You are on page 1of 3

Escola Secundria de Pinheiro e Rosa

ANO LETIVO 2013/2014

Ficha de trabalho / rea de Integrao - 2 ano / Mdulo 3


Tema: Questes para testar os conhecimentos de Poltica.

Grupo I
1. Considere as imagens dos lderes polticos seguintes: A. B. C.

D.

E.

F.

1.1. 1.2.

Identifique-os. Indique o pas e o perodo histrico em que cada um deles exerceu o poder poltico.

1.3. Indique a(s) letra(s) do(s) que governaram em regimes no democrticos.

Grupo II
1. Identifique a(s) alneas seguintes que correspondem a: 1.1. Ideias polticas. 1.2. Factos polticos.
1

A. Pricles apresentou argumentos para defender que a democracia prefervel tirania. B. Durante o governo de Salazar vigorou em Portugal o fascismo. C. Portugal faz parte da Unio Europeia. D. Segundo os partidos de esquerda, o Estado deve interferir na sociedade e na economia, de forma a corrigir as desigualdades sociais. E. O nmero total de deputados do parlamento portugus 230. F. A revoluo do 25 de Abril de 1974 ocorreu em Portugal. G. Durante o salazarismo no existia liberdade de expresso.

Grupo III
1. Considere os smbolos de alguns dos partidos polticos portugueses representados,

atualmente, na Assembleia da Repblica. A.

B.

C.

D.

E.

1.1. 1.2.

Indique o nome completo (por extenso e no apenas as siglas) de cada um dos partidos e o nome do seu lder atual. Identifique as alneas dos partidos que se encontram em posies ideolgicas extremas: direita e esquerda.

2. A partir da anlise do cartoon seguinte, explique, em sua opinio, as razes que podem levar ao descrdito da democracia e como se pode aumentar a qualidade da democracia em Portugal.

1. Indique se as frases seguintes so verdadeiras (V) ou falsas (F).


A. B. C. D. E. F. ois dos requisitos fundamentais da democracia so o reconhecimento dos direitos civis e polticos de todos os cidados e dos interesses da maioria dos cidados. Duas das condies para a instaurao da democracia so: aceitao da legitimidade da oposio e da necessidade de competir para alcanar o poder poltico. A forma de governo em vigor na Gr Bretanha designa-se por presidencialismo. Todas as leis tm que respeitar a Constituio, se no a respeitarem, so inconstitucionais e, por isso, vlidas. No sistema de governo ingls o chefe de estado eleito, tal como o primeiro ministro. O presidente dos Estados Unidos chama-se Barack Obama.
D

2. Selecione a alternativa correta.


2.1. Em Portugal, uma das competncias do presidente da repblica : A. Fazer as leis que iro ser executadas pelo governo; B. Promulgar todas as leis emanadas da assembleia da repblica; C. Exercer o direito de veto em relao a todas as leis emanadas da assembleia da repblica; D. Promulgar as leis emanadas da assembleia da repblica ou exercer o direito de veto; E. Nenhuma das alternativas anteriores correta. 2.2. Em Portugal, o Primeiro Ministro e Presidente da Repblica atuais chamam-se, respetivamente: A. Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho; B. Pedro Passos Coelho e Cavaco Silva; C. Jorge Sampaio e Jos Scrates; D. Mrio Soares e Jos Scrates; E. Nenhuma das alternativas anteriores correta. A professora: Sara Raposo.
3

You might also like