioridade sintticoSou belssimo. analtico Sou muito belo. de superioridade Sou o mais belo de todos. Sou o menos belo de todos.

19 camiseta amarela de mangas curtas. Deu para ver que tinha uma tatuagem no brao direito. Os dois tinham cabelos negros e um deles era bem moreno, com certeza, o mais velho. Aps alguns dias de investigao, os ladres foram presos. Segundo o delegado, a identificao dos assaltantes s foi possvel graas ao testemunho de Marcos. Voc saberia dizer por que o depoimento de Marcos foi mais importante do que o de Renato? Observe que Marcos fez uma descrio objetiva dos assaltantes, fornecendo detalhes capazes de ajudar na sua identificao (altura, cicatriz, tatuagem, cor dos cabelos etc.) Renato, ao contrrio, apresentou uma descrio emocionada e muito subjetiva (eram horrveis, riso de dar medo, acho que eram perigosos). Vimos, ento, que, do ponto de vista de quem descreve, a descrio pode ser objetiva ou subjetiva. A descrio objetiva apresenta caractersticas inerentes, exatas, indiscutveis, precisas, capazes de identificar a pessoa ou o objeto descrito. A descrio subjetiva reflete a personalidade de quem descreve. Nela prevalecem o gosto e as preferncias do observador que v o que quer ou pensa ver, de acordo com a sua sensibilidade e imaginao. No h compromisso com a realidade. Leia os textos, a seguir, observando as caractersticas fsicas e psicolgicas, as impresses sensoriais e, tambm, a objetividade e a subjetividade na descrio das per sonagens. Texto 1 As senhoras casadas eram bonitas; a mesma solteira no devia ter sido feia, aos vinte e cinco anos; mas, Sofia primava entre todas elas. No seria tudo o que o nosso amigo sentia, mas era muito. Era daquela casta de mulheres que o tempo, como um escultor vagaroso, no acaba logo, e vai polindo ao passar dos longos dias. Essas esculturas lentas so miraculosas; Sofia rastejava os vinte e oito anos; estava mais bela que aos vinte e sete; era de supor que s aos trinta desse o escultor os ltimos retoques, se no quisesse prolongar, ainda, o trabalho, por dois ou trs anos.

VIII 1. um artigo indefinido masculino singular / a artigo definido feminino singular 2. os artigo definido masculino plural / uma artigo indefinido feminino singular

UNIDADE 4 Redao: Descrio de pessoas


Objetivo: Descrever pessoas. O texto que voc leu e interpretou na unidade 1 deste curso descreve Dona Furquim, a professora, uma moa baixinha e de pernas finas, um minguinho de gente, mas dona de um olhar to forte que fazia a algazarra dos meninos sair voando pela janela. Ao lado das caractersticas fsicas da professora baixinha, pernas finas e at contrastando com elas, o texto nos apresenta a fora da personalidade da personagem olhar forte. isso o que se espera de uma descrio: que apresente as caractersticas fsicas e psicolgicas de quem est sendo descrito. A descrio de pessoa deve conter, ento, caractersticas fsicas estatura, aparncia, cor dos olhos, formato do nariz , caractersticas psicolgicas tempe ramento, carter, atitudes, modo de olhar, de sorrir , impresses sensoriais perfume da pessoa, som da voz. Imagine, agora, a seguinte situao1: Um supermercado foi assaltado e havia duas testemunhas: Renato e Marcos. Ao prestarem depoimento, as testemunhas disseram: Renato: Senhor delegado, os ladres eram horrveis. Um deles tinha um riso de dar medo. O mais velho tinha a voz grossa como o latido de um co bravo. Foi tudo muito rpido. Parecia um filme de bangue-bangue. Acho que eram muito perigosos. Marcos: Os dois ladres tinham a mesma altura. Um deles era mais velho e tinha uma cicatriz no rosto. O mais novo vestia cala jeans e uma
1

Adaptado de: AZEVEDO, Dirce Guedes. Palavra e criao: lngua portuguesa. So Paulo: FTD, 1996. p. 120-121.

Curso 02

20 virando rvore, parece um pssaro, parece orvalho). No deixe de observar como essas subjetividades, como essas imagens, enriquecem a descrio. Nessa descrio h, tambm, uma impresso sensorial: cheiro de cebola. (Roseana Murray) Texto 3 DONA NOMIA, A TELEFONISTA Senhora de cinquenta anos, baixa, gorda, feia, rosto picotado pela varola contrada na infncia, com culos de grau, um tanto corcunda, com varizes nas pernas, dona Nomia, a telefonista, mais parecia um ser extraterreno, vindo de planeta menos desenvolvido; no entanto, sua voz suave, aveludada, deixava os ouvintes sonharem parasos de prazeres. S anotava recados aos diretores, quando as secretrias estavam ausentes. Afora isso, no gostava de escrever, e esse hbito deixava Cotox preocupado, embora lhe houvessem dito que dona Nomia, alm da voz de locutora de aeroportos, tinha espantosa memria. Nesse ltimo texto, temos as caractersticas fsicas (idade, altura, gordura etc.) e psicolgicas (no gostava de escrever, tinha espantosa memria) de Dona Nomia. O narrador comea descrevendo objetivamente as caractersticas fsicas e, em seguida, faz duas observaes subjetivas: a primeira, dizendo que ela mais parecia um ser extraterreno, vindo de planeta menos desenvolvido, e a segunda, referindo-se a uma impresso sensorial: a voz suave, aveludada, que deixava os ouvintes sonharem parasos. O narrador contrasta a feiura de Dona Nomia com a beleza de sua voz. Os textos que voc acabou de ler no so redaes completas, com comeo, meio e fim. So todos trechos de narrativas maiores, de romances, nos quais os narradores descrevem suas personagens medida que elas aparecem no enredo. Mesmo assim, esses trechos so bons para voc observar determinados aspectos da descrio que sero teis na elaborao de suas redaes. Vimos, ento, que a descrio de pessoas deve conter caractersticas fsicas, caractersticas psicolgicas e impresses sensoriais. Vimos, tambm, que, do ponto de vista do narrador, essas caractersticas podem ser apresentadas de forma objetiva, subjetiva e objetiva e subjetiva no mesmo texto.

Os olhos, por exemplo, no so os mesmos da estrada de ferro, quando o nosso Rubio falava com o Palha, eles iam sublinhando a conversao... Agora, parecem mais negros, e j no sublinham nada; compem logo as coisas, por si mesmos, em letra vistosa e gorda, e no uma linha nem duas, so captulos inteiros. A boca parece mais fresca. Ombros, mos, braos, so melhores, e ela ainda os faz timos por meio de atitudes e gestos escolhidos. Uma feio que a dona nunca pde suportar, coisa que o prprio Rubio achou, a princpio, que destoava do resto da cara, o excesso de sobrancelhas, isso mesmo, sem ter diminudo, como que lhe d ao todo um aspecto mui particular. Traja bem; comprime a cintura e o tronco no corpinho de l fina cor de castanha, obra simples, e traz nas orelhas duas prolas verdadeiras, mimo que o nosso Rubio lhe deu pela Pscoa. (Machado de Assis) Voc deve ter observado que, nesse texto, o narrador faz a descrio das caractersticas fsicas da personagem Sofia. Deve ter notado, tambm, que essa descrio subjetiva quando descreve a sua beleza maior do que a das outras mulheres e que se acentua com o passar do tempo, os olhos que parecem mais negros, a boca que parece mais fresca e, objetiva quando descreve suas roupas, quando diz que comprime a cintura e o tronco no corpinho de l fina cor de castanha, traz nas orelhas duas prolas verdadeiras. Texto 2 A AV A av tem cabelos muito brancos, curtos e lisos. Pouco cabelo. A pele toda enrugada. Parece que j est virando rvore. O corpo tambm pequeno. Ela toda parece um pssaro. Usa um xale de renda na cabea e nas mos carrega sempre um livro sagrado e cheiro de cebola. Tem passos midos. s vezes, parece orvalho. J est quase desaparecendo, d pra notar. Os olhos pousados em coisas distantes, invisveis navios, alguma terra do lado de l? Aqui temos uma descrio que comea objetivamente , apresentando as caracte rsticas fsicas (cabelos muito brancos, curtos e lisos) e depois passa a intercalar os detalhes fsicos objetivos (pele enrugada, corpo pequeno) com observaes subjetivas (parece que est

Curso 02

21 _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

Alm disso, ao fazermos a descrio das caractersticas fsicas das pessoas, devemos observar uma certa ordem lgica na apresentao dos detalhes. Voc no deve falar dos cabelos e, em seguida, descrever os ps e depois os culos ou o nariz. Releia os textos, notando essa ordenao. Repare, tambm, na predominncia dos adjetivos e das locues adjetivas. Nos textos descritivos, natural que eles predominem, pois so eles que do caractersticas aos seres. (Paulo Rangel) Agora a sua vez de escrever.

Chave de correo
O texto que apresentamos a seguir no um modelo rgido de redao descritiva, apenas uma sugesto para voc avaliar sua redao. Observe como possui introduo, desenvolvimento e concluso, como se apresentam as caractersticas fsicas e psicolgicas e como as caractersticas fsicas so apresentadas numa ordem lgica. UM AMIGO Seu nome Roberto e, para descrev-lo, talvez bastasse dizer que ele o tipo da pessoa que parece no levar a vida muito a srio. Ele alto, esbelto, tem a pele morena e seus cabelos encaracolados so precocemente grisalhos. Os olhos castanhos so alegres, parecem estar sempre sorrindo. Ele , geralmente, muito brincalho. Faz sempre observaes engraadas a respeito de tudo. Mas no se pode dizer que ele no tenha problemas na vida ou que no se aborrea com as coisas. O que acontece que, quando est preocupado ou aborrecido com algo, ele no aparece para ningum. No adianta nem procur-lo, ele manda dizer que no est. Sem dvida, o meu amigo faz parte de um grupo raro de pessoas que no gosta de incomodar os outros. Ele s gosta mesmo de dividir a sua alegria.

Exerccio
Escolha um tema, dentre os sugeridos a seguir, e faa a sua redao descritiva. Mas, ateno, voc no vai contar uma histria, voc vai descrever uma pessoa. A minha primeira professora Um colega de escola Um amigo Ao elaborar sua redao, lembre-se de que ela deve ter trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. Faa, agora, a sua redao. _________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

UNIDADE 5 Interpretao de texto: A volta


Objetivo: Interpretar textos. Leia o texto de Lus Fernando Verssimo. A VOLTA Da janela do trem, o homem avista a velha cidadezinha que o viu nascer. Seus olhos se enchem de lgrimas. Trinta anos. Desce na estao a mesma do seu tempo, no mudou nada e respira fundo. At o cheiro o mesmo! Cheiro de mato e poeira. S no tem mais cheiro de carvo, porque o trem agora eltrico. E o chefe da estao, ser possvel? Ainda o mesmo. Fora a careca, os bigodes brancos, as rugas e o corpo encurvado pela idade, no mudou nada. O homem no precisa perguntar como se chega ao centro da cidade. Vai a p, guiando-se por suas lembranas. O centro continua como era. A praa. A igreja. A prefeitura. At o vendedor de bilhetes na frente do Clube Comercial parece o mesmo.

Curso 02

22 Mas ele j estava na rua, atordoado. E agora? no sabia como voltar para a estao, naquela cidade estranha. Com base no texto, responda s questes.

Voc no tinha um cachorro? O Cusca? Morreu, ih, faz vinte anos. O homem sabe que subindo a Rua Quinze vai dar num cinema. O Elite. Sobe a Rua Quinze . O cinema ainda existe, mas mudou de nome. Agora o Rex. Do lado tem uma confeitaria. Ah, os doces da infncia... Ele entra na confeitaria. Tudo igual. Fora o balco de frmica, tudo igual. Ou muito se engana ou o dono ainda o mesmo. Seu Adolfo, certo? Luprcio. Errei por pouco. Estou procurando a casa onde nasci. Sei que ficava do lado de uma farmcia. Qual delas, a Progresso, a Tem Tudo ou a Moderna? Qual a mais antiga? A Moderna. Ento essa. Fica na rua Voluntrios da Ptria. Claro. A velha Voluntrios. Sua casa est l, intacta. Ele sente vontade de chorar. A cor era outra. Tinham mudado a porta e, provavelmente, emparedado uma das janelas. Mas no havia dvida, era a casa da sua infncia. Bateu na porta. A mulher que abriu lhe parecia vagamente familiar. Seria... Titia? Puluca! Bem, meu nome ... Todos chamavam voc de Puluca. Entre.

Exerccios
I Reescreva os trechos, substituindo as palavras destacadas por sinnimos. 1. Da janela do trem o homem avista a velha cidadezinha... _________________________________________ _________________________________________ 2. ...as rugas e o corpo encurvado pela idade... _________________________________________ _________________________________________ 3. Sua casa est l, intacta. _________________________________________ _________________________________________ 4. A mulher que abriu lhe parecia vagamente familiar. _________________________________________ _________________________________________ 5. A tia parecia intrigada. _________________________________________ _________________________________________ 6. Mas ele j estava na rua, atordoado. _________________________________________ _________________________________________ II Assinale X nos parnteses diante do antnimo adequado palavra destacada em cada trecho. 1. ...e o corpo encurvado pela idade... a. ( ) rejuvenescido b. ( ) aprumado c. ( ) esticado d. ( ) alongado 2. Qual a mais antiga? a. ( ) moderna b. ( ) nova c. ( ) velha d. ( ) conservada 3. A mulher que abriu lhe parecia vagamente familiar. a. ( ) provavelmente b. ( ) inacreditavelmente c. ( ) possivelmente d. ( ) certamente 4. Ento eu desci na estao errada! a. ( ) improvvel b. ( ) enganada c. ( ) provvel d. ( ) certa 5. Finalmente a velha perguntou... a. ( ) inicialmente b. ( ) ultimamente c. ( ) repentinamente d. ( ) impulsivamente

Ela lhe serviu licor. Perguntou por parentes que ele no conhecia. Ele perguntou por parentes que ela no lembrava. Conversaram at escurecer. Ento ele se levantou e disse que precisava ir embora. No podia, infelizmente, demorar-se em Riachinho. S viera matar a saudade. A tia parecia intrigada. Riachinho, Puluca? , por qu? Voc vai para Riachinho? Ele no entendeu. Eu estou em Riachinho. No, no. Riachinho a prxima parada do trem. Voc est em Coronel Assis. Ento eu desci na estao errada! Durante alguns minutos os dois ficaram se olhando em silncio. Finalmente a velha perguntou: Como mesmo o seu nome?

Curso 02
III Faa o que se pede. Escreva, nos parnteses, R para as caractersticas de Riachinho que ficaram na memria do narrador, C para as de Coronel Assis e RC para as comuns s duas cidades. 1. ( 2. ( 3. ( 4. ( 5. ( 6. ( 7. ( 8. ( ) ) ) ) ) ) ) ) a estao de trem o cheiro de mato e poeira o cheiro de carvo a praa, a igreja, a prefeitura o cinema Elite o cinema Rex o balco de frmica da confeitaria a farmcia Moderna

23 _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ ____________________________________ ____________________________________ ____________________________________

Chave de correo
I Voc deve ter reescrito as frases, substituindo os termos destacados pelos seguintes: 1. v; 2. curvado; 3. intocada; 4. conhecida; 5. desconfiada; 6. estonteado (ou confuso). II 1. b.( x ); 5. a.( x ). III 1. (RC); 6. ( C ); 2. a.( x ); 3. d.( x ); 4. d.( x ); 4. ( RC ); 5. ( R );

IV Responda. 1. Como descrito o chefe da estao? _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ 2. Quais as diferenas entre a casa da infncia do narrador e a que ele encontrou ao lado da farmcia? _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ V Assinale X nos parnteses diante da nica opo correta. No texto, o narrador a. ( ) descreve detalhadamente dois ambientes fsicos, duas cidades. b. ( ) descreve fsica e psicologicamente as pessoas da cidade. c. ( ) conta uma histria em que aparecem descries de ambiente e de pessoa. d. ( ) apresenta o encontro com sua velha tia.

2. ( RC ); 3. ( R ); 7. ( C ); 8. ( C ).

IV 1. O narrador descreve o chefe da estao como um homem careca, com os bigodes brancos, com rugas e o corpo encurvado pela idade. 2. O narrador notou que a cor da casa era outra, que tinham mudado a porta e, provavelmente, emparedado uma das janelas. V c. ( x ) VI Resumo do texto Um homem volta, trinta anos depois, cidade de sua infncia. Reconhece pessoas, ruas, a casa antiga. Na casa recebido por uma velha senhora que acredita ser sua tia. Conversam a tarde inteira e, s ao final, ele descobre que desceu do trem uma estao antes. A sua cidade no era aquela. Ele se sente perdido. Obs.: Voc pode ter feito o resumo de outro modo; o importante que tenham sido apresentadas as ideias principais do texto.

UNIDADE 6 Numeral
Objetivos: Identificar, classificar e empregar os numerais. Observe as frases: Trinta anos. Morreu, ih, faz vinte anos. Voc deve ter notado que as palavras destacadas se referem aos substantivos, indicando quantidade. Essas palavras so os numerais. Nos casos acima, os numerais so palavras adjetivas, porque esto acompanhando os substantivos. Agora veja: Trs mais trs so seis. A inflao subiu o dobro em 1982.

VI Faa um resumo da histria narrada no texto.

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

Curso 02

24 Vimos, ento, que os numerais so as palavras que indicam quantidade e podem ser adjetivadas ou substantivadas.

Nesses casos, os numerais no esto acompanhando nenhum substantivo, ao contrrio, esto no lugar dos substantivos. So, portanto, palavras substantivas. Classificao

Veja, agora, o que os numerais indicam e, a partir da, como se classificam. 1. Faz vinte anos. 2. Bateu na primeira casa. 3. Andou o dobro do caminho. 4. Andou meia quadra. quantidade ordem, posio multiplicao frao cardinal ordinal multiplicativo fracionrio

Observe, a seguir, a relao2 de alguns numerais de acordo com a sua classificao.


CARDINAIS um dois trs quatro cinco seis sete oito nove dez onze doze treze quatorze ou catorze quinze dezesseis dezessete dezoito dezenove vinte trinta quarenta cinquenta sessenta setenta oitenta noventa cem duzentos trezentos quatrocentos quinhentos seiscentos setecentos oitocentos novecentos mil milho bilho ou bilio ORDINAIS primeiro segundo terceiro quarto quinto sexto stimo oitavo nono dcimo dcimo primeiro (undcimo) dcimo segundo (duodcimo) dcimo terceiro dcimo quarto dcimo quinto dcimo sexto dcimo stimo dcimo oitavo dcimo nono vigsimo trigsimo quadragsimo quinquagsimo sexagsimo septuagsimo octogsimo nonagsimo centsimo ducentsimo trecentsimo (tricentsimo) quadringentsimo quingentsimo sexcentsimo (seiscentsimo) septingentsimo (setingentsimo) octingentsimo nongentsimo (noningentsimo) milsimo milionsimo bilionsimo MULTIPLICATIVOS dobro triplo qudruplo quntuplo sxtuplo stuplo ctuplo nnuplo dcuplo undcuplo duodcuplo cntuplo FRACIONRIOS meio tero quarto quinto sexto stimo oitavo nono dcimo onze avos doze avos treze avos catorze avos quinze avos dezesseis avos dezessete avos dezoito avos dezenove avos vinte avos trinta avos quarenta avos cinquenta avos sessenta avos setenta avos oitenta avos noventa avos centsimo ducentsimo trecentsimo quadringentsimo quingentsimo sexcentsimo septingentsimo octingentsimo nongentsimo milsimo milionsimo bilionsimo

OBSERVAES_____________________________________________________________________________ 1a) Incluem-se como numerais cardinais: zero e ambos/ambas. 2a) Na leitura ou na escrita dos numerais cardinais, intercala-se a conjuno e entre as centenas e as dezenas e entre estas e as unidades. Exemplos: cento e quarenta e dois (142); cinquenta e sete (57).

Extrado de PASCHOALIN, Maria Aparecida. SPADOTO, Neuza T. Gramtica: teoria e exerccios. So Paulo: FTD, 1989. p. 57-8.

Curso 02

25 Recebeu um tero da penso. Recebeu dois teros da penso. Emprego Na designao dos nmeros entre cem e duzentos, usamos a forma cento: cento e vinte reais cento e oitenta candidatos. Na designao dos sculos, reis e papas, usamos os ordinais de um a dez e os cardinais de onze em diante: Sculo IV (quarto) Pedro I (primeiro) Pio X (dcimo) Sculo XIX (dezenove) Lus XIV (quatorze) Pio XII (doze)

Agora veja: Voc no tinha um cachorro? Quantos cachorros voc tinha? Eu tinha um. Percebeu a diferena? No primeiro exemplo, a palavra um artigo indefinido; no segundo, numeral. A diferena entre o artigo indefinido e o numeral um dada pelo contexto: o numeral indica quantidade; o artigo indefinido refere-se ao substantivo de forma vaga, indefinida. O numeral um (uma) pode aparecer em lugar do substantivo, o artigo indefinido um (uma) sempre acompanha o substantivo. Alguns numerais so variveis em gnero e nmero, outros no. Observe: Comprou dois gatos. Comprou duas gatas. Comprou trs gatos. Comprou trs gatas. Os cardinais so invariveis em gnero, com exceo de um (feminino uma), dois (feminino duas) e os terminados em -entos, como duzentos (feminino duzentas). Em relao ao nmero, so variveis apenas os terminados em -o (milho/milhes). Observe-se, ainda, que, quando substantivados, os cardinais vo para o plural, se terminarem em som voclico: Tirou dois oitos e trs quatros nas provas. Os setes do baralho esto marcados. Os cardinais terminados em som consonantal ficam invariveis: Tirei dois seis e trs dez. Os ordinais variam em gnero e nmero. Veja: o primeiro aluno os primeiros alunos a primeira aluna as primeiras alunas Os multiplicativos variam em gnero e nmero quando tm funo adjetiva: salto duplo dose dupla Bebeu duas doses duplas. Os fracionrios variam em gnero quando tm funo adjetiva: meio limo meia banana. Variam em nmero, dependendo do cardinal que os antecede:

Quando nos referirmos s pginas dos livros, devemos usar os cardinais: Abra o livro na pgina 31 (trinta e um). Se, no entanto, o numeral vier antes da palavra pgina, usaremos o ordinal: Abra o livro na 31a (trigsima primeira) pgina. Muitas vezes, os numerais so usados fora do seu sentido prprio, para exprimir nmero indeterminado ou infinidade: Saiu e comprou mil e uma coisas. J pedi um milho de vezes e no adiantou nada. Agora, ateno! Diz-se corretamente: meio dia e meia. (meia refere-se meia hora, por isso usamos o feminino)

Exerccios
I Escreva, nos parnteses, N, se um(a) for numeral, e A, se for artigo indefinido. 1. ( ) Encontrou um homem que era o chefe da estao. 2. ( ) A cidade s tinha um cinema. 3. ( ) Tinham emparedado uma das janelas. 4. ( ) Era uma cidade como qualquer outra. 5. ( ) A casa tem um quarto e um banheiro. II Escreva, nos , S, quando o numeral for palavra substantiva, e A, quando for palavra adjetiva. 1. 2. 3. 4. 5. Lembrou-se das duas ruas. Dois mais dois so quatro. O sete o meu nmero de sorte. Comeu trs doces na confeitaria. Ele chegou em primeiro lugar.

Curso 02
III Relacione o numeral cardinal ao ordinal correspondente, escrevendo nos parnteses a letra adequada. A. 11o B. 101o C. 55o D. 505o E. 91o 1. ( ) 2. ( ) 3. ( ) 4. ( ) 5. ( )

26
3. 2/5 da produo_ _______________________ 4. 3/8 da pizza____________________________ 5. 2/6 da torta_ ___________________________ VII Sublinhe e classifique os numerais nas frases a seguir. 1. Meu apartamento fica no dcimo andar. _________________________________________ nonagsimo primeiro quingentsimo quinto centsimo primeiro quinquagsimo quinto dcimo primeiro ou undcimo 2. O fazendeiro colheu apenas um quarto da produo. _________________________________________ 3. A exportao de acar aumentou o quntuplo em relao ao ano passado. _________________________________________ 4. A polcia prendeu os trs assaltantes. _________________________________________ VIII Escreva os numerais por extenso. 1. D. Joo VI ____________________________ ____________________________________ 2. D. Pedro II ____________________________ ____________________________________ 3. Lus XV ____________________________ ____________________________________ 4. Carlos X ____________________________ ____________________________________ 5. Sculo XX ____________________________ ____________________________________

IV Escreva por extenso os cardinais, como no modelo. 2.634 dois mil seiscentos e trinta e quatro

1. 6.616 _________________________________________ _________________________________________ 2. 1.823 _________________________________________ _________________________________________ 3. 3.582 _________________________________________ _________________________________________ 4. 2.117 _________________________________________ _________________________________________ 5. 5.020 _________________________________________ _________________________________________ V Complete as lacunas, segundo o modelo. Cada quilo de semente produziu dez vezes mais. Produziu o dcuplo. 1. O dlar subiu duas vezes mais. 2. O trabalho rendeu trs vezes mais. 3. Pagou quatro vezes mais. 4. Os operrios trabalharam seis vezes mais. Subiu o ______________. Rendeu o _____________. Pagou o ____________. Trabalharam o ______________. VI Escreva, por extenso, os numerais fracionrios, como no modelo. 1/3 do queijo um tero do queijo 1. 1/2 xcara______________________________ 2. 1/4 do bolo_____________________________

Chave de correo
I 1. ( A ); II 1. A ; III 1. ( E ); 2. ( N ); 2. S ; 3. ( N ); 4. ( A ); 5. A . 4. ( C ); 5. ( A ). 5. ( N ). 3. S ; 4. A ; 3. ( B );

2. ( D );

IV 1. seis mil seiscentos e dezesseis 2. mil oitocentos e vinte e trs (Se voc estivesse preenchendo um cheque bancrio com essa quantia, deveria escrever: hum mil oitocentos e vinte e trs.) 3. trs mil quinhentos e oitenta e dois 4. dois mil cento e dezessete 5. cinco mil e vinte V 1. o dobro; 2. o triplo; 4. o sxtuplo. 3. o qudruplo;

VI 1. meia xcara; 2. um quarto do bolo; 3. dois quintos da produo; 4. trs oitavos da pizza; 5. dois sextos da torta. VII 1. dcimo ordinal; 2. um quarto fracionrio; 3. quntuplo multiplicativo; 4. trs cardinal. VIII 1. D. Joo sexto; 2. D. Pedro segundo; 3. Lus quinze; 4. Carlos dcimo; Sculo vinte.

Curso 02

27

UNIDADE 7 Pronome
Objetivo: Identificar, classificar e empregar os pronomes. Observe as frases: Seus olhos se enchem de lgrimas. Vai a p, guiando-se por suas lembranas. Voc no tinha um cachorro? ...ela no lembrava. Eu estou em Riachinho. Veja que as palavras destacadas substituem ou acompanham os substantivos. Essas palavras so os pronomes. Quando o pronome est no lugar do substantivo, ele um pronome substantivo: ...ela no lembrava. a tia Quando o pronome acompanha ou determina o substantivo, ele um pronome adjetivo: ...a mesma do seu tempo... ...guiando-se por suas lembranas. Vimos que os pronomes se referem s pessoas do discurso (ato de fala). As pessoas do discurso so:

a pessoa que fala: eu, ns (1 pessoa) a pessoa com quem se fala: tu, vs (2a pessoa) a pessoa de quem se fala: ele(s), ela(s) (3a pessoa)
a

H, em nossa lngua, seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Vamos ver, agora, cada um deles. Pronomes pessoais Pronomes pessoais so aqueles que representam as pessoas do discurso. 1a pessoa (quem fala) Eu estou em Riachinho. (singular) Ns estamos em Riachinho. (plural) 2a pessoa (com quem se fala) Tu ests em Riachinho. (singular) Vs estais em Riachinho. (plural) 3a pessoa (de que ou de quem se fala) Ele est em Riachinho. (singular) Eles esto em Riachinho. (plural) Esses so os pronomes pessoais do caso reto. Para cada pronome pessoal do caso reto, h vrios pronomes do caso oblquo. Veja. Pronomes Pessoais

Nmero

Pessoa
1

Retos eu tu ele, ela ns vs eles, elas

Oblquos Formas tonas Formas Tnicas me te se, o, a, lhe nos vos se, os, as, lhes mim, comigo ti, contigo si, consigo, ele, ela ns, conosco vs, convosco si, consigo, eles, elas

Singular

2 3 1

Plural

2 3

Curso 02

28 Vimos, nessas frases, que os pronomes tonos podem vir: antes do verbo PRCLISE

Observe, no quadro, como os pronomes oblquos tnicos ele, ela, ns, vs, eles possuem formas iguais aos retos. A diferena entre eles que os oblquos tnicos vm sempre antecedidos das preposies: a, com, de, em, entre, por, para etc. Veja, nas frases, como diferente o emprego dos pronomes retos e o dos oblquos.
reto

Ele me perguntou pela casa. aps o verbo, ligado por hfen NCLISE

Ele entra na confeitaria e compra um doce para ela.

Perguntou-me pela casa. no meio do verbo ligado por hfen MESCLISE

oblquo

Ele perguntou por ela.


reto reto

oblquo oblquo

Pedir-te-ei as informaes. Vamos ver, agora, quando devemos usar a prclise, a nclise e a mesclise. Nas comunicaes formais e no portugus falado em Portugal, a colocao pronominal preferida a nclise. Contudo, no Brasil, usa-se, preferencialmente, a prclise: Ela me disse que viria. O nico caso em que a prclise no permitida quando o verbo inicia a frase numa comunicao formal escrita. Ento, quando o verbo inicia a frase, usa-se a nclise: Disse-me que viria. Quando o verbo que inicia a frase estiver no futuro do presente ou no futuro do pretrito, usa-se a mesclise. Isso feito da seguinte forma: pedir + te
pronome

Ela marcou um encontro conosco.

Quando os pronomes oblquos vm antecedidos da preposio com, formam-se os pronomes comigo, contigo, conosco, convosco. As formas com ns e com vs s podem ser usadas seguidas das palavras: todos, mesmos, prprios, outros e qualquer numeral. Veja. Com ns mesmos no houve problemas. Ele saiu com ns quatro. As formas si e consigo so usadas quando se referem ao prprio ser sobre o qual se declara algo, so essencialmente reflexivas. Ele levou consigo tudo quanto seu. = Ele mesmo levou tudo quanto era dele. Falava consigo mesmo enquanto dirigia. = Ele falava sozinho, para ele mesmo. Falava de si para os colegas. = Ele falava a respeito dele mesmo para os colegas. As construes com ele, com ela, com voc ou contigo so usadas quando o pronome no reflexivo. Eu quero falar com ela ou com voc. Colocao dos pronomes tonos Veja as frases: Ele me perguntou pela casa. Perguntou-me pela casa. Pedir-te-ei as informaes.

ei
terminao do futuro

verbo no infinitivo

Vimos que a nclise e a mesclise so obrigatrias quando o verbo inicia a frase. importante saber, tambm, que elas so recomendveis, se o verbo, mesmo sem iniciar a frase, vier aps uma pausa (vrgula ou ponto e vrgula). Bem, peo-lhe perdo. Se faltasse, atrasar-me-ia nas gravaes. Variaes do pronome o Os pronomes pessoais tonos o, os, a, as podem tomar as formas lo, los, la, las, caso venham depois de formas verbais terminadas em r, s ou z:

Curso 02

29 Vend-la. Encontr-la. Fi-lo. Qui-la. Fizeram as contas. Fizeram-nas. Pe o copo sobre a mesa. Pe-no sobre a mesa. Pronomes de tratamento Veja, no quadro3, os principais pronomes de tratamento, suas abreviaturas e seu uso.

Vender a casa. Encontrar a tia. Fiz o trabalho. Quis a casa.

Observe que, nesses casos, os verbos perdem as consoantes finais. Esses mesmos pronomes podem, tambm, tomar as formas no, nos, na, nas, se vierem depois de verbos terminados em m ou ditongo nasal: Pronomes de Tratamento

Abreviaturas Singular Plural Voc V. Senhor/Senhora/ Sr./Sr. Sr.es/Sr.as a Senhorita Srt. Srt.as Vossa Senhoria V. S.a V. S.as V. Ex.as Vossa Excelncia V.Ex.a V. Rev.mas Vossa Reverendssima V. Rev.ma V.Em.as Vossa Eminncia V.Em.a Vossa Santidade V.S. Vossa Majestade V.M. VV.MM. Vossa Alteza V.A. VV.AA. V.Mag.as Vossa Magnificncia V. Mag.a Meritssimo Meritssimo Como voc pode ver no quadro, existem diferentes formas de tratamento. No tratamento familiar e ntimo, empregamos voc ou vocs, que se referem a 2a pessoa (com quem se fala), mas que levam o verbo sempre para a 3a pessoa (do singular, no caso do voc, e do plural, no caso do vocs). Veja. Voc conhece a cidade? Vocs conhecem a cidade? Como forma de respeito ou cortesia, usamos senhor, senhora, senhores, senhoras. Com esses pronomes, empregamos, tambm, o verbo na 3a pessoa do singular ou do plural.

Usa-se no trato familiar no trato respeitoso para pessoas de cerimnia e na redao comercial para presidentes para sacerdotes para cardeais para o Papa para reis e rainhas para prncipes, princesas e duques para reitores para juzes

Como vai o senhor, vov? Como esto os senhores? Os demais pronomes de tratamento se aplicam a altas autoridades ou a pessoas que ocupam altos cargos. Referem-se a 2a pessoa (com quem se fala) e tambm levam o verbo para a 3a pessoa. Mas, quando queremos falar sobre essas pessoas, temos a 3a pessoa (de quem se fala) e, portanto, precisamos trocar a forma Vossa por Sua. Vossa Excelncia mandou me chamar?

2a pessoa do singular (pessoa com quem se fala) verbo na 3a pessoa

Sua Excelncia disse que est de acordo.


3a pessoa do singular (pessoa de quem se fala)

verbo na 3a pessoa

Extrado de SARMENTO, Leila. Portugus na escola. 5.ed. So Paulo: FTD, 1995. p. 106.

Curso 02

30 Alm de expressar ideia de posse, os pronomes possessivos podem expressar, tambm clculo aproximado, estimativa Ela deveria ter seus cinquenta anos. indefinio Ele teve suas horas de sofrimento. Eu c tenho minhas dvidas. afetividade, cortesia No digo que sim, minha senhora, porque no posso. A palavra seu que antecede nomes de pessoas no pronome possessivo, mas uma corruptela (palavra escrita ou pronunciada erradamente) de senhor que foi consagrada pelo uso. Veja, no texto, o narrador dirigindo-se ao dono da confeitaria: Seu Adolfo, certo? Luprcio. Errei por pouco. Pronomes demonstrativos Observe as palavras destacadas nas frases: Este livro (que est em minhas mos) bom. Esse livro (que est em tuas mos) ainda no li. Aquele livro (que est longe de ns dois) est com o professor. Voc deve ter notado, pelos exemplos, que os pronomes destacados indicam a maior ou menor proximidade dos seres ou objetos em relao s pessoas do discurso. Esses pronomes so chamados de pronomes demonstrativos. Veja os principais pronomes demonstrativos: este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo. Alm de indicar proximidade ou afastamento no espao, os pronomes demonstrativos expressam, tambm, proximidade ou afastamento no tempo em relao s pessoas do discurso: Este ano est sendo timo para ns. (Este referese ao ano em curso, presente.) Esse ano que passou no foi muito bom. (Esse refere-se a um passado prximo.)

Pronomes possessivos Observe as frases: Seus olhos se enchem de lgrimas. Sua casa est l intacta. Bem, meu nome ... Voc deve ter notado que as palavras destacadas do ideia de posse e referem-se s pessoas do discurso. So os pronomes possessivos. Veja, no quadro, como cada pessoa gramatical tem seu pronome possessivo.
Nmero singular plural Pessoa 1a 2a 3a 1a 2a 3a Pronomes possessivos meu, minha, meus, minhas teu, tua, teus, tuas seu, sua, seus, suas nosso, nossa, nossos, nossas vosso, vossa, vossos, vossas seu, sua, seus, suas

Observe como os pronomes possessivos concordam em gnero e nmero com a coisa possuda e em pessoa com o possuidor: Eu encontrei meus amigos. Tu encontraste teu amigo. Ele encontrou suas amigas. Quando o pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele concorda com o substantivo mais prximo: Estou procurando meus livros e apostilas. Conforme a posio do pronome possessivo na frase, pode haver mudana de sentido. Veja: Recebemos suas notcias. (notcias transmitidas por voc) Recebemos notcias suas. (notcias sobre voc) A utilizao do possessivo de terceira pessoa (seu e flexes), em muitos casos, pode deixar dvidas quanto ao possuidor: O visitante encontrou sua tia. (Tia de quem? Do visitante? Da pessoa com quem se fala?) Para evitar esse tipo de dvida, deve-se indicar o possuidor, usando a forma dele (e flexes): O visitante encontrou a tia dele.

Curso 02

31 Algumas crianas no compareceram escola. O pronome algumas no determina a quantidade de crianas nem quais deixaram de comparecer escola. Aqui ele usado, certamente, porque no se sabe, ainda, quais nem quantas deixaram de comparecer. Pronomes interrogativos Releia este trecho: Qual delas, a Progresso, a Tem Tudo ou a Moderna? Qual a mais antiga? Observe que as frases so interrogativas, constituem uma pergunta. As palavras que apresentam as frases interrogativas so os pronomes interrogativos. Os principais pronomes interrogativos so: quem, que, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas. Existem frases interrogativas diretas e indiretas. Compare-as.
Diretas Indiretas Diga-me que dia hoje. Quero saber qual o seu nome. Preciso saber quem voc. Que dia hoje? Qual o seu nome? Quem voc?

Aquele foi um ano de festa para todos ns. (Aquele refere-se a um passado distante.) Aos pronomes este, esse, aquele correspondem isto, isso e aquilo, que so invariveis e se empregam somente como substitutos dos substantivos. Veja: Isto meu. Isso que est em suas mos seu? Aquilo que ele levou no dele. Agora, observe as frases: Nesta cidade o nico cinema o Rex. Desta vez quem fala voc. Ningum quer cuidar daquele menino. No me refiro quele professor. No quero mais pensar naquilo. Nas frases anteriores, os pronomes demonstrativos esto unidos a preposies (em, de, a). Veja como isso ocorre: nesta desta daquele naquele quele naquilo em + esta de + esta de + aquele em + aquele a + aquele em + aquilo

Pronomes indefinidos Observe as frases: Tudo igual. Fora o balco de frmica, tudo igual. Ningum o reconheceu. Algum abriu a porta. Alguns eram parecidos com os habitantes da outra cidade. As palavras destacadas referem-se a 3a pessoa gramatical de um modo vago e indeterminado. So os pronomes indefinidos, usados quando no podemos ou no queremos determinar o ser a que estamos nos referindo. Os principais pronomes indefinidos so: algum, ningum, algum, alguma, alguns, algumas, todo, toda, todos, todas, tudo, nada, qualquer, quaisquer. Os pronomes indefinidos podem, tambm, acompanhar os substantivos com a funo especfica de indetermin-los.

Observe que as frases interrogativas diretas tm os pronomes interrogativos no incio, exigem resposta imediata e terminam sempre por ponto de interrogao. J as interrogativas indiretas tm os pronomes interrogativos aps os verbos (saber, perguntar, indagar, ver, dizer), no exigem resposta imediata e terminam por ponto final. Pronomes relativos Leia e observe: Esta a pessoa / que amo.
1o orao 2o orao

A palavra destacada um pronome relativo. Exerce duas funes no perodo: a. introduz a segunda orao, relacionando-a com a primeira; b. refere-se a um termo j expresso na primeira orao (pessoa).

Curso 02

32 1. Que o relativo mais frequente, superando o emprego de qualquer outro pronome relativo. Tem como antecedente pessoa ou coisa. Os jovens que no viveram essa poca querem conhec-la melhor. (Veja) O antecedente do relativo pode ser o pronome demonstrativo o, a, os, as: (...) hoje o brasileiro est dividido entre os que sabem ler e leem, os que sabem ler, mas no leem, e os que no sabem ler. (Iami Tiba, Jornal Dirio da Manh, Goinia) 2. O qual, a qual, os quais, as quais So empregados no lugar do que, caso o antecedente desse que seja um substantivo. A sociedade no seio da qual (de que) me eduquei, fez de mim um homem sua feio... (Jos de Alencar) 3. Quem utiliza-se apenas para pessoa ou para coisa personificada: ... no duvidou recolher Casa Verde a prpria mulher, a quem amava com todas as foras da alma. (Machado de Assis) 4. Cujo equivale a do qual, de quem, de que, portanto, tem valor possessivo. empregado apenas como pronome adjetivo: Gosto muito desse compositor, cujas msicas sei de cor. O pronome cujo concorda em gnero e nmero com a coisa possuda: O suor descia da cabea, cujos cabelos lisos e negros estavam duros... (Bernardo Elis) Observao Jamais se usa o artigo depois do pronome relativo cujo. 5. Quanto sempre tem por antecedentes os pronomes indefinidos tudo, toda(s), todo(s): Tudo quanto sonhei perdeu-se. 6. Onde No tenho terra onde plantar um cajueiro... (Rubem Braga) Esse pronome pode aparecer precedido de preposio, aglutinando-se com duas delas: a e de.

A primeira dessas funes exclusiva dos pronomes relativos. O nexo de subordinao que estabelecem entre as oraes um dos importantes recursos da lngua para garantir coeso, ou seja, relacionamento entre oraes e perodos. Graas aos relativos, podemos nos expressar de maneira mais sinttica. Compare. As tradies populares brasileiras falam no curupira. O curupira tem corpo de menino e ps virados para trs. As tradies populares brasileiras falam no curupira, que tem corpo de menino e ps virados para trs. (Luiz Carlos Lisboa) Pronome relativo aquele que se refere a termos j expressos e, ao mesmo tempo, introduz uma orao dependente. Esta a carta / que recebi.
1 orao
a

2 orao
a

Antecedente O termo j referido anteriormente, retomado na nova orao pelo pronome relativo, chama-se antecedente. As mos que dizem adeus so pssaros...
(Mrio Quintana) antecedente pronome relativo

Veja o quadro dos pronomes relativos. Variveis cujo, cuja, cujos, cujas Invariveis quem

o qual, a qual os quais, as quais que quanto, quanta, quantos, quantas onde Os pronomes relativos funcionam como pronomes substantivos, exceto cujo, que sempre pronome adjetivo, e quanto, que pode ser substantivo ou adjetivo. Ningum se lembra mais do engenheiro cujo filho foi raptado? (pronome adjetivo) Quanto lhe devo? (pronome substantivo) No sei quantos anos viverei, ora! (pronome adjetivo) Vamos ver, agora, o emprego dos pronomes relativos.

Curso 02

33
V Reescreva as frases, substituindo as palavras destacadas pelo pronome que est ao lado. 1. Lavaram o carro. (o) _________________________________________ 2. Comprei o vestido. (o) _________________________________________ 3. Eu vi as meninas no porto. (as) _________________________________________ 4. Alugo esta loja desde o ano passado. (a) _________________________________________ 5. Devo fazer a prova. (a) _________________________________________ VI Complete as frases com os pronomes oblquos, conforme o modelo. Nem tu falas comigo nem eu falo contigo. 1. Tu te lembras de mim e eu me lembro de _____________. 2. Ns brincamos com voc, porque voc brinca _____________. 3. Levantei-me s sete horas, ele levantou_____________ s seis.

O lugar aonde vais perigosssimo! (a + onde = aonde) 7. So utilizadas, tambm, como pronomes relativos as palavras: a. como (= pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais) Gosto da maneira como aqueles atores se portam. b. quando (= em que) Maldita a hora quando te conheci. Responda aos exerccios a seguir.

Exerccios
I Complete as frases, escolhendo o pronome adequado entre parnteses. 1. Quero falar ____________. (consigo, com voc) 2. ____________ mesmos no houve nada. (com ns, conosco) 3. Ele marcou uma reunio ____________. (com ns, conosco) 4. Ela trouxe ____________ todos os seus pertences. (consigo, comigo) 5. Ela saiu ___________ trs. (com ns, conosco).

VII Preencha as lacunas com os pronomes de tratamento adequados, observando as palavras entre parnteses. 1. __________________ visitaram a Amaznia em campanha pela preservao das florestas. (prncipes) 2. __________________ visitou todos os continentes. (Papa) 3. __________________ aceita ouvir minha confisso? (padre) 4. __________________ mandou me chamar? (Papa) 5. __________________ exigiu do Congresso a aprovao do projeto. (presidente)

II Preencha as lacunas com os pronomes pessoais adequados, na pessoa indicada entre parnteses. 1. Disse- ____________ que no queria nada para __________ mesma. (1a pessoa do singular/ 3a pessoa do singular) 2. Chamei- ________ muito, mas ele no _________ ouviu. (3a pessoa do singular/1a pessoa do singular)

III Observando a colocao dos pronomes, escreva nos parnteses a letra adequada. A. prclise B. nclise C. mesclise 1. ( ) Escrever-lhe-ei amanh cedo. 2. ( ) Trouxe-me o livro. 3. ( ) Nunca me revelaram a verdade. IV Reescreva as frases, usando os pronomes que se encontram entre parnteses na posio adequada. 1. No pea tudo de uma vez. (lhe) _________________________________________ 2. Diga toda a verdade. (me) _________________________________________ 3. Calaria, se fosse necessrio. (me) _________________________________________

VIII Complete as frases com um pronome possessivo. 1. ________________ tanto assim? 2. ________________ chamando. filhos te incomodam amigos esto nos

3. ________________ malas me foram roubadas na estao. 4. ________________ assim? botas o apertam tanto

IX C o m p l e t e a s l a c u n a s c o m o p r o n o m e demonstrativo adequado. Joo, __________ livro que est com voc bom? No, __________ livro no muito bom, __________ que li na semana passada bem melhor.

Curso 02
X Reescreva as frases, substituindo as expresses destacadas por pronomes indefinidos. 1. Nenhuma pessoa respondeu ao chamado. _________________________________________ 2. Uma pessoa vai chegar. _________________________________________ 3. No comprou coisa alguma. _________________________________________ XI C o m p l e t e a s f r a s e s c o m o s p r o n o m e s interrogativos adequados. 1. ____________ horas vocs esperaram? 2. ____________ so os teus amigos? 3. ____________ lhe deu o presente? 4. ____________ medidas sero tomadas pela direo?

34
XV Nas frases a seguir, sublinhe os pronomes e classifique-os. 1. Meu carro cinza. _________________________________________ 2. Eu no gosto de chocolate. _________________________________________ 3. Chamou por mim durante muito tempo. _________________________________________ 4. Nossos pais ainda no chegaram. _________________________________________ 5. Aqueles meninos esto correndo perigo. _________________________________________ 6. A casa que vou vender essa. _________________________________________ 7. Ningum apareceu na reunio. _________________________________________ 8. Alguns alunos fizeram o dever de casa. _________________________________________ 9. O desconto que eles deram no preo das mercadorias foi considervel. _________________________________________ 10. Gosto do jeito como voc me trata. _________________________________________

XII Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes. 1. A clonagem de organismos adultos (...) permite reproduzir o que j se conhece, sem erro, como uma cpia xerox. (Exame) 2. A Constituio uma arma na mo de todos os cidados, que devem saber us-la para encaminhar e conquistar propostas mais igualitrias. (Maria de L. M. Covre) 3. Boitat Gnio protetor dos campos. Aparece sob a forma de enorme serpente de fogo, que mata quem destri as florestas. (Almanaque Abril) 4. So peas cujo valor bsico terem sido produzidas pelas mos de Michelangelo. (Jornal da Tarde)

Chave de correo
I 1. com voc; 2. Com ns (A palavra mesmos exige a forma com ns.); 3. conosco (A forma normal do pronome conosco.); 4. consigo (O pronome reflexivo refere-se ao prprio ser do qual se declara algo.); 5. com ns (Diante de numeral, usa-se a forma com ns.). II 1. me/si; 2. o/me. III 1. ( C ); 2. ( B ); 3. ( A ). IV 1. No lhe pea tudo de uma vez. 2. Diga-me toda a verdade. 3. Calar-me-ia, se fosse necessrio. V 1. Lavaram-no. 2. Comprei-o. 3. Eu as vi no porto. 4. Alugo-a desde o ano passado. 5. Devo faz-la. VI 1. ti; 2. conosco; 3. se. VII 1. Suas Altezas; 2. Sua Santidade; 3. Vossa Reverendssima; 4. Vossa Santidade; 5. Sua Excelncia.

XIII Preencha cada retngulo com o pronome relativo adequado. 1. Na hora pensei que fosse algum amigo da famlia, ou at parente: um velho primo ou tio eu no conhecesse. (Fernando Sabino) 2. Saiu como no quer nada. 3. Aires olhava para o cocheiro palavra saa deliciosa de novidade. (Machado de Assis) 4. Tinha a cabea cingida por uma fita de couro, se prendiam ao lado esquerdo duas plumas matizadas... (Jos de Alencar)

XIV Junte as duas oraes, usando o pronome relativo adequado. 1. A casa azul. Eu nasci nessa casa. 2. A caneta de ouro. Ns compramos a caneta. 3. O menino est doente. O pai do menino escritor. 4. O aluno estudou. O aluno far a prova com facilidade.

VIII 1. Teus (meus, nossos); 2. Nossos (meus, teus, seus); 3. Minhas (tuas, suas, nossas); 4. Suas (minhas). IX esse, este, aquele. X Voc deve ter reescrito as frases, substituindo os termos destacados pelos seguintes: 1. Ningum; 2. Algum; 3. nada. XI 1. Quantas; 2. Quem ou quais; 3. Quem; 4. Que ou quais. XII 1. 2. 3. 4. ... o que ... ... os cidados, que ... ... fogo que ... ... cujo valor ...

Curso 02
XIII 1. 2. 3. 4. que quem cuja qual

35 modo bem, mal, assim, depressa, devagar e a maior parte dos advrbios que terminam em mente (calmamente, suavemente, tristemente) Ele chorava tristemente. afirmao sim, deveras, realmente, efetiva mente Realmente desceu na cidade errada. negao no, absolutamente, tampouco No mudou nada. dvida talvez, qui, decerto, porventura, pro va vel mente, possivelmente Talvez volte a Riachinho. intensidade muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, to, tanto, assaz, Andou bastante. Estava muito triste. Tenha cuidado para no confundir o advrbio muito com o pronome indefinido. O homem andou muito.
verbo advrbio

XIV

1. A casa onde nasci azul. 2. A caneta que ns compramos de ouro. 3. O menino cujo pai escritor est doente. 4. O aluno que estudou far a prova com facilidade.

XV 1. Meu pronome possessivo 1a pessoa do singular 2. Eu pronome pessoal do caso reto 1a pessoa do singular 3. mim pronome pessoal do caso oblquo tnico 1a pessoa do singular; muito pronome indefinido 4. Nossos pronome possessivo 1a pessoa do plural 5. Aqueles pronome demonstrativo 6. essa pronome demonstrativo 7. Ningum pronome indefinido 8. Alguns pronome indefinido 9. que pronome relativo 10. como pronome relativo

UNIDADE 8 Advrbio
Objetivo: Identificar, classificar e empregar os advrbios. Observe as palavras destacadas nas frases. Ele viajou ontem. O cinema ainda existe... Sua casa est l, intacta. No podia , infelizmente , demorar-se em Riachinho. Veja que as palavras destacadas esto acompanhando os verbos e indicando as circunstncias em que ocorrem as aes verbais. Na frase Ele viajou ontem, a palavra viajou expressa uma ao. , portanto, um verbo. Esse verbo est acompanhado da palavra ontem, que indica quando ocorreu a ao. As palavras que acompanham os verbos, indicando as circunstncias em que ocorrem as aes, so os advrbios. De acordo com a circunstncia que expressa, o advrbio pode ser de: tempo ontem, hoje, amanh, logo, antes, depois, agora, j, sempre, nunca, jamais, cedo, tarde, ainda, antigamente, novamente, brevemente, raramente, imediatamente O cinema ainda existe. lugar onde, aqui, ali, a, l, atrs, perto, longe, acima, abaixo, adiante, dentro, fora, alm, aqum, defronte Sua casa est l.

O homem andou muitos quilmetros.


pronome indefinido substantivo

Enquanto o advrbio se refere a um verbo, a um adjetivo ou a outro advrbio e no varia, isto , no sofre flexo de gnero e nmero, o pronome indefinido relaciona-se a um substantivo e sofre flexo de gnero e nmero. Observe as frases: Estavam bastante ocupados. Eles ficaram bastante satisfeitos. Nessas frases, temos o advrbio de intensidade bastante, que invarivel e tem o mesmo sentido de muito. Agora veja: Havia provas bastantes da corrupo. Somos bastantes para fazer o trabalho. Aqui bastante adjetivo e, por isso, varivel. Equivale a suficiente, que basta. Vimos que os advrbios acompanham os verbos, indicando a circunstncia em que ocorre a ao. Alm disso, h advrbios, principalmente os de intensidade, que podem, tambm, modificar adjetivos e outros advrbios.

Curso 02

36
adjetivo

Veja as frases: Estava muito triste.


advrbio de intensidade

s pressas. (modo) por aqui. (lugar) tarde. (tempo)

O homem saiu

Escreveu muito bem.


advrbio de intensidade advrbio de modo

H, tambm, locues adverbiais que correspondem a advrbios. Locues adverbiais A tia levantou de repente. Com certeza ele voltar. Samos s pressas. Advrbios A tia levantou repentinamente. Certamente ele voltar. Samos apressadamente. Veja, agora, a relao de algumas locues adverbiais.
s vezes esquerda ao lado a cavalo ao vivo de repente por fora por trs o mais das vezes com certeza lado a lado s claras direita ao fundo a p a esmo de sbito por dentro por ali no mais das vezes sem dvida passo a passo s cegas a distncia ao longo s pressas toa de vez em quando por perto por ora as mais das vezes de propsito

Quando empregados em frases interrogativas, os advrbios recebem o nome de advrbios interrogativos. So advrbios interrogativos: quando (de tempo), como (de modo), onde (de lugar), por que (de causa). Podem aparecer tanto nas frases interrogativas diretas quanto nas indiretas. Interrogativas diretas Quando viajaremos? Como resolveu o problema? Onde voc estuda? Por que voltaste? Interrogativas indiretas No sei quando viajaremos. Gostaria de saber como resolveu o problema. Diga onde voc estuda. Quis saber por que voltaste. Locuo adverbial Frequentemente o advrbio representado por um conjunto de palavras com valor de advrbio. Veja a frase do texto: Vai a p, guiando-se por suas lembranas.
locuo adverbial

O advrbio invarivel em gnero e nmero, mas se flexiona em grau. Assim como o adjetivo, o advrbio admite dois graus: comparativo e superlativo. Grau comparativo de igualdade O homem chegou to rapidamente quanto o amigo. de superioridade O homem chegou mais rapidamente que o amigo. de inferioridade O homem chegou menos rapidamente que o amigo.

A expresso a p indica o modo como o homem vai. Tem o valor de um advrbio de modo, mas, como composta por duas palavras, recebe o nome de locuo adverbial. As locues adverbiais classificam-se, como os advrbios, de acordo com a circunstncia que exprimem.

Curso 02

37
3. A praa no era a mesma. _________________________________________ 4. Provavelmente a tia no o reconheceria. _________________________________________ 5. Chegou hoje. _________________________________________ 6. Realmente a cidade havia mudado. _________________________________________ II Observe o advrbio destacado em cada frase e diga se ele se refere a verbo, a adjetivo ou a outro advrbio. 1. Essa rua bem perto daqui. _________________________________________ 2. Ouviu atentamente as explicaes do vendedor de bilhetes. _________________________________________ 3. O sol estava muito quente, por isso saiu logo da rua. _________________________________________ 4. Morava perto da farmcia, mas bem longe da igreja. _________________________________________ 5. A cidade estava muito calma. _________________________________________ III Identifique as locues adverbiais e relacione-as sua classificao, escrevendo nos parnteses a letra adequada. A. modo B. dvida C. lugar D. tempo 1. ( ) Nunca tinha andado por ali. 2. ( ) noite choveu intensamente. 3. ( ) Por certo ele voltar. 4. ( ) Quando descobriu a verdade, saiu s pressas. IV Forme frases com estas locues adverbiais: 1. s vezes _________________________________________ 2. ao lado _________________________________________ 3. s pressas _________________________________________ 4. sem dvida _________________________________________

Grau superlativo absoluto sinttico Chegou ao parque rapidissimamente. absoluto analtico Chegou ao parque muito rapidamente. Os advrbios bem e mal admitem, tambm, o grau comparativo de superioridade sinttico. mais bem = melhor Ela est melhor do que voc. mais mal = pior Ela est pior do que voc. Na linguagem familiar, comum o advrbio receber sufixo diminutivo. Nesses casos, o sufixo no possui propriamente valor diminutivo, mas, sim, valor superlativo. Maria chegou cedinho. (muito cedo) Ela se aproximou devargarzinho para no ser notada. (bem devagar) Quero voc bem pertinho de mim. (bem perto) Quando usarmos em sequncia mais de um advrbio terminado em mente, o sufixo dever permanecer apenas no ltimo. Ele est abalado fsica e moralmente. Os Estados Unidos so fortes econmica e militarmente. No devemos confundir mau e mal. Lembre-se de que mau (adjetivo) se ope a bom (adjetivo), e mal (advrbio), a bem (advrbio). A casa estava mal fechada e em mau estado de conservao. A casa estava bem fechada e em bom estado de conservao. A ideia superlativa adverbial tambm dada pela repetio da forma adverbial. Volto j, j. Chegaremos logo, logo. Responda aos exerccios.

Exerccios
I Destaque e classifique os advrbios nas frases a seguir. 1. Na confeitaria, comeu calmamente um doce. _________________________________________ 2. A casa ficava perto da farmcia. _________________________________________

5. de repente _________________________________________ V Crie perguntas iniciadas por advrbios interrogativos para as afirmaes. Siga o modelo. Sua irm mora no Rio. Onde mora sua irm? 1. Sua av nasceu na Bahia. _________________________________________

Curso 02
2. Meu amigo chegou ontem. _________________________________________ 3. O caderno custa quatro reais. _________________________________________ 4. Meu tio volta daqui a um ms. _________________________________________ 5. O velho anda devagar. _________________________________________ VI Reescreva a seguinte frase, colocando o advrbio no grau indicado. O jogador apareceu mais tarde que o treinador. 1. Comparativo de igualdade _________________________________________ 2. Superlativo absoluto sinttico _________________________________________ 3. Superlativo absoluto analtico _________________________________________ VII Nas frases a seguir, empregue corretamente mau (adjetivo) ou mal (advrbio). 1. ____________ nos conhecamos. 2. Ele no um ____________ menino. 3. Esta lata de lixo est exalando _____________ cheiro. 4. Cristina uma moa ____________-humorada. 5. A carta estava ___________ escrita, em ___________ portugus.
VI 1. O jogador apareceu to tarde quanto o treinador. 2. O jogador apareceu tardssimo. 3. O jogador apareceu muito tarde.

38

VII 1. Mal; 2. mau; 3. mau; 4. mal; 5. mal/mau. (Em caso de dvida, substitua mal por bem e mau por bom. Onde couber bem escreva mal e onde couber bom use mau.)

UNIDADE 9 Preposio
Objetivo: Identificar, classificar e empregar as preposies. Observe a expresso: Universidade de Pisa O sentido do primeiro termo universidade completado pelo segundo Pisa. Para relacionar esses dois termos, foi empregada a palavra de. De uma preposio. Preposio a palavra invarivel que relaciona dois termos. Nessa relao, um termo completa ou explica o sentido do outro. Veja outros exemplos: Um grande asteroide deve bater contra a Terra... ...coliso que se acredita tenha contribudo para a extino... ...a rbita do asteroide 433 Eros, com dimetro de 22 quilmetros... As preposies classificam-se em essenciais e acidentais. Essenciais So palavras que sempre foram preposies e s funcionam como tal. So elas: a, ante, aps, at, com, contra, de, desde, em, entre, para (pra), perante, por, sem, sob, sobre, trs. Acidentais So palavras que, embora pertenam a outras classes gramaticais, podem exercer o papel de preposio. Exemplos: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, fora, mediante, menos, salvo, segundo, visto etc. Ele foi o segundo aluno a entrar. (segundo: numeral ordinal) Agiu segundo suas convices. ( segundo : preposio)

Chave de correo
I 1. calmamente advrbio de modo; 2. perto advrbio de lugar; 3. no advrbio de negao; 4. provavelmente advrbio de dvida; 5. hoje advrbio de tempo; 6. realmente advrbio de afirmao. II 1. Refere-se a outro advrbio (perto). 2. Refere-se a verbo (ouviu). 3. Refere-se a adjetivo (quente). 4. Refere-se a outro advrbio (longe). 5. Refere-se a adjetivo (calma). III 1. por ali ( C ); 2. noite ( D ); 4. s pressas ( A ). 3. por certo ( B );

IV Nesta questo, daremos apenas sugestes de frases. 1. s vezes chego muito adiantada. 2. Ele mora ao lado da minha casa. 3. Rafael saiu s pressas. 4. Sem dvida, voc muito feliz. 5. De repente, descobriu que a alegria fundamental. V 1. Onde nasceu sua av? 2. Quando chegou seu amigo? 3. Quanto custa o caderno? 4. Quando volta seu tio? 5. Como anda o velho?

Curso 02

39
O fenmeno El Nino, como conhecido o aquecimento (de + as) guas (de + o) Oceano Pacfico (em + o) litoral (de + o) Peru, ressurgiu e est provocando a diminio (de + as) chuvas (em + o) leste (de + a) Amaznia e (em + o) nordeste brasileiro. A nica aproximao de um perodo de seca prolongada estatstica: o El Nino repete-se em ciclos e a cada 15 ou 20 anos h uma grande estiagem. (Tribuna do Norte Natal-RN) IV Assinale a alternativa cuja contrao da preposio a foi utilizada corretamente. a. ( ) Refiro-me a coliso do asteride com Terra. b. ( ) Sua pesquisa semelhante a do cientista italiano. c. ( ) Refere-se quela artista. d. ( ) O assunto diz respeito a poltica brasileira.

Locuo prepositiva Ao grupo de duas ou mais palavras com valor de preposio d-se o nome de locuo prepositiva. Exemplos: abaixo de, acima de, a fim de, alm de, apesar de, em face de, longe de, de acordo com, por causa de, por trs de, a despeito de, devido a, em virtude de, em favor de, sob pena de etc. Os presidentes estavam reunidos, a fim de selar o acordo comercial entre os dois pases. Algumas preposies podem combinar-se com outras palavras, formando uma palavra nica: de, em, por, a. Veja alguns exemplos de + o = do em + ele = nele per + as = pelas a + o = ao A preposio a pode contrair-se com outras palavras. Veja alguns exemplos. a+a= a + aquele(s) = quele(s) Note que a contrao marcada com o acento grave(`).

Chave de correo
I preposies com, por, em, de, sem / combinaes: pelo (per + o) da (de + a), dos (de + os) pela (per + a), na (em + a), do (de + o) II Depois de III das, do, no, do, das, no, da, no IV (c)

UNIDADE 10 Conjuno
Objetivo: Identificar, classificar e empregar as conjunes. Observe: O casamento do computador com a linha telefnica transforma as residncias em extenso do escritrio e produz uma inovao no movimento matinal das cidades. A palavra destacada uma conjuno. Est ligando oraes. Conjuno a palavra invarivel que liga oraes ou palavras da mesma orao. Locuo conjuntiva o conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjuno. medida que terminavam, iam saindo. Ele seguir, ainda que seja impedido. Dependendo da relao que estabelecem entre as oraes ou termos, as conjunes podem ser coordenativas ou subordinativas.

Exerccios
I Identifique as preposies e as combinaes de preposies. Com suas ruas tomadas por turistas dos mais diversos lugares, a vspera do Dia de So Joo em Caruaru foi marcada ontem noite pelo espetculo da queima de mais de 30 mil fogueiras em toda a cidade. Sem a mesma altura dos anos anteriores, a fogueira gigante, que pela primeira vez foi montada na Praa da Criana, foi acesa noite, depois de ter sido confeccionada com 10 mil blocos de briquete. Este ano, ela ficou com sete metros de altura, bem menos que os 8,5 metros do ano passado. (Jornal do Comrcio Recife) II Retire do texto da questo anterior a nica locuo prepositiva existente. ____________________________________________ III Faa as combinaes.

Curso 02 Coordenativas

40 exprimem conformidade: conforme, segundo, como etc. Nem tudo conforme dizem por a. Concessivas: introduzem oraes que exprimem concesso: embora, sem bem que, ainda que, mesmo que etc. Clia vestia-se com glamour, embora fosse pobre. Temporais: introduzem oraes que exprimem tempo: quando, enquanto, logo que, desde que etc. V quando voc quiser. Finais : introduzem oraes que exprimem finalidade: a fim de que, para que, que etc. Fiz o convite, para que ele fosse a minha festa. Proporcionais: introduzem oraes que exprimem proporo: proporo que, medida que, quanto mais etc. Os pacientes entravam medida que eram chamados. Integrantes: introduzem oraes subordinadas substantivas: que (no uso de certeza), se (quando h incerteza, dvida) Sabemos que a vida passa depresssa.

So as conjunes que ligam oraes independentes; subdividem-se em: Aditivas: exprimem relao de adio: e, nem, mas tambm, mas ainda etc. O agricultor colheu trigo e o vendeu. Adversativas: exprimem relao de oposio: mas, porm, todavia, contudo, entretanto etc. Querem ter dinheiro, mas no trabalham. Alternativas: exprimem relao de alternncia: ou, ou...ou, ora...ora, quer...quer etc. Ou voc estuda ou arruma um emprego. Conclusivas: exprimem relao de concluso: logo, portanto, pois (aps o verbo) etc. Voc o pai da criana, logo deve responsabilizarse por ela. Explicativas: exprimem relao de explicao: pois (antes do verbo), porque, que etc. No fume, porque faz mal sade.
Subordinativas

So as conjunes que introduzem oraes sintaticamente dependentes. Existem dez tipos dessas conjunes. Causais: introduzem oraes que exprimem causa: porque, visto que, j que, como etc. Ele se resfriou, porque estava na chuva. Comparativas: introduzem oraes que exprimem comparao: que (precedido de mais ou de menos), como etc. Marta gritava como uma louca. Condicionais: introduzem oraes que exprimem condio ou hiptese: se, caso, contanto que, desde que etc. Eu s irei festa, se voc me levar. Consecutivas: introduzem oraes que exprimem consequncia: que (precedido de to, tal, tanto), de modo que, de maneira que etc. Eva estava to nervosa, que no conseguia falar. Conformativas : introduzem oraes que

Exerccios
I Identifique as conjunes ou locues coordenativas nas frases que seguem e classifique-as. 1. Cliente critica tarifa e quer bancos abertos por mais tempo. _________________________________________ 2. Bomba de efeito moral assusta, mas no fere. _________________________________________ 3. um ser humano, por isso merece todo nosso respeito. _________________________________________ 4. Ela saltou no meio da roda (...), balanando a cabea, ora para a esquerda, ora para a direita. (Alusio Azevedo) _________________________________________ 5. O sofrimento da regio Nordeste no simplesmente um ato de Deus, mas tambm de sucessivos governos. _________________________________________

Curso 02
II Classifique as conjunes subordinativas destacadas nas fases abaixo. 1. Quanto mais eu rezo, mais assombrao me aparece. (Ditado popular) _________________________________________ 2. Gostava tanto de dana, que chegava casa da pagodeira logo boca da noite. (Jair Vitria) _________________________________________ 3. Embora estivesse ferido, continuava lutando. _________________________________________ 4. Nada dizia, para que no a julgassem mal. _________________________________________ 5. Os convites para entrevista escasseiam, medida que a idade do executivo avana. (Exame) _________________________________________ 6. Ainda que estejam no mesmo barco, no atuam de comum acordo. _________________________________________ 7. D o fora depressa, antes que eu chame meu marido. (Carlos Drummond de Andrade) _________________________________________ 8. Esperamos que os professores entreguem as notas hoje. _________________________________________ 9. Perguntaram se voc viria. _________________________________________ 10. Se for ao teatro, avise-me. _________________________________________ 11. Ningum sabia ao certo se a Machona era viva ou desquitada. (Alusio Azevedo) _________________________________________ 12. De repente, o mdico diz que est com sede. _________________________________________ 13. Se eu soubesse que teria tanto trabalho, no teria assumido esse compromisso. _________________________________________ III Classifique as conjunes subordinativas e coordenativas em destaque nas frases que seguem. 1. A pesquisa confirma que os jovens de hoje so bem menos revolucionrios e sonhadores que os da dcada de 1960 e 1970. (Veja) _________________________________________ 2. Os jovens brasileiros so felizes, porque esto descobrindo o mundo, mas tm dvidas enormes a respeito do prprio futuro. (Veja) _________________________________________ 3. Como dois e dois so quatro, sei que a vida vale a pena, Embora o po seja caro, e a liberdade pequena. (Ferreira Gullar) _____________, ____________, ____________

41
4. Certa vez, divagando sobre ilhas, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade reparou que o progresso nos d tanta coisa que no sobra nada, nem para pedir, nem para desejar, nem para jogar fora. (Jornal da Tarde) _________________________________________ _________________________________________

Chave de correo
I 1. 2. 3. 4. 5. e aditiva mas adversativa por isso conclusiva ora...ora alternativa mas tambm aditiva proporcional consecutiva concessiva final proporcional concessiva temporal integrante integrante condicional integrante integrante condicional, integrante subordinativa integrante, subordinativa comparativa subordinativa causal, coordenativa adversativa subordinativa comparativa, subordinativa integrante, subordinativa concessiva subordinativa integrante, subordinativa consecutiva, coordenativas aditivas

II 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. III 1. 2. 3. 4.

UNIDADE 11 Interjeio
Objetivo: Empregar corretamente as interjeies. Observe o dilogo: Lili teve conhecimento dos antpodas na escola. Logo que chegou em casa, comeou a deitar sabena pra cima da cozinheira. Falou, falou, e, como visse que Sia Hortnsia no estava manjando nada, ergueu no ar o dedinho explicativo: Imagine s que, quando aqui meio-dia, l na China meia-noite! Credo! Eu que no morava numa terra assim... Mas por qu, Sia Hortncia? Uma terra onde o dia de noite... Cruzes!
(QUINTANA, Mrio. Lili inventa o mundo. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. p.32.)

Curso 02

42 O significado de cada interjeio depende sempre do contexto em que ela aparece e da entonao com que pronunciada. Por exemplo: Psiu! (breve) chamamento Psiu! (prolongado) pedido de silncio Veja, agora, alguns exemplos de estados emotivos e apelos expressos pelas interjeies e locues interjetivas: Advertncia : alerta!, cuidado!, calma!, sentido!, ateno!, devagar!, olha l! Animao: coragem!, avante!, eia!, vamos!, fora!, firme! Alegria: ah!, oh!, viva!, oba!, aleluia!, eh! Alvio: ufa!, arre!, uf!, ah! Aprovao, aplauso: bis!, bravo!, viva!, boa! Apelo, chamamento: al!, ol!, psiu!, socorro!, ei!, eh!, valha-me Deus!, e (usados sem ponto de exclamao) Concordncia: claro!, sim!, pois no!, h-h!, t! Desaprovao : credo!, fora!, basta!, francamente!, xi!, puxa! Desejo: oh!, oxal!, tomara!, pudera! Dor, lstima: ai!, ui!, ai de mim!, que pena!, ah!, oh! Dvida, incredulidade: qual!, qual o qu!, pois sim!, hum!, epa! ora! Impacincia, contrariedade: hum!, hem!, raios!, diabo!, puxa!, p! Medo, terror: ui!, uh!, credo!, cruzes! Saudao: salve!, adeus!, viva!, oi!, ol!, al! Silncio: psiu!, silncio! Surpresa, espanto, admirao: ah!, oh!, xi!, u!, uai!, puxa!, cus!, caramba!, qu!, opa!, vixe!, cruz!, p!, putz!

Na situao apresentada no texto, Sia Hortncia fica espantada com a informao dada por Lili. Ela poderia expressar esse espanto por meio de uma nica frase logicamente organizada, como esta: Que coisa mais absurda! (Eu que no morava numa terra assim...) (Uma terra onde o dia de noite) Deus me livre! No entanto, a reao emotiva levou-a a expressar-se por meio de palavras, que valem por uma frase. Ela usou as interjeies: Credo! Cruzes! Interjeio a palavra que expressa estados emotivos. Como tem sentido completo, trata-se de uma palavra-frase. As interjeies cumprem, basicamente, duas funes: a. sintetizar uma frase exclamativa, exprimindo alegria, tristeza, dor, animao etc.: Oh! Onde estou? Onde esto meus quadradinhos? (Ziraldo) b. sintetizar uma frase apelativa: Cuidado , Sr. Augusto! (Joaquim Manuel de Macedo) As interjeies aparecem, quase sempre, seguidas de um ponto de exclamao, que pode estar imediatamente depois delas ou no fim da frase: Ah! Menina...Que que voc fez? Quebrou-se o encanto. (Rubem Alves) Oh... grande alegria! exclamou, pulando de contente. (Werner Zotz) As interjeies podem ser formadas por: a. simples sons voclicos: oh!, ah!, , b. palavras: arre!, ol! oba!, claro! c. grupos de palavras (locues interjetivas): ora bolas!, pois no!, meu Deus!, raios te partam!, alto l! Classificao As interjeies so classificadas de acordo com o sentimento ou o apelo que expressam.

Curso 02

43 narrao. Na descrio, apenas descrevemos as pessoas, os lugares, os objetos. Veja um trecho descritivo: Fora a careca, os bigodes brancos, as rugas e o corpo encurvado pela idade, no mudou nada. Na narrao , h um enredo, uma trama, uma histria envolvendo personagens, acontecimentos, tempo e espao (lugar). Veja um trecho narrativo: Ela lhe serviu licor. Perguntou por parentes que ele no conhecia. Ele perguntou por parentes que ela no lembrava. Como, para narrar, geralmente, descrevemos antes os personagens e os lugares, a narrao um texto complementado pela descrio dos seres, dos objetos e dos lugares que fazem parte da histria. Na narrao, contamos com cinco elementos bsicos: narrador aquele que conta a histria. personagens seres que vivem a histria, que agem na narrativa. ao o enredo da histria, os acontecimentos, o conflito. tempo quando as aes ocorrem. espao lugar onde a histria acontece. Vamos, agora, analisar o texto A volta, em funo desses cinco elementos. O narrador pode contar a histria em 1a ou 3a pessoa. Quando ele narra em 1a pessoa, ele um participante da histria, ele diz, por exemplo: Quando eu cheguei cidade, reconheci todas as pessoas. No texto A volta, o narrador narra em 3a pessoa, ele no participa da histria, apenas conta: Da janela do trem, o homem avista a velha cidadezinha que o viu nascer. Seus olhos se enchem de lgrimas. Os personagens podem ser descritos detalhadamente pelo narrador, com suas caractersticas fsicas e psicolgicas, ou ser apresentados indiretamente, por meio do seu comportamento, das suas falas ou aes. Geralmente, as histrias contm um conflito de interesses entre os personagens. Temos, ento, o protagonista e o antagonista. Nas histrias

Exerccios
1. Classifique as interjeies e as locues interjetivas: a. Oh, no! Da histria em quadrinhos, eu conheo todos os sustos, todos os sons! (Ziraldo) ____________________________________________ b. Voc viu Puck subir? Vi, u. (Carlos Drummond de Andrade) ____________________________________________ c. Al! Pode falar agora, que estou ouvindo perfeitamente. Voc est precisando de alguma coisa? _Estou: que voc me telefone amanh de manh. (Fernando Sabino) ____________________________________________ d. Ei, moo! Tem um trocado? (Angeli) ____________________________________________ e. E voc gosta que seja assim? Claro, eu que imponho esse respeito com o meu comportamento. (Caros Amigos) ____________________________________________ f. _Psiu... no acorde o menino. (Carlos Drummond de Andrade) ____________________________________________ g. Fora! Fu! Fora! o bom burgus! (Carlos Drummond de Andrade) ____________________________________________ h. Ih, como difcil resolver este problema de Matemtica. ____________________________________________ Oxal Deus queira Oxal, tomara Haja uma maneira Deste meu Brasil melhorar (Gilberto Gil) ____________________________________________

i.

Chave de correo
1. a. b. c. d. e. f. g. h. i. admirao, espanto espanto, admirao saudao apelo, chamamento concordncia silncio desaprovao aborrecimento desejo

UNIDADE 12 Redao: Narrao


Objetivo: Elaborar uma narrao. Na unidade 5, voc leu o texto A volta, de Lus Fernando Verssimo, e, certamente, notou que, nesse texto, o narrador nos conta uma histria. exatamente isso que diferencia a descrio da

Curso 02

44 Quanto descrio do espao, vale ressaltar o que fica implcito no texto: a semelhana entre as cidadezinhas do interior. Agora a sua vez de contar uma histria.

de aventuras, por exemplo, o mocinho o protagonista e o bandido, o antagonista. Os outros personagens so secundrios ou auxiliares. No texto em questo, o personagem principal o homem que volta cidadezinha no descrito pelo narrador, nem fsica, nem psicologicamente. Ele apresentado pelas suas falas e aes. No h, tambm, qualquer antagonismo entre ele e os demais personagens. A tia personagem secundrio, ela participa com ele da iluso de que so parentes. Os demais personagens so auxiliares. O enredo (a ao) do texto A volta simples e engraado: um homem desce do trem, por engano, em uma cidadezinha que pensa ser a de sua infncia. A partir da, comea a confundir tudo, chegando a ponto de entrar em uma casa e passar a tarde inteira conversando com uma senhora, como se ela fosse sua tia. Esse o ponto alto da histria, o clmax da ao. O desfecho d-se quando ele descobre que no est em Riachinho e sai meio tonto pelas ruas, que no reconhece mais. Quando ocorrem os fatos? Nas narrativas, existe sempre a noo de tempo. As aes so ordenadas por uma noo temporal. Ocorrem umas depois das outras ou simultaneamente (ao mesmo tempo). Quando as aes so simultneas, o narrador, ao introduzi-las, pode dizer: enquanto isso... s vezes, tambm o narrador volta ao passado e narra acontecimentos anteriores, que so importantes para a compreenso do que est acontecendo no momento da ao da narrativa. No texto em questo, a ao se passa em grande parte de um s dia. E o decorrer do tempo tem uma importncia singular, pois foi justamente por ter se ausentado durante muito tempo que o homem confundiu a cidade, as pessoas, a casa e a tia. O espao lugar onde ocorrem os fatos geralmente bastante explorado nas narrativas. Muitos narradores descrevem detalhadamente as paisagens, as cidades, as casas. No texto A volta, o espao , tambm, muito importante, pois toda a graa da histria decorre do fato de o personagem ter descido em Coronel Assis e no em Riachinho.

Exerccio
Faa uma narrao, escolhendo um dos temas a seguir. O reencontro de dois amigos Um engano com resultado desastroso Antes de comear, no se esquea de que narrar inventar, criar uma histria. a narrativa tem cinco elementos bsicos: narrador, personagens, ao, tempo e espao. Voc deve escolher se vai participar da histria como narrador-personagem (narrativa em 1a pessoa) ou se vai ficar fora da histria (narrativa em 3a pessoa). a redao tem uma estrutura: introduo, desenvolvimento e concluso ou desfecho. Na introduo, voc apresenta o que vai ser narrado, introduz personagens e pode aproveitar para localizar a histria no tempo e no espao. O desenvolvimento o prprio desenrolar da ao, as peripcias, os incidentes. O desfecho o resultado da ao, o fim da histria. Faa agora sua redao. ________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________

Curso 02

45
Voc ainda daquele troo? Troo? Sei l como se chamava. Cristos Castrados contra qualquer coisa. Cruzada Crist contra o Comunismo. No. Ainda existe? No sei. Voc? O qu? Ainda comunista? R! Era uma resposta. O outro perguntou: Ainda existe? Comunista? Parece que uns dois ou trs. Mas a polcia russa j tem o endereo deles. Voc chegou a ser militante? Olha a marca aqui. Cassetete. No fui eu? Voc no me acertou com aquele estandarte ridculo. Cruzada Crist... S voc mesmo. E voc, com toda aquela conversa de fantico? Marx, Trotski, Gorki. Gorki? Que Gorki? Sei l. Aquela ladainha. No, ladainha com voc. Fantico voc. Fantico religioso. Era. Voc deixou a Igreja? H muito tempo. Fui me desencantando. Ficando cheio de dvidas. Acabei perdendo a f. Parecido com o que aconteceu comigo. As poucas certezas que eu tinha desapareceram com essa histria toda l no Leste Europeu. E Rssia. No d para acreditar em mais nada... Melhor assim. Somos pessoas maduras. Racionais. Recuperar a razo uma das compensaes da idade. Quais so as outras? Ainda no descobri. Quando viram estavam brindando a amizade recuperada e trocando informaes sobre as famlias e descobrindo que seu encontro naquele boteco no fora um acaso completo. Estavam os dois fazendo hora para assistir palestra de Rangar Krisnamon na sua primeira visita ao Brasil. Os dois eram discpulos de Rangar Krisnamon! Ambos tinham lido O olho interior e Minhas vidas, ambos tinham o Amuleto Regenerador. Tiraram do bolso o pequeno estojo com um fio de barba de Krisnamon e o fizeram rodar na ponta da correntinha sobre seus copos, entoando a Encantao Milenar: Oam, patapai. Oam, patapai. Depois, um olhou o relgio e sugeriu que era melhor se dirigirem para o auditrio, que j devia estar enchendo, pois ambos sonhavam em chegar perto de Krisnamon e, se possvel, tocar os seus ps. Pois diziam que quem tocasse os ps de Krisnamon se encheria da Verdade nica, seria como um cntaro da Verdade nica, e os dois saram do boteco abraados. O HOMEM TROCADO O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda est na sala de recuperao. H uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem. Tudo perfeito diz a enfermeira, sorrindo. Eu estava com medo desta operao... Por qu? No havia risco nenhum. Comigo, sempre h risco. Minha vida tem sido uma srie de enganos...

_________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ _________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ __________________________________________ _________________________________________

Chave de correo
Para corrigir sua redao, observe: a estrutura introduo, desenvolvimento, desfecho; os cinco elementos bsicos narrador, personagens, ao, tempo, espao. Veja se voc utilizou os conhecimentos adquiridos nesta unidade. A ttulo de ilustrao, leia os textos de Lus Fernando Verssimo, narraes que abordam os temas propostos para a sua redao. O REENCONTRO Na ltima vez que tinham se visto, um tentava bater com um estandarte na cabea do outro, que se defendia tentando acertar um soco no estmago do outro. Um gritava Comunista! e o outro gritava Fascista! Mas isso fora h anos. Agora estavam ali, anos mais velhos, no mesmo boteco. Tinham se cumprimentado discretamente. Constrangidos. Depois de alguns minutos de hesitao, um convidara o outro para sentar na sua mesa. Que diabo, fazia tanto tempo. A briga fora na poca em que os dois eram estudantes. Amigos, mas com ideias diferentes. Tempos agitados. Um dia tinham se encontrado num choque de manifestaes opostas. Contra e a favor de alguma coisa. Os dois eram jovens e impulsivos. Tinham se xingado. Depois um partira para cima do outro com seu estandarte. Outros tempos. Outros hormnios. Nunca mais tinham se falado.

Curso 02
E conta que os enganos comearam com seu nascimento. Houve uma troca de bebs no berrio e ele foi criado at os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira me, pois o pai abandonara a mulher depois que esta no soubera explicar o nascimento de um beb chins. E o meu nome? Outro engano. Seu nome no Lrio? Era para ser Lauro. Se enganaram no cartrio e... Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que no fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas no conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome no apareceu na lista. H anos que a minha conta do telefone vem com cifras incrveis. No ms passado, tive que pagar mais de Cr$ 300 mil. O senhor no faz chamadas interurbanas? Eu no tenho telefone!

46

Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. No foram felizes. Por qu? Ela me enganava. Fora preso por engano. Vrias vezes. Recebia intimaes para pagar dvidas que no fazia. At tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o mdico dizer: O senhor est desenganado. Mas tambm fora um engano do mdico. No era to grave assim. Uma simples apendicite. E se voc diz que a operao foi bem... A enfermeira parou de sorrir. Apendicite? perguntou, hesitante. . A operao era para tirar o apndice. No era para trocar de sexo?

Referncias
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulrio ortogrfico da Lngua Portuguesa VOLP . 5.ed. So Paulo: Global, 2009. AMARAL, Emlia. et al. Portugus, Ensino Mdio. So Paulo: FTD, 2000. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1997. CARVALHO, Laix B. de. Gramtica: uso e interao. So Paulo: Saraiva, 2006. CEREJA, William Roberto. MAGALHES, Thereza Cockar. Texto e Interao: uma proposta de produo textual a partir de gneros e projetos. So Paulo: Atual, 2005. CUNHA, Celso. Nova gramtica do Portugus contemporneo. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. CUNHA, Celso. CINTRA, Luiz F. Lindley. Nova gramtica do Portugus contemporneo. 4.ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2007. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna: aprendendo a escrever, aprendendo a pensar. 14.ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 2000. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. HOUAISS, Antnio: VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. INFANTE, Ulisses. Curso de gramtica aplicada aos textos. So Paulo: Scipione, 2005. MAIA, Joo Domingues. Portugus. So Paulo: tica, 2000. _____. Lngua e literatura. So Paulo: tica, 2000. MASSAUD, Moiss. A anlise literria. 15.ed. So Paulo: Cultrix, 2006. PAIVA, Marcelo. Novo acordo ortogrfico da Lngua Portuguesa. Braslia: Maxime, 2008. PROENA FILHO, Domcio. Estilos de poca na literatura. Rio de Janeiro: Liceu, 1996. SARAIVA, Juracy Assmann; MGGE, Ernani. Literatura na escola proposta para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

You might also like