You are on page 1of 25

CONTINENTE EUROPEU

Prof. Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com

TAMANHO E LOCALIZAO

Amrica Do Norte

EUROPA sia

OCEANO RTICO

Amrica Central frica Amrica do Sul

OCEANO PACFICO

OCEANO ATLNTICO

OCEANO NDICO

Oceania

TAMANHO E LOCALIZAO

O continente europeu conhecido tambm como velho continente ou velho mundo possu uma rea total de 10.360.000 Km2, dividido em 49 pases, o que faz dele um continente com pases com pequenos territrios

EUROPA - LOCALIZAO

Circo Polar rtico

Trpico de Cncer Linha do Equador Trpico de Capricrnio

A Europa est localizada totalmente no hemisfrio NORTE da Terra, Meridiano de

por ela passa o Meridiano de Greenwich que divide a Terra em dois hemisfrio,
o Oriental e o Ocidental. Assim o continente europeu possui terras nas duas pores do continente, sendo que a maior parte de terras se encontra no hemisfrio Oriental ou Leste.

Greenwich

POR ONDE PASSA O MERIDIANO DE GREENWISH

O Meridiano de Greenwich o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatrio Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por conveno, divide o globo terrestre em ocidental (oeste) e oriental (leste), permitindo medir a longitude.

TAMANHO E LOCALIZAO

Por ser um continente com tamanho reduzido o continente europeu tem alguma vantagens mas tambm tem algumas desvantagens.

VANTAGENS Prtica do turismo Relaes comerciais Facilidade em administrar o territrio Formao de grupos econmicos

DESVANTAGENS Controle de entrada de Imigrantes Entrada de contrabando e drogas rea reduzida para agricultura Alta concentrao populacional

FORMAO DO CONTINENTE EUROPEU

os de de de

Segundo a teoria da Deriva Continental do cientista alemo Alfred Wegener, continentes estiveram unidos no passado, e esse grande continente foi denominado Pajeia palavra grega que significa toda terra e uma grande maa de gua denominada Panthalassa. E devido a movimentao de placas no assoalho ocenico essas maas terra foram se separando formando os continentes que conhecemos hoje.

FORMAO DO CONTINENTE EUROPEU

EURSIA

Europa e sia formam uma nica massa de terras emersas no existindo uma separao ntida das duas grandes massas de terras, alguns autores a chamam de Eursia, porm essa grande massa tem grandes diferenas culturais, histricas, polticas e econmicas.

RELEVO EUROPEU

O continente europeu possui um relevo pouco acidentado com altitude mdia de 340 m , ou seja, o relevo predominante de plancie. Temos tambm os planaltos e regies montanhosas. Devido a movimentao da Placas Tectnicas em alguns lugares surgiram as cordilheiras como os Alpes, Montes Urais, Cucaso e Alpes Escandinavos entre outros, e em outras o afundamento do relevo, produzindo as depresses.

RELEVO EUROPEU

Ao sul do continente europeu encontramos uma zona de instabilidade ssmica e vulces com o Etna e o Vesvio na Itlia.

EUROPA VISTA NOTURNA

EUROPA CLIMA

A maior parte das terras do continente europeu localizam-se entre o Trpico de Cncer e o circo Polar rtico, na zona temperada do norte. A latitude e a continental idade so fatores determinantes para o clima da Europa, bem como a altitude e a presena da corrente marinha do Golfo.

Circulo Polar rtico

Trpico de Cncer

EUROPA CLIMA

Do norte para o sul temos os climas: Polar: Invernos Rigorosos e veres curtos Temperado mido: Veres quentes, grande pluviosidade e invernos frios suavizados pela corrente de guas do Golfo. Temperado continental: Veres quentes e invernos rigorosos devido a distncia com o oceano, proporcionando elevada amplitude trmica. Clima Mediterrneo: Veres quentes e secos e invernos brandos e chuvosos.

HIDROGRAFIA

Caractersticas Gerais Rios com pequeno volume e pequena extenso. Rios de plancie, aptos para navegao. Rios de Planalto com grande potencial eltrico Tanto o rio Tamisa como o Reno sofreram um processo de despoluio que durou anos.

Principais Bacias Rio Volga (3.530 km) Rio Danbio (2.858 km) Rio Reno (1.320 km)

EUROPA BIOMAS

Porm nos dias de hoje, a maior parte das formaes vegetais da Europa j foi destruda, abrindo espao para a ocupao agrcola ou para a expanso urbana.

Podem identificar-se na Europa os seguintes biomas:

TUNDRA

Se encontra ao norte da Europa aonde o clima o polar, com um vero curto e temperaturas mais amenas (10C a 20C), e um longo e rigoroso inverno. As chuvas no passam de 250 mm anuais. A vegetao composta por musgos e liquens, pequenos arbustos e flores silvestres.

FLORESTA DE CONFERAS OU TAIGA


As temperaturas no inverno so muito baixas (-7C), com ocorrncia de neves que cobrem o solo por 6 meses. Os veres podem apresentar temperaturas mdias superiores a 15C.

As chuvas ficam em torno de 500 mm anuais.


A vegetao composta por conferas, pinheiros e os abetos. Sendo suas madeiras uma fonte econmica.

FLORESTA TEMPERADA

As temperaturas aumentam devido as menores latitudes, sendo assim elas podem ser superiores a 20C no vero, e no inverno podem chegar a -5C

As chuvas ficam em torno de 750 e 1.500 mm anuais. A vegetao composta por uma maior variedade de espcies de carvalhos, bordos e pinheiros, algumas rvores so caduciflias, ou seja, durante o inverno e outono elas perdem as folhas.

MEDITERRNEO
As caractersticas desse bioma vero seco e invernos

chuvosos, sujeitas a oscilaes de temperatura e de pluviosidade. Aparecem formaes arbustivas e tambm temos bosques

compostos por pinheiros, sobreiros e oliveiras.

ESTEPES

rea com precipitaes anuais de 500 mm.


Presena de pequenas rvores apenas nos cursos dgua. Algumas reas de estepes apresentam solos extremamente frteis, aproveitado para produo de trigo e cereais

ALTA MONTANHA
Ocorre especialmente em reas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus.

Nessas reas as chuvas so bem distribudas durante todo o ano, essas se


desenvolvem de forma mansa e rpida, Os invernos so extensos e rigorosos, constitudos por nevadas e geadas.

ALTA MONTANHA

BONS ESTUDOS !!!

H OS QUE SE QUEIXAM DO VENTO, O QUE ESPERAM QUE ELE MUDE. E OS QUE PROCURAM AJUSTAR AS VELAS.

Professor Luiz Fernando Wisniewski - Geografia

E-Mail: lfw.geografia@gmail.com Site:


http://www.linguagemgeografica.blogspot.com/

You might also like