You are on page 1of 3

Como realizar uma Anlise dos Concorrentes

Preparar uma Anlise dos Concorrentes uma atividade que todo Gerente de Produtos ter que fazer em algum momento de seu trabalho. Como Gerentes de Produtos, ter um conhecimento slido de nossos rivais e suas atividades no mercado nos a uda a tomar decis!es melhores durante a fase de plane amento estratgico do produto. Garante que estamos prontos para responder a altura aos nossos concorrentes e para e"plorar quaisquer fraquezas, de modo a ganhar uma fatia maior do bolo.

Uma distino importante a se fazer antes de comearmos que Anlise de Concorrentes no Comparao de Produtos. Embora possamos mencionar os tipos de produtos vendidos, no devemos incluir uma descrio detal ada das funcionalidades de um produto numa Anlise de Concorrentes. Em sua ess!ncia, uma Anlise de Concorrentes um documento que avalia as foras e fraquezas de seus rivais. Ento, como comeamos uma Anlise dos Concorrentes" 1 Passo: crie uma lista de seus competidores diretos Por competidor direto entenda qualquer empresa que venda um produto ou servio id!ntico ou muito similar para o mesmo p#blico$alvo que sua or%anizao. Por e&emplo, se sua empresa vende servios de '( a cabo, voc! deve listar apenas seus concorrentes que oferecem um servio similar, e que seus clientes tambm poderiam comprar. )e o servio de seu competidor no atin%e a mesma base %eo%rfica, pode no fazer sentido incluir este competidor em sua anlise. A oferta de produtos deste competidor, no entanto, pode ser interessante e pode merecer ser inclu*da numa documentao sobre Comparao de Produtos. )e muitos concorrentes em seu mercado, escol a aqueles que voc! acredita serem as maiores ameaas para sua or%anizao. 2 Passo: Pesquise A no ser que voc! ten a oramento para conduzir uma pesquisa formal, mel or utilizar recursos como arti%os e not*cias, +ornais da ind#stria, relat,rios de analistas, o site da empresa, mar-etin% colateral, relat,rios da empresa e assim por diante. (oc! pode fazer uma busca %eral em blo%s para saber o que seus clientes e os demais ac am da empresa e dos produtos que ela oferece.

Eventos e feiras so ,timas oportunidades para coletar dados sobre seus competidores. .e acordo com .avidson /01123, em seu livro 4Even 5ore 6ffensive 5ar-etin% 7, as fontes de informao podem ser a%rupadas em tr!s cate%orias8

#ados registrados$ isto inclui informa%!es publicadas, tais como um &elatrio Anual da empresa

#ados observados$ dados baseados em diversas fontes #ados de oportunidade$ dados qualitativos oriundos de conversas com fornecedores, e"'empregados ou comentrios em blogs feitos por clientes.

(onte$ http$))***.tutor+u.net)business)strateg,)competitor-anal,sis.htm

Este um mtodo #til de cate%orizar dados e pode l e a+udar a determinar se a informao verdadeira ou falsa. 3 Passo: Crie uma simples tabela Uma vez que voc! +untou seus dados, mel or or%anizar a informao em forma de tabela. Considere as se%uintes colunas nesta tabela8

Nome da Empresa Descrio do Concorrente . descreva a empresa Produto Concorrente . descreva o produto competidor, seu propsito e

funcionalidades em alto n/vel.

Preo . liste o pre%o do produto competidor. Descrio do Mercado-Alvo . descreva o mercado a que o produto concorrente se destina.

Foras Notveis . descreva as principais for%as da empresa. Fraquezas Notveis . descreva as principais fraquezas de negcio da empresa. Estrat ia de Mercado . descreva a estratgia de mercado da empresa. 0ma estratgia de mercado a forma com que uma empresa aborda o mercado 1mercado de nicho, l/der em pre%o, etc.2

Mar!et "#are . descreve a fatia de mercado que o produto concorrente tem em seu mercado alvo.

$olume de $endas . descreve o volume de vendas que o produto concorrente gerou em seu mercado alvo.

N%vel de Ameaa . descreve o n/vel de amea%a que a empresa concorrente imp!e 3 sua empresa, no que diz respeito ao seu produto.

Aqui vai um e"emplo de um template que voc4 pode usar para coletar esta informa%5o.

4 Passo: Anlise dos Dados

6 #ltimo passo na preparao de uma Anlise de Concorrentes a reviso e anlise dos dados. 6 que estes dados esto dizendo" )eus competidores so uma ameaa ou sua or%anizao o maior concorrente do mercado" )eu produto est sozin o no mercado" 5ais importante, analise os dados frente a estrat%ia de sua empresa e seu produto, para saber onde sua empresa e seu produto esto perante a concorr!ncia. )ua concluso deve ser apresentada aos demais sta-e olders, especialmente uma vez que voc! ten a definido quais sero os pr,&imos passos. Por e&emplo, voc! pode resolver modificar seu roadmap de produto como resultado da Anlise de Concorrentes. 5o Passo: Mantenha os Dados Por #ltimo, se tiver oportunidade, manten a a anlise que voc! fez a cada seis meses. 9sto prover voc! com uma perspectiva e&terna do mercado.

You might also like