You are on page 1of 4

A SISTEMATIZAO DA ASSITNCIA DE ENFERMAGEM EM UM PACIENTE COM BRONQUITE

STRMER, Luana1; KRAUSE, Kelly de Moura

Palavras-Chave: Bronquite. Enfermagem. Cuidados.

Introduo Nos pases em desenvolvimento as doenas agudas do trato respiratrio inferior (DRI) constituem importante causa de internao hospitalar de crianas com idade inferior a cinco anos. Na sua maior parte estas DRI so infeces brnquicas e alveolares, responsveis por 90% das mortes por patologia respiratria (MIYAO, 1999). A bronquite freqentemente recorrente nas pessoas com doenas broncopulmonares crnicas, que prejudicam os mecanismos de clearance brnquicos, e pode recorrer naquelas com sinusite crnica, bronquiectasia, alergia brocopulmonar, ou DPOC e em crianas com tonsilas e adenides hipertrofiadas (MANUAL MERCK). necessrio que o enfermeiro realize a educao do paciente com bronquite da seguinte forma: instruindo o paciente acerca do tratamento medicamentoso, orientando como se deve tomar o antibitico que foi prescrito pelo mdico, estimular o paciente a procurar cuidados mdicos se tiver falta de ar, esclarecer que a tosse seca pode persistir aps a bronquite em decorrncia da irritao das vias areas, incentivar o paciente a conversar sobre terapias alternativas com o mdico (NETTINA, 2003). Este estudo teve por objetivo aplicar a sistematizao da assistncia a uma criana com bronquite, ressaltando a o papel da enfermagem nesse contexto.

Metodologia

Este estudo do tipo estudo de caso. Foi realizado atravs da aplicao da sistematizao da assistncia de enfermagem a um paciente com bronquite, durante uma aula
1

Acadmica do 8 semestre Do curso de Enfermagem da luanasturmerdonati@hotmail.com Msda.Docente Curso de Enfermagem Unicruz: koliveira@unicruz.edu.br

Universidade

de

Cruz

Alta-

prtica em uma instituio hospitalar da regio noroeste do Estado, foi aplicado uma ficha de avaliao para obter o histrico do paciente e realizado o exame fsico, para posteriormente realizar o diagnstico de enfermagem e implementao do plano de cuidados.

Resultados Foram obtidos os seguintes resultados com a aplicao da sistematizao da assistncia de enfermagem: Histrico Paciente, I.V.L com 5 meses de idade, com procedncia do municpio de Cruz Alta, internao pelo SUS ( Sistema nico de Sade) com diagnstico mdico de bronquite, internao devido a patologia . J havia realizado tratamentos anteriores para bronquite. Foi prescrito pelo medico soro glicosado a 5%, nebulizao com berotec. Ceftriaxona. Banho de assento. Oncilon pomada, realizados exames: Raio x dos seios da face- com pequeno aumento de adenides, hipotransparncia do seio maxilar direita. Raio x de trax- discreto infiltrado intersticial peribrnquico basal direita e volume cardaco normal. Havia como fator de risco o pai era tabagista. Exame Fsico Por meio do exame fsico realizado constatou-se: O cuidado corporal apresentou-se adequado, pois vestia roupas limpas, com boa higiene capilar, inguenal e bucal, com hbitos diurnos de banho. Quanto ao sono tem sido agitado, acorda vrias vezes noite. Na alimentao utiliza-se leite integral, ch, no est recebendo aleitamento materno. Com eliminaes urinrias e intestinais normais. Apresentou parmetros de normalidades nos sinais vitais, com FC de 110 bpm, FR: 20 mrpm, a temperatura 36. Na antropometria obtiveram-se medidas como peso de 6.500 kg, comprimento de 65 cm, e permetro ceflico 40 cm. O estado nutricional do paciente est dentro do normal, porm apresenta inapetncia. Quanto ao nvel de conscincia estava acordado. No havia alteraes na pele e nos tecidos, ausncia de edema, ictercia e cianose. O crnio estava sem alteraes o fechamento da fontanela bregmtica estava adequado para a idade, no possuindo abaulamentos.

A viso estava normal, sem nenhuma alterao, com pupilas isocricas. Ouvido audio encontrou-se normal, no nariz apresentava coriza em grande quantidade, na boca havia presena de candidiase oral , no pescoo apresentou falta de mobilidade, possuindo um pequeno grau de rigidez na nuca, o trax no possua nenhuma alterao anatmica.Na ausculta pulmonar foi auscultado sibilos expiratrios, a oxigenao era ar ambiente, o corao estava normocrdico, o precrdio sem alteraes, abdmen indolor. No sistema geniturinrio havia sinais de fimose com indicao pelo mdico de postectomia, conforme relatado pela me do paciente. Membros superiores sem acesso venoso, membros inferiores com reflexos presentes normais a lactentes. Diagnsticos de enfermagem Distrbio do sono relacionado hospitalizao como rudos do prprio hospital e dos outro companheiro do quarto.Risco para funo respiratria alterada relacionada s secrees excessivas devido patologia. Desobstruo Ineficaz das vias areas relacionada s secrees excessivas e persistentes. Distrbio do padro do sono relacionado tosse. Risco para nutrio alterada relacionada ingesto menor que as Necessidades. Leses na cavidade oral relacionado infeco (candidase oral). Comportamento infantil desorganizado relacionado a alterao do sistema respiratrio. Risco para infeco relacionado ao comprometimento das defesas secundrio distrbios respiratrios. Risco para Mucosa Oral alterada relacionada respirao pela boca, a expectorao freqente. Risco para funo respiratria alterada

relacionada ao aumento das secrees orofarngeas. Processos familiares alterados relacionados ao efeito das hospitalizao sobre a famlia. Desconforto relacionado a assaduras, secundria ao uso excessivo da terapia antimicrobiana. Risco para integridade da pele realacionada suceptibilidade infeco hospitalar e a falta da flora normal. Risco para infeco relacionado a vulnerabilidade do beb , falta de flora normal e aos perigos ambientais. Conforto alterado relacionada rigidez da nuca.

Plano de cuidados Auxiliar a reposicionar, virando freqentemente de um lado para o outro de 2 em 2 horas. Auscultar a rea pulmonar a cada 8 horas aumentar a freqncia se houver alterao nos rudos respiratrios. Investigar os fatores causadores do comportamento infantil desorganizado tais como dor, fadiga, padro desorganizado sono-viglia, problemas de alimentao e tentar elimin-los. Manter hidratao adequada para fluidificao das

secrees. Manter a umidade adequada do ar inspirado. Administrar medicamento supressor da tosse conforme ordenado pelo mdico. Reduzir a entrada de organismos no quarto: lavagem meticulosa das mos, tcnica assptica. Reduzir a suscetibilidade do indivduo infeco: monitorar o uso ou o uso excessivo da terapia antimicrobiana, minimizar o tempo de permanncia no hospital. Tranqilizar a famlia quanto ao estado geral da criana para diminuir a ansiedade. Organizar procedimentos, providenciando o menor nmero de perturbaes durante o perodo de sono.

Concluso

Conclu-se atravs da realizao da sistematizao da assistncia de enfermagem a este paciente que esperado: Uma Melhora no padro respiratrio. Depurao das vias areas. Demonstrar sono tranqilo e despertar calmo e quieto. Demonstrar a tosse eficaz e a troca de ar aumentada nos pulmes. Estar livre de processos de infeco hospitalar durante a hospitalizao. Demonstrar melhora nas trocas gasosas. Aumento do apetite. Ausculta pulmonar normal, sem presena de sibilos. Diminuir secrees orofarngeas. Apresentar ausncia de complicaes.

Referncias

CARPENITTO,J, Linda. Manual de Diagnsticos de Enfermagem.6 Ed.Porto Alegre Ed Artes Medicas Sul Ltda, 1999. MIYAO, Cristina R e col. Infeces virais em crianas internadas por doena aguda do trato respiratrio inferior. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro Vol. 75, N5, 1999. MANUAL MERCK. Distrbios Pulmonares.Bronquite aguda.17 Ed.Acesso em 6 de outubro de 2011. NETTINA,M,Sandra.Brunner Prtica de Enfermagem.7ed.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.S.A,2003. CARVALHO Luisa M. Torres de, PEREIRA Eanes D. Barros.Morbidade respiratria em crianas fumantes passivas. Jornal de Pneomologia. v.28 n.1 So Paulo jan./fev. 2002.

You might also like