You are on page 1of 35

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

MDULO 5 PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO Prezado capacitando, Estamos ingressando no Mdulo 5 do Curso de Capacitao para Elaborao de Planos Municipais de Saneamento Bsico, na modalidade distncia. De incio, gostaramos de lhe dirigir algumas perguntas. Voc lembra os temas que foram estudados nos Mdulos anteriores? Consegue perceber a sequncia e relao entre os Mdulos? Observe nos quadros abaixo e entenda o desenvolvimento do curso at este momento.
Surgimento e evoluo das aes de saneamento no Brasil e no mundo; Aspectos legais do Saneamento Bsico; Lei Federal n 11.445/07, seu principal objetivo e diretrizes. O processo de planejamento formal; Os elementos a serem considerados na elaborao do Plano de Saneamento Bsico; Processo e as etapas de elaborao do Plano de Saneamento Bsico. A participao social vinculada ao planejamento das aes de saneamento bsico. Estudos que conduziro ao diagnstico do saneamento bsico do municpio; Variveis que devem ser contempladas na elaborao do Plano de Saneamento Bsico.

Mdulo 1 O Saneamento Bsico no Brasil: Aspectos Fundamentais

Mdulo 2 Fundamentos para a elaborao de Planos de Saneamento Bsico Mdulo 3 A Participao Social na elaborao do Plano Municipal de Saneamento Bsico Mdulo 4 Estudos para a elaborao do diagnstico

Os quadros acima nos permitem dizer que, para elaborar um Plano de Saneamento Bsico, preciso entender o histrico, a importncia e os aspectos legais que regem esse tema (Mdulo 1). Posteriormente, faz-se o exerccio de planejar a elaborao do Plano, buscando novos elementos e revendo outros que devem ser considerados (Mdulo 2). Estruturado o processo de planejamento, passa-se a delinear a estratgia de mobilizao social que ser adotada (Mdulo 3). Cumpridas essas etapas, parte-se para a elaborao do diagnstico do Plano de Saneamento Bsico (Mdulo 4).

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

No Mdulo 5 so apresentadas as etapas importantes a serem contempladas para a elaborao do Plano Municipal de Saneamento Bsico, que so os objetivos, cenrios, metas, investimentos, diretrizes e estratgias, programas, projetos e aes. Esta etapa merece especial ateno de todos os atores sociais responsveis pela elaborao do Plano, j que a partir desta deliberado o rumo do saneamento no municpio. Ao final deste mdulo, esperamos que voc esteja apto a: compreender como os elementos tratados neste curso se interligam para a consecuo de um plano de saneamento; acompanhar, fiscalizar e intervir proativamente durante a elaborao do plano de saneamento bsico do municpio; propor programas, projetos, aes que estejam relacionados e condizentes com a realidade local, bem como com os objetivos, cenrios, metas, investimentos, diretrizes e estratgias para o saneamento bsico de seu municpio.

Capacitando, Assista ao vdeo Apresentao do Mdulo 5.

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

SUMRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. INTRODUO .................................................................................................................... 5 OBJETIVOS DO PLANO DE SANEAMENTO ........................................................................... 6 CENRIOS .......................................................................................................................... 6 METAS............................................................................................................................. 11 NECESSIDADES DE INVESTIMENTOS ................................................................................. 15 DIRETRIZES E ESTRATGIAS .............................................................................................. 17 PROGRAMAS, PROJETOS E AES .................................................................................... 20

8. PROPOSTA METODOLGICA PARA A ESTRUTURAO DE DIRETRIZES, PROGRAMAS, PROJETOS E AES ................................................................................................................... 25 REFERNCIAS ........................................................................................................................... 34

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

1. INTRODUO
O Plano de Saneamento Bsico propriamente dito constitudo pelos programas, projetos e aes, que contemplam as modificaes, ampliaes e melhorias a serem propostas para os quatro componentes do saneamento: abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, manejo de resduos slidos e manejo de guas pluviais. A eficincia, eficcia e efetividade destas propostas dependem de uma anlise integrada do diagnstico, do prognstico, dos recursos disponveis, da integrao com outras reas e setores, da legislao, dos interesses e necessidades municipais. A Universalizao deve configurar a grande diretriz para o sistema como um todo, sendo que de acordo com as caractersticas locais, as propostas que sero apontadas pelo Plano, iro sistematizar o rumo que ser dado ao saneamento bsico no municpio. Sero os objetivos, metas, investimentos, diretrizes, estratgias, programas, projetos e aes, bem como o cronograma, que permitiro esta organizao das propostas do plano, para que sejam as mais prticas possveis, permitindo que o municpio de fato faa a sua parte, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida local, o que invariavelmente tambm ir contribuir para o sistema de saneamento do Pas como um todo.

Mas o que so objetivos, metas, investimentos, diretrizes, estratgias e programas, projetos e aes?
OBJETIVOS: so enunciados resumidos do que de fato se deseja alcanar com cada projeto, ou seja, objetivo o que responde a questo: o que se pretende alcanar? METAS: so os parmetros que iro balizar o alcance dos objetivos. As metas declaram o quanto de fato queremos, como e/ou quando faremos, ou seja, o elemento que permite inferir parmetros de medio ao alcance dos objetivos. INVESTIMENTOS: so os recursos financeiros necessrios para a implementao e execuo dos objetivos e metas almejados. DIRETRIZES: so instrues que orientam, guiam, direcionam ou norteiam os elementos a serem planejados. As diretrizes propostas so subdivididas sob dois enfoques: gerais e especficas. As gerais so aquelas relacionadas com o sistema de saneamento como um todo, enquanto as especfica referem-se a cada um dos quatro setores do saneamento bsico. ESTRATGIAS: caminho, ou maneira, ou ao formulada e adequada para alcanar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas, os desafios e os objetivos estabelecidos (OLIVEIRA, 2012). PROGRAMAS: o conjunto de projetos homogneos quanto a seu objetivo maior (OLIVEIRA, 2012). PROJETOS: um trabalho com datas de incio e trmino previamente estabelecidas, coordenador responsvel, resultado final predeterminado e no qual so alocados os recursos necessrios para seu desenvolvimento (OLIVEIRA, 2012). AES: caracteriza-se pela ao propriamente dita, ou seja, quem, como e de que forma sero realizadas as atividades.
5

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

2. OBJETIVOS DO PLANO DE SANEAMENTO


Todo o processo de planejamento envolve a definio de objetivos, que devem estar em consonncia com os pressupostos sob os quais o Plano ser elaborado. Para definir os rumos do saneamento no municpio, inicialmente primordial que sejam definidos estes objetivos que, por sua vez, devem estar alinhados aos princpios fundamentais citados no art. 2 da Lei 11.445/07, que so: universalizao, equidade, integralidade, intersetorialidade, sustentabilidade, participao e controle social. Dentre estes fundamentos, destaca-se a universalizao como sendo o principal elemento a ser bem caracterizado pelos objetivos em todos os setores do saneamento. Segundo a Lei n 11.445/07, o Plano Municipal de Saneamento Bsico deve definir os objetivos e metas de curto, mdio e longo prazo para a universalizao, admitidas solues graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais (inciso II do art. 19). Para orientar a definio do objetivo geral, sugere-se a seguinte questo: O que queremos ou precisamos alcanar/desenvolver na rea do saneamento no nosso municpio?

3. CENRIOS
Conforme voc j viu no Mdulo 2, a etapa de prognstico fundamental ao processo de planejamento, visto que a partir dela que o plano propriamente dito ser formulado. Essa etapa possibilita que o gestor analise a atual situao do municpio, identifique o cenrio futuro desejvel e proponha aes para que os objetivos sejam alcanados. recomendvel que sejam elaborados diferentes cenrios futuros, considerando distintas possibilidades. Atravs destes elementos que o municpio ter condies de traar estratgias convenientes para que se cumpram os objetivos.

Segundo Santos (2004, p. 52), os cenrios futuros representam simulaes de diferentes situaes, prognsticos das condies [...] em um tempo mais ou menos prximo. Nada mais so do que quadros hipotticos de um futuro plausvel. Podem ser usados para auxiliar o planejador a identificar o que poderia acontecer se determinados eventos ocorressem ou certos planos ou polticas fossem introduzidas.

Todos os cenrios a serem propostos devem considerar as diretrizes, os objetivos e as metas estabelecidas pela Poltica Municipal de Saneamento Bsico e os princpios bsicos citados na Lei n 11.445/07. A elaborao de cenrios futuros dever combinar informaes relativas atual situao do saneamento bsico no municpio, oriunda do diagnstico, com a previso de crescimento populacional, alm de indicadores como, por exemplo, inflao, taxa de juros,
6

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Produto Interno Bruto (PIB), evoluo tecnolgica, legislao, eleies, crescimento demogrfico, sade e globalizao. O cruzamento dessas informaes possibilita a avaliao da necessidade de ampliao e/ou modificao dos atuais sistemas utilizados, considerando o incremento (ou declnio) da populao. Como exemplos de anlises quantitativas, podemos citar o consumo per capita de gua, a gerao per capita de efluentes, a quantidade de pessoas atendidas pelo sistema de coleta de resduos slidos, o nmero de pessoas afetadas por eventos de inundao urbana, etc. Alm de possibilitar anlises quantitativas, a elaborao de cenrios futuros tambm dever permitir a anlise qualitativa do sistema. Citam-se como exemplos de anlises qualitativas a qualidade da gua distribuda populao, a eficincia dos sistemas coletivos de tratamento de efluentes, o nvel de contentamento da populao frente atual gesto de resduos slidos, a condio de entupimento do sistema de microdrenagem municipal, etc. Os cenrios podem ser propostos com base em diferentes enfoques. Normalmente, so utilizadas trs situaes distintas, embora o nmero de proposies e a natureza destas sejam de livre escolha: um cenrio futuro otimista, no qual a participao social considerada, a expanso urbana ocorre conforme diretrizes estabelecidas, o incremento populacional mnimo, a necessidade de adequaes dos sistemas de saneamento bsico mnima, etc.; um cenrio futuro pessimista, no qual a participao social no considerada, a expanso urbana ocorre de forma desordenada, sem considerar as diretrizes estabelecidas, o incremento populacional mximo, h grande necessidade de adequao dos sistemas de saneamento bsico, etc.; um cenrio futuro intermedirio, que seria uma mescla do cenrio otimista e do pessimista. Os programas, projetos e aes, que so elementos estruturantes da etapa de prognstico, sero desenvolvidos somente para o cenrio escolhido, buscando minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. Para facilitar sua compreenso, vamos agora apresentar um exemplo. A combinao da informao da projeo populacional de um dado municpio (Figura 1), com a projeo do consumo per capita de gua tratada e a avaliao dos cenrios projetados (Quadro 1), embasar a elaborao das propostas de ao. Na Figura 2 so apresentados os resultados da estimativa para o consumo de gua tratada pela populao, para os trs cenrios elaborados: otimista, intermedirio e pessimista. Para chegar a este valor multiplicou-se o tamanho da populao e estimativa de crescimento da mesma, pelo consumo mdio de 150 litros por habitante por dia.

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

Figura 1 - Grfico de projeo populacional para os trs cenrios adotados

Figura 2 Grfico de projeo de consumo de gua tratada para 2035 para os trs cenrios adotados, considerando o crescimento da populao com consumo mdio de 150 l/h/d

Depois de elaborados faz-se a avaliao dos cenrios. Uma breve descrio dos cenrios est apresentada no Quadro 1.
Quadro 1 - Avaliao dos cenrios projetados CENRIO INTERMEDIRIO CENRIO PESSIMISTA
O atual sistema de abastecimento necessita de adequaes e ampliaes ao longo do tempo para suprir a demanda de gua potvel. O atual sistema somente suprir a demanda de gua potvel at 2022. O atual sistema de abastecimento necessita de adequaes e ampliaes ao longo do tempo para suprir a demanda de gua potvel. O atual sistema somente suprir a demanda de gua potvel at 2016.

CENRIO OTIMISTA

O atual sistema de abastecimento necessita de pequenas adequaes ao longo do tempo para suprir a demanda de gua potvel. Mantendo-se as aes projetadas, h garantia de abastecimento at 2035.

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Todos os cenrios, conforme voc observou no Quadro 1, demandaro necessidades e aes para adequao do sistema de abastecimento pblico. O cenrio otimista, por exemplo, talvez demande apenas a implementao de um programa de reduo de perdas, enquanto que o cenrio pessimista poder demandar a necessidade de construo de um novo barramento para captao de gua, associado tambm a um programa de reduo de perdas. Importante dizer que a finalidade dos cenrios estratgicos no apenas predizer como ser o futuro, mas principalmente proporcionar condies para que os responsveis pela gesto municipal entendam melhor quais so e como se comportam as tendncias atuais, bem como identificar previamente quais sero as consequncias destas tendncias em longo prazo (OLIVEIRA, 2012). Sendo assim, a utilizao de cenrios pode ser utilizada tanto como ferramenta de debate para melhor compreenso do meio externo que afeta nossas aes, como forma de enfocar um resultado, atuando ento para se precaver quanto s alteraes externas. Para que seja possvel escolher entre esses cenrios futuros aquele que estar mais prximo do cenrio real, necessrio conversar novamente com quem mais conhece os problemas locais: a populao. Cabe aqui, tanto para elaborao de novos cenrios com base em demandas da populao, quanto para escolha destes, mobilizar a sociedade a fim de que ela, assim como no diagnstico, auxilie na definio do cenrio futuro e nas consequentes diretrizes de ao. No Plano Nacional de Saneamento Bsico (Plansab) os cenrios foram elaborados com base na evoluo mais recente dos indicadores socioeconmicos e ambientais, tendo sido consultados 80 especialistas, em duas rodadas, empregando a tcnica do Mtodo Delphi1. Ao final, com uma anlise cruzada entre a situao possvel de cada indicador ao longo do tempo, foram estabelecidos trs cenrios, denominados Cenrio 1, Cenrio 2 e Cenrio 3, conforme pode ser visto na Figura 2. Neste planejamento, de nvel estratgico e nacional, definiu-se como referncia para a poltica de saneamento bsico do Pas o Cenrio 1. Este cenrio indica um futuro possvel e, at certo ponto, desejvel, constituindo o ambiente para o qual se desenvolve o planejamento e suas diretrizes, estratgias, metas, investimentos e procedimentos de carter poltico-institucional vislumbrados como necessrios para alcanar o planejado.

Mtodo Delphi: envolve a aplicao de questionrios que devem ser respondidos sem que haja interao direta dos componentes do grupo questionado. As questes so feitas de forma sequencial e os resultados so tabulados. Ocorrendo consenso entre as respostas, o processo finaliza. No ocorrendo, as divergncias so representadas aos questionados que podem reformular, ou melhor, debater seus pontos de vista. Desta maneira, so feitas consultas sucessivas at a identificao dos pontos conflitantes e obteno do consenso (SANTOS, 2004, p. 161).

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

O Cenrio 1 projeta o Brasil em 2030 como um pas saudvel e sustentvel, com maior taxa de crescimento econmico (4,0%) compatvel com uma relao dvida/PIB decrescente, com forte integrao externa e mercado interno em expanso, com significativos avanos do Estado na gesto de suas polticas e aes, com crescimento do patamar dos investimentos do setor pblico e do setor privado, com expressiva melhoria dos indicadores sociais, com reduo das desigualdades urbanas e regionais e recuperao da qualidade do meio ambiente.

Quadro 2: Comparao qualitativa de indicadores macroeconmicos e socioambientais nos Cenrios 1, 2 e 3 VARIVEIS QUADRO MACROECONMICO CENRIO 1
Elevado crescimento, sem gerar presses inflacionrias, com uma relao dvida/PIB decrescente. Declnio rpido do endividamento (relao dvida/PIB) Provedor dos servios pblicos e condutor das polticas pblicas essenciais

CENRIO 2
Menor crescimento mundial, menor expanso da taxa de investimento e maior presso inflacionria. Declnio gradual do endividamento (relao dvida/PIB) Reduo do papel do estado com a maior participao do setor privado na prestao de servios de funes essenciais Manuteno do atual patamar dos investimentos pblicos federais, distribudos parcialmente com critrios de planejamento Pequena encargos Moderada Mdio (3,0% a.a.) Baixa e controlada Ampla Crescimento mdio Moderada e seletiva das Presena modesta das fontes renovveis Leve reduo da degradao ambiental Gradual reduo da pobreza Reduo gradual da violncia Pequena reduo concentrao regional da reduo dos

CENRIO 3
Menor crescimento mundial, menor expanso da taxa de investimento e maior presso inflacionria. Declnio gradual do endividamento (relao dvida/PIB) Reduo do papel do estado com a maior participao do setor privado na prestao de servios de funes essenciais Manuteno do atual patamar dos investimentos pblicos federais, distribudos parcialmente com critrios de planejamento Pequena encargos Moderada Mdio (3,0% a.a.) Baixa e controlada Limitada Crescimento mdio Baixa e seletiva Presena tmida das fontes renovveis Persistncia da degradao ambiental Gradual reduo da pobreza Reduo gradual da violncia Pequena reduo concentrao regional Modelo inadequado crescimento urbano da de reduo dos

FINANAS PBLICAS

PAPEL DO ESTADO

CAPACIDADE DE INVESTIMENTO PBLICO CARGA TRIBUTRIA ENCARGOS SOCIAIS TAXA DE INVESTIMENTO CRESCIMENTO ECONMICO INFLAO CAPACIDADE PBLICA
DE E

Crescimento do patamar dos investimentos pblicos federais submetidos ao controle social Reduo significativa Alta Alto (4,0% a.a.) Baixa e controlada

GESTO

Ampla Crescimento rpido Moderada e ampla Presena relevante fontes renovveis

NVEL DE ESCOLARIDADE INOVAO TECNOLGICA MATRIZ ENERGTICA QUALIDADE AMBIENTAL POBREZA E DESIGUALDADES SOCIAIS VIOLNCIA E CRIMINALIDADE DESIGUALDADES REGIONAIS DESENVOLVIMENTO URBANO

Moderao das presses antrpicas e recuperao de reas degradadas Reduo estrutural significativa e

Diminuio significativa Declnio gradual e consistente da concentrao regional Desenvolvimento de polticas adequadas para os grandes

Desenvolvimento de polticas adequadas para os grandes

10

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

centros urbanos Adoo de estratgias de conservao de mananciais e de mecanismos de desenvolvimento limpo, com ampliao das condies de acesso a esses recursos

centros urbanos Adoo de estratgias de conservao de mananciais e de mecanismos de desenvolvimento limpo, com ampliao das condies de acesso a esses recursos

ACESSO HDRICOS

AOS

RECURSOS

Desigualdade no acesso aos recursos hdricos

Fonte: Plano de Saneamento Bsico (2013)

A concepo de cenrios, adotada no Plansab, visa descrio de um futuro possvel, imaginvel ou desejvel, a partir de hipteses ou possveis perspectivas de eventos, com caractersticas de narrativas, capazes de uma translao da situao de origem at a situao futura. Preferencialmente, os cenrios de planejamento devem ser divergentes entre si, desenhando futuros distintos. O processo de construo de cenrios promove assim uma reflexo sobre as alternativas de futuro e, ao reduzir as diferenas de percepo entre os diversos atores interessados, melhora a tomada de decises estratgicas por parte dos gestores. Dessa forma, gerenciar as incertezas e no predizer o futuro torna-se questo fundamental no processo de tomada de deciso dos administradores, constituindo-se, os cenrios, apenas em um referencial para o planejamento de longo prazo (BRASIL, 2011b).

Para saber mais:


Informaes adicionais sobre os cenrios estudados para o pas podem ser consultadas na proposta do Plano Nacional de Saneamento Bsico - Plansab. Acesse o Plano atravs do link:
<http://www.cidades.gov.br/plansab>.

ATENO
Os cenrios construdos para o Plansab (BRASIL, 2011b) podem servir como referncia a ser adotada pelo seu municpio na elaborao do Plano de Saneamento Bsico, sempre com o foco sobre a realidade local e a melhoria da qualidade de vida da populao.

4. METAS
As metas declaram o quanto queremos, como e/ou quando faremos, ou seja, o elemento que permite inferir parmetros de medio ao alcance dos objetivos. Devem ser pensadas de forma a contemplar os quatro componentes do saneamento e a gesto do sistema como um todo. Alm disso, devem ser apresentadas para todo o territrio e tambm para unidades menores, a critrio de cada municpio, tais como regies administrativas, comunidades rurais, bacias hidrogrficas, distritos e sede, dentre outros. As metas devem estar vinculadas aos objetivos j apresentados. Os objetivos so enunciados resumidos do que de fato se deseja alcanar com cada projeto, enquanto que as metas so os
11

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

parmetros que iro balizar o alcance desses objetivos. Ou seja, objetivo o que responde a uma questo do tipo: o que queremos alcanar ou fazer? J a meta declara o quanto de fato queremos, como e/ou quando faremos, ou seja, o elemento que permite inferir parmetros de medio ao alcance dos objetivos. De forma comparativa podemos pensar em um jogo de arco e flecha, onde o objetivo simplesmente o de acertar um alvo. Agora, para este objetivo, possvel estabelecer uma meta, como, por exemplo, a de acertar esse alvo exatamente em seu centro com no mximo 5 tentativas, em um tempo no superior a 20 minutos. O estabelecimento de metas consiste em um processo sistemtico, onde todas as partes envolvidas discutem e concordam acerca das metas a serem atingidas, bem como se estas esto sendo cumpridas e se continuam sendo viveis dentro dos cenrios atuais. Nesse processo, uma meta pontual, como por exemplo, a construo de uma Estao de Tratamento de Esgoto, deve estar de acordo com as metas globais, como o aumento dos ndices de esgoto tratado no municpio. Uma caracterstica importante sobre as metas que devem ser claras e mensurveis, ou seja, fornecendo condies para que sejam realizadas as medies sobre seu atendimento total ou parcial. Assim, apenas construir uma Estao de Tratamento de Esgoto (ETE) no fornece subsdios suficientes para que seja elaborado um plano de ao. Uma meta mais coerente seria a construo de uma ETE capaz de tratar 50 % do esgoto produzido na regio norte da cidade, em um prazo de 4 anos. Essa meta deixa claro o objetivo a ser atingido, como quantific -lo e o horizonte temporal para cumpri-lo, possibilitando o debate de como isto ser realizado. No Plansab foram estabelecidas metas de curto, mdio e longo prazo 2018, 2029 e 2033, respectivamente com base em 23 indicadores selecionados, apresentados no Quadro . Para esses indicadores foram estabelecidas metas progressivas de expanso e qualidade dos servios, para as cinco macrorregies e para o Pas.

Quadro 3 - Indicadores selecionados para as metas do Plansab


Indicador A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 E1 E2 DESCRIO
(1)

Nmero de domiclios urbanos e rurais abastecidos por rede de distribuio ou por poo ou nascente com canalizao interna / Total de domiclios [PNAD 2001-2008; Censo 2000] Nmero de domiclios urbanos abastecidos por rede de distribuio ou por poo ou nascente com canalizao interna / Total de domiclios urbanos [PNAD 2001-2008; Censo 2000] Nmero de domiclios rurais abastecidos por rede de distribuio ou por poo ou nascente com canalizao interna / Total de domiclios rurais [PNAD 2001-2008; Censo 2000] Nmero de municpios com amostras de coliformes totais na gua distribuda em desacordo com o padro de potabilidade (Portaria n 2.914/11) no ano / Nmero total de municpios com controle de coliformes totais na gua distribuda no ano Nmero de economias ativas atingidas por paralisaes e por interrupes sistemticas no abastecimento de gua no ms / Nmero total de economias ativas [SNIS 2010] ndice de perdas na distribuio de gua (Vol. de gua disponibilizado - Vol. de gua consumido) / Vol. de gua disponibilizado) [SNIS 2010] Nmero de prestadoras que cobram pelo servio de abastecimento de gua / Total de prestadores [PNSB 2008] Nmero de domiclios urbanos e rurais servidos por rede coletora ou fossa sptica para os excretas ou esgotos sanitrios / Total de domiclios [Censo 2010] Nmero de domiclios urbanos servidos por rede coletora ou fossa sptica para os excretas ou esgotos sanitrios / Total de domiclios urbanos [Censo 2010]

12

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

E3 E4 E5 E6 R1 R2 R3 R4 R5 D1 G1 G2 G3 G4
(1) (2)

Nmero de domiclios rurais servidos por rede coletora ou fossa sptica para os excretas ou esgotos sanitrios / Total de domiclios rurais [Censo 2010] ndice de tratamento de esgoto coletado (Volume de esgoto coletado tratado / Volume de esgoto coletado) [PNSB 2008] Nmero de domiclios (urbanos e rurais) com renda at trs salrios mnimos mensais que possuem unidades hidrossanitrias / Total de domiclios com renda at 3 salrios mnimos mensais [Censo 2010] Nmero de prestadoras de servio que cobram pelos servios de esgotamento sanitrio / Total de prestadoras [PNSB 2008] Nmero de domiclios urbanos atendidos por coleta direta (porta-a-porta) de resduos slidos / Total de domiclios urbanos [Censo 2010] Nmero de domiclios rurais atendidos por coleta direta (porta-a-porta) e indireta de resduos slidos/Total de domiclios rurais [Censo 2010] Nmero de municpios com presena de lixo/vazadouro de resduos slidos / Total de municpios [PNSB 2008] Nmero de municpios com coleta seletiva de RSD / Total de municpios [PNSB 2008] Nmero de municpios que cobram taxa de resduos slidos / Total de municpios [PNSB 2008] (2) Nmero de municpios com inundaes e/ou alagamentos na rea urbana nos ltimos cinco anos/Total de municpios [PNSB 2008] Nmero de municpios com estrutura nica para tratar da poltica de saneamento bsico / Total de municpios [Munic 2011] Nmero de municpios com Plano de Saneamento Bsico (abrange os servios de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, limpeza urbana e manejo de resduos slidos e drenagem e manejo de guas pluviais urbanas) / Total de municpios [Munic 2011] Nmero de municpios com servios pblicos de saneamento bsico fiscalizados e regulados / Total de municpios [Estimativa] (3) Nmero de municpios com instncia de controle social das aes e servios de saneamento bsico (rgos colegiados) / Total de municpios [Munic 2011]

As informaes entre colchetes referem-se s fontes para os valores iniciais do indicador

Trata-se de indicador construdo a partir da PNSB. Gestes devero ser realizadas junto ao IBGE para que as informaes a serem futuramente levantadas se alinhem ao previsto no PNRS e contribuam para a substituio do indicador para: municpios com cobrana por servios de RSU, sem vinculao com o IPTU. (3) Os valores foram estimados e no baseados nos sistemas de informao, em funo da limitao que apresentam para a estimativa dessa linha de base: a Munic aborda a regulao e fiscalizao indicando se h definio d o rgo responsvel pela regulao e fiscalizao, no implicando que os servios estejam sendo efetivamente regulados e fiscalizados. A base de informaes dos levantamentos da Abar, por sua vez, no contemplam o universo dos municpios. Legenda Indicadores de abastecimento de gua Indicadores de esgotamento sanitrio Indicadores de manejo dos resduos slidos Indicador de drenagem e manejo das guas pluviais urbanas Indicadores da gesto dos servios de saneamento bsico
Fonte: Plansab (2013).

Quadro 4 - Metas para o saneamento bsico nas macrorregies e no Pas (em %)


INDICADOR A1. % de domiclios urbanos e rurais abastecidos por rede de distribuio e por poo ou nascente com canalizao interna A2. % de domiclios urbanos abastecidos por rede de distribuio e por poo ou nascente com canalizao interna ANO 2010 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 BRASIL 90 93 95 99 95 99 100 100 N 71 79 84 94 82 96 100 100 NE 79 85 89 97 91 98 100 100 SE 96 98 99 100 97 99 100 100 S 98 99 99 100 98 100 100 100 CO 94 96 98 100 96 99 100 100

13

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO 2010 2018 2023 2033 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2008 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2008 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2008 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2010 2018 2023 2033 2008 2018 2023 2033 2008 2018 31 29 27 25 39 36 34 31 94 96 98 100 67 76 81 92 75 82 85 93 17 35 46 69 53 69 77 93 89 93 96 100 49 65 73 90 90 94 97 100 27 42 51 70 51 0 0 0 18 28 100 86 77 60 51 45 41 33 85 92 95 100 33 52 63 87 41 56 68 89 8 24 34 55 62 75 81 94 70 82 89 100 48 62 70 84 84 90 94 100 14 28 37 55 86 0 0 0 5 12 85 73 65 50 51 44 41 33 90 95 97 100 45 59 68 85 57 66 73 86 11 28 39 61 66 77 82 93 81 89 93 100 31 51 61 81 80 88 93 100 19 33 42 60 89 0 0 0 5 14 23 20 18 14 34 33 32 29 95 99 100 100 87 90 92 96 91 94 95 98 27 49 64 93 46 63 72 90 98 99 99 100 53 70 78 95 93 99 100 100 41 58 69 92 19 0 0 0 25 36 9 8 8 7 35 33 32 29 99 100 100 100 72 81 87 99 78 84 88 96 31 46 55 75 59 73 80 94 97 98 99 100 51 69 77 95 96 99 100 100 46 62 71 91 16 0 0 0 38 48 8 8 7 6 34 32 31 29 96 99 100 100 52 63 70 84 56 69 77 92 13 40 53 74 90 92 93 96 97 98 99 100 86 90 92 96 92 95 97 100 19 37 49 72 73 0 0 0 7 15 61 67 71 80 38 43 46 52 42 53 60 74 (1) 85 91 95 100 94 96 98 100 79 88 93 100

A3. % de domiclios rurais abastecidos por rede de distribuio e por poo ou nascente com canalizao interna A4. % de anlises de coliformes totais na gua distribuda em desacordo com o padro de potabilidade (Portaria n 2.914/11) A5. % de economias ativas atingidas por paralisaes e interrupes sistemticas no abastecimento de gua A6. % do ndice de perdas na distribuio de gua

A7. % de servios de abastecimento de gua que cobram tarifa E1. % de domiclios urbanos e rurais servidos por rede coletora ou fossa sptica para os excretas ou esgotos sanitrios E2. % de domiclios urbanos servidos por rede coletora ou fossa sptica para os excretas ou esgotos sanitrios E3. % de domiclios rurais servidos por rede coletora ou fossa sptica para os excretas ou esgotos sanitrios

E4. % de tratamento de esgoto coletado

E5. % de domiclios urbanos e rurais com renda at trs salrios mnimos mensais que possuem unidades hidrossanitrias E6. % de servios de esgotamento sanitrio que cobram tarifa

R1. % de domiclios urbanos atendidos por (2) coleta direta de resduos slidos

R2. % de domiclios rurais atendidos por coleta direta e indireta de resduos slidos

R3. % de municpios com presena de lixo/vazadouro de resduos slidos R4. % de municpios com coleta seletiva de RSD

14

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

R5. % de municpios que cobram taxa de resduos slidos D1. % de municpios com inundaes e/ou alagamentos ocorridos na rea urbana, nos (3) ltimos cinco anos G1. % de municpios com estrutura nica para tratar da poltica de saneamento bsico G2. % de municpios com Plano Municipal de Saneamento Bsico (abrange os servios de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, limpeza urbana e manejo de resduos slidos e drenagem e manejo de (4) guas pluviais urbanas) G3. % de municpios com servios pblicos de saneamento bsico fiscalizados e regulados

2023 2033 2008 2018 2023 2033 2008 2018 2023 2033 2011 2018 2023 2033 2011 2018 2023 2033

33 43 11 39 52 80 41 --11 30 43 52 70 5 32 51 90

15 22 9 30 40 61 33 --6 42 48 52 60 4 28 45 80

18 28 5 26 36 56 36 --5 19 32 41 60 2 27 44 80

42 53 15 49 66 100 51 --15 31 46 58 80 6 36 57 100

53 63 15 49 66 100 43 --17 37 50 60 80 8 37 58 100

19 27 12 34 45 67 26 --5 46 51 54 60 4 28 45 80

2018 30 20 20 40 40 20 2023 50 40 40 60 60 50 2033 70 60 60 80 80 60 2011 11 8 9 11 11 15 G4. % de municpios com instncia de 2018 36 31 32 40 39 36 controle social das aes e servios de 2023 54 47 48 60 59 50 saneamento bsico (rgos colegiados) 2033 90 80 80 100 100 80 (1) Para o indicador A4 foi prevista a reduo dos valores de 2010 em desconformidade com a Portaria n 2.914/11, do MS, em 15%, 25% e 60% nos anos 2018, 2023 e 2033, respectivamente. (2) Para as metas, assume-se a coleta na rea urbana (R1) com frequncia mnima de trs vezes por semana. (3) O indicador D1 adotado o nico em que se dispe de srie histrica capaz de orientar a projeo de metas. Na avaliao, monitoramento e revises do Plano, devero ser progressivamente incorporados elementos do Plano Nacional de Gesto de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. (4) As metas para os indicadores de gesto referenciam-se no Decreto Presidencial n 7.217, de 21 de junho de 2010, que regulamenta a Lei n 11.445/2007.

ATENO
Os indicadores e as metas propostas para o Plansab podem servir como balizadoras para os municpios, lembrando sempre que devem estar em conformidade com a realidade diagnosticada.

5. NECESSIDADES DE INVESTIMENTOS
A partir da definio das metas, pode-se prever os investimentos em obras, recursos humanos, equipamentos, aes de emergncia e contingncia, entre outros investimentos necessrios para alcan-las. Conforme contextualizao apresentada no Plansab, desde o Plano Nacional de Saneamento anterior, o de 1971, as principais fontes de investimento disponveis para o setor de saneamento
15

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

bsico no Brasil tm sido: i. ii. iii. recursos dos fundos financiadores (Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS e Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT), tambm denominados de recursos onerosos; recursos no onerosos, derivados da Lei Oramentria Anual (LOA), tambm conhecido como Oramento Geral da Unio (OGU), e de oramentos dos estados e municpios; recursos provenientes de emprstimos internacionais, contrados junto s agncias multilaterais de crdito, tais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial (BIRD); e recursos prprios dos prestadores de servios, resultantes de supervits de arrecadao; recursos oriundos da cobrana pelo uso dos recursos hdricos (Fundos Estaduais de Recursos Hdricos).

iv. v.

A partir de 2007, o governo federal promoveu a retomada do planejamento e execuo de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logstica e energtica do pas, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentvel, atravs do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC). Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratgico, mais recursos e mais parcerias com estados e municpios, para a execuo de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Na rea do saneamento este programa visa aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, a proteo dos mananciais, a despoluio de cursos dgua e o tratamento de resduos slidos, sendo uma importante fonte de recursos para o saneamento. Para efeito de distribuio dos recursos em saneamento, o PAC classificou os municpios brasileiros da seguinte forma: GRUPO 1: grandes regies metropolitanas do pas, municpios com mais de 70 mil habitantes nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste e acima de 100 mil nas regies Sul e Sudeste; GRUPO 2: municpios com populao entre 50 mil e 70 mil nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste e municpios com populao entre 50 mil e 100 mil habitantes nas regies Sul e Sudeste; GRUPO 3: municpios com menos de 50 mil habitantes coordenados pela Funasa. O documento Panorama do Saneamento Bsico no Brasil - Vol VI. (BRASIL 2011a, p.46 e 47), cita que a priorizao dos investimentos dever obedecer a critrios tcnicos, tais como os de carter epidemiolgico, sanitrio e social, cabendo ao governo federal o papel de principal financiador. Neste sentido, importante que, tomando por base os cenrios, os objetivos e as metas definidas para a realidade local de cada municpio, j sejam identificadas as necessidades de investimentos apontando as provveis fontes de recursos. Assim, o Plano ter uma maior exequibilidade, de acordo com a capacidade de endividamento do municpio, quando for o caso. Para isto, o Plano se configura como pea fundamental, demonstrando que o municpio est organizado em termos de planejamento e, assim, est apto a se candidatar como tomador dos recursos disponveis.

16

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

6. DIRETRIZES E ESTRATGIAS
As diretrizes gerais do Saneamento Bsico constituiro as bases para o funcionamento e organizao municipal ou regional, sendo que o alicerce legal nacional formado por dois documentos principais que expressam os elementos essenciais sua organizao:

Lei n 11.445, de 5 de janeiro de 2007: estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico; Decreto n 7.217, de 21 de junho de 2010: regulamenta a Lei n 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Aliando os princpios fundamentais apresentados na Lei n 11.445/07, aos resultados dos diagnsticos e prognsticos, necessidades apontadas pela sociedade, articulao e integrao com outras reas e legislaes existentes, como ocorreu na elaborao dos objetivos, cenrios e metas, j se tem uma boa base para formar as diretrizes gerais para o sistema de saneamento do municpio. Por exemplo, com base no princpio citado no inciso VII do art. 2, que trata da eficincia e sustentabilidade econmica, o municpio, ao detectar no diagnstico um dficit atual, ou no prognstico um dficit futuro nos servios de saneamento, pode j estabelecer uma diretriz geral para o seu plano de saneamento, propondo: promoo de um fundo de recursos destinados a sustentar as aes em saneamento no municpio . Essa diretriz, mencionada como exemplo, poderia ensejar a implementao de um projeto para a criao de um fundo municipal de saneamento, com recursos advindos da prpria cobrana pelos servios, alm dos captados em outras instncias, e isso faria com que o princpio da sustentabilidade econmica fosse melhor atendido. Ainda nos art. 48 e 49 desta lei, ao se tratar especificamente da Poltica de Saneamento, so estabelecidas as diretrizes e os objetivos a serem contemplados. Atravs da adequao destes itens, s realidades e s necessidades locais, possvel que haja a derivao de diretrizes gerais para o sistema de saneamento. Por exemplo, no inciso III do art. 48, citada a diretriz: estmulo ao estabelecimento de adequada regulao dos servios, a qual pode der ivar em uma diretriz para o plano municipal que siga essa mesma orientao, propondo algo como: promoo da descentralizao das decises, da fiscalizao e da regulao acerca das aes em saneamento. essencial que as diretrizes propostas estejam embasadas em diagnsticos confiveis e atualizados, para propor solues articuladas com os problemas existentes e necessidades de adequaes do municpio, considerando sempre a previso de crescimento populacional e as competncias que cabem aos municpios como titulares dos servios (art. 9 da Lei n 11.445/07).

17

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

ATENO
atribuio dos municpios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, dentre os quais est includo o saneamento bsico, conforme previsto no art. 30, inciso V da Constituio Federal. Conforme apresentado no documento Panorama do Saneamento Bsico no Brasil Vol VI (BRASIL, 2011a) a definio das macrodiretrizes e estratgias para o Plansab resultou das proposies levantadas nos grupos de trabalho e consolidadas na plenria final dos Seminrios Regionais realizados nas cinco macrorregies do Pas (Belo Horizonte, Braslia, Recife, Manaus e Porto Alegre). Adicionalmente, foram sistematizadas diversas propostas construdas no mbito do governo federal e de organizaes da sociedade civil, em particular, sugestes, recomendaes, contribuies e reflexes advindas dos seguintes grupos: Frum Nacional de Reforma Urbana (FNRU); Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA); Compromisso pelo Meio Ambiente e Saneamento Bsico dos Ministrios do Meio Ambiente e das Cidades; Grupo de Trabalho Interministerial do Plansab (GTI Plansab); Grupo de Acompanhamento do Comit Tcnico de Saneamento Ambiental do Conselho Nacional das Cidades (GA); Cmara Tcnica do Plano Nacional de Recursos Hdricos (CTPNRH); e Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH). Complementaram o conjunto de elementos de suporte as anlises prospectivas integrantes de documentos como o Estudo da Dimenso Territorial para o Planejamento do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e de demais planos nacionais, como o Plano Nacional de Habitao (PlanHab) e, em especial, o Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH). Ainda a coerncia entre as diversas proposies, verses preliminares do conjunto de macrodiretrizes e estratgias foi objeto de discusso e consolidao, em diversas reunies e oficinas, com tcnicos de diversos rgos do governo federal e com especialistas convidados do setor. As macrodiretrizes e estratgias propostas para o Plansab foram organizadas em cinco blocos temticos e devero orientar, em nvel geral, a execuo do plano e o cumprimento das metas estabelecidas. Os 5 blocos temticos, em que as macrodiretrizes foram agrupadas, bem como a sua abrangncia esto apresentados no Quadro .

18

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Quadro 5 - Blocos temticos das macrodiretrizes e suas respectivas abrangncias


DESCRIA Tratam-se de diretrizes fundamentais para a necessria A) Relativas s aes de coordenao e planejamento consolidao, no plano federal e demais nveis no setor e s articulaes intersetoriais e federados, para assegurar o avano institucional da interinstitucionais para efetiva implementao da poltica nacional de saneamento, com perenidade e Poltica Nacional de Saneamento Bsico. sustentao ao longo do perodo de implementao do Plansab e posteriores. Referem-se a diretrizes que buscam assegurar o fortalecimento da prestao dos servios, em sintonia B) Relativas prestao, regulao e fiscalizao dos com os princpios da Lei, bem como do papel do titular, a servios de saneamento bsico, de forma participativa partir das atividades de gesto, regulao e fiscalizao, e integrada, com vistas sua universalizao. na perspectiva da maior eficincia, eficcia e efetividade do setor. Tratam-se de diretrizes fundamentais para a necessria consolidao, no plano federal e demais nveis C) Relativas ao desenvolvimento tecnolgico e aes federados, para assegurar o avano institucional da de saneamento bsico em reas especiais. poltica nacional de saneamento, com perenidade e sustentao ao longo do perodo de implementao do Plansab e posteriores. So diretrizes fundamentais, que visam, dentre outros avanos, assegurar fluxo estvel de recursos financeiros D) Relativas ao investimento pblico e cobrana dos para o setor e mecanismos para sua eficiente utilizao e servios de saneamento bsico. fiscalizao, com base no princpio de qualificao dos gastos pblicos e da progressiva priorizao de investimentos em medidas estruturantes. A elaborao do Plansab baseia-se no pressuposto central de que seja um planejamento estratgico, E) Relativas ao monitoramento e avaliao sistemtica portanto acompanhado de contnuo acompanhamento e do Plansab. monitoramento, com vistas sua adaptao aos cenrios que se apresentarem. Fonte: Plansab (BRASIL, 2011b); Documento: Panorama do Saneamento Bsico no Brasil Vol VI (BRASIL, 2011a). BLOCO TEMTICO

Das macrodiretrizes elaboradas derivaram-se 137 estratgias, que devero ser estritamente observadas na execuo da Poltica Federal de Saneamento Bsico, como no cumprimento das metas estabelecidas, programas, planos e aes durante a vigncia do Plansab.

ATENO
Como foi abordado no diagnstico, nas diretrizes e estratgias, bem como nas demais etapas (programas, projetos e aes) devem ser apontadas solues para o acesso aos servios pelos usurios de baixa renda.

19

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

7. PROGRAMAS, PROJETOS E AES


A articulao dos programas com o que j foi exposto anteriormente (metas, investimentos, diretrizes e estratgias), alm da compatibilidade entre o Plano de Saneamento Bsico, com o Plano Plurianual, Lei Oramentaria Anual e outros programas existentes no municpio, so fundamentais para que o Plano torne-se coeso e atenda aos anseios da comunidade local. Para entender melhor esta sequncia de atos para a elaborao do Plano observe a Figura 3. Na visualizao da figura, importante reforar que cada etapa se vincula fortemente uma com a outra, ou seja, so partes de um todo coeso e no podem ser vistas de forma isolada. Da mesma forma, importante tambm lembrar da necessidade da mobilizao social em cada uma destas etapas, pois sem esta, teremos um plano tcnico deslocado da realidade local, e com forte possibilidade de insucesso na sua implementao.

Figura 3 - Etapas do planejamento


Vinculados

Diagnstico, prognsticos (cenrios), objetivos e metas

Diretrizes e Estratgias

Vinculados

Programas, projetos e aes

PROGRAMA 1 Projeto 1 Aes 1, 2, ... Projeto ... Aes 1, 2, ... Projeto 2

PROGRAMA 2

PROGRAMA ...
Projeto 1 Projeto ... Aes 1, 2, ... Aes 1, 2, ...

Projeto 1
Aes 1, 2, ...

Projeto 2

Projeto 2

Aes 1, 2, ...

Projeto ...
Aes 1, 2, ... Aes 1, 2, ...

Aes 1, 2, ...

Cronograma

Analisando a Figura 3, observe tambm que um programa entendido como um conjunto de projetos, ou seja, a partir de um programa, sero desdobrados tantos projetos quantos forem necessrios para que o programa seja 100% concludo. Pode at acontecer que um programa vincule-se a somente um projeto especfico que, por si s, garanta a plenitude de sua consecuo. Nos projetos, so previstas aes a serem executadas, para que eles sejam plenamente atendidos ou concludos. Assim, so previstas tantas aes quantas forem necessrias para atingir todos os objetivos e metas previstas para cada ao e ou para cada projeto. Os programas, projetos e aes devem ser providos de objetivos e de metas, vinculados a todos os estudos que os precederam.
20

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Conforme a proposta do Plansab (BRASIL, 2011b), os programas devem ser consistentes e articulados, com estrutura que induza o respeito ao planejamento, uma vez que a ausncia de uma formulao adequada para os programas definitivamente inibe a execuo da poltica do planejamento desenvolvido. No mbito do Plansab, a preocupao central est em fazer com que os diversos agentes executores se reconheam nos programas e se mantenham motivados a contribuir para o xito da poltica pblica de saneamento bsico. Outra preocupao que os programas garantam materialidade viso estratgica do Plano assim como, j citado anteriormente, haja a valorizao dos princpios definidos na Lei n 11.445/07. Outro importante elemento a ser orientador dos programas o adequado balanceamento entre medidas estruturais e medidas estruturantes, com a valorizao destas ltimas, premissa central para a lgica dos investimentos planejados no mbito do Plano Nacional de Saneamento Bsico (BRASIL, 2011b). No Plansab foram previstos trs programas para a operacionalizao da Poltica Federal de Saneamento Bsico: Programa 1: Saneamento bsico integrado Programa 2: Saneamento rural Programa 3: Saneamento estruturante A proposta de um nmero reduzido de programas baseia-se no princpio, da mxima convergncia das aes dos diversos atores institucionais com atuao em saneamento bsico, consolidado durante a elaborao do Plansab. A estratgia de trs programas, que se iniciem legitimados pelo Plano Nacional e se tornem fortes, reconhecidos e, principalmente, perenes, poder garantir eficincia e estabilidade na execuo da Poltica. O Plano Nacional de Saneamento Bsico coloca ainda, a importncia de definio de critrio de seleo e hierarquizao das demandas aos Programas. Os critrios propostos que podero ser considerados na seleo dos projetos incluem: pertencimento a rea ou comunidade eleita para focalizao; solicitao voltada para rea de risco para desastres e interveno claramente orientada para a reduo desse risco; solicitao por consrcio pblico, por esquema de parcerias entre entes federados ou outros arranjos institucionais que demonstrem ganhos de escala na gesto e, ou, na prestao do servio; pedido que considere a integralidade das aes de saneamento bsico; municpio com baixo ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), com elevados indicadores de enfermidades evitveis pelo saneamento e com grave condio de insalubridade ambiental; pedido de medida estrutural articulado com um conjunto coerente de medidas estruturantes; previso de aes intersetoriais coerentes; pedido que considere a compatibilidade do empreendimento com a disponibilidade hdrica dos mananciais e com a capacidade de suporte dos corpos receptores, em sintonia com o
21

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

planejamento e a gesto dos recursos hdricos; existncia de instncia de controle social, com concepo e estrutura suficientes para sinalizar para sua capacidade de fiscalizao do uso do recurso pblico; alcance mnimo de metas de desempenho operacional previamente estabelecidas; existncia de iniciativas concretas ou implementao efetiva de programa de reduo de perdas no sistema de abastecimento de gua; existncia de legislao municipal referente a medidas no estruturais relacionadas reteno de guas pluviais em lotes; adequada operao e manuteno dos empreendimentos anteriormente financiados; no caso de recursos onerosos, a capacidade de endividamento do tomador.

Por fim, de acordo com a realidade local de cada municpio j diagnosticada, com os cenrios propostos, definidas as diretrizes e estratgias, sero propostos os programas, projetos e aes para buscar as adequaes e melhorias desejadas. Importante ainda que estas sejam acompanhadas de instrumentos que permitam o acompanhamento, avaliando e, quando necessrio, ajustando os rumos das aes. Neste sentido, a elaborao de um cronograma consolidando todos os programas, projetos e aes, torna-se uma pea essencial. Assim, como tambm a elaborao de relatrios peridicos que ilustrem ao gestor o andamento de cada uma das aes planejadas. O indicado que para cada ao, com sua meta especfica, haja uma clara identificao da sua necessidade de ocorrncia no tempo, atravs de um cronograma. Assim, esta pea se torna uma ferramenta estratgica para o acompanhamento da execuo do Plano de Saneamento como um todo. Atravs de relatrios e acompanhamento das aes realizadas no municpio, o gestor poder avaliar ao final de um semestre, por exemplo, se as aes previstas para este perodo foram concretizadas e quais as aes que devero ser postas em prtica no prximo semestre. Seguir o cronograma permitir que as aes sejam efetivadas em um sequncia lgica e que a execuo das metas futuras no sejam comprometidas.

Quadro 6 - Sntese do esboo dos Programas previstos no Plansab

22

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

PROGRAMA

CONCEPO

OBJETIVO

PBLICO-ALVO

ORAMENTO *

AES

Programa 1: Saneamento bsico integrado

Investimento em aes estruturais abrangendo, preferencialm ente, mais de um componente do saneamento bsico

Financiar medidas estruturais para cobrir o deficit em abastecimento de gua potvel, esgotamento sanitrio, limpeza urbana e manejo de resduos slidos, e drenagem e manejo das guas pluviais urbanas

Titulares ou prestadores dos servios pblicos de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio Municpios e estados no caso de manejo de limpeza urbana e manejo de resduos slidos e de intervenes de drenagem urbana e manejo de guas pluviais

R$ 212 bilhes (recursos onerosos e no-onerosos)

Possveis aes em: reas metropolitanas; municpios de mdio ou pequeno porte Favelas e ocupaes espontneas; reas de risco e sujeitas a inundaes; reas indutoras do desenvolvimento turstico; bacias hidrogrficas crticas

CRITRIOS DE PRIORIZAO SUGERIDOS Existncia de Plano Municipal de Saneamento Bsico Existncia de Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos Existncia de instncias de controle social para fiscalizao do recurso pblico Existncia de consrcios, parcerias entre entes federados ou arranjos institucionais para a gesto ou prestao dos servios Iniciativas que contemplem a integralidade dos componentes do saneamento Coordenao nica das intervenes solicitadas Existncia de programa efetivo de reduo de perdas no sistema de abastecimento de gua Projetos de medidas estruturais articulado com estruturantes Municpios com indicadores crticos de salubridade ambiental

23

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

PROGRAMA

CONCEPO

OBJETIVO

PBLICO-ALVO

ORAMENTO *

AES

Programa 2: Saneamento rural

Atendimento da populao rural, povos indgenas e comunidades tradicionais, no conjunto das necessidades dos componentes do saneamento bsico, integrados com o Programa Territrios da Cidadania e com o Programa de Desenvolvime nto Rural Sustentvel, entre outros

Financiar medidas para abastecimento de gua potvel, esgotamento sanitrio e limpeza urbana e manejo de resduos slidos e educao ambiental para o saneamento em reas rurais e de comunidades tradicionais

Administraes municipais Consrcios ou prestadores de servios pblicos Instncias de gesto para o saneamento rural como cooperativas e associaes comunitrias

R$ 22,7 bilhes (recursos noonerosos)

Possveis aes para: Populao rural Povos indgenas Quilombolas Reservas extrativistas

Programa 3: Saneamento estruturante

Apoio gesto dos servios com vistas sustentabilida de para o adequado atendimento populacional e com o olhar para o territrio municipal e para a integralidade das aes de saneamento bsico

Financiar medidas estruturantes com vistas melhoria da gesto e prestao de servios e de forma a qualificar os investimentos em medidas estruturais

Titulares, consrcios e outras modalidades de gesto Prestadores pblicos Gestores Entidades de ensino e pesquisa

R$ 65 bilhes (principalmen te com recursos noonerosos)

Aes estruturantes de apoio gesto Aes estruturantes de apoio prestao de servios Aes estruturantes de capacitao e assistncia tcnica Desenvolvime nto cientfico e tecnolgico

CRITRIOS DE PRIORIZAO SUGERIDOS Existncia de Plano Municipal de Saneamento Bsico Existncia de Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos Existncia de instncias de controle social para fiscalizao do recurso pblico Existncia de consrcios, parcerias entre entes federados ou arranjos institucionais para a gesto e prestao dos servios Existncia de programa efetivo de reduo de perdas no sistema de abastecimento de gua Projetos de medidas estruturais articulado com estruturantes Municpios com indicadores crticos de salubridade ambiental Existncia de Plano Municipal de Saneamento Bsico Existncia de Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos Existncia de instncias de controle social para fiscalizao do recurso pblico Existncia de consrcios, parcerias entre entes federados ou arranjos institucionais para a gesto e prestao dos servios Existncia de programa efetivo de reduo de perdas no sistema de abastecimento de gua Cumprimento de metas locais e regionais Atendimento de metas de desempenho operacional Municpios com indicadores crticos de salubridade ambiental

* Valores referentes a dezembro de 2012. Recursos de agentes federais, conforme disponibilidade oramentria

24

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

8. PROPOSTA
AES

METODOLGICA PARA A ESTRUTURAO DE DIRETRIZES, PROGRAMAS, PROJETOS E

Apresenta-se aqui uma proposta que pode servir como exemplo, de acordo com a realidade de cada municpio, para o encaminhamento e elaborao de suas diretrizes, programas, projetos e aes para o Plano Municipal de Saneamento. Esta proposta a consolidao da metodologia utilizada pelos autores na elaborao de Planos Ambientais Municipais para localidades com at 30.000 habitantes, situadas na regio nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, e se encontra disponvel em trabalho publicado por Gimenez, Peresin e Schneider (2011).

ATENO
Prezado capacitando, a metodologia que est sendo apresentada apenas uma sugesto. Voc tem liberdade para analis-la, adequ-la, ou at mesmo substitu-la, caso esta no se mostre aplicvel na elaborao do Plano de Saneamento do seu municpio.

Primeiramente deve estar claro que ser a partir de um diagnstico, elaborado com a participao da populao do municpio de forma efetiva, que se garantir o sucesso das aes planejadas. Assim, aqui traremos alguns exemplos que refletem uma situao hipottica a fim de ilustrar uma metodologia possvel de ser aplicada na organizao do Plano de Saneamento, no subentendendo-se que seja o suficiente para tal, sem as devidas leituras das realidades locais. Lembrando-se dos elementos anteriormente j vistos, temos que a partir das diretrizes gerais e especficas elencadas para o saneamento do municpio, sero propostos os programas, projetos e aes respectivos, todos devendo estar vinculados a metas e objetivos claros e factveis. Na linguagem do planejamento nas reas de administrao, dizemos que as diretrizes so desdobradas em tantos programas quantos forem necessrios, que os programas, por sua vez so tambm desdobrados em tantos projetos quanto forem necessrios, e, na mesma linha de raciocnio, cada projeto so desdobrados em tantas aes quantas forem necessrias. Assim, esta proposta metodolgica parte da codificao de cada diretriz, geral e especfica, proposta para o plano municipal de saneamento, que, sero ento desdobradas em seus respectivos programas e projetos, todos tambm como uma codificao sequencial. Esta codificao permitir, ao fim, a elaborao e vinculao ao cronograma, que servir de instrumento de controle para o andamento do plano. Para facilitar o entendimento de como esto relacionadas s diretrizes, com os programas e projetos, foram elaboradas fichas de programa e fichas de projeto. Vamos ver como so propostas estas fichas? Mas antes disso, vamos entender um pouco mais detalhadamente esta proposta de codificao. Para isto, veja o quadro a seguir onde so apresentadas as siglas e cdigos para as diretrizes, programas e projetos.

25

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

ENTENDENDO A CODIFICAO Prope-se que cada diretriz geral seja codificada sequencialmente com as letras ordenadas do alfabeto: A, B, C, D, etc. Vinculados s diretrizes gerais, teremos programas, projetos e aes que intervm sobre o sistema de saneamento como um todo, e assim sugerimos a utilizao da sigla SS Sistema de Saneamento. Vinculadas s diretrizes especficas para os servios de saneamento, propomos a seguinte codificao para cada setor:

Assim, como exemplos: a primeira diretriz vinculada ao sistema de abastecimento de gua ficaria codificada como A.AA; a segunda diretriz referente ao manejo de guas pluviais ficar codificada como B.AP e assim sucessivamente. Para codificar os programas, prope-se uma numerao sequencial: 1, 2, 3, etc. Assim, por exemplo, o programa 3, referente diretriz C dos servios de esgotamento sanitrio, ficaria com o cdigo C.ES-3. J para os projetos, prope-se a continuidade da sequncia numrica dos programas. Assim, por exemplo, 1.1 representaria o projeto um vinculado ao programa um, 1.2 seria o projeto 2 vinculado ao programa um, e 4.3 corresponderia ao projeto 3 vinculado ao programa 4. Desse modo, uma codificao completa do tipo B.RS-3.2 corresponde ao projeto 2, de um programa 3, de uma diretriz B dos servios de manejo dos resduos slidos.

Para entendermos melhor esta codificao e j exemplificarmos o desdobramento das diretrizes em programas e dos programas em projetos, vamos ver os quadros a seguir. Nestes quadros temos exemplos para diretrizes gerais e para diretrizes especficas. Lembrando-se que diretrizes gerais estamos chamando aquelas que se referem ao sistema de saneamento como um todo, e de especficas aquelas que se referem a cada um dos setores do saneamento.

26

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Quadro 7 - Exemplos de diretrizes gerais e desdobramento em programas e projetos para o saneamento bsico municipal ou regional DIRETRIZES GERAIS E DESDOBRAMENTO EM PROGRAMAS E PROJETOS PARA O SANEAMENTO BSICO MUNICIPAL OU REGIONAL Diretriz A - Organizar institucional, administrativa e operacionalmente o saneamento bsico municipal ou regional. Programa A.SS-1: Institucionalizao da poltica de saneamento Projeto A.SS-1.1: Elaborao e aprovao da poltica de saneamento Programa A.SS-2: Descentralizao do saneamento bsico Projeto A.SS-2.1: Criao e implementao do Conselho Municipal de Saneamento Projeto A.SS-2.3: Criao e implementao do Fundo Municipal de Saneamento Programa B.SS-1: Educao ambiental e mobilizao social em saneamento bsico Projeto B.SS-1.1: Capacitao dos agentes de sade no tema de controle de doenas com veiculao hdrica; Projeto B.SS-1.2: Mobilizao da populao para aes na rea saneamento (coleta de seletiva).

Diretriz B - Promover a educao sanitria e ambiental

Perceba que as diretrizes gerais exemplificadas esto embasadas nos pressupostos estabelecidos pela legislao. Entretanto, de suma importncia verificar a adequao dessas diretrizes com a realidade local de fato, incluindo e excluindo tpicos que estejam conectados com os anseios do municpio ou regio, em promover a mudana da realidade em busca de uma melhor qualidade de vida a sua populao. Agora vamos ver quadros exemplos para as diretrizes especficas, ou seja, contemplando cada um dos setores do saneamento.
Quadro 8 - Exemplos de diretrizes especficas e desdobramento em programas e projetos para o sistema de abastecimento de gua DIRETRIZES ESPECFICAS E DESDOBRAMENTO EM PROGRAMAS E PROJETOS PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA Diretriz A - Garantir a universalizao dos servios de abastecimento de gua Programa A.AA-1: Reduo das perdas no sistema de abastecimento Projeto A.AA-1.1: Setorizao da rede de abastecimento de gua Projeto A.AA-1.2: Substituio de redes antigas e precrias Projeto A.AA-1.3: Deteco e reparo de trechos com perdas fsicas de gua no sistema de abastecimento Projeto A.AA-1.4: Manuteno e substituio dos sistemas de medio Programa A.AA-2: Ampliao do sistema de abastecimento de gua na zona urbana Projeto A.AA-2.1: Ampliao da capacidade de reservao Projeto A.AA-2.2: Adequao da estao de tratamento de gua Projeto A.AA-2.3: Ampliao da cobertura de redes de abastecimento Programa A.AA-3: Ampliao do sistema de abastecimento de gua na zona rural Projeto A.AA-3.1: Perfurao de poos Projeto A.AA-3.2: Ampliao das redes de distribuio

Diretriz B - Adequar a eficincia econmica do sistema com a equidade social

27

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

DIRETRIZES ESPECFICAS E DESDOBRAMENTO EM PROGRAMAS E PROJETOS PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA Programa B.AA-1: Criao de sistema tarifrio diferenciado por tipo de consumo Projeto B.AA-1.1: Atualizao do cadastramento das ligaes de gua e de esgotos Projeto B.AA-1.2: Implantao de tarifa especial para populao de baixa renda com baixo consumo

Quadro 9 - Exemplos de diretrizes especficas e desdobramento em programas e projetos para o sistema de esgotamento sanitrio DIRETRIZES ESPECFICAS E DESDOBRAMENTO EM PROGRAMAS E PROJETOS PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITRIO Diretriz A - Garantir a universalizao dos servios de esgotamento sanitrio Programa A.ES-1: Ampliao e adequao das redes de esgoto domstico na zona urbana Projeto A.ES-1.1: Cadastramento das redes coletoras instaladas Projeto A.ES-1.2: Projeto de ampliao e separao das redes de esgoto domstico e pluvial Projeto A.ES-1.3: Execuo do projeto UES-1.2 Programa A.ES-2: Ampliao da estao de tratamento de esgoto da zona urbana Projeto A.ES-2.1: Avaliao da necessidade de adequao ou ampliao da estao de tratamento de esgoto ou estudo de implantao da estao de tratamento de esgoto Projeto A.ES-2.2: Execuo do projeto UES-2.1 Programa A.ES-3: Implantao de sistemas individuais de tratamento de esgoto nas residncias da zona rural Projeto A.ES-3.1: Incentivo construo de sistemas de fossa e filtro nas residncias rurais.

Quadro 10 - Exemplos de diretrizes especficas e desdobramento em programas e projetos para o gerenciamento de resduos slidos DIRETRIZES ESPECFICAS E DESDOBRAMENTO EM PROGRAMAS E PROJETOS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESDUOS SLIDOS Diretriz A - Garantir a universalizao dos servios de gerenciamento dos resduos slidos Programa A.RS-1: Adequao da coleta, segregao e destinao dos resduos slidos Projeto A.RS-1.1: Ampliao das coletas convencional e seletiva para 100% da rea urbana Projeto A.RS-1.2: Ampliao da frota de caminhes coletores Projeto A.RS-1.3: Campanha de educao para adequada segregao e destinao dos resduos slidos Programa A.RS-2: Implantao dos servios de coleta seletiva na zona rural Projeto A.RS-2.1: Definio dos pontos de entrega voluntria (PEVs) dos resduos seletivos Projeto A.RS-2.2: Implantao dos contineres para a disposio dos resduos seletivos Projeto A.RS-2.3: Campanha de educao ambiental para orientao da populao Programa B.RS-1: Disposio dos resduos slidos oriundos da coleta convencional Projeto B.RS-1.1: Estudo para remediao da rea atualmente utilizada para disposio dos resduos slidos oriundos da coleta convencional Projeto B.RS-1.2: Execuo do Projeto TRS-1.1 Projeto B.RS-1.3: Implantao do aterro sanitrio

Diretriz B - Adotar tecnologias apropriadas s peculiaridades locais e regionais

28

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Quadro 11 - Exemplos de diretrizes especficas e desdobramento em programas e projetos para o manejo de guas pluviais DIRETRIZES ESPECFICAS E DESDOBRAMENTO EM PROGRAMAS E PROJETOS PARA O MANEJO DE GUAS PLUVIAIS Diretriz A - Garantir a universalizao dos servios de manejo de guas pluviais Programa A.AP-1: Reduo da incidncia de zonas de alagamentos em perodos chuvosos Projeto A.AP-1.1: Manuteno preventiva das bocas de lobo Projeto A.AP-1.2: Limpeza e dragagem dos arroios Projeto A.AP-1.3: Readequao da estrutura de drenagem Projeto A.AP-1.4: Captao e utilizao de guas pluviais para fins menos nobres Projeto A.AP-1.5: Reduo do ndice construtivo em mbito de lotes Projeto A.AP-1.6: Priorizao de materiais com menor grau de impermeabilizao em vias pblicas Programa B.AP-1: Controle de vetores Projeto B.AP-1.1: Identificao de locais de acmulo de gua

Diretriz B - Promover a sade pblica

Visando organizar a apresentao dos programas e projetos de forma a gerar uma ferramenta para a gesto estratgica do municpio no setor de saneamento, apresenta-se aqui a proposio da elaborao de fichas orientadoras. As fichas indicam objetivamente as aes a serem desenvolvidas para se lograr xito com a implantao do Plano. So propostos dois tipos de fichas: FP1 aquelas que contemplaro os programas; FP2 aquelas que contemplaro os projetos. As fichas de programas FP1 sero identificadas pelo seu ttulo e por um cdigo localizador, seguidos de suas justificativas para implantao e respectivos projetos vinculados. Em sntese, contero as seguintes informaes: TTULO: campo onde apresentada a denominao do programa; JUSTIFICATIVA: campo onde se argumenta sobre a necessidade e importncia do desenvolvimento do programa; CODIFICAO: campo onde se insere um cdigo identificador do programa, sugestivamente composto pela sigla desse programa dada pela diretriz adotada e pelo servio de saneamento que ser alvo dessa iniciativa, alm de um ou mais nmeros que indicam a ordem de execuo; PROJETOS VINCULADOS: campo onde constam os cdigos e ttulos dos projetos a serem desenvolvidos com vistas a cumprir o programa como um todo, sendo que esses cdigos j se vinculam ao cdigo do programa, cada qual seguido de uma numerao exclusiva; OBSERVAES: campo destinado a conter advertncias e lembretes que sejam fundamentais para a execuo do programa. As fichas dos projetos, FP2, vinculam-se com as fichas dos programas e contm: ttulo do projeto, sua codificao (sigla), seus objetivos e uma descrio mais detalhada das aes previstas para a sua consecuo. Quanto aos elementos alusivos s metas, apresentam campo para destacar os
29

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

resultados esperados, bem como o oramento previsto e sua data estimada de incio e de fim. Ainda, deve-se indicar nas fichas de projetos quem ou quem so os responsveis pelo andamento das aes e a equipe de trabalho prevista. Juntamente com o oramento previsto, segue informao indicativa da possvel fonte de recursos para tais aes. A seguir, na Figura 4, apresentamos um modelo e exemplo de uma ficha de programa (FP1), que pode ser adaptada s diversas situaes de cada municpio.
Figura 4 - Modelo e exemplo de ficha de programa (FP1)

PLANO DE SANEAMENTO BSICO DO MUNICPIO NONONON 1a Verso 2012


TTULO DO PROGRAMA REDUO DAS PERDAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO CODIFICAO A.AA-1

JUSTIFICATIVA OS PROJETOS PROPOSTOS NESTE PROGRAMA VISAM ADEQUAR O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE GUA DO MUNICPIO, REDUZINDO AS PERDAS DE GUA EM DECORRNCIA DE REDES ANTIGAS E PRECRIAS, COM O INTUITO DE FORNECER GUA DE MELHOR QUALIDADE. ESSES PROJETOS ATUARO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO MUNICPIO NA REA DE ABASTECIMENTO DE GUA. AS PROPOSTAS BUSCAM GARANTIR A UNIVERSALIZAO DOS SERVIOS DE ABASTECIMENTO DE GUA NO MUNICPIO TANTO DE FORMA QUANTITATIVA, COMO QUALITATIVA, ACOMPANHANDO SUAS TENDNCIAS DE CRESCIMENTO. PROJETOS VINCULADOS Projeto A.AA-1.1: Setorizao da rede de abastecimento de gua Projeto A.AA-1.2: Substituio de redes antigas e precrias Projeto A.AA-1.3: Deteco e reparo de trechos com perdas fsicas de gua no sistema de abastecimento Projeto A.AA-1.4: Manuteno e substituio dos sistemas de medio Observaes

Compreendida a estruturao da FP1, vamos para o modelo da FP2, ficha de projeto, onde na Figura 5 se apresenta um modelo e exemplo desta estrutura proposta. Na FP2, detalha-se cada um dos projetos. Ela deve conter todas as informaes que o municpio julgar pertinente para a plena execuo de cada projeto. A ficha aqui apresentada mero modelo, preenchida a ttulo de exemplo, sendo que pode ser adaptada e deve ser preenchida de acordo com a realidade de cada municpio. Nesta ficha prope-se que estejam contidas as seguintes informaes: TTULO DO PROJETO: campo onde se indica a denominao do projeto, a mesma que j consta no programa ao qual o projeto est vinculado. CDIGO DO PROJETO: campo onde consta a codificao do projeto, tambm correspondendo ao cdigo j estabelecido para o projeto vinculado na ficha do programa. VINCULADO AO PROGRAMA: campo onde se faz uma chamada ao cdigo e ao programa ao qual esse projeto especfico est vinculado. PRIORIDADE DE EXECUO: campo onde se estabelece um nvel de prioridade para cada projeto especfico, podendo ser classificado como: imediato, curto, mdio ou longo prazo. Esse item ser importante para compor o cronograma de execuo, identificando temporalmente a ao e seu nvel de prioridade. Na definio dos nveis de prioridade,
30

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

deve-se considerar que o Plano Municipal de Saneamento Bsico elaborado para um horizonte de 20 anos, devendo ser revisado em prazo no superior a 4 (quatro) anos, anteriormente elaborao do Plano Plurianual, conforme definido na Lei n 11.445/07. Para a definio de prazos viveis de execuo, devem ser ponderadas, ainda, as questes relativas aos recursos disponveis e aos que sero demandados pelo projeto, incluindo os financeiros, de materiais e mo de obra. A prioridade de execuo pode considerar a seguinte sugesto de prazos: aes imediatas ou emergenciais at 3 anos; curto prazo 4 a 8 anos; mdio prazo entre 9 e 12 anos; e longo prazo entre 13 e 20 anos. OBJETIVO(S): campo onde se explicita o que se almeja com a execuo do projeto; os objetivos devem estar vinculados com o programa de origem e, consequentemente, com as diretrizes que o geraram. AES A SEREM DESENVOLVIDAS: campo onde se descrevem etapas ou atividades previstas para serem desenvolvidas, com vistas a atingir o objetivo do projeto. Preferencialmente, essas atividades so colocadas em uma ordenao sequencial lgica para a consecuo do projeto como um todo. RESULTADOS ESPERADOS: campo onde se apresenta, de forma prtica e objetiva, a quantificao e/ou qualificao no que diz respeito aos resultados a serem atingidos, em termos sociais, econmicos, sanitrios, de sade ou ambientais. Esses so os elementos vinculados s metas do projeto, em face dos objetivos j enunciados e do prazo de execuo previsto, de modo que se caracterize mais concretamente o que se espera alcanar com a execuo plena do projeto. INDICADORES: campo onde so citados os indicadores que serviro como referncia para avaliao dos objetivos e metas de cada projeto. RESPONSVEL (IS): campo onde se identifica o cargo do responsvel ou dos responsveis pela coordenao e/ou controle de execuo do projeto. Entende-se como mais adequado o preenchimento com o cargo e no com o nome, tendo em vista que o projeto no uma ao pessoal, e tambm pela garantia de que ser executado mesmo que ocorram mudanas no corpo administrativo ou tcnico da prefeitura municipal. Sugere-se que sejam, preferencialmente, cargos do 1 at o 3 escalo da prefeitura a compor esse item. EQUIPE DE TRABALHO: campo onde constam os nomes e cargos da equipe responsvel pela execuo ou pelo acompanhamento da execuo das aes do projeto. Essa equipe ser coordenada pelo responsvel anteriormente citado. ORAMENTO: campo onde se faz uma previso dos recursos financeiros para a plena execuo do projeto, tendo presente que esses valores devem suprir despesas com material, pessoal, deslocamento, construo civil, entre outros, os quais sero determinados conforme a caracterstica do projeto. ORIGEM DOS RECURSOS: campo onde se faz, tambm, uma previso das possveis fontes de recursos, sejam estes prprios, de rgos de fomento, financiados, das concessionrias, do fundo municipal, entre outros. INCIO E CONCLUSO: campo onde se apresenta uma previso para os perodos de incio e
31

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

de concluso do projeto. Esses prazos correspondem s metas do projeto em termos de tempo de execuo. So vinculados ao cronograma de execuo, dentro da respectiva prioridade de execuo. OBSERVAES: campo onde podem ser expressas informaes importantes para a execuo do projeto.
Figura 5 - Modelo e exemplo de ficha de projeto (FP2)

PLANO DE SANEAMENTO BSICO DO MUNICPIO NONONONO 1a Verso 2012


TTULO DO PROJETO SUBSTITUIO DE REDES ANTIGAS E PRECRIAS CDIGO DO PROJETO A.AA-1.2 VINCULADO AO PROGRAMA A.AA-1: REDUO DE PERDAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PRIORIDADE DE EXECUO IMEDIATO OBJETIVO(S) DETECO, REPARO E/OU SUBSTITUIO DAS REDES ANTIGAS E PRECRIAS DE DISTRIBUIO DE GUA, RESPONSVEIS POR PERDAS NO SISTEMA, ASSIM COMO PELO COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DA GUA DISTRIBUDA POPULAO. AES A SEREM DESENVOLVIDAS Realizar levantamentos de identificao das redes mais antigas e em situao precria, avaliando suas condies de uso e necessidade de substituio. Organizar um cronograma de substituio das redes antigas e precrias com base no cenrio geral da rede de distribuio do municpio. Priorizar a substituio de redes em arruamentos com previso de implantao de pavimentao, evitando que seja necessrio desfazer posteriormente a pavimentao para consertos ou substituio dessas redes antigas e/ou precrias.
Considerar e avaliar a possibilidade de estabelecer parceria(s) com empresa(s) concessionria(s), objetivando a

substituio da rede, agilizando servios como fechamento e sinalizao de valas, desvio de trnsito, repavimentao, comunicao s comunidades afetadas, etc., na tentativa de minimizar, tanto quanto possvel, os impactos sobre a populao do municpio.

RESULTADOS ESPERADOS SUBSTITUIO DE 100% DAS REDES DETECTADAS COMO ANTIGAS E PRECRIAS. POR MEIO DESSA SUBSTITUIO, ESPERA-SE A
REDUO DAS ATIVIDADES DE MANUTENO E DAS PERDAS NOS PONTOS DAS REDES DE DISTRIBUIO COM MAIOR INCIDNCIA DE CONSERTOS.

INDICADORES Eficcia: O projeto foi concludo no prazo previsto? Eficincia: Os custos foram condizentes com o oramento? Efetividade: As aes realizadas atenderam a expectativa de adequao de 100% da rede de distribuio de gua, reduzindo as perdas de 80% para 20%? RESPONSVEL(EIS) PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIA DE OBRAS EQUIPE DE TRABALHO ENGENHEIRO CIVIL E TCNICOS DA SECRETARIA DE OBRAS ORIGEM DO ORAMENTO R$ 100.000,00 Recursos da concessionria RECURSO INCIO 1 semestre de 2014 CONCLUSO 2 semestre de 2015 Observaes Considerar como redes antigas prioritariamente as, ainda, existentes em materiais distintos do PVC ou PEAD, tais como em ferro fundido, fibrocimento, etc. Alm dessas, redes em PVC com mais de 15 anos de operao e com frequente incidncia de consertos tambm devem ser consideradas para substituio.

32

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

Por fim, temos a proposio do cronograma, como sendo uma pea fundamental para orientar o acompanhamento e fiscalizao da execuo das aes, dos projetos e dos programas previstos pelo Plano Municipal de Saneamento Bsico. A palavra cronograma vem do grego kronos e grama, que significam, respectivamente, tempo e medida. Assim, cronograma significa a medida do tempo, ou seja, o instrumento que contribui para verificarmos o andamento das aes ao longo do tempo. Nos planos de saneamento, o cronograma geral tem por objetivo facilitar o acompanhamento do gestor quanto s aes previstas para a efetivao de todos os programas e projetos. Atravs de relatrios e acompanhamento das aes realizadas no municpio, o gestor poder avaliar ao final de um semestre, por exemplo, se as aes previstas para este perodo foram realizadas e quais as aes que devero ser realizadas no prximo semestre. Seguir o cronograma permitir que as aes sejam realizadas em um sequncia lgica e que a execuo das metas futuras no sejam comprometidas. O cronograma caracteriza-se por ser uma planilha onde constam todos os programas e projetos, os perodos em que devero ser executados e as respectivas prioridades. As codificaes adotadas nas fichas de programas (FP1) e de projetos (FP2) sero adotadas diretamente no cronograma, como forma de ajudar na organizao das informaes e criar um sistema que agilize e facilite a busca indexada para avaliar o andamento das aes. Um exemplo de cronograma pode ser visto no Quadro .
Quadro 12 - Exemplo de cronograma
PROGRAMAS

PROJETOS

PRIORIDADE DE EXECUO

2014 1 2 sem sem

2015

2016

2017

2018

2019

2020

1 2 1 2 1 2 sem sem sem sem sem sem

1 2 1 2 1 2 sem sem sem sem sem sem

A.AA-1 REDUO DE PERDAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO

A.AA-1.1 Setorizao da rede de abastecimento de gua A.AA-1.2 Substituio de redes antigas e precrias A.AA-1.3 Deteco e reparo de trechos com perdas fsicas de gua no sistema de abastecimento A.AA-1.4 Manuteno substituio sistemas medio A.AA-2.1 Ampliao capacidade reservao
NA ZONA URBANA DE GUA MENTO

IMEDIATO

CURTO
PERMANENTE

IMEDIATO PERMANENTE

e dos de

MDIO

ABASTECI

AMPLIA

A.AA-2

SISTEMA

O DO

da de

DE

MDIO

33

CURSO A DISTNCIA PLANOS DE SANEAMENTO BSICO

A.AA-2.2 Adequao da estao de tratamento de gua A.AA-2.3 Ampliao da cobertura de redes de abastecimento

MDIO

CURTO

O Quadro representa somente um trecho de um cronograma, preenchido com base no exemplo do programa A.AA, referente diretriz A Garantir a universalizao dos servios de abastecimento de gua no municpio, e seus projetos correspondentes j utilizados para preencher os modelos das fichas FP1 e FP2. Esse cronograma, para se tornar completo, deve contemplar todos os programas criados pelo plano de saneamento (sentido vertical do quadro), bem como suas aes, no horizonte de 20 anos previsto para o planejamento dos sistemas de saneamento (sentido horizontal do quadro). O cronograma deve compor um cartaz ou um painel de dimenses suficientes para congregar todos os programas, projetos e aes, bem como todo o horizonte de planejamento. Dessa forma, ele servir para as lideranas municipais avaliarem periodicamente como esto os andamentos das aes que compem cada projeto. Para isso, as fichas vinculadas a esse cronograma se constituiriam em instrumentos prticos de verificao desse andamento.

Caro capacitando! Neste mdulo, tratamos das etapas de formulao dos objetivos, cenrios, metas, investimentos, diretrizes e estratgias, alm dos programas, projetos e aes. So etapas fundamentais para definir o rumo do saneamento a ser dado ao municpio. Em cada etapa foi descrita a metodologia e as propostas apresentadas no Plano Nacional de Saneamento Bsico . Ao final do mdulo foi descrita uma proposta metodolgica para a estruturao de programas, projetos, aes e cronograma, que poder ser adequada para a realidade de cada municpio.

REFERNCIAS
BRASIL. Decreto n 7.217, de 21 de junho de 2010. Regulamenta a Lei no 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico, e d outras providncias. DOU, Braslia, 2010. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/Decreto/D7217.htm>. Acesso em: 10 dez. 2010. ______. Lei n 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento bsico; altera as Leis n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei n 6.528, de 11 de maio de 1978; e d outras providncias. DOU, Braslia, 2007. Disponvel em:
34

MDULO 5 - PLANEJANDO O FUTURO DO SANEAMENTO

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm>. Acesso em: 25 out. 2012. ______. Ministrio das Cidades. Secretaria Nacional de Saneamento Bsico. Panorama do Saneamento Bsico no Brasil. Viso estratgica para o futuro do saneamento bsico no Brasil. Volume n VI. 2011a. Disponvel em: <http://www.cidades.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/PlanSaB/PANORAMA_Vol_6.pdf>. Acesso em: 25 out. 2012. ______. Ministrio das Cidades. Secretaria Nacional de Saneamento Bsico. Plano Nacional de Saneamento Bsico PLANSAB. 2011b. Disponvel em: <http://www.cidades.gov.br/plansab>. Acesso em: 25 out. 2012. ______. Ministrio do Planejamento. PAC2. 201-. Disponvel em: <http://www.pac.gov.br/sobre-opac>. Acesso em: 12 ago. 2013. GIMENEZ, J. R.; PERESIN, D; SCHNEIDER, V. E. (2011). Proposta metodolgica para estruturao de aes em planos ambientais municipais como uma ferramenta de gesto. In: 26 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 26., 2011, Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre: ABES: 2011. p. 1-6. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas de. Planejamento estratgico: conceitos, metodologia, prticas. 30.ed. So Paulo: Atlas, 2012. xxxviii, 337 p. SANTOS, R. F. dos. Planejamento ambiental: teoria e prtica. So Paulo: Oficina de Textos, 2004.

35

You might also like