You are on page 1of 8

http://guiadaarquitetura.blogspot.com.br/2012/02/casa-construida-com-bom-gosto-e.

html
Erguido com R$ 270 mil, este sobrado de 185 m em So Paulo fruto de muito planejamento e boas ideias numeradas a seguir.

Jovens e arquitetos, Juliana Assali e Danilo Terra j estavam formados fazia bons anos, tinham trabalhado no Mxico e no Japo e haviam reformado uma acolhedora quitinete no centro de So Paulo para morar. Mas a surgiu a vontade de ter lhos e o casal saiu em busca de um imvel amplo, no mesmo bairro ou perto dele, para comprar. Impossvel. O jeito, ento, foi vasculhar a vizinhana dos pais deles a ideia era habitar uma regio conhecida e car perto da famlia no futuro, quando viesse o beb. A busca exigiu muitos passeios de carro pelo tradicional bairro da Lapa at que um terreno com uma casa parcialmente demolida chamou a ateno. As pessoas reclamam da falta de alternativas acessveis. preciso procurar muito algo bem diferente de simplesmente entrar num estande de vendas e receber as boas-vindas com champanhe, argumenta Danilo, referindo-se canseira para achar o lote com bom preo que o interessou. Os escassos 15 m de profundidade do lote e seu declive situao difcil para interessados em erguer um sobrado convencional afugentavam possveis compradores. Nada assustador para Danilo e Juliana, que no pretendiam mexer no terreno e o nanciaram enquanto juntavam dinheiro para construir. A pesaram muito as qualidades do projeto, esmiuado com o scio, Pedro Tuma, ao longo de dois anos. Ansioso por espaos amplos e integrados, o casal contratou calculistas arrojados, dispostos a traar paredes laterais robustas e evitar pilares no meio dos ambientes. A obra, acompanhada de perto pelos arquitetos, contou com as mltiplas habilidades de Alceu Terra pai de Danilo , que fez armrios, arandelas e bancadas de cimento. Valeu: hoje a famlia celebra a chegada do segundo lho e estima os gastos em R$ 270 mil.

A construo reservada (da rua, mal se v a porta principal), mas alegra o entorno com o painel de 104 azulejos assentados em blocos leves de concreto celular da Siporex. A serralheria minuciosa do gradil de Edison Shigueno.

1. Usar um pilar no meio da sala ou lajes pr-fabricadas robustas para vencer os 8,10 m de largura? A segunda opo ganhou (3D Lajes). O custo empataria, mas o visual cou leve e integrado. 2. Marceneiro de mo-cheia nas horas vagas, Alceu Terra, pai do morador, fez os armrios da casa. Os da cozinha so de cedro naval envernizado. 3. O mesmo valeu para as frmas das escadas de concreto armado, com pisadas (28 cm) que se projetam 4 cm umas sobre as outras (repare no zigue-zague). Isso compactou o conjunto e economizou espao. Esse servio, muito trabalhoso, sairia caro, avalia o arquiteto.

No piso superior, recurso de economia: um nico banheiro serve a todos os quar tos. As reas de banho, vaso e pia so separadas (assim, contemplam mais de um usurio ao mesmo tempo). O ambiente avana pela frente da casa , for mando um dente na fachada disfarado lindamente pelo painel de azulejos.

4. O piso em toda a construo um s (chamado de laje zero): concreto lanado de betoneira, nivelado e raspado com mquina no local sem acabamento. A prpria equipe da obra cuidou da tarefa.

5. Estruturais, os blocos aparentes (Glasser) dispensaram massa e pintura. Cheios de ferro e massa graute, foram escolhidos a dedo: entre seis fornecedores, sobressaiu aquele com o produto mais claro e bem-acabado. Detalhe: para que todo o peso das lajes se apoiasse nas duas empenas laterais, foi preciso uma fundao reforada, de estacas profundas e enormes vigas do tipo baldrame.

6. As redes hidrulica e eltrica passam por fora de paredes e lajes (em canos de PVC pintados de preto e em eletrodutos galvanizados, respectivamente), soluo para no ter de rasg-las e depois lhes dar acabamento. Na rea externa, a rede que conduz a ao recebeu, aqui e ali, lmpadas com anteparos de madeira arandelas caseiras

7. A especicao das esquadrias de alumnio (Metaltec) envolveu muita estratgia para no encarec-las demais. Optou-se por pers nacionais reforados e vidro temperado (10 mm). Os seis painis dos fundos correm nos dois sentidos. Cada um se apoia em dois carrinhos para 400 kg na laje ca s a guia para no haver sobrecarga.

Um jardim interno no nvel inferior refresca o escritrio e, quando estiver formado, trar privacidade casa , j que ca diante da fachada . composto apenas de espcies nativas da mata Atlntica que vivem sob a copa de rvores grandes, ou seja: vicejam mesmo nesta situao de relativa sombra.

You might also like