You are on page 1of 24

Dicas sobre Atestado Mdico

Juntos temos muita vida pela frente.

Dicas sobre Atestado Mdico

Agradecimento
A Central Nacional Unimed, como a operadora nacional dos planos de sade empresariais Unimed, sabe muito bem como cuidar da sade do trabalhador. Afinal, os bens mais valiosos de uma empresa so seus profissionais. E garantir a segurana e a sade no trabalho essencial para propiciar um ambiente produtivo. Para auxiliar as Unimeds em assuntos como Absentesmo e Atestados Mdicos, a Central Nacional Unimed organizou este documento, baseado no trabalho realizado pela Unimed Jundia. Este material traz, de forma prtica e didtica, orientaes, legislao e esclarecimentos sobre os temas. Uma ferramenta de grande utilidade para as cooperativas. Agradecimentos especiais Unimed Jundia.

Central Nacional Unimed

Dicas sobre Atestado Mdico

Sumrio

Glossrio Absentesmo Legislao Cdigo de tica Mdica Comentrios Internet Atestado Mdico Bibliografia

05 07 08 10 12 16 22

Dicas sobre Atestado Mdico

Glossrio
1. Absentesmo: desgna ausncia dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, por conta de algum motivo interveniente. O absentesmo ou ausentismo a freqncia ou a durao de tempo de trabalho perdido quando os empregados no vo trabalhar. O absentesmo constitui a soma dos perodos em que os funcionrios se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou por algum motivo de atraso. 2. Atestado: documento que certifica alguma coisa; declarao escrita e assinada por quem a faz, para servir de documento a outrem, para firmar ou certificar a existncia ou verdade de um fato, estado ou qualidade, pelo conhecimento pessoal ou por causa do cargo ou oficio que exerce. 3. CID-10: Classificao Internacional de Doenas, desenvolvida em 1.992, fornece cdigos relativos ao registro das patologias, sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstncias scias e causas externas para ferimentos ou doenas. A cada estado de sade atribuda uma categoria nica, a qual corresponde a um cdigo, que contm at seis caracteres. A CID-10 publicada pela Organizao Mundial de Sade (OMS) e usada globalmente para estatsticas de morbilidade e de mortalidade, sistemas de reembolso e de decises automticas de suporte em medicina. 4. HD: Hiptese de Diagnstico

05

Dicas sobre Atestado Mdico

6. Acordo Coletivo: um ato jurdico celebrado entre uma entidade sindical laboral e uma empresa, no qual so estabelecidas regras na relao trabalhista existente entre ambas as partes. Diferente da Conveno Coletiva de Trabalho, o Acordo Coletivo restrito apenas a uma empresa e seus empregados. 7. Mdico do Trabalho: a especialidade mdica que lida com as relaes entre a sade dos trabalhadores e seu trabalho, visando no somente a preveno das doenas e dos acidentes do trabalho, mas a promoo da sade e da qualidade de vida, por meio de aes articuladas capazes de assegurar a sade individual, nas dimenses fsica e mental, e de propiciar uma saudvel interrelao das pessoas e destas com seu ambiente social, particularmente no trabalho.

06

Dicas sobre Atestado Mdico

Absentesmo
Necessidade ou prtica da sociedade atual?
O assunto polmico e d margem muita discusso. A capacitao, a motivao e a segurana proporcionada pelos postos de trabalho manuteno da sade do colaborador esto diretamente relacionados com a produtividade e desempenho de uma empresa. A falta de investimento, a adoo de postura preventiva, o engajamento e a motivao dentro do trabalho tm relao direta com o absentesmo nas empresas, contribuindo para o aumento de horas extras, desvio de funo e atrasos nos compromissos de produtividade. Para agravar a situao, a Organizao Panamericana estima que 70% das empresas no so ergonomicamente favorveis para a realizao das tarefas de trabalho. A seriedade do assunto tem exigido cada vez mais do trabalho mdico no que tange a capacitao, a reciclagem e o envolvimento nos aspectos trabalhistas, legais e ticos, uma vez que a somatizao de doenas, simulao de sintomas e at a fraude tem impacto financeiro para as empresas e para a Previdncia Social, em virtude do aumento na concesso de auxlio doena no Pas nos ltimos anos.

07

Dicas sobre Atestado Mdico

Legislao
CLT - Consolidao das Leis Trabalhistas
1. INTRODUO Lei n 605, de 05.01.1949, considera como motivos de faltas justificadas perante legislao trabalhista, dentre outros, a doena do empregado devidamente comprovada. O Decreto n 27.048, de 12.08.1949, tambm traz hipteses de faltas justificadas. E, dentre elas, a doena do empregado, devidamente comprovada, mediante atestado fornecido por mdico da empresa ou por ela designado e pago (art. 12). 2. ORDEM PREFERENCIAL DOS ATESTADOS A ordem preferencial de aceitao dos atestados estabelecida pelo citado Decreto n 27.048/49, e tambm pela Legislao da Previdncia Social, a seguinte: a) mdico da empresa ou de convnio; b) mdico do SUS; c) mdico do Sesi ou Sesc; d) mdico de repartio federal, estadual ou municipal, incumbida de assuntos de higiene e sade; e) mdico do sindicato a que pertena o empregado ou por profissional da escolha deste, quando inexistir, na localidade, mdico nas condies acima especificadas. 3. VALIDADE Os atestados mdicos fornecidos por mdicos do INSS, de Empresas, Instituies Pblicas, Paraestatais e Sindicatos, que tenham contrato e/ou

08

Dicas sobre Atestado Mdico

convnio com a Previdncia Social, no caso de afastamento por doena at 15 (quinze) dias, devem respeitar os seguintes requisitos de validade: a) conter tempo de dispensa concedida ao segurado, por extenso e numericamente determinado; b) conter diagnstico codificado, conforme Cdigo Internacional de Doena, sob a sigla CID, com a expressa anuncia do paciente; e c) conter assinatura do mdico ou odontlogo sobre carimbo do qual conste nome completo e registro no respectivo conselho profissional. A justificao de faltas pode tambm ser atestada por cirurgies dentistas, no setor de sua atividade profissional, conforme a Lei n 6.215/75. O afastamento por incapacidade ao trabalho, aps o 15 dia de competncia exclusiva do INSS.

09

Dicas sobre Atestado Mdico

Cdigo de tica Mdica


Resoluo do CFM N 1.246, de 8 de janeiro de 1988.
No seu Capitulo X, disciplina sobre o Atestado e Boletim Mdico, conforme descrito abaixo: RESOLUO CFM N 1.246, DE 8 DE JANEIRO DE 1988 Dirio Oficial da Unio; Poder Executivo, Braslia, DF, 26 jan. 1988. Seo 1, p. 1574-7. O CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, no uso das atribuies que lhe confere a Lei n 3.268, de 30 de setembro de 1957, regulamentada pelo Decreto n 44.045, de 19 de julho de 1958, e CONSIDERANDO as propostas formuladas ao longo dos anos de 1986 e 1987 pelos Conselhos Regionais de Medicina, pelos mdicos e por instituies cientficas e universitrias para a elaborao de um novo Cdigo de tica Mdica; CONSIDERANDO as decises da I Conferncia Nacional de tica Mdica que elaborou, com participao de Delegados Mdicos de todo o Brasil, um novo Cdigo de tica Mdica; CONSIDERANDO o decidido na sesso plenria de 08 de janeiro de 1.988. CAPTULO X - ATESTADO E BOLETIM MDICO vedado ao mdico: Art. 110 - Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique, ou que no corresponda a verdade. Art. 111 - Utilizar-se do ato de atestar como forma de angariar clientela. Art. 112 - Deixar de atestar atos executados no exerccio profissional, quando solicitado pelo paciente ou seu responsvel legal.

10

Dicas sobre Atestado Mdico

Pargrafo nico - O atestado mdico parte integrante do ato ou tratamento mdico, sendo o seu fornecimento direito inquestionvel do paciente, no importando em qualquer majorao dos honorrios. Art. 113 - Utilizar-se de formulrios de instituies pblicas para atestar fatos verificados em clnica privada. Art. 114 - Atestar bito quando no o tenha verificado pessoalmente, ou quando no tenha prestado assistncia ao paciente, salvo, no ltimo caso, se o fizer como plantonista, mdico substituto, ou em caso de necropsia e verificao mdico-legal. Art. 115 - Deixar de atestar bito de paciente ao qual vinha prestando assistncia, exceto quando houver indcios de morte violenta. Art. 116 - Expedir boletim mdico falso ou tendencioso. Art. 117 - Elaborar ou divulgar boletim mdico que revele o diagnstico, prognstico ou teraputica, sem a expressa autorizao do paciente ou de seu responsvel legal.

11

Dicas sobre Atestado Mdico

Comentrios Internet
Leis Trabalhistas:
O empregador obrigado a abonar as faltas que, por determinao legal, no podem ocasionar a perda da remunerao, desde que formalmente comprovadas por atestado mdico. A legislao determina alguns requisitos para que os atestados mdicos tenham validade perante a empresa. No entanto, no so raros os casos de empregados que se utilizam de atestados mdicos para se ausentarem do trabalho, mesmo sem apresentar nenhuma patologia que justifique essa ausncia. A legislao no prev a questo do abono de faltas no caso do empregado que se ausenta do trabalho para acompanhar seu dependente em uma consulta mdica ou internamento, independente de idade ou condio de sade. O atestado mdico, para abono de faltas ao trabalho, tem limitaes regulamentadas por lei. O Decreto 27.048/49, que aprova o regulamento da Lei 605/49, no artigo12, 1 e 2, dispe sobre as formas de abono de faltas mediante atestado mdico: Art. 12: 1: A doena ser comprovada mediante atestado passado por mdico da empresa ou por ela designado e pago. 2: No dispondo a empresa de mdico da instituio de previdncia a que esteja filiado o empregado, por mdico do Servio Social da Indstria ou do Servio Social do Comrcio, por mdico de repartio federal, estadual ou municipal, incumbido de assunto de higiene ou

12

Dicas sobre Atestado Mdico

inexistindo na localidade mdicos nas condies acima especificados, por mdico do sindicato a que pertena o empregado ou por profissional da escolha deste. Os atestados mdicos de particulares, conforme manifestao do Conselho Federal de Medicina, no devem ser recusados, exceto se for reconhecido favorecimento ou falsidade na emisso, assim estabelecendo: "O atestado mdico, portanto, no deve "a priori" ter sua validade recusada porquanto estaro sempre presentes no procedimento do mdico que o forneceu a presuno de lisura e percia tcnica, exceto se for reconhecido favorecimento ou falsidade na sua elaborao, quando ento, alm da recusa, acertado requisitar a instaurao do competente inqurito policial e, tambm, a representao ao Conselho Regional de Medicina para instaurao do indispensvel procedimento administrativo disciplinar". Portanto, o atestado mdico para abono de faltas ao trabalho deve obedecer aos dispositivos legais, mas, quando emitido por mdico particular, a priori deve ser considerado pelo mdico da empresa ou junta mdica de servio pblico como verdadeiro, pela presuno de lisura e percia tcnica. Entretanto, a legislao trabalhista no disciplina quanto ao abono de faltas em virtude de atestado de acompanhamento mdico (aquele que fornecido me ou ao pai que acompanha o filho at o mdico), tampouco se manifesta quanto a obrigatoriedade das empresas em recepcion-lo. Embora no temos a manifestao da Legislao a respeito, preciso se atentar para os Acordos e Convenes Coletivas que tendem a garantir situaes mais benficas como complemento s dispostas em lei ou at pelos prprios procedimentos internos das empresas que podem estabelecer tal garantia.

13

Dicas sobre Atestado Mdico

Em um procedimento interno de uma empresa qualquer, encontramos uma dessas garantias a qual estabelecia que "Nos casos dos atestados de acompanhantes para filhos at 14 (quatorze) anos, a ausncia abonada, no limite de 01 dia/ms."

EMPRESAS - FACULDADE EM ABONAR


Se por um lado o empregador no deve esta obrigao, por outro h uma busca em manter a qualidade de vida e condies saudveis de trabalho para seu empregado, condies que podem ser ameaadas pela enfermidade na famlia deste, j que poder refletir diretamente no seu desempenho profissional. Ora, se um empregado que trabalha em turnos, por exemplo, e que poderia agendar e levar seu filho ao mdico aps sua jornada normal de trabalho no o faz, fica evidente sua inteno em faltar ao servio sem justificativa legal. Por outro lado, se ocorrer a necessidade urgente em funo de um fato grave e inesperado, ainda que a jornada de trabalho seja em turnos, h que se levar em considerao a imprevisibilidade e necessidade urgente de atendimento ao filho, o que poderia ser considerado justificvel a ausncia do empregado. Cabe ao empregador aceitar ou no os atestados apresentados pelo empregado que no estejam previstos em lei. Se a lei, acordo ou conveno coletiva no disciplina sobre a obrigao de o empregador recepcionar o atestado de acompanhamento mdico, uma faculdade aceitar ou recusar. No entanto, para que seja aceito, o gestor de Recursos Humanos deve estabelecer um procedimento interno regulamentando as condies em que sero aceitos, para que todos sejam atingidos por este regulamento.

14

Dicas sobre Atestado Mdico

No h como um departamento aceitar e outro no, conforme suas convices. A empresa poder determinar ainda que os atestados de acompanhante (filho, pai, me, irmo e etc.) somente justificam a ausncia do perodo, mas no abonam, caso em que as horas devem ser compensadas dentro de um determinado prazo para no incorrer em prejuzos salariais. No obstante, h que se atentar para o entendimento jurisprudencial que vem demonstrando que a me, o pai, o tutor ou responsvel que, no havendo outra possibilidade, precisar se ausentar do trabalho para acompanhar o filho menor at o mdico, deve ter esta ausncia justificada pela empresa, j que esta garantia de cuidado do filho, alm de estar estabelecido na Constituio Federal, um dever estabelecido no exerccio do ptrio-poder, consubstanciado no dever dos pais de cumprir funes de sustento, educao e assistncia aos filhos, conforme define o Estatuto da Criana e do Adolescente. Podemos confirmar este entendimento jurisprudencial no julgado recente do TRT/MG, que julgou improcedente a demisso por justa causa da empregada que se ausentou do trabalho para levar seu filho ao mdico.
Fonte: Dr. Srgio Ferreira Pantaleo matria veiculada no site: www.normaslegais.com.br em setembro de 2009

15

Dicas sobre Atestado Mdico

Atestado Mdico
um documento que norteia o atendimento mdico e seus desdobramentos, devendo ser fornecido exclusivamente para aqueles que apresentem doenas ou sintomas que os impeam de exercer suas atividades normais de trabalho, sendo de inteira responsabilidade do mdico que o emitiu. Esse documento preconiza o tempo de afastamento do colaborador, a patologia que foi acometido por meio de codificao pelo CID (Cdigo Internacional de Doenas), preservando a integridade do enfermo, bem como os cuidados que devero ser tomados, sendo considerados ainda uma extenso da conduta mdica. O atestado mdico um documento oficial, aceito por empresas e rgos pblicos, por isso deve representar a verdade da situao, sob o risco de contrariar normas ticas profissionais e, por conseguinte, o mdico responsvel poder responder legalmente pela conduta abusiva. Para os casos em que no for apontado impedimento para o retorno ao trabalho, o mdico dever emitir apenas uma Declarao de comparecimento, contendo data e hora em que o beneficirio esteve presente naquele consultrio ou estabelecimento de sade, sendo facultado empresa o abono das horas em carter de liberalidade. O afastamento no pode ser superior a 15 (quinze) dias por patologia, de acordo com o pronturio e histrico do beneficirio, ou seja, se o paciente j esteve afastado por 10 dias, em virtude de determinada enfermidade, este pode receber no mximo 5 dias de afastamento pela mesma causa. Afastamentos que necessitem de tempo superior a 15 dias devem ser encaminhados percia mdica.

16

Dicas sobre Atestado Mdico

Ressaltamos que a regra de contagem dos dias no se aplica para enfermidades diferentes, ou seja, se o beneficirio esteve afastado por 2 (dois) dias, em virtude de uma patologia, tendo alta no final do perodo, sendo que uma semana depois de retornar ao trabalho apresenta outra patologia diferente da primeira vez, deve ser aplicado os 15 (quinze) dias, se necessrio, de afastamento para a sua recuperao, independente dos 2 (dois) dias de afastamento anterior. importante esclarecer que o beneficirio pode receber at 15 (quinze) dias de atestado, no necessariamente consecutivo, pela mesma causa, dentro de um perodo de 60 (sessenta) dias. Caso haja apontamento mdico para ampliao ou novo afastamento pela mesma enfermidade, o profissional dever encaminhar relatrio percia mdica que decidir o perodo de afastamento adequado para o restabelecimento e retorno ao trabalho. O mdico deve ficar muito atento e analisar a codificao da enfermidade, uma vez que para a mesma patologia h diferentes CIDs. A colocao do CID ou HD (Hiptese Diagnstica) norma do Conselho Federal de Medicina sob o nmero 1.219/85, que preconiza a obrigatoriedade de emisso de atestados e relatrios mdicos com CID ou HD, desde que com cincia prvia do paciente ou responsvel legal, devendo constar tambm no pronturio mdico, isentando assim o mdico de qualquer sano tica ou penal. A emisso e fornecimento de atestado e relatrio mdicos no verdadeiros expem o mdico sanes previstas na legislao e no Cdigo de tica Mdica. Obs.: Conforme decreto n 5.545, de 22 de setembro de 2005, Art. 75, pargrafo quarto, que diz: Se o segurado empregado, por motivo de doena, afastar-se do trabalho durante 15 (quinze) dias, retornando atividade no 16 (dcimo sexto) dia, e se dela voltar a se afastar

17

Dicas sobre Atestado Mdico

dentro de sessenta dias desse retorno, em decorrncia da mesma doena, far jus ao auxlio doena, a partir da data do novo afastamento. DATA DO ATESTADO O atestado deve ser fornecido com a data do efetivo atendimento prestado, no sendo permitido, em nenhuma hiptese, ser retroativo ou ps-datado. TIPOS DE ATESTADOS: 1. ATESTADO PARA FINS PERICIAIS Para os casos de afastamento por perodo superior a 15 dias, o beneficirio dever ser encaminhado para percia mdica, observando os seguintes procedimentos: 1. Confeco do relatrio mdico para fins periciais; 2. A primeira via dever seguir juntamente com o atestado mdico; 3.Deve constar no relatrio o tempo sugerido para afastamento, o diagnstico da doena e o CID. 2. ATESTADO PARA FINS DE LICENA MATERNIDADE A beneficiria gestante tem direito garantido por lei a 120 (cento e vinte) dias de licena maternidade, podendo chegar a 180 (cento e oitenta) dias, por liberalidade da empresa, de acordo com a nova lei. O benefcio pode ter incio at quatro semanas da data provvel do parto, em comum acordo com a empresa.

18

Dicas sobre Atestado Mdico

carimbado pelo mdico assistente, que dever orientar a paciente a entreg-lo no Departamento de Recursos Humanos/Benefcios da empresa contratante. O atestado deve ser registrado no pronturio da beneficiria, com a data de emisso e o CID. 3. ATESTADO PARA ACOMPANHANTES No h registro legal para fornecimento de atestado para responsveis legais por um paciente, ficando a cargo da empresa a aceitao, por mera liberalidade, exceto nos casos preconizados por meio de acordo prvio, conveno ou dissdio da categoria. O CID a ser utilizado pelo mdico Z 76.3 - Pessoa em boa sade acompanhando pessoa doente. 4. ATESTADO EM VIRTUDE DA DISTNCIA No compete ao mdico documentar e justificar a ausncia do beneficirio em virtude da distncia entre o local de trabalho e atendimento mdico, ficando o abono das horas dependendo de um acordo entre empresa e empregado. 5. ATESTADO PARA AMAMENTAO No deve ser emitido, uma vez que no h amparo legal, Artigo 396 da Consolidao das Leis Trabalhistas CLT. direito previsto por lei me o aleitamento at o 6 (sexto) ms do nascimento, devendo solicitar ao mdico PEDIATRA a DECLARAO para tal finalidade. 6. ATESTADO PARA FINS DE SADE OCUPACIONAL No deve ser emitido, por se tratar de uma tarefa especfica da Medicina do Trabalho, apresentada pelo mdico do trabalho responsvel pelo PCMSO da empresa.

19

Dicas sobre Atestado Mdico

7. ATESTADO PARA FINS ESCOLARES Dever ser emitido pelo mdico examinador em receiturio adequado, no qual h necessidade da meno explcita de atestado para fins escolares. 8. ATESTADO PARA A ME ACOMPANHAR O TRATAMENTO DO FILHO No deve ser emitido atestado mdico em nome da me, se esta no for submetida consulta mdica e/ou estiver enferma. O pediatra deve avaliar o menor, bem como se h condies deste permanecer em creches, escolas ou na companhia de outras crianas, analisando ainda se h necessidade de superviso de adulto para administrar a medicao/tratamento, sendo somente amparado nesses casos, o mdico pode fornecer me uma DECLARAO MDICA com informaes sobre as condies de sade do menor, hiptese diagnstica, alm de indicao do acompanhamento do adulto, em razo da impossibilidade de convvio fora do ambiente familiar. O documento dever ser fornecido em 1 (uma) via para que a me o apresente no Departamento de Recursos Humanos/Benefcios da empresa contratante. O mdico poder, ainda, fazer anotaes pertinentes ao fornecimento deste, no pronturio do paciente. O abono das horas/dias fica a critrio da empresa contratada, respeitando as normas, acordos e/ou conveno coletiva da respectiva categoria. O CID a ser utilizado pelo mdico Z 76.3 - Pessoa em boa sade acompanhando pessoa doente.

20

Dicas sobre Atestado Mdico

9. ATESTADO PARA FINS ESPORTIVOS A responsabilidade no fornecimento de atendimento mdico para prtica de atividades fsicas fica a critrio de cada mdico.

21

Dicas sobre Atestado Mdico

Bibliografia
INTERNET Associao Nacional de Medicina do Trabalho www.anamt. org.br CREMESP CRM SP www.cremesp.com.br CFM Conselho Federal de Medicina www.cfm.org.br Normas Legais www.normaslegais.com.br Dados do Manual da Unimed Jundia Orientaes : Atestado Mdico e Acidente de Trabalho, divulgado aos cooperados em 12 de setembro de 2008. LITERATURA Dicionrio Tcnico Jurdico Editora Rideel Ltda. Organizao Deocleciano Torrieri Guimares CLT Consolidao das Leis Trabalhistas Editora Saraiva Segurana e Medicina do Trabalho Editora Atlhas Consulte o site da Associao Nacional de Medicina do Trabalho, com dicas e informaes sobre o tema: www.anamt. org.br. Faa download do Manual de Doenas Relacionadas ao Trabalho, publicado pelo Ministrio da Sade do Brasil Organizao Pan-Americana da Sade/ Brasil.

22

Novembro / 2009

www.centralnacionalunimed.com.br

You might also like