You are on page 1of 6

ATPS DE ELETRONICA I ETAPA 1 Passo 1 (Equipe) Separar um diodo 1N4007, como o da figura 1.

Um resistor (R) de 240 ,

uma fo!te (E) "ari#"e$ %& (%irect &urre!t) de 12 'o$ts e um mu$t(metro digita$. )odos esses dispositi"os podem ser faci$me!te operados !o $a*orat+rio de E$etr,!ica -!a$+gica em uma proto*oard. Em seguida teste se o diodo est# operacio!a$ por meio de um o.m(metro (ou um mu$t(metro co!figurado para medir resist/!cia).

Passo 2 (Equipe) 0igar os termi!ais do o.m(metro ("erme$.o e preto) a cada um dos termi!ais do diodo, depois os i!"erta. Em uma das medidas a resist/!cia de"e ser a$ta, e !a outra posi12o pr+3ima a 4ero. &aso co!tr#rio, o diodo !2o est# fu!cio!a$. E!treguem ao seu professor este re$at+rio para ser a"a$iado e para que as d5"idas se6am e$imi!adas. Resposta7 qua!do se mede com a po!ta de pro"a preta !o catodo (fai3a *ra!ca) e a po!ta de pro"a "erme$.a !o a!odo (sem fai3a) a resist/!cia 8 *ai3a, i!"erte!do as po!tas de pro"a a resist/!cia 8 a$ta.

Passo 9 (Equipe) E!co!trar !a :!ter!et o data s.eet do diodo 1N4007. :de!tifiquem "isua$me!te o p+$o positi"o P e o !egati"o N do diodo (figura 1), uma "e4 que, em esquem#ticos

de circuitos, os diodos s2o costumeirame!te ide!tificados pe$a sim*o$ogia da figura 2.

Uti$i4ar a figura 2 e mo!tem o circuito da figura 9. ; diodo est# diretame!te po$ari4ado. <e1a, com um mu$t(metro, a te!s2o ('%) !o diodo e a corre!te (:%) que o atra"essa.

Resposta7 como dito !o passo a!terior, o catodo tem uma fai3a *ra!ca !a e3tremidade e o a!odo !2o .# fai3a. <edi12o po$ari4a12o direta fo!te 12'7

Passo 4 (Equipe) Redu4ir a te!s2o da fo!te para 0,= 'o$ts. <e1a a te!s2o ('%) !o diodo e a corre!te (:%) que o atra"essa. <o!tem o circuito da figura 4. ; diodo est# re"ersame!te po$ari4ado. No"ame!te, <e1am a te!s2o ('%) !o diodo e a

corre!te (:%) que o atra"essa. Em seguida, ca$cu$em os "a$ores te+ricos de :%, 'R e '%. &omparem e 6ustifiquem os "a$ores te+ricos e pr#ticos e!co!trados.

<edi12o po$ari4a12o direta fo!te 0,='7

<edi12o po$ari4a12o re"ersa 12'7

<edi12o po$ari4a12o re"ersa 0,='7

&a$cu$o te+rico7 Ser# adotado uma queda de te!s2o padr2o !o diodo qua!do est# po$ari4ado diretame!te de 0,7', porta!to a queda de te!s2o 8 de 11,9'.

>o!te com 0,='7

%iodo po$ari4ado re"ersame!te com fo!te 12'7

?ua!do um diodo est# po$ari4ado re"ersame!te ser"e para *arrar a te!s2o e a corre!te ou se6a, e$a !2o dei3a a te!s2o passar por e$e a*sor"e!do toda a te!s2o do circuito do e3emp$o e por co!sequ/!cia 4era a corre!te do circuito.

ETAPA 2. Passo 1 (Equipe) >a4er as ati"idades descritas a seguir. Separem um tra!sistor )@A NPN @&=47 (figura =), duas fo!tes "ari#"eis %& (%irect &urre!t) e um mu$t(metro digita$. )odos esses dispositi"os podem ser operados !o $a*orat+rio de E$etr,!ica -!a$+gica.

E!co!tre !a :!ter!et o data s.eet do tra!sistor )@A NPN @&=47. %ispo!("e$ em7 .ttp7BBCCC.datas.eetcata$og.!etBptBdatas.eetsDpdfB@B&B=B4B@&=47.s.tm$E. -cesso em7 2= ago. 2011. Passo 2 (Equipe) &o!su$tar o data s.eet do tra!sistor e trace um para$e$o comparati"o e!tre a sim*o$ogia !orma$me!te uti$i4ada da figura F e o $aGHoutdo dispositi"o f(sico, ide!tifica!do "isua$me!te os termi!ais @ase (@), Emissor (E) e &o$etor (&) do )@A. Em seguida, determi!em se o tra!sistor est# operacio!a$ testa!do com o o.m(metro as duas 6u!1Ies do )@A, qua!do a resist/!cia e!tre os termi!ais @ e E de"e ser m(!ima, ea resist/!cia e!tre os termi!ais @ e & de"e ser gra!de.

Resposta7 &ompara!do o rea$ e a sim*o$ogia

Passo 9 (Equipe) <o!tar o circuito com o tra!sistor, co!forme o esquem#tico da figura F, uti$i4a!do as duas po!tes. 0iguem a fo!te '&&em = 'o$ts, medi!do a corre!te :&. Passo 4 (Equipe) 0igar a fo!te '@@ i!icia!do em 0 'o$ts. Posteriorme!te, i!creme!tem pausadame!te, o*ser"a!do o que ocorre com a corre!te :&, tra1a!do um gr#fico :& J '@@. >a1am uma a!#$ise do resu$tado e!co!trado e a e!tregue ao professor. Resposta7

You might also like