You are on page 1of 2

A concluso de todo o assunto que a vontade e o mandamento do Senhor Jesus, que atravs das oraes dirias possamos obter

er foras para nos sustentarmos sob os nossos problemas cotidianos, e nos armarmos contra as tentaes que os acompanham, e no deixarmos que nenhuma destas coisas nos comovam. Todo homem cujo tesouro est nas coisas, mais cedo ou mais tarde o perder, porque as coisas no esto dotadas de permanncia, e no h nada que dure para sempre. (William Barclay) Bem-aventurados os que tomam o Senhor como seu Deus, e do plena prova disto, confiando-se totalmente sua sbia disposio. Que o Esprito Santo nos d convico do pecado na necessidade dessa disposio, e que pelo poder de Deus na autoridade do Nome de Jesus retire de nossos coraes tudo aquilo que for mundano.

IGREJA EVANGLICA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA Rua. Inamb, 64 REUNIES SEMANAIS: 2 Feira 3 Feira 5 Feira Sbado Domingo Domingo CRCULO DE ORAO (FEMININO MASCULINO) CULTO DE ESTUDO BBLICO NOITE DA VITRIA CULTO COM DEPARTAMENTOS ESCOLA BBLICA DOMINICAL CULTO DA FAMLIA EVENTOS DA SEMANA 2 6 6 ORAO DAS 22:00 s 23:00h DIA DE JEJUM E CONSAGRAO 19:30 19:30 19:30 19:30 9:00 19:00

COSTA E SILVA - 18/03/2014

SRIE: A BBLIA PARA A FAMLIA COMENTRIO DE MATEUS N 4 O SERMO DA MONTANHA 2. (MATEUS 6)


INTRODUO: Neste captulo 6, Jesus aborda a questo da conduta e eleva o cristianismo acima da prtica dos lideres religiosos de seus dias. Apesar de haver pouco na seco diante de ns que seja realmente estranho ao que havia de melhor no judasmo, o gnio de Jesus consistiu em penetrar no corao da espiritualidade, deixando de lado a massa de dogmas que os rabinos haviam acumulado por cima dos ensinamentos espirituais. Cristo queria que os homens compartilhassem de sua preocupao pela conscincia de um Deus vivo que operava neles. Talvez ele quisesse reformar as instituies judaicas e salv-los das ostentaes farisaicas. Seja como for, sua igreja deveria ser livrada dessas coisas, ao aceitar a sua nova lei contra a ostentao (6:1). Os verdadeiro discpulos de Cristo devem evitar a conduta tola do farisasmo, que se interessava na auto glorifcao, e no na espiritualidade genuna. CAPTULO 6
* Versculos 1-4: Contra a hipocrisia ao dar esmolas. O captulo 6 inicia co Jesus advertindo contra a hipocrisia e o fingimento exterior nos deveres religiosos. O que quer que faamos, devemos fazer a partir de um princpio interior de ser aprovados por Deus, no em busca de elogios de homens.

Pr. Joo Germano


APOIO BIBLIOGRAFICO: CPAD. Comentrio Bblico Beacon. CPAD, 2005, Rio de Janeiro, RJ CPAD. Comentrio Bblico de Matthew Henry. CPAD, 2010, Rio de Janeiro, RJ DAVIDSON, F. O Novo Comentrio da Bblia. VIDA NOVA, 1997, So Paulo-SP. KIDNER, Derek. Gnesis, Introduo e Comentrio. VIDA NOVA, 2001, So Paulo-SP. MACDONALD, William. Comentrio bblico popular Amigo Novo testamento - Mundo Cristo 2011, So Paulo.

SEJA UM DISCIPULADOR

IGREJA ASSEMBLIA DE DEUS COSTA E SILVA - JOINVILLE


FONES:
3207-0159(CASA) - 9734-5689(TIM) - 9186-7773(VIVO)

EMAIL ogermany@ig.com.br

A vanglria se infiltra no que fazemos, antes mesmo de nos darmos conta. O dever no menos necessrio nem menos excelente, porque os hipcritas abusam dele para servirem a seu orgulho. A condenao que Cristo dita parece primeiro uma promessa, porm, sua recompensa; no a recompensa que Deus promete aos que fazem bem, mas a recompensa que os hipcritas prometem a si mesmos, e que pobre recompensa . Eles o fizeram para serem vistos pelos homens, e so vistos por eles. Havia um dito rabnico que dizia: "Maior aquele que d esmolas que aquele que oferece todos os sacrifcios." A esmola era primeira na lista das boas obras para o judasmo. O princpio cristo, porm, , Quanto menos notamos nossas boas obras, Deus as nota muito mais.
* Versculos 5-8: Contra a hipocrisia ao orar. D-se por certo que todos aqueles que so discpulos de Cristo oram. Se no h orao, ento no h graa. Os escribas e os fariseus eram culpveis de duas grandes faltas na orao: A vanglria e a v repetio. No existe um cochichar secreto em busca de Deus que Ele no veja. Se Ele no d a seu povo o que lhe pedem, isto se deve a que Ele sabe que no o necessitam ou que no para seu bem. * Versculos 9-15: Como orar. Cristo viu que era necessrio mostrar a seus discpulos qual deve ser normalmente o tema e o mtodo de sua orao. No se trata de que estejamos presos a usar sempre uma mesma orao, porm, sem dvida alguma, muito bom orar segundo um modelo. Seis so as peties; as primeiras trs se relacionam mais expressamente a Deus e sua honra; Seu NOME (v.9b), Seu REINO (v.10a) e Sua VONTADE (v.10b). As outras trs, s nossas preocupaes temporais e espirituais; Nosso PO (v.11), nossas DIVIDAS (v.12), e nosso ADVERSRIO (v.13),.

Esta orao nos ensina a buscar primeiro o reino de Deus e a sua justia, e todas as demais coisas nos sero acrescentadas. Depois das coisas da glria, do reino e da vontade de Deus, oramos pelo sustento e consolo necessrios vida presente.
* Versculos 16-18: Respeitar o jejum. O jejum religioso um dever requerido aos discpulos de Cristo, porm no tanto um dever em si mesmo, mas como meio para nos dispormos para outros deveres. Jejuar humilhar a alma, (Sl 35.13), e esta a face interna do dever; portanto, que seja teu principal interesse. E quanto face externa, no permita que seja vista. Deus v em secreto, e te recompensar em pblico. 1). Jejuar bom para a sade. 2). O jejum bom para a disciplina de ns mesmos. * Versculos 19-24: O mal de pensar conforme o mundo. A mentalidade mundana sintoma fatal e comum da hipocrisia, porque por nenhum pecado Satans pode ter um suporte mais seguro e mais firme na alma, do que sob o manto de uma profisso de f. A alma ter de enxergar algo como sendo o melhor naquilo em que se compraz e confia, acima de todas as demais coisas. Cristo nos aconselha que tenhamos como nossas melhores coisas os gozos e as glrias do mundo porvir; as coisas que no se veem, que so eternas e que depositemos a nossa felicidade nelas. H TESOUROS NO CU! A nossa sabedoria colocar toda diligncia para assegurar nosso direito vida eterna por meio de Jesus Cristo, e ver todas as coisas daqui da terra como indignas de serem comparadas com aquelas, e a no nos contentarmos com nada menos do que elas. Um homem pode servir um pouco a dois senhores, mas somente pode consagrar-se ao servio de um destes. Deus requer todo o corao, e no o compartilhar com o mundo.

Quando dois senhores se opem entre si, nenhum homem pode servir a ambos. Ele se apega e ama o mundo, e deve desprezar a Deus; o que ama a Deus deve abandonar a amizade do mundo.
* Versculos 25-34: Ordena-se que confiemos em Deus. Dificilmente h um outro pecado contra o qual o nosso Senhor Jesus Cristo advirta mais seus discpulos do que as preocupaes inquietantes, desconfiadas e que distraem a ateno pelas coisas desta vida. s vezes isto serve como armadilha ao pobre, tanto como o amor riqueza, no caso do rico. nosso dever no nos preocuparmos fora do natural com as coisas temporais, e no devemos levar a um extremo estas preocupaes que so lcitas. No andeis inquietos por vossa vida, nem pela extenso dela, mas dedicando-a a Deus para que a prolongue ou abrevie de acordo com a sua vontade. Nossos tempos esto em suas mos, e esto em boas mos. No vos apegueis nem mesmo ao conforto desta vida; deixe que Deus a amargue ou a adoce segundo a sua vontade. No penseis no amanh, nos dias vindouros. No vos inquieteis pelo futuro, como vivereis o prximo ano, ou a velhice, ou o que deixareis como herana. Assim como no devemos presumir de ns mesmos sobre o amanh, assim tambm no devemos nos preocupar pelo amanh ou por seus acontecimentos. Deus nos tem dado a vida, e nos tem dado o corpo. E o que no poderia fazer por ns aquEle que nos fez? Consideremos isto como exortao a confiarmos em Deus. Devemos nos conformar com nosso patrimnio no mundo, assim como o fazemos com nossa estatura. No podemos alterar as disposies da providncia; portanto, devemos nos submeter e nos resignar a elas. O cuidado considerado por nossas almas o melhor remdio para os cuidados que preocupam o mundo.

You might also like