You are on page 1of 74

Bases de Dados

Departamento de Sistemas de Informao Escola Superior de Cincias Empresariais Instituto Politcnico de Setbal 2013/2014
1

Bases de Dados

2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

Enquadramento conceptual Dados e Informao Sistemas de Informao Tecnologias de Informao Segurana da Informao Ficheiros de Dados Mtodos de Acesso aos Dados Conceitos e Componentes da Base de Dados Sistemas de Gesto de Bases de Dados Modelos de Bases de Dados Modelo Relacional Anlise e Especificao de Requisitos Desenho Conceptual, Lgico e Fsico Referncias Bibliogrficas

Enquadramento Conceptual

A necessidade de processamento de DADOS em tempo til de forma a recolher INFORMAO relevante, foi sempre uma necessidade sentida pelo Homem. O desenvolvimento dos sistemas e tecnologias de informao tem potenciado o desenvolvimento das sociedades.
Por sua vez o desenvolvimento das sociedades tem aumentado a necessidade de tratar volumes de dados de maiores dimenses e de crescente complexidade. O aparecimento dos COMPUTADORES simplifica a realizao dessa tarefa.

2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

Enquadramento Conceptual

Deve notar-se que aquilo que habitualmente se entende como COMPUTADOR deve ser assumido num mbito mais lato, como um conjunto de Tecnologias de Informao (TI), cuja evoluo tem potenciado o desenvolvimento das pessoas, das organizaes e das sociedades. As potencialidades apresentadas pelas TI continuam a constituir um desafio para a generalidade das organizaes que se confrontam com os exigentes requisitos dos mercados perante a influncia da globalizao.
2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

Dados e Informao

DADOS so elementos ou valores discretos que vistos isoladamente no tm por si s qualquer valor. Face aos grandes volumes de dados que as organizaes tm actualmente ao seu dispor, torna-se necessria a utilizao de TI adequadas sua aquisio, tratamento, armazenamento, gesto e disponibilizao. Dados s so informao:
Aula 2

quando relacionados ou interpretados de qualquer forma.

2013/2014 Bases de Dados

Dados e Informao

INFORMAO o resultado de alguma forma de processamento sobre os dados. Os dados so a matria prima.
um recurso organizacional.

Exemplo:

a recolha, o tratamento e o armazenamento de dados dos clientes e das suas preferncias permitem transform-los em informao de negcio essencial s estratgias de mercado das organizaes.
2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

Dados e Informao

O que a Informao?

So dados tratados e dotados de relevncia e de um objectivo [Drucker 1993]. Um modelo de representao do real mas tambm um suporte da deciso e da respectiva envolvente [Zorrinho 1999].

2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

Recurso que pode ser reutilizado, partilhado, distribudo ou trocado sem que inevitavelmente haja uma perda de valor [Earl 2000].

Dados e Informao

Mas a Informao s tem valor se forem verificadas em simultneo algumas condies, nomeadamente:

ser actual; estar correcta; ser relevante; estar disponvel; ser legvel.

2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

Em suma, a Informao so Dados cuja forma e contedo so apropriados a um uso particular.

Dados e Informao

Importncia dos Dados e da Informao nas organizaes Varivel


depende do entendimento que os decisores tm acerca da sua relevncia para aumentar o seu desempenho e competitividade.

Colocam-se assim outro tipo de questes:

2013/2014 Bases de Dados

Aula 2

O que fazer quanto grande disponibilidade de dados e informao; Como seleccionar os que so relevantes; Partilhar ou no a informao de que se dispe.

Dados e Informao

importante definir atributos para a qualidade da informao.

Por exemplo: estar disponvel, ser completa, precisa, concisa, relevante, fivel e ter o formato adequado.

No existe um consenso entre os principais autores sobre os atributos.


Da adequada seleco dos dados depende em grande parte a qualidade da informao que se obtm, mas da disponibilizao adequada e atempada da informao depende o sucesso das organizaes.
2013/2014 Bases de Dados

10

Aula 2

Dados e Informao

Os principais atributos so:

2013/2014 Bases de Dados

11

Aula 2

Qualidade: exactido, preciso, perfeio, oportunidade, idade, origem. Acessibilidade: nvel de sumariao, formato. Apresentao: idoneidade, utilidade. Segurana: restries de acessos, encriptao. Actualidade: deste parmetro depende em grande parte o valor da informao. Correco: na medida do possvel, a informao deve ser rigorosa. Relevncia: considerar apenas a informao que importante para cada caso concreto. Disponibilidade: a informao deve estar disponvel no momento em que necessria. Legibilidade: s temos informao se esta puder ser interpretada.

Dados, Informao, Conhecimento, Sabedoria


Profunda compreenso, simples e universal, alicerada num conjunto de experincias e bom senso.
Conjunto de Informaes relativas a um domnio especfico Processo determinista Ligaes

So dados tratados e dotados de relevncia e de um objectivo

Compreenso

2013/2014 Bases de Dados

12

Aula 2

so elementos ou valores discretos

A hierarquia do conhecimento (adaptado de Ackoff ,1989)

Sistemas de Informao

O que um Sistema?
De entre as muitas definies possveis:

Conjunto de componentes interligados que operam juntos com um determinado propsito. [Alter 1999].
Conjunto de elementos, relacionados entre si, actuando num determinado ambiente, com o fim de alcanar objectivos comuns e com capacidade de autocontrolo [Rivas 1989].
2013/2014 Bases de Dados

13

Aula 2

Sistemas de Informao

Todos os sistemas possuem um Propsito, uma Fronteira, um Ambiente, um conjunto de Entradas (Inputs) e um conjunto de Sadas (Outputs). O Propsito de um sistema a razo de ser para a sua existncia e constitui um ponto de medida do seu sucesso; A Fronteira do sistema define o que est fora e o que est dentro; O Ambiente tudo o que est fora das suas fronteiras e pertinente para o sistema; Inputs so objectos ou informao que vinda do ambiente atravessa as fronteiras; Outputs so objectos ou informao que vo do sistema para o ambiente;

2013/2014 Bases de Dados

14

Aula 2

Sistemas de Informao

O que so Sistemas de Informao?

Sistemas que usam as TI para capturar, transmitir, armazenar, recuperar ou disponibilizar informao [Alter 1999]. Parte integrante dos processos de qualquer organizao que procede recolha, armazenamento e processamento de informao [Ward 1995]. Factor de equilbrio dinmico do sistema organizacional, com potencial de interveno acrescido pela evoluo das tecnologias que a apoiam [Zorrinho 1993].
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

15

Sistemas de Informao
Entradas (Inputs) Subsistema de Operaes
Inputs correctivos

Sadas (Outputs)

Subsistema de Gesto

Dados internos

Informao

Subsistema de Informao
Ciclo de feedback ORGANIZAO AMBIENTE EXTERNO

Dados externos

Standards (planos, oramentos, etc.)

Sistema de Informao como subsistema organizacional (adaptado de Zwass [1998])


2013/2014 Bases de Dados

16

Aula 2

Sistemas de Informao

Uma das principais funes dos SI nas organizaes consiste em transformar os Dados em Informao.
imperativo dispor de SI adequados a responder eficaz e eficientemente s necessidades organizacionais. Os SI oferecem um conjunto de capacidades que podem ser exploradas para se atingir os resultados de negcio.

2013/2014 Bases de Dados

17

Aula 2

Implementar SI que se ajustam s necessidades especficas de negcio permite organizao responder aos requisitos do seu ambiente.

Sistemas de Informao

Os SI utilizam os dados armazenados em Bases de Dados para proporcionar a informao necessria. A Base de Dados que suporta o sistema um conjunto de dados interrelacionados que reflectem as principais actividades da organizao.
O desenvolvimento das bases de dados, tornou-se num factor essencial evoluo dos SI pois proporcionou um suporte bsico sua expanso.
2013/2014 Bases de Dados

18

Aula 2

Sistemas de Informao

As principais capacidades apresentadas pelos SI so:

Acesso instantneo informao; Meios de coordenao; Suporte tomada de deciso, memria e aprendizagem organizacional; Rotinizao das prticas organizacionais; Automatizao dos processos organizacionais.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

19

Sistemas de Informao
Hardware

Procedimentos

Software

Principais Componentes dos SI


Recursos Humanos
Redes de Comunicaes
2013/2014 Bases de Dados

Bases de Dados

20

Aula 2

Sistemas de Informao

Para alm dos dados so necessrios modelos que proporcionem um tipo de imagem coerente essencial a uma tomada de deciso confortvel.
Os modelos de tomada de deciso estabelecem os mtodos de converso dos dados em estimativas e tentativas de concluses relacionadas directamente com a deciso. Referenciam-se essencialmente dois modelos relevantes em SI: os modelos mentais e os modelos matemticos.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

21

Tecnologias de Informao

O que so Tecnologias de Informao?

Veculo de disponibilizao da informao [Reis 1993].

Qualquer ferramenta baseada em computadores que as pessoas podem usar para trabalhar, suportar e processar a informao [Haag et al. 1998].
Factor crtico de sucesso nos intercmbios de informao [Reis 2000].
2013/2014 Bases de Dados

22

Aula 2

Tecnologias de Informao

TI corresponde a qualquer ferramenta baseada em computadores utilizada para suportar as necessidades de processamento e armazenamento de informao de uma organizao. Os negcios utilizam as TI de trs formas:

2013/2014 Bases de Dados

23

Aula 2

para suportar as tarefas de processamento de informao; como facilitadoras da inovao; para derrubar os conceitos de tempo e de espao.

Segurana da Informao

Grande diversidade de dados e informao que possvel obter actualmente necessrio garantir a segurana e a fiabilidade.

As questes associadas segurana assumem maior pertinncia quando se est perante grandes volumes de dados ou grande nmero de potenciais utilizadores.
2013/2014 Bases de Dados

24

Aula 2

Segurana da Informao

As falhas na segurana surgem habitualmente na sequncia de desastres naturais (terramotos, incndios, inundaes ou relmpagos) ou no naturais (tecnolgicos, manifestando-se em falhas dos sistemas, e humanos, surgindo distintamente como acessos indevidos, roubos ou sabotagens).
Factores que aumentam o risco [Alter 1999]:

Natureza complexa dos sistemas; As limitaes humanas; Presses do ambiente de negcio.


2013/2014 Bases de Dados

25

Aula 2

Segurana da Informao

O sucesso das medidas de segurana depende do comprometimento dos decisores organizacionais.


A segurana abordada [Reis 2000]:

em termos fsicos controlo de acesso dos colaboradores s instalaes; em termos lgicos controlo de acessos e de operaes e proteco dos dados.
2013/2014 Bases de Dados

26

Aula 2

Ficheiros de Dados

A primeiras aplicaes das TI desenvolvidas baseavam-se na utilizao de ficheiros de dados. Um FICHEIRO no mais do que um conjunto de registos. Um REGISTO contm um conjunto de dados que descrevem uma entidade ou um acontecimento.
O acesso aos ficheiros (escrita e leitura) era feito de forma sequencial, facto que levantava alguns problemas difceis de ultrapassar.
2013/2014 Bases de Dados

27

Aula 2

Ficheiros de Dados

Comparativamente com os arquivos e registos suportados em papel temos:

Arquivo

Ficha

Item

REV

REVISIONS DESCRIPTION

DATE DATE APPROVED 3/2/2009

Ficheiro

Registo

Campo
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

28

Ficheiros de Dados

A utilizao de ficheiros de dados comportava alguns problemas para as organizaes:


Redundncia dos dados; Inconsistncia dos dados;

Dependncia dos dados relativamente aos programas;


Acesso simultneo aos dados.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

29

Ficheiros de Dados

REDUNDNCIA (dos dados) duplicao de dados em diferentes ficheiros.

Desvantagens: aumento dos custos de armazenamento dos dados e das operaes de actualizao.

INCONSISTNCIA (dos dados) - acontece quando os dados no so actualizados simultaneamente em todos os ficheiros, podendo dar origem a diferenas na informao gerada.

Este problema deriva directamente da redundncia.


2013/2014 Bases de Dados

30

Aula 2

Ficheiros de Dados

DEPENDNCIA (dos dados relativamente aos programas) - qualquer alterao na estrutura de dados obriga a alteraes no cdigo do programa que utiliza esses mesmos dados.

Dados e programas encontram-se ligados por interfaces fsicas, levando a que cada alterao necessria das aplicaes comporte custos adicionais e grandes perdas de tempo.

ACESSO SIMULTNEO problemas no acesso simultneo aos dados por diversas aplicaes.

2013/2014 Bases de Dados

31

Aula 2

Neste caso o problema reside em considerar todos os tipos de acesso, de modo que sejam suportados pelas aplicaes, evitando-se dessa forma futuras alteraes ou at a necessidade de desenvolver novas aplicaes.

Mtodos de Acesso a Dados

Um sistema de computadores encontra os dados necessrios para o seu processamento atravs da localizao dos dados no sistema de armazenamento (disco rgido).
Os trs mtodos mais utilizados para acesso aos dados so: sequencial, indexado e directo.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

32

Mtodos de Acesso a Dados

Acesso sequencial: dados armazenados pela ordem em que so recebidos.

Vantagens: armazenamento mais fcil Desvantagens:

Para se encontrar o Registo i tem de se percorrer todo o ficheiro desde o incio. Caso se queira encontrar o Registo i e depois o Registo i-1 ter de se percorrer 2 vezes o ficheiro desde o incio.

2013/2014 Bases de Dados

33

Aula 2

Registo 1

Registo 2

. . . . . . . .

Registo i-1

Registo i

. . . . .

Registo n

Mtodos de Acesso a Dados

Acesso indexado: ficheiro ordenado de ndices armazena a localizao dos registos no disco. Ficheiro de ndices
001 002 005 010

Ficheiro de dados
Rui Silva Joo Santos Ana Silva Rita Gomes

Pesquisa efectuada por campo do ndice (ex.: nmero de aluno). Acesso muito mais rpido quando existem muitos registos.
Aula 2

Desvantagens: 1) obriga a ter mais um ficheiro; 2) introduo de registos mais lenta pois o ficheiro de ndices tem de ser actualizado.

2013/2014 Bases de Dados

34

Mtodos de Acesso a Dados

Acesso directo: atravs de uma funo que dado o valor do ndice retorna a posio do registo no disco.
Ficheiro de dados
Rui Silva

Localizao(002)

Joo Santos Ana Silva Rita Gomes

A funo Localizao utiliza o valor do ndice e retorna a posio do registo no disco. No so necessrios dois acessos ao disco: a localizao imediata. Desvantagens: nem sempre possvel/eficaz obter a funo de localizao.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

35

Conceitos e Componentes da Base de Dados

Uma Base de Dados um conjunto de dados relacionados com um determinado assunto ou finalidade, sendo disponibilizado o seu contedo aos utilizadores e processos da organizao. O seu desenvolvimento foi impulsionado pela necessidade de tratar grandes volumes de dados.
A utilizao de Bases de Dados permitiu resolver os problemas associados aos ficheiros de dados, possibilitando a simplificao dos mtodos de seleco, tratamento e actualizao de dados.
2013/2014 Bases de Dados

36

Aula 2

Conceitos e Componentes da Base de Dados

As grandes vantagens residem no facto de os dados serem organizados num conjunto coerente e armazenados numa nica unidade. As Bases de Dados, componentes fundamentais dos SI, encontram actualmente aplicao em todos os domnios de actividade uma vez que, ao permitirem que as suas caractersticas sejam definidas pelos utilizadores e ao serem de fcil transporte e utilizao, possibilitam uma ampla difuso dos seus contedos.
2013/2014 Bases de Dados

37

Aula 2

Conceitos e Componentes da Base de Dados

De uma forma sinttica pode dizer-se que uma Base de Dados


um conjunto de dados relacionados entre si, armazenados de uma forma conjunta,

em estruturas tipo ficheiro, com redundncia controlada, e que suportam acessos directos.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

38

Conceitos e Componentes da Base de Dados

Sobre uma Base de Dados pode ser efectuado um conjunto de operaes standard:

Criao das estruturas de dados. Introduo/Alterao/Eliminao de dados.

Pesquisas. Relatrios.
Reorganizaes.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

Programao.

39

Sistemas de Gesto de Bases de Dados

A Gesto de Bases de Dados envolve um conjunto alargado de tarefas que procuram atender em primeiro lugar s necessidades organizacionais.
Envolve as actividades relacionadas com a entrada de dados (recolha e seleco), com o processamento (tratamento), com o armazenamento (localizao) e com a disponibilizao de dados (interface e formato). Mas engloba tambm o estabelecimento de polticas de acesso aos dados, de cpias de segurana e da infraestrutura de suporte Base de Dados.
2013/2014 Bases de Dados

40

Aula 2

Sistemas de Gesto de Bases de Dados

Como principais funes podem referir-se:


Criao inicial da estrutura da BD;


Definio dos mtodos de acesso estrutura; Concesso de autorizaes de acesso; Realizar as alteraes necessrias estrutura de dados para melhorar a sua eficincia;

Controlar a utilizao do sistema;


Orientar a recuperao das BD em situaes de ocorrncia de problemas.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

41

Sistemas de Gesto de Bases de Dados

Um Sistema de Base de Dados tem dois componentes fundamentais:


A estrutura lgica e fsica atravs da qual a informao organizada. Um Sistema de Gesto de Bases de Dados, para assegurar a gesto dos dados.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

42

Sistemas de Gesto de Bases de Dados

Sistema de Gesto de Bases de Dados (SGBD)

Conjunto de software responsvel pela gesto do armazenamento e pela manipulao dos dados do sistema.

Responsvel por realizar o interface (lgico) entre os nveis aplicacional e de base de dados. Permite a gesto de enormes volumes de dados.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

43

Sistemas de Gesto de Bases de Dados


Aplicaes Sistema de Bases de Dados

SGDB

Base de Dados

2013/2014 Bases de Dados

44

Aula 2

Sistemas de Gesto de Bases de Dados

VANTAGENS dos SGBD:

2013/2014 Bases de Dados

45

Aula 2

Integridade dos dados - os dados so validados sempre que realizada uma actualizao. Redundncia dos dados - a utilizao comum dos dados torna a existncia de redundncia muito reduzida. Independncia dos dados - estes so totalmente independentes das aplicaes que os utilizam. Acesso aos dados - est aqui muito facilitado, pelas diferentes formas possveis de os relacionar. Segurana e proteco dos dados - simplificada pelo facto de estes se encontrarem centralizados.

Sistemas de Gesto de Bases de Dados

Os SGBD visam dar resposta a um conjunto de requisitos:


Manipular grandes volumes de dados. Trabalhar com dados simples e homogneos, de formatos fixos.

Modelos de dados simples e estveis.


Transaces curtas, alguns segundos. Contedo da base dados deve reflectir, em cada momento, o estado actual da realidade modelada.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

46

Modelos de Bases de Dados

Um modelo de organizao de dados especifica os tipos de dados e a respectiva organizao.


Um modelo de dados resulta geralmente da combinao de trs componentes:

conjunto de tipos de estruturas de dados;


conjunto de operadores e regras aplicveis; conjunto de regras de integridade que definem os estados e respectivas transies.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

47

Modelos de Bases de Dados

O desenvolvimento de qualquer sistema de base de dados obriga criao de um modelo conceptual, ou seja, de um modelo lgico (abstracto) de uma realidade particular que se pretende representar. Em funo das diferentes tecnologias que so utilizadas, comum enquadrar os modelos em trs geraes:

1 gerao modelos hierrquico e rede 2 gerao modelo relacional 3 gerao desenvolvimento simultneo de alguns modelos ainda no estabilizados.
2013/2014 Bases de Dados

48

Aula 2

Modelo Relacional

O MODELO RELACIONAL surgiu de um desenvolvimento terico da teoria dos conjuntos, efectuado em 1970 por E.F.Codd, e visava a simplificao das complexas e pesadas estruturas das bases de dados dos modelos hierrquico e rede. Este modelo suporta-se na utilizao de tabelas bidimensionais de dados e nas ligaes estabelecidas entre essas mesmas tabelas. O que existe agora a duplicao de alguns valores chave que servem de identificao a um conjunto de dados de uma tabela.
2013/2014 Bases de Dados

49

Aula 2

Modelo Relacional

A ligao entre as tabelas de uma base de dados estabelecida repetindo esses valores (campos) nas tabelas com as quais necessrio realizar uma ou mais ligaes.
A designao relacional indica que as ligaes so estabelecidas considerando uma relao lgica de forma dinmica, isto porque no existem ligaes fsicas na base de dados.

2013/2014 Bases de Dados

50

Aula 2

A estrutura fundamental do modelo relacional a TABELA, e o esquema de uma tabela constitudo por um ou mais campos que definem o tipo de dados a armazenar.

Modelo Relacional

Caractersticas das tabelas:


Cada campo de um registo s deve ter um valor;


Os identificadores dos campos devem ser distintos; No devem existir registos duplicados; A ordem dos registos no tem qualquer significado; O valor de alguns campos pode ser desconhecido
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

(null).

51

Modelo Relacional
Clientes
cdigoCli 145799 145221 223912 252121 nomeCli Paulo Costa Francisco Neves Afonso Alves Carla Ramos localidade Setbal Setbal Palmela Seixal

Reservas
NumReserva 1 cdigoCli 145799 pack 98

5
9

145799
242118

23
98

Viagens
pack nomePack sinal custoTotal
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

23
24 98

CanCun
Varadero Alto Minho

350,00
420,00 120,00

1.150,00
1.300,00 250,00

52

Modelo Relacional

Como principais vantagens do modelo relacional podem referir-se:

Estruturas de dados simples; Pequeno nmero de conceitos; Suporte de bases de dados distribudas; Independncia lgica e fsica dos dados; Facilidade no desenvolvimento de aplicaes; Simplicidade no desenho de bases de dados; Facilidade de instalao e operao; Capacidade de crescimento.
2013/2014 Bases de Dados

53

Aula 2

Anlise e Especificao de Requisitos

Na Construo de Bases de Dados feita uma anlise (e especificao) cujo objectivo garantir que a BD conter todos os dados necessrios s funes e aplicaes onde ser usada. Deve ser feita por experts que devero entrevistar os futuros utilizadores e descobrir as suas verdadeiras necessidades.
O resultado deve ser apresentado em linguagem natural sob a forma de uma lista de aces s quais a BD deve ser capaz de reagir e operaes.
2013/2014 Bases de Dados

54

Aula 2

Anlise e Especificao de Requisitos

A especificao de requisitos inicia-se quando se reconhece um problema que necessita de soluo ou quando surge a ideia de um novo SI, terminando quando se obtm a descrio completa do comportamento do sistema a ser construdo.
Convm todavia ter em considerao que os problemas no podem ser resolvidos apenas com o recurso a um caminho puramente tecnolgico, sendo necessrio ter em conta o contexto social pois esta actividade envolve pessoas com valores individuais prprios e personalidades distintas.
2013/2014 Bases de Dados

55

Aula 2

Anlise e Especificao de Requisitos

A especificao de requisitos envolve a determinao de:


Requisitos do utilizador (caractersticas funcionais do sistema, processo de recolha e tratamento dos dados, processos a automatizar, requisitos de entradas e de sadas, etc.); Requisitos tcnicos (equipamentos de suporte, sistema de comunicao de dados, etc.);

2013/2014 Bases de Dados

56

Aula 2

Requisitos organizacionais (adequao estratgia da organizao, suporte adequado das actividades, etc.).

Desenho Conceptual, Lgico e Fsico


Anlise de Requisitos

Desenho Conceptual

Desenho Lgico

Desenho Fsico
Adaptado de Mannila, 1992
2013/2014 Bases de Dados

57

Aula 2

Desenho Conceptual

Trata-se de representar de forma esquemtica apropriada, o resultado da fase de Especificao de requisitos. O objectivo principal encontrar os conceitos essenciais a partir da descrio operacional produzida na fase anterior (utilizadores podem usar termos diferentes para se referirem mesma coisa ou o mesmo termo para coisas diferentes. preciso identificar estas questes). Deve ser efectuada pelos designers (embora a tendncia seja o desenho participativo: a participao dos futuros utilizadores tambm nesta fase, sendo estes comummente referenciados, nestes contextos, como end users).
2013/2014 Bases de Dados

58

Aula 2

Desenho Conceptual

O resultado do desenho conceptual deve ser apresentado sob a forma de modelo de dados, o chamado modelo conceptual de dados tambm designado por modelo entidade-relao (E-R, ou entity-relationship). Para cada caso real preciso identificar todas as entidades e relaes que nele existem, tendo todavia em ateno que no existe um modelo conceptual nico e correcto para cada caso em concreto, existindo sim vrias solues possveis.
2013/2014 Bases de Dados

59

Aula 2

Desenho Conceptual

As relaes estabelecidas enquadram-se em trs tipos distintos:

Um para Um

Um para Muitos

n
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

Muitos para Muitos

60

Desenho Lgico

Da fase de desenho lgico deve resultar a descrio de todas as estruturas utilizadas para armazenar a Base de Dados. Quando se utiliza o modelo relacional, esta fase denominada normalizao, correspondendo descrio da estrutura das tabelas de modo a evitar armazenamento de informao redundante, ou seja, encontrar as tabelas certas. A definio adequada das tabelas um aspecto importantssimo pois todas as consultas sero efectuadas com base nessas tabelas.
2013/2014 Bases de Dados

61

Aula 2

Desenho Lgico

Normalizao:

A normalizao visa eliminar fontes de redundncia nos dados. Esta consiste num processo sistemtico, definido por um conjunto de regras muito bem definidas. Este conjunto de fases conduzem a base de dados a estados onde a redundncia se torna cada vez menor. A cada um destes estados d-se o nome de forma normal FN.
2013/2014 Bases de Dados

62

Aula 2

Desenho Lgico

No contexto do desenho lgico:

So definidas as caractersticas detalhadas dos campos de cada tabela (tipo, dimenso e os valores permitidos);

So definidas as ligaes entre os campos nas diferentes tabelas (chaves); O resultado deve ser apresentado sob a forma de dicionrio de dados (mas com um nvel de abstraco diferente do anterior).
2013/2014 Bases de Dados

63

Aula 2

Desenho Lgico Dicionrio de Dados

Um Dicionrio de Dados (DD) uma listagem organizada dos elementos de dados considerados pertinentes para o sistema.
O DD criado pelo analista durante o processo de desenvolvimento do modelo do sistema, de modo a que o utilizador seja capaz de o compreender e verificar. A listagem dos elementos de dados suporta-se em definies precisas e rigorosas de modo a que, quer os utilizadores quer os analistas, possam conhecer entradas, sadas e processos do sistema.
2013/2014 Bases de Dados

64

Aula 2

Desenho Lgico Dicionrio de Dados

De entre as muitas notaes existentes opta-se pela seguinte: = composto de + e ( ) opcional { } iterao [ ] escolha de uma das opes ** comentrio @ identificador (campo chave) | separador de opes na construo [ ]
2013/2014 Bases de Dados

65

Aula 2

Desenho Lgico Dicionrio de Dados

Uma definio de elemento de dados representada pelo smbolo =. Uma definio completa incluir:

O significado do elemento de dados no contexto do utilizador (apresentando-se como um comentrio, notao * *).

A composio de elemento de dados (se for constitudo por componentes elementares significativos).
Os valores que o elemento de dados poder assumir (se j no for passvel de decomposio).
Aula 2

nome = primeiro-nome + ltimo-nome


2013/2014 Bases de Dados

66

Desenho Lgico Dicionrio de Dados

Elementos de dados elementares so aqueles para os quais no existe decomposio significativa. Um elemento de dados opcional ( ) o que pode estar ou no presente como componente de um elemento de dados composto.
Aula 2

nome = primeiro-nome + (nome-do-meio) + ltimo-nome


2013/2014 Bases de Dados

67

Desenho Lgico Dicionrio de Dados

A notao de seleco | significa que o elemento de dados consiste na escolha de uma das opes (delimitadas por [ ]) disponveis.
estado civil = [solteiro|casado|vivo|divorciado]

A notao de iterao { } surge para indicar a ocorrncia repetida de um componente de um elemento de dados. data de nascimento = 1{dia}31+1{ms}12+{ano}
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

68

Desenho Lgico Dicionrio de Dados

Na prtica o que se procura que o Dicionrio de Dados esteja completo, consistente e sem contradies. A implementao do Dicionrio de Dados feita habitualmente com o recurso a meios automatizados que facilitam a tarefa de introduo de centenas e mesmo milhares de entradas em sistemas relativamente simples.
2013/2014 Bases de Dados

69

Aula 2

Desenho Fsico

O desenho fsico corresponde produo da estrutura de ficheiros necessria para armazenar as estruturas criadas na fase de desenho lgico. preciso informao no apenas sobre as consultas necessrias mas tambm sobre a taxa de utilizao que cada uma delas poder ter (para se poder configurar o sistema de modo a que as mais utilizadas possam ser efectuadas mais rapidamente).
2013/2014 Bases de Dados

70

Aula 2

Desenho de Bases de Dados

Desenhar bases de dados relacionais em cinco passos:

1. Definio do problema; 2. Determinar as tabelas necessrias; 3. Determinar as atributos (colunas) de cada tabela; 4. Determinar as relaes entre as tabelas; 5. Testar e refinar o modelo.
Aula 2 2013/2014 Bases de Dados

71

Referncias Bibliogrficas

Alter, S., Information Systems: A Management Perspective, 3rd Edition, Addison-Wesley Publishing Company, 1999.
Ackoff, R. L. (1989). From Data to Wisdom. Journal of Applied Systems Analysis, Vol. 16 , 3-9.

Date, C.J., Database Relational Model: A Retrospective Review and Analysis, 3rd Edition, Addison-Wesley Longman, 2001. Drucker, P., Gerindo para o Futuro, Difuso Cultural, Lisboa, 1993.

Earl, M., Todas as empresas so empresas de informao, O Domnio da Informao, Dirio Econmico, 2000, p.12-15.
Elmasri, R. & Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, Addison-Wesley Longman, 2000. Haag, S., Cummings, M., Dawkins, J., Management Information Systems for the Information Age, Irwin/McGraw-Hill, 1998.
2013/2014 Bases de Dados

72

Aula 2

Referncias Bibliogrficas

Mendes, A.; Oliveira, S.; Guimares, F. Programao de Bases de Dados com Visual Basic.net 2003 - Curso Completo, Lisboa, FCA Editora de Informtica, Lda. 2004.
Pereira, J.L., Tecnologias de Bases de Dados, Lisboa, FCA-Editora de Informtica, Lda, 2000. Reis, C., Planeamento Estratgico de Sistemas de Informao, Editorial Presena, 1993. Reis, L., Planeamento de Sistemas de Informao e da Contingncia e da Recuperao, Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 2000. Reis, L., Manual Electrnico de Apoio ao Desenvolvimento de Planos de Contingncia e Recuperao em Sistemas de Informao para PME, Projecto de Investigao do Instituto Politcnico de Setbal, 2001, pp. 89-101.
2013/2014 Bases de Dados

73

Aula 2

Referncias Bibliogrficas

Rivas, F., Estruturas Organizativas e Informao na Empresa, Editorial Domingos Barreira, 1989.
Ward, J., Principles of Information Systems Management, Routeledge, 1995. Zorrinho, C., Novos Desafios e Oportunidades in Sistemas de Informao nas Organizaes, Universidade de vora, vora, 1993. Zorrinho, C., O Mundo Virtual, Cadernos de Gesto de Sistemas e Tecnologias da Informao Henrique Marcelino, Instituto de Informtica, 1999, p.27-35 Zwass, V., Foundations of Information Systems, Irwin/McGrawHill, 1998.
2013/2014 Bases de Dados Aula 2

74

You might also like