You are on page 1of 4

EXTINTORES

Incndios podem ser definidos como a presena de fogo em local no desejado. So capazes de provocar, alm de prejuzos materiais, quedas, queimaduras e intoxicaes por fumaa. O fogo, por sua vez, resultante de uma reao qumica em cadeia, e para que esta reao ocorra so necessrios: Material oxidvel (combustvel); Material oxidante (comburente); Fonte de ignio (energia) e Reao em cadeia. - Combustvel o material oxidvel (slido, lquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente numa reao de combusto; - Comburente o material gasoso (em geral o oxignio) que pode reagir com um combustvel, produzindo assim a combusto; - Ignio o agente que d o incio do processo de combusto, a energia mnima inicial necessria introduzida na mistura combustvel/comburente; - Reao em cadeia o processo de sustentabilidade da combusto, pela presena de radicais livres que so formados durante o processo de queima do combustvel. de extrema importncia conhecer e identificar bem o incndio que se vai combater, antes de escolher o agente extintor (equipamento de combate ao fogo). Um erro na escolha de um extintor pode tornar intil o esforo de combater as chamas, podendo at piorar a situao: aumentar ou espalhar ainda mais as chamas, ou criar novas causas de fogo (curtos-circuitos).

Os principais tipos de extintores so os seguintes: 1. Extintor H2O: gua na forma lquida (jato ou neblina); 2. Extintor base de Espuma: espuma mecnica; 3. Extintor de Gases e vapores inertes: gs carbnico (CO2), Nitrognio, Vapor dgua; 4. Extintor P qumico: bicarbonato de sdio. Classes de incndio: A - Materiais slidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido, etc. que se caracterizam por deixar, aps a queima, resduos como carvo e cinza. Essa classe de incndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma; B - Lquidos e gases inflamveis, ou em slidos que se liquefazem para entrar em combusto: gasolina, GLP, parafina, etc. Neste caso NO se pode usar extintores base de gua; C - Equipamentos eltricos energizados: motores, geradores, cabos, etc. Extintores de p qumico e de Gases so os permitidos para esse tipo de incndio.

Extintor com gua pressurizada indicado para incndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais slidos em geral). A gua age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como aplicada. Extintor com gs carbnico Indicado para incndios de classe C (equipamento eltrico energizado), por no ser condutor de eletricidade. Pode ser usado tambm em incndios de classes A e B.

Extintor com p qumico seco Indicado para incndio de classe B (lquido inflamveis). Age por abafamento. Pode ser usado tambm em incndios de classes A e C. Extintor com p qumico especial Indicado para incndios de classe D (metais inflamveis). Age por abafamento. No use gua Em fogo de classe C (material eltrico energizado), porque a gua boa condutora de eletricidade, podendo aumentar o incndio. Em produtos qumicos, tais como p de alumnio, magnsio, carbonato de potssio, pois com a gua reagem de forma violenta. Recomendaes Aprenda a usar os extintores de incndio. Conhea os locais onde esto instalados os extintores e outros equipamentos de proteo contra fogo. Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes. No retire lacres, etiquetas ou selos colocados no corpo dos extintores. No mexa nos extintores de incndio e hidrantes, a menos que seja necessria a sua utilizao ou reviso peridica.

You might also like