You are on page 1of 13

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

RODRIGO COSTA DE SOUZA

A MORFOSSINTAXE NOS LIVROS DIDTICOS

Rio de Janeiro 2013

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

A MORFOSSINTAXE NOS LIVROS DIDTICOS

Artigo entregue ao Professor Mestre Wagner Muniz de Andrade como requisito para aprovao na Disciplina Aplicaes prticas para o Ensino das Classes Morfolgicas.

Rio de Janeiro 2013

RESUMO

O presente trabalho analisar os contedos de substantivo, adjetivo e verbos de alguns livros didticos, buscando verificar a metodologia aplicada neles e se esto de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, alm de compar-los e question-los utilizando teorias formuladas por estudiosos da rea de Lngua Portuguesa. Assim, o artigo tentar levantar questes sobre o ensino de lngua materna para ajudar a professores e alunos no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Livros didticos. Lngua portuguesa. Morfossintaxe.

SUMRIO

Pgina

1 - INTRODUO.....................................................................................5

2 - ANLISE DOS LIVROS......................................................................5

2.1 - SUBSTANTIVO.......................................................................5

2.2 - ADJETIVOS............................................................................8

2.3 - VERBOS................................................................................10

3 - CONSIDERAES FINAIS..............................................................12

REFERNCIAS......................................................................................13

1. INTRODUO Este artigo prope-se a analisar livros didticos de lngua portuguesa de pocas distintas , verificar o modo como so abordados contedos de anlise morfossintticos, avaliar a metodologia empregada em cada livro, constatar as diferenas e semelhanas no tratamento gramatical dos livros e identificar as mudanas ocorridas no ensino de lngua portuguesa de um perodo para outro. O material utilizado para o trabalho composto pelos livros PORTUGUS: Uma Proposta para o Letramento Magda Soares, 6 ano, Editora Moderna, 2002; PORTUGUS: Linguagens William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes, 5 srie (atual 6 ano), Atual Editora, 2006; e PORTUGUS EM OUTRAS PALAVRAS Maria Slvia Gonalves e Rosana Rios, 5 (atual 6ano), Editora Scipione, 1997. Utilizar-se-, ainda, os Parmetros Curriculares Nacionais para melhor entender as mudanas ocorridas nos livros didticos que diz o seguinte sobre os estudos gramaticais:
A perspectiva dos estudos gramaticais na escola, at hoje centra-se, em grande parte, no entendimento da nomenclatura gramatical como eixo principal; descrio e norma se confundem na anlise da frase, essa deslocada do uso, da funo e do texto. Tomemos como exemplo um acontecimento escolar. A professora ensinou que azul, verde, branco, as cores em geral eram adjetivos e solicitou que os alunos construssem frases com as palavras. Um dos alunos escreveu: O azul do cu bonito. O branco significa paz etc. Logicamente, um X foi colocado sobre as frases. O por qu, o aluno nunca soube (PCN, 2001).

Diante dessa exemplificao, nesse artigo sero analisados livros didticos, questionando-os, comparando-os e verificando se esto dentro do preconizam os Parmetros.

2. ANLISE DOS LIVROS

2.1. SUBSTANTIVO O livro didtico de Magda Soares aborda o contedo de substantivo como uma reflexo sobre lngua veja um exemplo dessa abordagem:

Comparando as frases: 1 - Novo Mania da Garoto. 2 Nova mania do garoto. Anlise: Nova mania a mania substantivo comum feminino Novo Mania o Mania substantivo prprio (nome de um produto) do garoto o garoto substantivo comum masculino da Garoto a Garoto substantivo prprio masculino

A autora leva o aluno a analisar, comparar e refletir sobre o uso da lngua dos textos estudados, fazendo-os remeter a conceitos previamente conhecidos, sem que estes sejam definidos formalmente ou utilizado em exerccios sem um contexto de aplicao. No entanto, o professor que julgue necessrio aproveitar para aprimorar os conhecimentos dos alunos, pode mostrar os conceitos aplicados ao texto.

J Cereja e Magalhes tratam o contedo como A lngua em foco e conceituam o substantivo como: Substantivos so palavras que nomeiam seres visveis ou no, animados ou no , aes, estados, sentimentos, desejos e idias.

Exemplos: Solido uma ilha com saudade de barco. Sentimento a lngua que o corao usa quando precisa mandar algum recado. (Mania de explicao. So Paulo: Moderna, 2001.)

O autor usa um conceito mais prximo ao das gramticas tradicionais, em um exerccio ele pede que identifique os substantivos dentro de um texto. Ao se pesquisar no livro Formao e Classes de Palavras no Portugus do Brasil, de Margarida Basilio, nota-se que para classificar uma palavra se deve usar mais de um critrio, pois elas devem ser definidas simultaneamente por critrios morfolgicos, sintticos e semnticos. notvel que Cereja e Magalhes usam apenas os semnticos das palavras, sem que sejam classificadas dentro do eixo sintagmtico. Veja o exemplo: Solido uma ilha com saudade de barco.

O termo ilha, dentro do eixo sintagmtico, exerce a funo de predicativo do sujeito, que exercida por um adjetivo ou expresso equivalente. Ao se fazer uma experincia no eixo paradigmtico, pode-se comprovar essa afirmativa:

Solido Subs. (Suj)

V.L.

triste

com saudade Expr. Adv.

de barco. Expr. Adv.

adj. (Pred. Suj.)

Com a substituio de uma ilha por triste, portanto, fica evidente que o modo de anlise de Cereja e Magalhes no do conta de classificar de forma precisa os substantivos.

J no livro da Magda, ela consegue usar os trs critrios (semnticos, sintticos e morfolgicos) para fazer as descries gramaticais, estimulando o aluno a identificar os substantivos em qualquer situao do seu uso.

2.2 ADJETIVO

O tpico em que Cereja e Magalhes abordam a classe dos adjetivos, parte da leitura da imagem de um quadro e, em seguida, de exerccios. Para melhor visualizao, segue a transcrio de uma parte deles:

(...) Observe a menina e as borboletas. (...) b) Descreva o vestido e os cabelos dela. (...)

Ao pedir para descrever a menina o autor leva o aluno a caracteriz-la nessa descrio, veja uma possibilidade: A menina usa um vestido amarelo com uma faixa alaranjada e tem mangas curtas; ela tem os cabelos longos e castanhos. Nota-se que as palavras amarelo, alaranjada, curtas, longos e castanhos ligam-se a seus respectivos substantivos, modificando-os, caracterizando-os ou especificando-os. Aps o texto e o exerccio, ele faz a conceituao de adjetivo:

Ao responder s questes anteriores, voc certamente empregou palavras que, na lngua, desempenham um papel importante de caracterizar os seres. Esse tipo de palavra chama-se adjetivo. Enquanto o substantivo a palavra que nomeia os seres, o adjetivos a palavra que modifica o substantivo, indicando seu tamanho cor, tipo, beleza, defeitos, qualidades, enfim, as caractersticas do substantivo. Assim, as palavras que voc usou para indicar como so o cu, o cho, a menina, etc., azul, amarelo, longos, descalos, so adjetivos, pois representam as caractersticas daqueles seres. As palavras que modificam os substantivos, atribuindo-lhes certas caractersticas, so chamadas de adjetivos. (Magda Soares, 2002.)

Nas possveis respostas dos alunos s questes, mesmo sem que saibam o conceito de adjetivos, eles dariam conta de descrever a cena usando os prprios adjetivos. No livro das autoras Maria Slvia Gonalves e Rosana Rios, elas tocam no assunto de classes gramaticais definindo-as em apenas uma pgina. Veja a definio de adjetivos: As que diferenciam os seres uns dos outros so adjetivos. Ex.: falante, maravilhoso.

Curiosamente, na pgina seguinte elas j entram em conceitos de sujeito e predicado e em uma unidade mais adiante voltam aos adjetivos para trabalhar concordncia, locues e funes sintticas dos adjetivos.

Veja agora conceitos de adjetivo para Inez Sautchuk e Margarida Basilio: Toda palavra varivel em gnero e/ou nmero que se deixa anteceder por to (ou por qualquer intensificador, como bem ou muito, dependendo do contexto). (Inez Sautchuk, 2010.) (...), a classe dos adjetivos definida pelas propriedades de caracterizar ou qualificar, sobretudo os seres designados pelos substantivos; e de concordar em gnero e nmero com o substantivo. (Margarida Baslio, 2013.)

Com todas essas abordagens, consegue-se tirar algumas concluses: No livro de Cereja e Magalhes, h uma abordagem muito interessante, pois antes que eles introduzam conceitos acerca dos adjetivos, fazem com que o aluno utilize a gramtica internalizada, mesmo sem saber o que um adjetivo, ele consegue caracterizar o substantivo e, ainda, concordar o adjetivo com seu respectivo substantivo. No entanto, os autores, conceituam os adjetivos apenas semanticamente, deixando de lado aspectos morfolgicos e sintticos. As autoras Maria Slvia Gonalves e Rosana Rios conceituam os adjetivos de modo muito simplrio, utilizando apenas o critrio semntico da palavra isoladamente, fora de contexto. H tambm uma inadequao de contedos quando abordam funo sinttica dos adjetivos num livro didtico de 6 ano, j que normalmente esses tpicos so estudados em sries mais avanadas. Cabe registrar que entre os livros escolhidos para anlise nesse artigo, o de Magda Soares no aborda em nenhum momento os adjetivos. Assim, infere-se que a metalinguagem utilizada para ensinar o contedo de adjetivos nos livros didticos serve apenas para identific-los de forma mecanizada, utilizando apenas conceitos de significante/significado, ou seja, o aspecto semntico dos elementos fora de contexto, deixando de lado o eixo do sintagma e do paradigma, a forma mais segura de se classificar um adjetivo associar todos esses aspectos.

2.3. VERBO

Maria Slvia Gonalves e Rosana Rios definem verbo como: O verbo marca uma ao no tempo em que ela ocorreu. O verbo tambm indica estado. Ou um fato, um fenmeno. Mostram que a flexo de nmero acontece quando se altera a pessoa e que se flexionam para indicar tempo e modos diferentes. Abordam os elementos mrficos dos verbos, definindo o que radical, vogal temtica e as desinncias de tempo/modo e nmero/pessoa. Alm disso, entram na funo que o verbo exerce na orao. Dentro do contedo, uma dica chama ateno: possvel memorizar as flexes dos verbos por meio de modelos. Se voc souber conjugar, por exemplo,
10

detestar, comer e partir, saber conjugar outros verbos terminados em ar, -er, ir.. Diante dessa afirmativa, estabelece-se uma receita para conjugar os verbos, que no pode ser confirmada, veja o exemplo: Verbo comer Eu comi Verbo fazer Eu fiz

Ou seja, leva o aluno a criar frmulas para decorar a conjugao de verbos, porm, quando ele se depara com situaes como a do exemplo dado a chance de erro muito grande caso siga a lgica explicitada no livro didtico. No livro de Magda Soares, em que ela faz uma Reflexo sobre a lngua, ela trata o verbo apenas no aspecto em que ocorre dvida no uso da lngua. Ela pede que comparem duas frases: Antigamente, no existiam limites para o volume dos sons. Antigamente, no havia limites para o volume dos sons.

No exemplo, busca-se que o aluno saiba identificar a impessoalidade do verbo e us-lo adequadamente. Nesse caso, por ser muito sintetizada a explicao, o professor dever acrescentar outros conceitos a fim que o aluno tenha melhor compreenso. Segundo Margarida Basilio, os verbos so definidos como a classe de palavras que representa relaes (estado, eventos, etc.) no tempo, com a funo de predicao e com flexes de tempo e modo, entre outras. J para Inez Sautchuk, somente eles podem se articular com os pronomes pessoais do caso reto. O verbo que melhor se ajusta ao critrio morfossinttico, uma vez que sempre marcado por suas desinncias e vinculado a um pronome pessoal do caso reto. O contedo de verbos dos livros analisados tem vises bem distintas. Magda faz uma reflexo sobre uso dos verbos na lngua, utilizando uma viso lingustica para o assunto. Maria Slvia Gonalves e Rosana Rios fazem uma anlise mais gramatical, trabalhando mais a parte morfolgica. Os verbos deveriam ser analisados associando as duas vises e contextualizada, sem utilizao de listas e frmulas mgicas a decorar.
11

3. CONSIDERAES FINAIS

Segundo os PCN, desde os anos setenta, o ensino de Lngua Portuguesa est nas pautas de discusso com intuito de melhorar o ensino do Pas. Nesse cenrio, o no domnio da leitura e produo de textos pelos alunos do ensino fundamental tem como resultado um mau desempenho escolar na primeira srie (atual 2ano) e na quinta srie (atual 6ano), o primeiro pela dificuldade de se alfabetizar e o segundo por no conseguir fazer com que os alunos cheguem aos padres desejveis da linguagem escrita. No incio dos anos 80, quando as pesquisas produzidas por uma lingustica que no utiliza a gramtica tradicional com paradigma avanaram, possibilitando que outras reas da educao progredissem, mais efetivamente, no que se refere aquisio da escrita. Assim, cria-se um novo rumo para as reflexes sobre a finalidade e os contedos de ensino de lngua materna. Desse modo, o ensino visa que o aluno desenvolva habilidades lingusticas, que possibilitem um uso eficiente e domnio da escrita. Para isso, os PCN consideram:

A razo de ser das propostas de leitura e escuta a compreenso ativa e no a decodificao e o silncio; A razo de ser das propostas de uso da fala e da escrita a interlocuo efetiva, e no a produo de textos para serem objetos de correo; As situaes didticas tm como objetivo levar os alunos a pensar sobre a linguagem para poder compreend-la e utilizla apropriadamente s situaes e aos propsitos definidos. (PCN,1998).

Com isso, as anlises realizadas neste artigo demonstram que dentre os livros utilizados no h, ainda, a viso completa que os Parmetros preconizam, j que uns ainda continuam com mtodos voltados para o ensino tradicional, outros com abordagens mais modernas, porm dependem de uma alfabetizao muito forte e de professores bem preparados para trabalharem conceitos contextualizados que preparem o aluno a trabalhar com qualquer forma de aplicabilidade da lngua, seja ela oral ou escrita.
.

12

REFERNCIAS: BASILIO, Margarida. Formao e classes de palavras no portugus do Brasil. 3 Ed., 1 reimpresso. So Paulo: Contexto, 2013. ____________. Teoria Lexical. So Paulo: tica, 2004. BRASIL.MEC.1998. Parmetros Curriculares Nacionais (5 a 8 sries). Braslia: MEC/SEF. BRASIL.MEC.2001. Parmetros Curriculares Nacionais (Ensino Mdio). Braslia: MEC/SEF. CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus Linguagens 5 srie. 5 Ed. So Paulo: Atual, 2006. GONALVES, Maria Silva; RIOS, Rosana. Portugus em outras palavras 5. So Paulo: Scipione, 1997. SAUTCHUK, Inez. Prticas de Morfossintaxe. Barueri: Manole, 2010. SOARES, Magda. Uma Proposta para o Letramento 6 ano. So Paulo: Moderna, 2002.

13

You might also like