You are on page 1of 4

Mitologia Grega

Caractersticas da Mitologia Grega, principais mitos e lendas, deuses gregos, Minotauro, Medusa, Hrcules, a influncia da religio na vida poltica, econmica e social dos gregos

Minotauro: figura da mitologia grega Introduo Os gregos criaram vrios mitos para poder passar mensagens para as pessoas e tambm com o objetivo de preservar a memria histrica de seu povo. H trs mil anos, no havia explicaes cientficas para grande parte dos fenmenos da natureza ou para os acontecimentos histricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos polticos, econmicos e sociais, os gregos criaram uma srie de histrias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, atravs da literatura oral. Grande parte destas lendas e mitos chegou at os dias de hoje e so importantes fontes de informaes para entendermos a histria da civilizao daGrcia Antiga. So histrias riqussimas em dados psicolgicos, econmicos, materiais, artsticos, polticos e culturais. Entendendo a Mitologia Grega. Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicaes para tudo. A imaginao frtil deste povo criou personagens e figuras mitolgicas das mais diversas. Heris, deuses, ninfas, tits e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espcie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus orculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e tambm sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava

explicaes mitolgicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condio fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comrcio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho. Os principais seres mitolgicos da Grcia Antiga eram : - Heris : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Hercles ou Hrcules e Aquiles. - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Stiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Grgonas : mulheres, espcies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa - Quimera : mistura de leo e cabra que soltava fogo pelas ventas.

Medusa: mulher com serpentes na cabea O Minotauro um dos mitos mais conhecidos e j foi tema de filmes, desenhos animados, peas de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabea de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moas gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porm acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro. Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de l e uma espada. O heri entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de l que havia marcado todo o caminho percorrido.

Deuses gregos De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grcia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relaes sociais e polticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porm possuam caractersticas de seres humanos. Cimes, inveja, traio e violncia tambm eram caractersticas encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta unio entre deuses e mortais surgiam os heris. Conhea os principais deuses gregos : Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Cu. Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza. Poseidon - deus dos mares Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitrios e do subterrneo. Hera - deusa dos casamentos e da maternidade. Apolo - deus da luz e das obras de artes. rtemis - deusa da caa e da vida selvagem. Ares - divindade da guerra. Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas. Cronos - deus da agricultura que tambm simbolizava o tempo. Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comrcio e as comunicaes. Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.

Veja tambm: - Minotauro - Deuses Gregos - Heris Gregos - Demter - Orculo de Delfos - Ciclopes - Stiros

- Cultura Grega - Zeus - Poseidon - Grgonas - Acrpole - Medusa - Livros sobre Mitologia Grega

- Homero - Religio na Grcia Antiga - Deuses olmpicos - Apolo - Tits - Hstia

- Filmes sobre Mitologia Grega - Pandora - Mitologia Nrdica - Dionsio - Gigantes

You might also like