You are on page 1of 10

Normas ABNT para o projeto de Auditrio

Gente, eu e a Hanna demos uma pesquisada e encontramos algumas NBRs que podem fazer diferena no projeto de Acstica (Auditrio). Elas esto disponveis em PDF. NBR 9050: 2004 - Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos OBS: Ver as pginas de 80 a 83, sobre Cinemas, teatros, auditrios e similares NBR 5413: 1992 - Iluminncia de interiores OBS: Ver a pgina 4 sobre Cinemas e teatros (sala de espetculos) NBR 10152: 2000 - Nvel de Rudo para Conforto Acstico OBS: no parece ser a NBR original, mas j alguma coisa

rquitetura de Salas de Exibio


Recomendao Tcnica para Arquitetura de Salas de Exibio
Associao Brasileira de Cinematografia, ABC Arquitetura de Salas de Projeo Cinematogrfica Verso em PDF 1 Escopo da Recomendao: Esta Recomendao Tcnica uma iniciativa conjunta da Associao Brasileira Cinematografia, ABC, e da Secretaria do Audiovisual do Ministrio da Cultura, atravs do Centro Tcnico Audiovisual, CTAv, e da Cinemateca Brasileira. Ela tem por objetivo determinar as caractersticas arquitetnicas bsicas para projees com boa qualidade tcnica e conforto do espectador de acordo com as caractersticas da mdia cinematogrfica contempornea e da fisiologia humana. O ponto de partida para a elaborao desta Recom endao a norma tcnica NBR12237 Projetos e instalaes de salas de projeo cinematogrfica, elaborada por iniciativa do CTAv e publicada pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas, ABNT, em 1988. Os parmetros desta norma foram revistos para esta Recomendao visando incorporar as melhorias resultantes do desenvolvimento da tecnologia cinematogrfica desde ento alm de acrescentar outros aspectos no abordados anteriormente, de acordo com parmetros definidos por normas e recomendaes tcnicas nacionais e internacionais. Os parmetros definidos pela presente Recomendao aplicam-se, preferencialmente, a projees utilizando processos foto-qumicos 35mm ou digital (resoluo de 2k ou superior), devendo ser utilizados tambm para projetos de salas de projeo eletrnica (abaixo de 2k) posto que os aspectos nela abordados, em sua maioria, relacionam-se fisiologia humana que, obviamente, so as mesmas para qualquer tipo de projeo. Alm disso, deve-se considerar que a tendncia de melhoria da tecnologia de projeo digital, associada sua popularizao, permite antever que, em futuro no muito distante, ela venha a substituir tecnologias com menor qualidade. Esta Recomendao no trata de aspectos relacionados ao funcionamento e desempenho de equipamentos de projeo, que so objeto de normas e/ou recomendaes tcnicas especficas. To pouco so abordados aspectos que garantam a segurana e a qualidade do ambiente como um todo, bem como aspectos definidos por legislaes e posturas federais, municipais e estaduais. 2 Referncias: Para aplicao desta Recomendao faz-se necessrio consultar as seguintes normas: ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, NBR 6401 Instalaes Centrais de Ar Condicionado para Conforto Parmetros Bsicos de Projeto, 1980. Norma tcnica da ABNT que fixa bases fundamentais para a elaborao de projetos de instalaes de unidades com capacidade individual a partir de 9000 kcal/h. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, NBR 9050 Acessibilidade a Edificaes, Mobilirio, Espaos e Equipamentos Urbanos, 2004. Norma tcnica da ABNT que estabelece critrios e parmetros tcnicos a serem observados quando do

projeto, construo, instalao e adaptao de edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos s condies de acessibilidade. Organization for Standardization, ISO 9568:1993, Cinematography Background acoustic noise levels in theatres, review rooms and dubbing rooms, 1993. Norma tcnica da ISO, Organizao Internacional de Normatizao, que determina os parmetros de nvel de rudos para salas de exibio. 3 Definies: Distoro trapezoidal: deformao em forma de trapzio da imagem projetada na tela, resultante da inclinao do eixo do feixe de projeo em relao normal ao plano da tela. Distncia de projeo: distncia entre o centro ptico da lente de projeo e o centro geomtrico da tela de projeo. Escalonamento visual: disposio das poltronas do auditrio visando garantir que a linha de viso de qualquer espectador at borda inferior da tela no seja obstruda por outros espectadores ou poltronas sua frente. Feixe de projeo: fluxo luminoso em formato piramidal delimitado pelas bordas da tela de projeo e com vrtice da pirmide no centro ptico da lente de projeo. Rudo de fundo: nvel sonoro de todas as fontes de rudos externas (trfego, bombas dgua etc.) ou internas (ar condicionado, ventilao etc.) presentes na sala de projeo, excetuando-se os sons produzidos pelo sistema de som com a trilha sonora do filme. Tela de projeo: superfcie na qual projetada o filme, com dimenses iguais s da maior imagem projetvel, correspondente ao formato panormico 1:2,35 (Cinemascope), no qual a largura da imagem igual a 2,35 vezes a altura da imagem. No caso de salas com projeo eletrnica ou digital na qual se utiliza o formato 1:1,78 (9:16), se considerar, para efeito do projeto da sala, uma tela com altura igual a que ser utilizada no formato 1:1,78 mas com largura correspondente do formato 1:2,35. Considera-se que a tela seja plana; no caso dela ser curva, a tela corresponder a um plano que passe pelas quatro extremidades laterais da tela. 4 Aspectos fsicos da sala de projeo 4.1 Dimenses da tela: 4.1.1 A largura (L) da tela de projeo deve ser igual ou, preferencialmente, superior metade da distncia (D) entre a tela e face anterior do encosto da poltrona instalada na ltima fileira. Alternativamente, aceitvel que a largura (L) seja igual ou, preferencialmente, superior distncia (D) dividida por 2,9. (FIGURA1) LD L D 2,9 (aceitvel) 2,0 (recomendvel)

FIGURA 1 rea de implantao das poltronas 4.1.2 A tela de projeo pode ser plana ou curva. Sendo curva, o seu raio de curvatura (R) deve ser superior a duas vezes a distncia (D) entre a tela e a face anterior do encosto da poltrona mais afastada da tela. R>2D 4.2 Implantao das poltronas: 4.2.1 A distncia mnima (Dmin) entre a tela de projeo e a poltrona mais prxima a ela deve ser igual ou, preferencialmente, superior a 60% da largura (L) da tela no formato 1:2,35. (FIGURA 1) Dmin L x 0,6 4.2.2 Os ngulos mximos de viso do espectador sentado na poltrona mais prxima da tela devem ser iguais ou, preferencialmente, inferiores a: a) 30 graus em relao a um plano horizontal ) que passe pelo centro da altura da tela; b) 40 graus em relao a um plano horizontal () que passe pela borda superior da tela.

FIGURA 2 ngulos de viso tela 4.2.3 A distncia mxima (Dmax) entre a tela de projeo e face anterior do encosto da poltrona mais afastada da tela deve ser igual ou, preferencialmente, inferior ao dobro da largura (L) da tela de projeo, sendo aceitvel que a distncia mxima (Dmax) seja igual ou, preferencialmente, inferior a 2,9 vezes a largura (L) da tela. (FIGURA 1) Dmax L x 2,0 (recomendado) Dmax L x 2,9 (aceitvel) 4.2.4 Todos os assentos devem estar compreendidos, em planta baixa, entre dois planos verticais que passem pelas extremidades laterais da tela formando um ngulo ( ) de 106 com o plano da tela. (FIGURA 1) 4.2.5 Todas as linhas de viso devem estar compreendidas, em corte longitudinal, abaixo de um plano que passe pela borda superior da tela, inclinado 110 em relao ao plano da tela. (FIGURA 2) 4.2.6 As poltronas devem ser dispostas de forma a se garantir um escalonamento visual igual ou, preferencialmente, superior a 0,15m (correspondente distncia entre o topo da cabea e o nvel dos olhos), considerando-se uma altura de 1,20m entre o nvel dos olhos e o piso. (FIGURA 3) As poltronas devem ser intercaladas entre fileiras dispondo-as de modo que num grupo de cinco poltronas quatro formem um retngulo e uma fique no centro. (FIGURA 4)

FIGURA 3 Escalonamento visual 4.2.7 O ngulo q formado pelo eixo perpendicular ao plano do encosto da poltrona e uma reta perpendicular ao centro da largura da tela, para cada poltrona, deve ser igual ou, preferencialmente, inferior a 15. (FIGURA 4) 15 4.2.8 O espaamento entre as poltronas, medido da face anterior de um determinado encosto at a face anterior do encosto imediatamente frente (ou atrs) deve ser igual ou, preferencialmente, superior a 1,00m. (FIGURA 4)

FIGURA 4 Implantao das poltronas

4.3 Implantao da cabine de projeo: 4.3.1 A distoro trapezoidal horizontal (DThorz) da imagem projetada provocada pela inclinao horizontal do eixo ptico de projeo em relao ao plano vertical passando pelo centro da tela deve ser, preferencialmente, inferior a 3%, sendo tolervel um valor mximo de 5%, desde que a relao entre a distncia de projeo (Dproj) e a altura da imagem projetada na tela (Himg) seja maior do que 4. DThorz 3% (recomendada) DThorz 5% (tolervel, se Dproj Himg > 4) 4.3.2 A distoro trapezoidal vertical (DTvert) da imagem projetada provocada pela inclinao vertical do eixo ptico de projeo em relao ao plano horizontal passando pelo centro da tela deve ser, preferencialmente, inferior a 3%, sendo tolervel um valor mximo de 5%. DTvert 3% DTvert 5% (tolervel) OBS: A distoro trapezoidal calculada a partir da seguinte frmula: (recomendada)

Distoro trapezoidal horizontal (DThorz) = (H sen ) (D cos ) Distoro trapezoidal vertical (DTvert) = (L sen ) (D cos ) Onde: L = largura da tela H = altura da tela D = distncia de projeo = ngulo de projeo horizontal = ngulo de projeo vertical OBS: Embora alguns sistemas de projeo eletrnica disponham de funes para compensao das distores da imagem, produzidas pelas angulaes laterais ou verticais, recomendvel que a lente do projetor fique posicionada no interior da rea definida por planos perpendiculares passando pelas bordas horizontais e verticais da tela de projeo. (FIGURA 5)

FIGURA 5 Distoro trapezoidal da imagem projetada 4.2.3 A altura da borda inferior do feixe de projeo (Hproj) em relao ao plano de mplantao das poltronas e de circulao do pblico deve ser igual ou, referencialmente, superior a 1,90m. Hproj 2,00m

FIGURA 6 Altura mnima do feixe de projeo 5 Acstica da sala: 5.1 Nvel de rudos de fundo: O nvel de rudos de fundo (NRFmax) no interior do auditrio de salas novas e/ou comreproduo sonora digital deve corresponder aos valores da curva NC 25. NRFmax NC 25 Em salas existente e/ou com reproduo sonora analgica, o nvel de rudos de fundo ximo (NRFmax) aceitvel ser da ordem de NC 30. m ambos os casos, o nvel de rudos de fundo mnimo deve corresponder aos valores da urva NC 20. Rudos intrusivos intermitentes no devem elevar o nvel rudos de fundo ara valores maiores do que os da curva NC 35. 5.2 Perda de transmisso sonora entre salas adjacentes: A perda de transmisso sonora mnima (PTmin) entre salas de projeo adjacentes deve gual ou, preferencialmente, superior aos valores da TABELA 1, para salas novas, com om digital com NRF igual a NC 25:

Frequncia Nvel emisso mximo Nvel recepo mximo PTmin

Hz dB dB dB

63 113 54 59

125 113 44 69

250 113 37 76

500 110 31 79

1K 110 27 83

2K 110 24 79

4K 110 22 88

8K 110 21 89

TABELA 1 Perda de transmisso entre salas adjacentes

GRFICO 1 Curvas NC 5.3 Tempo de reverberao: O tempo de reverberao no auditrio na faixa de oitava com centro em 500Hz ser dterminado em funo do volume de sala, de acordo com o GRFICO 1. O tempo de everberao nas demais faixas de oitavas entre 31,5Hz e 16kHz deve variar de acordo com os limites definidos pelo GRFICO 2. Note-se que o GRFICO 2 apresenta fatores de multiplicao que devero ser aplicados ao valor recomendado para o volume da sala na faixa de 500Hz.

GRFICO 2 Tempo de reverberao (500Hz) X volume da sala

GRFICO 3 Variao do tempo de reverberao por faixas de oitavas 6 Iluminao da sala: Deve ser evitada ao mximo a interferncia de luminosidade parasita na tela projeo, proveniente de outras fontes que no a fonte de luminosidade do projetor cinematogrfico tais como: avisos luminosos, reflexes das superfcies internas etc. recomendvel que o nvel de luminosidade parasita refletida na tela de projeo seja inferior a 0,03cd/m2(0,01ft-L). 7 Condies de conforto trmico: As condies de conforto trmico devero obedecer aos parmetros definidos pela norma NBR 6401, Instalaes centrais de ar condicionado para conforto Parmetros bsicos de projeto. 8 Acessibilidade: O projeto da sala dever atender aos parmetros definidos pela norma NBR 9050,Acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos urbanos.

Verso em PDF

You might also like