You are on page 1of 7

-FSICAOndulatria

ONDULATRIA

Renan Schetino de Souza

147

-FSICAMHS
Movimentos peridicos Um fenmeno peridico quando se repete identicamente em intervalos de tempo iguais. O perodo T o menor intervalo de tempo para que ocorra a repetio de um fenmeno. Por exemplo, um ano o perodo para que a Terra d uma volta completa em torno do Sol e um dia o perodo para que ela d uma volta em torno de seu eixo. Nos fenmenos peridicos, considera-se uma outra grandeza, a frequncia f. Frequncia o nmero de vezes em que um fenmeno se repete durante um intervalo de tempo. Portanto, o perodo T e a frequncia f relacionam-se por:

1 T

ou

1 f

A unidade de frequncia (ciclos por segundo) no Sistema Internacional denominada -1 hertz (Hz = s ). Movimento Harmnico Simples (MHS) Desprezando as foras dissipativas (atrito e resistncia do ar), uma massa presa a uma mola, deslocada de sua posio de equilbrio, executa um movimento peridico, cujo perodo o intervalo de tempo para ir e voltar posio de origem.

A massa e a mola constituem um conjunto denominado oscilador harmnico. O termo harmnico aplicado s expresses matemticas que contenham as funes trigonomtricas seno e cosseno. O conjunto oscila periodicamente em torno de uma posio O (posio de equilbrio) sob a ao de uma fora restauradora que sempre tende a levar o corpo para a posio O. Neste caso, quem desempenha o papel da fora restauradora a fora elstica exercida pela mola:

F kx
onde k a constante elstica da mola e x a deformao sofrida por ela. A amplitude (A) do movimento a distncia da posio de equilbrio at os extremos da oscilao. O perodo desse MHS depende da massa m e da constante elstica k, mas no depende da amplitude da oscilao.

T 2

m k

Energia no MHS A energia mecnica pode ser dividida em duas partes: a energia cintica Ec, associada velocidade v do ponto material e dada por:

148

-FSICAMHS

Ec

mv 2

A projeo do ponto P sobre o eixo das abscissas executa um MHS em torno da posio O medida que o ponto P descreve a circunferncia. Obtm-se as seguintes funes cinemticas para o MHS:

e a energia potencial EP, associada posio x do ponto material:

Ep

1 2 kx 2

A soma dessas energias a energia total mecnica E:

E Ec E p
No MHS as energias cintica e potencial variam, pois variam a velocidade e a posio do ponto material. Porm, a energia mecnica permanece constante, j que supomos inexistentes as foras dissipativas. Nas posies em que:

x A cos(t 0 ) v Asen(t 0 ) Velocidade a 2 A cos(t 0 ) Acelerao a 2 x 2 Frequncia angular (Pulsao) T


Espao (elongao) O ngulo 0 denominado fase inicial e corresponde ao ngulo inicial do movimento. Atravs da ltima equao, conclumos que no sistema massa-mola a frequncia angular dada por:

E Ep

onde x A , temos:

1 2 kx , 2

k m

Os grficos das funes cinemticas so:

1 2 kA 2

A amplitude do MHS depende da energia total mecnica cedida ao sistema. O MHS e o Movimento Circular Uniforme O MHS e o movimento circular uniforme (MCU) esto relacionados, de modo que um pode ser estudado atravs do outro. Imagine um ponto P que descreve um movimento circular uniforme com uma velocidade angular .

Pndulo Simples
Pndulo simples um sistema constitudo por uma partcula de massa m, suspensa por um fio ideal.

149

-FSICAMHS

Demonstra-se que: Para pequenas oscilaes, de abertura no superior a 10, a massa m realiza MHS O perodo dado por:

T 2

l g

onde l comprimento do fio e g a acelerao da gravidade.

150

-FSICAMHS
Exerccios: Movimento Harmnico Simples (MHS) 1) Uma partcula material realiza movimento harmnico simples com perodo 0,10 segundos. A frequncia do movimento : a) 100 Hz b) 1000 Hz c) 10 Hz d) 20 Hz e) 200 Hz 2) Uma partcula em movimento harmnico simples obedece equao x = 0,05 cos( /2 + .t/4) com dados no Sistema Internacional a partir do instante t = 0. A velocidade escalar desta partcula no instante t = 6 s : a) zero b) 0,05 m/s c) 0,05 /4 m/s d) e) /4 m/s /2 m/s 5) Um ponto material de massa 2,0 kg executa um MHS, cuja trajetria o segmento de extremidades A e A', de abcissas - 5,0 m e 5,0 m.

Sendo segundos o seu perodo, a velocidade mxima atingida pelo ponto material : a) m/s b) 2 m/s c) 5,0 m/s d) 10 m/s e) 1,0 m/s 6) Na figura abaixo, D um disco de 0,30 m de dimetro que executa um MCU de 0, 55 Hz. V uma vela de dimetro desprezvel colocada, perpendicularmente, num ponto perifrico do disco. A sombra desta vela, projetada na parede, devido incidncia de um feixe de luz paralelo, apresenta uma velocidade:

3) Uma partcula realiza um movimento harmnico simples, de acordo com o grfico abaixo. Qual, em hertz, a frequncia do movimento?

a) 1 b)1/2 c) 4 d) e) 2 4) Em 2 segundos, uma fonte de ondas peridicas determina numa corda tensa o aspecto apresentado na figura abaixo. As ondas se propagam na corda com velocidade de 6 cm/s. Podemos afirmar que:

a) constante, aproximadamente igual a 0,52 m/s, b) constante, aproximadamente iguala 1,03 m/s. c) constante, aproximadamente igual a 5,2 m/s. d) mxima, aproximadamente igual a 0,52 m/s. e) mxima, aproximadamente igual a 1,03 m/s. 7) No esquema abaixo, um corpo de 2,56 kg est preso a uma mola de massa desprezvel (k = 100 N/m). O referido corpo, em repouso na posio B de equilbrio do conjunto, puxado at a posio C e, em seguida, abandonado. O intervalo de tempo necessrio para que este corpo passe por B pela primeira vez:

a) o perodo da fonte 2 s. b) a frequncia da fonte 0,5 Hz. c) o perodo das ondas 0,5 s. d) o comprimento de onda das ondas 6 cm, e) a amplitude das ondas 2 cm.

a) aproximadamente 0,25 s. b) aproximadamente 0,5 s, c) aproximadamente 1,0 s.

151

-FSICAMHS
d) depende do comprimento da mola. e) depende da medida L. a) 0,4 m b) 0,8 m c) 0,2 m d) 0,1 m e) 1,0 m 11) Qual a velocidade mxima do corpo? a) 2 m/s b) 4 m/s c) 2 m/s d) 3 m/s e) 3 m/s 12) Qual a acelerao do corpo no porto mais baixo? a) 5 m/s2 para cima b) 5 m/s2 para baixo c) 10 m/s2 para cima d) 10 m/s2 para baixo e) nula Este enunciado se refere s questes 13 e 14. Um ponto material, de massa m = 0,1 kg, oscila em tomo da posio 0, animado de MHS (movimento harmnico simples), na ausncia de foras dissipativas. A mola tem constante elstica k = 40 N/m. A energia mecnica total do sistema de 0,2 joule.

8) Um bloco de massa m, preso extremidade de uma mola, est em equilbrio no ponto O e sobre uma superfcie sem atrito. Puxando-se o bloco at o ponto J, o perodo de oscilao ser de 4 segundos. Assim, se puxarmos o bloco at o ponto K, o perodo de oscilao ser, em segundos, igual a:

a) 16 b) 8 c) 4 d) 2 0e) 1 9) Um corpo de 2,0 kg estica de 10 cm uma mola qual est suspenso na vertical e em repouso. O corpo, ento, colocado numa superfcie horizontal sem atrito, ligado mola, conforme mostra a figura. Nestas circunstncias, o corpo deslocado de 5,0 cm e abandonado, em repouso. (g = 10 m/s2)

O perodo de oscilao da mola de: a) 0,31 s b) 0,50 s c) 0,63 s d) 0,93 s e) n. r. a. Este enunciado se refere s questes de 10 a 12. Uma mola de massa desprezvel e de constante elstica k = 50 N/m est suspensa verticalmente. Um corpo de massa m = 2,0 kg conectado extremidade inferior da mola e depois abandonado, a partir do repouso.

13)A amplitude de oscilao : a) 0,1 m b) 0,2 m c) 0,4 m d) 0,8 m 14) O valor mximo da velocidade do ponto material, em mdulo, : a) 1 m/s b) 2 m/s c) 4 m/s d) 8 m/s 15) A energia cintica de um ponto material que realiza MHS mxima quando: a) a acelerao mxima. b) a fora mxima. c) a elongao mxima. d) a fora nula. e) a energia potencial mxima.

10) De quanto a dissenso mxima da mola (g = 10 m/s2) 16) Um corpo est dotado de MHS, oscilando entre os pontos de abscissas 10 cm e + 10 cm.

Tomando como nvel zero de energia potencial o ponto de abscissa zero, indique em que pontos a

152

-FSICAMHS
energia do sistema constituda de duas partes iguais, uma cintica e outra potencial. a) +10 cm e -10 cm b) + 52 cm e - 52 cm c) +5 cm e -5 cm d) + 52/2 cm e - 52/2 cm e) + 53 cm e - 53 cm 17) Se a durao de uma oscilao simples de um pndulo de 7 s, em um lugar onde g = 10 m/s2, o seu comprimento de: a) 10 m b) 10 m c) 20 m d) 10 cm e) 20 m 18) Um pndulo simples oscila entre duas posies M e N. Quando o pndulo estiver no ponto M, incorreto afirmar que a: a) o pndulo A oscila mais devagar que o pndulo B. b) o pndulo A oscila mais devagar que o pndulo C. c) o pndulo B e o pndulo D possuem mesma frequncia de oscilao. d) o pndulo B oscila mais devagar que o pndulo D. e) o pndulo C e o pndulo D possuem mesma frequncia de oscilao. 22) Um relgio defeituoso, embora mantendo um movimento peridico, tem o ponteiro dos segundos realizando uma volta completa em 1,01 min. Nestas condies, podemos afirmar que tal relgio: a) atrasa 14 min e 24 s por dia. b) atrasa 8 min e 64 s por dia. c) adianta 14 min e 24 s por dia. d) adianta 8 min e 64 s por dia. e) no apresenta diferena superior a 1,0 min num dia. Gabarito 1.C 6.D 11.A 16.B 21.C 2.A 7.A 12.C 17.B 22.A 3.A 8.C 13.A 18.C 4.D 9.C 14.B 19.E 5.D 10.A 15.D 20.D 20) Um pndulo simples de comprimento L gasta 3,0 segundos para uma oscilao completa. Se este comprimento for reduzido a L , o tempo para uma oscilao completa ser de: a) 6,0 s b) 4,5 s c) 3,0 s d) 1,5 s e) 0,75 s 21) Observando os quatro pndulos da figura, podemos afirmar que:

a) velocidade nula. b) acelerao diferente de zero. c) resultante das foras igual a zero. d) energia cintica igual a zero. e) tenso na corda diferente de zero, 19) A figura abaixo representa um pndulo simples, de comprimento L, oscilando com pequena amplitude em tomo da posio de equilbrio O.

Nessas condies, desprezando-se todas as formas de atrito, pode-se afirmar que a frequncia da oscilao: a) diminui com o aumento no comprimento L. b) no depende do comprimento. c) depende da massa m. d) diretamente proporcional amplitude. e) inversamente proporcional amplitude.

153

You might also like