You are on page 1of 20

Johan van Lengen

BASON
SANITRIO SECO
TCNOLOGIA INTUITIVA E BIO-ARQUITETURA

INTRODUO
A orientao da pesquisa que resultou no atual modelo do bason, em cuja fabricao a comunidade pode ser amplamente envolvida, atendeu compreenso de Johan van Lengen, de que a questo do saneamento, constante nas reas mais carentes de integrao cultural e econmica, deve ser encaminhada de forma coletiva, servindo assim como elo na construo do tecido social.

NDICE
INTRODUO PRODUO INSTALAO MANUTENO BOLETIM FOTOS 1 5 15 18 22 24

O bason para ns instrumento de um trabalho educacional mais amplo para a cidadania a onde se incluem, alm das questes ambientais mais prementes, a construo da sade social como um todo. No deve ser considerado pea isolada deste elenco. Acreditamos que a iluso projetada em solues puramente tecnolgicas (inclusive as alternativas) s contribui para alienar, cada vez mais, a possibilidade efetiva de construo comum de horizontes de identidade mais dignos e co-responsveis. Um outro fator que quando se constri um bason por esta via, adquirese domnio de todas as possibilidades criativas do ferrocimento, o que pode resultar em pias, tanques, banheiras, caixas-d'gua, silos, telhas, manilhas e assim por diante. A criatividade naturalmente estimulada, e para ns liberdade e criatividade se conjugam com o mesmo esprito. Por tudo isto, recomendamos que os programas de implantao do sistema bason estejam atentos e sensveis efetiva participao criativa da toda a comunidade, visto que a conscincia ambiental uma construo tica e coletiva com desdobramentos poderosos no conjunto das relaes humanas.

Copyright 2004 de Johan van lengen Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida por qualquer meio, sem autorizao prvia por escrito de seu autor.

APRESENTAO
O bason um sistema sanitrio de tratamento a seco dos dejetos orgnicos domsticos, os humanos inclusive. uma alternativa eficiente e de baixo custo para a soluo dos problemas de saneamento bsico. O processo biolgico empregado o da compostagem aerbica, onde na presena do ar, bactrias e microorganismos transformam os dejetos em matria orgnica estabilizada, prpria para ser usada como adubo. Este sistema idntico ao que se usa em agricultura para a fabricao de composto. A compostagem aerbica se d a seco, eliminando-se assim o consumo de metade da gua potvel domstica, que quanto consomem os sistemas convencionais de descarga lquida. Os sistemas convencionais implicam ainda em redes de esgoto e estaes de tratamento ou em uma escala menor em fossas e sumidouros. Acrescente-se a isto a no absoro do lixo orgnico domstico, o que aumenta o volume da coleta por parte do municpio.Tudo isto se economiza quando se usa um bason. E finalmente, por ser o bason uma cmara completamente impermevel, interrompe-se por completo a progresso de vetores patognicos que empregam a gua como veculo, eliminando-se assim a contaminao do solo, lenis d'gua, rios, lagos e oceanos. Os vetores patognicos encontram no interior do bason condies extremamente desfavorveis a seu desenvolvimento e so ainda atacados e consumidos pela populao extremamente ativa de microorganismos envolvidos nos processos de decomposio

COMO FUNCIONA UM BASON


A cmara de compostagem fica sob o assento e recebe todo o lixo orgnico domstico, dejetos humanos (fezes e urina) e material orgnico adicional como folhas secas, papel higinico, serragem ou grama cortada. O processo de compostagem aerbica exige constante aerao para a nutrio dos micro-organismos e bactrias. Para isto o a bason dispe de sistema de aerao que se constitui de uma rede de ventilao e de uma manivela para expor as camadas internas da massa de composto presena do ar. Esta rede de ventilao se encarrega tambm da exausto dos gases e da umidade liberados pelo processo de compostagem. Os odores desprendidos pelo bason so discretos e completamente diferentes do mau-cheiro que caracteriza os processos de compostagem "lquidos" como o das fossas ou das "casinhas", que tem forte desprendimento de sulfetos.

HISTRICO
O bason deriva do sanitrio seco clivus multrum criado em 1939 na Sucia por R. Lindstrom. Sua inveno foi registrada posteriormente nos Estados Unidos aonde iniciou-se a produo industrial usando-se em sua fabricao a fibra-de-vidro. adotado nos parques nacionais, em casas-de-campo e em regies de difcil acesso. Pela anlise da Organizao Mundial de Sade, este sistema destacavase por sua grande eficincia e absoluta proteo ambiental. Sua recomendao para emprego nos pases em desenvolvimento era desaconselhada, no entanto, pelo alto custo de sua produo industrial. Nos anos setenta, um arquiteto latino americano, lvaro Ortega, desenvolveu uma verso artesanal em alvenaria para autoconstruo e de baixo custo. Esta verso foi adotada, com sucesso, pelo governo Mexicano em um programa nacional de saneamento a partir de 1984.

4
O sistema bason vem sendo empregado e difundido no Brasil pelo Arquiteto Johan van Lengen e seu equipe do TIB desde 1987. Paralelamente a esta difuso, desenvolveu-se pesquisa que culminou em processos de pr-fabricao em argamassa armada, diminuindo o custo em relao ao modelo de bason feito com tijolos.

MATERIAIS
1 placa de madeirit (eucatex) 120 X 240, espessura 6mm 1 saco de cimento 50kg areia meia-fina 100kg 1 vergalho (3/8 de polegada) de 2 metros compensada (meia placa) espessura 1cm assento plstico de vaso (com tampa) 1 tubo plastico de 100mm (de 3 metros) joelho de 100mm 1 chapu de zinco (para o tubo) tela de mosquiteira (pedao de 50 x 50 cms) arame de cerca (queimado) 5 metros

TCNICAS
Para se criar um bason necessitamos respeitar algumas caractersticas bsicas, como a forma (volume), a impermeabilizao, o ngulo da rampa de fundo(30 graus), as telas de proteo contra insetos e um sistema de aerao e ventilao como indicados nas pginas seguintes. Quanto aos materiais e aos processos construtivos podemos ter bastante liberdade desde que atendam as exigncias citadas acima. O presente manual trata da construo de basons a partir de um processo artesanal de pr-fabricao baseado na tcnica da argamassa armada. Esta tcnica emprega cimento, areia e tela, para a construo de "cascas" estruturais que so sempre de fcil modelagem e que de acordo com a imaginao e a necessidade, como citado anteriormente, se transformam em variados utenslios. Somados portanto neste manual, encontramos os elementos que caracterizam um sistema bason e a sua feitura a partir do mtodo da argamassa armada, sua instalao, manuteno e em anexo um pequeno esquema sugestivo para a montagem de uma fbrica comunitria.

7
BASON PR- FABRICADO a

PREPARAO DA MASSA
A massa feita de uma parte de cimento e duas de areia fina, peneirada. Acrescenta-se a gua com muito cuidado para que no passe do ponto pois a massa deve estar quase seca. O mtodo mais comum fazer furos bem finos no fundo de uma lata conseguindo-se assim um chuveiro ralo.

b f c d g e a c

Para montar este tipo de bason preciso fazer nove placas, com as seguintes dimenses:
15
50
70 50

70
70

70
75

68
55

70
60

70

52

a
55

b g
70

c
2X

70

50 102

Para testar se a mistura est certa, pega-se um punhado com a mo e se aperta. Se sair gua por entre os dedos que est molhada demais. Se ao abrir a mo o bolo se desfaz, quer dizer que tem que colocar um pouco mais de gua.

Nas peas do tipo c, coloca-se um pedacinho de tubo de meia polegada para receber a manivela. Na pea b, que ser o assento, usar duas placas de compensado de 1/2 cm em forma oval para a abertura. Na pea d d, da mesma forma, deixa-se uma abertura circular de 10 cm de dimetro e uma fresta de 1x 15 cm. Na pea f f, deixa-se uma abertura de 30 x 40 cm, com uma borda externa de 2 cm. Para fazer os moldes das placas usamos ripas de 1/2 cm de espessura, esticadas no cho ou pregadas numa placa de compensado. Com 4 destas, ripas de 8 cm de largura e 1/2 de espessura moldam-se todas as placas, menos a a.

A mistura est certa quando, ao se abrir a mo, o bolo mantm a forma.

50

2X

8
A placa a cabe num quadrado de 102cm. Esta uma medida para um tamanho bsico. Pode-se aumentar o volume: por exemplo, aumentando a largura do bason de 70 para 100 em todas as placas com exceo da plca a.

A MONTAGEM DO BASON
Comea-se com uma pea do tipo a no cho, e a partir dela pode-se fixar as outras placas, partindo da placa amarrando os arames das quinas.

Preparar moldes sobre superfcie plana e fixar com pequenas estacas

d.

Junta-se as placas

Encher com massa de cimento e areia na proporo 1:2, formando uma camada de apenas 1/2 cm. Cobrir com um pedao de saco plstico ( do tipo usado para transporte de frutas e verduras) . As fibras do saco devem permitir a passagem da massa. Deixar uma sobra de 3 cm de plstico, formando abas para fora das tiras. Colocar arames dobrados em forma de "U" nos cantos.

tamanho real das fibras do saco. arame

Colocar um outro molde do mesmo tamanho sobre o primeiro e encher com mais 1/2 cm de massa.

Depois dobra-se as abas do plstico e aplica-se massa nas juntas, deixando uma nervura. Observar durante a montagem, que uma pea c tem abertura para cima e a outra , para baixo. Fechar com a outra placa a e unir com massa, do lado de fora e de dentro. Deve-se deixar secar pelo menos 1 semana, e s ento colocar o bason de p e por mais massa nas outras juntas.

Aps 10 minutos, retirar com cuidado as estacas e as tiras de madeira. Deixar secar por 1 semana, protegido do sol. Nos primeiros dias, molhar de vez em quando.

10

11

MANIVELA

Os microorganismos responsveis pela decomposio aerbica no interior da cmara do bason, necessitam do oxignio do ar para sua atividade. A manivela o mecanismo utilizado para reoxigenar o material que se encontra abaixo da superfcie .

Passando um pedao de vergalho pela abertura da pea d pode-se alinhar a posio dos buracos por onde deve ser colocado o tubo que recebe a manivela.

A ao da manivela criar espaos, cmaras de ar no meio da massa do composto, realimentando a atividade dos microorganismos. Recomendamos que isto seja feito a cada trs dias e nunca antes disto. Bastam poucos movimentos de vaivm a cada vez.

Podemos construir a manivela a partir de um pedao de dois metros de vergalho liso, de 3/8 de polegada, que se dobra da seguinte maneira com o auxlio de pregos fixados em uma tbua.
50 50

O bero onde se encaixa a ponta da manivela pode ser feito com um pedao de cinco centmetros do mesmo tubo de ferro usado para fazer os mancais. Serramos uma de suas pontas deixando uma pequena lngua saliente que ento dobrada fechando a extremidade do tubo. Isto impede que a ponta da manivela perfure o cimento. Este bero cimentado na parede da subcmara do assento sendo o seu eixo alinhado com o das duas luvas das divisrias.

30 40

A manivela gira apoiada dentro dos dois beros v fixados nas placas c.

c c

12

13

ASSENTO
Pode-se usar um assento de plstico comprado em loja. Neste caso deve-se verificar que a tampa feche bem justa contra o assento para evitar a entrada de insetos por baixo dela. Para fixar o assento se pe um pouco de mistura de cimento/areia em volta da abertura e se pressiona o assento na massa, com cuidado para que no fiquem ranhuras por onde entrariam insetos. A tampa do assento do bason deve estar sempre fechada. O chapu do tubo de ventilao pode ser feito de uma lmina de metal, de onde cortamos um crculo com 20 cm de dimetro . Cortamos o crculo at o centro e dobramos como indicado no desenho, encaixando depois as duas dobras formando o chapu. Na parte de baixo deste chapu pregamos duas lminas compridas que se dobram de forma a poderem se encaixar nas bordas do anel de vedao, como se v no desenho. Este anel tambm feito de lmina metlica (lata) e colocado externamente fixando a tela mosquiteira que envolve a boca do tubo. Protege-se assim o bason contra a chuva e contra os insetos. A altura da borda do chapu em relao boca do tubo de uma polegada, permitindo a passagem do ar mas protegendo das chuvas de vento. Todas as peas construdas com lmina metlica devem ser pintadas a leo para que no enferrugem.

Podemos tambm construir um assento de madeira juntando-se umas tbuas. Para um ajuste perfeito entre a tampa e o assento, pregamos na tampa uma mangueira fina fazendo um crculo completo. Esta mangueira funciona como um anel de vedao. A regulagem das dobradias entre a tampa e o assento garante uma presso uniforme sobre o anel.

TUBO DE VENTILAO
O tubo deve ter dez centmetros de dimetro e tem que sair mais alto que o telhado pelo menos um metro. Esta parte externa do tubo ento pintada de preto para que absorva energia solar e aquea assim o ar em seu interior. O ar aquecido fica mais leve e sobe provocando uma corrente atravs do bason. Assim se faz a exausto.

TAMPA
A subcmara de adubo se localiza na parte baixa da rampa e nela se acumula o material j transformado em composto. Periodicamente recolhe-se este material esvaziando-se a subcmara. Estimamos que para o atual modelo do bason isto se d a cada trs meses

14
A subcmara de adubo deve ter uma tampa mvel que atenda a todos os cuidados de vedao contra insetos e contra gua. Recomendamos que seja construda em madeira e depois de pronta pintada a leo. Nela encontra-se tambm a entrada de ar que alimenta o sistema de ventilao do bason. Esta pea em forma de u ser a janela de ventilao e a fixaremos um pedao de tela mosquiteira. Recortamos em um pedao de placa de compensado ou madeirit (que mais barato) as peas nos formatos e nas medidas indicadas no desenho. As quatro peas menores formam um quadro que veste a borda saliente da abertura da subcmara de adubo. bom conferirmos a medida final desta borda para que o quadro se ajuste corretamente. Se necessrio corrigimos s medidas do quadro da tampa para que tudo se ajuste. O pedao maior a parte de cima que avana para adiante, por sobre o lado da entrada de ar para proteger da chuva. No final pintamos a tampa com tinta leo para completa proteo e resistncia chuva e umidade. E na hora de colocar no lugar, lacramos toda a volta da base da tampa , para que no entrem insetos.
as partes e suas dimenses

15

INSTALAO
Localiza-se o bason de tal maneira que a parte de cima do tubo, que pintamos de preto, no fique sombreada por rvores ou casas vizinhas. Em terrenos inclinados evita-se o lado da casa que d para a subida do terreno pois quando chove, este lado transforma-se em uma calha natural, acumulando muita gua que desce contra a parede da casa o que aumenta o risco de infiltrao no bason..

entrada de ar

Em casas j construdas localiza-se o bason pelo lado de fora colado parede do banheiro. Quando construmos a casa e o bason na mesma ocasio, este se localiza dentro do banheiro ficando para fora a parte da subcmara de adubo. Esta fica enterrada s at a dez centmetros do topo da cmara de adubo Em zonas rurais, onde comumente os banheiros se localizam fora da casa, deve-se evitar a proximidade do poo.

42

34

4 8 4 4 28 8 8

E tambm, se o lenol d`gua for muito flor da terra, deve-se construir o bason elevado do cho. Prevenimos assim possveis infiltraes que alterariam o processo de compostagem no interior da cmara..

16

17
Uma vez assentado o bason, sobre o leito da escavao, e ajustado o ngulo da rampa do fundo e o prumo do centro do assento, aterramos em toda a volta (inclusive pelo lado de dentro da fundao) at o nvel da metade da altura da cmara de adubo.

CONSTRUO
A parte de cima da cmara, aonde se localizam as aberturas para o assento e para o tubo de ventilao, deve estar no mesmo nvel do piso acabado do banheiro. Para o assento, constri-se uma manilha que tenha a altura de 40 centmetros, que a altura padro para um vaso convencional. Esta manilha ou gola do assento pode ser facilmente modelada usandose como forma um balde de plstico que tenha a altura necessria. Mantida esta relao entre os nveis, estamos livres para instalar um bason em qualquer pavimento. Para tanto devemos atender as recomendaes anteriores quanto a exposio ao sol da parte externa do tubo, e tambm possibilitar o acesso tampa da cmara de adubo.

Quando a habitao trrea, o terreno plano e o nvel do lenol d`gua estiver abaixo de dois metros nos meses de chuva, podemos instalar o bason enterrado sob o banheiro. Neste lugar deixa-se uma abertura na fundao, onde se cava um buraco para receber a cmara j moldada.

Quando paredes e teto estiverem prontos, poderemos instalar o tubo de ventilao e colocar o assento. hora tambm de se colocar a tampa da subcmara de adubo. A abertura para a colocao do tubo de ventilao deve estar na parte mais alta da cmara. O tubo penetra somente o necessrio para a sua fixao, no atravessando para o interior da cmara. Esta medida permite o completo escoamento dos gases e vapores presentes no processo de compostagem. Na localizao da abertura para a sada do tubo de ventilao deve-se considerar o movimento de abrir e fechar da tampa do assento que escolhermos. A subida do tubo no deve interferir com este movimento. Um outro detalhe importante que o tubo deve subir diretamente sem o uso de conexes como joelhos que tirariam a sua eficincia.

Colocamos a primeiro a parte de baixo sobre terreno firme ou sobre uma base de pedras no fundo da escavao. As dimenses desta escavao correspondem s dimenses da cmara montada e a inclinao de seu leito corresponde a do fundo da cmara que de 30 graus. Muito importante lembrar que a cmara s pode ser aterrada at metade da altura da cmara de adubo. Isto previne a entrada de gua de enxurrada, pela abertura da tela de ventilao.

18

19

MANUTENO
Verificamos primeiro se a instalao foi bem feita: VENTILAO A parte alta do tubo de ventilao est pintada de preto e exposta ao sol? O tubo sobe sem desvios ou joelhos, saindo da parte mais alta da cmara e penetrando nesta apenas o necessrio para a fixao? Caso esteja subindo pelo lado de fora da casa, a sua conexo est bem vedada contra a chuva? O chapu que cobre o topo est bem seguro contra ventos fortes? INSETOS A tela mosquiteira est bem justa na entrada de ar e na sada do tubo de ventilao? Quando se fecha a tampa do assento esta fica perfeitamente vedada de maneira a no passar insetos? GUA A drenagem da casa passa prxima ao bason causando o risco de guas paradas contra suas paredes? As guas do banheiro (chuveiro, pia) esto uma distncia segura para que no respinguem ou penetrem na cmara? A conexo do tubo quando saindo por dentro do banheiro est bem vedada contra guas?

Finalmente verificamos se a camada de base feita de folhas, humus, palhas e serragem grossa est com a espessura correta ( 30 centmetros) e pronta para o funcionamento. A tampa do assento deve estar sempre fechada. Quando fica aberta o sistema de circulao de ar fica alterado trazendo gases e vapores para dentro do banheiro e retardando a desidratao do material. Todas as sobras orgnicas da cozinha podem ser lanadas no bason. Isto inclui tambm cascas de ovos,de frutas, de verduras, ossos ou papel. Devemos cuidar apenas de escorrer a gua quando estiverem molhadas, antes de lan-las na cmara. Quando o volume do lixo orgnico domstico for reduzido, devemos lanar no interior da cmara, sempre atravs da abertura do assento, grama cortada, serragem grossa ou folhas secas partidas. A quantidade de matria orgnica por pessoa/dia a ser lanada na cmara de dois punhados bem cheios. No se joga plsticos, vidros, latas, detergentes ou remdios pois causam alterao no processo de compostagem. De trs em trs dias fazemos um movimento de vaivm com a manivela.

De trs em trs meses esvazia-se a subcmara de adubo lanando na horta, no jardim ou no pomar o material retirado. A cada pessoa lhe corresponde um balde de adubo produzido por ano com este sistema.

20

21
Uma outra lmpada, (colocada no interior do tubo de exausto) ajuda a subida do ar. Para isto devemos ter uma visita na parede do tubo, de modo a possibilitar a manuteno. Esta visita deve ter uma vedao perfeita. A subida do ar pode ser tambm ajudada por uma pequena ventoinha colocada no interior do tubo, tendo acesso pela mesma visita que a lmpada. Esta ventoinha pode inclusive ser alimentada por um pequeno painel solar fotovoltico. Quanto aerao, uma excelente opo adicional o uso de minhocas, que podem e devem tranquilamente ser colocadas no bason. Quando um nmero expressivo de moradores de uma comunidade compreende os benefcios do sistema bason e decide adot-lo coletivamente, pode-se pensar na instalao de uma pequena fbrica cooperativa. O custo para os cooperados participantes evidentemente ficaria mnimo. Como cabe ao poder pblico a infraestrutura de saneamento bsico e como no sistema bason este custo cai a zero, podemos naturalmente considerar a possibilidade de parceria por parte do poder pblico em iniciativas semelhantes, pois estaria assim cumprindo o seu papel e a um custo muitas vezes mais baixo do que com os sistemas convencionais. Esta fbrica cooperativa tambm poderia atender demanda de outras comunidades. Isto geraria empregos e recursos, alm de viabilizar fisicamente a multiplicao imediata da adoo do sistema bason em mais comunidades, trazendo junto o positivo impacto social e ambiental. Para comear devemos ter algumas pessoas iniciadas na tcnica argamassa armada. Estes sero instrutores dos futuros participantes cooperados. Como espao fsico, um galpo com uma pequena rea fechada para guarda de ferramentas e materiais. Uma tal fbrica poderia tambm facilmente produzir caixas-d'gua banheiras, tanques de lavar, pias e toda a gama de artefatos possveis de serem feitos com o ferrocimento.

OPES
Tratamos at agora de detalhar desde o equipamento mnimo necessrio ao funcionamento de um bason, em condies normais de temperatura e umidade. Para condies extremas devemos ter mais algumas opes. Alm da oxigenao, a temperatura do ar ambiente influi diretamente na capacidade de processamento do bason . Assim, em condies extremas de frio e umidade, quando a atividade biolgica reduzida, podemos aquecer a cmara atravs do ar que circula em seu interior, reequilibrando o processo. Isto tambm vale para as situaes em que o tubo de exausto se situa em uma zona de sombra constante. Para aquecermos o ar que entra, podemos forar sua passagem atravs de um tubo que tenha uma lmpada no meio. A distncia entre a lmpada e as paredes do tubo deve ser a mnima possvel, para que o ar se aquea. Este ento canalizado para a entrada de ar da tampa da subcmara de adubo. Para que no se perca o calor, todo este sistema deve ser isolado. Isto pode ser feito colocando-se o tubo dentro de uma caixa e envolvendo todas as partes com papel amassado. A entrada deste tubo deve ter uma tela mosquiteira. Temos que cuidar para que no haja superaquecimento, com risco de incndio. O aquecimento do ar tambm pode ser conseguido atravs de um coletor solar. Este um aparato, construdo de tal forma, que fora a passagem do ar por sobre uma superfcie escura que se expe ao sol. Desta forma o ar aquecido, podendo ento ser canalizado, como no exemplo anterior, para a entrada de ar da cmara. Este processo de aquecimento do ar tem que ser controlado, para que no seque por completo a umidade do composto, o que tambm interromperia significativamente a atividade biolgica. Entretanto, em condies de excesso de lquido, via urina ou umidade extrema, podemos extender este tempo de aquecimento e secagem.

23
A ESCASSEZ PROGRESSIVA DA GUA Graas contaminao do subsolo, ao uso intensivo de pastagens e salinizao do solo, regies cada vez mais extensas de nossa planeta, tornam-se desrticas. A gua torna-se progressivamente escassa, exigindo que se venam distncias sempre maiores no esforo de se trazer gua potvel s habitaes. Poderemos sempre aumentar as taxas sobre o consumo e mesmo perfurar poos profundos, destilar gua do mar ou ainda, transportar icebergs desde os polos. Entretanto, torna-se evidente o custo excessivo de tais alternativas. Talvez devamos reconsiderar a maneira como usamos a gua em nossos dias. Como nos mostram as tabelas o consumo dirio por pessoa de 240 litros, sendo que deste total, 40 a 50 % esto destinados ao uso em esgotos sanitrios, ou seja, como transporte de dejetos humanos, a partir do sistema convencional de descarga lquida. Aps tanto investimento para canalizar, purificar, distribuir, ns empregamos quase metade de toda a gua potvel, que trazemos a nossas habitaes, como esgoto sanitrio, devolvendo natureza, em seguida, esta mesma gua, sob a forma de contaminao, para lenis dgua, rios, lagos e oceanos. A OUTRA MANEIRA Os altos ndices de contaminao dos lenis dgua na Sucia, nos anos 30, levaram um engenheiro local criao do sistema sanitrio seco chamado clivus multrum. Este sistema, em uma verso pr-fabricada em fibra-de-vidro, vem sendo usado desde os anos 60 em pases industrializados do hemisfrio norte. Durante os dez ltimos anos, uma verso artesanal, em alvenaria, denominada bason, tornou o sistema accessvel, s muitas comunidades rurais mexicanas, por intermdio de um programa de saneamento promovido pelo govemo e que usava folhetos e cartazes didticos como meio de comunicao com os arquitetos descalos. Este mesmo sistema, vem sendo difundido no Brasil, desde 1987 pela equipe do Instituto TIB. Paralelamente a esta difuso desenvolveu-se uma pesquisa que culminou no desenvolvimento de um processo de prfabricao, em plasto-cimento (cimento, areia e tela plstica), barateando mais ainda o seu custo. O bason, em alvenaria custava j um tero apenas do sistema convencional (sanitrio + fossa + sumidouro).

BOLETIM
BASON SANITRIO SECO
TECNOLOGIA INTUITIVA E BIO-ARQUITETURA

Ser esta a forma mais inteligente de lidarmos com o problema?

O sistema anterior, em alvenaria, facilitava a soluo individual imediata do problema. No sistema atual, atravs da pr-fabricao, a comunidade se v amplamente envolvida. A escolha da pr-fabricao, como partido da pesquisa, atendeu compreenso, pela equipe do Instituto, de que a questo do saneamento, nas reas mais carentes de integrao cultural e econmica, deve ser encaminhada de forma coletiva e servir ainda como elo na construo de um tecido social co-responsvel.

22
Acreditamos que esta questo, com suas necessrias implicaes educativas, passa sempre pela qualidade das relaes de identidade existentes entre indivduos, comunidades e meio ambiente. COMO FUNCIONA O BASON O princpio de funcionamento deste sanitrio seco o mesmo da compostagem, usada em agricultura, aonde os dejetos animais so misturados ao lixo orgnico, sendo ento decompostos por bactrias aerbicas que trabalham transformando toda a mistura em adubo. No bason, a cmara de compostagem fica sob o assento. Esta cmara completamente impermevel em toda sua volta. Para uma famlia tpica, o volume da cmara mnimo de 1,5 m3. Para escolas ou lugares pblicos, estas dimenses so aumentadas. O material decomposto, aps certo perodo de tempo, apresenta reduo de 90% em seu volume total. Assim apenas periodicamente, uma ou duas vezes ao ano, se esvazia o compartimento inferior do bason podendo seu contedo ser incorporado ao solo pois j est transformado em adubo, e de excelente qualidade! Para maior oxigenao do composto, o bason dispe de sistema de aerao e ventilao protegido contra insetos, atravs de tela mosquiteira, em sua entrada e sada. O sistema de aerao compe-se de vias por onde o ar circula, atravs da mistura, contribuindo assim para estimular a ao natural das bactrias. O sistema de ventilao converge para uma chamin por onde se faz a exausto de odores e umidade. Conforme a situao do bason dentro da habitao, a chamin em seu caminho para cima, ou atravessa o teto ou sobe pelo lado de fora da casa. Sua parte mais alta pintada de negro e, quando exposta aos raios solares, naturalmente se aquece, o que provoca uma corrente de ar quente ascendente dentro do tubo o que ajuda em muito a aerao e a exausto. COLOCAO DO SANITRIO DENTRO DA CASA O bason pode ser integrado s instalaes comuns de um banheiro, com o cuidado de no estar exposto aos respingos do chuveiro, evitando-se assim que a gua penetre danificando a compostagem. Em caso de contato com o piso da rea de banho, este piso tem que estar perfeitamente impermeabilizado, bem como as paredes do bason e especialmente aquelas mais expostas a uma possvel infiltrao provocada pelo escoamento das guas. USO DE GUA litros / pessoa / dia gua pura gua gua negra cnza (reciclveis) 110 0 0 0 0 0 110 0 70 7 15 12 26 130

sanitrio chuveiro pa cozinhar louas lavar roupas total em litros

110 70 7 15 12 26 240

VANTAGENS DO SISTEMA COMBINADO Em primeiro lugar, d-se uma grande reduo no uso de gua potvel, quase metade, o que significa, uma economia considervel para a municipalidade, em instalao, distribuio e manuteno do sistema de abastecimento. Em segundo lugar, as guas servidas podendo ser filtradas, j no se tornam veculos de contaminao ambiental, sendo reutilizveis para limpeza ou irrigao. Por ltimo, elimina-se a necessidade de uma rede de esgoto sanitrio e mais estaes de tratamento.

SISTEMA BASON INTEGRADO FILTRAGEM DAS GUAS SERVIDAS Como vemos, o bason elimina o desperdcio de gua em esgoto sanitrio, as chamadas guas negras. Para as guas servidas, guas cinzas, que saem de pias, tanques, chuveiros, etc, desde que no transportem substncias danosas sade, pode ser instalado um sistema de filtragem feito com brita e areia. Aps a fiitragem, estas guas podem ser re-utilizadas em limpeza, irrigao ou ento ser liberadas de volta ao ambiente, pois j no causaro mais danos.

Este Boletim integra um conjunto de informaes sobre mtodos alternativos adequados vida cotidiana. Para maiores informaes, dirija-se a: TIB TECNOLOGIA INTUITIVA E BIO - ARQUITETURA Rua Ingles de Souza 296 - 101 Jardim Botanico CEP 22460-110 Rio de Janeiro - RJ - Brasil tel/fax: (21) 2274-1762 tiba@tibarose.com www.tibarose.com

24

25

26

27

28

TIB um lugar de encontros, criado em 1987 por Rose e Johan van Lengen, e voltado para a realizao de uma conscincia ambiental mais plena. Atravs da integrao entre arte e cincia, intuio e lgica, razo e sentimento, a comunicao ser enriquecida. A cada individuo se d a possibilidade de trocar suas prpias experincias, de fazer parte de um coletivo verdadeiro, usando comunicao e criatividade em grupo. O TIB oferece assessoria em toda a extenso de seus programas, atendendo comunidades e organizaes, por exemplo, nas reas de bio-arquitetura e no planejamento de eco-pousadas. Mantm ainda convnios e intercmbios com instituies, grupos e pessoas direcionadas para os mesmos fins. Pesquisamos e desenvolvemos prottipos de moradias. Tambm produzimos materiais didticos, na forma de cartazes, vdeos, jogos, boletins, manuais e livros. Nossa equipe est disponvel para realizar oficinas de trabalho e cursos fora do Tib. J apresentam seminrios em outros pases da Amrica Latina, Europa e na ndia.

TECNOLOGIA INTUITIVA E BIO - ARQUITETURA Rua Ingles de Souza 296 - 101 Jardim Botanico CEP 22460-110 Rio de Janeiro - RJ - Brasil tel/fax: (21) 2274-1762

www.tibarose.com

tiba@tibarose.com

You might also like