You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N.

01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL

Ministrio da Educao Universidade Federal do Cear Coordenao do Curso de Licenciatura em Qumica Semipresencial
A Universidade Federal do Cear (UFC), atravs do Instituto Universidade Virtual UFC Virtual, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), institudo pelo Ministrio da Educao (MEC) para a oferta de ensino superior na modalidade a distncia, convoca os interessados para a inscrio em cadastro de candidatos a tutores a distncia para o curso de Licenciatura em Qumica Semipresencial do Instituto UFC Virtual, integrante da UAB/UFC. 1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1. A presente convocao para cadastro de candidatos a tutores a distncia ser regida conforme a Legislao da Educao a Distncia no Brasil: Decreto n 5.622 de 19 de dezembro de 2005, Lei n 11.273 de 6 de fevereiro de 2006, Lei n 11.502 de 11 de julho de 2007, Decreto n 5.800 de 08 de junho de 2006 e Resoluo FNDE/CD/n 44 de 29 de dezembro de 2006, conforme disposies deste Edital, executada pela UFC. 1.2. reas: Disciplinas do curso de Licenciatura em Qumica Semipresencial, integrante do Sistema UAB/UFC. 1.3. O cadastramento objeto deste Edital ser coordenado pelo Instituto UFC Virtual, atravs do Setor de Processos Pedaggicos. 2. DOS PR-REQUISITOS DO INTERESSADO 2.1. O interessado no cadastro para candidato tutoria a distncia nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Qumica a distncia do Instituto UFC Virtual, integrante da UAB/UFC, deve: a) Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente; b) Deve ser licenciado, bacharel em qumica, Qumico Industrial, Engenheiro Qumico e/ou possuir ps-graduao, com formao acadmica compatvel com os setores de estudos relacionados neste edital; c) Possuir conhecimentos bsicos de informtica e navegao na Internet; d) Ter acesso a computadores e recursos de conectividade Internet (e-mail, chat, frum etc.); e) Ter experincia comprovada em docncia de, no mnimo, 01 (um) ano (Lei Federal 11.273 de 06/02/2006) ou vinculao a programa de ps-graduao de mestrado ou doutorado (redao dada pela Lei Federal 11.502 de 11/07/2007); f) Ter disponibilidade para participar de Formao Inicial ou Continuada de Tutores a Distncia, realizada pelo Instituto UFC Virtual. g) Ter disponibilidade para realizar os encontros presenciais nas datas estabelecidas pelo calendrio do curso.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N. 01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL

3. DOS SETORES DE ESTUDO Os setores de estudo e disciplinas de que trata este edital so os seguintes: 3.1. Qumica Orgnica: Qumica Orgnica III. 3.2. Qumica Analtica e Fsico-Qumica: Fsico-Qumica I, Fsico Qumica II.

4. DA FUNO 4.1. Funo: Tutor a Distncia. 4.2. Descrio das Atividades: O tutor a distncia responsvel por fazer o acompanhamento pedaggico dos estudantes durante toda a disciplina, seja a distncia, por meio do ambiente virtual, seja por ocasio dos encontros presenciais. So consideradas atribuies do tutor a distncia: Conhecer o projeto poltico-pedaggico do curso; Participar das atividades de planejamento da disciplina juntamente com o professor coordenador de disciplina e equipe de tutores; Conhecer, detalhadamente, os materiais didticos da disciplina, procedimentos e recursos tecnolgicos de apoio s atividades; Deslocar-se at polos em todo o territrio cearense para ministrar aulas por ocasio dos encontros presenciais, em qualquer dia da semana; Aplicar e analisar provas e trabalhos presenciais; Executar procedimentos de avaliao formativa e somativa em todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes; Acompanhar a frequncia dos alunos s atividades virtuais e presenciais; Identificar alunos com dificuldade de acesso ou com baixo ndice de participao na disciplina e tomar as devidas providncias para o seu retorno ao curso; Manter-se em permanente comunicao com o coordenador de disciplina, o tutor presencial e, acima de tudo, com os estudantes, durante toda a disciplina; Apresentar relatrios das atividades realizadas, presenciais e virtuais.

5. DA INSCRIO 5.1. A inscrio implica no conhecimento e na tcita aceitao das condies estabelecidas por este Edital, das quais o interessado no poder, em hiptese alguma, alegar desconhecimento. 5.2. As inscries exclusivamente on-line estaro abertas do dia 13 a 21 de fevereiro de 2014, no site: http://200.129.43.137/TuT/Views/Inscricao/InscricaoInicio.aspx?F=RVNPw/dp6q7zXay5gsQ2GA==

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N. 01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL 5.3. O interessado dever entregar os documentos listados abaixo, at o dia 21 de fevereiro de 2014, ao Instituto UFC Virtual, Secretaria do Curso de Qumica, Av. Humberto Monte, s/n, bloco 901, 1o andar., CEP:60440-554, a) Ficha de inscrio preenchida e assinada; b) Cpia do documento de identidade; c) Cpia do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF); d) Currculo Lattes atualizado (anexar cpias dos comprovantes); e) Cpia do diploma de graduao; f) Cpia do histrico escolar de graduao; g) Cpia de documento que certifique experincia com docncia ou vnculo com programa de psgraduao ou ps-graduao concluda; h) Para os interessados que tenham concludo o curso de Formao de Tutores a Distncia pelo Instituto UFC Virtual: cpia do certificado de concluso ou documento equivalente. Os documentos podero ser enviados via correio registrado, com data da postagem do envio at o dia 21 de fevereiro de 2014, para o Instituto UFC Virtual, Secretaria do Curso de Qumica, Av. Humberto Monte, s/n, bloco 901, 1o andar. CEP: 60440-554, Fortaleza-Ce. 5.4. A falta de qualquer dos documentos solicitados implicar no indeferimento da inscrio do candidato; 5.5. vedada ao candidato a juntada de documentos aps o trmino do prazo de inscries; 5.6. No ser aceita, em hiptese alguma, inscrio via fax e/ou extempornea. 5.7. As informaes prestadas no ato da inscrio sero de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Instituto UFC Virtual do direito de excluir deste Processo Seletivo, a qualquer tempo, o candidato que no preencher o requerimento de inscrio de forma completa ou que fornecer dados comprovadamente inverdicos, incompletos e/ou sem a devida comprovao. 5.8. de inteira responsabilidade do interessado se manter informado sobre as datas e outras informaes que estaro disponveis na pgina do Instituto UFC Virtual: www.virtual.ufc.br. 5.9. O Instituto UFC Virtual no se responsabilizar por solicitao de inscrio no efetivada por motivos de ordem tcnica, falhas de comunicao, congestionamento de linhas de comunicao ou outros fatores de ordem tcnica que impossibilitarem a transferncia dos dados ou por falhas de impresso e documentos. 5.10. Em hiptese alguma ser efetivada inscrio na qual a documentao tenha sido entregue ou postada em data posterior ao dia 21 de fevereiro de 2014. 5.11. No haver, em hiptese alguma, devoluo dos documentos exigidos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N. 01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL 5.12. Os interessados cujas inscries forem deferidas tero seus currculos e histricos escolares analisados pela coordenao e seus membros.

6. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIES 6.1. Sero indeferidas as inscries dos interessados que deixarem de apresentar, no perodo de 13 a 21/02/2014, qualquer um dos documentos solicitados no pargrafo anterior.

7. DA SELEO 7.1. O processo de seleo consistir de Anlise do Histrico Escolar da Graduao e do Curriculum Lattes do candidato. Sero analisados: A pertinncia da formao acadmica com as disciplinas dos setores de estudo do Curso de Licenciatura em Qumica Semipresencial; O desempenho escolar nas disciplinas compatveis com os setores de estudo do Curso de Licenciatura em Qumica Semipresencial; A experincia de ensino.

A seleo ser baseada na anlise dos quesitos supracitados. Os candidatos selecionados passaro a fazer parte do cadastro de candidatos a tutores a distncia do programa UAB/UFC. A seleo do candidato no implica necessariamente na sua atuao imediata, cabendo coordenao do curso, a escolha conforme a necessidade da demanda do curso. Ser desclassificado o candidato que: a) Deixar de cumprir qualquer um dos itens deste Edital; b) No apresentar a documentao exigida no prazo determinado; c) Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais na realizao do processo seletivo. 7.2. O cadastro de candidatos tutoria a distncia na UAB/UFC ser dividido em dois grupos: a) candidatos com curso concludo de Formao de Tutores a Distncia pelo Instituto UFC Virtual; b) candidatos sem curso de Formao de Tutores a Distncia pelo Instituto UFC Virtual. 7.3. Os candidatos selecionados tero as disciplinas dos setores de estudos indicados na inscrio validados posteriormente pela coordenao dos cursos, com base na adequao de seus currculos ao curso/disciplina - setor de estudos pretendidos.

8. DO RESULTADO 8.1. Os resultados sero divulgados a partir do dia 24 de fevereiro de 2014, na pgina do Instituto UFC Virtual (www.virtual.ufc.br).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N. 01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL 8.2. de inteira responsabilidade do interessado acompanhar o processo seletivo atravs da pgina do Instituto UFC Virtual, no sendo fornecidas informaes por telefone do candidato e conter em anexo, obrigatoriamente, o comprovante de entrega da documentao, em original ou cpia. 8.3 A divulgao do resultado do julgamento dos recursos ser realizada em at trs dias teis aps o trmino do prazo de apresentao dos recursos, na pgina de notcias do Instituto UFC Virtual (www.virtual.ufc.br). 9. DAS DISPOSIES FINAIS 9.1. A constatao de quaisquer irregularidades na documentao implicar no indeferimento da inscrio do interessado, a qualquer tempo, sem prejuzo das medidas legais cabveis. 9.2. Fica estabelecido o foro de Fortaleza para as dvidas e litgios oriundos da execuo do presente Edital. 9.3. O processo seletivo ter validade de 02 (dois) anos, a partir da divulgao dos resultados, podendo ser prorrogado conforme interesse da coordenao. 9.4. O interessado no poder alegar desconhecimento das instrues contidas neste Edital. 9.5. Poder haver remanejamento de candidatos entre setores de estudos e disciplinas caso haja necessidade. 9.6.; No sero aceitos pedidos de reviso, dadas s caractersticas do processo seletivo. 9.7. Os casos omissos sero resolvidos pela Coordenao do Curso, no prazo de 05 (cinco) dias, aps a cincia do interessado. Fortaleza, 13 de fevereiro de 2014.

Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Frana Lopes Coordenador do Curso de Licenciatura em Qumica Semipresencial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N. 01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL FORMULRIO DE INSCRIO IDENTIFICAO Nome completo: Data de nascimento: CPF: Identidade: rgo Emissor UF No. CEP Cidade Data de Emisso Complemento UF

Endereo Residencial (Rua/Av.) Bairro e-mail: Telefone residencial:

Telefone celular: Formao Acadmica

Nome do Curso GRADUAO Instituio Pblica Privada Cidade UF Pas

Ano de Concluso:

Nome do Programa Nvel: Mestrado( ) Doutorado ( ) Outro ( Instituio PS-GRADUAO Cidade Pblica Privada Nome do Programa Nvel: Mestrado( ) Doutorado ( ) Outro ( Instituio Cidade Pblica Privada ) Especifique UF Pas UF Pas ) Especifique

Ano de Concluso:

Ano de Concluso:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR INSTITUTO UFC VIRTUAL EDITAL N. 01/2014 DA COORDENAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA SEMIPRESENCIAL Atuao Profissional Perodo (ano) de at

Instituio

Tipo de Atividade (Docncia, Pesquisa, Extenso, etc.)

DISCIPLINAS ONDE DESEJA ATUAR Disciplina (s) em que o candidato deseja atuar (Colocar apenas um X entre os parnteses direita da(s) disciplina(s)). Setor Disciplina Qumica Orgnica ( )Qumica Orgnica III Qumica Qumica Analtica e Fsico- ( ) Fsico-Qumica I ( ) Fsico Qumica II

Tipo de candidato (De acordo com o item 7.2 do Edital): ( ) Com o curso concludo de Formao Inicial de Tutores a Distncia ( ) Sem o curso concludo de Formao Inicial de Tutores a Distncia DECLARO que este formulrio contm informaes completas e exatas, que aceito o sistema e os critrios adotados pela instituio para avaliar-me e, caso eu venha a ser aceito para fazer parte do cadastro de tutores, terei disponibilidade para participar de Formao Inicial ou Continuada de Tutores a Distncia, realizada pelo Instituto UFC Virtual e que terei disponibilidade para realizar os encontros presenciais nas datas estabelecidas pelo calendrio do curso. Fortaleza, ______________________________________________________ Assinatura do Candidato

You might also like