You are on page 1of 3

Cartilha Acidentes de Trnsito Explicaes e dicas de como proceder em caso de acidente no trnsito.

Conhea seus direitos, Saiba seus deveres. Constitui de extrema importncia que a parte que sofreu os efeitos do acidente de trnsito se precavenha com o maior nmero de dados e informaes sobre o mesmo, para que posteriormente possam servir de prova numa eventual ao de reparao. A seguir sugere-se um roteiro de tudo o que se deve ser anotado por ocasio do evento de trnsito. Em caso de acidente SEM vtima: Os agentes de trnsito que comparecerem no local, podero fazer a ocorrncia dos fatos. Independente disto, por cautela, voc dever providenciar uma ocorrncia policial, relatando o seu depoimento sobre o acidente. Esta ocorrncia dever ser feita em uma delegacia de polcia ou atravs do site www.pc.gov.br. Para cobrar seus direitos voc dever interpor a ao na Esfera Civil cobrando os gastos que teve com o veculo (conserto do veculo e lucros cessantes). Em caso de acidente COM vtima: Obrigatriamente dever ser chamada a Brigada Militar. Fique atento a forma como os fatos foram relatados na ocorrncia feita no local. Caso no concorde, manifeste a sua inconformidade. Aps a vtima deve ser encaminhada para fazer o exame de corpo de delito, em Porto Alegre no IML e no interior do Rio Grande do Sul nos hospitais. Caso haja interesse em penalizar criminalmente o causador do dano, dever a vtima providenciar a representao criminal contra o causador no Palcio da Polcia em Porto Alegre e nas delegacias no interior, no prazo mximo de 6 meses a partir do evento. Procedimentos Necessrios: Saiba o que fazer para garantir seus direitos. Na hora do acidente tome nota desses dados e facilite o processo judicial. Testemunhas Pelo menos duas testemunhas, anotando seus nomes, endereos e telefones. Tambm vlido anotar o local exato onde se encontrava cada testemunha no momento do acidente. Data e horrio do acidente Identificao do motorista causador do acidente importante verificar se ele o proprietrio do veculo que conduzia. Identificao do local do acidente Exemplo: Rua Florncio Ygartua, esquina com a Mostardeiro, em frente Pro-Consumer, sentido nico, sem faixa de segurana, sem semforo.

Condies do tempo no dia Condies da pista Exemplo: Molhada, com areia. Velocidade aproximada de cada veculo Condies gerais do veculo causador do acidente Indentificao do outro veculo Levantamento fotogrfico Tire fotos que mostrem os fatos, o local e a situao dos veculos envolvidos. Levantamento topogrfico Feito pelo policial, ou pelo prprio condutor, mostrando o lugar e as posies dos veculos envolvidos. Aps o acidente necessrio Registro de ocorrncia a prova oficial e material do fato, sendo imprescindvel para a ao de reparao de danos. Providenciar oramentos Estimativa de quando vai custar o conserto do carro, sendo pelo menos de 3 oficinas. Este procedimento necessrio para entrar com uma ao contra o causador do acidente. Seus direitos em caso de acidente SEM vtima: Podem ser cobrados todos as despesas pessoais incluindo as do conserto do veculo, bem como as originadas pelo no uso do mesmo enquanto estiver no conserto (lucros cessantes e danos emergentes). Seus direitos em caso de acidente COM vtima: Caso no haja acerto entre os envolvidos, o causador do acidente dever responder pelos prejuzos causados. Voc poder entrar com uma ao na justia cobrando: Gastos pessoais, conserto do veculo, lucros cessantes, dano moral, dano esttico, dano psquico, peno vitalcia. Guarde essa informao: Se o valor dos danos for inferior a 40 salrios mnimos, hoje R$ 9.600,00, a ao poder ser proposta no juizado especial, podendo esta ser resolvida em no mximo 6 meses. E O SEU VECULO? O acidente teve vitima?

Caso haja vtma, ou se o condutor estiver embriagado o veculo ser apreendido pela Polcia Militar. O acidente no teve vitima? No caso de envolvimento em um acidente de trnsito, verificando os agente que h pendncias quanto ao pagamento de impostos referente ao seu veculo, este ser apreendido pela autoridade competente e encaminhado a um depsito. Neste caso o usurio dever procurar o rgo autuador para que seja expedida uma liberao de sada do veculo que dever ser entregue ao proprietrio ou fiel depositrio do bem. Realizada esta etapa, o usurio deve se dirigir ao depsito de veculos para a verificao dos dbitos oriundos do mesmo, tento pertinente a remoo e dirias, quanto aos dbitos relativos aos tributos devidos para o licenciamento daquele. O depsito expedir uma guia contendo estes valores para que seja efetuado o pagamento nas agncias dos bancos conveniados ou para o prprio depositrio que dever recolher o valor a rede bancria, no dia subsequente, sob pena de responsabilidae. Apresentando a GAD devidamente paga, o depositrio realizar a consulta no sistema do DETRAN e aps confirmar os dados de pagamento efetuar a sada do veculo do Sistema GID-Depsitos.

You might also like