You are on page 1of 80

NORMA APARECIDA DE TOLEDO RAVAGNANI

O USO DE LCOOL E A DIREO VEICULAR

Monografia apresentada ao Centro Universitrio de Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR como exigncia parcial para obteno do titulo de Especialista no curso de Ps-graduao lato sensu. rea de concentrao: Psicologia do Trnsito. Orientadora: Prof. ME Mrcia Oliveira de Menezes Pinto.

UNAR 2010

DEDICO este trabalho de concluso do curso de Especializao em Psicologia do Trnsito a Jesus e a Maria por sua bondade infinita, por estarem sempre presentes em minha vida e por ter me conduzido cidade de Araras com segurana, todos os sbados deste ano.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus por ter sido minha fonte de energia e sustentao durante este ano de estudo. Agradeo ao meu esposo Marcus, pelo amor e apoio nos momentos difceis e aos meus filhos Andr e Bruna pela pacincia e gentilezas que me dedicaram. Agradeo amiga Lvia, Maringela e Silvia pelo apoio, amizade e troca de experincias, pois juntas chegamos ao fim com sucesso. Agradeo a todos os professores do curso por ter contribudo para o meu crescimento pessoal e intelectual. Agradeo coordenadora do Curso, Lourdinha, por ser to dedicada e no medir esforos, para que o curso acontecesse. Agradeo minha orientadora, Mrcia Oliveira de Menezes Pinto, por estar sempre disposio, pelas orientaes e por compartilhar suas experincias e conhecimentos na rea da Psicologia do Trnsito.

RESUMO

Ravagnani, Norma Aparecida de Toledo. O Uso de lcool e a Direo Veicular. 2010. Trabalho de Concluso do Curso de Especializao em Psicologia do Trnsito. Centro Universitrio Dr. Edmundo Ulson UNAR, Araras, 2010. Os acidentes e as mortes no trnsito compem um quadro extremamente grave e a ingesto excessiva do lcool a terceira causa de morte no mundo. Este trabalho teve como objetivo estudar o uso do lcool e sua incompatibilidade com a direo veicular e os efeitos psicolgicos que o lcool causa no comportamento humano. Objetivou revisar os principais temas relacionados ao lcool, direo veicular, estratgias educativas e coercitivas para uma real modificao de comportamento do condutor e da sociedade. Visou ressaltar a importncia de estudar o tema com a finalidade de aprofundar em pesquisa na rea com o intuito de uma maior conscientizao dos condutores bem como a diminuio da violncia do trnsito, afinal grande parte dos acidentes so conseqncias dos condutores alcoolizados. Para atender os objetivos propostos, foi realizado um levantamento bibliogrfico sobre acidente de trnsito, ingesto de lcool e de formas da legislao para coibir o uso do lcool na direo veicular, bem como a aplicao de um questionrio atravs de entrevista numa amostra de 20 pessoas que tiveram sua carteira de habilitao apreendida pelo uso do lcool na direo veicular. Os dados foram transcritos e analisados quantitativa e qualitativamente. Observou-se que o alcoolismo uma realidade complexa e dramtica, que o seu consumo no s um problema de sade, h a questo da violncia e do dirigir embriagado. Como conseqncia, destaca-se os acidentes de trnsito provocados, o envolvimento com a justia, a perda da CNH, os gastos financeiros, entre outros. As pessoas no imaginam que o lcool uma droga potente e destruidora, o lcool faz parte de um mundo simblico de festas, diverso e alegria.

Palavra-chave: psicologia; trnsito; lcool; acidente; legislao; educao.

ABSTRACT

Ravagnani, Norma Aparecida de Toledo. Use of alcohol and vehicle's direction. 2010. Work of Conclusion of the Course of Specialization in Psychology of the Transit. Dr. Edmundo Ulson University Center UNAR, Araras, 2010. Accidents and deaths in traffic make up an extremely serious framework and the excessive intake of alcohol is the third cause of death in the world. This work was to study the use of alcohol and its incompatibility with the direction serve and the psychological effects that alcohol causes in human behavior. Sought to review key topics related to alcohol, vehicular, direction and educational strategies for a real coercive behavior modification of the driver and society. Aimed to emphasize the importance of studying the subject for the purpose of furthering research in the area with a view to greater awareness of drivers as well as the decrease in violence of transit, after most crashes are consequences of drunk drivers. To accomplish the goals proposed, was held a bibliographical on traffic accident, ingestion of alcohol and forms of legislation to curb the use of alcohol in the vehicle direction, as well as applying a questionnaire through interview a sample of 20 people who had their driver's license seized by alcohol use in vehicular direction. The data was transcribed and analyzed quantitative and qualitatively. It was noted that alcoholism is a complex and dramatic reality, that its consumption is not only a health problem, there is the question of violence and drunk driving. As a result, the traffic accidents caused, the involvement with the justice, the loss of CNH, financial costs, among others. People don't realize that alcohol is a powerful and destructive drug, alcohol is part of a symbolic world of parties, fun and joy.

Key-words: psychology; transit; alcohol; accident; laws; education.

LISTA DE GRFICOS

Grfico 01 Grfico 02 Grfico 03 Grfico 04 Grfico 05 Grfico 06 Grfico 07 Grfico 08 Grfico 09 Grfico 10 Grfico 11 Grfico 12 Grfico 13 Grfico 14 Grfico 15 Grfico 16 Grfico 17 Grfico 18 Grfico 19 Grfico 20 -

Faixa etria dos participantes............................................................63 Profisso dos participantes................................................................64 Estado civil dos participantes............................................................64 Sexo...................................................................................................64 Escolaridade dos participantes..........................................................65 Tempo de habilitao........................................................................65 Categoria da carteira nacional de habilitao...................................66 Significado do veculo........................................................................66 Significado do trnsito.......................................................................67 Tipos de bebidas alcolicas consumidas..........................................67 Freqncia da ingesto alcolica......................................................67 Mudanas de comportamento com o uso do lcool..........................68 Tipos de comportamentos alterados pelo uso do lcool...................68 Envolvimento do participante em acidente........................................68 A relao dos acidentes com o uso de lcool...................................69 Avaliao do participante como motorista.........................................69 Avaliando outros motoristas..............................................................69 Motivos da suspenso da CNH.........................................................70 Causas da apreenso da CNH..........................................................70 Reincidncia da suspenso da CNH.................................................70

SUMRIO

INTRODUO...........................................................................................................08

1 PSICOLOGIA DO TRNSITO...............................................................................10
2 TRNSITO..............................................................................................................13 2.1 Histria do trnsito................................................................................................14 2.2 Trnsito nacional..................................................................................................15 2.3 O homem no trnsito............................................................................................17 2.4 O homem como fator de risco..............................................................................19 3 ACIDENTES DE TRNSITO..................................................................................22 3.1 Fatores de risco associados aos componentes do trnsito.................................26 3.2 Fatores de risco em acidentes graves..................................................................28 4 HISTRIA DO LCOOL.........................................................................................29 4.1 Efeitos do consumo de lcool...............................................................................30 4.2 Fatores externos no comportamento de dirigir.....................................................35 4.3 O lcool uma droga lcita...................................................................................37 4.4 O lcool e a lei brasileira......................................................................................39 4.5 Alterao do limite mximo de teor alcolico da lei seca.....................................41 4.5.1 Dados da legislao internacional.....................................................................44 4.6 Dados estatsticos nacionais................................................................................45 5 POLTICA PBLICA E POLITICA DO LCOOL...................................................47 5.1 Poltica nacional sobre o lcool............................................................................48 6 EDUCAO PARA O TRNSITO.........................................................................55 6.1 Legislao e educao.........................................................................................57 7 COMBATE NO ATO DE BEBER E DIRIGIR..........................................................61 7.1 Tratamento...........................................................................................................62 RESULTADOS...........................................................................................................63 DISCUSSO DOS RESULTADOS............................................................................71 CONCLUSO............................................................................................................73 REFERNCIAS..........................................................................................................74 ANEXOS....................................................................................................................77

INTRODUO

Este trabalho visa estudar a relao entre o uso do lcool e a direo veicular. Os acidentes e as mortes no trnsito compem um quadro extremamente grave no mundo e no Brasil. A soluo para o problema da violncia no trnsito no simples, uma questo complexa que exige abordagem cientifica e multidisciplinar, entre elas, a psicologia, incluindo outro elemento importantssimo, a legislao. A psicologia do trnsito surge da necessidade de tornar o trnsito mais seguro e ela no se limita s avaliao psicolgica do motorista. O papel do psiclogo, com o reconhecimento da psicologia como profisso, comea a passar por processos de revises e atualizaes, podendo atuar nas reas da educao, engenharia e fiscalizao, intervindo no sistema do trnsito de forma eficiente (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2000). Psicologia do trnsito a rea da Psicologia que estuda o comportamento das pessoas no trnsito, em tudo o que o ser humano faz, pensa, sente e age, seja como pedestre, condutor ou passageiro, incluindo o veculo, a via, as regras e normas da sociedade. O lcool faz parte da cultura humana desde antigas civilizaes e seu abuso causa danos nas funes motoras e psicolgicas aumentando o risco de acidentes em conjunto com a direo veicular. O uso abusivo do lcool tido como o beber continuado a despeito de vrios efeitos adversos sobre a sade, a famlia, o trabalho, nas relaes sociais, com a justia e a problemas relacionados ao seu consumo (APA, 2003; NIAAA, 2001). Segundo a Organizao Mundial de Sade, a ingesto excessiva de lcool a terceira causa de morte no mundo, por acidente de trnsito, afogamento, homicdios e suicdios. De acordo com o Ministrio da sade, 11% da populao bebem abusivamente e 35% dos acidentes so conseqncias de embriaguez ao volante. O trnsito um sistema organizado para que tenha uma circulao de veculos e pedestres com segurana, fluidez, comodidade, preservao do meio ambiente e convivncia pacfica dos usurios. Para manter essa harmonia se faz

necessrio uma legislao adequada, com fiscalizao, maior conhecimento e respeito s leis e regras de trnsito por parte da populao, condutores e pedestres. Grande parte dos acidentes poderia ser evitada se houvesse uma fiscalizao intensa e duradoura. A relao entre o lcool e os acidentes com vtimas fatais, alm de ser uma grande preocupao, exige polticas pblicas urgentes. Em 2002, estima-se que ocorreram cerca de 1,2 milhes mortes em razo dos acidentes de trnsito, quase 3.300 mortes dirias e entre 20 e 50 milhes de feridos, muitos ficando com incapacidade fsica, mental e ou seqelas psicolgicas graves, que impedem uma vida normal. Esses nmeros podem se tornar ainda mais trgicos se polticas adequadas no forem colocadas em prticas.

10

1 PSICOLOGIA DO TRNSITO

A psicologia do trnsito no Brasil teve incio no ano de 1920, com as primeiras aplicaes de instrumentos psicolgicos por profissionais no psiclogos, com a finalidade de selecionar condutores de trens em So Paulo. Em funo do avano da indstria automobilstica na dcada de 1950 e 1960, o que possibilitou maior aquisio e utilizao de carros pelos brasileiros e da demanda por segurana criada pelo aumento nos ndices de acidentes rodovirios, a psicologia do trnsito direcionou suas atividades para o transporte rodovirio. O CONTRAN (Conselho Nacional de Trnsito) , em 1953, estabeleceu a necessidade de avaliar psicologicamente os requerentes Carteira Nacional de Habilitao (CNH) com finalidade profissional, com o objetivo de diminuir a incidncia de acidentes no trnsito, no concedendo a habilitao aos inaptos. Em 1962 at os dias de hoje, esses exames foram estendidos para todos os futuros condutores no Brasil. Com o crescente fluxo de veculos nas vias e com as crescentes estatsticas de acidentes no transito, profissionais especializados visam melhorar a segurana e eficincia no trnsito. Foi em 1949 na Universidade de Oxford que um grupo de engenheiros, psiclogos, mdicos e desenhistas industriais reuniram para discutir a melhor adaptao da maquina ao homem. Cada profissional considera um aspecto especfico como objeto de seu estudo e todos deve ao mesmo tempo ter conhecimento e noes multidisciplinares. A psicologia do trnsito surge da necessidade de tornar o trnsito mais seguro. O papel do psiclogo, com o reconhecimento da psicologia como profisso, comea a passar por processos de revises e atualizaes, podendo atuar nas reas da educao, engenharia e fiscalizao, intervindo no sistema do trnsito de forma eficiente (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2000). Psicologia do trnsito a rea da Psicologia que estuda o comportamento das pessoas no trnsito, em tudo o que o ser humano faz, pensa, sente e age, seja como pedestre, condutor ou passageiro, incluindo o veculo, a via, as regras e normas da sociedade. A psicologia do trnsito no se limita s

11

avaliao psicolgica, sua abrangncia esta descrita no Cdigo de Ocupaes Brasileiro CBO, (MENEZES PINTO, Unar, 2010c). O trnsito para Rozestraten (1988) um conjunto de comportamentosdeslocamentos dentro de um sistema de normas e que esses comportamentos se revelaram um dos comportamentos mais perigosos. O fator personalidade como causa de acidente de trnsito identificado quanto s condies emocionais como: angstia, ansiedade, raiva, estresse, pressa, agressividade entre outros. O trabalho do psiclogo tem sido direcionado a uma atuao ampla e ligada a outros campos do saber, com incremento de aes nas reas de educao no trnsito, na preveno de acidentes, na capacitao da equipe tcnica e mesmo no atendimento a usurios. Com isso abre-se novos espaos para a realizao de outras atividades, como elaborao de pesquisas no campo dos processos psicolgicos, psicossociais, psicofsicos; colaborao na elaborao e implantao de aes de engenharia e operao de trafego; desenvolvimento de aes scioeducativas; analise dos acidentes de trnsito e sugesto de como evitar e atenuar suas incidncias (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2000). O Instituto de Seleo e Orientao Profissional (ISOP), no Rio de Janeiro, foi o responsvel pelos primeiros estudos que fundamentaram a prtica usada nas avaliaes psicolgicas at hoje. Em VIEIRA (1953, apud MENEZES PINTO, 2010), foram divulgados os primeiros resultados de exames psicolgicos e tabelas de testes de aptido, como: Ateno difusa, inibio retroativa, viso noturna, ofuscamento e volante dinamogrfico. Algumas crticas aos exames tambm contriburam para sua evoluo. At hoje, alguns problemas permanecem como, por exemplo, o tempo de reavaliao de candidatos inaptos e a questo dos critrios para definir candidatos aptos e inaptos e a avaliao de motoristas conforme o veculo pretendido. Outro estudo de VIEIRA ET. AL. (1956, apud MENEZES PINTO, 2010c), apresentou resultados de condutores no teste PMK, ateno difusa, tacodmetro, viso noturna e ofuscamento. O Gabinete de Psicotcnico da Superintendncia de Trnsito de Minas Gerais, atravs dos seus peridicos, estabeleceram modelos de atuao para

12

demais estados brasileiros. Onde foi salientado a necessidade de adaptar instrumentos estrangeiros no contexto brasileiro. O avano da legislao de trnsito e da psicologia aplicada na dcada de 1960 teve como conseqncia a regulamentao em 1968, da criao de servios psicotcnicos dos estados brasileiros, ratificado no Cdigo de Transito Brasileiro de 1998.

13

2 TRNSITO

H diversas definies de trnsito, mas pode ser considerado como um sistema constitudo pela interao entre trs elementos, o homem, o veculo e a via, interagindo na maioria absoluta das vezes de maneira adequada entre si. O mais importante o homem, pois por ele e para ele que a via e o veculo foram criados. o homem que movimenta e influencia todo o sistema, direta ou indiretamente. Vasconcelos (1985), afirma que o trnsito uma questo social e poltica. Pode-se observar como o homem se comporta na disputa pelo espao, que agravado pelo aumento da frota de veculos e de motoristas, o que acaba gerando outros problemas como os congestionamentos nas cidades, a poluio, etc. ocasionado efeitos incapacitantes, tanto psicolgicos como fsicos no homem agravando o trnsito. De acordo com ROZESTRATEN (1988), o trnsito consiste no conjunto de deslocamentos de pessoas e veculos nas vias pblicas, dentro de um sistema convencional de normas, que tem por fim assegurar a integridade de seus participantes. O trnsito um sistema organizado para que tenha uma circulao de veculos e pedestres com segurana, fluidez, comodidade, preservao do meio ambiente e convivncia pacfica dos usurios. Para manter essa harmonia necessrio uma legislao adequada com fiscalizao e um maior conhecimento e respeito s leis e regras de trnsito por parte da populao, condutores e pedestre. Houve um grande avano no Brasil no mbito poltico-administrativo quanto segurana e educao no trnsito. O novo Cdigo de Trnsito Brasileiro, de 1997 e outras medidas governamentais provocaram mudanas positivas. No entanto, a implementao na prtica no tem sido satisfatria. As responsabilidades no tocante educao para o trnsito, nas vrias esferas do governo (federal, estadual e municipal) levam a um grande nmero de programas e campanhas, porm a maioria constitui aes isoladas e raramente tm monitoramento e avaliao quanto a sua eficcia. A tendncia da acidentalidade viria no Brasil pode ficar ainda mais grave se medidas apropriadas no forem implantadas, uma vez que o nmero de

14

mortes e de vtimas no trnsito voltou a crescer a partir de 2001, aps experimentar uma reduo nos anos de 1998, 1999 e 2000 em decorrncia do inicio do novo Cdigo de Trnsito Brasileiro em 28/01/1998.

2.1 Histria do Trnsito

O meio de locomoo mais antigo e rudimentar o prprio ato de caminhar. Utilizando sua prpria fora matriz (corpo), o homem vencia longas distncias carregando seus bens e artefatos sobre os ombros ou arrastando-os. A princpio, o homem se locomovia a p e descalo. No entanto, sua capacidade inventiva o levou a criar artefatos para proteo dos ps. O grande avano para os transportes terrestres aconteceu com a inveno da roda na Mesopotmia, ano 3000 a.C. De incio slido, pesado e rudimentar, a roda foi aplicada em carros tracionados por animais de grande porte. Com a introduo de usos e raias, ganharam maior velocidade e desempenho. Os novos veculos, eram criados medida que se aperfeioava a roda, permitiam melhor locomoo do homem e os antigos caminhos eram transformados em verdadeiras estradas para permitir acesso mais rpido entre as cidades. A partir do momento que o homem criou os elementos bsicos do sistema virio, veculos e as estradas, surgiu o trnsito e seus problemas. O veculo de transporte se tornou indispensvel ao homem pelas comodidades que proporcionava. Mas, o fato que o excesso desses veculos colocava em risco a integridade fsica da maioria das pessoas que eram pedestres. Como podem ser verificados desde o incio da histria, os primeiros veculos destinavam-se ao transporte de bens, posteriormente passaram a ser usados para transportar o homem e seus pertences, e, nos ltimos sculos, j construam veculos de transporte exclusivos para pessoas. Alm dos dispositivos legais, as autoridades de trnsito tambm passaram a utilizar vrios meios para sinalizar e disciplinar o uso da via, tais como: placas indicativas, placas proibindo manobras perigosas, e no final do sculo XIX (1868), surge na Inglaterra o semforos alm dos guardas de trnsito. As tentativas para solucionar os problemas de trfego foram muitas, at que os nortes americanos comearam a ver com olhos cientficos.

15

2.2 Trnsito Nacional

DO SISTEMA NACIONAL DE TRNSITO Disposies Gerais Art. 1 O trnsito de qualquer natureza nas vias terrestres do territrio nacional, abertas circulao, rege-se por este Cdigo. 1 Considera-se trnsito a utilizao das vias por pessoas, veculos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou no, para fins de circulao, parada, estacionamento e operao de carga ou descarga. 2 O trnsito, em condies seguras, um direito de todos e dever dos rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito, a estes cabendo, no mbito das respectivas competncias, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito. 3 Os rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito respondem, no mbito das respectivas competncias, objetivamente, por danos causados aos cidados em virtude de ao, omisso ou erro na execuo e manuteno de programas, projetos e servios que garantam o exerccio do direito do trnsito seguro. 4 (VETADO) 5 Os rgos e entidades de trnsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trnsito daro prioridade em suas aes defesa da vida, nela includa a preservao da sade e do meio-ambiente. Art. 2 So vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que tero seu uso regulamentado pelo rgo ou entidade com circunscrio sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstncias especiais. Pargrafo nico. Para os efeitos deste Cdigo, so consideradas vias terrestres as praias abertas circulao pblica e as vias internas pertencentes aos condomnios constitudos por unidades autnomas. Art. 3 As disposies deste Cdigo so aplicveis a qualquer veculo, bem como aos proprietrios, condutores dos veculos nacionais ou estrangeiros e s pessoas nele expressamente mencionadas. Art. 4 Os conceitos e definies estabelecidos para os efeitos deste Cdigo so os constantes do Anexo I.

16

Art. 5 O Sistema Nacional de Trnsito o conjunto de rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios que tem por finalidade o exerccio das atividades de planejamento, administrao, normatizao, pesquisa, registro e licenciamento de veculos, formao, habilitao e reciclagem de condutores, educao, engenharia, operao do sistema virio, policiamento, fiscalizao, julgamento de infraes e de recursos e aplicao de penalidades. Art. 6 So objetivos bsicos do Sistema Nacional de Trnsito: I - estabelecer diretrizes da Poltica Nacional de Trnsito, com vistas segurana, fluidez, ao conforto, defesa ambiental e educao para o trnsito, e fiscalizar seu cumprimento; II - fixar, mediante normas e procedimentos, a padronizao de critrios tcnicos, financeiros e administrativos para a execuo das atividades de trnsito; III - estabelecer a sistemtica de fluxos permanentes de informaes entre os seus diversos rgos e entidades, a fim de facilitar o processo decisrio e a integrao do Sistema. Seo II Da Composio e da Competncia do Sistema Nacional de Trnsito Art. 7 Compem o Sistema Nacional de Trnsito os seguintes rgos e entidades: I - o Conselho Nacional de Trnsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e rgo mximo normativo e consultivo; II - os Conselhos Estaduais de Trnsito - CETRAN e o Conselho de Trnsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE, rgos normativos, consultivos e coordenadores; III - os rgos e entidades executivos de trnsito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; IV - os rgos e entidades executivos rodovirios da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; V - a Polcia Rodoviria Federal; VI - as Polcias Militares dos Estados e do Distrito Federal; e VII - as Juntas Administrativas de Recursos de Infraes - JARI. Art. 7o-A. A autoridade porturia ou a entidade concessionria de porto organizado poder celebrar convnios com os rgos previstos no art. 7o, com a intervenincia dos Municpios e Estados, juridicamente interessados, para o fim especfico de facilitar a autuao por descumprimento da legislao de trnsito. (Includo pela Lei n 12.058, de 2009)

17

1o O convnio valer para toda a rea fsica do porto organizado, inclusive, nas reas dos terminais alfandegados, nas estaes de transbordo, nas instalaes porturias pblicas de pequeno porte e nos respectivos estacionamentos ou vias de trnsito internas. (Includo pela Lei n 12.058, de 2009) 2o (VETADO) (Includo pela Lei n 12.058, de 2009) 3o (VETADO) (Includo pela Lei n 12.058, de 2009) Art. 8 Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro os respectivos rgos e entidades executivos de trnsito e executivos rodovirios, estabelecendo os limites circunscricionais de suas atuaes. Art. 9 O Presidente da Repblica designar o ministrio ou rgo da Presidncia responsvel pela coordenao mxima do Sistema Nacional de Trnsito, ao qual estar vinculado o CONTRAN e subordinado o rgo mximo executivo de trnsito da Unio.

2.3 O Homem no Trnsito

o homem que movimenta e influencia todo o sistema, direta ou indiretamente. Segundo Rozestraten (1988) o sistema trnsito funciona por uma srie extensa de normas e construes e composto por vrios subsistemas, onde os trs principais so: o homem, a via e o veculo. Sendo o homem o mais complexo e o maior desestabilizador deste sistema. O fator humano no trnsito envolve fatores de risco e comportamento de risco. Os fatores de riscos esto associados a fatores humanos e apenas 10% tem suas causas relacionadas s condies ambientais, as via ou ao veculo, segundo pesquisa da ABRAMET (2001) sobre acidentes de trnsito. Os acidentes raramente so causados por um nico fator. MENEZES PINTO (2010a) ressalta que candidato contra indicado no exame psicolgico para ser condutor, uma deciso temerria, uma vez que se estar colocando em risco a integridade fsica, no s do candidato como do outro participante. As caractersticas psicolgicas restritivas so incompatveis com o exerccio da funo de conduo veicular. Fatores Incapacitantes so caractersticas restritivas, so caractersticas psicolgicas incompatveis com a funo de conduo veicular. O objetivo do contra perfil identificar, atravs do uso de instrumentos adequados, candidatos que apresentem condies psicolgicas incompatveis com o

18

exerccio da funo de conduo veicular. Os fatores incapacitantes so: personalidade, percepo, cognio, ateno, memria, concentrao, esforo e controle emocional, nvel mental de inteligncia. A avaliao Psicolgica envolve vrias reas da psicologia, ampliando seus horizontes para o estudo do homem, suas funes e tarefas especficas, habilidades e aptides, onde entram os processos perceptivos motores, cognitivos, fsicos e fisiolgicos, mentais e emocionais e outros processos psicolgicos, como o fator experincia e mais o impacto no ambiente que o circula, o trnsito. A educao, as experincias vividas somadas aos estados emocionais de diversos tipos como: raiva, ansiedade, agressividade, angustias, estress, pressa, etc. podem afetar os processos psquicos bsicos necessrios para um desempenho seguro da tarefa de dirigir. Surge da, os processos mais elaborados de anlise de funo, verificando quais os requisitos psquicos bsicos para o desempenho adequado seguro, os riscos frente s tarefas a serem desenvolvidas nas diferentes funes do ato de dirigir, no trnsito e dentro das diferentes categorias. H doenas que podem comprometer o fsico e o comportamento do condutor e dependendo do tipo da rea afetada e se houver suspeita a pessoa dever ser encaminhada para o neurologista, o qual deve medicar e atestar se o paciente est ou no em condies de dirigir. Os exames devem ser freqentes para dar acompanhamento ao desenvolvimento da doena. As principais doenas so: Epilepsia o sujeito sofre de ataques epilticos desde a simples ausncia com ataques breves com perda de conscincia, cessa a atividade, empalidece e aps segundos volta ao normal, at a ter quedas de convulses e perda total da conscincia. No trnsito esses efeitos podem levar a graves acidentes com vtima fatal. Disritmia a personalidade se caracteriza por um ritmo desordenado devido a uma pulsao neuroeltrica do sistema nervoso por segundo. No trnsito os efeitos comportamentais podem ser: impulsividade, brusquido racional, irritao e excitabilidade emocional, facilmente ficam com raiva agindo irrefletidamente com mau humor. Leso Neurolgica Tremores afetam as capacidades perceptivas de ateno, diminui e estado de conscincia, memria, compreenso da situao, a motricidade e coordenao viso-motora. No trnsito os

19

exames

devem

ser

acompanhados,

pelo

neurologista,

para

acompanhar o desenvolvimento da doena.

2.4 O Homem como Fator de Risco

O ato de dirigir deve ser nico, e as pessoas devem dirigir quando estiverem dentro de suas melhores condies fsicas e psquicas, as pessoas dirigem seus carros como dirigem a sua vida. Ela se comporta como realmente . Ao dirigir a pessoa mostra suas qualidades e virtudes como: educao, inteligncia, sensibilidade, e altrusmo. Mostram tambm seus defeitos e fraquezas, comportamentos inadequados e/ou desumanos. Os acidentes raramente so causados por um nico fator, porm a eliminao de qualquer um dos fatores de risco poderia evitar o acidente ou pelo menos diminuir a probabilidade de que ele ocorra; quanto mais fatores so eliminados menores a probabilidade da ocorrncia de acidentes. direito de todas as pessoas ir e vir, todos participam do trnsito de uma maneira ou de outra e o trnsito no pode excluir ningum. A Psicologia do Trnsito estuda o comportamento dos participantes do trnsito. O homem com seus mltiplos fatores sensorial, motivacional, emocional e de personalidade, o maior responsvel pelas diferentes causas dos acidentes de trnsito. ROZESTRATEN (1988 pg. 11) cita alguns tipos de personalidade como: o apressadinho, o orgulhoso, o hiperagressivo, o indiferente, o zombador, o
nervosinho, etc.,

Essas caractersticas so denominadas incompatveis com o

exerccio da funo de conduo veicular. As caractersticas psicolgicas indicativas para a inaptido compreendem a capacidade cognitiva: percepo, ateno, memria, concentrao, esforo e controle emocional, memria, nvel mental de inteligncia. O intuito do contra perfil identificar, atravs do uso de instrumentos adequados, aqueles candidatos que apresentem condies psicolgicas que iro implicar em dificuldades de adaptao na categoria. Os fatores incapacitantes do prprio individuo so: personalidade, percepo cognio, psicofsicos, psicomotor. A personalidade conforme Rozestraten (1988 pg.105) motoristas, ao dirigir, trazem
consigo suas caractersticas psicolgicas, condicionantes de seu comportamento, como fatores humanos, podem ser de grande risco para sua vida e de outras ao seu redor no trnsito.

20

O fator personalidade como causa de acidente de trnsito identificado quanto s condies emocionais como: Angstia; Ansiedade; Raiva; Estresse; Pressa; Agressividade; Emotividade; Afetividade. Excitabilidade e Inibio refletem um estado de excitao e de inibio respectivamente. Na excitao se caracteriza por um estado de ansiedade, de impacincia e de aflio. Na inibio manifesta um estado de angustia, compresso e bloqueio. No trnsito a pessoa mais aceptvel emoo pode ter reaes impulsivas. A energia disponvel e circulante propulsora para a ao, no trnsito pode levar o sujeito multiplicao das atividades como: Conversar ao telefone ou com o passageiro; Ouvir msica; Fumar; Excesso de velocidade; Desateno; Dificuldade de tomar deciso; Dvida e insegurana nas ultrapassagens; Motricidade diminuda (reaes motoras lentas); Fadiga entre outras. No trnsito o sujeito ansioso pode ter dificuldade de manter a ateno, falta de pacincia, intolerncia aos limites do trnsito, impulsividade, reaes irrefletidas. Na inibio o sujeito pode se mostrar fatigado, lento, com dificuldade de reagir prontamente, de perceber, compreender e julgar. No trnsito a impulsividade caracterizada pela instabilidade, atitudes descontroladas, bruscas ou explosivas. A rigidez, o sujeito se mostra perfeccionista, escrupuloso, meticuloso, adotando uma atitude sistemtica e uma personalidade obsessiva.

21

H outros fatores a serem observados como: hbitos de direo, habilidades, aptides, raciocnio, relao espacial, orientao alopsquica, ateno, percepo e outros. Para compreender tais fatores de risco a cincia Psicolgica se faz necessria para desvendar, explicar suas possveis causas relacionadas influncia de um contexto complexo de variveis: individuais, comportamentais, scio cognitivas, ambientais e sociais. O comportamento de risco multideterminado. E a Psicologia do Trnsito pode contribuir para um trabalho de preveno de acidentes no trnsito, considerando o comportamento humano como objeto de estudo da Psicologia. Na conduo veicular a pessoa mostra suas qualidades e virtudes, mas expressa tambm os seus defeitos e fraquezas. No trnsito funciona o homem por inteiro, com suas neuroses, frustraes, alegrias e contentamentos, e o veculo passa a ser a verdadeira extenso do condutor. O ser humano um ser em mutao, desde o nascimento passa por vrios estgios de desenvolvimento para a formao e estruturao do aparelho psquico. O ato de dirigir uma tarefa complexa que exige funes cognitivas, motoras que diminudo ou alterado, diante a exigncia de tempo e espao levam a comportamentos de riscos para acidentes dos deslocar-se nas vias. O ato de dirigir uma atividade bio-psicofisiologica que envolve: A rea percepto - ateno, percepo, tomada de deciso, motricidade e reao, cognio, flexibilidade mental, nvel ideomotor, ergonomia cognitiva. As habilidades e as aptides especificam para cada tipo de conduo e atividade prpria do ato. Equilbrio e controle psquico que podem ser influenciados por caractersticas da personalidade e do meio. Formao cognitiva do comportamento na tomada de deciso; Automatizao de hbitos seguros (comportamentos e atitudes) e saudveis (no fazer uso de drogas, lcool e frmacos ao dirigir, tambm no dirigir em estado de sonolncia). Conceitos bsicos de proteo pessoal e meio ambiente; Formao de hbitos emocionais corretos; Quadros patolgico; relacionamento e ajustamento pessoal-social.

22

3 ACIDENTES DE TRNSITO

A Psicologia do Trnsito nasceu do estudo dos acidentes de trnsito, mas direcionou seus estudos para os fatores que levam ao acidente associados ao estudo do comportamento humano, objetivando desenvolver aes preventivas e eficazes no ambiente trnsito. Shinar (1978 apud ROZESTRATEN, 1988), em seus estudos observou que o fator humano o maior responsvel pelos acidentes, sendo que 57% das causas so s devidamente ao fator humano e que os 43% restante so devidos ao fator veculo e ao fator via, mas que esses dois fatores poderiam ser evitados se o fator homem tivesse corrigido, os fatores via e veculo. A causa direta dos acidentes, o comportamento que precede o acidente e que o responsvel pelo acidente. E as causas humanas indiretas so as condies e estados do homem, como fadiga, sono e embriaguez. Estas causas esto ligadas intimamente entre si. Na direo veicular, se o motorista estiver em estado de embriagues, a probabilidade de se comportar de maneira inadequada maior e facilmente poder provocar um acidente no transito. Uma das principais causas geradoras de acidentes comportamental e as caractersticas mais freqentes, destacadas por Menezes Pinto (2010b) so: Falta de autocontrole e equilbrio emocional; Ansiedade; Passividade; Pessimismo; Competitividade; Agressividade; Angustia; Frustrao; Hostilidade; Medo; Raiva; Egosmo; Insegurana;

23

Introverso; Impulsividade; Euforia; Distrao; Urgncia; Depresso; Desateno; Imprudncia; Falta de ateno; Imaturidade; Sono; Fadiga; Irresponsabilidade; Sentimento de impunidade; Desrespeito sinalizao; M visibilidade; Ultrapassagem indevida; Falta de cortesia no trnsito; No obedincia das normas de circulao e conduta; Travessia em locais perigosos; Sensao de onipotncia advinda do comportamento inadequado de dirigir, transtornos patolgicos e comportamentais; Dificuldade no processamento da informao e tomada de deciso; Problemas relacionados tomada de informao, com nfase na falta de ateno, um dos mais importantes fatores humanos causadores de acidentes;

Ingesto de drogas; Medicamentos; Fumo; lcool entre outros. Em 2002, estima-se que ocorreram cerca de 1,2 milhes mortes em

razo dos acidentes de trnsito, quase 3.300 mortes dirias e entre 20 e 50 milhes de feridos, muitos ficando com incapacidade fsica, mental e ou seqelas

24

psicolgicas graves, que impedem uma vida normal. Esses nmeros podem se tornar ainda mais trgicos se polticas adequadas no forem colocadas em prticas. Considera-se como acidente de trnsito um evento envolvendo um ou mais veculos, motorizado ou no, em movimento por uma via, que provoca ferimentos em pessoas e ou danos fsicos em veculos e ou objetos de outra natureza como: poste, muro, edificao, sinal de trnsito, entre outros. E 1968, na conveno de Viena, foram padronizados as regras de trnsito, em nvel internacional e ficou atribuda que morte em acidente de trnsito ocorre quando a vtima morre no perodo de at 30 dias aps o acidente, em decorrncia das leses sofridas. Podendo a morte das vtimas ocorrerem no prprio local, no trajeto at o hospital ou no hospital. Quanto gravidade dos acidentes, a classificao a utilizada pela Polcia Militar na elaborao de boletins de ocorrncias e na elaborao de estatsticas, que dividida em trs categorias de acidentes: Sem vtima; Com vtimas no fatais (feridos); Com vtimas fatais. O registro de mortes e feridos registrado somente se a morte ou os sintomas de ferimentos ocorrerem no local ou at o fechamento do boletim de ocorrncia por parte da Polcia Militar. Se os sintomas morte ou ferimento aparecerem posteriormente no considerado como vtima fatal ou vitima no fatal. Essas estatsticas s aparecem no sistema de sade pblica. A classificao das vtimas dos acidentes de trnsito quanto gravidade das leses sofridas segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), atravs da Norma NBR 12.898/93, dividida em quatro tipos: Fatal quando a vtima falecer em razo dos ferimentos recebidos no local do acidente, ou depois de socorrida no perodo at a concluso do boletim de ocorrncia do acidentes. Grave quando a vtima sofrer ferimentos graves que exigem tratamento mdico mais prolongado, por exemplo: ferimentos cranianos, fraturas em geral, cortes profundos, etc. Leve quando a vtima sofrer ferimentos leves, que no exigem tratamento mdico prolongado, como leses superficiais.

25

Ileso quando a vtima no sofrer qualquer tipo de ferimento aparente, nem apresentar sintomas ou queixas de leses internas. A classificao dos tipos de acidentes, descritas pela Associao

Brasileira de Normas Tcnicas, so: Coliso traseira, Coliso frontal, Coliso transversal, Coliso lateral, Choque, Atropelamento, Tombamento, Capotamento, Engavetamento, Outros Acidentes de trnsito que no se enquadram em nenhum dos tipos anteriores, como por exemplo: veculo que saiu da via com velocidade alta e foi parar dentro de um rio, tendo sofrido algum tipo de avaria; veculo que teve o parabrisa quebrado por uma pedra solta lanada pelas rodas de outro veculo. Podem ocorrer, acidentes, com uma combinao de dois ou mais tipos como uma coliso seguida de capotamento e ou atropelamento. Para a caracterizao dos acidentes de trnsito necessria a coleta de algumas informaes como: Local: o endereo minucioso do local que ocorreu o acidente. Momento: hora, dia da semana, dia do ms, ms, ano, etc. Caracterstica dos veculos envolvidos: nmero da placa, marca, tipo, ano, estado geral, etc. Caractersticas das pessoas envolvidas: nome, idade, sexo, nmero de documento de habilitao, endereo, alteraes visveis do estado fsico e mental devido ingesto de lcool ou droga, etc. Caractersticas das vtimas: nome, idade, sexo, endereo, nmero da carteira de identidade, se passageiro, pedestre ou condutor tipo motociclista, ciclista, motorista, estado: morto, ferido grave, leve, equipamento de segurana: se usava cinto, capacete, etc.

26

Tipo e estado do pavimento: asfalto, paraleleppedo, no revestido, superfcie lisa, pista seca, molhada, com gelo, neve, com leo, etc. Condies ambientais: tempo claro, com nevoeiro, fumaa, chuvisco, chuva forte, com vento forte, nevando, com ou sem iluminao, anoitecendo, amanhecendo, etc.

Descrio do acidente: tipo coliso, tombamento, choque, etc. Causa provvel baseado em observao pessoal e no depoimento dos envolvidos e de testemunha, croquis do local indicado, posio dos veculos e ou pedestres envolvidos. Com uma anlise minuciosa do acidentes de trnsito, possvel

identificar fatores determinantes ou fatores que contriburam para a ocorrncia do mesmo.

3.1 Fatores de risco associados aos componentes do trnsito

considerado fator de risco, qualquer fator associado ocorrncia de acidentes de trnsito que aumenta a probabilidade da sua ocorrncia, ou seja, os fatores de riscos esto estatisticamente correlacionados com a probabilidade de ocorrncia dos acidentes. O risco de ocorrncia dos acidentes de trnsito depende de um grande nmero de fatores associados aos componentes do sistema trnsito: o homem, o veculo, via (meio ambiente) e do binmio legislao/fiscalizao. O homem: com seus mltiplos fatores sensoriais, motivacionais, emocionais e de personalidade, o maior responsvel pelas diferentes causas dos acidentes de trnsito. Os fatores de risco associados ao ser humano so: - Velocidade alta; - Ingesto de lcool, drogas ou medicamentos; - cansao e sonolncia; - Conduta perigosa e direo perigosa (no respeitar as normas e regras de trnsito); - Falta de habilidade (falta de treinamento ou de experincia, incapacidade provocada por doenas, idade avanada, etc.);

27

- Desvio de ateno (celular, som, procurar coisa, acender cigarro, etc.). O veiculo: a engenharia tem dotado os veculos de formidveis avanos tecnolgicos, mas a falta de manuteno adequada dos veculos pode contribuir direta ou indiretamente para a ocorrncia de acidentes de trnsito. Os problemas mais crticos e observados so: pneus com desgaste ou defeituosos, freio desregulado, sistema de suspenso /estabilizao com problemas, faris ou lanternas queimadas, limpador do parabrisa sem funcionar ou funcionando mal, falta de buzina, espelho retrovisor quebrado ou com defeito, etc. De repente pode acontecer de um desses componentes apresentarem problemas, provocando uma situao crtica no tocante a segurana viria como o caso do estouro de pneu, quebra do sistema de direo, de suspenso, etc. Estas ocorrncias envolvem quase sempre veculos velhos e mal conservados. A via: A engenharia, tambm tem equipado as vias com sofisticados recursos proporcionando melhores condies de fluxo e segurana dos veculos e dos usurios do trnsito, at onde os governos permitem. Fatores de risco associados via podem ser: defeitos nas pistas como: buracos, sulcos pronunciados, superfcie escorregadia, deficincia da drenagem de gua acumulada sobre a pista, lombada ou valeta pronunciada, degrau no acostamento de rodovias, estes fatores pode levar perda de direo, deficincia nas aes de frear e desviar de obstculos. Outros problemas como: curvas, trechos com visibilidade de frenagem ou ultrapassagem incompatvel com a velocidade normal da via, sinalizao deficiente, inadequada, deteriorada ou sem aviso prvio de mudanas nas vias com obras, visibilidade ruim para aqueles que vo entrar num cruzamento com via preferencial, falta ou deficincia de iluminao em alguns locais pode dificultar a visibilidade, falta de calada para pedestre ao leito das vias urbanas, falta de acostamentos nas rodovias para o movimento de pedestres, bicicletas, carroas, etc. Legislao e Fiscalizao: Os dispositivos de segurana so criados quando o controle dos indivduos, o controle social falha preciso entrar com o

28

controle institucional atravs de leis, resolues e portarias, que garantam a segurana do prprio indivduo, dos que os cerca e do prprio ambiente no seu complexo inter-relacionamento mtuo e com os diferentes tipos de veculos. Os dispositivos de segurana tm efeito na aprendizagem de comportamento seguro no trnsito, com diminuio dos riscos. Grande parte dos acidentes poderia ser evitada se houvesse uma fiscalizao intensa e duradoura. A relao entre o lcool e os acidentes com vtimas fatais, alm de ser uma grande preocupao, exige polticas pblicas urgentes.

3.2 Fatores de risco em acidentes graves

Estes fatores aumentam a probabilidade da existncia de vtimas, sobretudo vtimas graves e fatais, so principalmente os seguintes: Velocidade alta; No utilizao dos equipamentos de segurana; Veculos sem estrutura de proteo aos ocupantes; Ausncia de barreiras de conteno lateral nos trechos de via com barrancos; Falta de amortecedores de choque em elementos rgidos fixos situados ao lado da via. Ponto Cego - No ver e no ser visto so requisitos fundamentais para a segurana de todos os usurios das vias pblicas. O fato de no ver um veculo ou pedestre pode estar associado deficincia visual, as condies ambientais precrias (chuva forte, neblina, perodo noturno, etc.), existncia de elementos no interior do veculo que impedem a viso da rea externa e presena de elementos externo que prejudicam a visibilidade como: vegetao alta, placas de propaganda comercial, veculos estacionados, etc. Esses problemas, no podem ser atribudos apenas ao ser humano, alguns componentes do veculo como: colunas, retrovisor, passageiros ao lado, impedem a visibilidade de parte da via por parte dos motoristas, constituindo o que se denomina de pontos cegos.

29

4 HISTRIA DO LCOOL

O lcool faz parte da cultura humana desde antigas civilizaes. Teve sua origem no perodo Neoltico, na apario da agricultura e foi a partir de um processo de fermentao ocorrido naturalmente. Foi a que o ser humano passou a consumir e atribuir diferentes significados ao uso do lcool, o qual no era s usado socialmente, mas com finalidades curativas e em cerimnias religiosas. O uso de bebidas alcolicas um costume extremamente antigo e tem atravessado geraes. Na Idade Media a comercializao cresce, assim como sua regulamentao. O uso indiscriminado passa ser pecado para a igreja. Os cabars e tabernas eram considerados locais para usar o lcool livremente. Na Revoluo Industrial, com as mudanas demogrficas e de comportamentos sociais na Europa, o uso excessivo de bebidas alcolicas passa ser visto como uma doena ou desordem. No sculo XX alguns paises passaram a estabelecer a maioridade de 18 anos para o consumo de lcool. O estado americano decretou a Lei Seca, que durou por quase 12 anos e esta lei proibia a fabricao, a venda, troca, transporte, importao, exportao, distribuio, posse e consume de bebida alcolica e foi por muitos, considerada um desastre para a sade publica e para a economia americana. A Organizao Mundial de Sade, no ano de 1967 incorpora o alcoolismo como uma doena, Classificao Internacional das Doenas CID: 08, a partir da oitava Conferncia Mundial de Sade. No CID-08, os problemas relacionados ao uso de lcool foram inseridos dentro de uma categoria mais ampla de transtornos de personalidade e de neuroses. Esses problemas foram divididos em trs categorias: Dependncia; Episdio de beber excessivo (abuso) e Beber excessivo habitual. Tais danos podem ser agudos ou crnicos, depende do padro de consumo de cada pessoa, que se caracteriza pela freqncia com que se bebe, pela quantidade por episodio e pelo tempo entre um episodio e outro e ainda pelo contexto em que se bebe.

30

Seu abuso causa danos nas funes motoras e psicolgicas aumentando o risco de acidentes em conjunto com a direo veicular. O uso abusivo do lcool se continuado causa vrios efeitos adversos sobre a sade, a famlia, o trabalho, nas relaes sociais, com a justia e a problemas relacionados ao seu consumo. Segundo a Organizao Mundial de Sade, a ingesto excessiva de lcool a terceira causa de morte no mundo, por acidente de trnsito, afogamento, homicdios e suicdios. De acordo com o Ministrio da sade, 11% da populao bebem abusivamente e 35% dos acidentes so conseqncias de embriaguez ao volante.

4.1 Efeitos do consumo do lcool

A elaborao dos padres de consumo feita levando em conta tanto aspectos mdicos quanto psicossociais do uso de lcool. Recentemente, pesquisas epidemiolgicas revelaram mudanas na forma como o lcool afeta a sade e o bem-estar social da populao em diferentes regies do mundo. A populao de paises em desenvolvimento atingida de forma crescente e peculiar por problemas relacionados ao consumo do lcool. O lcool no Brasil est associado a situaes de diverso e o seu consumo acontece com pessoas cada vez mais jovens. Muitos adolescentes comeam a consumir com os amigos em festas, bares ou baladas, podendo ocorrer com o uso constante, durante o desenvolvimento destes jovens, a dependncia. Hoffman, Carbonel e Montoro (1996), em estudos realizados sobre acidentes de trnsito constataram duas caractersticas associadas, uma o sexo masculino do condutor e outra a ingesto por bebidas alcolica. O condutor sob os efeitos do lcool tende a ser mais impulsivo e distrado, menos atento e h uma tendncia a diminuir os processos perceptivos, a tolerncia frustrao e elevando seu sentimento de raiva, podendo tornar-se mais agressivo. Hoje o uso descontrolado de bebidas alcolicas tornou-se um dos principais problemas de sade pblica. O alcoolismo uma doena que afeta a

31

sade fsica, o bem estar emocional e o comportamento do individuo. Segundo estatstica, no Brasil estima-se que entre 10 % a 20 % da populao sofra deste mal. Governos estaduais e nacionais tm se responsabilizando de forma crescente por elaborar polticas de sade apropriadas para combater esses problemas, incluindo programas de preveno e tratamento. A dependncia do lcool foi caracterizada pelo uso compulsivo de bebidas alcolicas e pela manifestao de sintomas de abstinncia aps a cessao do uso de lcool. Dalgalarrondo (2000) afirma que o lcool causa dependncia ao longo dos anos de seu consumo e define a dependncia como um estado psquico e fsico, resultante da ingesto repetida de lcool, havendo a perda do controle, que influencia sobre o bem estar psicolgico, fsico, familiar e profissional. O mesmo autor cita que uma das caractersticas da dependncia a negao, o alcoolista crnico nega que o lcool seja um problema em sua vida, que abusa do lcool, que no consegue parar de beber, que dependente, que influencia negativamente nas relaes sociais, etc. O lcool uma droga potente com muitos efeitos colaterais. A quantidade e as circunstncias do consumo determinam extenso da intoxicao. Os sinais de intoxicao variam de sujeito para sujeito e de acordo com a massa e gordura corporal, o sexo, a idade, o contedo estomacal, a quantidade consumida, o teor de lcool na bebida, a velocidade da ingesto, o estado emocional e sensibilidade, a sade e a combinao com outros psicotrpicos. Vasconcellos (1985), afirma que muitos alcolicos s admitem que precisam de ajuda quando j destruram a prpria sade, a de outro familiar ou a relao familiar ou quando no encontram mais solues para os problemas que eles mesmos criaram. A famlia pode oferecer ajuda, mas se ele no quiser a situao pode ficar ainda pior, a famlia no tem controle e nem poder para faz-lo parar de beber. A deciso de parar de beber s do alcolico, as tentativas so desgastantes e frustrantes e no surtem efeitos, pois ele s tomara a deciso quando de conscientizar, se envolver em dividas ou se envolver com a justia, ainda segundo Vasconcellos o alcolico deve ser responsabilizado por todos os seus atos.

32

H uma enorme diversidade de bebidas alcolicas, com diferentes quantidades de lcool em sua composio, como por exemplo: Bebida Cerveja Cerveja light Vinho Vinhos fortificados Usque, Vodka, Pinga. Porcentagem de lcool 5% 3,5 % 12 % 20% 40 %

A combinao do lcool com outras drogas (cocana, tranqilizantes, barbituratos, antihistamnicos) pode levar ao aumento do efeito, e at mesmo morte. Os efeitos do uso prolongado do lcool so diversos. Dentre os problemas causados diretamente pelo lcool podem-se destacar doenas do fgado, corao e do sistema digestivo. Secundariamente ao uso crnico abusivo do lcool, observase: perda de apetite, deficincias vitamnicos, impotncia sexual ou irregularidades do ciclo menstrual. A ingesto repetida de lcool provoca o desenvolvimento de tolerncia de modo que o sujeito sente necessidade de doses maiores para produzir os efeitos caractersticos. Tem pessoas que com uma taxa elevada de lcool no sangue, permanecem em condies psquicas e neurolgicas sem caractersticas de embriaguez e outras, no entanto, com pequenas quantidades, no deixam dvidas quanto ao seu grau de embriaguez, atravs de manifestaes somticas, psquicas, nervosas e anti-sociais. A sndrome de abstinncia inicia-se horas aps a interrupo ou diminuio do consumo. Os tremores de extremidade e lbios so os mais comuns, associados s nuseas, vmitos, sudorese, ansiedade e irritabilidade. Casos mais graves evoluem para convulses e estados confusionais, com desorientao temporal e espacial, falsos reconhecimentos e alucinaes auditivas, visuais e tteis (delirium tremens). O lcool estimula diretamente a liberao de outros neurotransmissores como a serotonina e endorfinas que parecem contribuir para os sintomas de bem-estar presentes na intoxicao alcolica. Os efeitos fsicos, emocionais e comportamentais ocasionado pela ingesto do lcool so:

33

Cncer; Hepatite; Cirrose; Gastrite; Ulcera; Danos cerebrais irreversveis; Problemas cardacos e de presso arterial; Desnutrio; Anemia; M formao congnita (nas gestantes); Fala pastosa, arrastada; Aparncia ruborizada; Dficit de ateno; Dificuldade de coordenao motora; Falta de coordenao muscular; Perturbao mental; Desordem visual (viso turva); Sonolncia; Tonturas; Tremores musculares; Nuseas e vmitos;

34

Perda de inibio levando a conduta no usual, por exemplo: a pessoa alcoolizada pode fazer coisas que normalmente no faria, como por exemplo: dirigir um carro em alta velocidade.

Alterao do humor, ocasionando euforia, raiva, comportamento violento, depresso e at suicdio.

Pode resultar em perda da memria, Prejuzo na vida familiar, como desentendimentos. Diminuio da produtividade no trabalho. Outros fatores esto associados ao metabolismo da pessoa como a

gentica, e o estilo de vida. A tabela abaixo correlaciona os nveis de concentrao de lcool no sangue (CAS) e os sintomas clnicos correspondentes:
Quadro 1 - Estgios da intoxicao pelo lcool Concentrao de lcool no sangue (CAS) (g /100 ml de sangue) 0.01 - 0.05

Estgio

Sintomas clnicos

Subclnico

Comportamento normal

0.03 - 0.12

Euforia

Euforia leve, sociabilidade, indivduo torna-se mais falante Aumento da auto-confiana, desinibio, diminuio da ateno, capacidade de julgamento e control. Incio do prejuzo sensrio-motor Diminuio da habilidade de desenvolver testes Instabilidade e prejuzo do julgamento e da crtica Prejuzo da percepo, memria e compreenso Diminuio da resposta sensitiva e retardo da resposta reativa e sonolncia. Diminuio da acuidade visual e viso perifrica Incoordenao sensitivo-motora, prejuzo do equilbrio Desorientao, confuso mental e adormecimento Estados emocionais exagerados Prejuzo da viso e da percepo da cor, forma, mobilidade e dimenses Aumento da sensao de dor Incoordenao motora e Piora da incoordenao motora, fala arrastada, apatia e letargia.

0.09 - 0.25

Excitao

0.18 - 0.30

Confuso

35

0.25 - 0.40

Estupor

Inrcia generalizada Prejuzo das funes motoras Diminuio importante da resposta aos estmulos I Importante incoordenao motora Incapacidade de deambular ou coordenar os movimentos Vmitos e incontinncia prejuzo da conscincia, sonolncia ou estupor Inconscincia Reflexos diminudos ou abolidos Temperatura corporal abaixo do normal Incontinncia Prejuzo da respirao e circulao sangunea Possibilidade de morte Morte por bloqueio respiratrio central

0.35 - 0.50

Coma

0.45 + Morte

Fonte: Ministrio da Sade (2010)

importante salientar, com relao aos efeitos txicos do lcool, que alguns efeitos danosos sade podem resultar de um episodio nico de consumo excessivo, mesmo que a pessoa no beba com freqncia. Com relao dependncia do lcool, ela pode perpetuar um consumo pesado e este contribuir para o desenvolvimento da dependncia. Estudos de prevalncia revelam que formas menos graves de dependncia so amplamente distribudas na populao geral e esto associadas a um nvel crescente de problemas. E com relao intoxicao pelo lcool, estudos mostram que existe uma relao direta entre a intoxicao ocasional e problemas como violncia, mortes no transito e outros danos. As polticas pblicas para o lcool devem considerar essa complexidade e devem corresponder ao entendimento de que o lcool no um produto qualquer.

4.2 Fatores externos no comportamento de dirigir

Menezes Pinto (2010) destaca que o uso de drogas teraputicas ou no teraputicas, de bebidas alcolicas, aumenta o risco de acidentes, em funo de uma diminuio da habilidade para controlar o veculo, e uma propenso em dirigir em alta velocidade. No desempenho de dirigir nota-se uma diminuio do tempo de

36

reao, dificuldade em manter a trajetria delimitada, alterao na capacidade de concentrao e processamento de informaes, prejuzo nas funes visuais e alterao na psicomotricidade e na coordenao. Atualmente, os comportamentos no ajustados de autodestruio, como o alcoolismo e a drogadico, apresentam-se com maior freqncia. Nessa circunstncia, o carro pode se constituir num instrumento de escapismo e num meio de violncia. Os fatores que influenciam alterando o comportamento da direo veicular so: lcool atua sob o sistema nervoso alterando: ateno, orientao, coordenao dos movimentos, viso, reflexos e reduz o tempo de reao. Maconha - provoca alteraes na noo de tempo e espao, memria, ateno, concentrao, nimo, capacidade de realizao e viso. Cocana - compromete a maioria dos sentidos, alm se uso crnico, de desencadear psicose cocana. Morfina - usada como analgsicos e para suprimir a tosse muitos efeitos colaterais. Herona pior que morfina causa: euforia, sonolncia, prostrao, improdutividade, sensibilidade a luz, tremores, diminui os reflexos e a ateno, etc. Craque causa: prostrao, depresso profunda, tremor muscular, indiferena dor e ao cansao, dilatao da pupila, etc. Cigarro: d a falsa idia de estar acordados, mas esto com sono. Incompatvel com o comportamento de dirigir, afeta a ateno, distrao, etc. Os medicamentos alm do efeito teraputico (de curar) podem ter efeitos colaterais negativos e misturados a outras drogas o efeito maior e pode ser aditivos, antagnicos e cinegticos que deterioram o desempenho do motorista como: Calmantes: causam sono, vertigens. Anfetaminas: pode causar confuso e ate alucinaes. Anti-diabticos: vertigens, desmaios. Anti-hipertensivos: desmaio, tontura.

37

Contra nuseas: sonolncia. Anti-espasmodicos: perturbaes visuais. Anti-tosse: sonolncia. Glicosdeos cardacos: desmaios fraqueza muscular. Agente de diagnstico oftalmolgico: refrao, perturbaes visuais.

4.3 O lcool uma droga lcita

O lcool conhecido cientificamente como etanol e contido nas bebidas um depressor da atividade do sistema nervoso central. produzido atravs de fermentao ou destilao de vegetais como a cana-de-acar, frutas e gros. O etanol uma droga psicotrpica e tem o seu consumo aceito e at mesmo incentivado pela sociedade. Muitas pessoas desconhecem que o lcool considerado uma droga psicotrpica, que ele atua no sistema nervoso central, provocando mudanas no comportamento das pessoas que o ingere e pode causar dependncia. Apesar de sua ampla aceitao social, o consumo inadequado do lcool um grande problema de sade pblica, acarretando altos custos para a sociedade envolvendo questes mdicas, psicolgicas e outros profissionais, bem como a famlia. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) a medicina define a droga como qualquer substncia capaz de modificar a funo dos organismos vivos, resultando em mudanas fisiolgicas ou de comportamento. E define droga psicotrpica como aquela que atua sobre o crebro, alterando de alguma maneira o psiquismo. A droga seja ela ilcita que no pode ser comercializada e nem consumida, tem srias conseqncias na vida do individuo , prejudicando sua sade fsica, mental e social. Seja ela lcita, que pode ser comercializada e consumida, sob a devida fiscalizao, tambm pode ter srias conseqncias na sade fsica, mental e social. Ambas, lcitas e ilcitas, causam dependncia, perda da capacidade de auto-realizao, identidade e efeitos colaterais como o surgimento de doenas.

38

A soluo para o problema das drogas no s na esfera policial. Esta na somatria dos esforos nas reas familiar, social, educacional, da sade e nas Polticas Pblicas. O lcool movimenta a economia de um pas, envolve muito dinheiro e h muitos interesses econmicos na produo e comercializao deste produto. As drogas podem ser classificadas em trs grupos: DEPRESSORAS diminuem, deprimem as atividades do crebro e do sistema nervoso central como: lcool, tranqilizantes, sonferos, opiceos e solventes. ESTIMULANTES estimulam, aumentam a atividade do crebro e do sistema nervoso central como: cocana, anfetaminas, caf, tabaco, etc. PERTURBADORES perturbam e modificam qualitativamente as atividades do crebro e do sistema nervoso central causando alucinaes e delrios, como: mescalina, maconha, cido lisrgico, ecstasy entre outros. O lcool absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estmago e no clon. A concentrao do lcool que chega ao sangue depende de fatores como: quantidade de lcool consumida em um determinado tempo, massa corporal, e metabolismo de quem bebe e quantidade de comida no estmago. Quando o lcool j est no sangue, no h comida ou bebida que interfira em seus efeitos. Os efeitos do lcool dependem de fatores como: a quantidade de lcool ingerido em determinado perodo, uso anterior de lcool e a concentrao de lcool no sangue. O uso do lcool causa desde uma sensao de calor at o coma e a morte dependendo da concentrao que o lcool atinge no sangue. Um curto perodo (8 a 12 horas) aps a ingesto de grande quantidade de lcool pode ocorrer a "ressaca", que se caracteriza por: dor de cabea, nusea, tremores e vmitos. Isso ocorre tanto devido ao efeito direto do lcool ou outros componentes da bebida. Ou pode ser resultado de uma reao de adaptao do organismo aos efeitos do lcool. Os sintomas que se observam so: Doses at 99mg/dl: sensao de calor/rubor facial, prejuzo de julgamento, diminuio da inibio, coordenao reduzida e euforia;

39

Doses entre 100 e 199mg/dl: aumento do prejuzo do julgamento, humor instvel, diminuio da ateno, diminuio dos reflexos e incoordenao motora;

Doses entre 200 e 299mg/dl: fala arrastada, viso dupla, prejuzo de memria e da capacidade de concentrao, diminuio de resposta a estmulos, vmitos;

Doses entre 300 e 399mg/dl: anestesia, lapsos de memria, sonolncia; Doses maiores de 400mg/dl: insuficincia respiratria, coma, morte. O uso moderado de bebidas alcolicas um conceito difcil de definir

na medida em que ele transmite idias diferentes para pessoas. A OMS esclarece que em algumas situaes, o uso do lcool no recomendvel nem em pequenas quantidades, como por exemplo: mulheres grvidas, em uso de medicaes, menores de 18 anos, etc.

4.4 O lcool e a lei brasileira

Com a finalidade de diminuir os acidentes de trnsito causado por motoristas embriagados, o consumo de bebidas alcolicas foi proibido pela lei 11.705, que altera o Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB). O motorista flagrado excedendo o limite de 0,2 gramas de lcool por litro de sangue pagara uma multa, perdero a Carteira Nacional de Habilitao (CNH) por um ano e ter seu carro apreendido e poder ser preso. A lei considera crime conduzir veculo alcoolizado. O motorista alcoolizado que cometer homicdio em acidente ser considerado doloso (com inteno de matar). A lei probe, tambm, a venda de bebidas alcolicas nas rodovias federais, em zonas rurais. Acreditava-se que existia um nvel seguro de lcool no organismo, que as alteraes s aconteciam acima desse nvel que impedissem as pessoas de dirigir. Estudos comprovaram que as pessoas so diferentes entre si e que cada uma reage diferentemente, tanto em comportamento como em desempenho.

40

O Brasil no est s na luta para combater os acidentes de trnsito no mundo. Outros paises adotaram a Lei seca, umas com mais tolerncia nos limites que estipulam a dosagem, outras possuem o limite de tolerncia zero. O tempo de permanncia do lcool no organismo varia de uma pessoa para outra. Fatores como: estar de estomago vazio ou cheio, ser homem ou mulher e at mesmo estar ou no acostumado bebida alcolica influenciam. Segundo o mdico Alberto Sabbag, diretor da Associao Brasileira de Medicina de Trfego (Abramet), muito mais seguro no ingerir nenhuma bebida alcolica, que muda o comportamento e o desempenho do ser humano, na direo veicular. De uma maneira geral a dose de 0,2 gramas de lcool por litro de sangue pode demorar cerca de 6 horas para ser eliminado pelo organismo, mas se persistir os sintomas do lcool, o melhor no dirigir, a alternativa para aquele que usou a substancia ir de txi ou transporte coletivo ou entregar a direo para quem no bebeu. Mas nem todos aderiram a idia do se beber no dirija, baseada na estatstica divulgada pela Ciretran (Circunscrio Regional de Trnsito) da cidade de Franca-SP, foi instaurado de janeiro outubro de 2010, 222 processos administrativos contra motoristas que foram flagrados dirigindo embriagado. Dos infratores autuados at o ms de outubro, 72 tiveram suas habilitaes suspensas por um ano e mais 30 casos que esto em fase inicial de instaurao de procedimentos. H 150 que ainda no tiveram suas punies decretadas em decorrncia dos recursos e defesas apresentadas pelos motoristas flagrados. Os processos so montados com provas devidas e os acusados tm amplo direito a se defender. Se ao final chegar a concluso de que o condutor merecedor de suspenso, ele ser punido com a condenao de um ano sem poder dirigir e ainda ser obrigado a realizar o curso de reciclagem. As principais provas contra o infrator ainda so os testes dos bafmetros, realizados em blitze da Policia Militar e os exames de sangue coletados pelo mdico legista no IML (instituto mdico legal) durante a elaborao da ocorrncia policial de embriaguez ao volante.

41

4.5 Alterao do limite mximo de teor alcolico da lei seca

De acordo com o Decreto n 6.117, de 22 de maio de 2007, que aprovou a Poltica Nacional sobre o lcool, considerada bebida alcolica aquela que contiver 0.5 graus Gay-Lussac ou mais de concentrao, incluindo-se a bebidas destiladas, fermentadas e outras preparaes, como a mistura de refrigerantes e destilados, alm de preparaes farmacuticas que contenham teor alcolico igual ou acima de 0.5 graus Gay-Lussac. O lcool composto orgnico obtido pela substituio de um tomo de hidrognio por um grupo hidroxila. O etanol decorrente da fermentao ou destilao da glicose de cereais, razes ou frutas atuam de forma sistmica, sobre vrios rgos. No Sistema Nervoso Central (SNC), age como depressor cerebral, de ao hipntica. Interage com neurotransmissores inibitrios, especialmente o cido gama-aminobutrico (Gaba), abrindo os canais de cloro, com conseqente estmulo hiperpolarizao neuronal. Interfere tambm com o glutamato, neurotransmissor excitatrio relacionado com memria e cognio, bloqueando os receptores N-metilD-aspartato (NMDA). Interfere no metabolismo protico e na funo da bomba Na/K (sdio/potssio) inibindo a conduo eltrica neuronal. O lcool no um produto qualquer, uma substncia capaz de causar danos atravs de trs mecanismos distintos: toxicidade, direta e indireta, sobre diversos rgos e sistemas corporais; intoxicao aguda; e dependncia. O texto atual do Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), com redao dada pela Leibn 11.705, de 2008, estabelece: CAPTULO XV DAS INFRAES Art. 165. Dirigir sob a influncia de lcool ou de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: Infrao - gravssima; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspenso do direito de dirigir por 12 (doze) meses; Medida Administrativa - reteno do veculo at a apresentao de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitao. Pargrafo nico. A embriaguez tambm poder ser apurada na forma do art. 277. Art. 276. Qualquer concentrao de lcool por litro de sangue sujeita o condutor s penalidades previstas no art. 165 deste Cdigo.

42

Pargrafo nico. rgo do Poder Executivo federal disciplinar as margens de tolerncia para casos especficos. Art. 277. Todo condutor de veculo automotor, envolvido em acidente de trnsito ou que for alvo de fiscalizao de trnsito, sob suspeita de dirigir sob a influncia de lcool ser submetido a testes de alcoolemia, exames clnicos, percia ou outro exame que, por meios tcnicos ou cientficos, em aparelhos homologados pelo CONTRAN, permitam certificar seu estado. 2 A infrao prevista no art. 165 deste Cdigo poder ser caracterizada pelo agente de trnsito mediante a obteno de outras provas em direito admitidas, acerca dos notrios sinais de embriaguez, excitao ou torpor apresentados pelo condutor. 3 Sero aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Cdigo ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo. Alterao do Limite Mximo de Teor Alcolico da Lei Seca Nota Tcnica Art. 291. Aos crimes cometidos na direo de veculos automotores, previstos neste Cdigo, aplicam-se as normas gerais do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal, se este Captulo no dispuser de modo diverso, bem como a Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber. 1 Aplica-se aos crimes de trnsito de leso corporal culposa o disposto nos arts. 74, 76 e 88 da Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, exceto se o agente estiver: I - sob a influncia de lcool ou qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia; Seo II Dos Crimes em Espcie Art. 306. Conduzir veculo automotor, na via pblica, estando com concentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influncia de qualquer outra substncia psicoativa que determine dependncia: Penas - deteno, de seis meses a trs anos, multa e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Pargrafo nico. O Poder Executivo federal estipular a equivalncia entre distintos testes de alcoolemia, para efeito de caracterizao do crime tipificado neste artigo. Pelo acima, temos que a lei qualifica a presena de qualquer teor alcolico no sangue do condutor como infrao de trnsito gravssima, penalizando-o com multa, suspenso do direito de dirigir, reteno do veculo e recolhimento do documento de habilitao. Ainda, delega o rgo do Poder Executivo federal a competncia para disciplinar as margens de tolerncia para casos especficos. Em contrapartida, ser tipificada como crime apenas a alcoolemia igual ou superior a 0,6g/l, sujeitando o condutor tambm pena de deteno, alm das sanes administrativas. Cabe salientar que a norma anterior estipulava o limite de 0,6g/l para as duas situaes.

43

O Decreto n 6.488, de 19 de junho de 2008, veio regulamentar os arts. 276 e 306 dessa lei, disciplinando a margem de tolerncia de lcool no sangue e a equivalncia entre os distintos testes de alcoolemia para efeitos de crime de trnsito. Art. 1. 1 As margens de tolerncia de lcool no sangue para casos especficos sero definidas em resoluo do Conselho Nacional de Trnsito - CONTRAN, nos termos de proposta formulada pelo Ministro de Estado da Sade. 2 Enquanto no editado o ato de que trata o 1, a margem de tolerncia ser de duas decigramas por litro de sangue para todos os casos. 3 Na hiptese do 2, caso a aferio da quantidade de lcool no sangue seja feito por meio de teste em aparelho de ar alveolar pulmonar (etilmetro), a margem de tolerncia ser de um dcimo de miligrama por litro de ar expelido dos pulmes. Art. 2 Para os fins criminais de que trata o art. 306 da Lei no 9.503, de 1997 Cdigo de Trnsito Brasileiro, a equivalncia entre os distintos testes de alcoolemia a seguinte: I - exame de sangue: concentrao igual ou superior a seis decigramas de lcool por litro de sangue; ou II - teste em aparelho de ar alveolar pulmonar (etilmetro): Concentrao de lcool igual ou superior a trs dcimos de miligrama por litro de ar expelido dos pulmes. Pelo acima, a norma atribui ao Contran a competncia para regulamentar o pargrafo nico do art. 276 do CTB, fixando as margens de tolerncia de alcoolemia para casos especficos. No entanto, enquanto o Contran no o fizer, o prprio. Decreto presidencial j institui tais limites, de forma provisria. Apesar de a lei proibir qualquer teor alcolico, existe limites tcnicos dos prprios aparelhos de testagem que impossibilitam estipular em zero o valor aceito. Por esse motivo, a norma estatui que o motorista flagrado com at 0,2g de lcool por litro de sangue no sofrer qualquer punio. Se a alcoolemia estiver maior que 0,2g/l e menor que 0,6g/l, o condutor ser enquadrado no art. 165 do CTB, sendo-lhe imputadas aes administrativas. Se o teor detectado foi igual ou superior a 0,6g/l, contudo, caracterizar-se- crime, com as penalidades previstas no art. 306 do CTB. Alm disso, cabe salientar que os documentos legais tratam sempre do teor de lcool no sangue, ao passo que o teste pode ser feito tanto por aferio direta da alcoolemia quanto por meio do testagem do ar expirado. Dessa forma, o Decreto estipula tambm a correspondncia entre os resultados das duas tcnicas, considerando que um mg de lcool por litro de ar expirado equivale a 2,3g de lcool por litro de sangue.

44

4.5.1 Dados da Legislao Internacional

O Centro Internacional para Polticas sobre o lcool (International Center for Alcohol Policies - ICAP) informa os limites de alcoolemia para condutores em diversos pases:
PAS Albnia Algeria Argentina Armenia Australia Austria Azerbaijan Belarus Belgium Bolivia Bosnia And Herzegovina Botswana Brazil Bulgaria Cambodia Canad Colmbia Costa Rica China Croatia Republic of Czech Republic Denmark Estonia Ethiopia Finland France Gergia Germany Greece Guatemala Honduras Hungary Iceland ndia Ireland Israel Italy Japan Kenia LIMITE (g/l 0.1 0.1 0.5 0.0 0.5 0.5 0.0 0.5 0.5 0.7 0.5 0.8 0.0 0.5 0.5 0.8 0.0 0.49 0.5 0.5 0.0 0.5 0.2 0.0 0.5 0.5 0.3 0.5 0.5 0.8 0.7 0.0 0.5 0.3 0.8 0.5 0.5 0.3 0.8 PAS Kyrgyzstan Latvia Lithuania Luxembourg Macedonia Malaysia Malta Mauritius Mxico Moldova Mongolia Nepal The Netherlands New Zealand Nicargua Norwau Panam Paraguai Peru Philippines Poland Portugal Romnia Rssia Singapore Slovak Republic Spain South Africa Sweden Switzerland Thailand Turkey Turmenistan Uganda United Kingdom United States Uruguay Venezuela Zimbabwe LIMITE (g/l) 0.5 0.49 0.4 0.8 0.5 0.8 0.8 0.5 0.8 0.3 0.2 0.0 0.5 0.8 0.8 0.2 0.0 0.8 0.5 0.5 0.2 0.5 0.0 0.3 0.8 0.2 0.5 0.5 0.2 0.5 0.5 0.5 0.3 0.5 0.8 0.8 0.8 0.5 0.8

45

O limite mais freqentemente adotado de 0,5g/l, sendo que nmero importante de pases adota tambm 0,8g/l., o mais alto dentre todas as naes pesquisadas.

4.6 Dados estatsticos nacionais

De acordo com o Ministrio da Justia, o nmero de mortes nas estradas federais brasileiras em julho de 2008 caiu 14,5%, em comparao com o mesmo perodo de 2007 (Tabela 3). Cabe salientar que esta foi a primeira vez em que se registrou decrscimo nessas estatsticas nos ltimos anos, sendo que, em julho de 2008, foram registrados menos bitos que em julho de 2004 (Tabela 4). Alm desses dados, o Ministrio da Justia publicou tambm um balano sobre o impacto da nova lei em 20 de agosto de 2008, quando se completaram dois meses de sua implementao. Segundo dados da Polcia Rodoviria Federal (PRF), aquele perodo j haviam sido poupadas 159 vidas e R$ 48 milhes, quando comparado com o mesmo perodo de 2007. TABELA 3 COMPARAO DO NMERO DE OCORRNCIAS NAS ESTRADAS BRASILEIRAS NOS MESES DE JULHO DE 2007 E 2008
OCORRENCIA ACIDENTE FERIDOS MORTOS ACIDENTES SEM VITIMAS ACIDENTES COM MORTOS VEICULOS FISCALIZADOS AUTUAES CRIMES DE TRNSITO MULTAS POR RADAR 2007 10.531 6.433 620 6.277 482 546.876 97.688 477 59.149 2008 10.500 6.005 530 6.513 408 516.781 103.725 895 60.023

Fonte: Ministrio da Justia A mudana na legislao brasileira provocada pela Lei n 11.705, de 2008 vm sendo debatidas em vrias instncias, inclusive quanto sua constitucionalidade. Houve muitos debates acerca do tema envolvendo interesses diversos. Independentemente de qualquer argumento que se proponha, relevante o fato da

46

implementao da nova lei ter reduzido efetivamente o nmero de acidentes e mortes no trnsito. Segundo o Ministrio da Justia, houve reduo da violncia no trnsito desde a implantao dos novos limites de alcoolemia permitidos para motoristas. Cabe salientar, todavia, que o perodo de anlise ainda reduzido, o que pode comprometer a confiabilidade das anlises realizadas at o momento. O objetivo da lei em questo evitar os potenciais efeitos nocivos do uso do lcool por motoristas. Essa medida pertinente, pelo fato do Brasil apresentar alta incidncia de eventos violentos relacionados ao uso do lcool. Alm disso, fato que a cultura brasileira estimula o consumo de bebida alcolica e nesse sentido, o rigor introduzido pela nova regulamentao bem vindo. Por outro lado, em que pese a j mencionada variabilidade individual aos efeitos do lcool, a literatura aponta que os efeitos da alcoolemia de at 0,5g/l so bastante reduzidos na maioria das pessoas. Talvez com base nesse dado, grande nmero de pases adota esse valor como limite. Existem poucos dados correlacionando nvel de alcoolemia e ocorrncia de acidentes de trnsito. O estudo mencionado (Modelli et al, 2008) demonstrou que mais de 40% das vtimas fatais de acidentes de trnsito apresentavam concentrao de lcool no sangue superior 0,6g/l. Apesar de o estudo no esclarecer se tais vtimas estavam ou no dirigindo no momento do acidente, tem-se que quase metade das vtimas fatais no trnsito naquele perodo havia ingerido quantidade significativa de lcool. Um fato relevante nesse estudo que os nveis mdios de alcoolemia formam bastante elevados: 2,4 g/l para as vtimas de atropelamentos; 1,8 g/l para as de colises; 1,6 g/l para as de capotagens. Isso sugere que, ao menos para a populao estudada nessa pesquisa, os acidentes com vtimas fatais ocorrem quando o nvel de alcoolemia muito elevado, bastante superior ao limite que se vem debatendo Pelo acima, temos que, tecnicamente, at a concentrao de 0,4g de lcool por litro de sangue, as alteraes comportamentais tendem a ser bastante restritas. Alm disso, parte considervel dos pases estudados permite alcoolemia de 0,5g/l ou mais.

47

5 POLITICA PBLICA E POLTICA DO LCOOL

O valor da perspectiva da sade pblica para a poltica do lcool a sua habilidade em identificar riscos, e ou grupos de risco, e sugerir intervenes apropriadas para beneficiar o maior nmero de pessoas. Nas polticas pblicas, os governos tomam decises dentro das formas de leis, regras ou regulamentaes, isso indica que as decises provm de um consenso e muito bem documentada, a ponto de constiturem consenso entre os especialistas e autoridades da rea e sempre constitudas em prol do interesse pblico, nunca da indstria ou de seus lobbies. Quando polticas pblicas dizem respeito relao entre lcool, sade e bem-estar social so considerados polticas do lcool. As leis destinadas a prevenir acidentes automobilsticos relacionados ao lcool so consideradas polticas pblicas. As polticas do lcool so divididas em duas categorias: as de alocao, que promovem um recurso a um grupo ou organizao especficos (s vezes, s custas de outro grupo ou organizao), de forma a obter objetivos de interesse pblico. Financiar o treinamento de atendentes e garons para servirem bebidas com responsabilidade e fornecer tratamento aos dependentes do lcool so exemplos de polticas que visam a reduzir os danos causados pelo lcool. J as polticas regulatrias procuram influenciar comportamentos e decises dos indivduos atravs de aes mais diretas. Leis que regulam preo e taxao de bebidas alcolicas, que impem uma idade mnima compra de lcool, que limitam as horas de funcionamento de bares, que probem total ou parcialmente a propaganda de bebidas alcolicas e que limitam a hora e lugar em que bebidas alcolicas podem ser servidas ou compradas tm sido usadas para restringir o acesso ao lcool por razes de sade e segurana pblicas, estas so exemplos de polticas regulatrias.

48

5.1 Poltica nacional sobre o lcool

O DECRETO N. 6.117, DE 22 DE MAIO DE 2007. Aprova a Poltica Nacional sobre o lcool, dispe sobre as mediadas para reduo do uso indevido de lcool e sua associao com a violncia e criminalidade, e d outras providncias. PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso VI, alnea a, da Constituio, DECRETA: Art. 1o Fica aprovada a Poltica Nacional sobre o lcool, consolidada a partir das concluses do Grupo Tcnico Interministerial institudo pelo Decreto de 28 de maio de 2003, que formulou propostas para a poltica do Governo Federal em relao ateno a usurios de lcool, e das medidas aprovadas no mbito do Conselho Nacional Antidrogas, na forma do Anexo I. Art. 2o A implementao da Poltica Nacional sobre o lcool ter incio com a implantao das medidas para reduo do uso indevido de lcool e sua associao com a violncia e criminalidade a que se refere o Anexo II. Art. 3o Os rgos e entidades da administrao pblica federal devero considerar em seus planejamentos as aes de governo para reduzir e prevenir os danos sade e vida, bem como as situaes de violncia e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcolicas na populao brasileira. Art. 4o A Secretaria Nacional Antidrogas implementao da Poltica Nacional sobre o lcool. articular e coordenar a

Art. 5o Este Decreto entra em vigor na data da sua publicao. Braslia, 22 de maio de 2007; 186o da Independncia e 119o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Tarso Genro Fernando Haddad Mrcia Bacia Lameira da Costa Marcio Fortes de Almeida

49

Jorge Armando Felix ANEXO I POLTICA NACIONAL SOBRE O LCOOL I - OBJETIVO 1. A Poltica Nacional sobre o lcool contm princpios fundamentais sustentao de estratgias para o enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de lcool, contemplando a intersetorialidade e a integralidade de aes para a reduo dos danos sociais, sade e vida causada pelo consumo desta substncia, bem como as situaes de violncia e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcolicas na populao brasileira. II - DA INFORMAO E PROTEO DA POPULAO QUANTO AO CONSUMO DO LCOOL 2. O acesso e recebimento de informaes sobre os efeitos do uso prejudicial de lcool e sobre a possibilidade de modificao dos padres de consumo, e de orientaes voltadas para o seu uso responsvel, direito de todos os consumidores. 3. Compete ao Governo, com a colaborao da sociedade, a proteo dos segmentos populacionais vulnerveis ao consumo prejudicial e ao desenvolvimento de hbito e dependncia de lcool. 4. Compete ao Governo, com a colaborao da sociedade, a adoo de medidas discutidas democraticamente que atenuem e previnam os danos resultantes do consumo de lcool em situaes especficas como transportes, ambientes de trabalho, eventos de massa e em contextos de maior vulnerabilidade. III - DO CONCEITO DE BEBIDA ALCOLICA 5. Para os efeitos desta Poltica, considerada bebida alcolica aquela que contiver 0.5 grau Gay-Lussac ou mais de concentrao, incluindo-se a bebidas destiladas, fermentadas e outras preparaes, como a mistura de refrigerantes e destilados, alm de preparaes farmacuticas que contenham teor alcolico igual ou acima de 0.5 grau Gay-Lussac. IV - DIRETRIZES 6. So diretrizes da Poltica Nacional sobre o lcool: 1 - promover a interao entre Governo e sociedade, em todos os seus segmentos, com nfase na sade pblica, educao, segurana, setor produtivo, comrcio, servios e organizaes no-governamentais; 2 - estabelecer aes descentralizadas e autnomas de gesto e execuo nas esferas federal, estadual, municipal e distrital;

50

3 - estimular para que as instncias de controle social dos mbitos federal, estadual, municipal e distrital observem, no limite de suas competncias, seu papel de articulador dos diversos segmentos envolvidos; 4 - utilizar a lgica ampliada do conceito de reduo de danos como referencial para as aes polticas, educativas, teraputicas e preventivas relativas ao uso de lcool, em todos os nveis de governo; 5 - considerar como conceito de reduo de danos, para efeitos desta Poltica, o conjunto estratgico de medidas de sade pblica voltadas para minimizar os riscos sade e vida, decorrentes do consumo de lcool; 6 - ampliar e fortalecer as redes locais de ateno integral s pessoas que apresentam problemas decorrentes do consumo de bebidas alcolicas, no mbito do Sistema nico de Sade (SUS); 7 - estimular que a rede local de cuidados tenha insero e atuao comunitrias, seja multicntrica, comunicvel e acessvel aos usurios, devendo contemplar, em seu planejamento e funcionamento, as lgicas de territrio e de reduo de danos; 8 - promover programas de formao especfica para os trabalhadores de sade que atuam na rede de ateno integral a usurios de lcool do SUS; 9 - regulamentar a formao de tcnicos para a atuao em unidades de cuidados que no sejam componentes da rede SUS; 10 - promover aes de comunicao, educao e informao relativas s conseqncias do uso do lcool; 11 - promover e facilitar o acesso da populao alternativas culturais e de lazer que possam constituir alternativas de estilo de vida que no considerem o consumo de lcool; 12 - incentivar a regulamentao, o monitoramento e a fiscalizao da propaganda e publicidade de bebidas alcolicas, de modo a proteger segmentos populacionais vulnerveis ao consumo de lcool em face do hiato existente entre as prticas de comunicao e a realidade epidemiolgica evidenciada no Pas; 13 - estimular e fomentar medidas que restrinjam, espacial e temporalmente, os pontos de venda e consumo de bebidas alcolicas, observando os contextos de maior vulnerabilidade s situaes de violncia e danos sociais; 14 - incentivar a exposio para venda de bebidas alcolicas em locais especficos e isolados das distribuidoras, supermercados e atacadistas; 15 - fortalecer sistematicamente a fiscalizao das medidas previstas em lei que visam coibir a associao entre o consumo de lcool e o ato de dirigir;

51

16 - fortalecer medidas de fiscalizao para o controle da venda de bebidas alcolicas a pessoas que apresentem sintomas de embriaguez; 17 - estimular a incluso de aes de preveno ao uso de bebidas alcolicas nas instituies de ensino, em especial nos nveis fundamental e mdio; 18 - privilegiar as iniciativas de preveno ao uso prejudicial de bebidas alcolicas nos ambientes de trabalho; 19 - fomentar o desenvolvimento de tecnologia e pesquisa cientficas relacionadas aos danos sociais e sade decorrente do consumo de lcool e a interao das instituies de ensino e pesquisa com servios sociais, de sade, e de segurana pblica; 20 - criar mecanismos que permitam a avaliao do impacto das aes propostas e implementadas pelos executores desta Poltica. ANEXO II Conjunto de medidas para reduzir e prevenir os danos sade e vida, bem como as situaes de violncia e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcolicas na populao brasileira 1. Referente ao diagnstico sobre o consumo de bebidas alcolicas no Brasil: 1.1. Publicar os dados do I Levantamento Nacional sobre os Padres de Consumo do lcool na Populao Brasileira, observando o recorte por gnero e especificando dados sobre a populao jovem e a populao indgena; 1.2. Apoiar pesquisa nacional sobre o consumo de lcool, medicamentos e outras drogas e sua associao com acidentes de trnsito entre motoristas particulares e profissionais de transporte de cargas e de seres humanos. 2. Referente propaganda de bebidas alcolicas: 2.1. Incentivar a regulamentao, o monitoramento e a fiscalizao da propaganda e publicidade de bebidas alcolicas, de modo a proteger segmentos populacionais vulnerveis estimulao para o consumo de lcool; 3. Referente ao tratamento e reinsero social de usurios e dependentes de lcool: 3.1. Ampliar o acesso ao tratamento para usurios e dependentes de lcool aos servios do Sistema nico de Sade (SUS); 3.2. Articular, com a rede pblica de sade, os recursos comunitrios no governamentais que se ocupam do tratamento e da reinsero social dos usurios e dependentes de lcool.

52

4. Referente realizao de campanhas de informao, sensibilizao e mobilizao da opinio pblica quanto s conseqncias do uso indevido e do abuso de bebidas alcolicas: 4.1. Apoiar o desenvolvimento de campanha de comunicao permanente, utilizando diferentes meios de comunicao, como, mdia eletrnica, impressa, cinematogrfico, radiofnico e televisivo nos eixos temticos sobre lcool e trnsito, venda de lcool para menores, lcool e violncia domstica, lcool e agravos da sade, lcool e homicdio e lcool e acidentes. 5. Referente reduo da demanda de lcool por populaes vulnerveis: 5.1. Intensificar a fiscalizao quanto ao cumprimento do disposto nos arts. 79, 81, incisos II e III, e 243 do Estatuto da Criana e do Adolescente; 5.2. Intensificar a fiscalizao e incentivar a aplicao de medidas proibitivas sobre venda e consumo de bebidas alcolicas nos campos universitrios; 5.3.Implementar o Projeto de Preveno do Uso de lcool entre as Populaes Indgenas, visando capacitao de agentes de sade e de educao, assim como das lideranas das comunidades indgenas, para a articulao e o fortalecimento das redes de assistncia existentes nas comunidades e nos municpios vizinhos; 5.4. Articular a elaborao e implantao de um programa de preveno ao uso de lcool dirigido populao dos assentamentos para a reforma agrria, bem como o acesso desta populao aos recursos de tratamentos existentes na rede pblica e comunitria. 6. Referente segurana pblica: 6.1.Estabelecer regras para destinao de recursos do Fundo Nacional de Segurana Pblica (FNSP) e do Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD) para os Municpios que aderirem a critrios pr-definidos pelo CONAD para o desenvolvimento de aes que visem reduzir a violncia e a criminalidade associadas ao consumo prejudicial do lcool. 7. Referente associao lcool e trnsito: 7.1. Difundir a alterao promovida no Cdigo de Trnsito Brasileiro pela Lei no 11.275, de 7 de fevereiro de 2006, quanto comprovao de estado de embriaguez; 7.2.Recomendar a incluso no curso de reciclagem previsto no artigo 268 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, de contedo referente s tcnicas de interveno breve para usurios de lcool; 7.3. Recomendar a reviso dos contedos sobre uso de lcool e trnsito nos cursos de formao de condutores e para a renovao da carteira de habilitao; 7.4. Recomendar a incluso do tema lcool e trnsito na grade curricular da Escola Pblica de Trnsito;

53

7.5. Elaborar medidas para a proibio da venda de bebidas alcolicas nas faixas de domnio das rodovias federais. 8. Referente capacitao de profissionais e agentes multiplicadores de informaes sobre temas relacionados sade, educao, trabalho e segurana pblica: 8.1. Articular a realizao de curso de capacitao em interveno breve para profissionais da rede bsica de sade; 8.2. Articular a realizao de curso de preveno do uso do lcool para educadores da rede pblica de ensino; 8.3. Articular a realizao de curso de capacitao para profissionais de segurana de pblica; 8.4. Articular a realizao de curso de capacitao para conselheiros tutelares, dos direitos da criana e do adolescente, de sade, educao, antidrogas, assistncia social e segurana comunitria; 8.5. Articular a realizao de curso de capacitao para profissionais de trnsito; 8.6. Articular a realizao de curso de capacitao em preveno do uso do lcool no ambiente de trabalho. 9. Referente ao estabelecimento de parceria com os municpios para a recomendao de aes municipais: 9.1. Apoiar a fiscalizao dos estabelecimentos destinados diverso e lazer, especialmente para o pblico jovem no que se refere proibio de mecanismos de induo ao consumo de lcool: 9.1.1. Incentivar medidas de proibio para a consumao mnima, promoo e degustao de bebidas alcolicas; 9.1.2. Incentivar medidas de regulamentao para horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais onde haja consumo de bebidas alcolicas; 9.2 Apoiar os Municpios na implementao de medidas de proibio da venda de bebidas alcolicas em postos de gasolina; 9.3 Incentivar o estabelecimento de parcerias com sindicatos, associaes profissionais e comerciais para a adoo de medidas de reduo dos riscos e danos associados ao uso indevido e ao abuso de bebidas alcolicas: 9.3.1. Incentivar a capacitao de garons quanto proibio da venda de bebidas para menores e pessoas com sintomas de embriaguez;

54

9.3.2. Estimular o fornecimento gratuito de gua potvel nos estabelecimentos que vendem bebidas alcolicas; 9.4. Promover e facilitar o acesso da populao a alternativas culturais e de lazer que possam constituir escolhas naturais e alternativas para afastar o pblico jovem do consumo do lcool.

55

6 EDUCAO PARA O TRNSITO

A educao para o trnsito consiste num conjunto de conhecimentos e mtodos visando ensinar e convencer as pessoas a se comportar de maneira apropriada no trnsito, para que a circulao de veculos e pedestres nas vias seja realizada com segurana, eficincia e comodidade. O objetivo da Educao para o trnsito no apenas transmitir conhecimento s pessoas, mas tambm, convenclas a efetivamente comportar-se na prtica de acordo com os conhecimentos adquiridos. de grande importncia a educao de trnsito na sociedade em vista a violncia no trnsito, principalmente nos paises no desenvolvidos e tambm pelo fato do fator falha humana, passvel de ser reduzida com a educao, estar presente na grande maioria dos acidentes. Para a implementao da educao se faz necessrio uma poltica adequada para uma conscientizao da populao e dos governantes da importncia do tema, pois a acidentalidade viria causa de grandes tragdias, tristezas e sofrimentos. Para obter xito no combate violncia do trnsito, a educao para o trnsito deve ser assumida com responsabilidade de todos: governo, empresas e usurios. Educao para o trnsito no apenas uma disciplina escolar, mas sim, uma ao contnua que envolve a mdia, famlia, amigos, colegas de trabalho, crianas, idosos, deficientes fsicos, etc. Para que tenha xito necessrio um conjunto de aes organizadas e envolve trs aspectos: conhecimento, treinamento e conscientizao, sendo necessrio que seja dirigida a todas as pessoas. O conhecimento est relacionado ao ensino terico das normas e regras do trnsito, mostrando como o trnsito funciona e como as pessoas devem se comportar para se locomover a p, como condutor de um veculo e como passageiro. Aqui se inclui as informaes tericas de como manejar um veculo com segurana, eficincia e comodidade. O treinamento consiste em fazer as pessoas executarem na prtica sob superviso, o conhecimento terico para que adquiram a habilidade necessria. Esta atividade to importante para os condutores de veculos motorizados, tambm

56

importante para pedestres, ciclistas, condutores de veculos com trao animas e pessoas que se deslocam montadas em animais. A conscientizao tem por objetivo convencer as pessoas da importncia de terem um comportamento adequado no trnsito, visando a sua prpria segurana e das outras pessoas. Tambm, a preservao do patrimnio prprio e dos outros, a circulao pacfica sem desentendimentos, a operao eficiente do sistema virio, o respeito ao meio ambiente, etc. Esses trs aspectos da educao para o trnsito devem ser dirigidos, de forma diferenciada e apropriada a pessoas de todas as idades: criana, adolescentes, adultos e idosos. A educao para o trnsito deve comear na pr-escola e continuar no ensino fundamental, mdio e superior, todos necessitam locomover-se sempre, pelas ruas, caminhando, usando bicicleta e evidentemente com mais nfase e contornos prprios quando as pessoas vo obter a licena para conduzir veculos motorizados. Para Rozestraten (1988), a formao de valores acontece durante o processo de educao escolar, sendo vital para moldar o comportamento da pessoa no trnsito, e como o trnsito faz parte da vida diria das pessoas, so de fundamental importncia formao de crianas e jovens, dotando-os de informaes, regras, tcnicas e habilidades para viver dentro dessa cultura. As campanhas educativas para o trnsito podem ter formas diversas como: Eventos nas escolas como palestras, representaes teatrais, filmes, vdeos, jogos educativos, leituras de gibis com estrias educativas. Concursos com prmios de redao e desenho. Carreatas e passeatas. Informaes educativas atravs de outdoors, cartazes, panfletos e cartes. Campanhas em empresas, escolas e organizaes sociais. Campanhas pela mdia (televiso, revista, jornal, radio etc.). Cidade Mirim um importante instrumento para ajudar no treinamento prtico dos alunos e nestes lugares os alunos podem trafegar a p, de bicicleta, etc., onde os erros cometidos no incorrem em risco.

57

6.1 Legislao e educao

A educao no trnsito est assegurada pela legislao. A educao para o trnsito assunto tratado na Constituio Federal do Brasil, no Cdigo de Trnsito Brasileiro, Lei 9.503, de 23.09.1997, em leis e decretos do governo federal, em resolues do Conselho Nacional de Trnsito (CONTRAN), em portarias do Departamento Nacional de Trnsito (DENATRAN) e outras matrias oficiais. Dois artigos da constituio federal so particularmente relevantes. O artigo 6, que faz referncia educao de maneira geral, e o artigo 23 no inciso XII, que faz meno particular educao para a segurana no trnsito, so eles: Artigo 6 - So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo a maternidade e infncia a assistncia aos desamparados, na forma desta constituio. Artigo 23 - competncia comum da unio, dos estados, do distrito federal e dos municpios: Inciso XII estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. O cdigo de trnsito brasileiro (CTB), institudo pela lei 9.503 de 23/09/1997 e em vigor desde 28/01/1998, estabelece, no capitulo I, que o trnsito em condies seguranas um direito de todos e dever dos rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito (SNT), que devem adotar as medidas necessrias para assegurar este direito entre as quais esto as atividades de educao no trnsito. No captulo II, o cdigo coloca de maneira explicita que algumas das finalidades do SNT so: educao para o trnsito e formao e reciclagem de condutores. Tambm, definido que o SNT deve estabelecer as diretrizes com vista segurana, fluidez, defesa ambiental e educao para o trnsito. Outro ponto mencionado a obrigao dos rgos e entidades que compem o SNT de estimular, orientar e promover campanhas educativas voltadas para a segurana no trnsito. O capitulo VI do CTB inteiramente dedicado educao para o trnsito. J de inicio define que a educao para trnsito direito de todos e

58

constitui direito prioritrio para os componentes do SNT. Os principais aspectos abordados no capitulo VI do CTB so os seguintes: funcionamento das escolas publica de trnsito, campanhas educativas para a segurana no trnsito, promoo da educao para o trnsito na pr-escola e no escolas 1, 2 e 3 graus, adoo de contedos relativos educao para o trnsito nas escolas de formao para o magistrio, treinamento de professores e multiplicadores e campanha nacional sobre primeiros socorros no caso de acidentes de trnsito. Os recursos para a implantao de programas destinados a preveno de acidentes (onde o tema educao esta presente), o artigo 78 do cdigo dispem que o percentual de dez por cento do total dos valores arrecadados destinados Previdncia Social, do Prmio do Seguro Obrigatrio de Danos Pessoais causados por Veculos Automotores de Via Terrestre DPVAT, de que trata a lei n 6.194, de 19 de dezembro de 1974, sero repassados mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trnsito para aplicao, por intermdio do CONTRAN, em programas dos Ministrios da Sade, da Educao e do Desporto, do Trabalho, dos transportes e da justia. No capitulo XIII, o CBT estabelece que os condutores de veculos escolares devam ser aprovados em cursos especializados, nos termos regulamentao do CONTRAN. O captulo XIV determina que a formao de condutores obrigatoriamente deve incluir, cursos de direo defensiva, de primeiros socorros e de conceitos bsicos de proteo ao meio ambiente relacionado com o trnsito. E que para conduzir veculos de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de produto perigoso, ou para habilitar-se nas categorias D e E, o candidato dever ser aprovado em curso especializados e em treinamentos de prtica de veculos em situaes de risco, nos termos de normatizao do CONTRAN. Outra questo abordada neste captulo so os procedimentos voltados para a aprendizagem prtica dos condutores e para a realizao de exames tericos e prticos visando obteno da permisso para Dirigir (a Carteira Nacional de Habilitao somente concedida depois de um ano, se determinadas condies forem cumpridas). No captulo XX estabelecida a Semana Nacional de Trnsito que dever ser realizada anualmente de 18 a 25 de Setembro. Onde devero ser realizadas atividades de diversas naturezas voltadas, sobretudo, para a segurana do trnsito. Tambm disposto no artigo 320 que a receita arrecadada com a cobrana das multas de

59

trnsito ser aplicada, exclusivamente, em sinalizao, engenharia de trfego, no campo, policiamento, fiscalizao e educao de trnsito, bem como que o percentual de 5% do valor das multas de trnsito arrecadadas ser depositado, mensalmente, na conta de fundo de mbito nacional destinado segurana e educao de trnsito. A lei n 9.602 de 21 de janeiro de 1998 e o decreto n. 2.613 de 03 de junho de 1998 do Governo Federal regulamentou o Fundo Nacional de Segurana e Educao de Trnsito FUNSET- que um fundo de mbito nacional destinado segurana e educao de trnsito. Sua gesto de responsabilidade do DENATRAN, que deve estabelecer as normas que regem a aplicao dos recursos. O decreto n 2.613 de 03 de junho de 1998, estabelece os recursos para o FUNSET, que derivam: - 5% do valor das multas de trnsito arrecadadas pela Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios; - de doaes especficas consignadas na Lei de Oramento ou em crditos adicionais; - de doaes ou patrocnios de organismos ou entidades nacionais, internacionais ou de pessoas fsica ou jurdicas nacionais ou internacionais; - de arrecadao de juros de mora e atualizao monetria incidentes sobre o valor das multas; - de resultados das aplicaes financeiras dos recursos; - e outras receitas que lhe forem atribudas por lei. Lei n 6.194 de 19 de dezembro de 1974, dispem sobre o seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoa transportada ou no DPVAT, que tem por objetivo indenizar as vtimas de trnsito em caso de invalidez permanente e de despesas de sade mdicas e hospitalares, devidamente comprovadas, ou os beneficirios das mesmas em caso de morte. Lei n 8.212 de 24 de julho de 1991, repassa ao Sistema nico de Sade SUS 50% da receita bruta do prmio associado ao seguro DPVAT, a fim de atender aos segurados vtimas de acidentes de trnsito. O SUS, dos 50% recebidos, dever repassar ao Departamento Nacional de Trnsito (artigo 78, pargrafo nico, do Cdigo de Trnsito Brasileiro), destinados programas de preveno de acidentes de trnsito.

60

Resoluo 120/01 do CONTRAN, nesta definida os contedos especficos para a formao e desenvolvimento de comportamentos seguros no trnsito para alunos do ensino mdio. o Projeto Educao e Segurana no Trnsito no ensino Mdio. Resoluo 420/69 do CONTRAN, que estabelece as diretrizes para a campanha nacional de trnsito (realizada anualmente de 18 a 25 de setembro), bem como a forma como se deve implementar. Resoluo 030/98 do CONTRAN trata sobre a realizao de campanhas permanentes de segurana no trnsito, desenvolvidas sobre temas especficos relacionados com fatores de risco. Resoluo 168/04 do CONTRAN estabelece normas e procedimentos para a formao de condutores de veculos, inclusive define os tpicos a serem abordados em cada um dos cursos, tericos e prticos para obteno da permisso para dirigir, da renovao e da reciclagem para motoristas infratores, para condutores de veculos de transporte coletivo de passageiros, escolares, de produtos perigosos e de transporte de emergncia. Resoluo 207/06 do CONTRAN trata dos critrios e atividades de funcionamento de Escolas Pblicas de Trnsito, destiando-as execuo de cursos, aes e projetos educativos, voltado para o exerccio da cidadania no trnsito como: convvio social no espao pblico, promovendo princpios de equidade e de tica.

61

7 COMBATE NO ATO DE BEBER E DIRIGIR

O rumo para minimizar os acidentes e a taxa de mortalidade causada pela associao lcool e direo veicular est na educao, na legislao e na fiscalizao. As estratgias preventivas de educao em escolas tm se mostrado eficiente na mudana de atitudes e na disseminao de informaes sobre o uso de lcool, sem, contudo mudar o padro vigente de consumo. Medidas como a melhora da auto-estima dos estudantes e o incentivo de praticas esportivo so exemplos dessas estratgias. O impacto dos programas de educao e persuaso pequeno e inconsistente. O uso da abordagem educacional ser mais efetivo se integrada a um conjunto de polticas de alocao e de regulao. A mobilizao da comunidade tem sido usada para aumentar o grau de conscientizao dos problemas associados ao consumo de bebidas em bares e casas noturnas, pressionando os proprietrios dos bares a reconhecer sua responsabilidade para com a comunidade. Esse tipo de estratgia mostra sucesso, mas como pouco divulgado so casos isolados. A severidade das punies mostra que quanto mais severas as penalidades previstas na legislao aos infratores das leis e regras do trnsito como: multas elevadas, recolhimento da habilitao, recolhimento do veculo, deteno do motorista, diminui a quantidade de acidentes e de vitimas fatais e no fatais e de maior uso dos equipamentos de segurana (capacete, cinto de segurana, cadeirinha para crianas, etc.). To importante quanto uma legislao apropriada, a efetiva fiscalizao, pois essa atua no sentido de inibir a desobedincia as leis e regras de trnsito por parte dos usurios, contribuindo assim para uma maior segurana viria. Outra estratgia no combate ao beber e dirigir, est na medida de reduo nos limites permitidos de alcoolemia com presena constante e aleatria de bafmetros pelas ruas, avenidas e rodovias. A poltica do lcool, alocao e regulao, so fortes se o Estado deixar de ser omisso a bem do interesse publico, regular a promoo do lcool em vez de deixar que a indstria e a mdia exeram a regulao, aos seus prprios

62

interesses. E assim as medidas usadas no combate ao ato de beber e dirigir ter uma base de sustentao.

7.1 Tratamento

O tratamento para os problemas de alcoolismo, alm de sua importncia na diminuio do sofrimento e da dor do paciente e de seus familiares. Est na preveno ao consumo de lcool. Estudos apontam uma diversidade de tratamentos, os mais indicados so: Na fase inicial do tratamento, indica-se internao para desintoxicao. Psicoterapia cognitiva comportamental. Psicoterapia de orientao analtica em grupo ou individual. Grupos de auto-ajuda, como os Alcolicos Annimos (AA), o grupo Al-Anom e o Amor Exigente destinados famlia do alcolico que tambm precisa de ajuda profissional para saber lidar, conviver com o problema do alcoolismo dentro de casa, na famlia. Esses grupos so gratuitos e tem em todas as cidades. A associao de medicamentos com psicoterapia tem se mostrado a melhor opo teraputica para os problemas de alcoolismo e drogas.

63

RESULTADOS

Em um primeiro momento, foi realizada uma reviso bibliogrfica do tema proposto: o uso do lcool nos acidentes de trnsito. Num segundo momento, foi elaborado e aplicado um questionrio, contendo 15 questes a uma amostra de 20 pessoas, sendo 16 do sexo masculino e 04 do sexo feminino, voltadas para as conseqncias do uso do lcool na funo de motoristas, que tiveram sua CNH (carteira nacional de habilitao) apreendida em abordagens policiais, flagrados dirigindo embriagados na cidade de Franca-SP. O municpio de Franca est localizado no planalto paulista, na regio nordeste do estado de So Paulo. O seu IDH (ndice de Desenvolvimento Urbano) corresponde a 0,82 (posio 59 entre os 656 municpios do Estado de So Paulo), apresentando uma frota em torno de 159.857 veculos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Franca). A rea do municpio corresponde a 607,333 km, com uma rea urbana estimada em 84 km. De acordo com o SENSO 2000, Franca apresenta uma populao de 287.400 habitantes, com estimativa segundo o IBGE em 2009 de 330.938 habitantes. O municpio apresenta 70% da populao economicamente ativa, com a economia voltada principalmente para a indstria, prestao de servios e comrcio. (Fonte: IBGE) No terceiro momento foram reunidos todos os dados, os quais foram analisados estatisticamente e ento elaborados os resultados. Os grficos a seguir representam o perfil dos participantes estudados. GRFICO 1 Faixa etria dos participantes varia de 20 a 60 anos de idade, sendo que o predomnio maior na faixa dos 31 a 40 anos.

IDADE DOS PARTICIPANTES


20% 40% 20 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60

10% 30%

64

GRFICO 2 Profisso dos participantes este grfico mostra que os participantes tem uma ocupao, sendo que 60% com remunerao, 30% so estudantes e 10% esto desempregados.
PROFISSO 10% 30% 60% Desempregados Estudantes Empregados

GRFICO 3 Estado civil dos participantes - observado neste grfico que 35% dos participantes so solteiro, 40% so casados e 25% so divorciados.
ESTADO CIVIL

25%

35%

Solteiro (a) Casado (a)

40%

Divorciado (a)

GRFICO 04 Sexo do participante - Em relao ao sexo dos participantes, nota-se um maior predomnio no sexo masculino, sendo 80% de homens e 20% de mulheres.
SEXO

20% 80% Masculino Feminino

65

GRFICO 05 Escolaridade dos participantes - Quanto escolaridade, 50% tm o ensino mdio, 40% cursando o ensino superior e 10% o ensino fundamental.
ESCOLARIDADE

40%

10% Ensino Fundamental 50% Ensino Mdio Ensino Superior

Os demais grficos referem-se aos dados colhidos com a aplicao do questionrio em anexo. GRFICO 06 Tempo de habilitao - De acordo com as respostas, 10% possuem a habilitao a mais de 16 anos; 20% dirigem de 11 a 15 anos; 30% de 01 a 05 anos e 40% de 6 a 10 anos.
TEMPO DE HABILITAO

10% 20%

30%

de 01 a 05 anos de 06 a 10 anos de 11 a 15 anos

40%

h mais de 16 anos.

66

GRFICO 07 Categoria da carteira nacional de habilitao Este grfico mostra que 10% apresentam a categoria D; 30% somente a categoria B e 60% so habilitados nas categorias A e B.
CATEGORIA DA CNH

A 30% 60% B C 10% D E F

GRFICO 08 Significado do veiculo - Para os participantes o significado do veculo foi: 55% que o veiculo representa autonomia, liberdade e prazer; 30% destacaram como um meio de locomoo mais fcil e rpido; 10% o significado de conforto e comodidade e 5% citam que o veiculo um facilitador da locomoo.
QUAL O SIGNIFICADO DO VECULO PARA O CONDUTOR

30%

10%

5%

Conforto e comodidade Necessidade e facilidade Autonomia, liberdade e prazer Meio de locomoo mais rpido

55%

67

GRFICO 09 Significado do trnsito - Quanto ao significado que o trnsito tem para os participantes, 100% responderam que o trnsito perigoso, agitado e que requer habilidades e domnio.
SIGNIFICADO DO TRNSITO PARA O CONDUTOR

Perigo e riscos 100% Movimento e agitao Habilidades e domnio. Todas as anteriores

GRFICO 10 Tipos de bebidas alcolicas consumida - Neste grfico questionado o tipo de bebida consumida por cada condutor, 100% responderam que bebem tanto fermentados quanto destilados.
Tipos de bebida alcolica consumida

100%

Destilados Fermentados Ambos

GRFICO 11 Freqncia da ingesto alcolica - Neste grfico, foi abordado a ingesto de lcool, sendo que 20% responderam beber apenas nos finais de semana e 80% bebem diariamente.
FREQUNCIA DA INGESTO ALCOLICA Diria Fins de semana 80% Eventualmente Raramente

20%

68

GRFICO 12 Mudanas de comportamento com uso do lcool Quando questionados sobre o seu comportamento ser modificado com uso do lcool, 100% responderam no sofrer nem um tipo de modificao no comportamento.
ALTERAES COMPORTAMENTAIS SOBRE EFEITO DO ALCOOL

100%

Sim No

GRFICO 13 Tipos de comportamentos alterados pelo uso do lcool - Este grfico representa as modificaes de comportamento que o sujeito pode sofrer quando alcoolizado, 50% dizem se sentir animado; 10% se sentem cautelosos; 10% com sono e 30% corajosos.

TIPOS DE COMPORTAMENTOS ALTERADOS PELO USO DO COOL Mais corajoso 10% 30% 10% Mais aventureiro Mais cauteloso 50% Mais agressivo Animado Com sono

GRFICO 14 Envolvimento do participante em acidentes Nesta questo, 10% diz no ter no se envolvido em nenhum tipo de acidente e 90% j se envolveram em algum tipo de acidente de trnsito.
ENVOLVIMENTO EM ACIDENTES 10% 90% Sim No

69

GRFICO 15 A relao dos acidentes com o uso de lcool - Esta abordagem v a relao do uso do lcool nos acidentes e de acordo com as respostas 30% dizem no ter sofrido acidente alcoolizado e 70% sofreram acidentes alcoolizados.
RELAO DOS ACIDENTES COM O USO DE LCOOL

30% 70%

Sim No

GRFICO 16 Avaliao do participante como motorista - Diante da prpria avaliao, do modo de dirigir, este grfico mostra que 20% se deram nota 09; 30% nota 07 e 50% se deram nota 10.
AVALIAO DO PARTICIPANTE COMO MOTORISTA

50% 30% 20%

10

GRFICO 17 Avaliando outros motoristas - o grfico mostra que 40% dos entrevistados deram nota 05 e 60% deram nota 07 para os outros motoristas.
AVALIANDO OUTROS MOTORISTAS

40% 60%

10

70

GRFICO 18 Motivos da suspenso da CNH - Nesta abordagem so apresentados os motivos de suspenso da CNH, sendo que 40% alegaram ter suas suspenses por acidentes e 60% por blitz policial.
MOTIVOS DA SUSPENSO DA CNH

60%

40%

Acidente Blitz Policial

GRFICO 19 Causas da apreenso da CNH - Este grfico mostra que 100% dos participantes estavam alcoolizados no momento em que suas CNHs foram apreendidas.
CAUSAS DA APREENSO DA CNH

100%

Sim No

GRFICO 20 Reincidncia da suspenso da CNH - No questionamento da reincidncia da suspenso da CNH, 30% so reincidentes e 70% pela primeira vez tiveram a suspenso de sua CNH.
REINCIDNCIA DA SUSPENSO DA CNH

30% 70% Sim No

71

DISCUSSO DOS RESULTADOS

De acordo com a anlise dos dados, todos os entrevistados tiveram sua CNH suspensa pelo uso de lcool na direo veicular, assim cometendo crime pela Lei de numero 11.705. As idades variam de 20 a 60 anos e a maioria do sexo masculino, o que confirma os estudos de Hoffman, Carbonell e Montoro, (1996). Tendo a suas habilitaes entre um a dez anos, a maioria apresenta a categoria da CNH A e B (carro e moto) e consomem vrios tipos de bebidas alcolicas em uma freqncia diria. Podemos notar que a Legislao e fiscalizao foram cumpridas com rigor nestes casos. Com esses dados foi possvel observar a afirmao que a Organizao Mundial de Sade descreve sobre os efeitos adversos do usurio da bebida alcolica, como a permanncia do lcool no organismo, fatores como estar de estomago cheio ou vazio, peso etc. e como por ex. ter problemas com a justia, Foram comprovados por estudos (adaptado por Dubowski, 1985) que as pessoas so diferentes entre si e que cada uma reage diferentemente, tanto em comportamento como em desempenho sob os efeitos do lcool. Quanto escolaridade dos participantes, observa-se que todos tm o ensino fundamental, mas que a formao de seus valores no foi suficiente para exercerem a cidadania esperada. Esses dados esto correlacionados com a citao de Rozestraten (1988) a formao de valores que acontece durante o processo de educao escolar, vital para moldar o comportamento da pessoa no trnsito, referente a conceitos de cidadania, respeito s pessoas, obedincia s leis entre outros. Quanto ao questionamento da mudana do comportamento sob o efeito de lcool relatado que os entrevistados no admitem sofrer alguma modificao no comportamento, mas quando so questionados a descrever quais mudanas poderiam sofrer, descrevem modificao que so relacionadas ao uso do lcool, o que deixa claro que reconhecem os efeitos, mas no admitem que possam estar sofrendo as alteraes, para Dalgalarrondo (2000) essa negao uma das caractersticas da sndrome de dependncia ao lcool.

72

Os entrevistados em sua maioria j se envolveram em acidentes de trnsitos e comprovando o perigo da mistura de lcool e volante, pois todos estavam alcoolizados, vem confirmar outra afirmao descrita pela OMS podendo causar prejuzos emocionais e comportamentais e sociais, ocasionando problemas com a justia, causando danos para terceiros e para si. Outro fato interessante que ao permitir que os entrevistados se avaliassem, a maioria se acha excelente motorista, mesmo sobre o efeito do lcool e colocam a culpa em outros motoristas. Segundo a OMS o lcool diminui e deprime as atividades do crebro e do sistema nervoso central, que o uso do lcool pode gerar srias conseqncias na vida das pessoas, prejudicando sua sade fsica, mental e social, como: diminuio dos reflexos, alterao do humor, perda da inibio, onde a pessoa alcoolizada pode fazer coisas que normalmente no faria, como acontece com os participantes: dirigir alcoolizado. Rozestraten (1988), afirma que motoristas trazem consigo suas caractersticas psicolgicas, que na direo mostram suas qualidades e virtudes, como se mostrar perfeccionista, se achando melhor motorista que os outros. Quanto ao questionamento da suspenso da CNH, mostra a eficincia da policia paulista, com a maioria dos condutores flagrados em blitz, porm so casos isolados, as estatsticas ainda mostram o alto nmero do uso do lcool nos acidentes de trnsito. E um dado preocupante que uma porcentagem considervel reincidente na suspenso da CNH, o que leva a um questionamento sobre a fiscalizao da legislao vigente e sobre uma avaliao mais rigorosa dos cursos de reciclagem, sendo que a educao para o trnsito tida como uma das medidas preventiva mais eficaz.

73

CONCLUSO

O ato de dirigir uma tarefa complexa que exige funes cognitivas e motoras que diminudo ou alterado, diante a exigncia de tempo e espao levam a comportamentos de riscos na direo veicular. Com base na pesquisa realizada, ressalta-se que o lcool compromete e causa prejuzo nos processos psicolgicos bsicos necessrios para exercer a funo de motorista. O alcoolismo uma realidade complexa e dramtica, o seu consumo no s um problema de sade, h a questo da violncia e do dirigir embriagado. Um aspecto negativo que as pessoas no admitem sofrer alguma modificao no comportamento com o uso de bebidas alcolicas, mas reconhecem os efeitos. As pessoas no imaginam que o lcool uma droga potente e destruidora, que o lcool faz parte de um mundo simblico de festas, diverso e alegria. Que os danos e morte no trnsito podem resultar de um episodio nico de consumo excessivo, mesmo que a pessoa no beba com freqncia. Outra conseqncia negativa, alm de poder ser fatal associada direo veicular que os efeitos do uso do lcool so destruidores para os relacionamentos familiares, sociais e profissionais. Outro aspecto negativo a reincidncia na suspenso da CNH, o que leva a um questionamento sobre a fiscalizao da legislao vigente e sobre uma avaliao mais rigorosa dos cursos de reciclagem, sendo que a educao para o trnsito tida como uma das medidas preventiva mais eficaz. Assim, ressalta-se a importncia das polticas pblicas para o lcool que devem considerar toda essa complexidade e devem corresponder ao entendimento de que o lcool no um produto qualquer. A soluo para o problema da violncia no trnsito no simples, uma questo complexa que exige abordagem cientifica e multidisciplinar, bem como, a legislao e a fiscalizao rigorosa. Toda e qualquer interveno deve ser utilizada para prevenir acidentes e aumentar a segurana no trnsito.

74

REFERNCIAS

ABRAMET, Associao Brasileira de Medicina de Trfego. Procedimentos Mdicos Disponvel em: http://www.abramet.org.br. < http: //WWW.abramet.org/downloads /intoxicao.doc.> Acesso em 14 de out. de 2010.< http://pt.scribd.com/doc /3522421/nivel-e-de-intoxicacao-alcoolica Motoristas.> Acesso em 19 de outubro de 2010.< http://www.abramet.org.br./acidentes de Trnsito no Brasil. So Paulo, 2007.> Acesso em 19 de outubro de 2010. Associao Brasileira de Preveno dos Acidentes de Trnsito, Por Vias seguras.http://www.vias-seguras.com/. CAMARA DOS DEPUTADOS, Comisso de Seguridade Social e Famlia. Alcoolismo & Violncia. Braslia: Centro de Documentao e Informao, Coordenao de Publicaes, 2004. http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1230/alteracao_limite_viveir os.pdf?sequence=1 visitado em 30.11.2010 e 09.12.2010 CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA 2000. Caderno de Psicologia do Trnsito e Compromisso Social CPTC. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000. DENATRAN- Departamento Nacional de Trnsito. Anurio Estatstico 2005. http://www.denatran.gov.br> http://www.denatran.gov.br/ltimas/20080922 campanha %20 alcool.htm. acesso em 08 julho de 2010. http://wwwfrum segurana. org.br/artigos/escolhe-pois- a vida ou o lcool. Acesso em 08 de julho de 2010. Fabio de Cristo @ digizap.com.br http://colunas.digi.com.br/fhvcs/manifesto-pelaeducacao-no trnsito. Acesso em 03 de outubro de 2010. FERRAZ, A. C. P. C., JNIOR, A. A .R.; BEZERRA, B. S. Segurana no Trnsito. So Carlos: So Francisco grupo grfico, 2008. Fernando C. Fox, Centro Teraputico Viva. http://alcoolismo.com.br.>

75

HOFFMAN, M. H.; CARBONELL, H.; MONTORO, L. lcool e Segurana, Epidemiologia e Efeitos. Psicologia Cincia e Profisso, 1996, vol. 16 n 01.ISS 1414-9893. HOFFMAN, M. H.; CRUZ, R. M.; ALCHIERI , J. C. Comportamento Humano no Trnsito. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2003. MENEZES PINTO, M. O. de Apostila Psicologia do Trnsito: Fatores. Unar, 2010a. _______. Apostila Psicologia do Trnsito: acidentes e causas. Unar, 2010b. _______. Apostila Psicologia do Trnsito: Origem. Unar, 2010c. _______. Apostila Psicologia de Trnsito: Contra Perfil. Unar, 2010. _______. Apostila Psicologia do Trnsito: Ergonomia e Perfil. Unar, 2010 MINISTERIO DA SADE: Braslia. Normas e Manuais Tcnicos. Transtornos Mentais e do Comportamento.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2007/Decreto/D6117.htm visitado em 30 de Nov. de 2010.http://www.prpa.mpf.gov.br/setorial/biblioteca/legislacao/lei-n-11-705-de-19-dejunho-de-2008/ Visitado em 30 de Nov. de 2010. http://www.planalto.gov.br/ccivil-03. Acesso em 25 de out. de 2010 e 08 de Nov. de 2010. http://www.planalto.gov.br/legislao. Acesso em 25 de out. de 2010 e 08 de Nov. de 2010. PORTAL UNIMED ALCOOLISMO: http://www.ask.com/web?qsrc=2417&o=15383&l=dis&q=portal+unimed+alcoolismo. Acesso 10 de Nov. de 2010. Professor Jos Aparecido da Silva. Educacional.com.br. http://biobiodoalcool.blogspot.com/2011/01/o-metabolismo-do-acool-emindividuos.html. Acesso em 03 de outubro de 2010. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. CID 10.Classificao Estatstica Internacional de Doenas e problemas Relacionados Sade. http://www.medicalservices.com.br/erro/erro.php?url=meuconsultorio/cid10/index.php ?menu=linkMeu Acesso em 03 de out. de 2010.

76

ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/58alcoolismo.html Acesso em 03 de out. de 2010. ROZESTRATEN, R. J. A. Psicologia do Trnsito: Conceitos e Processos Bsicos. So Paulo: EPU/EDUSP, 1988. VASCONCELOS, E. A. O que Trnsito. So Paulo: Editora Brasiliense, 1985. 2 edio. Coleo Primeiros Passos. WILD, J. S. G. O Limite Aceitvel do Risco: Uma Nova Psicologia de Segurana e de Sade. Organizao e Traduo de Reinier J. A. Rozestraten. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005.

77

ANEXOS

ANEXO A Termo de consentimento livre e esclarecido Voc esta sendo convidado (a) a participar como voluntrio (a) da pesquisa: O uso do lcool e os acidentes de trnsito, que tem como objetivo investigar os efeitos do lcool e as conseqncias de dirigir alcoolizado. Ser realizado um questionrio atravs de uma entrevista composto por 15 perguntas, s quais voc dever responder, contribuindo com dados para a realizao deste estudo. Voc ser esclarecido (a) sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejar. Voc livre para recusar-se a participar, retirar seu consentimento ou interromper a participao a qualquer momento. A sua participao voluntria e a recusa em participar no ir acarretar qualquer penalidade ou perda de benefcios. A pesquisadora se compromete a tratar a sua identidade com padres profissionais de sigilo. Caso manifeste interesse pelos resultados da pesquisa, basta entrar em contato com a pesquisadora. Eu, ___________________________________________fui informado (a) dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e detalhada e esclareci minhas dvidas. Sei que em qualquer momento poderei solicitar novas informaes e motivar minha deciso se assim o desejar. Declaro que concordo em participar desse estudo. Franca, __de__________ de 2010.

__________________________________ Assinatura do (a) participante

78

ANEXO B Questionrio Nome: __________________________________________ Idade: __________________________________________ Profisso: _______________________________________ Estado civil: ______________________________________ Sexo:____________________________________________ Escolaridade: _____________________________________ 1. H quanto tempo voc dirige? a) de 01 a 05 anos b) de 06 a 10 anos c) de 11 a 15 anos d) h mais de 16 anos. 2. Qual a categoria de sua CNH Carteira Nacional de Habilitao? a) A b) B c) C d) D e) E f) A B 3. O que significa o veculo para voc? a) Conforto e comodidade, b) Necessidade e facilidade, c) Autonomia, liberdade e prazer, d) Meio de locomoo mais rpido. 4. O que significa o trnsito para voc? a) Perigo e riscos b) movimento e agitao c) habilidades e domnio d) todas as alternativas.

79

5. Que tipo de bebida voc consome? a) Destilados b) fermentados c) ambos. 6. Com que freqncia ingere bebidas alcolicas? a) Diria b) fins de semana c) eventualmente d) raramente. 7. Voc acha que o comportamento sofre alguma modificao sob o efeito do lcool? a) Sim b) No. 8. Assinale quais os tipos de comportamentos que o lcool produz, na pessoa? a) mais corajoso b) mais agressivo c) cauteloso d) mais aventureiro e) animado f) com sono. 9. J sofreu algum acidente de trnsito? a) Sim b) No. 10. J sofreu algum acidente de trnsito alcoolizado? a) Sim b) No.

80

11. Que nota daria de 0 a 10 ao seu modo de dirigir? 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 12. De 0 a 10, que nota daria ao modo de dirigir dos outros motoristas? 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 13. Qual o motivo que levou suspenso da sua CNH? a) acidente b) blitz policial. 14. Voc estava alcoolizado quando foi apreendido? a) Sim b) No. 15. Voc reincidente na suspenso de sua CNH? a) Sim b) No.

You might also like