You are on page 1of 30

Faculdade Anhanguera de So Jos dos Campos

ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS


Disciplina: Processos Administrativos Profa. Rozana Carvalho Pereira Curso: Administrao

Participantes: Alana Larissa Faria Eugnio Bruna Castro de Lima Karen Kelly Martins de Oliveira Priscila Dias Rocha Ricardo Ferreira Silva Wilson Roberto Simo Junior RA: 2606481216 RA: 2606478393 RA: 3875773348 RA: 2624481824 RA: 2306432054 RA: 2327430156

So Jos dos Campos, 14/06/2012

Etapa 1

As definies (o que ) e os tipos de Planejamento;

Pesquisa comparativa destas definies;

Anlise de artigos;

Relatrio Final.

Introduo

Compreenso de que o planejamento como uma das principais funes do administrador dentro do Processo Administrativo durante a busca do bom desempenho.

Desenvolvimento

O que Planejamento: O planejamento uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ao. Tratando-se de um processo de deliberao abstrato e explcito que escolhe e organiza aes, antecipando os resultados esperados. Esta deliberao busca alcanar, da melhor forma possvel, alguns objetivos prdefinidos. O planejamento envolve 1- escolher um destino. 2- avaliar os caminhos alternativos e 3- decidir sobre o rumo especfico para alcanar o destino escolhido. O planejamento um elemento extremamente importante da funo de cada gerente, seja do ponto de vista organizacional ou do seu conjunto de responsabilidades pessoais do dia-a-dia. O custo de um erro resultante do velho mtodo de tomada de deciso empurrando com a barriga alto demais na economia complexa de hoje. O planejamento fora os gerentes a sentar e refletir sobre os problemas e alternativas at chegarem a uma soluo.

Caractersticas do Planejamento:

O planejamento um processo permanente e contnuo, no se esgota em um nico plano de ao, mas realizado continuamente dentro da empresa. O planejamento sempre voltado para o futuro. O planejamento visa racionalidade da tomada de deciso, ao estabelecer esquemas para o futuro, o planejamento funciona como um meio de orientar o processo decisrio.

O planejamento visa selecionar, entre vrias alternativas, um curso de ao escolhido dentre as vrias alternativas de caminhos potenciais. O planejamento sistmico, deve abranger a organizao como um todo.

O planejamento interativo, envolve passos ou fases que se sucedem. Deve ser suficientemente flexvel para aceitar ajustes e correes medida que for sendo executado.

O planejamento uma tcnica de alocao de recursos. De uma forma estudada e decidida dimensionado a alocao dos recursos humanos e no humanos. O planejamento uma funo administrativa que interage com as demais funes como organizao, direo e controle, influenciando e sendo influenciada por todas elas.

O planejamento uma tcnica de mudana e de inovao dentro da empresa.

Nveis e Tipos de Planejamento: Observando os nveis hierrquicos, distinguem-se trs tipos de planeamento: planeamento estratgico, ttico e operacional. O planejamento estratgico considera a empresa como um todo e elaborado pelos nveis hierrquicos mais altos da organizao. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratgias e aes para alcan-los. No segundo nvel de planejamento, o ttico, a atuao em cada rea funcional da empresa, compreendendo os recursos especficos. Seu desenvolvimento se d pelos nveis organizacionais intermedirios, tendo como objetivo a utilizao eficiente dos recursos disponveis com projeo em mdio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nvel de planeamento, ele se d nos escritrios superintendncias regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendncias estaduais. Seus planos de ao so desenvolvidos como forma e apoio s unidades operacionais (agncias) num movimento sinrgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir). J os planejamentos em nvel operacional correspondem a um conjunto de partes homogneas do planeamento ttico, ou seja, identifica os procedimentos e processos especficos requeridos nos nveis inferiores da organizao, apresentando planos de ao ou planos operacionais. elaborado pelos nveis organizacionais inferiores, com

foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos so desenvolvidos para perodos de tempo bastante curtos. O planejamento automatizado (ou planeamento automtico), uma rea da Inteligncia Artificial (IA) que estuda este processo de deliberao por meio da computao. Tambm conhecido como planeamento ou planificao.

No mbito do planejamento urbano, destacam-se o planeamento municipal e o metropolitano. O primeiro levado a cabo pelos municpios, na forma de leis oramentarias e, no caso da organizao territorial, atravs dos Planos Diretores Municipais. Todos os municpios brasileiros com mais de 20.000 habitantes devero elaborar, com a participao da sociedade, seus respectivos planos diretores at outubro de 2006, sob pena de improbidade administrativa do prefeito e auxiliares. J o planejamento metropolitano uma competncia dos Estados (art. 25, 3 da Constituio Federal), e deve tratar das funes pblicas de interesse comum de municpios integrantes das regies metropolitanas.

Pesquisa comparativa

Livro: Teoria Geral da Administrao -Antonio Cesar Amaru Maximiano ( sexta edio) Para Maximiano todos os planejamentos passam por trs passos, primeiro: aquisio dos dados de entrada, que so as informaes sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organizao; segundo: processamento dos dados de entrada, transforma informaes para produzir novas informaes; terceiro: preparao de um plano (idias). E depois de ter passado por esses trs passos escolhese um nvel para fazer seu planejamento, que possui trs nveis diferentes, o Plano Estratgico que abrange toda a organizao, definindo sua relao com seu ambiente, o Plano Funcionais tambm chamados de administrativo, que traduz os planos estratgicos em aes especializadas: marketing, operaes, recursos humanos e financias e o Plano Operacionais que define atividades e recursos que possibilitam a realizao de objetos estratgicos ou funcionais.

Comparao: no livro PLT cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de durao para o planejamento, j referente ao livro de Maximiano todas as etapas no produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequncia a ser seguida, para atingir a concluso do planejamento precisa-se seguir todas as etapas e muda tambm os nomes dos nveis de planejamento. No PLT o planejamento mais voltado a decises a serem tomadas no futuro j no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor. Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanas Peter F. Drucker Para Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na poltica, o planejamento uma previso baseada em probilidades. Eles so criados pelos executivos tomam decises que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As duraes desses compromissos esto crescendo sem parar em : estratgias e tecnologia, marketing, manufatura, desenvolvimento de funcionrio. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar O que mais provvel que acontea? e O que j aconteceu que ir criar no futuro? Comparao: no livro PLT existem trs nveis diferente de fazer um planejamento e trs cargos diferentes que os produzem, j o planejamento para Drucker exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um nico pensamento sobre os acontecimento do passado, presente e futuro, existindo apenas um maneira de planejar. Confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos: A relao entre a viso futura, o saber enxergar antes dos outros e a importncia do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a funo do planejamento, lana o paradigma atual de todo lder de sucesso que o desafio do administrador do futuro. O novo perfil do lder ser um agente de mudanas, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionrios. A evoluo do conceito de liderana tem se transformado assim como as mudanas ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento no est ligado a uma srie de regras que devem ser seguidas para que

aps alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas caractersticas da empresa que busca em ltima instncia a excelncia empresarial e a otimizao do desempenho econmico da empresa. Recorre-se a vrios especialistas: homens de negcios, headhunters, psiclogos, acadmicos. Em seguida, navegamos o mar de esteretipos que j se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupao dos executivos atuais quer e precisa de tudo ao mesmo tempo.

Confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos: A relao entre a viso futura, o saber enxergar antes dos outros e a importncia do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a funo do planejamento, lana o paradigma atual de todo lder de sucesso que o desafio do administrador do futuro. O novo perfil do lder ser um agente de mudanas, acreditar nas pessoas, serem orientados por valores e visionrios. A evoluo do conceito de liderana tem se transformado assim como as mudanas ocorridas no comportamento do ser humano. O Planejamento no est ligado a uma srie de regras que devem ser seguidas para que aps alguns dias se obtenha um planejamento. Ele deve ser estruturado com base nas caractersticas da empresa que busca em ltima instncia a excelncia empresarial e a otimizao do desempenho econmico da empresa. Recorre-se a vrios especialistas: homens de negcios, headhunters, psiclogos, acadmicos. Em seguida, navegamos o mar de esteretipos que j se produziu sobre o assunto: pesquisas de mercado, artigos, livros e reportagens. O jovem executivo se preocupa com qualidade de vida, pratica esportes, consumista, preza viagens internacionais e a maior preocupao dos executivos atuais quer e precisa de tudo ao mesmo tempo.

Consideraes Finais O planejamento possibilita avaliar os caminhos, perceber a realidade, construir um referencial futuro estruturando o trmite adequado e reavaliar todo o processo a que o mtodo se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ao.

Na administrao como na vida procuramos entender os erros olhando para trs, quando o que precisamos viver a vida e a atividade administrativa, surge ento a necessidade da viso o olhar para frente, por isso existem os que fazem e os que pensam em fazer. Atualmente, a turbulncia por que passam as organizaes to acentuada e to acelerada que o ambiente organizacional descrito como inconstante e, nesse ambiente, a grande funo da estratgia promover o equilbrio entre a viso de futuro da organizao e sua posio no presente. No contexto organizacional, a estratgia corresponde capacidade de trabalhar, contnua e sistematicamente, ajustando a organizao s condies ambientais em mutao, tendo em mente a viso de futuro e a perpetuidade organizacional. Tem-se que, atravs do planejamento, os gestores definem a tomada de decises por meio de um processo analtico, concentrado em variveis empresariais, econmicas e tecnolgicas; enquanto a administrao estratgica se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ao empresarial. Saber planejar-se essencial para todas as atividades da vida especialmente para ter sucesso na vida profissional. Sem planejamento muitos projetos nem saem do mundo das idias, idias geniais so desperdiadas ou postergadas, planos so desviados de seus objetivos iniciais, tarefas se tornam impossveis de serem realizadas e como conseqncia sucessos so adiados.

Com planejamento, podemos ter o benefcio de escolher cuidadosa e antecipadamente o caminho que vamos caminhar. O planejamento uma ferramenta da administrao e como tal o seu uso indispensvel para o sucesso da gesto das empresas.

Referncias Bibliogrficas Fontes: Wikpdia, Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanas Peter F. Drucker, Livro: Teoria Geral da Administrao -Antonio Cesar Amaru Maximiano (sexta edio)
Fontes:Prof. Roberto Shinyashiki disponvel no site Planejamento Estratgico, disponvel

em:<http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2>. Prof. Paulo Barreto dos Santos no site Artigos.com, disponvel

em:<http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle751/artigo/>.

Etapa 2

Resgatar o conceito do Planejamento;

Organizao;

Relatrio Final.

Introduo

Identificar o propsito e as dimenses da Organizao como funo do Processo Administrativo.

Desenvolvimento

Seguindo as etapas de um planejamento estratgico nos deparamos com o primeiro parmetro, Determinao de objetivos, nosso objetivo fazer com que crianas e jovens de at 15 anos de idade possam ter e desfrutar de um ambiente em que tenham esporte, e formao profissional, mais que o principal, tenha a preparao e o encaminhamento para o mercado de trabalho, pois os mesmo se queixam que a falta de experincia acarreta SIM a falta de primeira oportunidade. Mas, temos que oferecer um diferencial para os mesmos, pois sabemos que existem muitas instituies com esse mesmo propsito, assim nos deparamos com os parmetros expanso e formulao de alternativas. A criana/jovem, que em dias teis da semana receber o curso de noes bsicas de administrao e informtica, nos finais de semana ter um lazer, com um espao dedicado ao esporte. Pois reparamos que os mesmo tambm possuem o anseio de um dia se tornar que sabe um dia um grande esportista. Para que tudo isso chegue aos mesmos de forma gratuita e de qualidade e de forma contnua, formamos uma equipe de universitrios que em parceira com empresas nas quais foram apresentadas o plano de desenvolvimento e assim aprovadas, custearo parte desse projeto e iro se dispuser de 5% do seu quadro de funcionrios para os novos estagirios, que sero recm treinados possam ocupar os cargos de aprendiz nessas empresas. Preocupados com a segurana desse projeto, uma das grandes dificuldades em que tivemos foi a escolha do local, onde em reunio com os rgos responsveis (prefeitura), a mesma nos cedeu provisoriamente por perodo indeterminado 03 salas de informtica, com capacidade para atender 45 crianas e jovens/dia, e nos finais de semana uma quadra poliesportiva ambas de uma escola estadual do bairro. O Fator analise de ambiente externo, fez com que vinculasse uma jornada para o jovem quase que integral em seu perodo de semana, pois o mesmo aps sua sada de aula j se apresentar para sua 2 jornada do dia nas aulas de aprendiz. Nossa anlise organizacional de que se mantenha constante esse projeto, que aps um reconhecimento e crescimento possa se expandir em sua cidade e estado. Pois a nossa viso de levar as crianas e jovens da comunidade, lazer, tecnologia e oportunidade de emprego, com qualidade e de forma gratuita, afastando quase que 35% dos jovens

carentes do bairro da to perigosa ociosidade, que opcionalmente leva os mesmo aos pequenos e grandes delitos da falta de estrutura, como o trfico de drogas e roubos. Para que tudo isso funcione, contamos com uma vasta equipe de universitrios capacitados para atender a populao, a equipe conta com profissionais de diversas reas, como administrao, educao fsica, psicologia, enfermagem e medicina.

SUGESTO ADOTADA: EDUCACIONAL Entrevistando crianas e jovens de nossa comunidade e comunidades vizinhas, coletamos todas as necessidades em que os mesmo se queixavam no ter acesso, e estudamos uma forma de ligar tudo isso em um nico espao recreativo, surgiu ento, a idia de criar o TEEN ACTION, que em portugus tem significado Ao Jovem.

Implicaes ticas A ao administrativa como diria Barreto em O Desafio do administrador do futuro, tem papel milenar e uma longa, e quem dir infinita participao em todo o universo, pois regula aes, as prev, e as prepara para a sociedade no futuro, sociedade tal, como indivduo e organizao, e meio ambiente.

Consideraes Finais A discusso em grupo fez com que variadas opinies propostas chegassem ao bem comum quando filtradas, a determinao de uma liderana em um grupo confederativo de indivduos fundamental, pois o trilhamento a ser seguido e suas etapas tornam mais previsveis aes e resultados. O Processo administrativo vem se mostrando cada vez mais fundamental para a o tempo de vida da organizao, pois responsvel pela sua identificao perante sociedade e a si mesma, e esboando um desenho de o que quer ser seguido, como, e quais resultados as esperam, tornando bem mais fcil de compreender misso organizacional e viso. Que conseqentemente resulta em lucro e valorizao perante concorrentes de mercado. O aprendizado em aula tornou fcil a visualizao da responsabilidade do administrador na organizao, seus nveis, seus tipos de decises e distribuio de tarefas.

Referncias Bibliogrficas

http://www.planestrategico.com.br/index. Acesso em: 03 Maro 2011. http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento. Acesso em: 03 Maro 2011. http://www.chiavenato.com/publicacoes/visao-e-acao-estrategica-os-caminhos-dacompetitividade-687. Acesso em: 03 Maro 2011. CHIAVENATO, Idalberto.Administrao: teoria, processo e prtica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, v.1. MONTANA, Patrick J. ;CHARNOV, Bruce H; Administrao. Traduo Cid Knipel Moreira: Reviso tcnica lvaro Pequeno da Silva. 2 Ed.So Paulo: Saraiva,2003. MAXIMINIANO,Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administrao: da revoluo urbana digital. 6 Ed. - 4. reimpr. So Paulo: Atlas,2008

Etapa 3

Direo como funo garantidora do Processo Administrativo;

Definio sobre os nveis de Direo;

Relatrio Final.

Introduo

Uma pesquisa sobre Direo como funo garantidora do Processo Administrativo, partindo da premissa de que administrar envolve tambm a distino entre os nveis gerenciais.

Desenvolvimento

Nesse trabalho temos como objetivo principal, levar ao leitor a um cenrio da Administrao que contm elementos e enfoques de diferentes pontos de vista analisados de acordo com os textos, frases e artigos de autores que foram citados nesse estudo acadmico. Sero colocados os conceitos sobre a matria Processos Administrativos e o papel do Administrador, assim como suas implicaes ticas dando importncia ao fato de que Administrar no somente sentar numa mesa dentro de um quarto fechado e analisar papis planilhas com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo. A Administrao est no centro das atenes, todos os setores de atuao tem que utilizar seus conceitos para conseguirem cumprir seus objetivos, cada funo desse profissional ser abordada teoricamente e na prtica para levar ao leitor um entendimento maior sobre essa interessante matria, fazendo com que ele entenda que Administrao no s teoria chata, se analisarmos bem a situao chegaremos a concluso que a Administrao foi e continua sendo a grande responsvel pelo crescimento tecnolgico e cientfico responsvel pelo grande desenvolvimento que o homem adquiriu com o passar do tempo. Atravs de um projeto acadmico colocaremos todas as funes do Administrador em prtica para entendermos o peso de ter uma deciso nas mos e saber que teremos responsabilidades em decorrncia dessas decises. De uma forma macro esse trabalho ter como base a idia que a Administrao como cincia a principal ferramenta que faz com que algo d certo

1-DIREO

COMO

FUNO

GARANTIDORA

DO

PROCESSO

ADMINISTRATIVO. Para entender melhor como funciona o processo de Direo, realizamos uma pesquisa sobre o tema onde so enfatizadas as caractersticas dessa funo administrativa, o resultado dessa pesquisa terica explica parte de nosso projeto em um determinado perodo, onde esses conceitos foram utilizados para o correto andamento dos processos garantindo que nossas metas fossem cumpridas. Direo a funo administrativa que opera as organizaes quando esta executa os planos. O papel da direo acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem, acontecerem. A direo como uma das funes administrativas esta

relacionada em colocar as pessoas em ao. a atribuio gerencial ligado ao exerccio da liderana exercendo influencia sobre os funcionrios. A influncia pode ser feita de diversas formas persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo , mas prefervel o uso da persuaso e do convencimento, e o uso da autoridade como ultimo recurso. A tarefa essencial da administrao criar condies organizacionais e mtodos de operaes por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforos em direo aos objetivos da empresa, e neste contexto, em todos os nveis, a direo est condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a prpria contribuio para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades. A tradicional Gerencia esta cedendo lugar a uma nova liderana renovada democrtica e participativa. Cada pessoa em qualquer nvel da organizao precisa estar preparada para solucionar problemas conforme eles aparecem, sem a necessidade de recorrer a hierarquia para aprovar suas idias e sugestes. Diante disto torna-se indispensvel que as pessoas aprendam novos hbitos e conceitos para contriburem com novas idias e novas solues e isto depende do trabalho do executivo como lder renovador, impulsionador e facilitador da mudana e do aprendizado. A direo no acontece apenas por vontade prpria de cada administrador, ela precisa ajustar-se a cultura da empresa. Os estilos de direo dependem das suposies dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez so os recursos responsveis por vivificar os demais recursos empresariais. A participao um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados e requer o envolvimento mental e emocional das pessoas. E quando envolvidas e estimuladas estas se tornam desejosa de contribuir, sobretudo quando h um clima de confiana mutua entre as partes. A ideologia existente no intimo de uma empresa cumpre um papel central na determinao de como ser o seu desempenho. A sobrevivncia e o crescimento da organizao ocorrem na mesma proporo em que ela consegue o ajustamento e a adaptabilidade s mudanas ocorridas nos seus ambientes.

A seguir uma descrio do processo de direo durante o andamento de nosso projeto, e sua relevncia para o resultado obtido. 2- DIREO DA AO EMPRESARIAL Aps a fase de planejamento e Organizao, onde colocamos os nossos planos no papel e o desenvolvemos de acordo com a captao de recursos advindos de vrias fontes de setores da sociedade local, que os tornaram necessrios para colocar o nosso projeto em ao, abordaremos a seguir as etapas da Direo nesse processo contribuindo para o bom andamento de tudo aquilo que foi esboado anteriormente. Sabemos que a Direo a terceira funo do Administrador, e tem papel relevante diante desse novo modelo de gesto contempornea onde a organizao Participativa, ou seja, os resultados tantos bons quanto ruins devem ser divididos entre a equipe. No nvel Institucional de nossa equipe colocamos em prtica as nossas competncias e habilidades conceituais para dar continuao a nosso projeto, atravs de conhecimentos prvios a respeito do tema em questo como seminrios, entrevistas e pesquisas mais aprofundadas sobre a coleta de lixo, a partir do momento em que tivemos uma Viso Ampla do problema discutido, surgiu ento a vontade de contribuirmos de alguma forma para pelo menos resolver parte desse problema que de ordem cultural de nossa sociedade. A partir do nosso objeto especfico a ser alcanado, utilizamos como base na nossa Administrao princpios de teorias contemporneas como a Teoria Y, facilitando assim a distribuio de responsabilidades de forma mais democrtica entre os nveis hierrquicos de nosso grupo no estilo do Empowerment, conceituando o nosso cronograma de modelo achatado, onde mais fcil delegar tarefas com um nvel maior de confiana em nossos colaboradores que contriburam para a execuo de nosso objetivo. Foi utilizado como sistema de gesto para o cumprimento de nossa meta, e, utilizado em forma hierrquica na nossa Administrao um sistema que tende a ser o modelo de gesto mais adequado para a sociedade contempornea, que o Sistema Participativo, onde as nossas polticas, sistemas de comunicao, trabalhos em equipes, confiana, participao e envolvimento foram fundamentais e essenciais para a execuo de nossas atividades.Aps o estabelecimento do objeto a ser alcanado e sabendo das nossas potencialidades e fraquezas, ento utilizamos a Gerncia com forma de conduzir as atividades em mbito ttico, traduzindo as decises tomadas em nvel

estratgico para a execuo das atividades. Como sabemos que iramos enfrentar um paradigma cultural que a questo da coleta de lixo por parte da populao ento o papel da gerncia foi fundamental para o desenvolvimento dos processos que tiveram como base a Motivao, Liderana e Comunicao. Para conseguirmos mais colaboradores para o nosso projeto foram necessrios o uso da Comunicao para conseguir os recursos necessrios juntamente com recursos prprios. Devido ao tema que escolhemos para trabalhar no ser de tanta veiculao na mdia no foi fcil fazer com que as pessoas aderirem ao nosso projeto, ento a Motivao foi um tema que abordamos diretamente com nossos colaboradores j que eles so a base de nosso projeto e estariam diretamente na execuo das atividades, mas como assim motivao?, Financeira?, No, a motivao interna por saber que nossos netos nos agradecero por nossos atos praticados atualmente, j que nem sempre dinheiro est ligado motivao. De uma viso mais ampla o papel da gerncia do nosso projeto foi delegar ao nvel de Superviso as atividades previstas no nvel de Diretoria. A partir do momento que o nosso objetivo foi distribudo nos nveis departamentais de uma forma que fosse mais fcil a sua direo e gerncia ento passamos para a parte de superviso, onde colocamos em prtica todo um planejamento desenvolvido desde o princpio de nosso projeto. Como tivemos que trabalhar com algumas equipes em diferentes pontos ento tivemos que levar em considerao caractersticas importantes que os supervisores teriam que possuir como a prpria motivao, saber conduzir a equipe para realizar uma tarefa, capacidade de comunicao de acordo com cada pessoa, j que a comunicao diferenciada nos nveis hierrquicos de uma organizao, resumindo, comunicao em duas linguagens, j que um supervisor tem que se comunicar tanto com seus superiores quanto com seus subordinados. O processo de direo no nvel operacional de nosso projeto considerou aspectos que so fundamentais para que haja retorno positivo equipe, no somente financeiro, mas tambm socialmente por que as decises de Administradores resultam em implicaes ticas na sociedade. Em smula, o papel da direo nessa etapa de trabalho foi de pegar o nosso objetivo antes estabelecido, mensur-lo e transform-lo em execuo atravs de nveis gerenciais e de superviso, ou seja, analisamos a questo da coleta seletiva de lixo de uma forma macro e distribumos nosso planejamento em diversos ramos de aes interligadas uma com a outra como um fio condutor para a busca de nosso objetivo.

Consideraes Finais Com o passar do tempo, os enfoques da Administrao mudaram de acordo com o ambiente geral que sempre vive em mudanas, fazendo com que as organizaes se adaptem a esse ambiente para fazer valer um princpio da contabilidade que o princpio da continuidade, a medida que surgem novas situaes que rodeiam o mercado sempre surge a necessidade de acolher ferramentas de gesto para dar suporte s organizaes na busca de obter objetivos. Num paralelo com a idia central do artigo por que as ferramentas gerenciais podem falhar, as ferramentas de gesto, so utilizadas pelos gestores de empresas como principal foco para chegar ao seu objetivo, mas para se chegar a uma meta estabelecida necessrio que os recursos disponveis disposio tenha funo de agregar valor nesse intento. Ferramentas de gesto podem mensurar cada passo ou etapa de um processo mecnico, mas no pode mapear a psique humana, talvez a esteja o principal problema em questo, o mau uso de ferramentas, no adianta ter a melhor ferramenta e os melhores ambientes fsicos de trabalho se no tiver os agentes de mudana para fazer acontecer, os gestores precisam saber o inconsciente coletivo, o que os seus colaboradores pensam a respeito de sua organizao, quais valores norteiam a organizao j que ela um todo, ento ela a soma de cada habilidade individual de seus integrantes, essa ausncia de ligao direta do pessoal administrativo com o pessoal no-administrativo motivo principal para que uma ferramenta de gesto no funcione, levando em considerao que nos dias atuais as pessoas, na sua maioria j no querem trabalhar simplesmente por salrios, elas querem benefcios que vo alm do contracheque mensal. A entra o Modelo Participativo, a teoria Y, Open book, Brainstorm. De uma forma macro, o gestor organizacional tem que ter competncias e habilidades conceituais para fazer com que pessoas trabalhem em equipes na busca de um objetivo nico, o gestor tem que ter conhecimento psicolgico por que a empresa trabalha com pessoas que ocupam cargos e executam tarefas. Esses fatores humanos abordados at aqui tem que ser levados em considerao antes de adotar uma ferramenta de gesto para a busca de um objetivo.

Referncias Bibliogrficas CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, v.1. Acessado durante as aulas Poder e influncia interpessoal nas organizaes, disponvel em: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:LYDXnrj11oJ:www.facef.br/facefpesquisa/2005/nr1/2_DINIZ_LIMONGI.pdf+controle+ x+poder+na+organiza%C3%A7%C3%A3o&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShQWKqKjLDh0nKnh6ysbgwjjxhyUwrZNP5CLOPJ12EJImf1LPWFQ09XkjRRTz2v84T7HXtZLkmmxYZE2w1cZ06A7Gkkp1p7EiCmjyjGAf6NlHnn9F83FaoND6izX_TFhOIWL&sig=AHIEtbTDXlcR LXMtRVjHYm4G9l_sfUF_7A acessado em 30/05/2011 O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e crtica dos professores Antonio Cury eSuzana Bruno, disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/85/83 Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem dos professores Marcio Carreira, Alex Mariano, Ana Sartori e Rodrigo Oliveira, disponvel em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/795/641

Etapa 4

Anlise Crtica de artigos;

Situao Real alinhado com os conhecimentos adquiridos;

Relatrio Final.

Introduo Administrador como agente ativo no processo de busca pelo sucesso da organizao e potencial direcionador dos esforos das pessoas, possuidor de um conjunto de competncias e habilidades essenciais.

Desenvolvimento A administrao conforme todas as teorias apresentadas nos artigos deixa claro que principalmente hoje um executivo mudou muito. Se o profissional dessa rea agir como antigamente ficar provavelmente para trs. A administrao no uma cincia nem uma profisso, ela engloba muito do que isso. Ela esta presente no dia-a-dia e para voc ser um bom administrador de uma empresa voc precisa ser um bom administrador da vida, precisa gerir valores para a organizao, j que a organizao um sistema de deciso onde se acaba participando de forma racional e consciente, escolhendo entre alternativas mais ou menos racionais, j que um sistema social cooperativo, onde as pessoas interagem de forma coordenada (pelos gerentes), na busca de objetivos comuns sempre com ameaas externas, onde no devem existir conflitos de natureza interna. Hoje um executivo trancado em sua sala pura fico, hoje as atividades so caracterizadas pela brevidade, variedade e fragmentao em conseqncia de ser um respondente, em tempo real, das presses do cargo. O planejamento essencial, j que cada dia uma surpresa, a variedade de tarefas, e o mais importante o relacionamento verbal, onde muitas oportunidades podem acontecer do que inmeros papis que podem levar ao no. Melhor dizendo sobre o artigo lido, a viso geral sobre um gerente executivo se encaixa conforme Fayol definia abreviado, POCC ((Planejar, Organizar, Comandar e Controlar), o profissional que possua essas 4 palavras como hbito, nos dias de hoje atingir a excelncia.

Implicaes ticas Para reduzir os impactos ou at mesmo elimin-lo a organizao como um todo precisa sempre ser um conjunto, no uma diviso de reas e funes. A individualidade no bem adequada para a tomada de decises, ainda mais se for uma grande empresa, interessante estar sempre aberto para ouvir opinies de outras reas para solucionar e seguir em frente administrando a empresa.

Consideraes Finais

De acordo com o texto e a figura no qual disserto, deixa bem claro que um bom administrador em conjunto com uma organizao, planejamento e resultado tem grandes conquistas pela frente. Como o prprio texto diz, a organizao a forma que a sociedade enxerga que as coisas esto sendo feitas, e o grande papel do administrador e corresponder a esse desejo da sociedade, deixando mais prximo a eles como a organizao e assim torn-la capaz de gerar resultados, produzir o desenvolvimento e se destacar nesse grande mercado que possumos hoje.

Uma situao real de um bom administrador em uma empresa de telefonia, e sempre ter motivado seus funcionrios, ouvir opinies, ter um bom relacionamento com os clientes e deixar um bom entendimento sobre como a empresa se porta no mercado, pois deixou bem prximo a sociedade o valor da empresa, seus objetivos, gerou grandes resultados e foi bem visto pela a Organizao e Sociedade.

E por fim, entendemos que um bom administrador nos dias de hoje precisa ser muito mais do que ele , j que as cobranas esto por toda a parte, existem pessoas que cobram sua excelncia e pessoas que esto s para te julgar. Ento ser um bom administrador um grande desafio, e se conseguirmos chegar a excelncia o mrito vir, pois temos muito ainda essa dficit nas organizaes, j que alguns ainda acham que um bom administrador precisa ficar em uma sala respondendo emails e assinando papis.

Referncias Bibliogrficas
O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e crtica dos professores Antonio Cury e Suzana Bruno, disponvel em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/85/83 Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem dos professores Marcio Carreira, Alex Mariano, Ana Sartori e Rodrigo Oliveira, disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/795/641>

You might also like