You are on page 1of 5

VENDE-SE POLTICA (Selling Politics) - Laurence Rees

Editora Revan 1995 - Fichamento

Campanhas emotivas, acusatrias e simplistas sempre foram caractersticas da poltica americana (mas no apenas dela) A televiso mudou a concepo mesma de comunicar e, portanto, a maneira de se formularem discursos polticos Para os polticos da atualidade, a aparncia extremamente importante, pois a primeira impresso de uma pessoa na televiso visual. Novas exigncias dos publicitrios para um candidato Presidncia: aparncia fsica, riqueza (ou amigos ricos), charme e simpatia. Os eleitores formam sua opinio a respeito de em que votar baseados numa combinao entre experincia anterior, assuntos cotidianos, a mdia e campanhas anteriores (Samuel Popkin, The Reasoning Voter) Se as tcnicas de apresentao de televiso do candidato so inadequadas, isto no significa apenas que ele perde uma oportunidade de esclarecer seu ponto de vista, mas que ele ser considerado um poltico incompetente. Goebbels A grande verdade > Para ser efetiva, a propaganda deve antes ser agradvel. Uma audincia cativa no necessariamente uma audincia receptiva. Qualquer ideologia pode ser propagada, se atravs de uma obra de arte (Goebbels) Os artigos dos jornais ou as transmisses de rdio influenciam o crebro, o consciente, a inteligncia, a imaginao, enquanto as verdadeiras foras primrias do homem so movidas pelo inconsciente, as quais no aumentam a sua conscincia, mas o fazem prosseguir para alm dela. O filme trabalha com estas forasprimrias de um modo intenso e particular, e, por conseguinte, era este veculo que ele queria usar visando particularmente um objetivo (Fritz Hippler, colaborador de Goebbe ls, sobre ele)

Um propagandista que se esfora em entreter nunca deve tentar dizer alguma coisa a algum. Informaes raramente so agradveis, devido ao apelo que fazem ao intelecto. Uma vez que um sentimento criado, mais difcil de ser desalojado do que uma opinio formada apenas atravs da razo. Intelectualismo o pior inimigo da propaganda (Goebbels) O poder de recepo das massas limitado e sua compreenso medocre. Por outro lado, elas esquecem rapidamente. Sendo assim, toda propaganda efetiva deve ficar restrit a coisas simples e essas devem ser representadas o mximo possvel em frmulas estereotipadas (Hitler) Algumas desavenas sobre o jornal de cinema. O Fuhrer quer material mais polmico no script. Eu preferia que as imagens falassem por si mesmas e que o script se limitasse a explicar o que a audincia no pudesse compreender de outra forma. Considero isso mais efetivo, porque de outro modo o espectador no v arte nisso (Goebbels) TV > um veculo criado para o intelectual que compreende que a chave para a supremacia de sua propaganda a sua falta de valor intelectual. Adlai Stevenson (que disputou contra Eisenhower em 1952 e 1956) sups que o nico propsito da televiso era transmitir seu discurso poltico. Alguns concordam com ele. Deve ter sido difcil para um intelectual entender que a televiso no era somente um transmissor de mensagens, mas um modificador de mensagens. Tenha em mente que um artista no tenta informar sua audincia, mas tocar suas emoes e influenciar seus sentimentos (Tony Schwartz, consultor poltico) Schwartz sustenta que a publicidade de televiso (...) deve atuar sobre informao j existente na mente do telespectador. O ponto-chave de Schwartz que a propaganda de televiso deve ser uma parceria entre o publicitrio e sua audincia. Esta parceria permite atravessar o caos de informaes da propaganda comum. A resposta ao caos, diz Schwartz, dialogar com os interesses das pessoas. Elas o escutaro se voc estiver falando de algo que seja do seu interesse.

Schwartz descobriu que a televiso era particularmente ruim na persuaso, porm boa no reforo de opinies previamente formadas. Um poltico, numa cultura guiada pela televiso, consequentemente, no deve ser um lder, mas um seguidor da opinio pblica. No estou manipulando as pessoas, elas esto envolvidas no que eu chamaria de partipulao. Isto , elas devem participar na sua manipulao. Se elas no quiserem participar, elas podem desligar ou mudar de canal, elas podem. Todavia, se as pessoas esto ligadas nela, elas esto participando de sua prpria manipulao. (Schwartz) Schwartz > ressalta a importncia dos seus sentimentos sobre o candidato, o que ele evoca dentro de voc Roger Ailes, consultor de Bush (pai) em 1988, assiste aos programas de entrevista com o som desligado, para analisar os apresentadores > Ailes tenta sugerir que um espectador ou um eleitor faz um julgamento baseado inteiramente nas caractersticas visuais e no absorve o contedo da mensagem. A televiso impulsionou os limites da poltica em direo ao critrio emocional de julgamento Segue-se que o axioma dos consultores de hoje : esquea o contedo intelectual, sempre pense em afetar as emoes do eleitor. Roberto Goodman (consultor de Bush pai e Spiro Agnew) sempre pensou nas campanhas polticas como dramas. Um consultor nunca inicia uma campanha a partir de ideias estabelecidas sobre poltica. Homens como Tony Schwartz provaram que a propaganda de TV deve estar ligada aos sentimentos dos eleitores e no s crenas individuais de um poltico. Os smbolos so importantes na campanha de televiso muito mais importantes que as ideias. O uso de smbolos , naturalmente, a matria prima do entretenimento dramtico. At mesmo as histrias mais primitivas podem ter efeito simblico (Derek Brewer, professor, em Symbolic Stories) Uma vez que os smbolos no significam promessas, no representam qualquer declarao, eles so to difceis de refutar quanto fcil se iludir com eles.

Pode-se debater uma proposio, mas no se pode debater concretamente uma impresso. Roger Ailes acredita que ns formamos uma opinio sobre um candidato observando-o por apenas trs segundos. Devemos lidar com o fato de que o uso do controle remoto est crescendo. Uma vez que os consultores de TV para polticos sabem que eles so primeiramente produtores de entretenimento, ento o entretenimento deve ser usado como critrio para julgar o seu trabalho. No se pode exigir que uma criana de 8 anos avalie racionalmente o plano econmico de um candidato. Entretanto, ela pode dar uma opinio emocional sobre a performance televisiva de um candidato na televiso, porque ela teve aproximadamente 6 anos de experincia julgando a televiso, desligando o aparelho quando um programa no lhe agradava, mudando de canal procura de mais diverso. (...) Ela est plenamente apta a fazer um julgamento dos comerciais de televiso, utilizando o seu critrio emocional. Na telinha, polticos, anncios e novelas so parte de um aglomerado a que qualquer um pode assistir, inclusive uma criana. A era na qual a poltica era apenas coisa de adulto acabou. Estes rapazes enganam a si mesmos com a ideia de que esto no ramo das notcias. No esto, eles esto no ramo do entretenimento (Michael Deaver, consultor de Reagan, sobre os jornalistas de TV) A habilidade de Reagan em transformar a poltica em entretenimento era insupervel. Os detalhes o aborreciam. Sua forma bsica de comunicao era a anedota. Sua equipe competia para ver quem conseguiria contar a histria mais engraada e, nas reunies de gabinete, o presidente se expressava fazendo uso de anedotas. Cada problema era apresentado como uma histria, com incio, meio e fim. Tal mtodo de comunicao significativo, porque as anedotas podem ser entendidas por um criana de 8 anos, enquanto a anlise, no. As anedotas so inimigas da preciso. impossvel refutar uma anedota (a menos que esta pretenda ser verdadeira), somente nos divertimos ou ficamos aborrecidos com ela. Mas a comunicao por anedotas , naturalmente, a matria-prima do entretenimento. Os comediantes contam histrias, atores contam histrias; e, como presidente, Reagan conduziu os assuntos da nao contando histrias.

Na Inglaterra, toda a propaganda poltica na TV regulamentada. Os polticos no podem simplesmente comprar um horrio no ar. Anncios de 30 segundos so proibidos na televiso inglesa (em 1992). Ao invs disso, a cada partido poltico dado um nmero de programas polticos gratuitos em todas as emissoras, com dez minutos de durao, alocados estritamente de acordo com o tamanho de cada partido. ((((((((( at pgina 47 ))))))))))))

You might also like