You are on page 1of 14

INTRODUO BALSTICA FORENSE

Balstica -Cincia do movimento e comportamento no espao de corpos arremessados e atirados, especialmente dos projteis propulsionados por explosivos. Forense -Que se refere ao foro judicial. Natureza Jurdica Natureza Jurdica toda especial, que extravasa a condio de simples meio probatrio, para atingir uma posio intermediria entre a prova e a sentena (ARANHA, 1987.p.134). Conceito de Balstica Forense Balstica forense uma disciplina, integrante da criminalstica, que estuda as armas de fogo, sua munio e os efeitos dos tiros por elas produzidos, sempre que tiverem uma relao direta ou indireta com infraes penais, visando esclarecer e provar sua ocorrncia. Objetivo da Balstica Forense Visa provar a ocorrncia de infrao penal, por meio de exames e percias, bem como e principalmente esclarecer o MODO como ocorrero tais infraes. Parte do conceito criminalstico que tem por objetivo especial o estudo das armas de fogo, das munies e dos fenmenos e efeitos prprios dos disparos destas armas, no que tiverem de til ao esclarecimento e a prova de questes de fato, no interesse da Justia, tanto Penal como Civil. RABELO, Eraldo. Balstica Forense. 3 Ed. Porto Alegre: Sagra, 1995. Conceito de Arma Arma todo objeto que pode aumentar a capacidade de ataque ou defesa do homem. Para a balstica forense interessa as armas classificadas como perfuro-contundentes, que so as que produzem leses que causam, ao mesmo tempo, perfurao e ruptura de tecidos, com ou sem lacerao e esmagamento dos mesmos. Enquadram-se neste tipo de leses as produzidas pelos projteis expelidos de armas de fogo. Princpios de Balstica Balstica a cincia que se preocupa em estudar o movimento de corpos lanados ao ar livre, o que geralmente est relacionado ao disparo de projteis por uma arma de fogo. Conceito de Arma de Fogo Armas de fogo so exclusivamente aquelas armas de arremesso complexas que utilizam, para expelir seus projteis, a fora expansiva dos gases resultante da combusto da plvora. A inflamao da carga de projeo dar origem aos gases que, expandindo-se, produziro presso contra a base do projtil, expelindo-o atravs do cano e projetando-se no espao, indo produzir seus efeitos distncia. Armas de porte Armas de porte so aquelas de pequeno volume, que podem ser acondicionadas em um coldre para ser levado junto ao corpo da pessoa. Da a denominao porte de arma de fogo. Podemos citar como exemplos de armamento os revlveres e as pistolas. Armas portteis Relativamente ao seu emprego tctico as armas podem adquirir a classificao de portteis, possuindo a caracterstica de poderem ser utilizadas ou transportadas por um s homem. Cartucho de Munio Cartucho o conjunto do projtil e os componentes necessrios para lan-lo, no disparo (estojo+projetil+plvora+espoleta=cartucho de munio).

Calibre O calibre de uma munio a bitola ou dimetro do projtil utilizado em uma arma de fogo que normalmente expressa em centsimos de polegadas. Ento quando dizemos calibre 38, estamos informando que o projtil desta munio possui 0,38 (na verdade .358 , o pescoo do estojo que tem .379) polegadas de dimetro ou seja, aproximadamente 9,6 mm. Seu dimetro em milmetros tambm outra forma muito utilizada para especificar o calibre de uma munio. Por exemplo: uma pistola 765 significa que seu projtil possui 7,65 mm; uma pistola 635 possui projtil de 6,35 mm. O calibre do cano raiado dado pelo dimetro entre os baixos relevos das raias, isto o maior dimetro interno desse cano. Isto devido ao fato de que o projtil deve adentrar no cano, sendo provido o giro do mesmo, atravs dos altos relevos, ocorrendo com isto, as impresses mecnicas, utilizadas, por exemplo, para fins de percia forense.

Estes conceitos so vlidos para a maioria das munies/armas de fogo, porm para as espingardas (armas de canos longos e lisos), o conceito de calibre diferente.

Para estas armas, o calibre corresponde ao nmero de esferas de chumbo, conseguidas, com uma libra de peso, sendo de dimetro igual ao do dimetro interno cano. Por exemplo: com 453,8 gramas (1 libra) de chumbo, faz-se esferas com o dimetro do cano, obtendo com isto, 12 esferas, no caso. Neste, ento, o calibre o 12 gauge, ou seja calibre 12. Energia cintica Em fsica, a energia cintica a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para tir-lo do repouso e coloc-lo a uma velocidade v. Energia cintica energia em movimento. A energia cintica similar energia potencial. Quanto mais pesado o objeto e mais rpido ele se mover, mais energia cintica ter. A frmula para a energia cintica : EC = 1/2*m*v2, onde m massa e v velocidade. Diviso da Balstica Balstica a cincia e arte que estuda integralmente as armas de fogo, o alcance e a direo dos projetis por elas expelidos e os efeitos que produzem. Balstica interna -A que trata do que ocorre dentro do cano da arma de fogo (dinmica dos gases da plvora e mecnica do canho) e a parte da balstica que estuda a estrutura, os mecanismos, o funcionamento das armas de fogo e a tcnica do tiro, bem como os efeitos da detonao da espoleta e deflagrao da plvora dos cartuchos, no seu interior, at que o projtil saia da boca do cano da arma. A balstica interna, ao estudar a arma e seus mecanismos, analisa a estrutura, mecanismos e funcionamento das armas de fogo, o tipo de metal usado em sua construo e a resistncia do mesmo s presses desenvolvidas na ocasio do tiro. Na combusto da plvora ocorre

uma transformao qumica que gera, quase instantaneamente, uma grande quantidade de gases, em alta temperatura. A fora expansiva destes gases fornecer o trabalho necessrio para que seja expelido o projtil. Balstica externa -A que trata da trajetria do projtil depois de deixar o cano (p ex, da influncia da velocidade inicial do projtil e da gravidade e resistncia do ar na probabilidade de acertar o alvo), estuda a trajetria do projtil, desde que abandona a boca do cano da arma at a sua parada final. Analisa as condies do movimento, velocidade inicial do projtil, sua forma, massa, superfcie, resistncia do ar, a ao da gravidade e os movimentos intrnsecos do projtil. Balstica dos efeitos, tambm denominada de balstica terminal ou balstica do ferimento, estuda os efeitos produzidos pelo projtil desde que abandona a boca do cano at atingir o alvo, incluem-se, neste estudo, possveis ricochetes, impactos, perfuraes e leses externas ou internas, nos corpos atingidos. Quando o alvo atingido pelo projtil for um ser humano, o estudo dos efeitos nele produzidos, em especial as leses traumticas, levar a balstica a se relacionar de forma direta com a medicina legal. Os vestgios materiais extrnsecos ao ser humano, so objetos da balstica dos efeitos, enquanto que os intrnsecos, so estudados e analisados pela medicina legal. Classificao Geral das Armas de fogo Fundamentam-se em cinco critrios especficos e diferenciados, independentes uns dos outros, pelos quais as armas de fogo so classificadas: quanto alma do cano; quanto ao sistema de carregamento; quanto ao sistema de inflamao; quanto ao funcionamento e, por fim, quanto mobilidade e ao uso. Alma do Cano O cano das armas de fogo confeccionado a partir de um cilindro de ao, perfurado longitudinalmente, em sua regio mediana, por uma broca. Se permanecer com esta perfurao, a qual poder ser calibrada e, posteriormente, sofrer um polimento, estaremos diante de um cano de alma lisa. As armas que usam este tipo de cano sero classificadas como armas de alma lisa. As espingardas so armas de fogo dotadas de cano com alma lisa, podendo apresentar, ou no, um estrangulamento prximo boca do cano, denominado choque. H canos nos quais, em uma etapa posterior, mediante o uso de uma ou mais brocas especiais, so produzidos sulcos paralelos e helicoidais, as raias, sendo denominadas de canos de alma raiada e, as armas de fogo confeccionadas com estes canos, so as armas de fogo de cano de alma raiada. Como exemplos podemos citar os revlveres, as pistolas, as submetralhadoras, as carabinas, os rifles e os fuzis. Cada fabricante possui uma concepo sobre o que constitui o melhor raiamento dos canos das armas de fogo, adotando para suas armas caractersticas prprias relacionadas com as raias, em especial quanto ao nmero, orientao (destrogira ou sinistrogira), largura, profundidade e ngulo de inclinao. Os nmeros de raias mais usados so de seis ou cinco, existindo canos com quatro, sete, oito, nove, dez e doze raias.

-Orientao destrogira: Sentido do giro horrio ou para a direita. -Orientao sinistrogira: Sentido do giro anti-horrio ou para a esquerda. A orientao predominante das raias, tanto em armas curtas como em armas longas, destrogira, isto , no sentido horrio. As raias so sulcos paralelos, destinados a imprimir aos projetis um movimento giratrio, em torno do eixo de sua trajetria, cuja funo de manter a estabilidade dos mesmos, ao longo do seu percurso.

Sistema de Carregamento Usa-se o termo carregamento no sentido de por carga, isto , de colocar a munio ou os cartuchos em posio tal que, com o acionamento do gatilho, se consiga produzir de imediato o tiro. Nesta situao pode-se afirmar que a arma est carregada. Quando for colocar munio nas cmaras do tambor do revlver ou no carregador de uma pistola, diz-se que a arma est municiada. Sistema de Inflamao A evoluo do sistema de inflamao da carga acompanhou a evoluo da plvora e o advento do cartucho. A primeira plvora conhecida e usada foi a plvora negra, uma mistura mecnica de salitre, enxofre e carvo. A descoberta de que certas substncias, tais como fulminato de mercrio, clorato de potssio e estifinato de chumbo, possuem propriedades de se inflamar instantaneamente, com exploso, tornou possvel sua colocao em cpsulas de espoletamento. Surgiram, ento, os sistemas de inflamao por percusso. Com o advento das plvoras de base qumica, de nitrocelulose ou nitrocelulose e nitroglicerina, comeou a fabricao das armas de repetio (no automticas, semiautomticas e automticas) eficientes. Conforme o tipo de cartucho utilizado, as armas so classificadas em armas de percusso central e de percusso radial. Cartuchos de percusso central possuem a espoleta ou cpsula de espoletamento embutida no centro de seu culote ou base metlica.

J os cartuchos de percusso radial, anelar ou perifrica, no possuem espoleta e a mistura iniciadora (carga de inflamao) est disposta em anel, no interior da orla oca, saliente, do prprio culote do estojo. H dois tipos de percusso: direta e indireta. A percusso direta quando o percutor o prprio co ou est montado neste, podendo ser fixo ou mvel (flutuante). indireta quando o percutor uma pea inerte, retrtil, a qual acionada pelo impacto do co, ocasio do tiro. Classificao quanto ao funcionamento So armas de repetio no automticas aquelas cujos mecanismos de repetio e de disparo dependem exclusivamente da fora muscular do atirador. Ex. os Revlveres. As armas de repetio so semi-automticas quando o esforo muscular do atirador necessrio apenas para o funcionamento do mecanismo de disparo, aproveitando-se a fora de expanso dos gases oriundos da combusto da plvora para o funcionamento automtico do mecanismo de repetio. So exemplos deste tipo de arma a maioria das pistolas.

So consideradas automticas as armas de repetio nas quais tanto o mecanismo de repetio como o disparo so acionados pela fora expansiva dos gases de combusto da plvora. Os tiros nas armas semi-automticas intermitente, ao passo que nas armas automticas, alm do tiro intermitente, existe a possibilidade de produzir o tiro contnuo, em rajada, como ocorre com as submetralhadoras e os fuzis.

Nas armas de repetio importante que se estabelea a diferena entre as expresses arma alimentada e arma carregada. Alimentar uma arma prov-la de munio. Diz-se, portanto, que uma arma de fogo est alimentada, quando nela se achar colocada toda a munio que a mesma comporta. Uma pistola estar alimentada quando seu carregador, repleto de cartuchos, for colocado em posio normal, no alojamento do carregador. A arma de repetio est carregada quando nela contm um cartucho na cmara, em condies de ser percutido, detonado e deflagrado de imediato, para a produo do tiro, mediante simples presso do gatilho. Classificao quanto mobilidade e ao uso As armas de fogo, quanto ao uso, so classificadas em coletivas e individuais. Uma arma de fogo ser coletiva quando o seu funcionamento regular exige o concurso de dois ou mais homens e ela usada em benefcio de um grupo. Ser individual quando for usada por um s homem, para sua defesa pessoal. Armas de fogo curtas - Revlveres Revlver uma arma de fogo curta, porttil, de repetio, no automtica, com um s cano e vrias cmaras de combusto que integram um cilindro denominado tambor. o nico tipo de arma de fogo cujo cano no possui cmara de combusto. Os cartuchos, alojados nas cmaras do tambor, so detonados e deflagrados quando, pelo giro do tambor ao redor do seu eixo, entram em alinhamento com o cano e o percutor.

O revlver a nica arma de fogo desprovida de culatra propriamente dita. As cmaras do tambor so abertas nas duas extremidades e a base das munies, colocadas em cada uma delas, serve de culatra, exceto no momento do tiro, quando toca na placa localizada na regio posterior da montagem (retngulo do alojamento do tambor). Esta placa, que seria a culatra propriamente dita, recebe o nome de placa de obturao. O revlver , tambm, o nico tipo de arma de fogo que no est carregada quando um cartucho est alojado na cmara que se alinha ao cano e percutor, porque, ao ser acionado o mecanismo, ela deslocada para a esquerda do cano. Munies para Revlver As munies para revlveres so destinadas defesa, caa e ao esporte. Elas so as mais utilizadas pelo pblico civil para defesa pessoal, mas seu uso tambm tradicional no meio policial. O consumidor civil pode adquirir desde o calibre .32 S&W at o .38 SPL. Para o uso policial destacam-se o .38 SPL, .357 Magnum e .44 Magnum.

As munies chamadas +P (maior presso) ou +P+ (presso ainda maior) desenvolvem presses de disparo acima das normais, devendo ser utilizadas em armas de projeto e fabricao modernos e apropriados para resistir s presses desenvolvidas por ocasio do tiro. sempre recomendvel realizar uma consulta prvia aos fabricantes para verificar se o modelo da arma est apto a disparar essas munies. Pistolas Semi-Automticas Estas pistolas, chamadas s vezes, de forma imprpria, de automticas, no o so, de fato, seno em parte, pois no produzem o tiro contnuo, em rajada, mas apenas um tiro de cada vez, o qual ser inteiramente dependente da vontade do Operacional. Nelas, o aproveitamento dos gases da deflagrao se faz exclusivamente para acionar o mecanismo de repetio, sendo automtica, assim, a substituio dos cartuchos, na cmara do cano. Partes essenciais de uma pistola semi-automtica So consideradas como essenciais, numa pistola semi-automtica, as seguintes partes ou peas: a armao, contendo o mecanismo de disparo e o receptculo do carregador; o cano, com a respectiva cmara; o ferrolho, com o bloco da culatra; e o carregador. A armao, confeccionada em ao, alumnio, liga de alumnio ou polmero, a pea de maior dimenso e que serve de suporte ou alojamento para as demais peas, em especial para o cano, ferrolho, na regio superior, e de parte do mecanismo de disparo. A parte atravs da qual a pistola empunhada, denomina-se de cabo, o qual oco e funciona como receptculo ou alojamento do carregador. O carregador uma pea em separado, compreendendo o cofre, com o transportador acionado pela mola recuperadora, o qual , normalmente, alojado no cabo da pistola.

O cano possui, na regio posterior, a cmara de combusto, desprovida de raiamento e destinada a receber a munio. A partir da cmara, at a boca, o cano raiado, podendo ter, ou no, em sua extremidade anterior, a massa de mira. Na face posterior da cmara h um entalhe que permite o alojamento da parte anterior do extrator. Na poro inferior aparece a rampa de acesso das munies destinada a facilitar sua introduo na cmara do cano. O ferrolho uma pea mvel que desliza, nas fases de recuo e de recuperao, aps cada tiro, podendo conter o bloco da culatra. A face anterior desta escavada e nela se apia o culote da munio. No bloco da culatra das pistolas de percusso direta est montado o copercutor e sua mola, enquanto que nas de percusso indireta, aparece o percutor retrtil e a mola recuperadora do mesmo. Na maioria das pistolas, o extrator tambm est montado no bloco da culatra.

O mecanismo de disparo constitudo pelo gatilho, co-percutor (pistolas de percusso direta), co e percutor (pistolas de percusso indireta), com as respectivas molas, por travas (manuais, de punho, de armadilha) e calos de segurana. A trava manual, com comando externo atravs de uma alavanca serrilhada, a mais freqente nas pistolas semi-automticas. MUNIO PARA PISTOLAS Cada vez mais utilizadas pelo pblico civil, as munies para pistola so amplamente usadas no meio policial, bem como no militar. Isso se deve capacidade de municiamento, facilidade de recarregamento e evoluo tcnica das armas semi-automticas.

Calibre das armas raiadas Nas armas dotadas de cano com alma raiada, deve ser feitas a conceituao, caracterizao e distino entre calibre real e calibre nominal. Calibre real O calibre real, medido na boca do cano, corresponde ao dimetro interno da alma do cano, sendo, portanto, uma grandeza concreta. sempre uma medida exata, expressa e afervel com preciso, dentro de escassos limites de tolerncia. O calibre real corresponde parte no raiada da alma do cano, e deve ser medida entre dois cheios diametralmente opostos. Calibre nominal O Calibre nominal sempre designativo de um tipo particular de munio e tambm da arma qual este tipo de munio deve ser usada corretamente. As munies As munies possuem os seguintes elementos: o estojo (3), a espoleta (4), a plvora (2) e o projtil (1). Munio o conjunto de cartuchos necessrios ou disponveis para uma arma ou uma ao qualquer em que sero usadas arma de fogo.

Estojo O estojo o componente externo de unio mecnica do cartucho, de maior dimenso, apesar de no ser essencial ao disparo, j que algumas armas de fogo mais antigas dispensavam seu uso, trata-se de um componente indispensvel s armas modernas.

O estojo possibilita que todos os componentes necessrios ao disparo fiquem unidos em uma pea, facilitando o manejo da arma e acelera o intervalo em cada disparo. Sua forma bastante variada, assim como o material usado na sua confeco. Constitui o elemento inerte do cartucho e, ao mesmo tempo, o nico elemento que possibilita ao cartucho seu funcionamento eficaz e a sua padronizao como unidade de munio. Atualmente, a maioria dos estojos so construdos em metais no-ferrosos, principalmente o lato (liga de cobre e zinco), mas tambm so encontrados estojos construdos com diversos tipos de materiais como plsticos (munio de treinamento e de espingardas), papelo (espingardas) e outros. A parte anterior e aberta do estojo denominada boca, onde fica engastado o projtil, e sua extremidade posterior bastante espessada, o culote, em cuja base, concentricamente, escavado o alojamento cilndrico para a espoleta, o qual se comunica como interior do estojo, onde fica a carga de projeo (plvora), por um ou dois orifcios, os eventos. No centro deste alojamento, dependendo do tipo de espoleta, o estojo poder apresentar, ou no, a bigorna, contra a qual comprimida a cpsula, no momento da percusso. A maioria destes estojos possui, logo acima do culote, uma gola, na qual se encaixa a garra do extrator, sendo o dimetro do culote igual ao dimetro maior do corpo. A forma do estojo muito importante, pois as armas modernas so construdas de forma a aproveitar as suas caractersticas fsicas. Para fins didticos, o estojo ser classificado nos seguintes tipos: Quanto forma do corpo: Cilndrico: o estojo mantm seu dimetro por toda sua extenso; Cnico: o estojo tem dimetro menor na boca, pouco comum; e Garrafa: o estojo tem um estrangulamento (gargalo). Cabe ressaltar que, na prtica, no existe estojo totalmente cilndrico, sempre haver uma pequena conicidade para facilitar o processo de extrao. Os estojos tipo garrafa foram criados com o fim de conter grande quantidade de plvora, sem ser excessivamente longo ou ter um dimetro grande. Esta forma comumente encontrada em cartuchos de fuzis, que geram grande quantidade de energia e, muitas vezes, tm projteis de pequeno calibre. Quanto aos tipos de base: Com aro: com ressalto na base (aro ou gola); Com semi-aro: com ressalto de pequenas propores e uma ranhura(virola); Sem aro: tem apenas a virola; e Rebatido: A base tem dimetro menor que o corpo do estojo.

A base do estojo importante para o processo de carregamento e extrao, sua forma determina o ponto de apoio do cartucho na cmara ou tambor (headspace), alm de possibilitar a ao do extrator sobre o estojo.

Quanto ao tipo de iniciao: Fogo Circular: A mistura detonante colocada no interior do estojo, dentro do aro, e detona quando este amassado pelo percursor; Fogo Central: A mistura detonante est disposta em uma espoleta, fixada no centro da base do estojo. Espoleta ou Cpsula A espoleta um pequeno recipiente metlico e uma bigorna, em forma de cpsula, que contm a mistura iniciadora (carga de inflamao), montada no alojamento localizado no centro do culote do estojo. Todos os cartuchos que possuem espoleta so denominados de fogo central. A mistura detonante, um composto que queima com facilidade, bastando o atrito gerado pelo amassamento da espoleta contra a bigorna, provocada pelo percursor. A queima dessa mistura gera calor, que passa para o propelente, atravs de pequenos furos no estojo, chamados eventos.

Mistura Iniciadora A mistura iniciadora (carga de inflamao) contida nas cpsulas de espoletamento, so misturas explosivas base de estifinato e chumbo, nitrato de brio, trissulfeto de antimnio, tetrazeno e alumnio atomizado. Quando o percutor da arma deforma a cpsula de espoletamento, a mistura iniciadora nela contida comprimia contra a bigorna, quebrando os cristais. Inicia-se assim uma chama e a queima total da plvora se d numa frao muito pequena. Durante esse tempo so gerados gases de alta temperatura e presso, cuja energia trmica desenvolvida suficiente para iniciar uniformemente a queima da plvora. Plvora Plvora ou carga de projeo, um combustvel slido, granular, com diversos formatos de gros, podendo inflamar-se com grande rapidez, com a produo de grande volume de gases e elevao da temperatura. a fonte de energia qumica capaz de arremessar o projtil a frente, imprimindo-lhe grande velocidade. A energia produzida pelos gases resultantes da queima do propelente, que possuem volume muito maior que o slido original. O rpido aumento de volume de matria no interior do estojo gera grande presso para impulsionar o projtil. Atualmente, o propelente usado nos cartuchos de armas de defesa a plvora qumica ou plvora sem fumaa. Desenvolvida no final do sculo passado, substituiu com grande eficincia a plvora negra, que hoje usada apenas em velhas armas de caa e rplicas para tiro esportivo. A plvora qumica produz pouca fumaa e muito menos resduos que a plvora negra, alm de ser capaz de gerar muito mais presso, com pequenas quantidades.

10

Dois tipos de plvoras sem fumaa so utilizadas atualmente em armas de defesa: Plvora de base simples: fabricada a base de nitrocelulose. Plvora de base dupla: fabricada com nitrocelulose e nitroglicerina, tem maior contedo energtico.

Projtil Os cartuchos so carregados, em regra, com um nico projtil, alojado total ou parcialmente no interior do estojo. O projtil uma massa, em geral de liga de chumbo, que arremessada frente quando da detonao da espoleta e consequente queima do propelente. a nica parte do cartucho que passa pelo cano da arma e atinge o alvo.

Para arremessar o projtil necessria uma grande quantidade de energia, que obtida pelo propelente, durante sua queima. O propelente utilizado nos cartuchos a plvora, que, ao queimar, produz um grande volume de gases, gerando um aumento de presso no interior do estojo, suficiente para expelir o projtil. Como a plvora relativamente estvel, isto , sua queima s ocorre quando sujeita a certa quantidade de calor; o cartucho dispe de um elemento iniciador, que sensvel ao atrito e gera energia suficiente para dar incio queima do propelente. O elemento iniciador geralmente est contido dentro da espoleta. O projtil pode ser dividido em trs partes: Ponta: parte superior do projtil, fica quase sempre exposta, fora do estojo; Base: parte inferior do projtil, fica presa no estojo e est sujeita ao dos gases resultantes a queima da plvora. Corpo: cilndrico, geralmente contm canaletas destinadas a receber graxa ou para aumentar a fixao do projtil ao estojo.

11

Projteis de chumbo Como o nome indica, so projteis construdos exclusivamente com ligas desse metal. Podem ser encontrados diversos tipos de projteis, destinados aos mais diversos usos, os quais podemos classificar de acordo com o tipo de ponta e tipo de base.

Projteis Encamisados So projteis construdos por um ncleo recoberto por uma capa externa chamada camisa ou jaqueta. A camisa normalmente fabricada com ligas metlicas como: cobre e nquel; cobre, nquel e zinco; cobre e zinco; zinco e estanho ou ao. O ncleo constitudo geralmente de chumbo praticamente puro, conferindo o peso necessrio e um bom desempenho balstico.

Os projteis encamisados podem ter sua capa externa aberta na base e fechada na ponta (projteis slidos) ou fechada na base e aberta na ponta (projteis expansivos). Destaca-se sua maior capacidade de penetrao e alcance. Os projteis expansivos ao atingir um alvo humano capaz de amassar-se ou expandir-se e aumentar seu dimetro, obtendo maior capacidade lesiva. Esse tipo de projtil teve seu uso proibido para fins militares pela Conveno de Genebra.

Os projteis expansivos podem ser classificados em totalmente encamisados (a camisa recobre todo o corpo do projtil) e semi-encamisados (a camisa recobre parcialmente o corpo, deixando sua parte posterior exposta. Os tipos de pontas e tipos de bases so os mesmos que os anteriormente citados para os projteis de chumbo.

12

Alcance do Tiro O alcance do tiro depende do ngulo de tiro (ngulo que a linha de tiro faz com a horizontal), das condies atmosfricas, da arma e da munio empregada, tendo em vista a variedade de projetis e de cargas para cartuchos de um mesmo calibre. O comprimento do cano da arma tem influncia direta no alcance do tiro.

No estudo do alcance de um tiro podemos distinguir o alcance til, alcance mximo e de preciso. Alcance til definido como a distncia mxima em que o p rojtil causar ferimentos de certa gravidade a um homem. Alcance mximo ou alcance real a distncia compreendida entre a boca do cano da arma e o ponto de chegada do projtil. Considera-se ponto de chegada o local em que o projtil encontra o solo. Alcance com preciso ou alcance de utilizao a distncia em que um atirador capaz de atingir, com razovel grau de certeza, reas em que se situam os principais rgos vitais do corpo humano.

Poder de parada simplesmente a capacidade que o projtil possui, durante o impacto, de incapacitar uma pessoa instantaneamente, impedindo que continue a fazer o que estava fazendo no momento do impacto (instantaneamente significa dentro de um a dois segundos).

13

Arma curta para uso civil uma arma de defesa com grande poder de parada da ao agressora e com reduzido volume e peso. A funo principal da arma curta de defesa (revlver ou pistola) incapacitar o agente agressor, a uma distncia regular e com eficincia. Arma curta para uso policial A arma mais indicada a pistola, com as seguintes caractersticas: -mecanismo de dupla ao e ao simples; -trava de percutor e desarmador do co; -calibre .40 S&W ou .45 ACP. A vantagem dos calibres citados, com munio expansiva, que dificilmente iro ultrapassar o alvo. Mais da mesma maneira que para o uso civil, o treinamento com a correta orientao, neste caso com o Instrutor Cssio Holanda, e-mail: cassioholanda@gmail.com, o fator primordial para o correto uso e sem embustes de qualquer arma. Devemos sempre lembrar que a arma por si s no faz absolutamente nada. Portanto o fator humano a chave principal. Incidente de tiro Ocorre quando se produz uma interrupo dos tiros sem danos materiais e/ou pessoais, por motivo independente da vontade do atirador. p.ex. falha da munio. Acidente de tiro Ocorre quando se produz uma interrupo dos tiros com danos de qualquer natureza, materiais e/ou pessoais. p.ex. a arma explodiu na sua cara! Conceito de Tiro acidental Em casos de morte ou leso corporal, em que o agente vulnerante tenha seu projtil expelido por arma de fogo, ocorre com alguma freqncia a alegao de que a arma disparou acidentalmente, procurando-se, com isso, desvincular o fato de qualquer idia de dolo ou culpa. necessrio estabelecer a diferena entre disparo acidental e tiro acidental. Disparar colocar o mecanismo de disparo da arma em movimento. Para que um disparo acidental produza um tiro acidental, necessrio que ocorra a detonao e deflagrao de uma munio e a projeo de uma bala atravs do cano da arma. Nem todo disparo d origem a um tiro, mas todo tiro precedido do disparo do mecanismo da arma. Tiro acidental todo tiro que se produz em circunstncias anormais, sem acionamento regular do mecanismo de disparo, devido a defeitos ou falta do mecanismo de segurana da arma, ou seja, exclusivamente, aquele resultante de um disparo eficaz produzido por essa arma, o qual no teve como causa determinante o acionamento normal, por ato humano, do mecanismo de disparo da mesma. Mecanismos de segurana das armas de fogo As armas de fogo modernas, em sua maioria absoluta, possuem mecanismos de segurana eficientes e que impendem a ocorrncia de tiro acidental. Semper Parabellum, Cssio Holanda Analista de Segurana. Coordenador de Cursos. www.tirotatico.com.br (21) 9976-7654 cassioholanda@gmail.com

14

You might also like