You are on page 1of 5

BECK Judith S. Terapia Cognitiva: Teoria e Prtica. Traduo Sandra Costa. Porto Alegre. Editora Artes Mdicas. 1997.

Cap. 1 - Histria da Terapia Cognitiva

A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aron Beck na dcada de 60. A teoria possui o foco na depresso e tem como principais caractersticas: ser uma terapia breve e estruturada, orientada ao presente, focada em solucionar problemas atuais e a modificar os comportamentos e pensamentos disfuncionais. Aron Beck atesta que o pensamento disfuncional influencia o humor e comportamento do cliente e dessa forma, a melhora do humor influencia seu comportamento, e junto de uma melhora duradoura resulta-se na mudana das crenas disfuncionais do cliente, que so as crenas formadas pelo cliente desde sua infncia. A terapia cognitiva aplicada com sucesso em diversos tratamentos como: transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pnico, fobia social, abuso de substncia(s), transtornos alimentares, depresso de pacientes internados, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse ps-traumtico, transtornos de personalidade, depresso recorrente, dor crnica, hipocondrase e esquizofrenia. A terapia foi adaptada aos poucos para atender desde crianas at idosos, tambm podendo ser aplicada a grupos, casais e famlias. Caso usado como exemplo durante o livro: Sally, 18, mulher, solteira, caucasiana, estudante universitria. Buscou tratamento durante o 2 semestre da faculdade, bastante deprimida e moderadamente ansiosa. DSM-IV: Diagnstico Episdio depressivo maior de severidade moderada. A terapia cognitiva possui alguns princpios: A Terapia Cognitiva: a abordagem busca o continuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas apresentados em sesso. Busca identificar os pensamentos atuais do cliente que mantm os sentimentos e comportamentos problemticos que sustentam o pensamento disfuncional. Ao decorrer das sesses importante que o terapeuta ensine seu cliente a identificar seus pensamentos disfuncionais sempre esto ligados aos afetos e por meio disso, criar junto com ele respostas adaptativas para que o comportamento mude e dessa forma ele poder sentir-se melhor. Aliana teraputica segura com o cliente: visando facilitar o desenvolvimento das sesses junto ao paciente e tambm buscando um melhor acolhimento o terapeuta deve demonstrar cordialidade, empatia, ateno, respeito genuno e competncia, fazer

declaraes realisticamente otimistas e certifica-se, no final de cada sesso, que o paciente se sentiu compreendido e positivo em relao ao atendimento daquele dia. Colaborao e participao ativa: o cliente deve ser incentivado a perceber a terapia como um trabalho em grupo. Devem juntos escolher a frequncia dos encontros, o que trabalhar em cada sesso, de que maneira, o resumo de cada sesso e as tarefas de casa. No incio o terapeuta mais ativo no sentido de sugerir as direes, mas conforme o cliente se desenvolve, dever ser incentivado a direcionar tambm. Orientada em metas e focalizada em problemas: durante as sesses o terapeuta ajuda o cliente a numerar problemas e estabelecer metas e tambm a avaliar seus pensamentos que podem interferir nas metas estabelecidas atravs do exame de evidencias. Assim o cliente testa seus pensamentos durante o dia-a-dia e passa a corrigir os pensamentos distorcidos. A Terapia Cognitiva enfatiza o presente: volta-se ao passado, se necessrio, apenas em trs momentos: quando o paciente demonstra forte vontade em fazer isso, quando o trabalho produz pouca ou nenhuma mudana cognitiva, comportamental e emocional ou quando o terapeuta acredita que importante entender como e quando ideias disfuncionais se originaram. Uma abordagem educativa visa ensinar o paciente: o cliente deve ser educado sobre a natureza e trajetria de seu transtorno, sobre o processo da terapia e o modelo cognitivo (como os pensamentos influenciam suas emoes e seus comportamentos). Deve tambm ser incentivado a registrar o que aprende para que possa se beneficiar disso nas sesses seguintes e ao trmino da terapia. Tempo limitado: os pacientes mais honestos com seus distrbios so tratados entre quatro e quatorze sesses. Transtornos mais severos ou tendncias suicidas necessitam de uma frequncia e durao maiores, chegando a um ou dois anos. Sesses estruturadas: estrutura estabelecida para cada sesso: verifica humor, solicitar uma breve reviso da semana, estabelecer uma agenda para a sesso, obter feedback da sesso anterior, revisar tarefa de casa, discutir itens da agenda, estabelecer nova tarefa de casa, resumir e buscar feedback no final da sesso. Ensina o paciente a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenas disfuncionais: o terapeuta deve auxiliar o paciente a identificar seu pensamento disfuncional (perguntar o que estava passando em sua mente), avaliar a validade de seu pensamento (examinando as evidncias) e projetar um plano de ao atravs de questionamento socrtico. Em outras sesses, atravs da descoberta orientada, continua

a perguntar o sentido de seus pensamentos para revelar as crenas que mantm sobre si mesmo, seu mundo e as outras pessoas, e avaliar a validade destas crenas. Questionamento socrtico: realizao de perguntas com o intuito de amparar o processo de aprendizagem. Descoberta orientada: reavaliao de pensamentos, crenas e suposies para o desenvolvimento de cognies mais funcionais e teis. Variedade de tcnicas para mudar pensamento, humor e comportamento. Estratgias so realizadas de acordo com o transtorno do paciente: estratgias cognitivas: questionamento socrtico, descoberta orientada, teste de realidade... Outras tcnicas: comportamental, gestalt. O terapeuta seleciona tcnicas com base na formulao de caso e seus objetivos, em sesses especficas. Como ser um terapeuta cognitivo? O modelo cognitivo, de que os nossos pensamentos influenciam as nossas emoes e comportamento, bastante direto, porm, enganosamente simples. Comece aplicando as ferramentas deste livro a si mesmo. L = conceituar seus prprios pensamentos/crenas. O que estava passando pela minha cabea ainda agora? Ensinar a si mesmo as habilidades bsicas da TC usando voc mesmo como sujeito aumentar a sua habilidade de ensinar essas mesmas habilidades aos seus pacientes.

Cap. 2 Conceituao Cognitiva

A conceituao cognitiva fornece estrutura para o entendimento de um paciente pelo terapeuta. De incio ele deve investigar: Quais os problemas atuais do paciente? Quais as crenas e pensamentos disfuncionais esto associados aos problemas atuais, e quais emoes e comportamentos esto associados a este pensamento?

Ao levantar hipteses sobre o paciente, o terapeuta investiga: Quais as experincias antigas e aprendizagens contriburam para os seus problemas? Quais as crenas subjacentes e pensamentos automticos? Como tem enfrentado suas crenas disfuncionais?

O terapeuta comea a construir a conceituao cognitiva desde o primeiro contato com o paciente, e continua fazendo at a ltima sesso. Esta formulao ajuda a planejar e estruturar uma terapia efetiva.

O Modelo Cognitivo

A terapia cognitiva est apoiada no modelo cognitivo, que acredita que as emoes e comportamentos das pessoas exerce influncia na percepo de algum evento. Assim, no uma situao que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam tal situao. Ao passar por alguma situao, pensamentos vm a nossa mente, estes pensamentos so chamados de pensamentos automticos. Eles surgem de repente, com frequncia, so rpidos e breves. Quando aprendemos a identificar esses pensamentos, estamos cientes das emoes que surgem, e podemos avaliar a validade dos pensamentos. Se percebermos que a avaliao errnea, podemos corrigi-lo e melhorando nosso humor.

As Crenas

As crenas comeam a aparecer na infncia, s pessoas desenvolvem crenas sobre si mesmas, sobre outras pessoas e seus mundos. So entendimentos fundamentais e profundos, que as pessoas geralmente no o articulam. Essas ideias so consideradas pelas pessoas como verdades absolutas. As crenas centrais so o nvel mais importante de crena, elas so rgidas e supergeneralizadas. Essas crenas influenciam a viso de uma situao, que trs influencias na forma que pensamos, agimos e sentimos. Essas crenas surgem quando vamos extraindo sentido do ambiente desde os primeiros estgios desenvolvimentais. importante para o terapeuta chegar at as crenas disfuncionais, para modific-las e alcanar o alvio dos sintomas. Elas influenciam a viso de uma situao, o que acaba influenciando a forma de pensar, agir e de sentir.

Atitudes, Regras e Suposies

As crenas centrais influenciam o surgimento de uma classe intermediria de crenas que esto relacionadas a atitudes, regras e suposies. Em determinada situao as crenas influenciam a percepo do sujeito, e expressa por pensamentos

automticos especficos a situao, e estes por sua vez influenciaro suas emoes. na terapia que o cliente vai aprendendo a identificar atravs de tcnicas cognitivas as crenas disfuncionais. O terapeuta vai ensinando o cliente a identificar os pensamentos automticos, e a modific-los, produzindo alvio nos sintomas. A modificao de crenas tem mais probabilidade de tornar o paciente menos propenso a apresentar recadas futuras.

Relacionamento do Comportamento com os Pensamentos Automticos

importante que o terapeuta identifique as crenas e pensamentos automticos, para saber qual a melhor tcnica e determinar um plano de tratamento focando nas metas. A conceituao d-se incio desde o primeiro contato com o cliente, e um processo contnuo, sempre sujeito a modificaes diante de novos dados e de hipteses confirmadas ou no. Em termos gerais a conceituao cognitiva possibilita determinar uma trajetria mais eficiente no tratamento e desenvolver a empatia, para um bom relacionamento terapeuta/paciente. um processo sujeito a modificaes medida que novos dados vo sendo revelados, e as hipteses confirmadas ou desconfirmadas. O terapeuta pode confirmar com o paciente se est seguindo pelo caminho certo, ou seja, assegurar-se que a conceituao precisa, e para isso pode recorrer ao feedback, por exemplo, e ainda ajudar o paciente a entender a si prprio e suas dificuldades.

You might also like