You are on page 1of 8

Cincias Sociais Unisinos 41(3):163-171, set/dez 2005 @ 2005 by Unisinos

O Orkut e a terceira forma de sociabilidade


The Orkut and the third form of sociability

Jonatas Dornelles1
jonatasdornelles@terra.com.br

Resumo
Artigo que trata da plataforma de interao virtual disponibilizada pelo sistema Orkut. Ela situada em relao a outras formas de sociabilidade. Tambm so apresentadas as caractersticas que geram tal disposio, assim como as caractersticas tcnicas que tornam o sistema sedutor ao usurio. Ao final so levantadas hipteses sobre o motivo de grande parte dos freqentadores serem brasileiros. Palavras-chave: cibercultura, ciberespao, antropologia urbana, cultura e identidade.

Abstract
This paper discusses the virtual interaction platform made available by the Orkut system and relates it to other forms of sociability. It also presents the characteristics that generate that availability as well as the technical features that make the system seductive to the user. At the end, it advances some hypotheses about the reason why a major part of the visitors are Brazilians. Key words: cyberculture, cyberspace, urban anthropology, culture and identity.
1

Contexto e problematizao
No segundo semestre do ano de 2004, uma plataforma2 de sociabilidade virtual atingiu um sucesso extraordinrio: o Orkut. Tanto ele quanto as plataformas de blog e de mural de Internet possuem um ponto em comum. Em termos comunicativos, ambos se assemelham a um quadro/mural de recados. Os usurios desses programas, conectados via Internet, enviam mensagens a uma central. Essa mensagem publicada no seu respectivo site e fica visvel para os demais usurios. Em muitos casos, a visualizao da mensagem pblica. Pessoas que no fazem parte do grupo de usurios da plataforma tm acesso ao contedo das mensagens, que ficam expostas visualmente no site. Os blogs e murais so muito teis como canais de comunicao para diversos grupos de pessoas. Alguns deles so formados por redes de sociabilidade constitudas na interao on-line3. Outros so formados por redes organizadas inicialmente na esfera off-line. Independentemente da origem da rede (se on ou off-line), o fato que essas plataformas de comunicao se tornam, nos dias atuais, excelentes

Doutorando no Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esse conceito se refere s caractersticas tcnicas de um ambiente de sociabilidade virtual. A diferena entre plataforma e ambiente pensada, entre outros, por Mrio Guimares Jr. (2003). Esse autor estabelece uma diferena da seguinte maneira: um ambiente formado por vrias plataformas, tais como chat e demais sistemas e softwares (como ICQ e MSN) envolvidos na interao virtual. Eu prefiro utilizar as noes de plataforma e ambiente de sociabilidade virtual como sinnimos. Uma plataforma, incluindo suas caractersticas visuais e ferramentas de comunicao, gera, no final das contas, um ambiente nico aos quais os nativos se referem como o lugar onde se processam determinadas relaes. Surgem declaraes, por exemplo, que distinguem a rede do chat e a rede do ICQ/MSN, sendo que o indivduo trafega pelos dois espaos. O limite est demarcado. Quando a mediao feita pelo conjunto computador/Internet, diferentemente do contato off-line (face a face).

06_art04_Jonatas.pmd

163

31/01/2006, 14:32

164
pontos de encontro. Localizados no ciberespao, esses canais de interao atingem o status de novos lugares de trnsito e permanncia dos indivduos. Tambm o caso da sala de batepapo de Internet (chat). Entretanto, so plataformas com caractersticas tcnicas diferenciadas que geram novas formas de sociabilidade. Adiante veremos o quanto as diferenas entre os tipos de sociabilidade via Internet, em chat ou no Orkut, so cruciais para a indita interao humana resultante. A difuso do Orkut transforma radicalmente a forma e o resultado da sociabilidade contempornea. Ele encarna a terceira forma do processo que rompe com a necessidade de ligao tempo-espacial para o encontro social. Ele surge em um contexto onde j existem outras plataformas com o mesmo princpio. Entretanto, por motivos intrnsecos ao seu funcionamento, tornou-se a sensao do momento. Ele pode ser considerado como um marco no incio de um tipo de sociabilidade desvinculada das dimenses de tempo e de espao para encontro social. O resultado a gerao de uma diversidade ampla de subjetividades colocadas em contato, o que significa a possibilidade de contato entre indivduos de diferentes segmentos sociais (em termos de renda e idade, por exemplo), com diferentes referenciais simblicos e possuindo diversos estilos de vida. Cada dia cresce mais o nmero de usurios no mundo. Atualmente a maior parte deles composta por brasileiros4. Entre as cidades brasileiras mais representadas por usurios, Porto Alegre/RS desponta como a primeira na lista5.

O ORKUT E A TERCEIRA FORMA DE SOCIABILIDADE

O fim da ligao de tempo e de espao


Algo diferente ocorre no Orkut. E no uma diferena qualquer que possa simplesmente ser descrita como um aperfeioamento tcnico. A interao social que acontece no Orkut de um tipo novo e tem conseqncias inditas. Ela provavelmente caracterizar a sociabilidade do incio do sculo XXI. As outras duas formas (logo veremos quais so) no deixaro de existir. Todas as trs compartilharo o mesmo contexto social. Em alguns casos uma ter mais fora que a outra. Mas, de qualquer maneira, as trs formas de sociabilidade estaro presentes e sero acionadas pelos indivduos, dependendo das suas necessidades. Provavelmente novas plataformas de interao surgiro. O Orkut pode acabar. No entanto, ele extremamente significativo porque inaugura um tipo de sociabilidade em que o encontro de indivduos independe, completamente, das variveis de tempo e de espao. No vamos confundir comunicao com sociabilidade. A Internet j nos trouxe a possibilidade de uma comunicao
4

desvinculada do tempo e do espao. Entretanto, o que se discute aqui o fenmeno de sociabilidade. Devemos entender esse conceito como sendo, basicamente, a associao de indivduos na qual ocorrem trocas simblicas. Nesse caso so trocadas diversas experincias, informaes e pontos de vista. At ento surgiram na Internet canais de comunicao destinados a esse fim. Entretanto, eles estavam dispersos. Eles intermediavam redes de sociabilidade, mas isoladamente. O Orkut, de certa forma, trata de centralizar o acesso dos indivduos. Ele capaz de intermediar o encontro das pessoas em suas redes de sociabilidade, mas tambm o encontro de diversas redes. No Orkut as redes no ficam isoladas. Com ele no surgem tantos elementos novos6, mas a maneira como o contexto organizado, isso sim inovador. Alm disso, o momento em que uma massa de usurios utiliza uma plataforma de interao. A questo quantitativa importante nesse caso, j que cria um panorama em que o indivduo desconhece os limites do contexto social no qual est inserido7. A primeira forma de sociabilidade aquela estritamente feita mediante o contato face a face. Tempo e espao so dimenses compartilhadas pelos indivduos em contato. O ambiente ao redor o mesmo. possvel existir um envolvimento do ns (Schutz, 1979). H a troca de olhares. O ambiente ao meu redor, enquanto organismo vivo, o mesmo do outro que est em contato comigo. O tempo o mesmo compartilhado. O contato intersubjetivo ocorre em um mesmo espao fsico e em um mesmo perodo do dia. Esse tipo de sociabilidade o que marcou todo o desenvolvimento da sociedade humana at os dias de hoje. o tipo de contato bsico entre indivduos em que no necessrio nenhum artefato tecnolgico para intermediar a relao. A mdia o prprio ar, a prpria Terra... A segunda forma de sociabilidade aquela que comea a ser praticada via artefatos tecnolgicos, principalmente mediante os inventos comunicacionais do sculo XX, com o pice acontecendo na Internet. No o momento aqui de expor as razes do sucesso da Internet como meio de comunicao. Cabe, especificamente, comentar a sua contribuio na maneira dos indivduos interagirem. A partir da base tecnolgica e visual da informtica, foi possvel desenvolver na Internet um tipo de ambiente que comportasse a interao humana. Trata-se da sala de bate-papo virtual, o chat de Internet. No chat ocorre uma representao de uma sala onde as pessoas conversam. Ali elas podem trocar informaes e experincias. Mais ainda, estar na sala j uma experincia. Ocorre uma

5 6 7

Em agosto/setembro de 2004, a proporo de brasileiros usurios do Orkut oscilava entre 50% e 55%, segundo dados divulgados pelo prprio site, que, inclusive, resolveu produzir uma verso em portugus. At ento a plataforma era toda escrita no idioma ingls. No Orkut possvel criar comunidades. A comunidade mais populosa era a intitulada Porto Alegre. Tais como: importncia da imagem, comunicao escrita, acesso a diversas pessoas, etc. Atualmente o Orkut possui em torno de dez milhes e meio de usurios em todo o mundo, segundo informao do prprio sistema. Quando o usurio faz o acesso em sua pgina, o sistema informa o seguinte: Voc est conectado a 10544948 pessoas atravs de 17 amigos (Informaes extradas da prpria pgina do autor, em 1 de novembro de 2005, no site www.orkut.com.).
CINCIAS SOCIAIS UNISINOS

06_art04_Jonatas.pmd

164

31/01/2006, 14:32

JONATAS DORNELLES

165
lhantes. Como resultado, a prtica da sociabilidade ocorre entre pessoas que cultivam costumes ou ocupam o ambiente urbano de maneira semelhante. Existe uma diversidade no contato intersubjetivo, mas ainda assim existem pontos em comum que propiciam o encontro.

sociabilidade, mas no do tipo at ento praticado. Os indivduos, conectados via chat, compartilham o mesmo espao visual da tela do computador, mas esto separados fisicamente. Os seus corpos esto distantes. Nesse caso, a dimenso do espao dilatada. Entretanto, o tempo do contato o mesmo. O fato da comunicao em ambiente de chat ser feita no modo sincrnico (ao mesmo tempo) crucial para a diferena existente em relao praticada no Orkut (assim como nos blogs e murais). No Orkut, seguindo o argumento desenvolvido aqui, surge a terceira forma de sociabilidade, na qual no so necessrias ligaes de tempo e de espao. Isso significa que o contato intersubjetivo no necessita do mesmo espao (como j acontecia no chat) nem do mesmo tempo. No Orkut a comunicao assincrnica. Nesse caso, as mensagens so trocadas por membros de uma rede de sociabilidade em horrios diversos. Elas so publicadas no site, e isso possibilita que algum isolado, tanto espacial, quanto temporalmente, participe dos momentos de sociabilidade de seu grupo. Agora tambm se torna dilatado o momento do encontro social. Adiante sero detalhadas as caractersticas tcnicas envolvidas nessa nova plataforma de interao virtual. No momento ainda cabe explorar quais so os resultados surgidos nessas trs formas de sociabilidade apresentadas. Todas contm caractersticas especficas. Cada uma delas gera um grau de diversidade em contato, sendo que ele cresce entre a primeira e a terceira forma de sociabilidade.

A segunda forma de sociabilidade


Na segunda forma de sociabilidade surgem algumas diferenas. Em ambiente de chat, o indivduo tambm est inserido em uma massa (como ocorre com aquele indivduo em um contexto urbano). Entretanto, o espao dedicado ao encontro social virtual. Nesse caso, as possibilidades de contato aumentam. Pessoas que dificilmente entrariam em contato no contexto urbano, j que possuem pertencimentos diversos e ocupam o espao de maneira diferenciada ou em horrios alternados, acabam se esbarrando em um chat de Internet. O indivduo tem no chat uma diversidade mais ampla do que aquela que ele tem sem essa tecnologia. No senso comum, diz-se que possvel conhecer pessoas do mundo todo. De certa maneira isso verdade, tanto em termos geogrficos, como em termos simblicos (pensando no indivduo inserido no seu campo social, no seu mundo ao redor). Porm, ainda existe um limite para o contato: o tempo (aqui considerado como o horrio de acesso, ou conexo, ao ambiente de sociabilidade virtual). As pesquisas8 mostram que o estabelecimento de uma rede de sociabilidade virtual determinado pela varivel momento de utilizao do sistemaEssa varivel resulta de um estilo de vida prprio do freqentador de chat. Dois exemplos ilustram essa situao. A turma de chat denominada POA B9 era uma rede de sociabilidade surgida e organizada a partir do contato feito, predominantemente, via chat de Internet. Os seus momentos de sociabilidade eram cultivados geralmente de segundafeira a sexta-feira, em horrio comercial, porque costumavam acessar a Internet de seus locais de trabalho. A maioria de seus membros no possua computador pessoal, o que impossibilitava, por exemplo, o acesso ao chat em outro horrio. Ou seja, essa interao ocorria a partir de condies objetivas de existncia: ser jovem, trabalhador (em um ambiente caracterizado pela presena de um computador) e pertencer a uma classe baixa em termos econmicos. Todas essas eram caractersticas majoritrias10 na turma da POA B. O outro exemplo o da turma de chat denominada Porto Alegre A11. Os membros dessa rede possuam outro perfil. Eram mais jovens, entretanto com maior poder aquisitivo. Eram estudantes e, por causa disso, acessavam o chat em um perodo

A primeira forma de sociabilidade


Na primeira forma, o contato ocorre a partir de caractersticas mais ligadas situao social do indivduo. Nesse caso, consideram-se diversas categorias, tais como classe social, pertencimento de grupo, ocupao espacial, campo profissional, etc. Isso significa que o encontro social surge mediante uma certa afinidade de estilo de vida. Mesmo em contextos de sociedades complexas, onde h uma multiplicidade de pertencimentos e participao em diversos setores da sociedade, os indivduos s praticam sociabilidade porque tm algo em comum, o que pode ser mapeado pelas variveis tempo e espao. Grosso modo, significa dizer que indivduos praticam sociabilidade porque esto no mesmo local e no mesmo horrio. Isso pode resultar de diversas situaes: mesmo local de trabalho ou estudo, mesmos circuitos de boemia ou lazer, mesmo local de moradia (pensando em um tipo de sociabilidade de bairro) e mesmas prticas esportivas e de entretenimento (Magnani, 1984). No faltariam exemplos de situaes que colocam em contato indivduos com estilos de vida, de certa forma, seme8 9 10 11

Especialmente as realizadas sobre esse tema (Dornelles, 2003). Chat do provedor Terra (www.terra.com.br). Dado referente ao estudo publicado em Dornelles (2003). Fez-se uma pesquisa quantitativa com os membros dessa rede que revelou o perfil predominante. Tambm chat do provedor Terra (www.terra.com.br).

VOLUME 41 NMERO 3 SET/DEZ 2005

06_art04_Jonatas.pmd

165

31/01/2006, 14:32

166
diferente daquele da escola, freqentada pela manh. Geralmente o acesso era feito no perodo da tarde ou da noite. Entretanto, novamente a varivel poder aquisitivo estava envolvida. Para quem possusse uma conexo via cabo12, o acesso Internet e ao chat (e rede de sociabilidade) poderia ser facilmente feito durante o perodo do dia. Acessar o chat no mesmo perodo, para quem possusse uma conexo discada, tornava-se muito dispendioso. Nesse caso, a preferncia era pelo contato (via conexo discada) durante a noite (especialmente aps a meia-noite, j que as companhias telefnicas oferecem descontos s ligaes realizadas nesse perodo do dia). Os membros da turma da Porto Alegre A que acessavam o chat no perodo do dia possuam um poder aquisitivo relativamente maior do que aqueles que o acessavam no perodo da noite. Seus hbitos de lazer e consumo eram diferentes. Por exemplo, os membros da turma Porto Alegre A que acessavam o chat durante a noite costumavam realizar seus encontros13 nos parques da cidade. Esse tipo de lazer caracterizado, segundo a varivel econmica, como sendo um dos menos dispendiosos. Os membros da POA B, como j estavam inseridos no mercado de trabalho e j possuam renda prpria, realizavam seus encontros, em grande parte das vezes, em locais de boemia, tais como bares e casas noturnas. Na sociabilidade sincrnica, realizada via chat de Internet, a dimenso tempo (momento do acesso) ainda determinante para efetivar com quem o indivduo poder se relacionar. Essa considerao tange a obviedade, mas o limite entre as diferentes formas de sociabilidade. No caso da sociabilidade via chat, o indivduo s poder se relacionar com os demais membros de sua rede se acessar o chat no horrio em que esto todos conectados. Isso era muito visvel no caso da POA B. Durante o dia, especialmente tarde, todos estavam no chat se comunicando. Algumas vezes, o horrio do almoo (em torno do meiodia) tambm era bastante movimentado no chat. Grande parte dos membros da rede estava em seus horrios de intervalo (no almoo). Sendo assim, poderiam acessar o chat para conversar com os amigos e combinar algum tipo de atividade (ir a um bar no final do dia, por exemplo). Quem no conseguia acessar o chat no mesmo horrio acabava ficando de fora das principais conversas do grupo e no ficava sabendo das atividades (encontros da turma). Depois de um ano, um membro da POA B criou um site do grupo que divulgava informaes sobre seus membros e datas de encontros. No mesmo site foi criado um mural. Diferentemente do chat, no mural a informao era
12

O ORKUT E A TERCEIRA FORMA DE SOCIABILIDADE

publicada e mantida assim. Dessa forma era possvel participar das conversas da turma, mesmo no estando conectado no mesmo momento. Por exemplo, durante a manh todos estavam conversando e tentando definir um local para algum encontro da turma. Algum que s pudesse acessar a Internet e o mural durante a tarde poderia, nesse caso, ler a comunicao que havia sido estabelecida e opinar. Isso no acontecia quando a comunicao era realizada exclusivamente via chat. Nesse caso, quem no estivesse conectado no mesmo horrio acabava ficando de fora. Isso nos lembra a oposio entre estabelecidos e outsiders (Elias, 2000).

A terceira forma de sociabilidade


A tecnologia do mural inaugura a terceira forma de sociabilidade, na qual as dimenses de tempo e de espao no so compartilhadas pelos indivduos em seus contatos. Isso gera um maior grau de diversidade na intersubjetividade envolvida. No caso do mural da POA B, as condies objetivas (de acesso) ainda eram determinantes. Ora, todos ali primeiramente fizeram contato via chat, em um mesmo momento (perodo do dia). No Orkut, a prpria insero na rede independe de condies sincrnicas de tempo e de espao. Nesse sistema a sociabilidade se d via participao nas conversas e discusses de cada comunidade. Adiante veremos algumas de suas caractersticas tcnicas. No momento cabe saber que o indivduo pode participar de diversas comunidades (ou ento de algumas entre diversas) independentemente do horrio em que acessa a Internet. E ainda participa da sociabilidade no momento em que est disponvel para se dedicar a essa atividade, de se comunicar com a rede. Se na sociabilidade via chat ainda era determinante o horrio de acesso, na sociabilidade via Orkut (e outras plataformas, como murais e blogs) a participao independe do horrio.

Caractersticas do Orkut as diretrizes


No site do Orkut (www.Orkut.com) so apresentadas, pelos seus organizadores, as principais caractersticas do sistema. Algumas delas so trazidas aqui na ntegra:
O Orkut nico porque uma rede de amigos confiveis. Dessa forma ela no cresce muito, nem de forma muito rpida e todo mundo conhece algum que j faz parte da rede. Se voc conhece algum que j seja membro do Orkut, essa pessoa pode lhe

13

Nesse caso, paga-se um valor ao provedor, e o cliente tem acesso Internet durante 24 h por dia. A conexo via cabo melhor do que a conexo discada, porm mais cara. A conexo discada feita via linha telefnica. Paga-se o equivalente a uma chamada. Durante o horrio comercial, em que o valor da ligao acrescido de 100%, o acesso via conexo discada torna-se muito dispendioso. prefervel realiz-lo durante a noite, especialmente aps a meia-noite, momento em que h descontos no valor da ligao. Encontro, no caso da sociabilidade via Internet, significa o momento em que conhecemos pessoalmente (face a face) os demais membros da rede com os quais cultivamos at ento a sociabilidade virtual (on-line, via computador/Internet). Maiores detalhes em: Dornelles (2005).
CINCIAS SOCIAIS UNISINOS

06_art04_Jonatas.pmd

166

31/01/2006, 14:32

JONATAS DORNELLES

167
Na verdade, essa no uma novidade trazida pelo Orkut, e sim pela sociabilidade virtual como um todo. Como j foi citado, a comunicao via computador/Internet e o espao virtual desse meio (o ciberespao) possibilitam que pessoas que esto em diferentes lugares e no compartilham o mesmo espao urbano, por exemplo, entrem em contato. No chat ainda existia a determinante temporal. No Orkut no h nem esse limite. O resultado que pessoas com estilos de vida e rotinas pessoais diferentes podem entrar em contato. A quarta afirmao est ligada com a intimidade. Os organizadores do Orkut propem criar uma comunidade ntima e uma prxima e ntima rede de amigos. Comparada com a afirmao anterior, ela parece conter uma certa contradio. Se o usurio do sistema pode se relacionar com pessoas as quais jamais conheceria de outra forma, ento existe uma certa abertura a estranhos. Talvez a intimidade aqui esteja relacionada justamente com o grau menor (ou at mesmo ausente) de anonimato presente no Orkut. E, uma vez mais, faz-se uma oposio ao tipo de relacionamento comum nos chats de Internet, em que eram maiores os graus de anonimato e acesso pblico. Cada usurio do Orkut possui a sua rede de amigos. Para fazer parte de uma rede preciso solicitar. um procedimento bastante simples, claro, mas ainda assim um procedimento. No chat as relaes e as redes surgem de forma tcita e implcita. No preciso comunicar, como acontece no Orkut, que se amigo de algum. O que parece, nesse caso, que a intimidade est relacionada com o tamanho da rede (pequena) e com os limites da entrada de um novo membro na rede ( preciso encaminhar um pedido). Entretanto, muitas redes de usurios so compostas por centenas de amigos. Mais ainda, geralmente no h dificuldades em ingressar em uma rede de algum totalmente desconhecido com o qual jamais se comunicou e provavelmente no acontecer troca comunicativa escrita (nem mensagem, nem e-mail). O que est em jogo, ao contrrio da intimidade proposta pelos organizadores, a convivncia ampla e a busca por mais e mais relaes, mesmo que sejam potenciais. Algum que possui uma rede com mais de uma centena de amigos, mesmo que no se comunique diretamente com todos, est virtualmente relacionado com todos. Nesse caso, o conceito de virtualmente est mais no sentido de um vir a ser. A intimidade que os organizadores do Orkut pregam no resulta de caractersticas da plataforma e do software. Uma rede de Orkut to aberta (ao acesso pblico, a algum estranho que quer se enturmar) quanto uma rede de chat de Internet. Essa to fechada e ntima quanto aquela. O que torna uma ou outra mais ntima e confivel, ou mais desorga-

[sic] convidar, caso contrrio, aguarde que logo algum ir lhe [sic] convidar. uma comunidade on-line destinada a amigos. O principal objetivo tornar a sua vida social e a dos seus amigos mais ativa e estimulante. A rede social do Orkut pode lhe ajudar a manter relacionamentos existentes e a estabelecer novos, possibilitando o encontro de pessoas que jamais ocorreria antes. Orkut torna fcil encontrar pessoas as quais compartilham seus hobbys [sic] e interesses, encontrar relaes amorosas ou estabelecer novos contatos profissionais. Voc tambm pode criar e participar de vrias comunidades on-line de discusso, restabelecer contato com antigos colegas de colgio ou trocar receitas de biscoito. Se voc ainda no recebeu um convite para participar do Orkut, tenha pacincia. Ns adoraramos incluir imediatamente todo mundo que quisesse participar. Entretanto, ns estamos tentando assegurar que o Orkut torne-se uma comunidade ntima. a nossa misso lhe ajudar a criar uma prxima e ntima rede de amigos. Esperamos logo lhe proporcionar o caminho da felicidade social.14

Algumas afirmaes cabem ser comentadas. A primeira delas, que me parece bem marcante, a rede de amigos confiveis. Colocando o Orkut dessa forma, seus organizadores buscam se opor ao anonimato presente na Internet. O que refora essa idia o fato de que cada usurio precisa cadastrar as suas informaes pessoais e a sua imagem (no sistema denominada photo). Geralmente uma foto da pessoa. Na maioria das vezes, uma imagem do rosto, mas tambm h os casos de enquadramento de todo o corpo. Alguns poucos casos so de fotos que no se referem imagem pessoal do usurio. Nesses casos, h uma imagem qualquer ou algum logotipo ou uma imagem de algum desenho animado, etc. Com a foto o grau de anonimato diminui. Pode haver os casos em que a imagem no se refere ao usurio (ou porque uma imagem diversa ou uma imagem de outra pessoa). Entretanto, como cada novo usurio s ingressa no sistema a partir do convite de alguma pessoa (algum amigo, segundo o Orkut), h um certo constrangimento em se falsificar essa informao (da imagem). Ou seja, no Orkut existe menos anonimato e mais constrangimento em forjar informaes, algo que se dizia muito comum nos chats de Internet. Nesses casos o grau de anonimato era total e junto com ele a desconfiana. A segunda afirmao marcante a de que, com o Orkut, a vida social do usurio se tornar mais ativa e estimulante. Esse parece ser um valor almejado em nossa contemporaneidade. A Internet, sendo um excelente meio de comunicao, torna-se uma ferramenta para propiciar a interao social e afastar o sentimento de solido dos indivduos. Sendo assim, o Orkut se prope a intermediar esses encontros sociais a partir de sua plataforma (site), que, por sinal, possui caractersticas visuais e de navegao sedutoras. Isso combina com a terceira afirmao, de que com o Orkut possvel estabelecer o encontro de pessoas que jamais ocorreria antes.

14

Texto original no idioma ingls. Frases presentes nas pginas iniciais e de cadastro.

VOLUME 41 NMERO 3 SET/DEZ 2005

06_art04_Jonatas.pmd

167

31/01/2006, 14:32

168
nizada, o uso que seus membros e usurios do rede. Por exemplo, o anonimato na Internet (em chats principalmente). Ele pode ou no ser acionado. Airton Jungblut (2000), estudando os chats evanglicos, constatou que seus usurios preferiam a identificao ao anonimato. Em vez de usarem nicknames fantsticos15, usavam o prprio nome.

O ORKUT E A TERCEIRA FORMA DE SOCIABILIDADE

Caractersticas do Orkut as ferramentas


A plataforma do Orkut toma como base as relaes sociais em forma de rede. Essa forma caracteriza a interao social em sociedades complexas contemporneas. O software foi criado levando-se em conta que, no mundo off-line, todo mundo conhece algum que conhece algum... e assim por diante. A televiso foi inventada com base na estrutura da viso humana. O avio foi inventado a partir de estudos feitos sobre o vo das aves e a estrutura de suas asas. A plataforma do Orkut, a partir de suas ferramentas (visuais, de procura e manipulveis com o mouse), transforma a interao social em algo mais palpvel e passvel de maior controle (pelo menos segundo a lgica da informtica). Se o encontro social no modo off-line necessita de um evento, no Orkut (on-line) esse encontro se estabelece pelo desejo da interao e pela seleo de uma pessoa dentro de uma rede de outros freqentadores. O primeiro passo para se transformar em um usurio do Orkut receber um convite, que enviado via e-mail. O convidado segue as instrues e acessa o site do sistema. Em seguida lhe solicitado que preencha um cadastro com informaes pessoais e de personalidade. Nesse momento tambm solicitada uma foto, que o convidado envia ao sistema16. Cada usurio do Orkut possui uma pgina pessoal. Nela possvel acessar informaes relacionadas com a pessoa. O proprietrio da pgina pode navegar e alterar informaes, assim como redefinir programaes de sua pgina (principalmente no que se refere publicao ou no de determinadas informaes). Nessa pgina pessoal existem trs espaos importantes. O primeiro deles contm informaes a respeito das caractersticas do usurio: foto, idade, preferncias musicais e de filme, assim como um pequeno texto, escrito pelo prprio usurio, com o objetivo de apresentar sua personalidade. O segundo espao o destinado rede de amigos do usurio. Nesse espao so apresentadas as fotos dos membros da rede do usurio (os amigos). Essas fotos de amigos se assemelham muito aos cones, j que representam pela imagem e funcionam da mesma forma. Basta um clique17 na foto

de algum membro da rede para automaticamente aparecer a rede de amigos daquela pessoa que estava na imagem clicada. Dessa forma feita a navegao no Orkut. Clicando em cada membro de alguma rede, possvel acessar a rede daquele que foi clicado. Como cada novo usurio do Orkut foi convidado por algum antigo usurio, possvel acessar todas as pessoas usurias indo de rede em rede. O terceiro espao importante da pgina pessoal do Orkut o destinado s comunidades do usurio. O usurio pode criar a sua comunidade ou se inserir em alguma j existente. nelas que ocorre a prtica da sociabilidade no Orkut. Participar de uma comunidade significa poder participar das conversas e discusses (tpicos) que envolvem seus membros. Cada tpico criado por membros da comunidade. O tpico um tema de discusso que gera manifestaes dos membros da comunidade. Cada usurio pode participar de vrias comunidades. Elas so dispostas em sua pgina pessoal e tambm funcionam como cones. Algum que esteja navegando na pgina de um usurio poder clicar em alguma comunidade desse usurio e ir direto para a pgina da comunidade. Embora exista, nas comunidades do Orkut, o preenchimento de interesses (algum, por exemplo, que participa da comunidade da antropologia porque se interessa por tal assunto), a interao ocorre antes pela forma do que pelo interesse comum. Esse passa a sustentar a forma, a rede, a unio de pessoas. As comunidades de discusso passam por essa caracterstica: o tema em comum (de discusso) serve de sustentculo para a interao, a forma, a unio e o encontro social.

Participao e identidade
O Orkut possui determinadas especificidades tcnicas que o tornam uma plataforma de interao virtual sedutora. A principal delas a facilidade de navegao atravs de cones (tanto as fotos dos usurios, quanto as comunidades) que do acesso a todos os cantos do ambiente. Alm disso, a utilizao desse sistema gera um resultado passvel de investigao antropolgica. No momento chama a ateno o fato de ele ser predominantemente utilizado por brasileiros (mais da metade dos usurios), mesmo sendo uma tecnologia desenvolvida por um turco e passvel de acesso mundial. Mais especificamente, como principal comunidade de localidade desponta a cidade de Porto Alegre. A primeira pergunta que surge a seguinte: por que tanta presena brasileira? Em segundo lugar: por que tanta adeso porto-alegrense? A resposta a essas duas perguntas necessariamente viria a partir de uma pesquisa de cam-

15

16

uma caracterstica comum dos chats de Internet. Seus freqentadores utilizam nicks (nicknames, apelidos) que primam pela fantasia, evocando personagens diversos ou estados de nimo. O envio da foto se d por transferncia de arquivos (upload). O usurio indica o caminho do arquivo em seu computador, e o sistema busca a imagem.
CINCIAS SOCIAIS UNISINOS

06_art04_Jonatas.pmd

168

31/01/2006, 14:32

JONATAS DORNELLES

169
que passa pela imitao de um costume que se imagina praticado pelos desenvolvidos (cidados de pases desenvolvidos). Entretanto, essa imitao, de modo semelhante s j citadas, mostra uma resistncia e uma apropriao a partir de uma cosmologia local. O fato de mais da metade dos usurios serem brasileiros defendido pelos usurios brasileiros como um valor positivo. Durante o perodo em que esse artigo estava sendo escrito, foi divulgada, entre os usurios, uma mensagem que propunha que, no dia 7 de setembro18, todos os usurios do sistema brasileiros trocassem suas fotos por imagens da bandeira do Brasil. Isso mostra um pouco do sentimento nacionalista compartilhado. Assim como acontece no futebol, no jogo do Orkut o Brasil campeo e fator de orgulho para alguns. Isso nos abre outra perspectiva de anlise do fenmeno. Uma terceira perspectiva de anlise pode ser feita a partir da relao entre coletivo e indivduo mostrada no filme de Jean Rouch, Le Matres Fous. George de Vos (MayetGiaume, 1996, p 87-88) comenta o filme dizendo que o ritual em questo era uma boa soluo teraputica para os problemas encontrados pelas pessoas. Ademais, o ritual mostra como as pessoas utilizam aes coletivas a partir de representaes, sendo essas o meio de se participar de uma coletividade. Isso abre outra possibilidade de resposta para a pergunta inicial. A partir da representao sou brasileiro (ou sou porto-alegrense ou sou do bairro Bom Fim), a pessoa manifesta a sua identidade e faz parte de uma coletividade. Adam Kuper salienta que a identidade no apenas um assunto pessoal. Ela precisa ser vivida no mundo, num dilogo com outros (Kuper, 2002, p. 298). Isso significa que a individualidade encontra sua identidade com o contato com a coletividade, no sentido de uma participao no mundo. Alm disso, a identidade, segundo Kuper, subordinada a uma opo individual (Kuper, 2002, p. 301), quase como se fosse uma busca por um estilo de vida. Mas ento de onde vem a identidade de um indivduo? Ela poderia ser resultado de uma caracterstica biolgica. Isso pode ser pensando nos casos em que h a constituio de identidades relacionadas questo tnica ou racial. Mas a identidade tambm poderia ser resultado exclusivamente de um esforo do indivduo tentando constituir um eu nico, bem elaborado e identificado. Adam Kuper prope que a identidade um resultado cultural (Kuper, 2002, p. 305). Porm, ambos so livremente inventados, seguindo as propostas de Stuart Hall, James Clifford e David Chaney (Kuper, 2002), de acordo com as quais o estilo de vida faz uma mediao entre indivduo, identidade e cultura qual se pertence. Mas esse estilo de vida, que nesse caso assume vital importncia na constituio de uma iden-

po, com uma investigao emprica aprofundada. Entretanto, cabe aqui desenvolver algumas hipteses para a questo. Inicialmente podemos ter duas explicaes para o fenmeno. A primeira quer ele resulta de uma caracterstica intrnseca da cultura brasileira. Essa seria mais aberta, e seus indivduos teriam mais gosto por fazer novas amizades. Esse argumento possivelmente seria melhor explorado a partir de pesquisas de autores brasilianistas. A outra explicao, mais de acordo com minha prpria opinio, poderia ser obtida considerando o fenmeno como uma moda, mas no como uma prtica sem sentido. Pelo contrrio, trata-se de uma prtica cultivada coletivamente, sendo fruto de um determinado contexto e possuindo um sentido intrnseco. E que sentido esse? primeira vista e com base em pesquisas anteriores, considero pertinente a utilizao de sistemas de sociabilidade virtual como sendo, alm de outros motivos, a satisfao de um desejo de participao em uma sociedade global e moderna que utiliza as novas tecnologias de comunicao (da Internet). Considerando o fenmeno neste prisma, cabe refletir sobre situaes semelhantes que ocorreram em outros contextos, especialmente os trazidos por James Ferguson e Eric Gable. Para James Ferguson (2002), existe uma contradio nos dias de hoje observada na frica. Mesmo estando em uma poca ps-colonial, est presente um sentimento nostlgico em relao poca colonial, de dependncia em relao Europa. Tambm est presente um desejo de ser europeu, que se manifesta nas prticas que imitam o estilo de vida do velho continente. O fato dos africanos, por exemplo, usarem roupas de europeus representa uma busca por respeito. Significa que eles querem ser tratados como cidados membros da sociedade do novo mundo. Para isso eles se apegam questo do vesturio. Entretanto, existem diversos tipos de mimetismos. Essa a proposta de Eric Gable, que faz uma leitura crtica do artigo de James Ferguson. Para Eric Gable (2002), basicamente, a imitao por pardia subversiva e busca a rebelio. J a imitao por apropriao dos costumes mostra uma resistncia, pois no h uma mistura com costumes tradicionais. E nesse caso que podemos, a meu ver, situar as apropriaes locais de tecnologias e costumes globais, tais como os que so rapidamente difundidos atualmente via Internet. O ponto em comum dos dois autores que a imitao uma lgica praticada para se tornar membro de uma sociedade global e participar de uma sociedade moderna. justamente dessa forma que situo a minha hiptese em relao ao Orkut. Participar desse sistema pode significar para o usurio ser membro de uma sociedade que est conectada globalmente. Dessa forma, ele cultiva um estilo de vida moderno

17 18

Palavra aportuguesada referente ao click, que o ato de interagir na imagem da tela do computador via mouse e prompt (seta). Data comemorativa da independncia brasileira.

VOLUME 41 NMERO 3 SET/DEZ 2005

06_art04_Jonatas.pmd

169

31/01/2006, 14:32

170
tidade, no estaria ligado a uma questo de consumo? E, sendo assim, identidade e pertencimento culturais no se baseariam, em um mundo globalizado e multicultural, em diferenas de consumo, tanto simblico quanto mercadolgico? A resposta positiva sob a perspectiva que Pierre Bourdieu desenvolve em sua teoria dos campos sociais. Jonathan Friedman (2004) nos lembra o La Distincion e como h, nessa obra de Bourdieu, uma relao entre diferenciao cultural e posio social baseada em habitus distintos. Em seguida, Friedman (Friedman, 2004, p. 235) prope que aes sociais ou culturais so definidas em relao ao mercado. A identificao pessoal passa pelo tipo de consumo que se pratica. Entretanto, mesmo em um mundo globalizado, os diferentes consumos adquirem uma nova significao local. Alm disso, criamse localmente novas estratgias de distino e criao de identidade. De qualquer forma, a prtica de uma identidade passa pela prtica de um determinado tipo de consumo simblico. Podemos ter ainda outro exemplo de construo de identidade, que, se no est relacionado com os exemplos dos autores, pelo menos ilustra uma determinada situao. Na plataforma virtual do Orkut, o usurio pode livremente escolher sua comunidade. Alm disso, pode tambm criar a sua comunidade. Existem comunidades de todos os tipos, desde a da antropologia at a da cerveja barata. Cada usurio tem uma pgina pessoal. Nessa pgina est disposta a sua rede de amigos em formato de cones, assim como tambm os cones das comunidades qual se pertence. Objetivamente, participar de uma comunidade significa poder participar das discusses propostas pelos seus membros. Nesse caso, estar em contato com pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos. claro que, muitas vezes, o contedo desse tipo de encontro (o assunto) sustenta uma sociabilidade. a inverso entre contedo e forma proposta por Georg Simmel (Simmel, 1996). Subjetivamente, participar de uma comunidade no Orkut pode significar a construo de uma identificao pessoal. quando o usurio, por exemplo, nem participa das discusses de sua comunidade, mas tem esse cone estampado em sua pgina. Isso mostra que ele faz parte de tal comunidade. fcil acessar a pgina de um desconhecido e logo identificar quem ele a partir da lista de comunidades das quais participa (Fulano brasileiro, porto-alegrense, gremista e gosta de cerveja barata, o que significa que ele consome determinados espaos da cidade e est em contato com determinadas subculturas ou tribos do contexto urbano (Magnani, 1992). Mas claro que essa escolha no gratuita (ou talvez seja?). Escolher uma comunidade e criar uma identidade pode ser feito a partir da cultura em que se est

O ORKUT E A TERCEIRA FORMA DE SOCIABILIDADE

inserido. Porm, tambm pode ser um consumo de uma modernidade. E pode, ainda, ser tambm uma estratgia de construo de identidade local que surge pelo contato com a globalidade via tecnologia.

Referncias
DORNELLES, J. 2003. Planeta Terra, Cidade Porto Alegre: uma etnografia entre internautas. Porto Alegre, RS. Dissertao de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS / Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social PPGAS. 210 p. DORNELLES, J. 2005. O encontro: entre Goethe e Lima e Silva. Disponvel em: http://www.megabaitche.hpg.com.br/jonatas/ limagoethe.html, acessado em: 1 de novembro de 2005. ELIAS, N. 2000. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro, Zahar. FERGUSON, J.G. 2002. Of Mimicry and Membership. Cultural Anthropology, 17(4):551-569. FRIEDMAN, J. 2004. Globalization and Localization. In: J.X. INDA e R. ROSALDO (orgs.), The Anthropology of Globalization, Blackwell, Malden, p. 233-246. GABLE, E. 2002. An Anthropologists (New?) Dress Code: Some Brief Comments on a Comparative Cosmopolitanism. Cultural Anthropology, 17(4):572-579. GUIMARES Jr., M.J.L. 2003. Sociabilidade no ciberespao: distino entre plataformas e ambientes (Trabalho apresentado na 51a Reunio Anual da SBPC PUC/RS, julho de 1999). Disponvel em: http://www.cfh.ufsc.br/~guima/papers/plat_amb.html, acessado em: 20 de junho de 2003. JUNGBLUT, A.L. 2000. Nos chats do Senhor: um estudo antropolgico sobre a presena evanglica no ciberespao brasileiro. Porto Alegre, RS. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS / Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social PPGAS. KUPER, A. 2002. Cultura, diferena, identidade. In: A. KUPER. Cultura: a viso dos antroplogos. So Paulo, EDUSC, p. 287311. MAGNANI, J.G.C. 1984. Festa no pedao. So Paulo, Brasiliense. MAGNANI, J.G.C. 1992. Tribos urbanas: metfora ou categoria? Cadernos de Campo Revista dos Alunos de Ps-Graduao em Antropologia do Departamento de Antropologia FFLCH/USP, 2(2). MAYET-GIAUME, J., ROUCH, J. et DE VOS, G. 1996. La polmique autour des Matres fous. CinemAction. (81):81-88. SCHUTZ, A. 1979. O mundo das relaes sociais. In: H.R. WAGNER (org.), Fenomenologia e relaes sociais: textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de Janeiro, Zahar. SIMMEL, G. 1996. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura ou formal. In: E. MORAES FILHOS (org.), Simmel. So Paulo, tica.
Recebido em 04/2005 Aceito em 10/2005

CINCIAS SOCIAIS UNISINOS

06_art04_Jonatas.pmd

170

31/01/2006, 14:32

You might also like