You are on page 1of 16

CONCURSO PBLICO IFTO 2014 Professor do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico do Instituto Federal do Tocantins IFTO

CADERNO DE PROVA

REA DE CONHECIMENTO

20

INFORMTICA COM NFASE EM PROGRAMAO PARA MICROCOMPUTADORES


INSTRUES

Este o Caderno de Prova do Concurso Pblico para provimento dos cargos de Professor do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins IFTO, Edital n 121/2013, e contm 60 questes: 20 de Conhecimentos Bsicos e 40 de Conhecimentos Especficos. Cada questo contm cinco alternativas e apenas uma delas dever ser escolhida. Confira sua prova e solicite uma nova prova se faltar alguma questo. Cada candidato receber um Carto-Resposta no qual no poder ter rasuras, emendas ou dobraduras, pois isso impossibilitar sua leitura. O Carto-Resposta nominal e no haver substituio do CartoResposta por erro do candidato, sendo de inteira responsabilidade do candidato. 1. O candidato dever transcrever as respostas das questes do Caderno de Prova escrita para o CartoResposta utilizando caneta esferogrfica de tinta PRETA fabricada em material transparente. A marcao de mais de uma alternativa anula a questo. 2. 3. Assine o Carto-Resposta no local indicado e preencha todo o espao correspondente a cada alternativa selecionada, no ultrapassando seus limites e evitando borres. O candidato com cabelos longos dever prend-los e deixar as orelhas mostra. O candidato dever guardar, antes do incio da prova, em embalagem fornecida pelo fiscal, telefone celular desligado, relgios, culos de sol e quaisquer outros equipamentos eletrnicos e de telecomunicaes desligados. Ser motivo de eliminao do candidato o funcionamento (emisso de rudos) de equipamentos eletrnicos guardados na embalagem. 1. Ser eliminado do concurso o candidato que: A) utilizar qualquer meio de comunicao com outros candidatos aps o incio da prova; B) portar qualquer material ou equipamento vedados por este edital; C) no comparecer ao local da prova no horrio e na data prevista; D) comprovadamente usar de fraude ou para ela concorrer; E) atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou auxiliar na realizao das provas. A prova ter durao mxima de 04 (quatro) horas. O candidato s poder retirar-se do local da prova escrita decorrido o tempo de 2 horas de seu incio. O candidato s poder levar o Caderno de Prova depois de transcorrido o tempo de trs horas e trinta minutos do incio da aplicao desta. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que todos tenham terminado a prova, s podendo se retirar da sala concomitantemente e aps assinatura da ata de aplicao de provas.

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

CONHECIMENTOS BSICOS Questo 1 No fui eu Nada como o fracasso para trazer luz do sol alguns dos defeitos mais desagradveis que o ser humano esconde nos subrbios distantes da sua alma. Diz-me como lidas com teus fracassos, e eu te direi quem s eis a o resumo da pera, numa adaptao do velho provrbio sobre as ms companhias. De fato, quando as coisas complicam que fica mais fcil dividir o bom do mau carter. Personalidades construdas com material de primeira qualidade sabem que o fracasso, em si, no fatal; apenas o resultado dos erros de julgamento de todos os dias, e, portanto, deve ser enfrentado com a disposio de fazer mudanas, adquirir mais conhecimento, ouvir mais gente e assim por diante. Mas sabem, tambm, que o fracasso pode ser um pecado mortal quando o seu autor no admite que fracassou, ou nega que tenha havido realmente um fracasso, ou, pior que tudo, pe a culpa do fracasso nos outros. Seu mandamento principal uma frase muito ouvida nas salas de aula infantis: No fui eu. So pessoas fceis de encontrar. Um dos seus habitats o governo. (GUZZO, J. R. No fui eu. In: Revista Veja, Editora Abril, Ed. 2358 ano 47, n 5, 29 de jan. 2014, p. 106). Sobre o excerto acima, analise as afirmaes a seguir: I- O fracasso pode ter um carter pedaggico ao permitir a reflexo sobre os erros que o ocasionaram. II- O fracasso desvela defeitos de alguns seres humanos. III- O governo um lugar de fracassados. IV- Fracassados so ms companhias. V- O no reconhecimento do fracasso um sinal de mau-caratismo. Escolha a nica alternativa correta: A) Somente os itens I, II, III e V esto corretos. B) Somente os itens I e V esto corretos. C) Somente os itens I, II e V esto corretos. D) Somente os itens II, III e V esto corretos. E) Esto corretos os itens I, II, III, IV e V. Questo 2

Sobre a acentuao grfica das palavras do excerto acima, escolha a nica alternativa incorreta: A) A palavra pera recebe acento grfico por ser proparoxtona. B) As palavras desagradveis, subrbios e provrbio so acentuadas pela mesma regra de acentuao grfica, ou seja, por serem paroxtonas terminadas em ditongo ou em ditongo + s. C) A palavra carter recebe acento grfico por ser paroxtona terminada em r. D) A palavra construdas recebe acento grfico devido a ocorrncia de um hiato. E) As palavras disposio, no e so recebem acento grfico pela mesma regra de acentuao. Questo 3 No trecho Diz-me como lidas com teus fracassos, e eu te direi quem s h um erro no uso do imperativo afirmativo do verbo dizer. Considerando que a inteno do autor era a de utilizar a forma verbal do imperativo afirmativo para a segunda pessoa do singular (tu), a forma verbal correta seria: A) Dize-me. B) Diga-me. C) Dizei-me. D) Digas-me. E) Dizes-me. Questo 4 Imagine uma situao em que o indivduo que produziu o enunciado Diz-me como lidas com teus fracassos, e eu te direi quem s fizesse uso no da segunda pessoa do singular (tu), mas da segunda pessoa do singular (voc), o uso das formas verbais e dos pronomes pessoais corretos, de acordo com a norma culta, seriam: A) Dize-me como voc lida com seus fracassos, e eu te direi quem voc. B) Dizes-me como voc lida com teus fracassos, e eu te direi quem voc. C) Diga-me como voc lida com seus fracassos, e eu lhe direi quem voc. D) Digas-me como voc lida com seus fracassos, e eu lhe direi quem s voc. E) Dizei-me como voc lida com teus fracassos, e eu te direi quem voc.

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

Questo 5 Sobre o uso dos sinais de pontuao no excerto acima, analise os itens a seguir: I- O uso da vrgula no perodo Diz-me como lidas com teus fracassos, e eu te direi quem s opcional. II- As aspas utilizadas no ttulo do texto No fui eu e ao final do excerto servem para indicar discurso alheio, do outro. III- Os dois-pontos utilizados no perodo (Seu mandamento principal uma frase muito ouvida nas salas de aula infantis: No fui eu.) servem para inserir um discurso direto. IV- O uso da vrgula no perodo Diz-me como lidas com teus fracassos, e eu te direi quem s obrigatrio, pois separa um perodo com valor de uma orao adverbial deslocada. Escolha a nica alternativa correta: A) Somente os itens I, II e III esto corretos. B) Somente os itens II, III e IV esto corretos. C) Somente os itens II e III esto corretos. D) Somente os itens II e IV esto corretos. E) Somente os itens III e IV esto corretos. Questo 6 Analise as afirmaes a seguir e escolha a nica alternativa incorreta: A) O vocbulo mas um adjetivo. B) Os vocbulos mau e mal so homfonos. C) Os vocbulos bom e mau so antnimos. D) Os vocbulos bom e mau so adjetivos. E) Os vocbulos ms e mas so homfonos. Questo 7 Sobre a separao silbica das palavras abaixo, escolha a nica alternativa correta: A) -pe-ra, cons-tru-das, fra-ca-sso, ad-qui-rir, habi-tats. B) -pe-ra, cons-tru--das, fra-cas-so, ad-qui-rir, ha-bi-ta-ts. C) pe-ra, cons-tru-das, fra-cas-so, ad-qui-rir, habi-ta-ts. D) -pe-ra, cons-tru--das, fra-cas-so, ad-qui-rir, ha-bi-ta-ts. E) -pe-ra, cons-tru--das, fra-cas-so, ad-qui-rir, ha-bi-tats.

Questo 8 De acordo com a Lei n 9.394/96, art. 22, A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Assim, em relao Educao Bsica, analise os itens abaixo: I- A educao bsica poder organizar-se em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudos, grupos no-seriados, com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. II- A educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser organizada com carga horria mnima anual de 800 horas, distribudas por um mnimo de 220 dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver. III- Em relao verificao do rendimento escolar, a avaliao dever ser contnua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados de eventuais provas finais. Podemos afirmar que: A) apenas a afirmativa III verdadeira. B) apenas a afirmativa II verdadeira. C) apenas a afirmativa I verdadeira. D) as afirmativas I e II so verdadeiras. E) as afirmativas I e III so verdadeiras. Questo 9 Para Libneo (2001), A didtica trata dos objetivos, condies e meios de realizao do processo de ensino, ligando meios pedaggicodidticos a objetivos sociopolticos. No h tcnica pedaggica sem uma concepo de homem e de sociedade, como no h concepo de homem e sociedade sem uma competncia tcnica para realiz-la educacionalmente. Assim, em relao Didtica analise as afirmativas e assinale a alternativa incorreta: A) Podemos definir didtica como um conjunto de relaes estabelecidas explicita ou implcita entre o estudante e o professor.

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

B) As situaes cotidianas no fazem parte das situaes didticas. C) Na formao contnua dos professores, o fundamental momento o da reflexo crtica sobre a prtica educativa. D) A didtica ajuda o professor na direo e orientao das tarefas de ensino e aprendizagem. E) A atividade docente tem a ver diretamente com o para qu educar, pois a educao se realiza numa sociedade formada por grupos sociais diversos. Questo 10 Os cursos da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, tm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competncias profissionais necessrios ao exerccio profissional e da cidadania, com base nos fundamentos cientfico-tecnolgicos, sociohistricos e culturais (RESOLUO CNE/CEB N 6/2012). Dessa forma, essa organizao curricular segue um modelo de currculo: A) Tecnicista. B) Tradicional. C) Profissionalizante. D) Integrado. E) Positivista. Questo 11 Segundo a Lei n 9.394/96, art. 39 A educao profissional e tecnolgica, no cumprimento dos objetivos da educao nacional, integra-se aos diferentes nveis e modalidades de educao e s dimenses do trabalho, da cincia e da tecnologia. A respeito da Educao Profissional e Tecnolgica, podemos dizer que ela abrange os cursos de: A) Educao profissional tcnica de nvel mdio; educao de jovens e adultos; educao profissional tecnolgica de graduao e psgraduao. B) Educao profissional tcnica de nvel mdio; educao de jovens e adultos; formao inicial e continuada ou qualificao profissional. Educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao; formao bsica para o trabalho. C) Educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao; formao inicial e continuada ou qualificao profissional.
Informtica com nfase em programao para microcomputadores

D) Educao profissional tcnica de nvel mdio; formao inicial e continuada; educao profissional tecnolgica de graduao e psgraduao. E) Educao profissional tcnica; formao inicial e continuada ou qualificao profissional; educao de jovens e adultos; educao profissional tecnolgica de graduao. Questo 12 So princpios norteadores da Administrao Pblica expressos no artigo 37 da Constituio Federal de 1988: A) Legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficincia. B) legalidade, moralidade, publicidade, discricionariedade e eficincia. C) legalidade, moralidade, eficincia, razoabilidade e executoriedade. D) legalidade, moralidade, publicidade, eficcia e pessoalidade. E) legalidade, moralidade, publicidade, exigibilidade e supremacia do interesse pblico sobre o particular. Questo 13 Com base na Carreira do Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico regida pela Lei n 12.772, de 28 de Dezembro de 2012, assinale a alternativa correta: A) A progresso na Carreira de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico ocorrer com base nos critrios gerais estabelecidos na Lei n 12.772/2012 e observar, cumulativamente, o cumprimento do interstcio de 32 (trinta e dois) meses de efetivo exerccio em cada nvel e aprovao em avaliao de desempenho individual. B) Promoo a passagem do servidor de uma classe para outra subsequente, na forma da Lei n 12.772/2012. C) O desenvolvimento na Carreira do Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico ocorrer somente mediante progresso funcional, na forma disposta na Lei n 12.772/2012. D) Todas as alternativas esto corretas E) A progresso na Carreira de Magistrio do Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico ocorrer com base nos critrios gerais estabelecidos na Lei n 12.772/2012 e observar, cumulativamente, o cumprimento do interstcio de 15 (quinze) meses

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

de efetivo exerccio em cada nvel e aprovao em avaliao de desempenho individual. Questo 14 De acordo com as regras da Administrao Pblica previstas no artigo 37 da Constituio Federal de 1988, assinale a alternativa correta: A) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e coercibilidade. B) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e discricionariedade. C) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. D) O prazo de validade do concurso pblico ser de at trs anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. E) A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em processo seletivo simplificado, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Questo 15 Marque a alternativa na qual todos os itens listados so hardware: A) Monitor, CPU, Placa de Som. B) Driver de Vdeo, Gravador de CD/DVD, Placame. C) Linux, Emulador de Terminal, Teclado. D) Mouse, Caixa de Som, BrOffice. E) Teclado, Mouse, Placa-me. Questo 16 Assinale a alternativa que possui, nesta ordem, exemplos de: dispositivo de entrada de dados; dispositivo de sada de dados; e dispositivo que pode ser tanto de entrada quanto de sada, dependendo do momento em que so utilizados. A) impressora matricial, Blu-ray e zipdrive.
Informtica com nfase em programao para microcomputadores

B) Scanner, joystick e impressora laserjet. C) monitor, impressora trmica e plotter. D) Caixa de som, microfone e joystick. E) touch pad, impressora deskjet e tecla touch screen. Questo 17 O aplicativo Microsoft Excel utilizado para a criao e edio de planilhas eletrnicas. Esse aplicativo de propriedade da Microsoft Corporation, que cobra um valor para o seu uso. H, porm, outros softwares concorrentes, de outros fabricantes e com as mesmas funes, desenvolvidos para uso no sistema Windows, sendo que alguns desses softwares so distribudos gratuitamente, sob licenas de software livre. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um software livre para criao e edio de planilhas eletrnicas que gratuito. A) Lotus 1-2-3 B) BrOffice Calc C) Visicalc D) Smart Draw E) OpenOffice Draw Questo 18 Com relao s clulas que contm clculos feitos na planilha eletrnica, correto afirmar que: A) quando coladas no editor de textos, aparecer a frmula e no o resultado. B) o editor de texto no aceitar essa operao. C) quando integralmente selecionadas, copiadas e coladas no editor de textos, sero exibidas na forma de tabela. D) somente podem ser copiadas para o editor de textos dentro de um limite mximo de dez linhas e dez colunas. E) s podem ser copiadas para o editor de texto uma a uma. Questo 19 Analise as alternativas abaixo e marque somente a verdadeira. A) O BROffice Writer um editor de textos que abre tanto arquivos no formato sxw quanto no formato odt. Para abrir documentos criados no Word, necessrio salv-los, a partir do editor de origem, no formato odt para que possam ser abertos pelo Writer.

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

B) Um documento que foi editado no Writer do BrOffice e gravado no formato padro desse editor no pode ser aberto e lido por qualquer uma das verses do editor Microsoft Word. C) No editor de texto Microsoft Word, a combinao das teclas Shift + End seguida de Ctrl + = serve como atalho para selecionar o texto a partir da posio do cursor at o final da linha e, em seguida, deixar o texto subscrito. D) No Microsoft Word, pode-se usar a mala direta para enviar e-mails personalizados a uma lista de endereos de e-mail contida no Outlook ou em um banco de dados. E) Arquivos com a extenso .odt criados em editores de texto so considerados de padro fechado e somente podem ser visualizados em um editor de texto proprietrio. Questo 20 Considere as afirmaes a seguir e marque apenas aquela que estiver incorreta. A) Para identificar um vrus, o antivrus faz uma varredura no cdigo do arquivo que chegou e compara o seu tamanho com o tamanho existente na tabela de alocao de arquivo do sistema operacional. Caso encontre algum problema no cdigo ou divergncia de tamanho, a ameaa bloqueada. B) Um blog um site que est estruturado de forma a permitir sua atualizao de maneira rpida por meio de acrscimos em seus artigos, os chamados "posts". C) SMTP, IMAP e POP3 so exemplos de protocolos usados nas aplicaes de correio eletrnico. D) HTML uma linguagem de marcao com a qual as pginas WEB so criadas. Os navegadores interpretam essa marcao e exibem as pginas. E) A web contm milhes de sites e bilhes de pginas. Estas pginas so conectadas atravs de hyperlinks.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questo 21 Leia atentamente as proposies assinale apenas a alternativa correta: abaixo e

A) Software apenas um programa ou um conjunto de programas (cdigo-fonte e executvel). B) A qualidade de um bom software est ligada ao fato de que ele atende s demandas do cliente. Sua organizao e estrutura no afetam essa qualidade. C) A Engenharia de Software segue princpios, tais como: o da Abstrao, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes; e o da Composio, que agrupa as atividades em um nico processo para a distribuio aos especialistas. D) A Engenharia de Software adota mtodos que se ocupam da teoria e dos fundamentos de desenvolvimento de software. E) Engenharia de software uma disciplina de engenharia que se preocupa com todos os aspectos da produo de software. Questo 22 Leia atentamente as afirmaes sobre UML e assinale apenas a alternativa incorreta: A) Uma exceo descreve a recuperao da falha de um passo de um caso de uso. B) Na UML, um Diagrama de Colaborao um diagrama de interao que coloca a nfase na ordem temporal de mensagens. C) Generalizao / Especializao um tipo de relacionamento possvel de ser aplicado aos casos de uso, s classes a aos atores. D) A afirmativa de que o estado de um objeto no deve ser acessado diretamente, mas sim por intermdio de mtodos de acesso (ou propriedades) est diretamente relacionada ao conceito de encapsulamento. E) No contexto da Orientao a Objetos, o conjunto de objetos que tm a mesma estrutura e mesmo comportamento denominado classe. Questo 23 Sabendo que o processo de anlise de requisitos permite encontrar as funcionalidades (tambm chamadas de requisitos funcionais) e as

RASCUNHO

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

propriedades (requisitos no funcionais) de um sistema, marque nas alternativas abaixo aquela que representa uma propriedade: A) uma informao na interface de entrada. B) a notificao de inconsistncia de dado na tela. C) a disponibilidade do sistema. D) um histograma na interface grfica do usurio. E) a emisso de relatrios fiscais. Questo 24 Sobre os testes de software, correto afirmar: A) O desenvolvimento test-first uma abordagem de desenvolvimento na qual os testes so escritos antes do cdigo que ser testado. B) Durante os testes de componentes, objetos e mtodos especficos so testados individualmente. C) Os testes unitrios so responsveis por testar todo o sistema, isto , ele testado como uma nica entidade. D) Ao testar o software, deve-se tentar mant-lo em funcionamento, isto , no se deve "quebrar" sua execuo. E) Os testes de software podem no somente anunciar a presena de defeitos em um programa, mas tambm podem demonstrar a existncia de erros remanescentes. Questo 25 Considerando as atividades de projeto e implementao de um sistema, marque a opo incorreta: A) O desenvolvimento de um software que segue os termos da licena BSD segue o princpio de reciprocidade. Dessa forma, de maneira simplista, significa que se voc usar um software open source que esteja licenciado sob a licena BSD, voc deve fazer um software open source. B) O processo de projeto orientado a objetos inclui atividades para projetar a arquitetura do sistema C) A maioria dos desenvolvimentos de software do tipo host-target. D) Vrios modelos diferentes podem ser produzidos durante um processo de projeto orientado ao objeto. Estes incluem modelos estticos e modelos dinmicos. E) O nvel de detalhamento no projeto depende do tipo do sistema a ser desenvolvido e se est sendo usada uma abordagem gil ou dirigida a planos.

Questo 26 Sobre a linguagem JAVA, correto afirmar: A) Na linguagem JAVA, as variveis so declaradas antes da especificao de seus tipos. B) Um comando de entrada de dados recebe uma informao passada pelo usurio e a armazena em uma varivel. Uma das formas de entrada fornecida pela linguagem JAVA por meio da classe Scanner, que requer o uso do pacote iostream. C) O uso das chamadas palavras reservadas como identificador para as variveis no permitido. D) Em JAVA, no h diferenciao entre caracteres maisculos de minsculos. Assim sendo, as instrues dessa linguagem podem ser escritas de qualquer forma, de acordo com o estilo utilizado pelo programador. E) Em Java, no necessrio o uso de caracteres, tais como chaves quando existir mais de comando a ser executado dentro de uma estrutura condicional do tipo IF (condio). Questo 27 Os itens a seguir referem-se ao mecanismo de herana, que um dos grandes recursos proporcionados pela Orientao a objetos. Analise as proposies a seguir e marque apenas a alternativa correta. A) A herana representa um tipo de relacionamento entre duas classes do tipo "todoparte". B) As caractersticas definidas na superclasse so disponibilizadas de forma automtica para as subclasses. Qualquer caracterstica que seja desnecessria para a subclasse pode ser excluda. C) O diagrama de classes da UML representa a herana como sendo uma associao entre classes. A subclasse indicada por um tringulo. D) A herana permite o agrupamento de caractersticas que so comuns a vrios tipos de objetos dentro das chamadas superclasses. E) Herana mltipla a instncia de uma classe abstrata. Questo 28 As pginas disponveis na World Wide Web podem ser classificadas em estticas ou dinmicas, levando em considerao o local onde

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

o processamento realizado. O que caracteriza uma pgina dinmica, em comparao a uma esttica? A) Permitir que animaes sejam mostradas na pgina. B) Realizar processamento otimizado da pgina no navegador. C) Ser interpretada no servidor, que gera um resultado, que ser exibido pelo navegador do cliente. D) Ser capaz de exibir objetos de udio e vdeo sincronizados dinamicamente no navegador. E) Traduzir o cdigo HTML da pgina, para apresentar o seu contedo no navegador. Questo 29 Com relao aos conceitos e aplicaes de Design Patterns, correto afirmar: A) As operaes que uma classe abstrata declara so chamadas de operaes abstratas. B) Uma classe abstrata uma classe cuja finalidade principal definir uma interface comum para suas subclasses. C) O uso do mecanismo de herana, em detrimento de outros mecanismos de orientao ao objeto, como a composio, faz com que o encapsulamento de cada classe seja mantido. D) Os padres de criao garantem que o programador programe para uma implementao e no para uma interface, sendo essa prtica considerada um dos princpios de projetos reutilizveis. E) A reutilizao das caractersticas definidas em uma classe, por meio da herana, frequentemente chamada de reutilizao de caixa preta. Questo 30 Os padres de projeto comportamentais tratam das iteraes e divises de responsabilidades entre as classes ou objetos. Marque a abaixo a opo que no representa um exemplo desse padro: A) Command. B) Observer. C) Strategy. D) Prototype. E) Visitor. Questo 31

A seguinte definio "Define uma dependncia um-para-muitos entre os objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes so automaticamente notificados e atualizados" pertence a qual padro de projeto: A) State. B) Visitor. C) Faade. D) Adapter. E) Observer. Questo 32 Leia as alternativas listadas abaixo e marque apenas a alternativa correta: A) Para visualizar as ltimas 30 linhas de um arquivo texto de nome lista.txt, que contenha mais de 1.000 linhas, deve-se executar o comando: head -30 lista.txt. B) o comando ps aux apresenta todos os processos que esto em execuo, de todos os usurios, incluindo o nome do usurio a qual o processo pertence. C) No ambiente Windows, a ferramenta Windows Explorer utilizada para navegao no Sistema de arquivos. No Linux, essa funo exercida pela ferramenta Nautilus, entre outras. A diferena entre elas que, ao contrrio do Windows Explorer, o Nautilus no possui recurso que permite alternar para o modo navegador. D) Os sistemas operacionais Linux e Windows possuem utilitrios de linha de comando que podem ser utilizados para renomear um diretrio. Os nomes dos utilitrios utilizados para este propsito no Windows e no Linux so, respectivamente, ren e rename. E) O NFTS sempre foi um sistema de arquivos mais poderoso do que FAT e FAT32. Nele, o tamanho mximo de arquivo 4 GB. Questo 33 Os itens abaixo so relativos engenharia de software. Julgue os prximos itens e marque apenas a alternativa incorreta: A) Requisitos no funcionais do sistema podem influenciar o estilo e a estrutura escolhida para uma aplicao, pois a arquitetura de sistema afeta seu desempenho, sua distribuio e manuteno. B) A fase de anlise define os requisitos do cliente, conforme as necessidades de negcio, e as consideraes tcnicas envolvidas, que se

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

agrupam em uma soluo tecnolgica, compem a fase de projeto de software. C) Engenharia de software no est relacionada somente aos processos tcnicos de desenvolvimento de softwares, mas tambm a atividades como gerenciamento de projeto e desenvolvimento de ferramentas, mtodos e teorias que apoiem a produo de softwares. D) O desenvolvimento de requisitos constitudo por processos de elicitao de requisitos, anlise e negociao de requisitos, especificao e modelagem dos requisitos e validao de requisitos. E) Em projeto de software, a independncia funcional pode ser medida pela coeso, isto , pela interdependncia relativa entre os mdulos, e pelo acoplamento, ou seja, pela fora funcional relativa de um mdulo. Questo 34 Considerando o diagrama de sequncia, tal qual proposto na UML, marque a alternativa correta: A) Um diagrama de sequncia captura o comportamento dinmico de vrios casos de uso. B) Os diagramas de sequncia mostram a interao, exibindo cada participante como uma linha de vida, que corre horizontalmente na pgina. C) possvel representar caminhos alternativos e laos de repetio em diagramas de sequncia. Para isso, so usados quadros de interao com os operadores alt e loop, respectivamente. D) A ordem das mensagens em um diagrama de sequncias da UML representada horizontalmente, da esquerda para a direita. E) A passagem de dados, dentro de um diagrama de sequncia, possui uma representao grfica, que diferente das mensagens. Questo 35

D) As classes de associao permitem que sejam acrescentados atributos, operaes e outras caractersticas a associaes. E) Uma classe abstrata uma classe que pode ser instanciada diretamente. A maneira mais comum de identificar uma classe abstrata na UML colocar o nome em negrito. Questo 36 Leia as alternativas listadas abaixo e marque apenas a alternativa correta: A) Entre os sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista e Windows XP, apenas este no possui verso para processadores de 64 bits. B) O comando pwd do Linux possibilita ao usurio efetuar a troca de senha (password). C) O comando Ifconfig do Windows exibe todos os valores de configurao atuais de TCP/IP, incluindo o endereo IP, a mscara de sub-rede, o gateway padro e as configuraes do WINS (Servio de cadastramento na Internet do Windows) e do DNS. D) O Windows segue a licena chamada de GPL, enquanto o Linux no. E) Usando o shell do Linux, deseja-se alterar as permisses de um arquivo. Para isso, o comando chmod pode ser usado. Questo 37 A funo de gerenciamento de erros utilizada para criar uma mensagem de erro definida pelo usurio em PHP : A) trigger_error(). B) set_user_exception(). C) error_log(). D) msg_error(). E) set_user_error(). Questo 38

Sobre o Diagrama de classes, correto afirmar: A) Uma mudana trazida pela UML 2.0 a criao das multiplicidades descontnuas, tal como [2,4]. B) Um diagrama de classes um diagrama dinmico, pois descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vrios tipos de relacionamento entre eles. C) Quando se utiliza diagramas de classe deve-se focar exclusivamente na estrutura do software e ignorar seu comportamento. Na Orientao a Objetos, para podermos acessar os mtodos ou membros de uma classe pai, utilizamos a palavra reservada: A) this. B) parent. C) interface D) class. E) self.

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

Questo 39 No PostgreSQL, o utilitrio para fazer backup de banco de dados vem a ser o: A) startbkp. B) pg_dump. C) export_db. D) bkpinit. E) startpgbackup.

III- Cada padro de projeto focaliza um problema ou tpico particular de projeto orientado a objetos, descreve em que situao pode ser aplicado, se pode ser aplicado em funo de outras restries de projeto e as consequncias, custos e benefcios de sua utilizao. IV- Em geral, a descrio de um padro de projeto tem quatro elementos essenciais, a saber: o nome do padro, o problema, a soluo e a linguagem de programao em que deve ser implementado. Esto corretas as afirmativas: A) Apenas I, II e III. B) Apenas II e III. C) Apenas I e IV. D) Apenas II, III e IV. E) I, II, III e IV. Questo 42 A respeito dos padres de projeto de software (Design Patterns) GoF e sua classificao, todas as afirmativas a seguir esto corretas, exceto uma. Assinale-a: A) O padro Adapter um padro estrutural que converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes. O Adapter permite que certas classes trabalhem em conjunto, pois de outra forma seria impossvel por causa de suas interfaces incompatveis. B) O padro Bridge um padro estrutural que separa uma abstrao de sua implementao, de modo que as duas possam variar independentemente. C) Os padres de projeto so classificados segundo o seu propsito em: Padres de Criao, Padres Estruturais e Padres comportamentais. D) O padro Singleton um padro comportamental que define uma dependncia umpara-um entre dois objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, seu dependente automaticamente notificado e atualizado. E) O padro Abstract Factory fornece uma interface para a criao de famlias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Questo 43 Sistemas de apoio deciso so sistemas que fazem uso da tecnologia de banco de dados e ajudam na anlise de informaes do negcio. Sua meta ajudar a administrao a definir tendncias, apontar problemas e tomar decises

Questo 40 O MySQL um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados de cdigo aberto mais popular para a Web. Destaca-se por ser: rpido, confivel e fcil de usar. Desse modo, a respeito do MySQL, correto afirmar que: A) o MySQL no suporta o uso de stored procedures e triggers. B) d suporte a tabelas com tamanho limitado a 4Gb, independente do sistema operacional utilizado. C) so tipos de dados vlidos: INTEGER, DOUBLE, DATE, BIT, NUMERIC, MONEY, VARCHAR. D) pode ser considerado um servidor de banco de dados hbrido (objeto-relacional). E) possvel instalar e rodar nos sistemas operacionais MAC OS e Novell Netware. Questo 41 Os padres de projeto de software (Design Patterns) tornam mais fcil a reutilizao de projetos bem como de arquiteturas bem sucedidas e ajudam a escolher alternativas de projeto que tornam um sistema reutilizvel. Permitem ainda melhorar a documentao e a manuteno de sistemas ao fornecer uma especificao explcita de interaes de classes e objetos e o seu objetivo subjacente. A respeito desse tema, considere o seguinte: I- Os padres de projetos so trechos de cdigofonte construdos e testados com o objetivo de serem reutilizados em um contexto especfico de arquitetura de software sem necessidade de adaptao. II- Um padro de projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torn-la til para a criao de um projeto orientado a objetos reutilizveis.
Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

inteligentes. A respeito desse tema, correto o que se afirma em: A) Data warehouse o termo usado para designar sistemas usados no processo interativo de criar, gerenciar, analisar e gerar relatrios sobre dados. B) Um data warehouse um depsito de dados orientado por assunto, integrado, no voltil e varivel com o tempo para apoiar as decises da gerncia. C) Data Mart um depsito de dados de propsito geral, orientado por assunto, no voltil, varivel com o tempo que fornece apoio s decises da gerncia relativas organizao como um todo. D) Data Mining o termo utilizado para designar sistemas de apoio deciso que capturam e renem dados de fontes operacionais das organizaes em tempo real e os tornam disponveis para consulta. E) Os dados necessrios para apoio deciso nas organizaes so obtidos dos setores operacionais, onde se encontram padronizados e em um nico repositrio, tornando fcil a sua anlise e desnecessrios meios complexos para se combinar o processamento operacional e de apoio deciso em um nico sistema. Questo 44 A normalizao em banco de dados pode ser considerada um processo de analisar os esquemas de relao dados com base em suas dependncias funcionais para conseguir as propriedades desejadas de minimizao de redundncia e minimizao das anomalias de insero, excluso, e atualizao de dados. Esse pode ser considerado um processo de filtragem ou purificao para fazer que o projeto tenha qualidade cada vez melhor. A respeito desse tema, julgue o seguinte: I- Um esquema de relao R est na terceira forma normal 3FN se ele satisfizer a 2FN e nenhum atributo no principal de R for transitivamente dependente da chave primria. II- Uma relao R est em 2FN se, e somente se, ele estiver em 1FN e todo atributo no chave irredutivelmente dependente da chave primria. III- As formas normais, quando consideradas isoladamente de outros fatores, garantem um bom projeto de banco de dados. IV- Por questes de desempenho, para a construo de um esquema de banco de dados bem estruturado, sempre necessria a

normalizao das relaes para a forma normal mais alta. Esto corretas as afirmativas constantes em: A) Apenas I, II, e III. B) Apenas II e IV. C) Apenas I e II. D) Apenas II, III, e IV. E) I, II, III e IV. Questo 45 A UML (Unified Modeling Language) uma linguagem padro para a elaborao da estrutura de projetos de software. Ela poder ser empregada para a visualizao, a especificao, a construo e a documentao de artefatos que faam uso de sistemas complexos de software. Sobre os diagramas UML, incorreto afirmar que: A) O diagrama de objetos fornece os valores armazenados pelos objetos de um diagrama de classes em um determinado momento da execuo de um processo do software. B) O diagrama de mquina de estados demonstra o comportamento de um elemento por meio de um conjunto finito de transies de estado, ou seja, uma mquina de estados. C) As informaes mostradas em um diagrama de comunicaes so praticamente as mesmas apresentadas no de sequncia, porm com um enfoque distinto, visto que esse diagrama no se preocupa com a temporalidade do processo, concentrando-se em como os elementos do diagrama esto vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo. D) O diagrama de atividade um diagrama comportamental que mostra o fluxo de uma atividade para outra em um sistema com nfase no fluxo de controle na execuo de um comportamento. E) O diagrama de classes, o diagrama de sequncia e o diagrama de casos de uso so classificados, respectivamente, como: comportamental, estrutural e estrutural. Questo 46 Sobre a linguagem de programao Java e os conceitos de Programao Orientada a Objetos, incorreto o que se afirma em: A) Uma classe abstrata uma classe cuja finalidade principal definir uma interface comum para suas subclasses. Uma classe abstrata

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

10

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

postergar parte de, ou toda, sua implementao para operaes definidas em subclasses. Em Java, para se instanciar uma classe abstrata, utiliza-se a palavra-chave abstract aps o nome da classe e antes do nome da instncia. B) Objetos so criados por instanciao de uma classe. Diz-se que o objeto uma instncia de uma classe. O processo de instanciar uma classe aloca memria para os dados internos do objeto e associa as operaes a estes dados. C) Uma implementao de um objeto definida por sua classe. A classe especifica os dados internos do objeto e de sua representao e define as operaes que o objeto pode executar. D) Campos estticos em uma classe so compartilhados por todas as instncias dessa classe, ou seja, somente um valor ser armazenado em um campo esttico, e caso esse valor seja modificado por uma das instncias dessa classe, a modificao ser refletida em todas as outras instncias dessa classe. E) Polimorfismo um mecanismo que permite que dois mtodos possam ser declarados com em uma mesma classe, com a mesma assinatura, mas com comportamentos distintos. Questo 47 A tecnologia Servlet foi introduzida pela Sun Microsystems em 1996 e a base do desenvolvimento de aplicativo web usando a linguagem de programao Java. A respeito dos servlets e de sua estrutura, incorreto o que se afirma em: A) O mtodo init chamado pelo contentor de servlet depois que a classe servlet tiver sido demonstrada. A assinatura do mtodo init a seguinte: public void init() throws ServletException. B) Em programao de servlet, o contexto de servlet o ambiente onde o servlet executa. C) O mtodo service chamado pelo contentor de servlet depois que o mtodo init do servlet permitir ao servlet responder a uma solicitao. D) O contentor de servlet chama o mtodo destroy depois de todas as sequncias dentro do mtodo service terem sado, ou depois de um perodo de tempo de encerramento ter passado. E) Um servlet pode ligar um atributo de objeto ao contexto pelo nome. Qualquer objeto ligado a um contexto est disponvel a qualquer outro servlet que faa parte do mesmo aplicativo web. Questo 48
Informtica com nfase em programao para microcomputadores

Os quatro tipos de itens existentes na UML so: A) classes, objetos, mtodos, atributos. B) relacionamentos, diagramas, herana, interaes. C) colaborao, agregao, composio, interao. D) herana, polimorfismo, sobrecarga, associaes. E) estruturais, comportamentais, de agrupamento, anotacionais. Questo 49 Java permite a restrio ao acesso a campos e mtodos em classes por intermdio de modificadores de acesso que so declarados dentro das classes, antes dos mtodos e dos campos. Sobre esse tema, correto o que se afirma em: A) Campos e mtodos declarados com o modificador protected sero visveis (podendo ser acessados) apenas para as classes de um mesmo pacote. B) O modificador public garante que o campo ou mtodo da classe declarado com este modificador poder ser acessado ou executado a partir de qualquer outra classe. C) O modificador private no pode ser aplicado aos mtodos, mas to somente aos atributos de uma classe. D) O modificador extend garante que o campo ou mtodo da classe declarado com este modificador seja visvel a todas as suas subclasses. E) O modificador public permite que um mtodo ou atributo declarado com este modificador seja acessado ou executado por qualquer outra classe, desde que esta no tenha em sua estrutura um atributo ou mtodo com o mesmo nome. Questo 50 Sobre as propriedades das transaes em bancos de dados, julgue o seguinte: I- A atomicidade garante que as transaes transformam um estado correto do banco de dados em outro estado correto, sem necessariamente, preservar a correo em todos os pontos intermedirios. II- A Durabilidade a propriedade segundo a qual, uma vez executado o COMMIT da transao, suas atualizaes persistem no banco de dados mesmo que haja uma queda subsequente do sistema.

11

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

III- Isolamento a propriedade que garante que uma transao deve parecer como se fosse executada isoladamente de outras transaes, embora muitas estejam sendo executadas de maneira simultnea. correto o que se afirma em: A) Apenas I. B) Apenas I e II. C) Apenas II. D) Apenas II e III. E) I, II e III. A Figura 1.a apresenta um Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) que representa um conjunto de produtos armazenados em um almoxarifado. Estes produtos so distribudos atravs de uma determinada unidade de medida e so classificados em tipos de produtos, por exemplo, materiais de papelaria, confeces, produtos alimentcios etc. Alm disso, na figura 1.b so apresentados os registros contendo os dados cadastrados sobre o domnio mostrado no MER. Utilize esse cenrio para resolver as questes de 51 a 53.
nome
codTipo

TiposProdutos codigo descricao 01 Papelaria 02 Produtos Alimentcios Figura 1b Questo 51 Considerando o modelo e os dados apresentados na Figura 1, assinale a alternativa correta que identifique o comando SQL que retorna somente os atributos nome do produto e a descrio da unidade de medida dos produtos que so distribudos atravs da unidade de medida Pacote. A) SELECT * FROM Produtos p WHERE p.sigla=u.sigla and p.sigla=PC; B) SELECT * FROM Produtos p, UnidadesMedida u WHERE p.sigla=u.sigla and p.sigla=PC; C) SELECT p.nome, u.descricao FROM Produtos p, UnidadesMedida u WHERE p.sigla=u.sigla and u.descricao=Pacote; D) SELECT p.*, u.* FROM Produtos p, UnidadesMedida u WHERE p.sigla=u.sigla and u.descricao=Pacote; E) SELECT p.nome, u.descricao, t.descricao FROM Produtos p, UnidadesMedida u, TiposProdutos t WHERE p.sigla=u.sigla and p.codTipo = t.codigo and u.descricao=Pacote; Questo 52 Assinale a alternativa correta que apresenta o resultado da execuo do seguinte comando SQL: SELECT p.nome, u.descricao FROM Produtos p, UnidadesMedida u WHERE p.sigla = UN; A)

sigla

saldo

sigla

descricao codigo

codigo

descricao

UnidadesMedida

Produtos

TiposProdutos

Figura 1a

Produtos codigo nome codTipo 01 Papel Sulfite A4 01 02 Plstico Bolha 01 0,80 03 Arroz Branco 02 5KG 04 Caneta 0.7 Azul 01 05 Biscoito gua e 02 Sal 06 Conjunto Pasta 01 L UnidadesMedida sigla descricao PC Pacote UN Unidade CM Centmetros

sigla UN CM PC UN UN PC

saldo 150 59 63 100 68 42

nome Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal

sigla UN UN UN UN UN UN UN UN UN

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

12

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

B) p.nome Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal C) p.nome Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal D) nome Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal E) p.nome Papel Sulfite A4 Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal Questo 53 Baseado nos dados dos registros apresentados na Figura 1, assinale a alternativa correta que represente o comando SQL que produz o resultado do intervalo de valores apresentados nos resultados abaixo: codigo 01 02 03 04 05 06 nome Papel Sulfite A4 Plstico Bolha 0,80 Arroz Branco 5KG Caneta 0.7 Azul Biscoito gua e Sal Conjunto Pasta L saldo 150 59 63 100 68 42 u.descricao Un Un Un sigla UN UN UN UN UN UN A) Bridge. B) Mediator. C) Singleton. D) Facade.. E) State. u.descricao Unidade Unidade Unidade u.sigla Unidade Unidade Unidade

Questo 54 O padro de projetos GoF (Gang of Four) forma um catlogo de boas decises de projetos orientados a objetos que est dividido em trs classes de padres: Criao, Estrutura e Comportamento. Existem cinco tipos de padres na classe de padres de criao, portanto, assinale a alternativa correta que identifica um padro de criao Gof:

Questo 55 A declarao de uma classe na linguagem de programao Java pode ser precedida por elementos denominados modificadores que do certas propriedades para essa classe. Diante dessa definio assinale a alternativa incorreta sobre os modificadores de classe em Java: A) O modificador abstract define que nenhuma instncia de uma classe pode ser criada. B) Uma classe private no pode ser acessada por qualquer outro objeto. C) Uma classe final no pode ter subclasses. D) Uma classe definida com public pode ser referenciada por qualquer outra classe. E) Uma classe declarada strictfp possui toda a aritmtica de ponto flutuante avaliada estritamente. Questo 56 Assinale a alternativa correta sobre o resultado apresentado pela execuo do trecho de cdigo na linguagem Java que segue abaixo: class ClasseX{ public static void main(String args[]){ int lo = 1; int hi = 1; while (hi < 50){ System.out.print(hi+ ); hi = lo + hi; lo = hi lo; } } }

A) SELECT p.codigo, p.nome, p.saldo FROM Produtos WHERE saldo BETWEEN 50 AND 100; B) SELECT * FROM Produtos p WHERE p.saldo BETWEEN 40 AND 150; C) SELECT p.* FROM Produtos p WHERE p.saldo BETWEEN 43 AND 100; D) SELECT codigo, nome, saldo FROM Produtos p WHERE p.saldo BETWEEN 43 AND 100; E) SELECT p.codigo, p.nome FROM Produtos WHERE saldo BETWEEN 50 AND 100;

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

13

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

A) 1 1 2 3 5 8 13 21 34 B) 1 2 3 5 8 13 21 34 C) 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 D) 1235813213455 E) 1 123458131534 Questo 57 Um tipo de enumerao, algumas vezes conhecido como tipo enumerado um tipo especial de classe na qual os valores so conhecidos quando o tipo definido, ou seja, so tipos que possuem valores constantes. Existem algumas formas de se declarar esse tipo de dados na linguagem de programao Java, portanto, assinale a forma incorreta de se declarar uma enumerao. A) Enum Naipe{PAUS, OUROS, ESPADAS} B) enum Naipe{PAUS, OUROS, ESPADAS;} C) enum Naipe{PAUS, OUROS, ESPADAS,} D) enum Naipe{PAUS, OUROS, ESPADAS} E) enum Naipe{PAUS (PAUS), OUROS (OUROS), COPAS (COPAS), COPAS (ESPADAS)}; Questo 58 A multiplicidade na orientao a objetos se assemelha ao conceito de cardinalidade no Modelo de Entidade e Relacionamento e procura determinar qual das classes envolvidas no relacionamento, ou seja, na associao fornece informaes para as outras. Logo abaixo, apresentado um cdigo na linguagem Java que representa a implementao de um, e somente um, dos modelos apresentados nas alternativas de a a e. Assinale a alternativa correta que apresenta o diagrama de classe que representa o cdigo mostrado a seguir: public class Departamento{ protected Integer id; private String descriao; public Departamento superior; public Departamento subordinados[]; } COPAS, COPAS, COPAS,

A)

B)

C)

D) COPAS,

E)

RASCUNHO

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

14

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tocantins

16 de maro de 2014

Questo 59 Uma exceo em Java um objeto da classe java.lang.Exception, ou de suas subclasses. Quando um erro ou uma situao anormal encontrada durante a execuo de um mtodo, um objeto da exceo construdo, e diversos dados sobre essa ocorrncia so registrados nos campos desse objeto. Abaixo, mostrado um bloco de construo de uma exceo: try{ comandos } catch (exceo_tipo1 identificador1){ comandos } catch (exceo_tipo2 identificador2){ Comandos ... } finally{ comandos } Sobre excees em java, incorreto afirmar que: A) Quando uma exceo lanada, se diz que o comando ou expresso que causou a exceo termina abruptamente. B) O comando throw que se encarrega de lanar a exceo para o mtodo chamador. C) O bloco try permite capturar excees e tratlas nos bloco catch associados. D) Um bloco finally contm comandos de liberao de recursos alocados no bloco try. E) Um bloco finally ser executado somente aps o bloco try terminar normalmente.

Questo 60 Um dos maiores benefcios da orientao a objetos a habilidade de estender uma subclasse a partir de uma superclasse, de forma a utilizar as caractersticas e comportamento de uma classe pr-existente (superclassE) atuar sobre uma instncia de uma subclasse. Tal definio identifica uma associao denominada herana, ou generalizao/especializao entre duas classes, em que uma superclasse tida como a genrica e a subclasse como especialista. Associe cada um dos itens da esquerda relacionado com a definio correta a direita. (1) Herana ( ) Simples. (2) Herana ( ) Mltipla. Ocorre quando mais de uma subclasse instanciada. Somente a superclasse instanciada no havendo a necessidade de instanciar a subclasse. Classe subclasse de somente uma classe. Quando instanciado apenas a subclasse do conjunto de subclasses da superclasse. Classe herda caracterstica/comportamento de duas ou mais classes.

(3) Herana ( ) Exclusiva. (4) Herana ( ) Parcial.

(5) Sobreposi o.

( )

Assinale a ordem correta dos termos e definies acima relacionados. A) 2, 3, 1, 4, 5. B) 1, 2, 3, 4, 5. C) 2, 1, 5, 4, 3. D) 5, 4, 1, 3, 2. E) 1, 5, 2, 4, 3.

RASCUNHO

RASCUNHO

Informtica com nfase em programao para microcomputadores

15

You might also like