You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

A DINMICA DE PRESERVAO E DESTRUIO DO PATRIMNIO HISTRICO EDIFICADO: O CASO DO MERCADO PBLICO DE BAG

Acadmico: Gustavo de Oliveira Nunes

Pelotas, janeiro de 2010

SUMRIO
RESUMO______________________________________________________03 1. JUSTIFICATIVA________________________________________________04 2. OBJETIVOS____________________________________________________05 2.1 Objetivo Geral_______________________________________________05 2.2 Objetivos Especficos__________________________________________05 3. PROBLEMA DE PESQUISA ______________________________________06 4. REVISO LITERARIA___________________________________________07 5. METODOLOGIA________________________________________________09 6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES________________________________10 7. REFERNCIAS_________________________________________________11

RESUMO

Este projeto de pesquisa aborda os mecanismos de preservao e destruio do patrimnio edificado. Tais mecanismos so moldados pela sociedade, que desempenha funo arbitrria acerca do patrimnio que preservado e do que descartado. Atravs das escolhas dessa sociedade, possvel identificar seu modo de vida, necessidades, ambies e anseios. Apresenta-se aqui o caso do Mercado Pblico de Bag, monumento de grande valor histrico, destrudo em 1953, e que serve de objeto de estudo para entender a relao dos habitantes com o patrimnio histrico cultural da cidade.

1. JUSTIFICATIVA
No conceito contemporneo de patrimnio, o patrimnio cultural em qualquer sociedade sempre produto de escolha e, como toda escolha, tem um carter arbitrrio. Resulta da seleo de alguns elementos, enquanto outros seriam passveis de esquecimento e destruio. (CAMARGO, Haroldo Leito,2002, pg.96) Neste projeto de pesquisa, o tema a ser estudado a dinmica de preservao e destruio do patrimnio histrico e cultural. Analisa-se o porqu de um patrimnio edificado de excepcional valor histrico e artstico ser preservado ou destrudo.

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral Entender o mecanismo de preservao e de destruio de bens patrimoniais. Isolando-se o caso do Mercado Pblico de Bag, destrudo em 1953, compreende-se a realidade da cidade, encarando-a como espao em contnua transformao, fruto de ambies, necessidades, enfrentamentos e desejos de seus habitantes. ( Maurcio C. Polidori, PET/ FAUrb- Ufpel, 1999)

2.2 Objetivos Especficos *Compreender a sociedade atravs do modo como ela trata seu patrimnio histrico e cultural; *Entender que preservar um patrimnio histrico edificado preservar a memria social e cultural de um povo, pois perder certos valores culturais pode significar perder a memria coletiva de um povo, despovando-o de sua conscincia histrica e, principalmente, se sua prpria conscincia. (M. Polidori, PET/ FAUrb- Ufpel, 1999) *Mostrar que a coletividade e o patrimnio andam juntos. Preservar um bem pblico ou privado deixar um legado e tambm um objeto de estudo para as geraes posteriores; *Contribuir para a construo do saber, na rea do Patrimnio Histrico e Cultural.

3. PROBLEMA DE PESQUISA
Por que o mercado pblico de Bag foi destrudo, sabendo-se que o prdio era um monumento de valor histrico, cultural, social e arquitetnico? A partir desse estudo, seria possvel entender as relaes da sociedade com o patrimnio histrico e cultural?

4. REVISO DE LITERATURA
4.1. Breve contexto histrico No dia 13 de outubro de 1862, foi lavrado o contrato para a construo da primeira face do mercado pblico bageense. (...). Esta fachada ficou pronta em 1864. Em 1914, sob a gesto do Sr. Jos Manuel Rodrigues, foram construdos mais dois pavilhes para o mercado e a torre em cada uma das esquinas assim como a cpula central, onde foi instalado o relgio de duas faces. Na dcada de 50, iniciou um movimento para a venda e destruio do mercado. Formaram-se duas correntes: uma defendia a tese da necessidade da venda porque a cidade crescera, e o mercado estava encravado no corao da cidade. Outro argumento era de que a prefeitura estava insolvente, os funcionrios com salrios atrasados e esta seria a nica fonte de recursos. A corrente de oposio demolio falava que sacrificar o patrimnio municipal seria irreversvel, pois no sobrariam recursos para investiemnto num novo mercado. Infelizmente a deciso final foi a de demolio, que ocorreu em 1953. (Inventrio Cultural de Bag: um passeio pela histria/ Elizabeth Macedo Fagundes, 2005, pg. 459-461) 4.2. Edificaes e Monumentos: Por que se destri? Segundo Haroldo Leito Camargo, doutor em histria social pela USP e autor do livro Patrimnio Histrico e Cultural, da coleo ABC do Turismo, a presena de bens patrimoniais para os moradores pode simbolizar a estagnao e o impedimento para o progresso.

O autor cita como exemplos a priso da Bastilha, na Frana, arrasada pelos revolucionrios franceses em 1790. Destruir esse patrimnio edificado seria romper com o antigo regime do absolutismo monrquico. Outro exemplo o Muro de Berlim, derrubado para simbolizar o fim do mundo bi polarizado. Deste modo, ao estudar a relao com o patrimnio nas pocas passadas, relaciona-se o mesmo com o que acontece hoje na contemporaneidade, pois recuamos no passado tentando compreende-lo para podermos entender o passado. (Haroldo Leito Camargo, 2002, pg. 29)

METODOLOGIA
Pesquisa documental nas fontes primrias, com leitura de bibliografias e assimilao do contedo pesquisado.

10

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades Escolha do tema Desenvolvimento do tema Coleta de Dados Leitura de bibliografias Reviso de Literatura Entrega do Projeto de Pesquisa

Maro/2010 Abril/2010 Maio/2010 Junho/2010 Julho/2010

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHOAY, Franoise. A alegoria do patrimnio. 3 Ed.So Paulo: UNESP, 2006. FAGUNDES, Elizabeth Macedo de. Inventrio Cultural de Bag: um passeio pela histria. Porto Alegre: Evangraf, 2005. CAMARGO, Haroldo Leito. Patrimnio histrico e cultural. So Paulo: Aleph, 2002. FUNARI, Pedro Paulo Abreu. PELEGRINI, Cssia Arajo. Patrimnio histrico e cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahard, 2006. PORTELLA, Adriana. OLIVEIRA, Ana Lcia de. MUSSI, Andra . SANTO, Anaizi. ROIG, Carmem. YUNES, Gilberto. FRATTINI, Gisela. VERNETTI, Jernimo. POLIDORI, Mauricio. MARTINS, Miguel Caas. MEDVEDOVSKI, Nirce.

DELANOY, Simone. Patrimnio Cultural, Cidade e Inventrio: Um Caminho Possvel para a Preservao. Pelotas, 1999. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria.So Paulo: Editora Unicamp, 2003.

You might also like