You are on page 1of 2

Resumo: Este ensaio apresenta conceitos bsicos de desenvolvimento motor e suas implicaoes para a educaao fsica escolar.

A partir da discussao do significado do movimento para os sistemas vivos argumenta-se sobre a necessidade de uma melhor compreensao do movimento como uma forma bsica pela qual a interaao ser humano-ambiente ocorre. A seqncia de desenvolvimento motor discutida como fonte de informaoes para estruturaao de programas de atividade motora e para a formulaao de teoria. Vrios modelos de seqncia sao analisados e suas implicaoes para a pesquisa e atuaao sao discutidas. Maturaao vista como indissocivel da experincia na seqncia de desenvolvimento. A organizaao do sistema nervoso necessita de estmulos especficos do ambiente e a educaao fsica escolar pode atuar como elemento facilitador desse processo. Movimentos fundamentais sao discutidos a partir de duas maneiras em que a orientaao ao produto e ao processo pode ser entendida: resultado do movimento vs. forma do movimento; eficincia vs. competncia. (AU)

APRENDIZAGEM MOTORA : Mudana interna no domnio motor do indivduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prtica. No contexto educativo se promove no conjunto de atividades GLOBAIS da criana. No contexto esportivo-competitivo estuda e aprimora a aquisio de DESENPENHO PERFORMACE tcnico de habilidades motoras isoladas. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicolgicos, fisiolgicos ou ambientais (Magill).

IMPORTNCIA DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO : Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantir a criana uma concepo mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. Dificuldades de aprendizagem simblica (representao do mundo de forma verbal, escrita e teleolgica), refletem uma deficiente integrao das noes espao e tempo que so fundamentais para a organizao do sistema sensrio-motor da criana. Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de clculo (lgicomatmatica) , fundamentalmente, um processo de relao perceptivo-motora.

A garantia de um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criana, oferecer condies para favorecer o amadurecimento e depuramento de suas estruturas cognitivas. PELO COMPORTAMENTO PERCEPTIVO-MOTOR que a criana aprende o MUNDO DO QUAL FAZ PARTE. O desenvolvimento global da criana depende (apoia -se) no comportamento perceptivomotor, o qual exige como condio variadas oportunidades de aplicao: a explorao ldica, o controle motor, a percepo figura-fundo, integrao intersensorial (sentidos), noo de corpo, espao e tempo, etc.

DESENVOLVIMENTO MOTOR : Campo de investigao que estuda o comportamento motor (habilidades padres, generalizaes motoras e capacidades fsicas) em populaes normais ou no em diferentes faixas etrias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princpios bsicos para fundamentar a ao pedaggica.

You might also like